Está en la página 1de 10

Solues do Captulo 7 (Volume 2)

1. Supondo que, neste trecho, tanto a ponte quanto a via frrea estejam em planos horizontais (sem rampa), temos as seguintes relaes: e so paralelos; r est contida em e paralela a , enquanto s est contida em e paralela a ; r e s so reversas. possvel tambm que os planos das duas estradas no sejam paralelos (por exemplo, se a estrada estiver no plano horizontal mas a ferrovia estiver em um trecho de rampa). Neste caso, temos as seguintes relaes: e so secantes; r est contida em e secante a , enquanto s est contida em e secante a ; r e s so reversas.
3 = 4 planos (que 2. Cada 3 pontos determinam um plano. Logo, h um total de C4

correspondem s faces do tetraedro cujos vrtices so estes 4 pontos).

3. H planos de dois tipos: faces do paraleleppedo, planos determinados por duas arestas paralelas opostas e planos determinados por trs vrtices que no determinam nenhuma aresta. So 6 planos do primeiro tipo (j que so 6 faces), 6 do segundo (j que h 6 pares de arestas opostas) e 8 do terceiro (um para cada vrtice do cubo), para um total de
3 20 planos. Outra soluo: cada 3 vrtices determinam um plano, para um total de C8 =56

planos. No entanto, 12 destes planos contm 4 vrtices: as 6 faces e os 6 planos deteminados por duas arestas opostas. Estes so, portanto, contados 4 vezes cada. Logo, dos 56 planos devem ser descontados 12 3 = 36 planos , resultando em 56 36 = 20 planos.

4. O plano determinado por AB e G contm a reta passando por G e paralela a AB; portanto, ele contm a aresta GH, oposta a AB. Logo, a seo o paralelogramo determinado por estas duas arestas.

H G E D A B F C

5. Os pontos O e P so comuns aos dois planos. Logo, sua interseo a reta definida por estes dois pontos.
P

O r

6. O ponto A pertence tanto a (j que A r) quanto a (que definido passando por A). Do mesmo modo, B tambm pertence a e . Logo, a interseo dos dois planos (que so distintos) justamente a reta definida por A e B.

7. Se as retas AC e BD fossem coplanares, isto significaria que os pontos A, B, C e D seriam coplanares, ou seja, as retas r e s seriam coplanares, o que contradiz o fato de serem reversas. Logo, AC e BD so reversas. 8. a) Basta conduzir uma reta s paralela a s por um ponto qualquer de r; o plano definido por r e s contm r e paralelo a s, j que contm uma reta paralela a s.

r s'

b) Basta repetir a construo acima trocando o papel de r e s; o novo plano e o obtido em a) contm s e r, respectivamente, e so paralelos, por possurem, cada um, um par de retas concorrentes paralelas ao outro.

r' s

r s'

c) Basta tomar o plano definido por r e P, que encontra s no ponto Q. A reta PQ encontra r e s. ( necessrio supor que o ponto P no est em nenhum dos dois planos obtidos em b)) 9. Sim. Se P pertence a r, h uma infinidade de retas nestas condies (todas as retas passando por P do plano conduzido por P e paralelo a ). Se P no pertence a r, existe exatamente uma reta cumprindo as condies dadas, obtida conduzindo por P um plano paralelo a , que intersecta r em Q; a reta PQ a reta pedida. 10. Errado. Dois planos secantes so paralelos a uma reta paralela sua reta de interseo, conduzida por um ponto exterior a ambos.

11. No tringulo ABC, MN liga os pontos mdios dos lados AB e BC. Logo, MN paralelo a AC. Analogamente, PQ tambm paralelo a AC e MQ e PN so paralelos a BD. Portanto, no quadriltero MNPQ os lados opostos so paralelos, o que mostra que MNPQ um paralelogramo.

A Q D P

Consideremos agora o tetraedro de vrtices A, B, C e D. Os segmentos MP e NO, que conectam os pontos mdios de duas arestas opostas, so diagonais de um paralelogramo e, portanto, se cortam ao meio. Do mesmo modo, os pontos mdios R e S das arestas AC e BD formam, juntamente com M e P, um paralelogramo. Logo RS e MP tambm se cortam ao meio. Portanto, os pontos mdios dos 3 pares de arestas opostas determinam segmentos que se cortam ao meio.

12. No. Uma reta simultaneamente paralela a dois planos secantes paralela sua reta de interseo. Para que a reta fosse simultaneamente paralela a trs planos seria necessrio que as retas de interseo de cada par de planos fossem paralelas ou coincidentes; neste caso, porm, os planos no se cortariam em um ponto. 13. Os planos e podem ser paralelos ou secantes. No primeiro caso, o plano pode ser: a) paralelo a ambos, determinando assim trs planos paralelos; ou b) secante a eles, cortando-os, portanto, segundo retas paralelas. Caso e sejam secantes, h trs posies possveis para com relao reta r de interseo de e : c) contm r; neste caso, , e se cortam segundo uma reta; ou d) paralela a r; neste caso, ou paralelo a um dos planos ou (resultando na situao b acima) ou intersecta cada um deles segundo retas paralelas a r; ou 4

e) secante a r; neste caso, os trs planos tem exatamente um ponto em comum, que exatamente o ponto em que intersecta r.

14. O ponto que une o ponto de encontro das diagonais de ABCD e ABCD base mdia a+c b+d dos trapzios AACC e BBDD. Logo . = 2 2

C D

B A D C A B
15. Como o plano paralelo a BD, sua interseo MQ com a face ABD (que contm a reta BD) paralela a BD. Analogamente, NP tambm paralela a CD, enquanto MN e PQ so paralelos a AB. Logo, o quadriltero MNPQ um paralelogramo, j que tem lados opostos paralelos.

D Q P

C A M B N

16. A seo o segmento de reta AB, caso o plano no corte as demais faces ou um paralelogramo. Neste caso, o lado oposto a AB pode ser uma das arestas paralelas CD, EF, GH ou, ainda, pode ser uma paralela a elas contida nos planos CDFE ou EFHG. 5

H G E D A B F C

17. a) A seo um paralelogramo.


H E D F G

N C

A=M

b) O plano corta o plano da face EFGH segundo uma paralela diagonal AC, ou seja, segundo a reta que liga os pontos P e Q, mdios de FG e EF. A seo um trapzio.
H E D F P G

C=N B

A=M

c) Conhece-se o segmento PN em que o plano intersecta a face BFGC. A interseo com a face paralela ADHE ocorre segundo uma paralela a PN. Portanto, a aresta EH intersectada em seu prolongamento, em um ponto S tal ES = EH. Ligando este ponto a P determina-se o ponto Q em que o plano corta a aresta EF (por semelhana de tringulos, o ponto Q tal que FQ = 2. Agora, podemos encontrar a interseo com a face ABCD, que deve ser paralela a PQ. Logo, a aresta CD cortada em um ponto R tal que RC = 2. A seo o pentgono ARNPQ.

H P E S D R Q F

N C

A=M

d) A seo um hexgono que passa pelo ponto mdio de seis das arestas do cubo.
H E M D N A B P F G

18. Sejam r e s retas paralelas e um ponto A qualquer no pertencente a elas. Vamos mostrar que os planos e determinados por r e A e por s e A se intersectam segundo uma reta t que simultaneamente paralela a r e a s (isto mostra que uma reta distinta de r e s que seja paralela a uma das retas r e s necessariamente paralela outra). Suponhamos que t intersecte o plano , determinado por r e s, em um ponto Q. Como t est contida em e a reta de interseo de e r, resulta da que Q pertence a reta r. Mas o mesmo argumento aplicado reta r mostra que Q tambm pertence reta s, o que contradiz o fato de r e s serem paralelas. Logo, t paralela ao plano , o que mostra que t tem interseo vazia com r e com s. Como t coplanar com cada uma destas retas, resulta da que t paralela a ambas.

19. A existncia do plano foi provada no texto. Para a demonstrao da unicidade, suponhamos que existisse planos distintos 1 e 2 passando por A, ambos paralelos a um plano . Como os planos so distintos e tm um ponto comum, sua interseo uma reta r, paralela a . Tomemos uma reta s em , no paralela a r, que determina com A um plano . A interseo de e 1 uma reta t, necessariamente paralela a s (j que t e s so coplanares e esto contidas em planos paralelos) e, portanto, diferente de r. Analogamente, a interseo de e 2 uma reta u, tambm paralela a s. Como t e u passam ambas por A, elas so coincidentes. Logo, 1 e 2 admitem, alm de sua reta de interseo r, uma

segunda reta comum t = u. Isto contradiz o fato de 1 e 2 serem distintos e prova a unicidade do plano paralelo. 20. Caso e sejam paralelos, o lugar geomtrico pedido o plano paralelo a e e equidistante deles. Caso e sejam secantes, o lugar geomtrico pedido todo o espao: todo ponto do espao ponto mdio de algum segmento com extremos em e . De fato, dado um ponto P qualquer, basta tomar o plano , simtrico de em relao a e obter a reta r de interseo de e . O simtrico de todo ponto de r em relao a P um ponto de ; logo, construmos uma infinidade de segmentos com extremos em e tendo P como ponto mdio.

r P

21. Basta tomar a reta r, simtrica de r em relao a P e obter o ponto Q de interseo de rcom a. O simtrico de Q em relao a P o ponto R sobre r; RQ o segmento pedido.
r r' R P

22. O lugar geomtido dos pontos mdios de todos os segmentos que se apoiam em r e t um plano simultaneamente paralelo a r e t. O ponto S o ponto em que s corta este plano. Para encontrar os extremos, basta achar a reta t simtrica de t em relao a S, que corta r em R. Finalmente, T o simtrico de R em relao a S.

R t'

s S

23. a) A imagem da janela semelhante a ela, com razo de semelhana igual a razo entre as distncias do filme e da janela lente. Assim o comprimento c e a largura l na imagem so tais que
c 3m ; ou seja c = 5 cm e = 10 cm 6 m

l 1m ; ou seja a = 1,66 cm . = 10 cm 6 m
b) Temos

3,5 cm 1,75m ; logo a distncia mnima d = 5 m. = 10 cm d

24. Um paraleleppedo oblquo com arestas iguais no semelhante a um cubo, que tambm tem arestas iguais (logo, proporcionais s do cubo). Um tetraedro, porm, fica completamente determinado por suas arestas. Se dois tetraedros tm arestas proporcionais, sempre possvel posicion-los com um vrtice comum, de modo que eles estejam associados por uma homotetia.

25. A distncia x do plano de seo ao vrtice deve satisfazer distncia do plano base d = h x = h
2 2 0,29 h 2

x2 h
2

1 2 . Logo, x = h ea 2 2

x h

10

También podría gustarte