Está en la página 1de 4

Entelagem

1)Quais os tipos de fibras usadas para cobrir asas, fuselagens e superfcies de comando? Fibras orgnicas, algodo e linho; e sintticas, fibra de vidro e fibra termoretrtil. 2)Quais so as fibras termo-retrteis comumente usadas? A poliamida (nylon), a fibra de acrlico (orlon), e a fibra de polister (dacron). 3)Na fabricao de tecidos para revestimentos de aeronaves a qualidade e resistncia dos tecidos so determinadas por quais fatores? O limite de velocidade da aeronave e a presso por p quadrado na carga da asa. 4)Como realizada a identificao de um tecido? Com uma continua marcao de nmeros de especificao ao longo da borda. 5)Defina: a- Urdidura ou urdimento: A direo dos fios ao longo do comprimento dos tecidos. b- Pontas dos urdimentos: Pontas dos fios ao longo do comprimento. c- Trama: A direo dos fios atraves da largura do tecido. d- Count: N de fios por polegada na urdidura ou trama. e- Prega: N de jardas feitas com linha. f- Vis: Um corte feito diagonalmente na urdidura ou na trama. g- Acetinar: Processo de amaciar o tecido atraves de tratamento trmico. h- Mercerizar: Banho do tecido em soluo quente de soda-castica para encolhimento do material e aquisio de maior resistncia e brilho. i- Engomar: Colocar goma nos tecidos e remover dobras. j- Picotar: Arremate em V no bordo do tecido. k- Ourela: A borda do tecido para evitar desfiamento. 6)Qual o tipo de tecido utilizado em aeronaves: A mercerizado, 4-OZ. 7)Defina o tecido dacron: Monofilamento muito macio fabricado pela condensao da fibra de polister, que pode substituir o tipo A ou tecidos de linho. 8)Defina tecido de fibra de vidro: Tecido forte e resistente que no so afetados por umidade, mofo, qumicas, cidos e tambm ao fogo. So aplicados em quatro classes: Classe A - Reforo completo ou parcial aproveitado para coberturas sem possuir fixao direta na estrutura. Classe B - Reforo de uma cobertura de tecido com fixao direta na cobertura. Classe C - Cobertura composta. Classe D - Substituio da cobertura aplicada, ou independentemente, ou sobre uma cobertura aplicada. 9)Defina fita de surpefcie: Fita de acabamento, colada com dope sobre cada nervura ou juno ponteada, para prover fino acabamento, alinhamento e uma boa aparncia final. 10)Qual fita de superfcie deve ser usada para cobrir revestimento de fibra de vidro? Fibra de superfcie de linho. 11)Onde devem ser colocadas as fibras de acabamento? Sobre todos os cordis, costuras, cantos e lugares onde haja necessidade. 12)Como a fita deve ser aplicada? Sobre uma segunda camada mida de dope, a qual foi aplicada aps a primeira demo seca. Uma outra camada de dope aplicada imediatamente sobre a fita. 13)Defina fibras de reforo (cadaro): Usada sobre nervuras entre o tecido da cobertura, prendendo-a para preveni o rasgo na costura atraves do tecido. Tambm so usadas sobre todos os cordis para proteger os tecidos de cortes.

Entelagem
14)O que significa o termo Z-twist? E S-twist? Linha de costura torcida para esquerda. Torcida para direita. 15)Qual tipo de cera pode ser usada para encerar os fios? Cera de abelha sem parafina com no mx 20% do peso do cordel de acabamento. 16)Qual a finalidade dos cordis de amarrao das nervuras? Fixar os tecidos nas nervuras. 17)Quais tipos de prendedores especiais so usados em reparos em superfcies de tecido? Parafusos e arruelas, grampos de arame e parafuso auto-feno. Obs: O comprimento do parafuso deve ser suficiente para permitir que os dois ltimos fios de rosca ultrapassem a nervura. 18)Quais caractersticas possuem os pontos bem dados de uma emenda? Resistncia, elasticidade, durabilidade e boa aparncia. 19)Como devem ser as emendas costuradas mquina? As bainhas devero ser do tipo dobrada ou francesa. necessrio costurar a mo para fechar a abertura final na entelagem. 20)Como deve ser o preparatrio para costura a mo em asas de madeira? E de metal? A entelagem pode ser tensionada com percevejos. Com fita adesiva colada no bordo de fuga das asas. 21)Qual o n padro para amarrao de nervuras? N seine. 22)Quando a aplicao correta do tecido na superfcie satisfatria? Se uma boa aparncia e grande resistncia forem obtidos. 23)Como devem estar os revestimentos para um melhor desempenho? Esticado e liso. 24)Como deve ser feita a preparao da estrutura para o revestimento? Impermeabilizao com dope, cobertura das arestas e preparao das superfcies de compensados. 25)Como devem ser tratadas as partes no metlicas que forem entrar em contato com o tecido impermeabilizado com dope (ou induto)? Com uma camada de papel laminado, tinta impermeabilizante ou fita de celulose. 26)Como devem ser tratados todos os pontos da estrutura que tenham bordas cortantes ou cabeas de parafusos que possam atritar ou desgastar o tecido de revestimento? Devero ser cobertos de tiras de tecido impermevel, fitas de celofane ou outra fita adesiva no higroscpica. 27)Como realizada a fixao Uma linha contnua de fita de sees das nervuras, entre as manter as nervuras em correto entre as nervuras? reforo (cadaro) pode ser usada para amarrar as longarinas, em espaos igualmente separados, para alinhamento, impedindo tores ou empenos.

28)Como deve ser realizada a preparao da superfcie de compensado para o revestimento? Lixar, remover todas as lascas de madeira, as manchas de leo ou graxa, aplicao de selante e dope. 29)O que entelagem? Colocao de tela de revestimento. 30)Quais os dois mtodos aceitveis de revestimento? Por cobertura ou por envelope (tambm conhecido por fronha).

Entelagem
31)Qual deve ser o tipo de n usado nos bordos de fuga e de sada do revestimento tipo cobertura? baseball. 32)Qual o procedimento que deve ser realizado independente do tipo de cobertura? O tecido dever ser cortado em tamanho suficiente para passar completamente em torno da estrutura, partindo do bordo de fuga e retornando a ele, aps contornar o bordo de ataque. Emendas devem ser feitas, de preferncia, paralelas a linha de vo; no entanto emendas no sentido da envergadura tambm so aceitveis. 33)Como realizado o processo de encolhimento para remoo de rugas e de excesso de folga nos tecidos de algodo ou linho? E no tecido de Dacron? Molhando. Por meio do calor de um aquecedor eltrico ou pelo uso de refletores de aquecimento. 34)Qual o objetivo de reparar superfcies cobertas com tecido? Recuperar a resistncia original do tecido. 35)De que depende o tipo de tcnica de reparo a ser utilizada? Do tamanho e da localizao do dano e do limite de velocidade da aeronave. 36)Como so reparados cortes pequenos ou rasgos? Costurando-se as bordas juntas, e colando com dope um remendo sobre a rea. O ponto baseball empregado nesse tipo de rasgo. 37)Como so reparados danos em revestimentos onde as bordas do rasgo estejam esfarrapadas, ou onde um pedao esteja faltando? Costurando-se um remendo de tecido por dentro da rea danificada, e colando com dope um remendo superficial sobre o remendo costurado. 38)Quando um painel novo precisa ser instalado? Quando a rea danificada ultrapassa 16 polegadas em qualquer direo. 39)Quando pode ser utilizado reparo sem costura, usando somente dope? Em qualquer aeronave desde que no exceda 150 mph. 40)Quais os requisitos que os tecidos de fibra de vidro precisam ter para revestirem aeronaves? Especificaes MIL-C-9084, MIL-Y-1140 e MIL-G-1140, resistncia de tenso no mnimo igual ao do tecido original da aeronave e composio qumica compatvel com o dope a ser usado. 41)Qual o meio simples para determinar se o adesivo a ser usado quimicamente com o atual acabamento da aeronave? Aplicando uma pequena pea do tecido de reforo na cobertura original, usando o processo de acabamento proposto. 42)Qual a nica grande causa da deteriorao dos tecidos: Dixido de enxofre. 43)Por que o dixido de enxofre to prejudicial? Porque combina-se com o oxignio e com a umidade e forma o cido sulfrico. 44)Qual o tecido mais resistente ao acido sulfrico? O tecido de Dacron. 45)Como so controlados os fungos nos tecidos das aeronaves? Usando um inibidor de fungos que normalmente misturado com dope e aplicado na primeira camada de dope. 46)O que o uso de dopes ou thiners cuja acidez est acima dos limites de segurana pode causar? Rpida deteriorizao dos tecidos das aeronaves. 47)O que No deve ser usado para dissolver o dope de uso aeronutico Thiners.

Entelagem
48)O que pode resultar numa deteriorizao precoce do tecido? Uma camada fina de dope, com proteo insuficiente. 49)Como podem ser evitados os raios ultra-violetas? Pela adio de pigmentos pelcula de dope, e pela adequada cobertura do tecido com dope. 50)Qual elemento adicionado ao dope para evitar os raios ultra-violetas? Alumnio em p. 51)Quais devem ser as reas selecionadas para verificao? Aquelas que se deterioram mais rapidamente. 52)Como feita a verificao das superfcies de tecido? Usando um puno de teste. 53)Qual o meio prtico de determinar se um revestimento de tecido esta deteriorado a ponto de necessitar de cobertura? Usando o teste de tenso. 54)Qual a deteriorao mxima permitida 30%. 55)Para que pintamos ou pulverizamos o tecido com dope? Para esticar o tecido de revestimento, e faze-lo hermtico e prova dgua. 56)O que acontecer com o dope se armazenado num local muito quente por um longo perodo de tempo? Deteriorar seriamente. 57)Qual o numero de camadas de dope que deve ser usado? Depende do acabamento desejado, sendo de costume aplicar de 2 a 4 camadas de dope incolor, seguias de duas camadas de dope pigmentado. 58)Defina dope aeronutico: qualquer liquido aplicado a superfcie do tecido para produzir tenso por reduo, aumentar a resistncia, proteger o tecido , torna-lo prova dgua e fazer o tecido hermtico. 59)Defina dope de nitrato de celulose: Soluo de nitrocelulose e um plastificador, que flui mais livre e facilmente, queima com mais facilidade e mais difcil de extinguir que o dope butirato. 60)Defina dope acetato butirato de celulose: Composto de acetato butirato e um plastificador. Tem mais efeito de tenso no tecido que o dope nitrato de celulose. 61)De quais fatores depende a aplicao satisfatria do dope no tecido? O mtodo de aplicao, temperatura, umidade, mistura correta de redutores antiesbranquiamento e solventes, o lixamento e preparao do tecido. 62)Quais os problemas comuns na aplicao com dope? a- Bolhas e gotas b- Pains frouxos c- Colorao inconsistente d- Furos minsculos e- Esbranquiamento f- Fragilidade h- Descamao i- Escorrimento. 63)Como so aplicadas as primeiras camadas de dope? Com pincel. 64)Como so aplicadas as fitas de superfcies e os remendos de reforo? Com a segunda camada de dope.

También podría gustarte