Está en la página 1de 18

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO 8 PERODO - NOTURNO

NAYANE GALDAMEZ SOUTO

RESUMO

O PATRIMNIO CULTURAL DA HUMANIDADE COMO TEMA DE DIREITO INTERNACIONAL PBLICO E CARTAS PATRIMONIAIS

GOINIA-GO OUTUBRO/2013

NAYANE GALDAMEZ SOUTO

RESUMO

O PATRIMNIO CULTURAL DA HUMANIDADE COMO TEMA DE DIREITO INTERNACIONAL PBLICO E CARTAS PATRIMONIAIS

Resumo apresentado professora Jlia da disciplina Tcnicas

Retrospectivas, da turma AU8P42, turno Noturno do curso de

Arquitetura e Urbanismo, para obteno de parte da nota de NP2.

GOINIA-GO OUTUBRO/2013

1. O PATRIMNIO CULTURAL DA HUMANIDADE COMO TEMA DE DIREITO INTERNACIONAL PBLICO


O planeta tem sofrido uma crescente destruio dos recursos naturais. Tal situao exige estratgias de proteo e de utilizao racional desses recursos. Mas, por causa do exclusivismo prprio, da interdependncia, os Estados, ao invs de se unirem, fazem dessa situao um motivo de competio. Para Antonio Blanc Altemir, a noo de patrimnio comum da humanidade deve ter interesses que sobrepem os objetivos imediatos e particulares dos Estados. Foi no Tratado Constitutivo da UNESCO que houve a primeira referncia a um patrimnio comum da humanidade. Porm, o Direito do Mar foi uma das iniciativas mais importantes do conceito de patrimnio comum da humanidade, realizado em 1 de novembro de 1967. Foi o embaixador malts Arvid Pardo quem reconheceu a importncia dos fundos ocenicos como patrimnio comum da humanidade e props um regime de gesto desses recursos sob a direo de uma organizao internacional. A noo de patrimnio como da humanidade vem antes da humanidade como sujeito de Direito Internacional. O reconhecimento desta surgiu com a Declarao das Naes Unidas sobre a Lua e Demais Corpos Celestes (Resoluo 1692). Para Altemir, a humanidade representa homens, povos, Estados, sem distino de raa, sexo, religio ou ideologia. Para Calixto, a humanidade compreende todos os homens. Para Ren, a humanidade comporta as pessoas de hoje e do futuro, onde os recursos da humanidade devem ser utilizados no presente sem comprometer as geraes futuras. A relao entre geraes presentes e futuras se baseia em trs princpios: - Princpio de Conservao de Opes: assegurar s futuras geraes uma variedade de opes para a soluo de problemas futuros; - Princpios da Conservao do Acesso: igualdade de acesso aos recursos naturais e culturais, sem prejudicar a qualidade e variedade para as futuras geraes; - Princpio da Qualidade: a gerao presente deve proporcionar futura um patrimnio cultural e natural com qualidade. A gesto dos bens pertencentes ao patrimnio comum da humanidade, segundo Alexander Charles Kiss, feita pela relao trust onde a gesto confiada aos Estados e organizaes internacionais que cuidam da conservao dos bens para as futuras geraes.

Alexander identifica duas categorias relacionadas com a gesto do patrimnio comum da humanidade: - Patrimnio comum da humanidade por natureza: contempla a Antrtida, o espectro das frequncias radioeltricas, o espao extra-atmosfrico e os corpos celestes, os elementos da biosfera, os fundos marinhos e seu subsolo. Caracteriza-se pelo princpio da no-apropriao nacional, onde os Estados renunciam qualquer reivindicao soberana sobre os bens e participam de uma gesto conjunta. - Patrimnio comum da humanidade por afetao: refere-se ao patrimnio cultural e natural disciplinado pela Conveno Relativa Proteo do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural, de 1972. Essa conveno reconhece que a existncia de bens do patrimnio cultural e natural apresenta um interesse excepcional, devendo esses bens serem preservados como elementos do patrimnio mundial da humanidade inteira, respeitando a soberania dos Estados onde os territrios desses bens estejam situados. Segundo Kiss, o trao comum entre o patrimnio da humanidade por natureza e o por afetao o interesse sobre os bens desse patrimnio, o qual decorre da necessidade em proteger certos bens em prol da espcie humana. A perda de um bem cultural gera a perda do conhecimento a ser transmitido para as geraes futuras. Diego Uribe Vargas alerta que a destruio do patrimnio cultural tem privado as geraes do presente de dados importantes para a compreenso de fenmenos seculares. Sharon A. Williams observa que a destruio total de certos bens naturais uma ameaa a sobrevivncia da espcie humana. Quanto aos bens culturais, a humanidade sobrevive sem eles. Segundo Hiroshi Daifuku, o sculo XX marcado por intensas mudanas decorrentes do rpido progresso tecnolgico. A desumanizao e o anonimato favorecem reaes contrrias que se manifestam atravs de movimentos conservacionistas. A comunidade internacional tem como preocupao proteger os bens culturais. Por exemplo, a Conveno Relativa Proteo do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural, de 1972, dispe que o desaparecimento do patrimnio cultural e natural causar um empobrecimento a toda a humanidade. Para Oriol Casanovas y La Rosa, a existncia de um interesse coletivo pela proteo de bens culturais existe desde sculos passados. Desde o incio do sculo XX, as primeiras medidas legislativas estatais protetoras dos bens culturais influenciaram a

formulao de instrumentos jurdicos internacionais de proteo. Como exemplos temos: o Reino Unido, com a Lei de Proteo dos Monumentos Antigos, de 1900 e a Lei de Planejamento Urbano e Rural, de 1947; a Frana, com a Lei de Tombamento, de 1913 e a Lei Malraux, de 1962; a Espanha, com a Lei sobre a Proteo do Patrimnio Histrico e Artstico, de 1933; a Itlia, com a Lei sobre Proteo dos Monumentos Histricos, de 1939; e o Japo, com a Lei Protetora dos Bens Culturais, de 1950. Segundo Willians, a concepo de um patrimnio cultural da humanidade como Direito Internacional teve origem durante a Conferncia de Dumbarton Oaks. Mas, foi a Conveno de Haia de 1954 que introduziu no Direito Internacional Positivo a expresso patrimnio cultural de toda a humanidade a qual passou a ser usada em vrias convenes. A Conveno Relativa Proteo do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural de 1972, discorre que a degradao do patrimnio cultural e natural constitui um empobrecimento do patrimnio de todos os povos do mundo. A Recomendao de 1972 dispe que o patrimnio cultural um elemento essencial do patrimnio da humanidade. A Recomendao sobre o Intercmbio Internacional de Bens Culturais de 1976, reconhece que todos os bens culturais fazem parte do patrimnio cultural da humanidade. A Recomendao sobre os Bens Culturais Mveis, de 1978 dispe que todos os bens culturais mveis de diferentes culturas formam parte do patrimnio comum da humanidade e que cada Estado responsvel pela segurana desses bens. Analisando cada recomendao acima, nota-se que no h um conceito uniforme de patrimnio cultural da humanidade, pois abrange a proteo de bens de naturezas diversas, mveis e imveis, e sob diferentes perspectivas. Todas as manifestaes culturais tuteladas por instrumentos jurdicos internacionais podem ser consideradas partes desse patrimnio.

2. CARTAS PATRIMONIAIS
As Cartas Patrimoniais surgiram em debates de mbito mundial cujo objetivo era a definio e a gesto do patrimnio, assim como a atuao dos diferentes atores envolvidos. Essas cartas so os instrumentos tericos referentes atuao de profissionais e instituies da rea de conservao e preservao do patrimnio. Servem de referncia mundial para que os diversos pases adotem mtodos e aes convergentes para a preservao do patrimnio. A seguir ser discorrido sobre as Cartas Patrimoniais e seus principais pontos. 2.1. CARTA DE ATENAS (1931) Foi a primeira das Cartas Patrimoniais. Surgiu como uma reao dinmica construtiva da poca, que, sob a febre modernista, pregava a modernizao dos espaos, a qual representava a demolio do velho para abrir espao para o novo. Tinha como princpios diretores a condenao das reconstituies em estilo e a buscava conservao/ manuteno constante. Tinha como estratgias a pesquisa, o inventrio, a criao de arquivos, publicao e difuso dos trabalhos e educao patrimonial. Algumas diretrizes de interveno da carta eram: em runas, a recomposio baseada em fontes documentais fidedignas; em monumentos, o uso de materiais e tcnicas modernas reconhecveis no corpo da construo; em esculturas, as cpias e mant-las em local original; em stios urbanos, os edifcios novos devem respeitar a escala dos antigos. No caso de restaurao, a carta recomendava que se respeitasse a obra histrica e artstica do passo, sem prejudicar o estilo de qualquer poca. Recomendava respeitar o carter e a fisionomia das cidades. Quanto anastilose dos monumentos da acrpole, a carta discorreu o seguinte: -Recuperar a colunata norte do Partenon e o peristilo sul; empregar o cimento como revestimento de tambores de substituio; escala dos metias a serem empregados para os grampos; empregar moldes como complemento da anastilose; proteger o friso contra intempries. 2.2. CARTA DE NOVA DELHI (1956) Define os princpios internacionais a serem aplicados em matria de pesquisas arqueolgicas.

Responsabiliza o Estado quanto proteo do seu patrimnio arqueolgico, com indicaes para criao de colees, aes educativas. Quanto pesquisa: o pesquisador estrangeiro seria regido pelo mesmo regime que o pesquisador nacional. Refora abertura para a colaborao internacional. 2.3. CARTA DE PARIS (1962) Recomendao relativa salvaguarda da beleza e do carter das paisagens e stios. Prope a proteo, salvaguarda e controle no apenas aos stios isolados, mas aos territrios aos quais eles pertenam. Estmulo criao pelos Estados de rgos governamentais e apoio a no-governamentais de proteo. Enfoque na questo educativa. 2.4. CARTA DE VENEZA (1964) Carta de Veneza instituiu a noo de bem cultural tal como a conhecemos hoje. Esse documento alertou para a necessidade de educar e informar as pessoas acerca dos bens culturais. Alerta para a utilidade do bem, onde, para ser passvel de preservao, o bem cultural deveria ser e conhecido como pertencente identidade cultural de um povo. A Carta tambm estabelece parmetros legais para a preservao dos monumentos, como: manuteno permanente; sua conservao sempre favorecida por sua destinao a uma funo til sociedade; fica proibida toda construo nova, toda destruio e toda modificao que venha a alterar as relaes de volumes e cores; no tolerado o deslocamento do monumento, exceto quando a salvaguarda dele exigir. As metodologias de interveno sugeridas na carta consistem em: intervenes fsicas para deter/impedir a degradao dos materiais; remoo das descaracterizaes esprias; reintegrao de lacunas e perdas; diferenciao entre o texto antigo e novo; manuteno do objeto in situ. Quanto restaurao: tem como objetivo conservar e revelar os valores estticos e histricos do monumento, respeitando o material original e os documentos autnticos; se a tcnicas tradicionais forem inadequadas, podem-se usar tcnicas modernas; os elementos que forem substituir partes que faltam deve estar em harmonia com o conjunto, mas distinguindose das partes originais; s sero permitido acrscimos se estes respeitarem as partes interessantes do edifcio. A finalidade da restaurao e conservao a de proteger tanto a obra de arte quanto o testemunho histrico.

2.5. CARTA DE PARIS (1964) Recomendao sobre medidas destinadas a proibir e impedir a exportao, a importao e a transferncia de propriedades ilcitas de bens culturais. Definio de "bens culturais". Recomenda o controle sobre as exportaes dos bens. Medidas: Identificao e inventrio dos bens, instituies de proteo, acordos bilaterais e multilaterais, colaborao internacional, restituio ou repatriao de bens, publicidade em caso de desaparecimento de bem, direito dos adquirentes de boa f e ao educativa. 2.6. NORMAS DE QUITO (1967) Reunio sobre conservao e utilizao de monumentos e stios de interesse histrico e artstico. Alerta sobre a situao de urgncia dos bens e responsabilidades dos governos da Amrica. Ampliao do conceito de monumento ao espao. Exposio do perigo da perda dos monumentos da regio Ibero Americana por falta de "poltica oficial" que alie a valorizao do patrimnio ao benefcio econmico. Soluo: "poltica de planejamento urbano" que valorize o patrimnio. Apresentao dos monumentos como recursos econmicos. "Os monumentos em funo do turismo." 2.7. CARTA DE PARIS (1968) Recomendao sobre a conservao dos bens culturais ameaados pela execuo de obras pblicas ou privadas. Os "bens culturais" diante da problemtica do crescimento das cidades. Medidas de preservao e salvamento: legislao; financiamento; medidas administrativas; mtodos de preservao e salvamento dos bens culturais; sanes; reparaes; recompensas; assessoramento; programas educativos. 2.8. COMPROMISSO DE BRASLIA (1970) 1 Encontro dos governadores de Estado, secretrios estaduais da rea cultural, prefeitos de municpios interessados, presidentes e representantes de instituies culturais. Resumo de recomendaes expostas em cartas patrimoniais anteriores. Enfatizando a responsabilidade de governos e secretarias (estados e municpios) com a conservao, preservao, catalogao e polticas educativas dos bens culturais. Determina criar rgos de defesa onde ainda no existam, em conformidade com os Conselhos Estaduais

de Cultura. Especificaes educativas como incluso no currculo escolar de Histria da Arte no Brasil. Encaminhamento para a criao do Ministrio da Cultura. Carta anexa assinada por Lcio Costa. 2.9. COMPRIMISSO DE SALVADOR (1971) II Encontro de governadores para preservao do patrimnio histrico, artstico, arqueolgico e natural do Brasil, Realizado pelo Ministrio da Educao e Cultura e pelo IPHAN Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. Recomenda-se a criao do Ministrio da Cultura e secretarias ou fundaes estaduais. Outras recomendaes sobre o plano urbanstico com valorizao dos stios histricos; solicitada a parceria entre Estado e universidades. 2.10. CARTA DO RESTAURO (1972) Estabelece normas e procedimentos e apresenta anexos especficos a respeito da salvaguarda e restaurao de objetos arqueolgicos, restauraes arquitetnicas, restauraes escultricas e pictricas e tutela de centros histricos. Segue abaixo alguns pontos desta carta: Todas as obras de arte de qualquer poca, pertencentes a qualquer pessoa ou instituio, so objetos das instrues desta carta. Essas obras de artes podem ser: conjuntos de edifcios monumental, histrico ou ambiental; os centros histricos; as colees artsticas; as decoraes conservadas; os jardins e parques. As instituies responsveis pela conservao do patrimnio histrico, artstico e cultural, devem elaborar um programa anual dos trabalhos de salvaguarda e restaurao e ser aprovado pelo Ministrio da Instruo Pblica. Fica proibido para as obras de arte: acrescentar um estilo para estas; remoes ou demolies de caractersticas importantes da obra; remoo, reconstruo ou translado para locais diferentes dos originais; alteraes de certos aspectos da obra presentes at hoje; alterao ou eliminao das ptinas (oxidao das tintas pela ao do tempo e sua transformao gradual pela ao da luz). Fica admitido: acrescentar partes s obras, mas que fiquem distinguveis das partes antigas; limpezas de pinturas e esculturas respeitando a ptina destes; anastilose documentada com segurana; nova ambientao da obra se no houver ambientaes tradicionais ou se a conservao exigir.

Na carta, tambm consta instrues para a salvaguarda e restaurao dos objetos arqueolgicos, como: efetuar um reconhecimento do terreno; explorao sistemtica das costas italianas por equipe especializada; precaues que garantem a conservao imediata dos descobrimentos; ateno especial s obras de artes a destinadas a permanecerem em seu local original; exige proteo de pinturas parietais in situ; colocar em todas as zonas restauradas placas com as datas. H tambm instrues para os critrios das restauraes arquitetnicas, como: vigilncia contnua dos imveis, para evitar intervenes de maior amplitude; no processo de restaurao devem-se respeitar os elementos acrescidos e evitar intervenes de reconstituio; para assegurar a sobrevivncia dos monumentos pode propor um novo uso para estes, conservando as formas externas e evitar alteraes nas tipologias, estruturas e sequncia dos espaos internos; o projeto de restaurao de uma obra arquitetnica dever ser precedido por um estudo sobre o monumento, observao grfica e fotogrfica e verificao das condies de estabilidade; restaurao continuamente vigiada e supervisionada; respeitar e salvaguardar a autencidade dos elementos construtivos; quando ocorrer uma substituio, esta dever se distinguir dos elementos originais. Quanto s instrues para a execuo de restauraes pictricas e escultricas, a carta recomenda: realizar primeiramente um reconhecimento do estado de conservao da obra, atravs de fotografias para documentar seu estado. As instrues para a tutela de centros histricos so: para identific-los, levar em considerao todos os assentamentos humanos; as restauraes em centros histricos tm por finalidade a perpetuao dos valores que caracterizam esse conjunto. Os principais tipos de interveno a nvel urbanstico so: reestruturao urbanstica; reordenamento virio; reviso de equipamentos urbanos. Os principais tipos de interveno a nvel edilcio so: saneamento dos edifcios; renovao funcional dos elementos internos. Os instrumentos operativos para essas intervenes so: planos de desenvolvimento em geral; planos parciais; planos de execuo setorial. 2.11. DECLARAO DE ESTOCOLMO (1972) Declarao sobre o ambiente humano. Recomendaes para a melhoria da qualidade de vida e meio ambiente. Os recursos naturais da Terra devem ser preservados em benefcios das geraes atuais e futuras.

Os recursos no renovveis dever ser utilizados evitando seu esgotamento. Por fim descarga de substancias txica e liberao de calor. 2.12. CARTA DE PARIS (1972) Conveno sobre a salvaguarda do patrimnio mundial, cultural e natural. Definies do patrimnio cultural e natural e sua proteo nacional e internacional. Criao de um comit intergovernamental. Criao do "Fundo do Patrimnio Mundial". Definio para as condies para assistncia internacional. Programas educativos. 2.13. RESOLUO DE SO DOMINGOS (1974) I Seminrio interamericano sobre experincias na conservao e restaurao do patrimnio monumental dos perodos colonial e republicano. Recomendaes no plano social e econmico e propostas operativas: resgate de informaes nos arquivos; plano educacional; valorizao do turismo; criao de uma Associao Interamericana de Arquitetos e Especialistas na Proteo do Patrimnio Monumental; criao de um fundo de emergncia. 2.14. DECLARAAO DE AMSTERD (1975) Congresso do patrimnio arquitetnico europeu. Firma o patrimnio arquitetnico europeu como patrimnio mundial (construes isoladas, conjuntos, bairros, cidades e aldeias). Necessidade de incentivo financeiro e programas de educao. O patrimnio como um dos objetivos do patrimnio urbano. Polticas para conservao integrada. 2.15. CARTA DE NAIRBI (1976) Recomendao relativa salvaguarda dos conjuntos histricos e sua funo na vida contempornea. Definio de conjunto histrico ou tradicional, sua importncia como "patrimnio universal insubistituvel" e medidas de salvaguarda (jurdicas, administrativas, tcnicas, econmicas e sociais). Recomendaes para pesquisa, ensino, informao e cooperao internacional. 2.16. CARTA DE MACHU PICCHU (1977) Encontro internacional de arquitetos.

Reviso da Carta de Atenas, reviso e ampliao de conceitos e recomendaes: cidade-regio, crescimento urbano, conceito de setor, moradia, transportes na cidades, disponibilidade do solo urbano, recursos naturais, preservao, tecnologia, projeto urbanstico e arquitetnico. 2.17. CARTA DE BURRA (1980) Realizado pelo ICOMOS Conselho internacional de monumentos e stios. Definies do documento: bem, significado cultural, substncia, conservao, manuteno, preservao, restaurao, reconstruo, adaptao, uso compatvel. Recomendaes quanto a: conservao, preservao, restaurao, reconstruo, adaptao e procedimentos. 2.18. CARTA DE FLORENA (1981) Realizado pelo ICOMOS e Comit internacional de jardins e stios histricos. Definio e objetivos e recomendaes para manuteno, conservao, restaurao, utilizao, proteo legal e administrativa de jardins histricos e stios. 2.19. DECLARAO DE NAIRBI (1982) Realizado pela UNEP Organizao das Naes Unidas para o Meio Ambiente. Reviso da conferncia de Estocolmo. Recomendaes para proteo e melhoramento do meio ambiente. 2.20. DECLARAAO DE TLAXCALA (1982) 3 Colquio interamericano sobre a conservao do patrimnio monumental. Revitalizao das pequenas aglomeraes - ICOMOS. Sobre os perigos e ameaas do patrimnio arquitetnico na Amrica. Recomendaes: revitalizao com pesquisa e prtica interdisciplinar; responsabilidades do servio pblico quanto aos prejuzos causados; comunicao das experincias de preservao; valorizao das solues tradicionais; responsabilidade das escolas de arquitetura em criar mestrados e doutorados em restaurao. 2.21. DECLARAO DO MXICO (1985) Conferncia mundial sobre as polticas culturais.

Conceito de cultura, identidade cultural e patrimnio cultural. Discusso sobre a "Dimenso cultural do desenvolvimento", cultura e democracia; relao entre cultura, educao, cincia e comunicao. Recomendaes para a cooperao cultural internacional. 2.22. CARTA DE WASHINGTON (1987) Essa carta diz respeito s cidades e aos centros histricos que possuem valores das civilizaes urbanas tradicionais. Nela constam os princpios e os objetivos, os mtodos e os instrumentos para salvaguardar as cidades histricas. A salvaguarda dessas cidades deve fazer parte de uma poltica de desenvolvimento econmico e social. Os valores a preservar so: o traado urbano; as relaes entre os espaos urbanos; a forma e os aspectos das edificaes; a relao da cidade com seu entorno; as diversas vocaes da cidade adquiridas ao longo da histria. Quanto aos mtodos e instrumentos, a carta impe: o plano de salvaguarda deve fazer uma anlise dos dados, definir uma articulao harmoniosa entre os bairros histricos e o conjunto da cidade, determinar as edificaes a serem protegidas e contar com o consentimentos dos habitantes. 2.23. CARTA DE PETRPOLIS (1987) 1 Seminrio brasileiro para preservao e revitalizao de centros histricos. Definio de "stio histrico" e recomendaes para aes de preservao. Proteo legal a partir instrumentos: tombamento, inventrio, normas urbansticas, isenes e incentivos, declarao de interesse cultural e desapropriao. "Valor social" considerado maior que o valor de mercadoria. 2.24. CARTA DE CABO FRIO (1989) Vespuciana Encontro de Civilizaes nas Amricas. Encontro em homenagem ao navegador Amrico Vespcio, apresenta 10 recomendaes em defesa da "identidade cultural". 2.25. CARTA DE LAUSANNE (1900) Esta carta voltada para a proteo e gesto do patrimnio arqueolgico, a qual no pode se basear somente na aplicao das tcnicas de arqueologia. Enuncia princpios aplicveis ao inventario, documentao, pesquisa, preservao, conservao, reconstituio.

O patrimnio arqueolgico formado por todos os vestgios da existncia humana, estruturas e vestgios abandonados de todo tipo. um recurso cultural no renovvel. As polticas de proteo a esse patrimnio devem prever a criao de reservas arqueolgicas e devem ter a participao do publico em geral. Para a proteo do patrimnio arqueolgico deve ser adotada uma legislao para financiar os programas de conservao desse patrimnio. Essa legislao deve se fundamenta na historia e nas tradies de cada pas; deve proibir a destruio, degradao ou alterao desse patrimnio sem a aprovao de instncias competentes. 2.26. CARTA DO RIO (1992) Conferncia geral das Naes Unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. Reafirma a Declarao de Estocolmo, apresenta 27 princpios sobre questes ambientais e desenvolvimento sustentvel. 2.27. CONFERNCIA DE NARA (1994) Conferncia sobre autenticidade em relao a conveno do Patrimnio Mundial. Considera a diversidade cultural e de patrimnio. Discusso sobre "valores e autenticidade", amparados na Carta de Veneza. 2.28. CARTA DE BRASLIA (1995) Documento regional do Cone Sul sobre autenticidade. A necessidade de discutir a questo da "autenticidade", diante da realidade regional "de uma cultura sincretista e de uma cultura de resistncia". Autenticidade e identidade; Autenticidade e mensagem; Autenticidade e contexto; Autenticidade e materialidade; Graduao da autenticidade; Conservao da autenticidade. 2.29. RECOMENDAAO EUROPA (1995) Sobre a conservao integrada das reas de paisagens culturais como integrantes das polticas paisagsticas. Adotada pelo comit de ministros em 11 de setembro de 1995, por ocasio do 543 encontro de vice-minsitros. Conselho da Europa Comit de Ministros.

Faz referncia a outros documentos patrimoniais (alguns no listados aqui). Traz em anexo: definio de paisagem e paisagem cultural. Recomendaes. "Implementao de polticas de paisagem" incluindo paisagem cultural. 2.30. DECLARAO DE SOFIA (1996) XI Assemblia Geral do ICOMOS. Defende o "pluralismo cultural". "Sejamos convocados a considerar o patrimnio cultural em funo do contexto geral, levando-se em conta a diversidade e a especificidade das culturas". 2.31. CARTA DO MAR DEL PLATA (1997) Carta do Mar del Plata sobre o patrimnio intangvel. Aponta a "integrao cultural" como prioridade. Recomendaes para o registro, catalogao, estudo e difuso do patrimnio intangvel. 2.32. CARTA DE FORTALEZA (1997) Patrimnio imaterial: estratgias e formas de proteo. "Em comemorao aos 60 anos do IPHAN." Responsabilidades do IPHAN: "identificar, documentar, proteger, fiscalizar, preservar e promover o patrimnio cultural brasileiro." 2.33. CARTAGENA DE NDIAS, COLMBIA (1999) Deciso 460 sobre proteo e recuperao de bens culturais do patrimnio arqueolgico, histrico, etnolgico, paleontolgico e artstico da comunidade Andina. "A presente deciso tem por objetivo promover polticas e normas comuns para a identificao, registro, proteo, conservao, vigilncia e restituio dos bens que integram o patrimnio cultural dos pases da Comunidade Andina e tambm para conceber e pr em prtica aes que impeam sua importao, exportao e transferncia ilcita entre pasesmembros e a terceiros." 2.34. RECOMENDAO DE PARIS (2003) Conveno para a salvaguarda do patrimnio cultural imaterial.

Considera a importncia do patrimnio cultural imaterial como fonte de diversidade cultural e garantia de desenvolvimento sustentvel. Reconhece: os processos de globalizao e transformao social; que as comunidades so importantes na produo, salvaguarda, manuteno e recriao do patrimnio imaterial. Finalidades: conscientizao da importncia do patrimnio cultural imaterial; cooperao e assistncia internacionais. Patrimnio cultural imaterial: praticas, representaes, expresses, conhecimentos e tcnicas que integram o patrimnio de comunidades; se manifesta nas tradies e expresses orais, expresses artsticas, rituais, conhecimentos e prticas, tcnicas artesanais. 2.35. CARTA DE NOVA OLINDA (2009) O objetivo do encontro foi avaliar a atuao das primeiras Casas do Patrimnio e propor ao Iphan a criao de instrumentos legais e administrativos que garantam a sustentabilidade da proposta. A proposta das Casas do Patrimnio se fundamenta na necessidade de estabelecer novas formas de relacionamento entre o Iphan, a sociedade e os poderes pblicos locais. As aes educativas a serem implementadas nas Casas do Patrimnio e por ela empreendidas se estruturam a partir de diferentes perspectivas e abordagens e em cujas aes de preservao convivem noes de patrimnio. Para a multiplicao do entendimento desse conceito essencial a utilizao de noes ampliadas de patrimnio, de museologia social e crtica, de educao dialgica, e de arte e cultura. A casa do Patrimnio tem por objetivo constituir-se como um espao de interlocuo com a comunidade local, de articulao institucional e de promoo de aes educativas. Premissas: espao para a difuso do conhecimento; e fomento das aes educativas e a articulao das reas de patrimnio cultura; manuteno acervos sobre o patrimnio para acesso da populao; participao da populao na gesto da proteo, salvaguarda, valorizao e usufruto do patrimnio cultural; promoo de oficinas, cursos e outros eventos. Objetivos: Criar canais de interlocuo com a sociedade e com os setores pblicos; fortalecer os vnculos das comunidades com o seu patrimnio cultural; Aperfeioar as aes focadas nas expresses culturais locais e territoriais.

Estratgias: Mapeamento dos investimentos e polticas de fomento; Educao patrimonial; Elaborao de regimento prprio; aglutinao de aes educativas junto comunidade; Elaborao de plano de comunicao; Envolvimento das instituies educacionais; Garantir a autonomia de gesto local; Adoo de modelos de gesto do patrimnio cultural; Estimular estados e municpios para a criao de instrumentos legais. 2.36. CARTA DE BRASLIA (2010) O Patrimnio est em tudo, tanto nos remanescentes de culturas ancestrais, quanto nos olhos de uma criana que busca suas prprias razes. um componente do desenvolvimento social que tem como objetivo a sustentabilidade, satisfazendo as necessidades do presente sem compromet-lo no futuro. A gesto do Patrimnio implica a participao ativa e o desenvolvimento das comunidades. Durante o desenvolvimento do Frum criou-se a Rede Juvenil do Patrimnio Mundial. Prope: a participao ativa dos jovens no Comit do Patrimnio Mundial da UNESCO; Insero da Educao Patrimonial no currculo escolar; maior respeito com os direitos ao Patrimnio, no que diz ao seu usufruto e acesso; uma maior incluso social onde pessoas portadoras de necessidades especiais tambm tenham acesso aos bens patrimoniais; a identificao e registro de memrias; Ampliao dos espaos de atuao das comunidades culturais; Promoo de um turismo sustentvel e responsvel que tenha como objetivo a divulgao do Patrimnio; Fortalecer a Rede Juvenil do Patrimnio Mundial mediante apoio e aes efetivas por parte da UNESCO. 2.37. CARTA DE JUIZ DE FORA (2010) Discutiu questes referentes preservao e gesto dos jardins histricos. Considerando: a Carta de Florena como documento bsico; so jardins histricos os parques, jardins e passeios de cidades histricas; o monumento cultural abrange a paisagem e a natureza. So jardins histricos: jardins botnicos, praas, parques, largos, passeios pblicos, alamedas, pomares, quintais, jardins privados, jardins zoolgicos, claustros, cemitrios, vias arborizadas, entre outros. O objetivo desta carta atender s exigncias de orientao tcnica voltada para a preservao dos jardins histricos. As indicaes desta destinam-se: aos rgos culturais; empresas de restaurao.

Os jardins histricos devem ser preservados como forma de equilbrio ambiental, obra e legado humano. testemunho da relao entre a cultura e a natureza; so referncias da relao do homem urbano com o meio natural. Um dos aspectos fundamentais da avaliao desses jardins a autenticidade, a qual se refere ao grau de originalidade. Depende se seus materiais so originais. A integridade depende do grau de equilbrio que o compe. Suas qualidades esto relacionadas com a qualidade dos materiais, sua construo, desenho e localizao. Os principais fatores de degradao so: interesses polticos e administrativos; empreendimentos imobilirios; eventos agressivos; falta de vigilncia; ausncia de gesto; desconsiderao pelo desenho e estilo original; desconsiderao pelas espcies empregadas; substituio de plantas tradicionais; falta de mo-de-obra especializada; falta de proteo ao entorno. Uma das aes para a proteo desses jardins a identificao to tipo de bem e dos elementos que o compe. A sua proteo garante segurana contra roubo, vandalismo, ataques ambientais, rudos e intruses visuais. O tombamento um dos instrumentos de proteo. A preservao desses jardins leva em conta valores culturais e ambientais e sua meta salvaguardar a qualidade e o significado dos bens. Dentre as intervenes em jardins histricos esto: revitalizao, restituio, restaurao, manuteno. Para a gesto destes, deve ser considerado: a seleo de recursos humanos; a contratao de servios e a fiscalizao.

También podría gustarte