Está en la página 1de 96

Universidade Federal do Rio de Janeiro

A PASSAGEM DE PRONOME RELATIVO PARA CONJUNO LATINA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL

Wendel Fernandes Processy

2009

A PASSAGEM DE PRONOME RELATIVO PARA CONJUNO LATINA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL

Wendel Fernandes Processy

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Lingstica da Universidade Federal do Rio de Janeiro como quesito para a obteno do Ttulo de Mestre em Lingstica. Orientador: Professor Doutor Mario Eduardo Martelotta.

Rio de Janeiro Fevereiro de 2009

A passagem de pronome relativo para conjuno latina: Uma abordagem funcional Wendel Fernandes Processy Orientador: Professor Doutor Mario Eduardo Martelotta.

Dissertao de Mestrado submetida ao Programa de Ps-Graduao em Lingstica da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios para a obteno do ttulo de Mestre em Lingstica.

Examinada por:

___________________________________________________________ Presidente, Professor Doutor Mrio Eduardo Toscano Martelotta, UFRJ

___________________________________________________________ Professora Doutora Maria Maura da Conceio Cezario, UFRJ

___________________________________________________________ Professora Doutora Ana Thereza Baslio Vieira UFRJ

___________________________________________________________ Professora Doutora Lilian Vieira Ferrari UFRJ, Suplente

___________________________________________________________ Professora Doutora Deize Vieira dos Santos UFRJ, Suplente

Rio de Janeiro Fevereiro de 2004

Processy, Wendel Fernandes A passagem de pronome relativo para conjuno latina: Uma abordagem Funcional / Wendel Fernandes Processy, UFRJ. Rio de Janeiro, 2009. xii, 96f.: il.; 31 cm. Dissertao (Mestrado em Lingstica) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, 2009. Orientador: Mrio Eduardo Martelotta Co-orientadora: Vanda Santos Falseth 1. Funcionalismo. 2. Gramaticalizao. 3. Lngua latina Dissertao. I. Martelotta, Mrio Eduardo (Orient.). II. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Letras. Programa de Ps-Graduao em Lingstica. III. Ttulo.

DEDICATRIA

Dedico este trabalho a Deus, equipe do Grupo de Estudos Lingsticos Discurso & Gramtica, em especial meu orientador, Professor Doutor Mrio Eduardo Martelotta, a minha co-orientadora Professora Doutora Vanda Santos Falseth, a minha esposa Andra dos Santos Processy, a minha famlia e a meus amigos.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Jesus, Nosso Senhor e Nosso Deus, e a Maria Santssima, Nossa Me.

Aos meus pais, Paulo Csar e Marlene, que tudo fizeram e fazem para que eu caminhe com dignidade onde quer que eu v. Agradeo minha esposa, Andra, pelo apoio, pacincia, confiana e por ser mais do que eu sempre sonhei. Agradeo aos meus irmos Suzana e Renato pelo companheirismo e por sempre acreditarem em mim. Agradeo ao Professor Mrio Eduardo Martelotta, meu orientador de dissertao e motivador, ao qual devo minha insero no universo da pesquisa e meu encontro com a Lingstica Funcional. Agradeo Professora Vanda Falseth, minha coorientadora e magistra, em todos os tempos. Agradeo a cada um de meus amigos pelo acolhimento e suporte que me deram, mesmo muitas vezes no sabendo que era exatamente disso que eu precisava.

Agradeo a um anjo que por sete semanas iluminou minha vida e de minha esposa.

RESUMO

PROCESSY, Wendel Fernandes. A passagem de pronome relativo para conjuno latina: Uma abordagem Funcional. Rio de Janeiro, 2009. Dissertao (Mestrado em Lingstica) Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

Este trabalho tem como finalidade detectar a passagem de pronome relativo latino quod a conjuno integrante, usando por linha terica os preceitos da Gramtica Funcionalista, entre eles a teoria da gramaticalizao, que a principal orientao desta pesquisa, o princpio da marcao e o princpio da iconicidade. Para desenvolver tal estudo foram utilizados corpora de duas sincronias diferentes. A primeira sincronia refere-se ao latim clssico (sculo I a.C), tendo como corpora os discursos de Ccero Pro Archia, Pro Marcello, Orationes quattuor in Catilinam, Pro Murena e os comentrios de Csar sobre a guerra da Glia denominado De Bello Gallico. A segunda sincronia refere-se ao latim cristo (sculo IV d. C), que se apoiou nos sermes de Santo Ambrsio editado no livro De Mysteriis Liber Vnus e a Vulgata de So Jernimo, alm dos livros de So Mateus, So Marcos e So Lucas. Verificou-se que nos corpora do latim clssico a conjuno integrante quod fora pouco atestada, ocorrendo apenas com verbos que indicam afastamento, verbos unipessoais e construes unipessoais, mesmo com estes tipos de verbos era pouco freqente, preferindo a lngua outros tipos de estruturas. Os resultados obtidos na anlise demonstram que da sincronia mais antiga para a mais recente ocorreu o aumento da freqncia de uso da conjuno integrante quod, tornandose a mesma a nica conjuno introdutora de clusula subordinada substantiva dos corpora pesquisados.

Palavras-Chave: Pronome, Conjuno, Gramaticalizao, Funcionalismo.

ABSTRACT

PROCESSY, Wendel Fernandes. A passagem de pronome relativo para conjuno latina: Uma abordagem Funcional. Rio de Janeiro, 2009. Dissertao (Mestrado em Lingstica) Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

This work focuses the development of latin relativ pronoum quod to conjunction, under the theorical precepts of Grammar Funcionalist, among this the theorry of the

Grammaticalization, as well principle of markedness and principle of the iconicity. The corpora of this research are composed by texts of two different synchronies of latin, this sincronies are the of classic latin and christian latin. The books of classic latin are Pro Archia, Pro Marcello, Orationes quattuor in Catilinam, Pro Murena of Cicero and the commentaries of Cesar on the war of Galia acquaintance by De Bello Gallico. The second sincrony on report the christian latin and the books examined of this synchrony are Mysteriis Liber Unus of Saint Ambrose and the texts of Saint Matthews, Saint Marc and Saint Luca published in the work Vulgata of Saint Jerome. Of this form, on consider this study plus step for study of the area of conjunction and a contribution for the linguistic studies of functionalism and the grammaticalization.

Keywords: Pronoum, Conjunction, Grammaticalization, Functionalism.

Lista de Tabelas

Tabela 1 Posio do quod referente a sua ordenao em relao ao verbo da clusula principal 78

Tabela 2 Tipos de verbos usados com quod no latim clssico

81

Tabela 3 Extenso de uso do quod nos corpora do latim cristo

84

Tabela 4 Uso de quod e ut integrante no latim clssico

85

Tabela 5 Uso de quod e ut integrante no latim cristo

85

Tabela 6 Modo da clusula subordinada com quod no latim clssico

87

Tabela 7 Modo da clusula subordinada com quod no latim cristo

87

Lista de Abreviaturas

LIVROS (BG) De Bello Gallico (Lc) So Lucas (Mc) So Marcos (MLU) De Mysteriis Liber Vnus (Mt) So Mateus (OC) Orationes quattuor in Catilinam (PA) Pro Archia (PM) Pro Marcello (PMR) Pro Murena

Sumrio

Introduo Objetivos Hipteses

13 14 15

Metodologia

18

Anlise do corpus 2.1 2.2 Livros Latim clssico 2.2.1 Ccero e seus discursos 2.2.2 Csar e seus comentrios 2.3 Latim cristo 2.3.1 So Jernimo e a Vulgata 2.3.2 Santo Ambrsio e seu sermo

20 20 21 23 24 25 27 28

Estudos anteriores

31

Fundamentao terica 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 Breve histrico da gramaticalizao Gramaticalizao de conjunes Gramaticalizao do quod propriamente dito O papel da freqncia O princpio da marcao

36 36 45 47 68 69

4.6

O princpio da iconicidade

70

Anlise de dados 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 A posio do quod Tipo de verbo A extenso de uso de quod no latim cristo O aumento de freqncia de ocorrncia de quod O modo verbal da orao subordinada

74 76 80 82 85 86

Concluso

88

Referncia bibliogrfica

91

INTRODUO

Este trabalho investiga, segundo os pressupostos da Lingstica Funcional, sobretudo, da teoria da gramaticalizao e dos princpios da marcao e da iconicidade, a mudana ocorrida em latim com o pronome relativo quod no neutro singular em acusativo (caso do complemento verbal direto). Esse pronome passou a exercer a funo de conjuno subordinativa, ou seja, deixou de ser um termo de referncia anafrica e passou a ser um termo que introduz uma clusula subordinada substantiva. Entende-se aqui como clusula subordinada o que est proposto em Hopper e Traugott (2003), ou seja, um tipo de clusula dependente de sua matriz, ou clusula principal, funcionando como um constituinte dessa matriz e no podendo apresentar fora ilocucional distinta ( nesse grupo que se enquadram as substantivas). Essa noo de subordinao no se identifica com a tradicional, j que as adverbiais, segundo a proposta por ns adotada, no so subordinadas, mas hipotticas, tipo de clusula que apresenta nveis de encaixamento e gramaticalizao mais baixos. Com este trabalho, pretende-se descrever o processo de gramaticalizao do pronome relativo quod que se torna, ao longo do tempo, um termo ainda mais gramatical. Emprega-se aqui o termo gramaticalizao no sentido utilizado nos estudos funcionalistas, conforme se encontra nos trabalhos de Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991), Traugott e Heine (1991), Hopper e Traugott (2003), alm de outros mais recentes como os de Traugott (1995), Tarbor e Traugott (1998), Traugott e Dascher (2002), Traugott (2003), Heine (2003), Lehman (2005), e que Martelotta, Votre e Cezario (1996: 13) resumem da seguinte forma:

processo unidirecional, segundo o qual itens lexicais e construes sintticas, em determinados contextos, passam a assumir funes gramaticais e, uma vez gramaticalizados, continuam a desenvolver novas funes gramaticais.

Para melhor ratificar essa posio, foram tomadas as noes de lxico e de gramtica. Martelotta, Votre e Cezario (1996:13) e Votre, Cezario e Martelotta (2004) caracterizam o lxico como formado de elementos que fazem referncia a dados do universo biossocial: designam entidades, aes e qualidades. Por outro lado, os elementos gramaticais so os que organizam os itens do lxico no discurso. Assim, para se entender o processo ocorrido com o pronome quod, foi necessrio desenvolver um estudo diacrnico deste pronome, com que se procura observar as razes das mudanas de seu comportamento morfossinttico, principalmente em relao a sua atuao como introdutor de clusulas. Para isso, foi feito um estudo das duas sincronias (sc. I a.C e sc. IV d.C) que possibilitam identificar os estgios de gramaticalizao em cada uma das sincronias. Nesse sentido, foram utilizados os textos do latim clssico (sculo primeiro antes de nossa era), no caso, quatro discursos de Ccero Pro Archia (PA), Pro Marcello (PM), Orationes quattuor in Catilinam (OC), Pro Murena (PMR) e um de Csar De Bello Gallico (BG); e dois do latim cristo (sculo IV d.C.), os sermes de Santo Ambrsio, editado no livro De Mysteriis Liber Vnus (MLU) e a Vulgata de So Jernimo, tendo sido abordados os livros de So Mateus (Mt), So Marcos (Mc) e So Lucas (Lc).

Objetivos

Pretende-se estudar a insero do pronome quod como conectivo subordinador substantivo em detrimento do conectivo ut em textos do latim clssico (sculo I a.C.) e cristo (sculo IV d.C.), tendo, principalmente, como base a teoria da gramaticalizao e o papel da freqncia. Procura-se, tambm, com este trabalho, contribuir para ratificar o processo de gramaticalizao do tipo espao > (tempo) > texto (Heine, Claudi e Hnnemeyer 1991; Heine: 2007), comum a vrias lnguas, assim como a hiptese da unidirecionalidade. Alm de 14

suscitar interesse por uma linha de pesquisa nesse domnio das lnguas clssicas, que de fundamental importncia para trabalhos de abordagem histrica. Os objetivos especficos desta pesquisa so: a) indicar o processo de gramaticalizao espao > (tempo) > texto (Heine, Claudi e Hnnemeyer: 1991; Heine: 2007), ocorrida com o elemento quod; b) descrever o processo que leva perda de flexo do pronome qui, quae, quod que passa a quod invarivel em latim; c) apontar como e quando o pronome quod deu origem conjuno que; d) demonstrar que essa mudana se deu por mecanismos caractersticos do processo de gramaticalizao; e) demonstrar uma mudana gradual do elemento em estudo, no sentido de que ele vai perdendo aos poucos suas marcas originais de pronome, atravs da observao dos textos de pocas diferentes.

Hipteses

As hipteses que norteiam esta pesquisa esto baseadas nos pressupostos da Lingstica Funcional, com nfase nos processos de mudana por gramaticalizao (Traugott e Dasher, 2005 e Heine e Kuteva, 2007), levando em conta tambm o princpio da iconicidade (Givn 1990) e da marcao (Givn 1991; 1995). Enumerar-se-o as nossas hipteses relativas passagem do pronome quod a conjuno: a) a passagem do elemento quod pode ser explicada pelo processo de gramaticalizao espao > (tempo) > texto, proposto em Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991) e em Heine (2007), j que ele tem uma origem ditica espacial que gera usos pronominais anafricos e catafricos, dos quais se desenvolvem funes conectivas;

15

b) o pronome relativo quod, usado em um contexto sem antecedente, proporcionou o aparecimento do conectivo quod que introduz clusula subordinada substantiva; c) acredita-se que o uso de quod como conjuno se intensificou no sculo I a.C e j se encontra consolidada no sculo IV d.C; d) a mudana de pronome a conectivo deve ter tido como base fenmenos importantes para a compreenso do processo de gramaticalizao tais como: dessemantizao, descategorizaco, extenso e freqncia; e) a mudana de pronome a conectivo deve ter sido gradual, havendo um momento de ambigidade semntica no qual seria difcil verificar qual dos dois valores esto em uso. Para melhor compreenso deste trabalho, organizou-se esta dissertao em 7 captulos, os quais sero resumidamente apresentados a seguir. O captulo 1 expe a metodologia utilizada para determinar os fatores que norteiam a coleta e a anlise dos dados e tambm detecta os mecanismos caractersticos do processo de gramaticalizao. No captulo 2 apresentam-se os livros utilizados como corpora, fala-se da sincronia em que eles foram escritos, do tipo de texto e dos autores destas obras. O captulo 3 descreve os principais trabalhos relativos ao pronome e conjuno quod, tanto no mbito morfolgico quanto no mbito sinttico. O captulo 4 apresenta os pressupostos tericos funcionalistas que serviram de base para esta pesquisa. Nesse captulo, destaca-se a teoria da gramaticalizao, e de maneira secundria tambm se utiliza dos princpios funcionais de iconicidade e marcao. No captulo 5 trata-se das anlises de dados propostas na hiptese, objetivando uma melhor descrio do fenmeno e a comprovao de que, de fato, trata-se de um caso de gramaticalizao.

16

O captulo 6 prope, de acordo com os dados coletados, apresentar uma concluso sobre a passagem de pronome relativo quod a conjuno, ou seja, a gramaticalizao deste item. Por fim, o stimo e ltimo captulo oferece nossas fontes de pesquisa e dados. Referncia mais do que justa a todos os autores que contriburam para a formao deste trabalho.

17

1. METODOLOGIA

Neste captulo, ser detalhada a metodologia utilizada no trabalho, assim como as informaes preliminares desta dissertao, como os textos adotados como corpora e os fatores lingsticos utilizados. Estuda-se, neste trabalho, a passagem do pronome quod a conectivo, observando os contextos em que ele aparece e procurando as motivaes para a sua mudana em direo a gramtica. Foram coletadas oraes em que o quod funcionava como pronome relativo com antecedente, oraes em que o quod funcionava como pronome relativo sem antecedente e todas as oraes em que o quod funcionava como conjuno integrante. A metodologia deste trabalho consiste na coleta e na anlise dos dados e em detectar os mecanismos caractersticos do processo de gramaticalizao que transformaram um elemento mais lexical (o pronome) em um elemento gramatical (a conjuno). Consiste tambm em observar, por meio da anlise de textos de pocas diferentes, a mudana gradual do elemento em estudo, que vai perdendo aos poucos suas caractersticas originais. Para realizar esta anlise, foram utilizados os seguintes fatores: a) posio do quod pronome e do quod conjuno dentro da orao; b) tipo semntico do verbo com o qual o quod como conjuno comeou a ser utilizado; c) a extenso de uso do quod com outros tipos semnticos de verbo; d) o aumento de freqncia do quod em detrimento do uso de ut; e) o modo verbal da orao subordinada.

Como corpora, foram selecionados 7 obras: 5 do latim clssico (sculo I a.C.), no caso, 4 (quatro) discursos de Ccero Pro Archia (PA), Pro Marcello (PM), Orationes Quattuor in Catilinam (OC), Pro Murena (PMR) e uma de Csar De Bello Gallico (BG); e

18

do latim cristo (sculo IV d.C.) os sermes de Santo Ambrsio editado no livro De Mysteriis Liber Vnus (MLU) e a Vulgata de So Jernimo, tendo sido abordados os livros de So Mateus (Mt), So Marcos (Mc) e So Lucas (Lc). A escolha desses textos se deu por serem representativos de suas pocas. O texto BG de Csar foi o texto escolhido para representar a prosa clssica e como no h textos do latim falado para represent-lo foram escolhidos os discursos de Ccero que, embora s sejam conhecidos sob a forma grfica, foram proferidos diante de um pblico, portanto foram concebidos como textos orais, vindo depois a ganhar uma forma escrita. Os livros Mt, Mc e Lc tirados da Vulgata foram selecionados como representantes da prosa crist. E o sermo Santo Ambrsio, como representante (pelo menos o que mais se aproxima) da oralidade crist, e o mesmo pensamento aplicado aos discursos de Ccero pode ser aplicado aos sermes de Santo Ambrsio, pois, embora sejam conhecidos apenas sob a forma grfica, foram concebidos para serem falados. Com relao ao nmero de dados, foram encontrados nos corpora do latim clssico 26 clusulas introduzidas pela conjuno integrante quod, sendo nos discursos de Ccero 16 e nos comentrios de Csar 10. J no latim cristo foram encontradas 63 clusulas com a conjuno integrante quod, sendo 56 nos livros sinticos e 7 no sermo de Santo Ambrsio.

19

2. ANLISE DOS CORPORA

Neste captulo ser feita a anlise dos corpora utilizados para realizao desta pesquisa. Primeiramente, apresentar-se- cada livro em relao sincronia a qual pertence; em seguida uma breve anlise dos discursos escolhidos (forense e religioso), a partir de trabalhos sobre esses domnios discursivos e a maneira como os textos pertencentes aos corpora podem ser analisados seguindo esta abordagem. A partir da leitura atenta de cada livro, foi considerado de grande importncia comentar cada livro porque foi realizada uma leitura atenta de cada um, procurando observar no somente as clusulas em que a conjuno quod aparece, mas tambm perceber como o tipo de discurso poderia influenciar na escolha da conjuno a ser usada. A seguir, h uma breve anlise sobre os tipos de textos selecionados e suas caractersticas principais.

2.1 Livros

Os corpora utilizados foram compostos por 7 livros, sendo 5 do latim clssico e dois do latim cristo. As obras do latim clssico so Pro Archia, Pro Marcello, Orationes Quattuor in Catilinam e Pro Ligario de Ccero como tambm o De Bello Gallico de Csar; j os do latim cristo so os sermes de Santo Ambrosio editados no livro De Mysteriis Liber Vnus e os evangelhos de So Mateus, So Marcos e So Lucas retirados da Vulgata de So Jernimo. Utilizaram-se para esta pesquisa textos de duas sincronias to distantes uma da outra por dois motivos. O primeiro porque, como afirma o latinista francs Gaillard 1 (1992), os textos em prosa pag dos sculos I e II depois de Cristo tendem a imitar os textos da poca

Jacques Gaillard lente de latim e mestre de conferncia na universidade de Estrasburgo.

20

clssica. Por isso, optou-se por no analisar textos desses sculos visto que os resultados, muito provavelmente no difeririam do resultado da poca clssica. O segundo porque quase no h textos em prosa crist2 em latim nos sculos I e II de grande representatividade e os poucos que existem no so confiveis.

2.2 Latim clssico

Sincronicamente, costuma-se delimitar o latim clssico como o latim do sculo I a.C. e o incio do sculo I d.C., sendo este o latim utilizado, principalmente, na modalidade escrita da lngua. Seria ele o latim da prosa e da poesia deste perodo, que segundo os estudiosos da lngua de Ccero, representou o apogeu da literatura latina. Divide-se tal perodo em dois momentos: a chamada poca de Ccero, na qual a prosa atinge seu melhor nvel, cujos maiores representantes so Ccero, Csar e Salstio e a chamada poca de Augusto, na qual a poesia atinge seu pice, cujos maiores representantes so Verglio, Horcio, Ovdio, Tibulo e Proprcio. Gramaticalmente, o latim clssico visto como o de maior cuidado com a forma, este latim assim definido por Camara Jr. (1978: 20):

O latim clssico estava sujeito a uma disciplina rigorosa e era tema de ateno por parte dos intelectuais. Resistia s foras evolutivas da lngua, cingia-se a um padro escrito, que procurava ser imutvel, e prestava-se mal para a vida social corrente, quotidiana.

Tradicionalmente, divide-se a histria lingstica do latim em trs etapas: latim arcaico, latim clssico, (baixo latim no qual se encontra o latim cristo) e latim medieval.
2

Ressalta-se aqui importncia da prosa crist para este trabalho, pois conforme lembra Gaillard (1992), a linguagem desse grupo para ns o mais importante legado e a que mais se aproxima da linguagem cotidiana dos sculos IV e V.

21

Paralelamente ao latim clssico e medieval, de carter culto e literrio, falava-se o latim vulgar, do qual derivam as lnguas romnicas. Esse latim, vulgar na verdade, nunca se constituiu numa lngua fixa e estvel. Com efeito, era falado ao longo de uma grande extenso territorial, que inclua a Ibria, a Glia, a Itlia, os Alpes, a frica do Norte etc., e, em cada uma dessas regies, se havia sobreposto a uma lngua preexistente, a que chamada lngua de substrato, falada pelas populaes autctones antes da conquista romana, e que, por vezes, deixou traos na fontica, na morfologia e no lxico do latim dessas populaes. , pois, natural que a diversidade dialetal do latim vulgar fosse bastante significativa. No obstante, enquanto o Imprio Romano sobreviveu, a comunicao entre as diversas provncias permaneceu suficientemente intensa para impedir que divergncias dialetais se aprofundassem a ponto de romper a possibilidade de intercompreenso. J a partir do definitivo esfacelamento do Imprio, no sculo V de nossa era, as comunicaes se tornaram mais difceis, as relaes comerciais entre as provncias cessaram e a cultura literria, outro importantssimo fator de unio entre os falantes do latim, experimentou um perodo de extrema decadncia. Some-se a isso a invaso dos territrios romanizados por povos germnicos que, embora em muitos casos adotando a lngua latina - ou melhor, seus dialetos locais -, aportavam a esses dialetos seus hbitos lingsticos prprios, contribuindo, assim, para aumentar a diversificao lingstica entre as regies. As lnguas germnicas representavam, desse modo, lnguas de superstrato em relao ao latim vulgar das provncias invadidas. Inicia-se assim um novo perodo na histria da lngua, em que no mais convm falar-se de um latim vulgar, mas sim de um romance, ou, antes, de vrios romances. O perodo romance principia com a queda do Imprio Romano do Ocidente e se estende at o momento em que alguns de seus dialetos ascendem posio de lnguas literrias e de cultura, passando os demais dialetos a ser vistos no mais como dialetos do

22

latim ou do romance, mas sim como variedades regionais das lnguas literrias utilizadas nos territrios em que so falados. Percebe-se assim que a histria lingstica latina pode ser dividida didaticamente em trs grandes perodos: um perodo latino vulgar, um perodo romance e um perodo neolatino, que por sua vez se dividir em Antigo (sculos IX a XI), Mdio (sculos XII a XV) e Moderno (a partir do sculo XVI ). No latim clssico, foram analisados os discursos Pro Archia, Pro Marcello, Orationes quattuor in Catilinam, e Pro Ligario de Ccero como tambm os comentrios sobre a guerra da Glia de Csar denominada De Bello Gallico.

2.2.1 Ccero e seus discursos

Marco Tlio Ccero nasceu em Arpino, cidade do Lcio, a 03 de janeiro de 647 a condita urbe, portanto 106 anos antes de Cristo. O maior orador romano pertencia a uma famlia da ordem eqestre, e seu pai, ainda que afastado das lidas polticas, mantinha relaes com os homens mais notveis da poca. O orador Licnio Crasso encarregou-se da educao de Ccero e de seu irmo Quinto. Aos dezesseis anos vestiu a toga viril e iniciou-se no estudo das leis. Em 63 a.C., Ccero alcanou o consulado, cargo mximo da magistratura romana. Nesta eleio venceu Catilina, que ento comeou planejar a runa da Repblica. Ccero descobriu seus intentos e denunciou-o ao povo e ao senado, discursando duas vezes para cada instituio, conseguindo, assim, a condenao do mesmo e de seus comparsas. Marco Tlio Ccero, ardoroso defensor da repblica, assistiu ao fim dessa, vendo as estruturas republicanas rurem nos anos seguintes ao seu consulado com o advento do

23

primeiro triunvirato que reuniu Csar, Pompeu e Crasso, depois a ditadura de Csar, que governou o imprio como autocrata. No ano de 43 a.C., com 63 anos, durante o governo do segundo triunvirato, que reuniu Otvio Augusto, Marco Antnio e Lpido, o autor das Catilinrias foi assassinado a mando do trinviro Marco Antnio, como represlia aos discursos intitulados Filpicas, em que o arpino denunciava os excessos desse governante. O talento oratrio deu-lhe a fama e tirou-lhe a vida. Os discursos de Ccero so conhecidos na sua forma escrita, porm eles foram proclamados em tribunas para uma platia, portanto sua primeira verso foi oral, por isso escolhemos como corpora esses textos, pois manifestam o que de mais prximo h do latim clssico como representante da linguagem oral. Como diz Reboul (2000), o discurso deve ter correo e beleza, para isso deve-se escolher as palavras no vocabulrio usual, evitando tanto arcasmos quanto neologismos; deve-se evitar qualquer frase mtrica, como os versos dos poetas; o discurso deve estar sempre a servio do sentido. Segundo o autor, a primeira qualidade da fala/discurso a da clareza, ou seja, o discurso deve poder ser entendido por todo o auditrio.

2.2.2 Csar e seus comentrios

Das Guerras da Glia (em latim De Bello Gallico) um texto de Jlio Csar onde ele relata as operaes militares durante as Guerras da Glia, que se desenrolaram de 58 a.C. a 52 a.C., das quais ele foi o grande vencedor. A "Glia" qual se refere Csar toda a Glia, com exceo da Provicia Narbonisenses (hoje Provena), englobando toda a Frana atual, Blgica e parte da Sua. Em outras ocasies ele se refere somente ao territrio habitado pelos Celtas (a quem os Romanos chamavam Gauleses), canal da mancha a Lugdunum (Lyon). De Bello

24

Gallico foi escrito por volta de 50 a.C. sob a forma de memrias, com um cuidado aparente de objetividade, mas finalmente revelam sua inteno de apologia pessoal. Como a obra de Csar manifesta o que h de mais representativo da prosa clssica, escolheu-se o De Bello Gallico para integrar nossos corpora, por ser ele uma fonte confivel da escrita de sua poca.

2.3 Latim cristo

Vendryes (1950: 96 [1922]) afirma que sendo o latim dos cristos uma lngua especial, entende-se que esta lngua s utilizada por grupos de indivduos postos em circunstncias especiais. Cada lngua especial, lngua de um grupo especial, , pois, o resultado da presena de um fator de diferenciao. medida que o elemento de diferenciao desempenha um papel mais importante na vida dos indivduos usurios da lngua especial, a diferenciao lingstica ser mais intensa e mais profunda. No caso do latim cristo, o agente de diferenciao o cristianismo, a religio do livro santo, a Sagrada Escritura. O latim cristo nasce, pois, desse elemento de diferenciao que o cristianismo, o tertium genus como se dizia ento, ou seja, os cristos se distinguiam dos judeus e dos pagos. Tendo-se difundido, a princpio, no seio do proletariado urbano, o cristianismo foi, aos poucos, ganhando um espao cada vez maior junto s classes aristocrticas, difundindo-se cada vez mais graas solidariedade de grupo gerada do suportar juntos os sofrimentos e as perseguies. A revoluo espiritual que se operou na sociedade antiga com o advento do cristianismo desembocaria em uma revoluo lingstica, ou em nascimento de uma lngua de grupo. Por outro lado, esta lngua de grupo evolui no quadro do latim tardio; ela uma lngua que no poderia se separar da lngua comum da poca. verdade que, com a propagao do

25

cristianismo, este grupo de cristos se amplia, e o que era a lngua de um grupo restrito tornarse- a lngua comum. Os traos caractersticos que marcavam o idioma do grupo dos cristos sero um dia a propriedade comum de uma sociedade que se dir crist. Mas esta evoluo nos conduz para bem alm dos primeiros sculos. Em sua bagagem, o latim cristo traz muitos vulgarismos e torneios de frases populares que acabam ganhando foros de legitimidade na nova ordem e na nova lngua, fixando-se na mente dos fiis, que, a princpio, so os mais simples do povo, depois que a aristocracia ir converter-se ao cristianismo. Na poca de Jernimo, este grande exegeta e tradutor da Bblia, h um grupo de matronas da aristocracia que se rene em torno de Jernimo para dele haurir a sabedoria que procede do conhecimento das fontes hebraicas, veiculadas na mais pura tradio da herana clssica latina. Jernimo tem cabedal para operar a alquimia que requer todo trabalho de traduo, ou seja, no apenas a manuteno da fidelidade ao texto original e expresso adequada do contedo original em um novo cdigo lingstico e cultural, mas a ateno que dirige, por exemplo, aos elementos poticos e estilsticos, como ritmo, sons, efeitos de estruturas sintticas e elementos morfolgicos e pragmticos. Em relao s antigas verses da Bblia, tal fato no se dava, uma vez que as verses existentes eram resultantes de um extremo literalismo, de formas rudes e ausncia quase completa de cuidado literrio. Essas verses da Bblia escandalizavam os homens de letras. Na lngua vulgar, por exemplo, o uso de quoniam era mais freqente que na lngua clssica, e a tendncia de usar esta conjuno preferencialmente a outras se conservou no uso do latim entre os cristos, como tambm o uso de quod no lugar de ut que se conserva na tradio da lngua escrita. Deste modo o latim cristo, embora mantenha traos dos estgios anteriores da lngua, est muito mais perto de uma realidade oral (principalmente o utilizado na vulgata), pois sua primeira inteno era a defesa e divulgao o mais claro possvel dos ideais desse novo grupo que procurava se afirmar dentro do mundo greco- romano.

26

Os textos selecionados para o latim cristo so os sermes de Santo Ambrsio intitulado De Mysteriis Liber Vnus Primeiro Livro dos mistrios e os evangelhos de So Mateus, So Marcos, So Lucas e So Paulo retirados da Vulgata 3 de So Jernimo.

2.3.1 So Jernimo e a Vulgata

Nascido no seio de uma famlia crist da Dalmcia d.C. 347, Jernimo, depois de ter estudado em Roma, teve uma vida agitada que acabou por o levar Terra Santa. Em 382, o Papa S. Dmaso I (366-384 d.C.) convidou-o para seu secretrio e foi ento que S. Jernimo se iniciou como tradutor da Bblia, pois o Papa, perante a multiplicidade das verses latinas, encarregou-o primeiro de fazer a reviso dos Evangelhos, comparando-o com os originais em grego, trabalho que depois se estendeu a todo o Novo Testamento e ao Livro de Salmos. Quando o Papa morreu, S. Jernimo, passados alguns meses (Agosto de 385) foi para a Terra Santa acabando por se fixar em Belm. A, empreendeu a sua obra mais polmica, entre 390-405, a traduo do Antigo Testamento diretamente a partir do hebreu. As suas tradues foram extremamente polmicas. As populaes estavam habituadas s inmeras verses latinas (Vetus Latina), habitualmente traduzidas a partir da verso grega. nomeadamente do chamada Septuaginta (tambm conhecida como dos Setenta ou LXX).Mas apesar da contestao inicial, a verso de So Jernimo acabou por impor-se com o decorrer dos sculos e foi importante para a consolidao e unidade do Cristianismo.

A vulgata uma traduo para o latim da Bblia escrita em meados do sculo IV por So Jernimo, a pedido do Papa Damaso I, que foi usada pela Igreja Catlica e ainda muito respeitada. O nome vem da frase versio vulgata , isto , verso dos vulgares, foi escrito em um latim cotidiano usado na distino consciente ao latim que at ento fora usado para a escrita.

27

2.3.2 Santo Ambrsio e seu Sermo (MLU)

Telogo do perodo ps-nissnico, poltico, escritor, compositor e bispo da hoje cidade de Milo (374-397), no sculo da grande patrstica (325-430), nascido em Treveris, hoje Trier, na Alemanha, introdutor no Ocidente do canto alternado dos salmos, e cuja obra pastoral, teolgica e litrgica o levou a integrar, juntamente com so Jernimo e santo Agostinho, o grupo de padres que constituem a idade de ouro da patrstica. De uma prspera, senatorial e famlia crist da Glia. Estudou em Roma (370) e foi nomeado governador de Ligria e Emlia, com sede em Milo. Com a morte do bispo Auxncio (374) e em virtude da diviso existente entre os cristos seguidores do Conclio de Nicia e os partidrios da heresia ariana, ambas as faces decidiram fazer dele bispo. Oito dias aps ser batizado consagraramno bispo de Milo. Considerando-se chamado por Deus, distribuiu seus bens aos pobres, estudou teologia e tornou-se um dos doutores da igreja. Tornou-se histrico por impor uma rigorosa ortodoxia a Igreja Crist, seguidor do credo de Nicia, recusou-se a qualquer acordo com os arianos, que postulavam uma natureza criada e finita para Jesus Cristo, no lhes permitindo nenhum lugar de culto em Milo. Enrgico e destemido diante de qualquer autoridade, ops-se a que Valenciano II restaurasse o altar da deusa Vitria no Senado, e acusou e condenou o poderoso Imperador Teodsio I a uma penitncia pblica, responsabilizando-o pelo massacre contra os rebeldes da Tessolnica (390). A este bispo atribuda a inveno do cntico religioso Te-deo (do latim Te Deum) que, por sculos e sculos, tem sido executado e cantado em cerimnias de ao de graas religiosas e leigas, tornando-se a cano-smbolo de agradecimentos em toda a cultura ocidental, bem como a introduo do canto das antfonas dos salmos, o que o fez ser considerado como o pai da liturgia latina nesse aspecto. Bispo e doutor, Padroeiro das abelhas e considerado o Pai da

28

Igreja, morreu em Milo, cidade em cuja catedral repousam seus restos mortais, e festejado no dia 7 de dezembro. No sermo De Misteryis Lber Vnus, o Bispo de Milo fala ao povo sobre o mistrio da santssima trindade com uma linguagem bem comum, como afirma Lancet 4 (1992: 19) sendo a temtica das mais complicadas coube ao orador facilitar ao mximo a linguagem. No sculo IV, como hoje em dia, os sermes eram discursos que deviam ser proferidos para uma assemblia. Contudo os discursos tm que ser adequados aos ouvintes, sendo assim no de se admirar a linguagem pouco elaborada dos discursos de Santo Ambrsio que conhecia muito as regras de retrica, como nos lembra Genette (1979) 5. Estas regras definem que o orador deve ter uma preocupao especial com o pblico. Diz Reboul (2000), referindo-se as regras da retrica, que deve haver uma adaptao da linguagem conforme as pessoas a quem nos dirigimos, pois no falamos da mesma maneira quando discursamos num tribunal, ou num senado ou perante a esp ectadores comuns. Reboul (2000: 77) ainda nos lembra as palavras de Santo Agostinho que afirma:

Quem ousaria dizer que a verdade deve enfrentar a mentira com defensores desarmados? Como? Esses oradores que se esforam por persuadir do falso saberiam desde exrdio tornar o auditrio dcil e benevolente, enquanto os defensores da verdade seriam incapazes disso.

Com essa assertiva Santo Agostinho quer dizer que os oradores cristos no podiam prescindir da retrica, mas da boa retrica, muito menos da lngua latina e da lngua latina usada por este grupo, que, como se sabe, era formado, nesse tempo, pelas pessoas mais

Rene Lancet tradutor oficial da Igreja Catlica das obras de Santo Ambrsio para o francs e para o

italiano.
5

Genette em seu livro, Rhetorique e enseignement, afirma que o bispo de Milo tinha um grande conhecimento da retrica dos latinos e dos gregos, fato que faria com que o maior orador cristo de seu tempo (Santo Agostinho) se tornasse seu discpulo.

29

simples da sociedade romana, portanto deviam ter uma linguagem simples, sendo justamente esta linguagem que deveria ser utilizada por estes oradores.

30

3. ESTUDOS ANTERIORES

Esta seo dedicada anlise de determinados trabalhos acadmicos sobre a forma quod anteriores a esta dissertao, com enfoque principal na morfologia histrica dessa forma e seu uso sinttico na poca clssica. Tais trabalhos so captulos de livros que, geralmente, tratavam do quod de forma geral, sem se preocupar com sua passagem de pronome a conjuno, nem fazendo um paralelismo entre as mesmas. H dois estudos clssicos sobre o pronome e sobre a conjuno quod que, embora antigos, devem ser aqui abordados, so eles: os comentrios feitos por Ernout (1945) e as anlises feitas por Ernout e Thomas (1951). No primeiro livro, que tem como escopo a morfologia histrica, Ernout explicita a origem da forma quod, relacionando-a com os demonstrativos com os quais partilham uma mesma origem, afirmando que o tema do relativo em quo se aproxima morfologicamente do tema dos demonstrativos em so, do qual se tem ainda alguns traos no latim clssico. Alm disso, compartilham algumas desinncias em comum como o d para nominativo e acusativo do neutro singular. Ao mostrar esta aproximao em sua origem entre o relativo e o demonstrativo, este trabalho de Ernout foi de grande importncia, pois assim se consegue propor uma direcionalidade da forma quod que, como os demais relativos, guarda ainda um forte valor ditico 6 e, logicamente, como relativo, um valor anafrico, o que mais tarde explica ser esta forma selecionada para ser usada como conjuno subordinativa, ou seja, com o esvaziamento do seu sentido ditico e anafrico. O segundo estudo versa sobre a sintaxe do latim. Nele Ernout e Thomas explicitam o uso de quod como conjuno, principalmente na poca clssica dando uma pincelada em outras sincronias. Os autores afirmam que este tipo de clusula (completiva introduzida por
6

Heine e Kuteva (2002) apresentam exemplos, em vrias lnguas, de passagem de demonstrativo para relativo, o que sugere um processo relativamente comum na linguagem.

31

quod) tem seu verbo em uma forma finita e seu uso estendido no latim cristo. Para os referidos latinistas, na lngua literria seu emprego era concorrente da clusula infinitiva (acusativo como sujeito de um verbo em infinitivo) com determinados tipos de verbo. Segundo os autores, embora quod venha a se generalizar, na poca clssica seu uso era pouco freqente. Alm disso, seu uso com verbos dicendi e sentiendi demorou um longo tempo para se estender lngua literria e com os cognitivos e volitivos nunca se estabilizou. Ainda conforme os autores, a construo que usava quod como conectivo introdutor de uma orao completiva calcada no latim vulgar e tentam comprovar tal fato, dizendo que, no Satiricon, Petrnio diferencia os personagens por meio dessa construo. Assim um personagem africano ou provindo do povo usaria a construo com quod, enquanto os outros personagens, que no tinham origem popular, usariam a construo com ut ou com infinitivo. Neste rico estudo da sintaxe da poca clssica, no h preocupao de discutir o porqu de quod se generalizar, nem muitos exemplos de seu uso nas pocas posteriores. Um outro estudo importante que versa sobre quod e gramaticalizao um artigo intitulado Integrao sinttica e semntica na complementao verbal de Votre, que est presente no livro Gramaticalizao (Votre, Martelotta, Cezrio: 2004). Nele o autor afirma que a introduo da construo com quod gerou um processo de desint egrao sinttica no sentido de que a nova subordinada teria passado a ser formulada com maiores nmeros e traos de orao plena (pg. 11). Assim, para o autor a comunidade dos falantes teria tido dificuldade em entender as clusulas infinitivas como credo terram esse rotundam, e, por isso, fariam uso de uma construo mais facilmente analisvel como credo quod terra est rotunda. Em sua proposta Votre v a construo com quod como mais antiga do que a construo infinitiva. Com essa concepo, Votre admite uma coexistncia entre as duas

32

construes. O autor observa que a construo infinitiva mais encaixada 7 (integrada) com a principal do que a construo com quod, pois nela h um maior grau de fuso dos elementos morfossintticos e semnticos entre a clusula principal e subordinada. Essa fuso to grande que dispensa conectivos introdutrios e o objeto de uma o sujeito da outra. J a construo com o conectivo seria menos integrada, pois formulada com maior nmero de traos de orao plena, ou seja, verbo conjugado, sujeito em nominativo e a prpria presena da conjuno. Assim, como o grau de encaixamento da construo infinitiva maior , ela seria mais recente na lngua, segundo a hiptese da unidirecionalidade associada teoria da gramaticalizao. Nessa dissertao, tem-se uma viso diferente da de Votre (2004) a respeito da introduo de quod como conectivo subordinador, por dois fatores. O primeiro est calcado no uso e na polissemia da conjuno ut dentro da lngua latina. O ut era a conjuno por excelncia da lngua latina no perodo clssico, podendo introduzir oraes subordinadas substantivas e oraes adverbiais (temporais, finais, consecutivas, comparativas e condicionais), como mostram os exemplos:

(1) Vereor

ut

hoc,

quod dicam... (PM, 12) pron. v. 1s. ind. que dizer

v. 1s.ind. conj. pron. confessar que isto

Trad.: Confesso que isto que direi...

(2) Ea

uicisti

quae

et

naturam ac. natureza

et conj. e

condicionem ac. condio

demons. v. 2s. ind. pron. rel. conj. adit. aquelas


7

vencer

que

Segundo (Givn: 1990), dada uma hierarquia de graus de finitude (ou seu inverso graus de nominalidade) da forma verbal, os mais integrados so os casos que apresentam o verbo da subordinada com caractersticas mais nominais e com menos morfologia verbal.

33

ut

uinci

possent v. 3pl. subj. poder

habebant . (PM, 8) v. 3pl. ind. ter

conj. final v. inf. pass. para que ser vencido

Trad.: Venceste aquelas coisas que tinham no s a natureza mas tambm a condio para que pudessem ser vencidas.

Portanto, com esta distribuio (que muito mais ampla do que a de quod, pois pode complementar mais tipos de verbos do que este e mais tipo de oraes tambm) e por ser a construo com ut menos encaixada do que a construo infinitiva 8, o emprego de ut s poderia ser mais antigo na lngua do que essas outras duas. Assim, a formao com infinitivo seria um estgio posterior de gramaticalizao da formao com ut, no da formao com quod. O segundo fator que contraria a proposta de Votre est calcado nos tipos de verbo que a orao infinitiva e a construo com quod podem complementar. Ora, se a construo com infinitivo fosse mais recente do que a com quod, nas sincronias mais antigas, esta atuaria em um nmero maior de contextos, complementando, por exemplo, mais tipos de verbos do que aquela. Na anlise deste trabalho, percebe-se que isto no ocorre. A distribuio de complementao de tipos de verbos com quod sempre menor do que a com orao infinitiva nos corpora das sincronias mais antigas analisadas (latim clssico), s vindo a super-la nos textos analisados dos corpora das sincronias mais recentes (latim cristo). Assim, na poca clssica, a construo infinitiva podia complementar verbos 9 : (1) dicendi como dico (digo), narro (narro), fateor (confesso), etc. (2) sentiendi como sentio (sinto), uideo (vejo), audio (ouo), etc.
8 9

Segundo a trajetria de gramaticalizao proposta acima. Esta classificao dos verbos latinos est baseada na proposta de Ernout e Thomas (1951), sendo que ao que est sendo chamado de construo unipessoal, eles se referiam com o termo locuo.

34

(3) uoluntatis como uolo (quero), nolo (no quero), malo (prefiro), cupio (desejo), etc. (4) Unipessoais e construes unipessoais 10 como apparet ( evidente), decet (convm), accedit (soma-se); certum est ( certo), necesse est ( necessrio), etc. Enquanto, nessa mesma poca, a complementao com quod s era possvel com verbos: (1) verbos pessoais com baixo comprometimento do falante/escritor com o contedo proposicional como: relinquo (deixar, largar), decerno (decidir aleatoriamente); (2) unipessoais e construes unipessoais como apparet ( evidente), decet (convm), accedit (soma-se); certum est ( certo), necesse est ( necessrio) etc.

Os trabalhos de Ernout (1945) e Ernout e Thomas (1951) serviram de fonte para esta pesquisa, embora alguns de nossos dados contrariem a proposta desses autores, a maioria deles s ratifica seus comentrios. Quanto ao trabalho de Votre (2004), que impulsionou esta pesquisa, adotamos uma posio contrria. No sentido de que a construo com quod no uma evoluo da construo do acusativo com infinitivo, que se desenvolveu da construo com ut, mas uma estrutura posterior, desenvolvida por outras motivaes.

10

Chamou-se de construo unipessoal a estrutura formada por verbo esse (ser) + um predicativo.

35

4. FUNDAMENTAO TERICA

Neste captulo, est detalhada a linha terica que norteou o presente trabalho, o funcionalismo norte-americano, especificando quais pontos foram os mais importantes para a definio dos fatores lingsticos escolhidos, especificamente a teoria da gramaticalizao assim como os princpios funcionalistas da iconicidade e marcao. A fundamentao terica que serviu de base para se compreender o processo de gramaticalizao do quod, em particular, assim como a trajetria de mudana das lnguas em geral, esto descritas em 5 subcaptulos. Pode-se acrescentar que este estudo fundamenta-se nos princpios funcionalistas que entendem a linguagem como instrumento de interao social. Seu interesse de pesquisa a motivao para os fatos da lngua nos contextos discursivos. Para o funcionalismo, as regularidades da lngua ocorrem tambm por causa das condies discursivas, isto , a estrutura lingstica seria motivada pela situao comunicativa. Para este trabalho, em especfico, interessa-nos como suporte terico principal, a teoria da gramaticalizao (Traugott e Dasher: 2005; Heine e Kuteva: 2007), assim como, de forma secundria, os princpios funcionalistas da iconicidade e da marcao (Givon: 1990; 1995).

4.1 Breve histrico da gramaticalizao

Desde o sculo XIX, desenvolvem-se estudos que tentam explicar como se originam e se desenvolvem as categorias gramaticais. Numa perspectiva de carter mais funcionalista, a trajetria da mudana se daria pela regularizao do uso da lngua, que ocorreria a partir da criao de expresses novas e de rearranjos vocabulares feitos pelo falante para atender seus propsitos comunicativos. Hopper e Traugott (2003) apontam a diversidade de sentido do

36

termo gramaticalizao, enfatizando que o fenmeno pode ser estudado dentro de uma perspectiva histrica, ou numa perspectiva sincrnica. A perspectiva histrica, que mais interessa aqui, v a gramaticalizao como um subconjunto da mudana lingstica, um tipo de mudana sujeita a certos processos gerais e caracterizado por certas conseqncias, tais como a mudana na gramtica (Traugott & Heine, 1991: 3). Estudos posteriores a estes j abordavam este tipo de mudana lingstica, no sculo XVII, foram realizados na Frana por Condillac, Rousseau e na Inglaterra por Horne Tooke. No sculo XIX, foram desenvolvidas pesquisas na Alemanha (Bopp, Schlegel, Humboldt, Gabelenz) e nos Estados Unidos (Whitney). Conforme observa Neves (1997), Lehmann (1982) faz remontar ao filsofo francs Etienne Bonnot de Condillac a idia de que as unidades gramaticais vm de lexemas e afixos vm de formas livres. Na sua obra Essai sur lorigine des connaissances humaines, de 1746, Condillac explicou as desinncias pessoais do verbo pela aglutinao de pronomes pessoais, e afirmou que o tempo verbal vem da coalescncia de um advrbio temporal com o tema verbal. Lehmann (1982) refere-se, ainda, a John Horne Tooke, que, numa obra de etimologia ( Epea Pteroenta or The Diversions of Purely; vol. I: 1786; vol. II: 1805), afirma que as preposies derivam de nomes e verbos. Contudo, como destacado por diversos autores (entre os quais, Heine, Claudi e Hnnemeyer, 1991 e Traugott, 2003), o primeiro a introduzir o termo gramaticalizao e defini-lo como a atribuio de um carter gramatical a uma palavra anteriormente autnoma foi Meillet (1965[1912]). Segundo Meillet, estudos que chegaram fonte primeira de uma forma gramatical demonstraram: (1) ser tal fonte uma palavra lexical; (2) que a transio sempre uma espcie de continuum. Trabalhos posteriores a Meillet, enfocando a gramaticalizao, surgiram no contexto da lingstica funcionalista norte-americana no sculo XX, como consta no relato de Martelotta (2003:58):

37

A emergncia do paradigma da gramaticalizao no contexto da lingstica funcionalista americana deu-se a partir dos anos 1970, quando houve um resgate do papel das transformaes diacrnicas nas explicaes da sintaxe. O texto motivador foi The origins of syntax in discourse (Sankoff e Brown, 1976), que teve eco no ciclo funcional prosto por Givn (1979) discurso> sintaxe> morfossintaxe> morfofonmica> zero, apoiado em evidencias oriundas da aquisio da linguagem, da passagem de pidgins para crioulos e dos estudos diacrnicos.

Neves (1997: 120), ao discorrer sobre a gramaticalizao, referindo-se aos problemas relativos a sua conceituao e delimitao, observa:

fcil mostrar a existncia de palavras funcionais originadas em palavras de contedo lexical e que constituem, pois, o que se poderia considerar como instncias prototpicas da gramaticalizao.So casos, por exemplo, como os das preposies durante e mediante, das locues prepositivas apesar de, a par de, a fim de, a despeito de, das conjunes consoante, conforme, segundo, apenas, mal e das locues conjuntivas visto que, visto como, uma vez que, posto que (...).

No entanto, como faz questo de ressaltar a autora, a interveno da pragmtica na considerao do processo de gramaticalizao, defendida por Givn (1979) configura a viso do processo como uma reanlise no apenas do material lexical em material gramatical, mas tambm dos padres discursivos em padres gramaticais. A passagem se daria, dessa maneira, no sentido do discurso para a manifestao zero, passando sucessivamente pela sintaxe, pela morfologia e pela morfofonmica. Ampliando ainda mais os limites dos fenmenos reconhecidos como pertencentes ao paradigma da gramaticalizao, surgiram abordagens em que no h sequer a exigncia do material lexical como ponto de partida do processo: Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991) abrigam sob o termo gramaticalizao tanto o percurso de um morfema do estatuto lexical

38

para o gramatical, como o percurso do estatuto menos gramatical para o mais gramatical 11. Do mesmo modo, Lichtenberk (1991) afirma que o fenmeno abriga no apenas a evoluo de um morfema lexical para um morfema gramatical, como tambm a aquisio de novas propriedades por um elemento j gramatical. Ainda Hopper (1991), rejeitando a noo de uma gramtica estvel, diz que todas as partes da gramtica esto sempre sofrendo mudanas, e, por isso, os fenmenos gramaticais em geral podem ser pensados como envolvidos na gramaticalizao. Adota-se aqui a noo mais abrangente de gramaticalizao, tomando como suporte a definio de Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991), para quem a gramaticalizao pode ser interpretada como o resultado de um processo que tem como principal meta a soluo de um problema, ou seja, uma forma de encontrar meios para falar de coisas menos concretas, menos imediatas, menos visveis, menos tocveis. Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991) dizem que, na soluo desse problema, conceitos mais concretos so utilizados na descrio de fenmenos menos concretos, de acordo com o que eles chamam de principle of the exploration of old means for novel functions. Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991) postulam ainda que a gramaticalizao opera principalmente por mecanismos de metfora e que o processo de mudana metafrico contnuo, e no discreto. Contudo, segundo Martelotta, Votre e Cezario (1996), no h, na literatura referente ao assunto, um total consenso em relao aos mecanismos que veiculam o processo de gramaticalizao. Heine et alii (1991), por exemplo, falam em transferncia metafrica. Lehmann (1991) aponta a importncia da analogia no processo, sobretudo, como influenciadora do modo como ele vai se alastrando na lngua. J em Hopper e Traugott (2003) v-se uma tendncia de considerar a transferncia metonmica, e no a metafrica, e a reanlise, e no a analogia, os mecanismos que predominam maciamente na mudana por gramaticalizao. E Givn (1995), ao analisar o
11

O estudo feito sobre o elemento quod presente nesta dissertao tem como base esta abordagem a respeito da gramaticalizao, ou seja, o quod como item pronominal j um termo gramatical, porm se torna ainda mais gramatical ao ser usado como conjuno.

39

grau de integrao entre clusulas, cita o processo de reanlise. Para Martelotta, Votre e Cezario (1996), com cujas propostas este trabalho concorda, no adequado diminuir a importncia da metfora no processo. Segundo eles, a gramaticalizao ocorre tanto por mecanismos de natureza metafrica quanto por de natureza metonmica: a metfora constitui um processo unidirecional de abstratizao crescente, pelo qual conceitos que esto prximos da experincia humana so utilizados para expressar aquilo que mais abstrato e, conseqentemente, mais difcil de ser definido. A metonmia diz respeito aos processos de mudana por contigidade, no sentido de que so gerados no contexto sinttico. Um exemplo muito comum de gramaticalizao via processo metafrico so as mudanas que fazem o percurso espao > (tempo) >texto, em que elementos designativos de espao passariam a ser usados como organizadores do universo discursivo, podendo, num estgio intermedirio, expressar noo temporal. J, em relao aos processos metonmicos, Martelotta, Votre e Cezario (1996) explicam ser necessrio esclarecer-se que,

tradicionalmente, o termo metonmia usado para designar mudanas por contigidade no mundo extralingstico. Com essa acepo, a metonmia constitui um processo que, conforme Dubois et al. (1978), ocorre quando uma noo designada por um termo diferente do que seria necessrio, sendo as duas noes ligadas por uma relao de causa e efeito (a colheita pode designar o produto da colheita e no a prpria ao de colher), por uma relao de matria a objeto ou de continente a contedo (beber um copo), por uma relao da parte ao todo (uma vela no horizonte). No que se refere ao paradigma da gramaticalizao, porm, o termo metonmia relaciona-se a uma contigidade posicional ou sinttica, sendo empregado para designar um tipo de mudana a que se submete determinada forma em funo do contexto lingsticopragmtico em que est sendo utilizada. Ou seja, mudana no ocorre apenas com a forma em si, mas com toda a construo em que est inserida. Um dos mecanismos ligados ao processo

40

metonmico o da reanlise. Martelotta, Votre e Cezario (1996) definem a reanlise como um mecanismo que atua no eixo sintagmtico, caracterizando-se por uma reorganizao da estrutura do enunciado, e uma reinterpretao dos elementos que o compem. o que ocorre, por exemplo, com o elemento that do ingls, que, de pronome catafrico, passa a conectivo, como mostra o exemplo:

(3) [I said that :] [John is coming.] > [I said] [that John is coming.]

De acordo com Hopper e Traugott (2003), o processo de fuso envolve sempre uma redistribuio (rebracketing), ou mais especificamente, uma mudana na indicao das fronteiras entre os elementos lingsticos. Entretanto, nem todo processo de redistribuio implica fuso, conforme se acabou de observar no exemplo (3) proposto por Martelotta, Votre e Cezario (1996) envolvendo o elemento that em ingls. Segundo os autores, ocorrem, nesse caso, dois fenmenos. Por um lado, o elemento that passou a ligar-se segunda clusula e, por outro, passou a desempenhar a funo de conectivo. Essa reorganizao do that na estrutura sinttica caracteriza o que est sendo chamando de redistribuio, mas, apesar disso, no houve mudanas de fronteira vocabular, ou seja, no houve fuso 12. A reanlise definida por Langacker (apud Hopper e Traugott: 2003) como uma mudana na estrutura de uma expresso que no envolve intrinsecamente uma modificao na sua estrutura superficial. Em muitos casos, a reanlise envolve fuso, ou seja, um processo em que dois ou mais elementos se tornam apenas um. Um exemplo conhecido em portugus est no surgimento do valor sufixal do vocbulo mente gerando em portugus: tranqila mente > tranqilamente.

12

Fuso o que ocorre, por exemplo, com tranqila mente > tranquilamente, ou em boa hora > embora.

41

A partir desse contexto terico, vrios trabalhos surgiram. Entre eles esto Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991), Traugott e Heine (1991), Hopper e Traugott (2003), alm de outros mais recentes, que incorporam novas descobertas e reflexes no campo da mudana lingstica (Traugott: 1995; Tarbor e Traugott: 1998; Traugott e Dascher: 2002; Traugott: 2003; Heine: 2003; Lehman; 2005). Esses trabalhos esto baseados nos seguintes princpios: (i) A linguagem um produto histrico, portanto, deve ser estudada, antes de tudo, com referncia s foras histricas responsveis por sua estrutura atual. (ii) As descobertas referentes a gramaticalizao fornecem explanaes mais compreensveis do que as descobertas associadas a anlises sincrnicas. (iii) O desenvolvimento de categorias gramaticais unidirecional, levando do sentido concreto/lexical para o sentido abstrato/gramatical. importante registrar aqui que o termo gramaticalizao pode ser usado com sentidos um pouco diferentes, que focalizam aspectos especficos do processo. Alguns autores utilizam o termo para designar um processo de regularizao analgica (Votre, 1992). Outros usam o termo para se referir forma gramatical, dizendo, por exemplo, que uma determinada lngua gramaticalizou um caso dativo, querendo dizer que existe, nessa lngua, uma forma gramatical para indicar esse caso. H outros ainda que utilizam o termo para indicar o desenvolvimento no de um morfema especfico, mas de um paradigma. Nesse caso, o interesse recai sobre o modo como os elementos lingsticos se reagrupam em novos paradigmas. Jacob (2004) aponta, como um exemplo disso, a mudana na ordenao linear das palavras ocorridas do latim ao francs. No latim, a ordem das palavras obedecia a exigncias da estrutura da informao, j que morfemas de caso indicavam a funo sinttica das palavras. Com o desaparecimento desses morfemas, a lngua desenvolveu uma ordenao especfica para diferenciar os argumentos do verbo. Nesse sentido, a especializao de uma

42

ordenao especfica para a marcao sinttica pode ser vista como um processo de gramaticalizao. Tambm em Traugott (2003) pode-se encontrar definies que corroborem a fixao de ordenao como um fenmeno caracterstico do processo de gramaticalizao. A autora lembra que em Meillet (1912) j se encontravam as bases para tal afirmao, pois ele, ao definir o fenmeno da gramaticalizao engloba, a fixao da ordenao (ocorrido com lnguas romnicas, por exemplo) como um dos possveis processos geradores de gramaticalizao. Uma outra definio que corrobora as j citadas, que ajuda a entender melhor a gramaticalizao e traz um conceito novo (o conceito de hospedeiro), foi proposta por Brinton e Traugott (2005: 99), e que explicita assim este processo:

Gramaticalizao a mudana na qual, em certos contextos lingsticos, os falantes usam partes de uma construo com uma funo gramatical. Com o tempo, o item gramatical resultante podese tornar ainda mais gramatical por adquirir mais funes gramaticais e por expandir seu hospedeiro.

Este processo pode ser definido da seguinte forma: (1) gramaticalizao uma mudana histrica que resulta na produo de

novos itens funcionais; (2) o input da gramaticalizao pode ser algo armazenado no inventrio, indo

de combinaes, construes, itens do lxico e itens da gramtica. O input deve ser semanticamente mais geral; (3) o item gramaticalizado freqentemente sofre mudanas na direo do plo

mais gramatical no lexical-gramatical continuuum. A mudana do menos gramatical para o mais gramatical na escala de gramaticalidade;

43

(4)

o output da gramaticalizao uma forma gramatical, isto , funcional.

Nos casos mais avanados, a forma fica sem contedo e mesmo sem referncia, ou sem massa fnica, mas com significado (morfema zero); (5) complexidade; (6) (7) hospedeiro; (8) Tipicamente envolve perda de significao concreta e literal e ganho de a gramaticalizao gradual. H estgios de gramaticalizao; a gramaticalizao freqentemente envolve fuso fonolgica com o o output da gramaticalizao pode ser uma forma de diferentes tipos de

significados mais abstratos e gerais; (9) gramaticalizao envolve expanso de hospedeiro, isto , envolve

aumento de pateern adn tokem productivity ( aumento da freqncia de tipo e de ocorrncia).

Como j foi visto, a principal motivao para a gramaticalizao a comunicao. Para isso, uma estratgia possvel usar formas lingsticas de sentido concreto, facilmente acessvel e claramente delimitvel, para expressar conceitos mais abstratos, mais dificilmente acessveis e menos claramente delineveis (lxico > funo gramatical). De acordo com Heine (2003), a gramaticalizao de uma expresso lingstica envolve quatro processos inter-relacionados: (1) Dessemantizao (bleaching, reduo semntica) perda de contedo semntico. (2) Extenso (ou generalizao de contextos) uso em novos contextos. (3) Decategorizao perda de propriedades caractersticas das formas fonte, incluindo perda de status de forma independente (cliticizao, afixao). (4) Eroso (ou reduo fontica) perda de substncia fontica. 4.2 Gramaticalizao de conjunes

44

O aparecimento do advrbio e conjuno embora enquadra-se num processo de gramaticalizao. Como explica Paul Teyssier (2004), a origem desta palavra a locuo em boa hora, porque antigamente se acreditava que para qualquer ao ou deslocao, e sobretudo para uma viagem, havia momentos propcios e outros desfavorveis. Em vez de se empregar simplesmente o verbo ir-se, como em vai-se, comeou-se a dizer vai-se em boa hora, dando depois origem ao advrbio embora. Note-se que tambm se recorria a em hora m para exprimir m vontade para com outrem, expresso que evoluiu para eram, ieram e aram, frequentes em Gil Vicente (Said Ali, 1971: 189). A expresso em boa hora tambm exprimia uma ordem ou um desejo, como em embora esteja cansado, que significava inicialmente em boa hora esteja (ele) cansado, isto , bom que ele esteja cansado. Mas Said Ali (1971: 190) que d magistralmente conta do processo de evoluo semntica de embora como conjuno concessiva:

[]a possibilidade do fato, ou que o indivduo que fala no se ope ao seu cumprimento. Da alterao semntica do testemunho os seguintes passos: Ria embora13 quem quizer, que eu em meu siso estou (Gil Vicente) Respondeu por vezes que morressem muito embora, que melhor era que morressem c que no serto, porque morriam baptizados (Vieira, Cartas 1, 118) O que est mais longe perca-se embora (ib. 1, 463) As promessas do premio dilatem-se embora (Vieira, Serm. 2, 395) Honrem-se embora com essas arvores os seus montes, que os nossos valles no ho mister quem procure a sua exaltao (ib. 5, 360) Mate-me embora, comtanto que seja imperador (ib. 5, 466) Mas Francisco Xavier, venha-lhe embora a tentao dormindo, que dormindo e acordado, sempre est seguro (ib. 8, 104).

13

Negrito do autor.

45

Assim, ao se verificar a trajetria de gramaticalizao do vocbulo embora, percebem-se claramente os quatro processos descritos por Heine sendo realizados. Quando os elementos que compunham o vocbulo embora deixaram de ser entendidos separadamente, ou seja, deixou-se de se entender a preposio em como elemento locativo, o adjetivo boa como um modificador de hora e o substantivo hora como sinnimo de momento, houve o processo de dessemantizao, isto , a perda de contedo semntico. Contudo no ocorrem s perdas durante o processo de gramaticalizao, h tambm ganhos que so observados quando embora passa a ter um novo valor concessivo descrito por Said Ali. Nota-se a o processo de extenso, ou seja, o uso de embora passou a ser usado em novos contextos com a funo de conectivo. Ao fixar-se como uma forma cristalizada o vocbulo embora, os elementos nominais que compunham a expresso em boa hora perdem sua capacidade de se flexionar em nmero, este o fenmeno chamado de decategorizao, ou seja, a perda de propriedades caractersticas das formas fonte. Por fim, quando a expresso em boa hora se cristaliza gerando embora ocorre a supresso de elementos fonticos, tal processo denominado eroso.

4.3 Gramaticalizao do quod propriamente dito

A passagem do pronome relativo quod conjuno nos fez pensar na teoria da gramaticalizao. Para que tal processo se desencadeie necessrio que ele tenha sua freqncia de uso aumentada e que estejam inter-relacionados com tal processo quatro importantes fenmenos descritos por Heine (1993) que so a dessemantizao, a extenso, a decategorizao e a eroso. Pode-se afirmar que os mesmos fenmenos transformaram o pronome em conjuno, o que caracteriza uma mudana em direo gramtica.

46

Ser demonstrado aqui como esses fenmenos se realizaram, levando a funcionar como conectivo o pronome quod. A dessemantizao (reduo semntica) ocorre quando o pronome quod perde sua capacidade referencial, ou seja, deixa de representar o nome 14. Exemplos:

(4) nihil

erat,

quod

non ipse

obiret. (OC, III, 16)

neut. v. 3s. indic. pron. neut. nada haver que

nom. v. 3s.subj prprio executar

Trad.: Nada havia o que ele prprio no executasse.

(5) Credo

quod (...) praeter consuetudinem proxima nocte uigilarat. ( OC, III, 5)

v. 1s. indic. conj. prep. Crer que contra

ac. s. costume

ablat.sing anterior noite

v. 3s. indic. vigiar

Trad.: Creio que (...) na noite anterior vigiara contra o seu costume.

Na primeira orao (exemplo 4), o pronome quod refere-se ao substantivo neutro nihil. Nessa orao o pronome relativo latino tem uma ordem mais livre dentro da sentena (como ocorre com o nome), pois ele carrega a desinncia que indica a sua funo, podendo, assim, aparecer em qualquer posio na sentena. J na segunda orao, o quod no tem mais a capacidade referencial. Este fenmeno que Heine chamou de dessemantizao, visto que o item perdeu contedo semntico, funcionando, ento, como conectivo.

14

Segundo Ernout (1945), quod j funcionou como demonstrativo ditico. Isso significa que provavelmente ele j teve a capacidade de referenciar algo no mundo real e no apenas anaforicamente. Isso seria parte do processo de dessemantizao.

47

Com tal mudana o quod passa a ser usado em um novo contexto, contexto esse que foi o de conectivo introdutor de complementao verbal, que caracteriza fenmeno da extenso. Cabe aqui lembrar que este novo uso (o de conectivo) no apaga o uso mais antigo (o de pronome). Ambos permanecem na lngua e esta convivncia ratifica o conceito de divergncia proposto por Hopper (1991), isto , formas com a mesma etimologia desempenhando funes diferentes, sendo que a existncia do novo uso no resulta no desaparecimento do uso original. Esta extenso gerou um novo uso do quod. Neste novo uso, porm, quod no tem possibilidade de se flexionar, como tem seu uso original (sing. nomin. e acus. quod; ablat. quo; dat. cui; genit. cuius. Plural: nomin. e acus. quae; ablat. e dat. quibus; genit. quorum). No tem liberdade sinttica, ou seja, a possibilidade de se mover pela sentena, que tinha o uso original, devendo vir agora logo aps o verbo da clusula principal, conforme visto no exemplo (5). No tem a possibilidade de sofrer morfologia derivacional, como ocorre com o quod relativo, que por processo de sufixao, gera a forma quodcumque (todo aquele que). A este mecanismo, pelo qual o item em processo de gramaticalizao perde propriedades morfossintticas de seu uso original, d-se o nome de decategorizao. Com a perda da possibilidade de se mover dentro da sentena, o uso de quod fica mais previsvel, sendo assim o falante demanda menos ateno na hora de pronunci-lo, no emitindo, por isso, todos os fonemas, causando desta forma uma perda de substncia fontica chamada eroso. Para tratar da gramaticalizao do quod preciso ter em mente o conceito de camada (Hopper 1991), que se refere ao fato de que as lnguas freqentemente possuem mais de uma forma para desempenhar funes idnticas e que o surgimento de uma nova forma no resulta no desaparecimento da forma existente.

48

No latim do sculo IV a.C. at o sculo III d.C., a conjuno integrante por excelncia era o ut. A partir do sculo II a.C., o pronome relativo quod vai aos poucos se gramaticalizando e assumindo tambm o valor de conjuno. Por isso, encontram-se nesta sincronia duas estruturas de sentenas subordinadas diferentes. Cabe aqui uma ressalva, o sculo I a.C. foi considerado o sculo de ouro da lngua literria latina, sendo este modo de linguagem literria modelo de pureza para os homens cultos posteriores. Dito isto, explica-se o fato de se encontrar ut no lugar de quod o qual, em determinadas sincronias posteriores, j era a forma corrente. Lembra-se ainda que, antes da mudana pela qual o quod passou para se tornar um conectivo, havia em latim o processo hipottico com o conectivo ut e a subordinao representada pela construo de infinitivo com acusativo. Define-se aqui hipotaxe e subordinao, de acordo com Hopper e Traugott (2003), sendo hipotaxe a clusula que no pode ficar sozinha e que , por conseqncia, relativamente dependente, mas que no se inclui completamente em qualquer constituinte do ncleo. J subordinao a clusula de maior encaixamento estrutural com a principal. O acusativo com infinitivo uma orao subordinada substantiva reduzida de infinitivo, introduzida sem conectivo, cujo verbo vem no infinitivo presente, perfeito ou futuro e seu sujeito em acusativo. As subordinadas reduzidas, segundo Givn (1990) so as que apresentam maior dependncia e mais altos nveis de gramaticalizao. Exemplo:

(6) Iam intelleges Adv. v. 2s. agora entender

multo me uigilare acrius adv. ac.suj. inf. adv.

ad salutem... reipublicae . (OC. I, 4) prep. ac. gen.

muito eu vigiar mais energicamente para salvao republica.

Trad.: Agora entenders que eu vigio mais energicamente para salvao da repblica.

49

Em uma sincronia mais antiga, teoricamente haveria apenas a construo com ut, em seguida teria surgido a construo de infinitivo com acusativo, na qual as clusulas esto mais encaixadas, e por ltimo a construo com quod, na qual a clusula subordinada tem uma maior liberdade. Pode-se pensar nesta trajetria, j que no sculo I a.C. tanto a construo com ut como a de infinitivo com acusativo concorriam como complemento de verbos de vrias categorias, enquanto a construo com quod era bem mais limitada em relao aos tipos de verbos que podia complementar. Ora, se a complementao com quod fosse mais antiga do que as outras nas sincronias mais remotas do latim ela teria uma distribuio e complementao verbal maior, o que segundo Ernout e Thomas 15 no ocorre. Acrescenta-se que nos textos analisados para este trabalho isto s est presente nas sincronias mais recentes do latim cristo. O infinitivo com sujeito em acusativo assim como a construo com ut so usados com verbos: a) que exprimem uma declarao, chamados uerba dicendi ou declarandi como: dico (digo), nego (nego), narro (narro), fateor (confesso), afirmo (afirmo), nuntio (anuncio), scribo (escrevo), credo (creio), puto (julgo), iudico (julgo), existimo (penso), censeo (declaro), arbitror (julgo);

(7) Legati nom. pl. embaixador

dixerunt v. 3pl. ind. dizer

reliquos omnes Belgas ac.pl (suj. da clus. sub.) restante todo belga

in armis abl.pl

esse. (BG. II, 3). inf.

em arma ser/estar

Trad.: Os embaixadores disseram que todos os Belgas restantes estavam em armas.

15

Na obra Sintaxe Latine, Ernout e Thomas afirmam que antes da construo com ut prevalecia a parataxe e que ainda h vestgios desse antigo estgio da lngua. Os autores citam como exemplo a seguinte orao de Ccero Volo etiam exquiras ( uolo quero ), ( etiam - tambm) , ( exquiras perguntes); Traduo: tambm quero que me interrogues. Esta orao, segundo os referidos latinistas, poderia ser formulada assim Volo etiam ut exquiras.

50

(8) Vereor v. 1s. ind. confessar

ut

hoc,

quod relat. que

dicam... (PM, 12) v. 1s. ind. dizer

conec. ac. s. que isto,

Trad.: Confesso que isto que direi...

b) que exprimem um sentimento, chamados uerba sentiendi como: sentio (sinto), audio (ouo), uideo (vejo), animaduerto (observo);

(9) Video duas adhuc esse sententias, unam D. Silani, alteram C.Caesaris. (OC IV, 7). v. 1 s. ver ac. adv. inf. ac. pl sentenas ac. uma gen. ac. gen. Csar

duas agora ser

Silano outra

Trad.: Vejo que agora h duas sentenas, a primeira de Silano, outra de Csar.

(10) Sed cum adv. conj. mas

uiderem...

ut

erat

meritus, morte ablat. morte

multassem (OC, 4) 1s. subj. punir

v. 1s.subj conj. v.3s. indic. nom. como ver que ser certo

Trad.: Mas como eu via que era certo, que punisse com a morte.

c) que significam jurar, prometer como: iuro (juro), minor (ameao), polliceor (prometo), spero (espero), expecto (estou na expectativa);

(11) ... paulo ante lucem me in meo lectulo adv. prep ac. pouco antes luz ac. suj eu abl. s. meu leito

interfecturos ac. pl ser morto

pollicerentur. (OC IV, 10) v. 3pl. subj. prometer

51

Trad.: ... prometeram que eu seria morto em meu leito pouco antes de amanhecer.

(12) ...et hortamur et obsecramus ut v. 1 pl. exortar v. 1 pl. conec. suplicar que

uitae tuae et saluti dat. s. tua vida salvao

consulas ( PM, 32) v. 2s. subj cuidar

Trad.: No s exortamos, mas tambm suplicamos que cuides da tua vida e de tua salvao.

d) que significam saber, aprender como: scio (sei), nescio (no sei), ignoro (ignoro), ostendo (exponho), demonstro (demonstro), disco (aprendo), intellego (entendo), doceo (ensino);

(13) Iam intelleges multo me uigilare adv. v. 2s. adv ac.suj. inf.

acrius adv.

ad salutem... reipublicae . (OC. I, 4) prep. ac. gen.

agora entender

muito eu vigiar mais energicamente para salvao repblica.

Trad.: Agora entenders que eu vigio mais energicamente para salvao da repblica.

(14) non adv. no ut conj. que

ignorabant quondam senatus v. 3pl. ind. ignorar adv. outrora tutoranda nom.

populusque Romanus nom. nom. romano

senado povo sit. (PMR, 29)

republica nom. repblica

adj. verbal em nom. deve ser defendida

Trad: No ignoravam outrora o senado e povo romano que a repblica devesse ser defendida.

52

e) que exprimam vontade, chamados uerba uoluntatis como: uolo (quero), nolo (no quero), malo (prefero), cupio (desejo), postulo (postulo);

(15) cum

illum

exterminare urbem infn. exteminar ac. suj. cidade

uolebam (OC, III, 3) v.1 s. ind. querer

conj. temp. ac. obj. Quando o

Trad.: Quando eu quis que a cidade o exterminasse.

(16) ... postulabat ut ad salutem v. 3s. ind. postular conc. prep. ac.sing. que salvao

omnium id gen. nom.

esset . ( PM.21) v. 3 s. subj. ser

todos isso

Trad.: ... julgava que isso fosse para salvao de todos.

f) Unipessoais e construes unipessoais como: apparet ( evidente), oportet ( necessrio), restat (resta); credibile est ( crvel), certum est ( certo) etc.

(17) Ad mortem te, Catilina, prep. ac. morte suj. vocat. tu

duci v. inf.

iussu abl.

consulis iampridam oportebat . (OC. I, 1). gen. adv. v. 3s. indic.

Catilina ser conduzido ordem cnsul h muito tempo ser necessrio

Trad.: J h muito tempo era preciso, Catilina, que tu fosses conduzido morte pela ordem do cnsul. (18) ... restat v. 3s. restar ut conec. que omnes pron. nom. todo unum ac. um s uelint. (PM, 32) v. 3pl. subj. querer

Trad.: Resta que todos querem um s.

53

Enquanto a estrutura com quod s aparecia com verbos que refletiam um baixo comprometimento do falante/escritor, como unipessoais e construes unipessoais:

(19) reliquit v. 3s.ind.

quod is

iam patri debitus

filio petebatur. ( PMR,15)

conj. nom. adv. dat. nom.

prep. abl. v.3s. ind. filho pedir

deixar ficar que

este agora pai dbito por

Trad: deixou que hoje este dbito ao pai fosse pedido pelo filho.

(20) Opus erat constr. unip. preciso

quod Caesar ad portum Itium conj. nom. prep. ac. ac.

cum legionibus prep. abl. com a legio

peruenit. (BG, III, 4) v. 3s. ind. chegar

que Csar

para porto cio

Trad: Era preciso que Csar chegasse ao porto de cio com as legies.

No exemplo (19), quod est introduzindo uma orao subordinada cujo verbo da clusula principal unipessoal (reliquit); j no exemplo (20) quod introduz uma clusula cuja orao principal formada pela construo unipessoal Opus erat. primeira vista a construo com quod contraria a teoria funcionalista, j que ela d maior liberdade orao subordinada que assim se realiza com mais caracterstica de orao plena, quando j havia uma construo bem mais encaixada/integrada (acusativo com infinitivo), pois parece que contraria o ciclo funcional proposto por Givn, discurso > sintaxe > morfologia > morfofonmica > zero, contudo tal fato no acontece, o que ocorre uma renovao estrutural da orao subordinada fazendo recomear este ciclo. Segundo a proposta de Givn, as regularidades da gramtica surgem no discurso e so conseqentes de um processo progressivo de diminuio de escopo, fixao, perda de massa fnica. As lnguas, em termos universais, demonstram em seus elementos essa 54

evoluo em direo a formas mais compactas e mais fixas, motivada por fatores cognitivos e comunicativos e, principalmente, pela freqncia de uso. A origem do processo teria, pois, uma motivao pragmtico-discursiva, por isso, alguns autores postulam estgios ou etapas da gramaticalizao como o ciclo funcional de Givn. O esquema do autor busca representar os processos de regularizao do uso da lngua em termos diacrnicos. Em princpio, itens lexicais/construes comeam a ser utilizados por alguma motivao no discurso e, embora possam ter determinada funo gramatical, seu uso no sistemtico e fixo. Por conta da sua repetio, tal forma ou construo torna-se mais regular com determinada estruturao sinttico-morfolgica. O item/construo se cristaliza morfologicamente, perdendo paulatinamente sua variabilidade sintagmtica: sua ordem tornase mais rgida, no podendo, por exemplo, sofrer inverso ou intercalao de elementos (morfologia). Por conta da freqncia de uso pode ainda sofrer algum tipo de alterao fonolgica (eroso) e desaparecer. Caso atinja ao zero, outro item ou construo recrutado para substitu-lo formal e funcionalmente, recomeando o ciclo funcional. H outras perspectivas semelhantes como o caso dos diferentes estgios de gramaticalizao: sintaticizao morfologizao reduo fonolgica estgio zero (reinstaurao de todo o processo). Como modelo desse processo de gramaticalizao temos a formao do futuro em portugus e em outras lnguas neolatinas. O exemplo apresentado se configura como um clssico caso de gramaticalizao, pois se trata de uma forma verbal (verbo auxiliar habere latino) que se transforma em mero morfema de tempo futuro. A estrutura analtica constituda por verbo no infinitivo seguida pelo verbo habere, amare habeo, no latim clssico, queria dizer tenho de cantar ou tenho vontade/desejo de cantar. Essa combinao se estabeleceu como uma locuo volitiva, focalizando, do

55

presente, a vontade que uma ocorrncia se desse. No latim vulgar, tal estrutura tornou-se o modo de expressar o tempo futuro. Isso ocorreu em diversas lnguas romnicas: o ei no final do portugus amarei e o do italiano amar so resqucios do habeo absorvido pela nova forma verbal. Coexistindo com o futuro sinttico latino (amabo), apesar de ser empregado com uma acepo semntica especfica, sua eventualidade discursiva permitia maior liberdade sinttica (habeo amare) e intercalao de elementos (amare (te) habeo). Ao tornar-se mais freqente, a estrutura sofreu enfraquecimento de sua fora semntica, se cristalizou, sofrendo a aglutinao dos dois vocbulos a partir de uma reduo fontica violentssima da forma habere. O ponto de partida foi a sncope da /b/ intervoclica e pelo contato das vogais em hiato houve assimilao, ditongao e(ou) contrao: ( amare) habeo > a(b)eo > *aio > *eio > ei. Um outro dado importante refere-se aos resqucios nas formas gramaticalizadas de antigos estgios da lngua (ou persistncias formais). No caso da formao desses novos futuros sintticos, seja do presente, amarei, ou do pretrito, amaria, tem-se como regra o emprego de pronome oblquo mesocltico. Na realidade, os nicos tempos que admitem mesclise so esses dois tempos verbais originados de antigas formas perifrsticas. A mesclise, j em desuso no portugus falado e at escrito, poderia ser considerada um resqucio do antigo futuro analtico constitudo de infinitivo + habere. O pronome ocorre justamente entre o suposto infinitivo e o verbo auxiliar: encont rar-te-ei, paga-lo-ia, etc. Acredita-se que o pronome relativo quod passou pelos processos sofrido pela formao de futuro. Na verdade, num dado momento da trajetria da lngua os falantes devem ter sentido a necessidade de maior clareza comunicativa, pois muitas vezes a construo de acusativo com infinitivo se tornava ambgua, principalmente, quando o verbo da orao infinitiva era transitivo direto e por isso, pedia um acusativo como complemento, assim a orao subordinada era constituda por dois acusativos um exercendo a funo de sujeito e

56

outro exercendo o papel de objeto. A ambigidade consistia em saber quem era o vocbulo sujeito e quem era o vocbulo objeto, e por vezes s um contexto muito amplo poderia desfazer essa dvida, como se nota no exemplo (15) que ora repete-se abaixo:

cum

illum

exterminare urbem infn. exteminar ac. suj. cidade

uolebam (OC, III, 3) v.1 s. ind. querer

conj. temp. ac. obj. Quando o

Trad.: Quando eu queria que a cidade o exterminasse.

Neste exemplo, percebe-se que o ouvinte/leitor necessita de outras informaes, alm das fornecidas pela estrutura oracional. Ele precisa saber que a vontade de Ccero, expressa pelo verbo uolebam na primeira pessoa, era de que a cidade (urbem) destrusse Catilina (illum), assim o ouvinte/leitor poderia saber que o vocbulo urbem sujeito e o vocbulo illum objeto, evitando desta forma entender o contrrio do que foi proposto pelo autor, ou seja, que illum o sujeito e que urbem o objeto, mudando o sentido da frase, que passaria a ser entendida assim:

Trad.: Quando eu queria que ele exterminasse a cidade.

Devido a grande polissemia do ut, a construo com esta conjuno tambm gerava grande ambigidade, j que podendo expressar muitos sentidos adverbiais e podendo tambm como integrante apenas unir duas oraes, esta forma tornou-se corriqueira perdendo expressividade (fenmeno da marcao, que ser mais detalhado no captulo 4, mais precisamente no sub-captulo 4.5); por isso, os falantes tiveram de recorrer criatividade buscando uma forma j existente na lngua para solucionar esse problema.

57

Vt16 era a conjuno latina por excelncia no sculo I a.C., podia introduzir oraes subordinadas substantivas e oraes adverbiais (temporais, finais, consecutivas, comparativa, condicionais), mostrando assim uma grande polissemia, tornando-se uma forma no-marcada, portanto perde a sua capacidade expressiva, podendo deixar a mensagem ambgua, no cumprindo assim o papel da linguagem que de informar. Ver-se- a seguir exemplos que comprovam a polissemia do ut:

(21) restat

ut

omnes pron.nom. todos

unum uelint. (PM, 32) ac um v. 3pl.pres.subj querer

v. 3s. conj. restar que

Trad.: Resta que todos querem um s.

(22) Metellus ... tanta diligentia fuit nom. abl. abl. v. 3 ser

ut

ad

L. Lentulum praetorem ac.s. Lentulo pretor

conj. prep. que com

Metelo tamanha diligncia et conj. e

ad iudices uenerit. (PA, 9) prep. ac.pl. com juzes v.3s. vir

Trad.: Metelo foi de tamanha diligncia que veio a ter com o pretor Lentulo e com os juzes.

(23) Atque ut

id

libentius faciatis, iam adv. v.2pl. adv

me

uobis

indicabo . (PA, 28) v.1s. denunciar

conj. conj. pron.ac e

pron.ac pron.dat a vs

para que isso livremente fazer agora me

Trad.: Para que possais fazer isso mais livremente, denunciar-me-ei a vs agora.

16

Em latim, o caracter V simboliza o u maisculo.

58

(24)

Dico

ut conj

palam adv.

loqueris. (PA, 9) v. 2s.

v. 1 s. ind. dizer

(para)que abertamente falar

Trad.: Digo (para) que fales abertamente.

No exemplo (21), ut funciona como conjuno integrante, introduzindo uma orao substantiva subjetiva. No exemplo seguinte (22) ut funciona como conjuno subordinada adverbial, introduzindo uma orao consecutiva. J no exemplo (23), introduz uma orao adverbial final. Por fim no exemplo (24), por causa de seus mltiplos valores, ut deixa a clusula subordinada ambgua, podendo tanto assumir o valor de objeto direto da orao principal, portanto a clusula subordinada seria substantiva, quanto poderia ter um valor final, portanto a clausula subordinada seria adverbial. Foi este ambiente que se acredita ter propiciado o surgimento de um novo conectivo subordinador que desfizesse a ambigidade entre os dois valores possveis com a conjuno ut. E esta nova forma no aparece de forma arbitrria, mas encontrada na prpria lngua que procura, em sua estrutura, alguma forma que deixe a clusula mais clara. Uma das maneiras de se conceber o modo como se d a polissemia de um elemento lingstico identifica-se com a teoria da gramaticalizao, que prope a existncia de trajetrias unidirecionais de mudana. Essa viso de mudana envolve uma seqncia em que a existncia de um valor implica a ocorrncia anterior de outro, que, por alguma motivao, selecionado para tal funo, quer seja para satisfazer necessidades comunicativas quer seja para suprir a ausncia de designaes lingsticas para determinados contedos. Dessa forma a gramaticalizao interpretada como um processo diacrnico e um contnuo sincrnico. O latim selecionou o pronome relativo quod para satisfazer as necessidades comunicativas que o ut no conseguia mais, o quod passou a funcionar como conjuno

59

integrante, pois como um relativo que advm de um pronome demonstrativo (e as vezes usado como tal17, a permanncia do antigo sentido) tem um grande valor espacial, e comum elementos de valor espacial assumirem funes tpicas de conjunes. Segundo Martelotta (2003), na base desse processo est o fato de que a expresso de dados espaciais mais elementar e concreta do que a indicao das relaes textuais. Para demonstrar a trajetria de gramaticalizao do quod foi usado neste trabalho um diagrama que demonstra a unidirecionalidade do processo de gramaticalizao proposto por Heine (2007):

NOME

ADJ

ADVRBIO

Soc PRON.DEMONSTRATIVO Ille, illa, illud Sam, Sos, Sas18 PRON. PESSOAL Ille ele RELATIVO Qui, quae, quod SUBORD. Quod Conforme prope este diagrama, o processo de gramaticalizao comea com o nome19 (que se desconhece qual seja) que d origem a um advrbio. O advrbio soc, que em

17

Ainda no latim clssico, os relativos por vezes assumiam um valor demonstrativo como evidencia a expresso de Ccero: Quae cum ita sint como estas coisas sejam assim. Nesta expresso, o autor das Catilinrias usou o relativo neutro plural (quae) no lugar do demonstrativo ( haec). 18 Segundo Ernout, em seu livro Morphologie historique du Latin( pg.145), este demonstrativo foi comprovado por Festus que cita os versos de nio : In somnis uidit, priusquam sam discere coepit.

60

latim clssico aparece sob a forma sic (assim, desta forma), d origem ao demonstrativo 20. O demonstrativo d origem ao relativo qui (masculino), quae (feminino), quod (neutro). O relativo neutro d origem ao conectivo subordinador quod. O ambiente lingstico que proporciona o uso de um relativo como conectivo subordinador est no contexto em que quod (pronome relativo), portanto deveria ter referente, usado sem antecedente. Como exposto no exemplo abaixo:

25) facultatem mihi oblatam ac. ocasio

putaui

quod pron. rel. aquilo que

erat v. 3s. ser

difficillimum (OC, III, 4) adj. nom. n. dificlimo

dat. partic. ac. v. 1s. indic. me dar julgar

Trad: Julguei que me fora dada a ocasio, fato que era dificlimo.

Este ambiente no qual quod com um valor espacial complementa o verbo putaui motiva seu uso como conjuno integrante. Este uso confirma um outro esquema proposto por Heine no qual demonstra que a organizao espaciotemporal do mundo fsico usada analogicamente para caracterizar o universo mais abstrato do texto. Assim, o relativo neutro com forte valor ditico, tanto que por vezes substitui o demonstrativo, passa a ser usado com valor textual como demonstra o diagrama: Tempo Espao Texto

19

Embora no se saiba qual nome est na base original da gramaticalizao do quod fcil demonstrar que nomes geram advrbio em latim, basta observar o advrbio guttatim (gota a gota) que deriva do substantivo gutta. 20 Tambm segundo Ernout o relativo provm deste tema em so que originou o advrbio soc.

61

Este esquema representa uma trajetria unidirecional de mudana, muito comum nas lnguas humanas. Nele encontra-se, como j foi informado acima, um relativo neutro com forte valor ditico quod (aquilo que) que passa a exercer funes tpicas de conjunes, tendo ou no apresentado um valor intermedirio de tempo (no caso da trajetria especfica do quod no se verificou o valor temporal), donde surge quod com valor textual (que). Desta forma se deu, teoricamente, a gramaticalizao do quod. Martelotta (1994) apresenta vrios exemplos desse tipo de gramaticalizao como o caso da conjuno, todavia, derivada do latim, tuta via, que mesmo no envolvedo nenhum elemento ditico, enquadra-se neste tipo de trajetria de mudana espao> (tempo) >texto. A expresso tuta via, inicialmente, expressava uma idia espacial, como se pode observar na palavra via, que, segundo Faria (1975), significava em latim via, estrada, caminho, rua. Posteriormente, o termo estende-se do domnio conceptual de espao para o de tempo, passando a significar, no portugus arcaico, constantemente, sempre, assumindo valor de concomitncia temporal. No ltimo estgio da gramaticalizao passa a ter um valor constrastivo, funcionando como conjuno adversativa de uso corrente no portugus atual. No caso de tutavia, assim como no caso de logo (proveniente do latim locu = lugar), que atualmente apresenta valor de advrbio de tempo e de conjuno conclusiva, no h uma origem ditica. Entretanto, Martelotta (1994) apresenta vrios casos de gramaticalizao espao > (tempo) > texto, em que, a exemplo do que ocorre com quod, pode-se observar essa origem ditica. Entre esses casos, est o elemento ento, proveniente de in + tunc. Por sua vez, o elemento tunc formado de tum + ce, sendo que esse elemento ce, de acordo com Martelotta (1994:136):

uma partcula epiditica demonstrativa comum nas lngua itlicas, que se liga normalmente a pronomes demonstrativos como hic(e) (este) e illic(e) (aquele), ou a advrbios tirados de temas 62

demonstrativos, como sic(e) (assim), tunc(e) (ento) e nunc(e) (agora).

Ainda segundo Martelotta (1994), a base demonstrativa de tum estaria ligada ao fato de esse elemento derivar da raiz do grego antigo te, que tambm est presente em outros intensificadores correlativos latinos como talis, tantus, tot e tam21, assim como nos demonstrativos iste, ista, istud, que, basicamente, significam esse, essa, isso. Por causa dessa origem demonstrativa (que remete a dados espaciais) do elemento tum que se explica o valor anafrico, que este elemento apresenta at hoje, ou seja, estes valores persistem no vocbulo ento, que apesar de assumir novos valores por causa da gramaticalizao, valores estes +concretos, mantm traos dos antigos valores. Ao se fazer este estudo histrico do elemento ento, percebe-se com facilidade sua trajetria de elemento espacial, valor intrnseco ao elemento te, para temporal, valor encontrado na partcula tum (naquele tempo) e de temporal para textual, valor encontrado na conjuno conclusiva ento do portugus. A trajetria de gramaticalizao da partcula quod se enquadra na gramaticalizao do tipo espao > (tempo) > texto. O que temos nessa escala uma trajetria unidirecional do tipo + concreto>- concreto, na qual um elemento espacial externo (geralmente ditico) vai se distanciando do seu valor mais concreto e passa a assumir funes referentes organizao textual, podendo, intermediariamente, expressar uma noo temporal ou no. Este tipo desse processo, comum a vrias lnguas, a transformao de elementos adverbiais de valor espacial em conjunes. Tal mudana considerada uma extenso analgica da organizao espacial para a organizao do universo textual (Heine, Claudi e Hnnemeyer, 1991). Segundo Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991), esse processo eminentemente metafrico e est presente na funo anafrica do pronome quod, quando ele faz referncia a um elemento j mencionado na orao principal. As funes anafricas ou catafricas
21

Esses intensificadores geraram, alm de ento, vrios outros conectores em portugus, como por tal que, tal qual, entretanto, no entanto, tanto que, o arcaico entanto, etc.

63

mostram que o falante usa o mesmo padro de organizao espcio-temporal do mundo concreto para organizar o mundo abstrato do texto. Na evoluo da lngua latina, somente quod, a forma neutra do pronome relativo indefinido, entre outras formas (qui e quae) de pronomes relativos, tende a se especializar como um subordinador geral no-flexionado, perdendo suas caractersticas sintticosemnticas originais. Mostra-se aqui que o caminho para essa especializao passa pela supresso do pronome demonstrativo catafrico na orao principal. Quando o correlativo de quod suprimido, a tendncia a perda de suas caractersticas morfossintticas, uma vez que j no h antecedente formal na orao principal com o qual ele tenha de concordar. Quod perde, assim, suas marcas morfossintticas - caso e concordncia de gnero com o antecedente, passando por uma descategorizao . Torna-se uma forma gramatical restrita e, funcionando como conjuno integrante, sofre uma reduo semntica, perde seu referente e, dessa forma, o seu contedo lexical; tal processo caracterizado como dessemantizao. Tornando-se conjuno, quod, perde a liberdade sinttica inerente ao pronome rela 22ivo. Agora ser descrita a trajetria diacrnica em que essa gramaticalizao ocorreu. Vt, a forma mais geral, vai perdendo espao para a forma quod, nos sculos III e II a.C. Os autores Plauto e Terncio usam quod apenas com verbos unipessoais como accidere (acontecer, ocorrer). J no sc. I a.C. o uso de quod se estende, podendo este vir com alguns outros verbos como mittere (enviar), praeterire (preterir, omitir), addere (acrescentar), accedere (acrescer), euenire (suceder), fieri (ser possvel). Convm lembrar que ao lado de quod estes verbos poderiam vir tambm com ut, tendo como principal diferena o tempo verbal da clusula subordinada que quando a orao

22

No livro Gramaticalizao (2004), Cezario prope uma escala de graus de integrao de clusula na qual a autora defende que a clusula subordinada que tem seu verbo no indicativo mais independente do que a clusula subordinada que tem seu verbo no subjuntivo. Deste modo, concordando com a autora pode-se afirmar que a clusula com ut mais independente (ou menos integrada) do que a clusula com quod.

64

introduzida por ut vem no subjuntivo e quando introduzida por quod vem no indicativo. Conforme demonstra os exemplos abaixo:

(26) His rebus abl. pl

fiebat v. 3s.

ut que

minus adv. menos

uagarentur. (BG. I, 2) v. 3s. subj. espalhar-se

Estas coisas acontecer

Trad. Por estas coisas acontecia que se espalhassem menos.

(27) Caesar Allobrogibus imperauit nom. Csar dat. pl albrogos

ut

iis

frumenti copiam facerent. (BG I,18) gen. trigo ac. v. 3pl. subj fornecer

v.3s. indic. conj pron. ordenar que lhes

poro

Trad. Csar ordenou ao albrogos que lhes fornecessem uma poro de trigo.

(28) Accidit v. 3 s. ind. acontecer

quod

est

luna plena. (BG. IV, 29) nom. s. lua cheia.

conj pres.indic que estar

Trad. Acontece que a lua est cheia.

(29) ... accedit v. 3s. ind. somar

quod per fines conj. loc.adv

Sequanorum traduxit. (BG. I) gen. v. 3s. indic. atravessar

que por territrios sequanos

Trad. Soma-se que ele atravessou pelo territrio dos sequanos. Percebe-se, nestes exemplos, que a clusula subordinada com ut mais integrada, pois tem o seu verbo no subjuntivo (exemplo 27), ao contrrio da clusula com quod 65

(conforme exemplos 28 e 29) que tem o seu verbo no indicativo. De acordo com a anlise proposta por Cezario (2004), a integrao entendida como a incorporao ou a fuso dos elementos morfossintticos e semnticos de duas clusulas. Teoricamente isto ocorre pelo fato da clusula subordinada com quod ser mais recente na lngua. Ver-se- que com o passar dos anos aumentar o grau de integrao podendo a clusula subordinada com quod vir tambm no subjuntivo, alis, esta construo ser preponderante. No sculo IV d.C. no latim corrente, quod j superou ut em seu campo de uso, sendo aquela conjuno subordinada agora a mais geral e esta restrita a alguns verbos. Mais uma vez preciso lembrar que h autores que imitam os escritores clssicos e, portanto, torna-se difcil ter-se uma percepo mais apropriada da lngua corrente da poca por meio dos escritos desses autores arcaizantes, mas por outro lado sobejam autores, principalmente, os apologetas cristos em que se acentua a interferncia da lngua corrente, ficando claro quais eram as construes de sua poca. Nos livros I, II, III e IV do De Bello Gallico, de Csar, das oraes subordinadas substantivas desenvolvidas, foram encontradas 9 (nove) introduzidas por quod e 28 (vinte e oito) por ut, mostrando que o uso de ut era bem mais geral, j que cerca de 85% das oraes so introduzidas por esta conjuno e apenas 15% pela conjuno quod. V-se tambm nestes exemplos que a conjuno ut est ligada a verbos declarativos, sensitivos, volitivos e unipessoais, j a conjuno quod apenas aos unipessoais. Estudado o Evangelho de Mateus, de Marcos e de Lucas da traduo da bblia para o latim conhecida como Vulgata de So Jernimo (sculo IV a.C.) foram encontradas 32 (trinta e duas) oraes subordinadas substantivas desenvolvidas introduzidas por quod e nenhuma por ut. Cabe lembrar que a Vulgata foi escrita em linguagem popular, da a sua importncia na verificao do uso que quod como a principal conjuno integrante. Como se pode constatar nos exemplos que seguem:

66

(30) Et cum

audissent

principes sacerdotum et pharisaei parbolas eius, nom. pl gen. nom.pl fariseus ac. parbolas gen. sua

conj. conj. v. 3pl. subj. e como ouvir quod conj. que

principais sacerdotes de ipsis abl. prprio

cognouerunt v. 3 pl.ind. entender

diceret. (Mt 21, 45) v. 3s.subj falar

Trad. E como os principais sacerdotes e os fariseus ouviram suas parbolas entenderam que (Jesus) falava deles prprios.

(31) Sciebat

enim

quod

per inuidiam prep. ac.

tradidissent v. 3pl. subj. entregar

eum. (Mt 27, 18) pron. ac. o

v. 3s. indic. conj. conj. saber pois

que por inveja

Trad. Pois sabia que por inveja o entregariam.

(32) Quid ergo scribae dicunt pron. conj nom. v. 3pl.ind. dizer

quod Eliam conj. ac.

oportet

primum adv.

uenire? (Mt 17, 10) v. inf. vir

v. 3s. ind.

porque ento escriba

que Elias ser necessrio

primeiro

Trad. Ento por que os escribas dizem que necessrio que Elias venha primeiro? Nos exemplos (30) e (31), encontra-se o verbo da clusula subordinada no subjuntivo diceret e tradidissent, mostrando assim uma maior integrao dessa clusula no sc. IV d.C. do que no sc. I a.C. como se percebe nos exemplos (28) e (29), cujos verbos esto no indicativo est e traduxit. J no exemplo (32), embora seja do sculo IV, a clusula 67

subordinada tem seu verbo no indicativo, demonstrando uma variao na possibilidade do modo do verbo da clusula subordinada, podendo contribuir para seleo do modo verbal da clusula subordinada o tipo de verbo da orao subordinada, pois certos tipos de verbos admitem uma conexo mais fraca ou mais forte com a principal.

4.4 O papel da freqncia

Uma forma de se detectar essa mudana lingstica por meio da observao da freqncia com que ela acontece. Bybee (2003) caracteriza o fenmeno da gramaticalizao a partir de uma forma de ritualizao, resultado da repetio do processo de mudana investigado; ou seja, a repetio parte caracterstica da gramaticalizao, na medida em que seqncias de palavras ou morfemas usados de modo freqente se tornam automticos no uso dos falantes de uma lngua. De acordo com Bybee (2003) no captulo em que analisa o papel da repetio no processo de gramaticalizao, este fenmeno tratado como um processo pelo qual seqncias de palavras ou morfemas usados com certa freqncia tornam-se automticas como uma unidade de processamento, como uma espcie de ritualizao. Bybee trata essa ritualizao sob os seguintes aspectos: hbito, repetio, reduo de formas, emancipao, que passam pelos seguintes processos: (1) item lingstico; (2) (3) com a repetio h uma reduo ou uma fuso fonolgica; com a emancipao h uma maior autonomia para a construo, com com o hbito, h um enfraquecimento da fora semntica de determinado

conseqente enfraquecimento ou perda de associao com outros usos dos mesmos itens;

68

(4) item.

tambm com a emancipao h a possibilidades de novos usos para o

Assim, faz-se necessrio, para que possam ser observados os aspectos que influenciam na gramaticalizao, o controle da freqncia, j que gramaticalizao e freqncia esto intimamente ligados. Bybee descreve dois mtodos para controlar a freqncia. O primeiro chamado token frequency (freqncia de ocorrncia) e o segundo type frequency (freqncia de tipo). A freqncia de ocorrncia verifica quantas vezes uma unidade (geralmente apareceu o morfema ou palavra) apareceu em um texto ou corpus; por exemplo, o conectivo subordinador quod apareceu 26 vezes nos corpora do latim clssico e 53 nos corpora do latim cristo. J a freqncia de tipo verifica a quantidade de vezes que uma determinada estrutura aparece; por exemplo, quantas vezes quod apareceu com verbos dicendi.

4.5 O princpio da marcao

O princpio da marcao, que para este trabalho de grande relevo; pois por meio dele poder-se- se entender o desgaste do ut como conjuno integrante e a insero de uma outra forma lingstica para esse fim, refere-se ao grau de novidade e de complexidade de uma determinada forma lingstica e pode estar relacionado inteno do falante de dar a uma determinada estrutura um contorno expressivo maior ou no. As formas lingsticas marcadas so aquelas que no passam despercebidas pelos interlocutores, uma vez que seu uso causa estranheza naquele determinado contexto, impondo aos participantes um maior esforo de ateno e, portanto, um maior empenho cognitivo. J as formas no-marcadas so as usuais, corriqueiras e tendem, conseqentemente, a ter pouca expressividade, visto que so

69

mais automatizadas pelos usurios da lngua. Pretende-se demonstrar que a forma ut por sua grande produtividade tornou-se banal, por isso perdeu expressividade, sendo necessrio para melhor eficcia da comunicao o surgimento de uma forma capaz de expressar o que o ut j no conseguia. H trs critrios principais que envolvem o princpio da marcao, segundo Givn (1995). So eles: a. Freqncia de distribuio: as categorias marcadas tendem a ser menos

freqentes que as categorias no-marcadas; b. Complexidade estrutural: a categoria marcada tende a ser estruturalmente mais complexa do que a forma no-marcada correspondente; c. Complexidade cognitiva: a categoria marcada tende a ser cognitivamente mais complexa do que a no-marcada, demandando maior esforo mental, ateno e tempo de processamento. Ressalta-se a grande importncia do contexto para o conceito de marcao. Se em determinado contexto, certa categoria cognitivamente complexa, ela tende a ser estruturalmente complexa, ou seja, tende a ser marcada. Porm, em um outro contexto, essa mesma estrutura pode no ser marcada. Assim, a explicao para o fenmeno da marcao dada por fatores comunicativos, scio-culturais e cognitivos.

4.6 O princpio da iconicidade

O princpio da iconicidade em sua formulao clssica (Bolinger, 1977) prev uma conexo no-arbitrria e a existncia de uma correlao de um-para-um entre forma e funo na gramtica das lnguas. Porm, para Givn (1991), esta correlao idealizada entre forma e funo 'super-estendida'. O autor admite a existncia de arbitrariedade na codificao

70

lingstica, argumentando que a iconicidade do cdigo lingstico est sujeita a presses diacrnicas corrosivas tanto na forma (cdigo/estrutura) quanto na funo (mensagem): o cdigo sofre constante eroso provocada pelo atrito fonolgico, e a mensagem costuma ser alterada em virtude da elaborao criativa. Os dois tipos de presso geram ambigidades: quanto ao cdigo, verifica-se a correlao entre uma forma e vrias funes; quanto mensagem, observa-se a correlao entre vrias formas e uma funo. Os subprincpios associados noo de iconicidade so: (I) subprincpio da quantidade, (II) subprincpio da adjacncia e (III) subprincpio da ordenao linear. Givn (1991) considera que a gramtica construda a partir desses trs subprincpios icnicos, cognitivamente transparentes, que se combinam com convenes estruturais aparentemente mais arbitrrias. Passa-se, ento, a uma descrio sumria dos trs subprincpios, baseada nas definies contidas em Givn (1991, p. 87-9) e Martelotta, Votre, Cezario (1996, p. 118-9).

I . Subprincpio da quantidade

(a) Uma fatia maior de informao receber uma fatia maior de codificao. (b) A informao menos previsvel receber mais material de codificao. (c) A informao mais importante receber mais material de codificao.

A base cognitiva do subprincpio da quantidade est ligada especialmente a reas de ateno e esforo mental. Um dos mais citados exemplos de manifestao desse subprincpio a forma de codificao dos referentes nominais, que apresenta a seguinte gradao:

SN pleno > pronome > anfora zero.

71

(33) Paulo comprou uma bola. Ele joga futebol, mas no joga bem.

II. Subprincpio da adjacncia

Os conceitos mais integrados no plano cognitivo se manifestam no nvel da codificao lingstica com maior integrao morfossinttica. Este subprincpio tem sua base cognitiva calcada no postulado de que a ativao de um conceito desencadeia a ativao de outros conceitos estreitamente a ele relacionados. Um exemplo da atuao deste subprincpio freqentemente apontado o grau de integrao acentuado entre V e O.

III. Subprincpio da ordenao linear

O subprincpio da ordenao linear define que a informao mais importante tende ocupar o primeiro lugar na cadeia sinttica, ou a ordem dos elementos na estrutura morfossinttica tende a refletir a ordem dos elementos no mundo real como no muito citado exemplo Vim, vi e venci (um fato s possvel aps o outro; caso contrrio, no h lgica nessa seqncia). Givn (1990, 1993) tem considerado a importncia e a acessibilidade como dois subcomponentes da topicalidade: o primeiro definido em termos catafricos (referente importante permanece no discurso) e o segundo, em termos anafricos (referente anteriormente mencionado mais acessvel). De acordo com ele, cognitivamente, a informao mais importante e imprevisvel demanda mais ateno. Assim sendo, natural que ela seja colocada em primeiro lugar na cadeia lingstica, pois o elemento inicial do fluxo discursivo o que controla mais ateno e melhor memorizado. O autor cita como exemplo

72

da atuao do subprincpio da ordenao linear a colocao inicial de SNs plenos indefinidos, ou importantes, em lnguas cuja ordem de constituintes flexvel (Givn, 1990: 94).

73

5. ANLISE DE DADOS

Neste captulo, estudar-se- a mudana de um item que era um pronome relativo neutro e que, em contextos sintticos especficos, passou a assumir valor de conjuno integrante. Entende-se que, no fenmeno em anlise, h um processo de gramaticalizao. Assim, foram selecionadas algumas variveis que possibilitem ratificar essa afirmao, tais como:

a) posio do quod pronome e do quod conjuno dentro da orao j que elementos mais lexicais tm uma ordenao mais livre, caso do pronome relativo em latim, e os elementos mais gramaticais tm uma ordenao mais pressa, caso da conjuno, pois como afirmam Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991), Traugott e Heine (1991), Hopper e Traugott (2003), Traugott (2003), Heine: (2003) Lehman, (2005), Brinton e Traugott (2005), Cunha, Oliveira e Martelotta (2003) os itens em processo de gramaticalizao perdem a liberdade tpica da criatividade contextual motivada pelo discurso e tornam-se mais fixo e mais regulares. Deste modo, foram estabelecidas as seguintes variveis para as possveis posies do quod, tomando como base o verbo da clusula principal: i) Posio antes do verbo como demonstra o exemplo: Quod expectavi ... Aquilo que esperei... (OC, II, 6) ii) Posio depois do verbo como demonstra o exemplo: nescio quod .... desconheo o que... (OC, II, 11) iii) Posio com elemento interveniente entre quod e o verbo: illud perficiam profecto , quod ... contudo farei aquilo que... (OC, II, 28) id maxime quod omnes uerebamur. Isto que todos temamos principalmente.

74

b) tipo semntico do verbo com o qual o quod como conjuno comeou a ser utilizado segundo Brinton e Traugott (2005), o processo de gramaticalizao comea em um determinado contexto, com um determinado hospedeiro que possui uma motivao para este fato ocorrer. No caso especifico do quod, ele comeou a ser usado com verbos unipessoais e construes unipessoais;

c) a extenso de uso do quod com outros tipos semnticos de verbo visto que gramaticalizao envolve expanso de hospedeiro, ou seja, aumento da freqncia de tipo, neste caso especfico, envolve aumento de tipos de verbos com que o quod pode combinar;

d) o aumento de freqncia de ocorrncia do quod em detrimento da freqncia de ut o item gramaticalizado (quod) tem sua freqncia de ocorrncia aumentada, contudo ainda se registram casos com ut, evidenciando a presena de camadas, conforme um dos princpios associados gramaticalizao proposto por Hopper (1991);

e) o modo verbal da clusula subordinada acredita-se que h nveis de gramaticalizao diferentes de acordo com o modo da clusula subordinada.

Cabe dizer que esta anlise possui um cunho mais qualitativo do que quantitativo. Acredita-se que os exemplos observados, ainda que poucos, 89 dados, permitem tirar concluses sobre o tema proposto. Assim, ressalta-se que as informaes quantitativas, por estar se tratando de um nmero relativamente pequeno de casos, esto a servio das anlises qualitativas. Cabe ainda lembrar que foram pesquisadas todas as aparies de quod, encontradas nos corpora, sendo analisadas principalmente aquelas em que este item funciona

75

como conjuno integrante e alguns exemplos em que este item funciona como relativo, que serviram para ajudar a demonstrar o processo de gramaticalizao.

5.1 A posio do quod

A posio do quod dentro da clusula variou de uma posio bem livre, vindo em qualquer lugar dentro da clusula subordinada, quando este era pronome, ou aparecendo numa ordenao prototpica, vindo logo aps o verbo quando este era uma conjuno, portanto possuindo uma ordenao mais fixa, conforme demonstram os exemplos abaixo, evidenciando assim uma diferena de comportamento entre o item mais gramatical e o mais lexical:

33) Accedit v. 3 s. ind. somar

quod conj. que

uinum nom. vinho

ad se prep. ac. para eles

omnino adv. inteiramente

impotari v. infin. levar

non sinunt, ( BG, IV, II) v. 3 pl. colocar, deixar, permitir

Trad: Soma-se que eles no deixaram que o vinho fosse levado inteiramente para junto deles.

34) ... dicam v. 1 s. ind. dizer

id, ac. isto

quod pron.rel. que

sentio, v. 1 s. ind. sentir

Quirites. ( OC, III, 17) voc.

romanos

Trad: Direi isto , que sinto, romanos.

35) nihil pron. neut. nada

tacitum, adj. silencioso

nihil

denique adv. finalmente

eius pron. gen. deste

modi, gen. gnero

76

etiam

minus adv.

digni adj. dignos

quod pron. rel. que

adsequi v. infin. conseguir

possint. ( OC, III, 26) v. 3 pl. subj. poder

tambm menos

Trad: Nada silencioso, nada finalmente deste gnero, que os menos dignos podem tambm conseguir.

No exemplo (33), o elemento quod, que funciona como conjuno integrante, vem logo aps o verbo accedit da clusula principal, introduzindo a orao que serve de sujeito para este verbo. Isto aconteceu com todas as clusulas dos corpora analisados, em que quod tem esta mesma funo, ou seja, sua posio se tornou previsvel. Esta posio fixa decorre do fato de que o item j avanou no continuum de escala gramaticalizao, tornando-se um item ainda mais gramatical do que j era, por isso, a ordenao deste item a prototpica das conjunes. No exemplo (34), o pronome relativo quod vem logo aps a palavra a que se refere (id pronome neutro), contudo esta posio do relativo, embora freqente no a nica, podendo o relativo aparecer em muitas outras posies dentro da clusula, como ocorre no exemplo (35). Neste exemplo, o pronome relativo quod aparece distante do seu referente nihil, havendo entre as duas palavras 6 outros vocbulos, s se sabe que quod se refere a nihil porque o pronome vem no mesmo nmero e no mesmo gnero do substantivo (neutro e singular). Esta no-fixao da ordenao do relativo demonstra seu aspecto mais lexical e ajuda a identificar cada funo do elemento. Uma terceira funo do quod reflete uma outra posio deste elemento dentro da clusula, a funo de relativo sem antecedente. Com esta funo nos exemplos examinados

77

dos corpora, o pronome quod vem sempre junto (antes ou depois) do verbo da clusula principal como no exemplo (36):

(36) Quod rel.

expectaui,

iam sum adsecutus... (OC, II, 6) v. 1s. ind. alcanar

v. 1 s. ind. adv. agora

aquilo que esperar

Trad.: Esperei aquilo que agora alcancei...

No que diz respeito distribuio desses dois tipos de uso do item estudado nos corpora das duas sincronias, os resultados obtidos foram os seguintes:

Tabela 1 Posio do quod referente a sua ordenao em relao ao verbo da clusula principal23. Itens Quod pronome relativo com antecedente Quod pronome relativo sem antecedente Quod conjuno integrante Posio DV N O % 9 18,7 15 89 71,4 100 Posio AV N O % 12 25 6 28,6 Posio EI N O % 27 56,3 Total N O % 48 100 21 89 100 100

Como a tabela demonstra, quanto mais gramatical o item, mais fixa sua ordenao. Assim, pode-se supor que numa escala de gramaticalidade o relativo com antecedente24 menos gramatical que o relativo sem antecedente, portanto sua ordenao se apresenta mais livre na clusula como a tabela demonstra. Esta liberdade se d tambm em relao a seu referente, no havendo necessidade de o relativo vir logo aps a palavra que

23

DV significa depois do verbo, AV antes do verbo, EI indica que h um ou mais elementos entre o quod e o verbo, j N O significa nmero de ocorrncia. 24 A suposio de que o relativo com antecedente menos gramatical que o sem antecedente advm no s da posio mais fixa deste item mas tambm de sua avanada decategorizao, pois este funcionando como relativo sem antecedente no declina, nem tem plural vindo sempre com a forma quod acusativa.

78

retoma. Contudo, o relativo sem antecedente est sempre prximo ao verbo da clusula principal como evidencia o exemplo (36), no qual o quod vem imediatamente antes do verbo expectaui. Esta proximidade ocorreu em todos os dados deste mesmo tipo analisados, a variao estava na ordenao do quod que poderia aparecer antes ou depois do verbo, sendo encontrados 15 depois do verbo e s 6 antes do verbo. Este dado aponta para a ordenao da conjuno que como consta na tabela mais fixa ainda, por este ser mais gramatical. Aponta tambm para o subprincpio da iconicidade denominado adjacncia ou proximidade que define que conceitos mais integrados no plano cognitivo se manifestam no nvel da codificao lingstica com maior integrao morfossinttica. Ao no ter referente exposto na orao anterior o relativo passa a funcionar como objeto do verbo da clusula principal, da sua proximidade com este se tornar necessria. Conforme j se vem anunciando, o relativo sem antecedente menos gramatical que a conjuno, pois o termo perdeu a sua capacidade referencial e sua liberdade de ordenao, como demonstra a tabela, j que em todos os 89 dados analisados de quod, funcionando como conjuno integrante, vem o item gramaticalizado em uma nica posio logo aps o verbo da clusula principal25. Esta anlise s ratifica a hiptese de anterioridade temporal de um sentido em relao ao outro e as hipteses de trajetrias unidirecionais de desenvolvimento semntico-sinttico, pois se confirma por meio dela a gradualidade da mudana, demonstrando que primeiro veio o pronome com antecedente, deste derivou o relativo sem antecedente e por fim deste o conectivo subordinador.

25

Nos dados pesquisados o nico elemento que por 8 vezes se interps entre o verbo e a conjuno quod foram os pronomes pessoais tonos me, te, se nobis e uobis, porm como a acentuao destes depende do verbo, estes no foram analisados como elementos isolados.

79

5.2 Tipo de Verbo

Guiado pelos dados encontrados nos corpora da poca clssica, no qual o ut conjuno integrante aparecia com maior freqncia de ocorrncia e de tipo, ou seja, mais vezes e com mais tipos de verbos que quod, percebe-se que o maior uso do quod deu-se com verbos unipessoais, aparecendo menos vezes com outros tipos de verbos. Isto leva a pensar que o processo de gramaticalizao do quod iniciou-se com este tipo de verbo, j que com ele que o item mais se realiza nesta primeira sincronia estudada; portanto, os verbos unipessoais seriam o primeiro hospedeiro do quod, s mais tarde se estendendo a outros tipos de verbos. Dos 26 exemplos encontrados com quod na anlise dos textos clssicos, 18 foram com verbos unipessoais e construes unipessoais, assim como 8 vezes com verbos pessoais. Os unipessoais que mais apareceram foram accedit (acrescentar) 5 vezes, accidit (acontecer) 4 vezes e 3 vezes com addit (somar), j as demais vezes apareceram com construes unipessoais como certum est26 ( certo). Do uso do quod com verbos pessoais o que mais chamou ateno foi o fato de esses verbos em sua maioria (5 casos) estarem na primeira pessoa do singular, o restante ( 3 casos) na terceira pessoa do singular. Para melhor demonstrar estes usos sero repetidos alguns exemplos que j foram examinados acima e feita uma tabela:

(28) Accidit v. 3 s. acontecer

quod

est

luna plena. (BG. IV, 29) nom. s. lua cheia.

conj pres.indic que est

26

Embora, para efeito de estudo, tenham sido analisados separadamente os verbos unipessoais das construes unipessoais formadas pelo verbo esse na 3 do singular e um predicativo, ambas estruturas se comportam sintaticamente da mesma forma, tendo como sujeito uma orao.

80

Trad. Acontece que a lua est cheia. (29) ... accedit v. 3s. somar quod per fines Sequanorum traduxit. (BG. I) gen. v. 3s. indic. atravessar

conj. loc.adv

que por territrios sequanos

Trad. Soma-se que ele atravessou pelo territrio dos sequanos.

(5) Credo

quod ...praeter consuetudinem proxima nocte uigilarat. ( OC, III, 5)

v. 1s. indic. conj. prep. Crer que contra

ac. s. costume

ablat.sing anterior noite

v. 3s. indic. vigiar

Trad.: Creio que na noite anterior vigiara contra o seu costume.

Tabela 2 Tipos de verbos usados com quod no latim clssico. Tipos de verbos Com verbos unipessoais Com construes unipessoais Com verbos pessoais Total Nmero de ocorrncia 12 6 8 26 % 46,15 23,08 30,77 100

Como se pode notar pela tabela acima, 46,15 % das ocorrncias com quod se d com verbos unipessoais, o que ratifica a hiptese de que este tipo de verbo foi por onde se iniciou a gramaticalizao do item estudado. Somando-se aos verbos unipessoais as construes unipessoais que nos dados analisados tambm eram unipessoais, tem-se um nmero muito expressivo 69,23% de quod ligados a verbos que apresentam sujeito oracional. Dentre os 81

verbos pessoais, 7 so marcados por um baixo comprometimento do falante/escritor em relao ao contedo proposicional. A nica exceo a ocorrncia com verbo credo27. Acredita-se que tal caracterstica aliada grande freqncia deste tipo de verbos motivou a seleo dele para primeiro hospedeiro do elemento quod mais gramatical. Como se sabe, a gramaticalizao costuma ocorrer com as construes mais freqentes o que corrobora a escolha deste tipo de verbo como ponto inicial do uso do quod conjuno integrante. Contudo, ela tambm pode atuar como fora de conservao de estruturas, por fora da repetio; uma estrutura fica to a mo que consegue resistir mais tempo presso de mudana, conforme (Bybee, 2003). Isto ajudaria a explicar porque os verbos com alta freqncia, como os volitivos e os sensitivos, demoram tanto para se ligar a quod. Eles teriam uma vinculao com a estrutura de infinitivo muito forte devido ao uso consistente das formas em conjunto, vindo a caracterizar verdadeiras locues, pois comumente se encontram juntas, o que no ocorre to freqentemente com outros tipos de verbos e o infinitivo, como afirmam Ernout e Thomas (1951).

5.3 A extenso do uso de quod no latim cristo

Para a anlise deste fator, faz-se necessrio lembrar a proposta feita por Brinton e Traugott (2005) que afirmam que com o tempo o item gramatical resultante do processo de gramaticalizao pode-se tornar ainda mais gramatical por adquirir mais funes gramaticais e por expandir seu hospedeiro. Esta segunda afirmao a que mais interessa neste momento, pois, como foi visto acima no incio do processo de gramaticalizao, o item quod se liga a um nmero muito restrito de tipos de verbos. Contudo, ao ser feita a anlise de outra
27

Em todo corpus analisado do latim clssico, s aparece um dado com verbo cognitivo, este do exemplo citado acima, todos os outros cognitivos (32 ocorrncias) ou foram complementados por ut ou pela estrutura de acusativo com infinitivo. Este fato corrobora a hiptese sustentada nesta dissertao, j que o uso consistente de quod com verbos cognitivos apenas se dar em sincronias mais tardias do latim como a do latim cristo.

82

sincronia do latim, a do latim cristo (sculo IV d.C), foi verificado um quadro de distribuio de quod bem diferente da encontrada no sculo I a.C. Nos textos dos corpora estudados da poca crist, o quod conjuno integrante se liga a todos os tipos de verbos. Mostrando assim que este elemento se gramaticalizou ainda mais ao poder ser usado sem restries dentro da lngua deste grupo, como demonstram os exemplos abaixo.

(37) Aduertis

quod in illo Hebraeorum transitu baptimis figura praecesserit. (MLU,5) gen. ablat. dat. nom. v.3 s. subjunt.

v.2 pl. indic. conj ablat. Lembrar

que naquele Hebreus passagem

batismos frmula preceder

Trad.: Lembrais que naquela passagem da epstola aos Hebreus a frmula precede aos batismos.

(38) ... et auditum est quod in domo conj. e v. 3s. ind. ouvir conj. que

esset (Mc 2,2)

prep. abl. v. 3s. subj. em casa estar

Trad.: E ouviu-se que ele estava em casa.

(39) Volo

quod protinus

des

mihi in disco

caput Iohannis Baptistae (Mc 6,25) ac. cabea gen. Joo Batista

v. 1s. ind. conj. adv. querer

v. 2s. subj. pron. prep. abl. me em bandeja

que imediatamente dar

Trad.: Quero que me ds imediatamente a cabea de Joo Batista em uma bandeja.

Com estes trs exemplos, fica bem claro o diferente tipo de distribuio do item em estudo, pois em todos os corpora da primeira sincronia estudada, uma s vez apareceu quod

83

sendo usado com cognitivos e nenhuma ocorrncia foi detectada com verbos sensitivos ou volitivos. Estudando os exemplos da segunda sincronia, encontra-se quod sendo usado com um verbo cognitivo aduertis (37), com um verbo de operao de sentidos auditum (38) e com um verbo volitivo uolo (39), porm outros tipos de verbos tambm se ligam a quod nesta sincronia como explicita a tabela abaixo.

Tabela 3 Extenso de uso do quod no corpora do latim cristo TIPOS DE VERBOS Dicendi Sentiendi Volitivo Cognitivo Unipessoais Construes unipessoais Total OCORRNCIA 19 11 8 7 8 10 63

Cabe lembrar aqui que o grande uso de quod ligado a verbos dicendi deve-se ao fato de que os corpora analisados so compostos, em sua maior parte, de textos narrativos nos quais, a todo momento, lembrada a fala de algum personagem por meio do discurso indireto, havendo quase que um mote que se repete quando a lembrana vai ser atualizada: ento Jesus disse que..., ento falou que.... Ao analisar a tabela acima, constata-se que nesta sincronia no h restries para uso de quod, comprovando assim sua extenso aos mais variados tipos de verbo. Desta forma, de acordo com Brinton e Traugott (2005), o item tornou-se ainda mais gramatical, pois aumentou seu nmero de hospedeiros, ou seja, sua freqncia de tipo.

84

5.4 Aumento de freqncia de ocorrncia de quod

Uma vez que quod pde-se ligar aos mais variados tipos de verbo, passou a ter juntamente sua freqncia de ocorrncia aumentada. No sculo I a.C., ut integrante tinha uma freqncia de ocorrncia maior que a de quod, j no sculo IV d.C. quod a nica conjuno integrante que aparece nos textos da Vulgata de So Jernimo, tendo assim superado ut. Em Santo Ambrsio tambm aquela tem um uso mais freqente que esta, embora ut aparea uma vez, conforme comprovam as tabelas abaixo:

Tabela 4 Uso de quod e ut integrante no latim clssico 28 CONECTIVOS UT QUOD TOTAL QUANTIDADE 62 26 88 % 70,5 29,5 100

Tabela 5 Uso de quod e ut integrante no latim cristo CONECTIVOS UT QUOD TOTAL QUANTIDADE 1 63 64 % 1,4 98,6 100

Das 88 oraes substantivas analisadas nos corpora do latim clssico, 62 (70,5%) utilizaram a conjuno integrante ut como conectivo introdutrio e apenas 26 (29,5%) com a conjuno quod. Este dado revela que a gramaticalizao de quod estava no seu incio, pois ele tinha uma baixa freqncia de ocorrncia nesta sincronia, freqncia esta que aumentou sensivelmente na anlise feita em outra sincronia do latim a do latim cristo; j que dos 64 dados encontrados, 63 (98,6%) usam quod e apenas 1 (1,4%) exemplo encontrado com ut.
28

A baixa freqncia de conjuno integrante se deve ao fato de que em latim se tinha uma preferncia pela construo de acusativo com infinitivo ao invs da orao desenvolvida.

85

Esta inverso nos nmeros referentes ao uso de quod e ut demonstra quo gramaticalizado est o quod no sculo IV. Este emprego macio de quod ratifica que na mente da comunidade lingstica desta sincronia tal elemento j se encontrava totalmente gramaticalizado, pois eles praticamente no conheciam outra conjuno capaz de suprir as necessidades comunicativas, por isso recorriam sistematicamente ao quod. Cabe ressaltar que no nico exemplo

encontrado com ut, este item completava um verbo volitivo que foi o que mais resistiu ao uso com conectivo quod nas duas sincronias analisadas.

5.5 O modo verbal da orao subordinada

Cezario (2004) define 9 categorias lingsticas controladas que formam uma categoria maior denominada graus de integrao de clusulas, sendo a uma delas o modo da orao subordinada. A autora diz que se deve verificar se o modo da clusula subordinada o indicativo, o subjuntivo ou um modo no finito. Ela aponta ainda que a clusula no modo indicativo mais independente que do que no modo subjuntivo. Autora se baseia em Givn (1990; 1995), segundo o qual o uso do verbo da orao subordinada no subjuntivo j um indcio de que a integrao entre as clusulas est mais forte. Nos textos pesquisados dos corpora do latim clssico, a clusula subordinada com quod s foi usada com verbos no modo indicativo, j nos textos do latim cristo no s o indicativo foi usado mais tambm o subjuntivo, conforme demonstram os exemplos abaixo:

(40) Peccatrix cognouit nom. pecadora v. 3s. ind. saber

quod accubuit conj. v. 3s. ind. que estar a mesa

in domo Pharisaei (Lc 7,37) prep. abl. em casa gen. fariseu

Trad.: Uma pecadora soube que ele esteve mesa na casa de um fariseu.

86

(41) Cognouerunt quod uisionem uidisset v. 3pl. ind. saber conj. que ac. viso

in templo ( Lc 1,23)

v.3pl. subj. prep. abl. ver em templo

Trad.: Souberam que ele viu uma viso no templo.

No exemplo (40), quod introduz uma clusula cujo verbo accubuit est no pretrito perfeito do indicativo, j no exemplo (41) a conjuno introduz uma subordinada cujo verbo est no pretrito-mais-que-perfeito do subjuntivo, caracterizando assim uma mudana ocorrida na estrutura da clusula subordinada. Tendo se procurado observar, nos exemplos analisados, o modo da clusula subordinada, o resultado foi o seguinte:

Tabela 6 Modo da clusula subordinada com quod no latim clssico Modo do verbo Indicativo Subjuntivo Total Ocorrncia 26 26 % 100 100

Tabela 7 Modo da clusula subordinada com quod no latim cristo Modo do verbo Indicativo Subjuntivo Total Ocorrncia 24 39 63 % 38,1 61,9 100

Como se percebe, no latim clssico, pelo fato de a gramaticalizao estar num estgio anterior a do latim cristo, quod s introduz clusulas cujos verbos se encontram no indicativo. J a anlise feita no latim cristo apontou que a maior freqncia dos verbos das clusulas subordinadas (61,9) est no subjuntivo. Assim, constata-se que a clusula introduzida por quod no latim cristo mais gramaticalizada do que no latim clssico, demonstrando que de uma sincronia para outra houve uma evoluo no continuum de gramaticalizao no s do item estudado, mas tambm de toda clusula por ele introduzida. 87

6. CONCLUSO

Essa dissertao tratou da gramaticalizao do item quod, pronome relativo latino que se transformou em conjuno integrante, e, assim, dentro de uma escala no continuum de gramaticalizao, este item passou de um elemento gramatical a mais gramatical. Para realizar esse estudo foi preciso analisar textos latinos de duas sincronias bem distintas (latim clssico e cristo), e, ento, detectar as causas que provocaram tal mudana causas estas que confirmaram as hipteses estabelecidas no caput deste trabalho. Constatou-se, nesse trabalho, a origem ditica espacial do elemento quod, ao se verificar que o mesmo deriva de um antigo demonstrativo de tema em so que foi atestado em latim arcaico, sendo ainda encontradas as formas sam, sos, sas, como comprova Ernout (1945). Detectada essa origem, pde-se confirmar a trajetria do processo de

gramaticalizao espao > (tempo) > texto proposto em Heine, Claudi e Hnnemeyer (1991) e em Heine (2007), na qual um elemento espacial levado a assumir funes tpicas de conjunes. Essa direcionalidade da mudana semntica foi encontrada no elemento em estudo. Ao analisar os dados encontrados, verificou-se que o item quod percorreu justamente esta trajetria, pois os dados apontam que do demonstrativo adveio o relativo, do relativo conjuno. Assim, de um elemento que tem uma origem ditica espacial surgiram usos pronominais anafricos e catafricos dos relativos, que gerou o item quod com funes conectivas. De acordo com a anlise feita, o quod integrante surgiu do contexto em que o relativo era usado sem antecedente. O relativo, por no ter referente, passou a ser entendido como um complemento do verbo da clusula principal, da sua grande proximidade com este termo, como prope o princpio da iconicidade, mais especificamente o subprincpio adjacncia Givn (1990), que determina que h uma relao entre proximidade semntica e

88

proximidade sinttica. Assim, o item quod sem referente se fixa prximo ao verbo, vindo com maior freqncia logo aps este (71, 4%) , com o tempo perde sua capacidade referencial e passa apenas a ligar duas oraes. No sculo I a.C, o quod conjuno integrante tinha seu uso muito restrito nos textos analisados (29, 5% ), sendo preterida por outras construes, como a desenvolvida com ut ou a reduzida de infinitivo. J no sculo IV a.C, quod o principal conectivo introdutor de clusula subordinativa substantiva desenvolvida nos textos do latim cristo analisados (98,6%), podendo vir com todos os tipos de verbo, superando a construo do latim clssico com ut e podendo ser construda com o verbo da subordinada no subjuntivo (61,9), o que no era possvel no sculo I a.C. Nesta sincronia quod s introduzia clusulas cujo verbo estava no indicativo. Assim, pode-se supor que a gramaticalizao do item quod estava mais adiantada neste sculo. Foi possvel detectar que cronologicamente o quod posterior no s ao ut mas tambm a estrutura de acusativo com infinitivo, uma vez que sua freqncia de uso e de ocorrncia cresceu da sincronia mais antiga para mais recente, enquanto as outras duas construes diminuram (principalmente ut que apenas teve uma ocorrncia no latim cristo). Evidencia-se, assim, que comunidade lingstica recorreu a este item, para tornar mais clara a comunicao, quando as outras estruturas j no eram capazes. Nesse processo de gramaticalizao foi possvel detectar que a passagem de pronome relativo a conjuno integrante envolveu trs dos quatro mecanismos descritos por Heine (2003)29: a dessemantizao, a decategorizao e a extenso. A dessemantizao entendida como a perda de contedo semntico, constata-se a realizao deste fenmeno no item estudado, quando quod pronome relativo no possui mais a capacidade referencial, ou

29

O quarto mecanismo descrito por Heine o da eroso que implica perda da substncia fontica o que no ocorreu com quod, visto que este item permaneceu fonologicamente constante durante as duas sincronias analisadas.

89

seja, no pode mais retomar um termo. A decategorizao entendida como perda de propriedades caractersticas das formas fonte, verifica-se que esse fenmeno ocorreu, quando quod no pode mais se declinar nem ir para o plural, ou seja, perdeu as caractersticas de pronome e comeou a ganhar caractersticas de conjuno. A extenso que se resume no uso em novos contextos, d-se, quando o quod com caractersticas de conjuno que tinha um uso restrito passou a acompanhar outros tipos de verbos, ou seja, de seu uso inicial com verbos unipessoais (os dados do sculo I a.C. apontam que 46,15 dos casos foram com este tipo de verbo) se espalhou a outros como, as construes unipessoais, os sensitivos, os declarativos, e por fim, no s os cognitivos mas tambm os volitivos.

90

7. REFERNCIA BIBLIOGRFICA

BIZZOCCHI, A. L. Processos lexicognicos em lnguas romnicas e germnicas. So Paulo: FFLCH-USP. 1994. [Tese de Doutorado].

BYBEE, Joan. Mechanisms of change in grammaticization: the Role of frequency. In: JOSEPH, Brian e JANDA, Richard (eds). A handbook of historical linguistic. Oxford: Blackwell, 2003.

BRINTON, Laurel J. & TRAUGOTT Elizabeth Closs. Lexicalization and Language Change, Cambridge: Cambridge Universiti Press, 20005.

CAMARA JNIOR, J. Mattoso. Dicionrio de Lingstica e Gramtica: referente lngua portuguesa. 14 ed. Petrpolis: Editora Vozes, 1988.

CAMARA JNIOR., J. Mattoso. Histria e estrutura da lngua portuguesa. Rio de Janeiro, Padro, 1978.

CSAR. Guerre des gaules, texte tabli et traduit par L. A. Constans. Paris: Socit D` dition: Les Belles Lettres, 1926.

CEZARIO, Maria Maura. Graus de integrao de clusulas com verbos volitivos. In: VOTRE, Sebastio, CEZARIO, Maria Maura & MARTELOTTA, Mario. Gramaticalizao. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras UFRJ, 2004.

CICRON. Pour le pote Archias, texte tabli et traduit par Flix Gaffiot. Paris: Socit D` dition: Les Belles Lettres, 1947.

91

CUNHA, Maria Anglica F. da, OLIVEIRA, Mariangela Rios de e MARTELOTTA, Mrio E. (orgs). Lingstica funcional: teoria e prtica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

DUBOIS, J.; GIACOMO, M.; GUESPIN, L.; MARCELLESI, J.; MEVEL, J. Dicionrio de lingstica. So Paulo: Cultrix, 1978.

ERNOUT, Alfred e THOMAS, Franois. Syntaxe Latine. Paris: Librairie C. Klincksick, 1951.

ERNOUT, Alfred. Morphologie Historique du Latin. Paris: Librairie C. Klincksick, 1945.

GAILLARD, Jacques. Approche de la Litterature Latine. Paris: Editions Nathan, 1992.

GENETTE, Grard. Rhtorique et enseignement in Figures. Paris: Editions du Seuil, 1979.

GIVN, Talmy.On Uunderstanding Grammar. New York: Academic Press, 1979.

GIVN, T. Syntax. A functional-typological introduction. Amsterdam: John Benjamins, 1990.

GIVN, Talmy. Functionalism and Grammar. Amsterdam: John Benjamins, 1995.

HEINE, Bernd e KUTEVA, Tania. World lexicon of grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

HEINE, Bernd. Grammatialization espace > time > text. Handout apresentado no I Workshop on Grammaticalization of the Discourse and Grammar Research Group/ XI Seminrio do Grupo de Estudos Discurso e Gramtica. Rio de Janeiro: UFRJ. 2007.

HEINE, Bernd, CLAUDI, Ulrike & HNNEMEYER, Friederike. Grammaticalization : a Conceptual Framework. Chicago: The University of Chicago Press, 1991.

92

HEINE, Bernd. Grammaticalization. In: JOSEPH, Brian D. e JANA, Richard D. The handbook of historical linguistics. Oxford: Blackwell, 2003.

HOPPER, Paul J.. On some principles of grammaticization. In: TRAUGOTT e HEINE(ed).Approaches to grammaticalization.Vol 1. Focus on theoretical and

methodological issues. Amsterdam: Benjamins, 1991.

HOPPER, Paul J. e TRAUGOTT, Elizabeth C. Grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

JACOB, Daniel. Gramaticalizao e graus de gramaticidade: da funo primria autonomia gramatical. UFRJ: Palestra apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Lingstica, 2004.

JERNIMO. Apologie contre Rufin. Introduction, texte critique, traduction et index par Pierre Lardet. Paris: Cerf, 1983.

LABOV, William. Principles of linguistic change.vol 1 Cambridge: Blackwell, 1994.

LANCET, Rene. Vie e oeuvre complete de Saint Ambrosie. Paris: Editions Nathan, 1992.

LEHMANN, Christian. Grammaticalization and related changes in contemporary German. In: TRAUGOTT, Elizabeth C. & HEINE, Bernd (eds.), Approaches to grammaticalization. Vol. II: Focus on types of grammatical markers. Amsterdam & Philadelphia: J. Benjamins, 1991.

LEHMANN,

Christian.

Thoughts

on

Grammaticalization.

Erfurt:

Seminar

fr

Sprachwissenschafs der Universitt, 2002.

93

LICHTENBERK, Frantisek. On the gradualness of grammaticalization. TRAUGOTT, E. C. e HEINE, B. (eds.). Approaches to grammaticalization. Volume I, Philadelphia, John Benjamins Company, 1991.

MARTELOTTA,

Mario

E,

VOTRE,

Sebastio

CEZARIO,

Maria

Maura.

Gramaticalizao no Portugus do Brasil: uma abordagem funcional. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

MARTELOTTA, Mario Eduardo. Os Circunstanciadores Temporais e Sua Ordenao: Uma viso funcional. 1994, 238p. Tese (Doutorado em Lingstica) UFRJ. Rio de Janeiro.

MARTELOTTA, M. E. A mudana lingstica. In: CUNHA, M.A.; OLIVEIRA, M. R. & MARTELOTTA, M. (ORG.) (2003) Lingstica funcional: teoria e prtica. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

MEILLET, Antoine & VENDRYES, Joseph. Trait de grammaire compare des langues classiques. Paris: E. Champion, 1927.

MEILLET, Antoine. Linguistique historique et Linguistique gnrale.6 ed. Paris: Librairie Honor Champion, 1965.

MOHRMANN, C. tudes sur le latin des chrtiens. 2 vol. Roma: Ed. di Storia e Letteratura, 1961.

MUGLER, C.H. L`volution des Subordonnes Relatives Complexes en Grec. Paris: Les Belles Lettres, 1938.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramtica funcional. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

PISANI, V. Introduzione alla linguistica indeuropea. Roma: Edizioni Universitarie, 1948. 94

REBOUL, Olivier. Introduo retrica. So Paulo: Martins Fontes, 2000.

ROBINS, R.H. Pequena Histria da Lingstica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1983.

ROSTAGNI, A. Storia della letteratura latina. 3 vol. Torino:Unione Tipografico-Editrice Torinese, 1983. SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramtica / Teoria e Prtica. So Paulo: Atual, 1996.

SAID Ali, M. Gramtica Histrica da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Livraria Acadmica, 1971.

SANKOFF, Gillian e BROWN, Penelope. The origins of syntax in discourse: a case study of tok pisin relatives. In: SANKOFF, Gillian. The social life of language. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 1980.

SILVA, Bianca Graziela Souza Gomes da. O caminho que eu trabalhava com ele subia qualquer ladeira: um estudo sobre a gramaticalizao do que. 2005. Dissertao (Mestrado Lngua Portuguesa) - Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2005.

TARBOR,

Whitney

TRAUGOTT,

Elizabeth

C.

Structural

scope

expansion

andgramaticalization. In: RAMMAT, Anna G, e HOPPER, Paul J. The limits of grammaticalization. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamnins, 1998.

TEYSSIER, Paul: Comprendre les Langues Romanes, Paris: Editions Chandeigne, 2004.

TRAUGOTT, Elizabeth Closs e KNIG, Ekkehard: The semanties-pragmatics of grammaticalization revisited. In: TRAUGOTT on & HEINE and (eds.) Approaches to

grammaticalization.V.1:

Focus

theoretical

methodological

issues.

Amsterdam/Philadelphia: Benjamins, 1991. 95

TRAUGOTT, Elizabeth C. & HEINE, Bernd. Approaches to grammaticalization Vol 1: Focus on theoretical and methodological issues. Amsterdam: Benjamins, 1991.

TRAUGOTT, Elizabeth C. The role of the development of discourse markers in a theory of grammaticalization. Stanford: Departament of Linguistics, Stanford University. 1995 (Mimeo).

TRAUGOTT, Elizabeth C. e DASCHER, Richar B. Regularity in semantic change. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

TRAUGOTT, Elizabeth Closs. Construction in grammaticalization. In: JOSEPH, B e JANDA, R (eds). A handbok of historical linguistic. Oxford: Blackweel, 2003.

VENDRYS, J. Le Language. Paris: Klincksieck, 1950.

VOTRE, Sebastio. Lingstica funcional: teoria e prtica. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992.

VOTRE, S. J. Um paradigma para a Lingstica Funcional. In: MARTELOTTA, M. E; VOTRE, S. J; CEZRIO, M. M. (Org.). Gramaticalizao do portugus do Brasil: uma abordagem funcional. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/UFRJ, 1996, p. 27-44.

VOTRE, Sebastio, CEZARIO, Maria Maura & MARTELOTTA, Mario. Gramaticalizao. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras UFRJ, 2004.

96

También podría gustarte