Está en la página 1de 8

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DENISE DOS SANTOS RODRIGUES

RESTAURANTE FELLINI: GESTÃO DE PESSOAS

Coronel Fabriciano 2013

DENISE DOS SANTOS RODRIGUES RESTAURANTE FELLINI: GESTÃO DE PESSOAS Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR Universidade Norte do Paraná. Ana Céli Pavão e Mônica Maria Silva Coronel Fabriciano 2013 2 . para a disciplina Psicologia Organizacional e do trabalho e Gestão de Pessoas Prof.

......................... Error! Bookmark not defined............ 2........3 Contratação/desenvolvimento/demissão . 3 .................... 2...................................... 2....6 Ações de responsabilidade social .............. Error! Bookmark not defined............ Error! Bookmark not defined................... Error! Bookmark not defined..........1 Gestão Participativa ................................................... 4 CONCLUSÃO ............2 Missão........ 2...4 Ambiente e clima agradável 2. Error! Bookmark not defined.................................. valores e visão ....... Error! Bookmark not defined............. REFERÊNCIAS ............ 2 DESENVOLVIMENTO ..... Error! Bookmark not defined............................. Error! Bookmark not defined...............SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ....5 Comunicação e bom relacionamento 2.....................

Localizado no Leblon.1 Gestão Participativa Uma das maiores descobertas feitas por Nelson que que investindo em seu pessoal garante o sucesso do restaurante. Trata-se de restaurante a quilo que chega a atender 800 pessoas por dia.ESTUDO DE CASO: RESTAURANTE FELLINI 1 INTRODUÇÃO O Fellini nos é apresentado como em caso de sucesso na área de restaurantes a quilo. A valorização dos funcionários vai além da participação ativa nos assuntos do restaurante. Nelson oferece benefícios que vão desde premiações em dinheiro. onde o Nelson divide a direção com a esposa Ana Maria e com sua mãe Helena. Em seu restaurante Nelson conta com 62 funcionários e a família divide a direção. no Rio de Janeiro. entre moradores. cursos para quem se destaca com premiação de viagens nacionais e internacionais. Existem reuniões quinzenais para tratar de diversos assuntos. e o 4 . A participação do funcionário é valorizada não só pelo agradecimento mas também pelo reconhecimento financeiro. 2 DESENVOLVIMENTO O restaurante Fellini é uma empresa familiar. Dentre os diferenciais que garantem o sucesso e o lugar de preferência por parte da clientela Fellini cito: 2. conseguimos agradar e conquistar uma clientela fiel” complementa. vale fraldas e vale casamento e ainda existe o beneficio de desfrutarem de um cardápio balanceado oferecido pelo restaurante com acompanhamento da nutricionista. “Investindo na gastronomia e na qualidade do serviço. empréstimos subsidiados. trabalhadores de empresas próximas e turistas. planos de saúde e remédios. desenvolvimento de uma segunda área de aptidão. Meu objetivo é o de realizar uma relação entre a Gestão de RH com o restaurante. computadores. Como Nelson obteve esse sucesso? Como ele mesmo diz “O segredo é não cair na mesmice” resume o proprietário Nelson Laskowsky. treinamentos constantes. chegando a atender 800 pessoas por dia.

ganha o funcionário que é motivado e incentivado a ser excelente e ganha a empresa que visualiza de forma perceptível o resultado de tudo isso. pois o cliente valoriza essa proximidade (seja com o funcionário ou com o dono que 5 .5 Comunicações e bom relacionamento Os donos do Fellini se preocupam em estar presentes o tempo todo e próximos a sua clientela o que é muito positivo. como o proprietário do Fellini bem colocou. ganha o cliente que é bem atendido. pois o Fellini se preocupa em não haver rotatividade de funcionários. 2.reconhecimento mais importante que é o elogio e o agradecimento verbal. ela é explicada ao funcionário. 2. 2.4 Ambiente e clima agradável O Fellini é agradável não só aos clientes mais e principalmente aos funcionários. sendo devidamente treinado ele será advertido necessário. ao ambiente agradável e que chega a contratação de profissionais. quando 2. mas quando acontece. por isso investe em treinamento para o novo funcionário. O restaurante incentiva o primeiro emprego através de indicação dos próprios colaboradores e se preocupa em manter esse novo colaborador fiel na empresa. A Filosofia do Fellini tem em seu centro a satisfação do cliente e as buscas pela excelência na prestação de seus serviços por meio de atendimento personalizado e diferenciado e estes valores fazem parte do dia a dia do restaurante. Muito bem definidos por todos que ali trabalham. que de acordo com pesquisa interna foi eleita a mais importante.3 Contratação/desenvolvimento/demissão Existe um cuidado no Fellini. valores e visão. que vai desde a preparação de seu cardápio. Demissões existem.2 Missões.

demonstrando uma sensibilidade e preocupação social. além de assistência jurídica.dá atenção). 2. O restaurante ainda possui um bom relacionamento com o sindicato da categoria pelo qual consegue obter cursos de especialização.6 Ações de responsabilidade social O Fellini apoia uma mini creche e um asilo. o sucesso é inevitável. 6 . percebemos isto pelo tipo de gestão adotada (participativa). Existe uma preocupação de manter esta comunicação dos donos com seus funcionários. Cuidando de seus clientes e do seu papel social.

Nelson.3 CONSIDERAÇÕES FINAIS Apesar de tudo o que foi apresentado. o não se acomodar. Para ele. 7 . não se dá por satisfeito e se preocupa com o futuro de seu negócio. Acredito que o Fellini está no caminho e não terá dificuldades em achar novas respostas que componham o sucesso presente e futuro. Outro ponto que considero importante. o s. há a preocupação em perpetuar os valores do restaurante. o dono do Fellini.r. além de buscar ações para manter o Fellini a frente de seus concorrentes.

8 ed. Larissa Z. DUCCI. Sthepen Paul. ELGENNENI.BIBLIOGRAFIA ROBBINS. Sara Maria de Melo. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 316p. Fundamentos do comportamento organizacional.. 2009. Gestão de Pessoas II – Administração – Módulo VI 8 .