Está en la página 1de 73

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS

COMPANHIA ENERGTICA DE ALAGOAS CEAL 1. 26. Com relao aos Equipamentos de Proteo Individual EPI, correto afirmar que: (A) destinam-se a prevenir acidentes do trabalho. (B))somente podero ser comercializados ou utilizados quando tiverem o Certificado de AprovaoCA. (C) cabe aos trabalhadores, nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, recomendar ao empregador o EPI adequado para a preveno de doenas. (D) o fornecimento do EPI pelo empregador no ser gratuito somente quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis, ou enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implementadas ou, ainda, em situaes de emergncia. (E) o EPI a primeira providncia a ser instituda na escala hierrquica das medidas de proteo. 2. 27. A responsabilidade civil relacionada a danos resultantes de acidente do trabalho ou doena ocupacional ser: (A) do diretor da empresa, pessoa fsica. (B) dos membros do SESMT. (C) do tcnico de segurana do trabalho. (D) do engenheiro de segurana do trabalho. (E))da pessoa jurdica comprovadamente empregadora. 3. 28. Em inspeo a um depsito de uma empresa constatou-se: I. pilhas de 20 fiadas de sacos empilhadas manualmente; II. operador de empilhadeira sem carto de identificao (crach); III. trabalhador descarregando sozinho sacos de um caminho, transportandoos manualmente, percorrendo distncia de 30 metros; IV. empilhadeiras em pssimo estado de conservao; V. materiais empilhados a 80 centmetros das estruturas laterais do prdio. De acordo com a NR-11 Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais, tendo em vista as constataes, correto afirmar que ocorrerem irregularidades, APENAS em: (A) I, II e III. (B) II, III e V. (C) I, IV e V. (D)) II, III e IV. (E) III, IV e V. 4. 29. Mquinas e equipamentos sem as devidas protees normatizadas tm sido a causa de diversos acidentes graves. Assim correto afirmar que: (A) somente mquinas de movimento giratrio devem ser eletricamente aterradas. (B) as partes internas das guardas de mquinas que possam ser removidas devem ser pintadas de amarelo. (C)) os reparos, a limpeza, os ajustes e a inspeo somente devem ser executados com as mquinas paralisadas, salvo se o movimento for indispensvel realizao dos referidos procedimentos. (D) todas as mquinas devem ter escadas e passadios. (E) os componentes dos sistemas de transmisso de fora, quando estiverem a uma altura superior a 2,00 m (dois metros), podem ficar expostos. 5. 30. Com relao ao GLP Gs Liquefeito de Petrleo correto afirmar que:
Pgina 1

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(A) a inspeo de segurana dos cilindros transportveis ser dispensada, de acordo com a NR-5 CIPA. (B) sempre gera o pagamento do adicional de penosidade, inclusive, independentemente do nvel de exposio ao GLP. (C) os recipientes de armazenagem do GLP no precisam ser eletricamente aterrados. (D) somente os recipientes de armazenagem enterrados podero ser instalados sob edificaes. (E)) todos os recipientes de armazenagem do GLP devero ser equipados com vlvulas de segurana. 6. 31. Quanto aos extintores, de acordo com a NR-23, correto afirmar que: (A) os locais a eles destinados devem ser demarcados com um crculo pintado na cor amarela. (B) a parte inferior dos extintores deve permanecer a 1,60 m acima do piso, no mnimo. (C)) no piso, abaixo do extintor, dever ser pintada de vermelho uma rea de, no mnimo, 1 m 1 m (metro). (D) a distncia mxima a ser percorrida at um extintor deve ser de 50 metros. (E) poder ser instalado um extintor nas paredes das escadas, a cada trs extintores localizados em corredores. 7. 32. Segundo a NBR 5413, a escolha dos nveis mnimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho depende: I. do tipo de atividade desenvolvida no local; II. da dimenso da rea do local; III. das cores da pintura do teto e das paredes. correto o que consta em: (A)) I, apenas.
Tcnico em Segurana do Trabalho Pgina 2

(B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III. 8. 33. O Nvel de Ao previsto na NR-9, para rudo contnuo, em jornada de 8 horas dirias, deve ser de: (A) 85 dB(A). (B) 83 dB(A). (C) 82 dB(A). (D)) 80 dB(A). (E) 42,5 dB(A). 9. 34. Em relao ao Nvel de Ao previsto na NR-9, analise: I. Nvel de ao o valor acima do qual devem ser iniciadas aes preventivas. II. Os valores para os Limites de Tolerncia devem ser da ACGIH, na ausncia de valores estabelecidos em negociao coletiva de trabalho. III. As aes preventivas devem incluir o controle mdico. IV. Para agentes qumicos, o Nvel de Ao a metade do limite de exposio ocupacional. correto o que consta APENAS em: (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E)) I, III e IV. 10. 35. Em relao adoo de medidas de controle, a hierarquia correta a ser adotada : (A) utilizao de EPI; medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; medidas de proteo coletiva. (B) medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; medidas de proteo coletiva; utilizao de EPI.

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(C) medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; utilizao de EPI; medidas de proteo coletiva. (D)) medidas de proteo coletiva; medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; utilizao de EPI. (E) utilizao de EPI; medidas de proteo coletiva; medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. 11. 36. Analise: I. A participao dos trabalhadores no PPRA restringe- se ao Mapa de Riscos. II. A estrutura do PPRA deve incluir a forma de registro e a divulgao de dados. III. A avaliao quantitativa no PPRA dever ser realizada para subsidiar o equacionamento das medidas de controle, entre outros objetivos. IV. O registro de dados do PPRA dever ser arquivado por um perodo mnimo de 10 anos. correto o que consta APENAS em: (A) I e II. (B) I e III. (C)) II e III. (D) III e IV. (E) IV. 12. 37. A respeito de periculosidade e insalubridade, analise: I. O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade no cessa com a eliminao do risco sua sade ou sua integridade fsica. II. No caso de incidncia de mais de um fator de insalubridade, ser concedida, para efeito de acrscimo salarial, a percepo cumulativa. III. O adicional de periculosidade incide sobre o salrio mnimo. 13. 38. Com relao aos tipos de extintores de incndio, analise: I. O extintor tipo Qumico Seco ser usado nos fogos de Classe A. II. O extintor tipo Espuma ser usado nos fogos de Classes A e B. III. O extintor tipo Dixido de Carbono ser usado, preferencialmente, nos fogos de Classes B e C, embora possa ser usado tambm nos fogos de Classe A, logo no incio do incndio. IV. O extintor tipo gua Pressurizada ou gua-Gs deve ser usado em fogos de Classe A. correto o que consta APENAS em: (A)) II, III e IV. (B) II e III. (C) I e IV. (D) I e III. (E) I e II. 14. 39. Analise: I. O Limite de Tolerncia para rudo de impacto ser de 130 dB (Linear) e, nos intervalos entre os picos, o rudo existente dever ser avaliado como rudo contnuo. II. O Valor Teto aplicado aos agentes fsicos como limite de tolerncia, que no poder ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho. IV. O percentual do adicional de insalubridade incide apenas sobre o salrio do prprio trabalhador e no sobre este acrescido de outros adicionais. INCORRETO o que consta em: (A) I e II, apenas. (B) I, II e III, apenas. (C) II e III, apenas. (D) II e IV, apenas. (E)) I, II, III e IV.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 3

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


III. A frmula que define os limites para exposio ao calor em ambientes sem carga solar : IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg. IV. Os agentes, tais como frio e umidade, sero considerados insalubres em decorrncia de laudo de inspeo realizado no local de trabalho. correto o que consta APENAS em: (A) I e II. (B) II e III. (C)) I, III e IV. (D) II e IV. (E) III e IV. 15. 40. No gerenciamento de resduos industriais, o ltimo nvel hierrquico a ser recomendado : (A) a minimizao dos resduos. (B) a reutilizao dos resduos. (C) a reciclagem dos resduos. (D) a incinerao dos resduos. (E)) o aterramento dos resduos. 16. 41. o mtodo de transmisso de calor caracterstico dos lquidos e gases. Consiste na formao de correntes ascendentes no seio da massa fluida, devido ao fenmeno da dilatao e conseqente perda de densidade da poro de fluido mais prximo da fonte calorfica. Um exemplo muito comum de ocorrncia desse fenmeno em elevadores ou escadas de incndio no compartimentadas. Trata-se de: (A) irradiao. (B)) conveco. (C) conduo. (D) compartimentao. (E) elevao. 17. 42. Saturnismo uma doena ocupacional adquirida em razo de trabalho, sem a devida proteo coletiva ou individual, relativa exposio ocupacional ao: (A) zinco. (B) cdmio. (C)) chumbo. (D) brio. (E) sdio. 18. 43. No ms de Maro/2005, a empresa X, com 100 empregados, obteve um resultado ruim em segurana e sade no trabalho, conforme os dados abaixo: Nmero de Acidente s com afastame nto 03 Nmero de acidentes sem afastame nto 04

Dias perdid os

Dias debitad os

35

30

A atividade executada tem 200 homens/hora de exposio ao risco por funcionrio por ms. Com base nessa situao hipottica, correto afirmar que: (A)) a taxa de freqncia total foi de 350, considerando os acidentes com e sem afastamento. (B) a taxa de gravidade foi de 325. (C) a taxa de freqncia com afastamento foi de 200. (D) o ndice de absentesmo foi de 15,52% da populao empregada. (E) a taxa de freqncia sem afastamento foi de 250. 19. 44. De acordo com a NR-12 da Portaria 3214/78, durante o funcionamento de equipamentos que possam lanar partculas de materiais, a medida correta de segurana a ser adotada providenciar: (A) dispositivo de acionamento, para caso de emergncia.
Pgina 4

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(B)) proteo para que as partculas projetadas no ofeream riscos. (C) aterramento eltrico contra choque. (D) sinal sonoro de alarme. (E) comando bi-manual. 20. 45. Acerca das medidas preventivas de sade do trabalhador, correto: (A)) Alm dos exames mdicos citados no art. 168 da CLT, outros exames complementares podero ser exigidos, a critrio mdico, para fins de apurao da capacidade ou aptido fsica e mental do empregado para a funo que deva exercer. (B) No ser obrigatria a notificao das doenas profissionais e das desenvolvidas em virtude das condies especiais de trabalho, comprovadas ou objeto de suspeita, em conformidade com as instrues expedidas pelo Ministrio do Trabalho. (C) Os resultados dos exames mdicos, inclusive os complementares, no devero ser comunicados aos trabalhadores, observados os preceitos da tica mdica. (D) Ficar a cargo do empregador manter ou no no estabelecimento o material necessrio prestao de primeiros socorros mdicos, de acordo com o risco da atividade. (E) O Sindicato da categoria estabelecer, de acordo com o risco da atividade e o tempo de exposio, a periodicidade dos exames mdicos. indstria da construo civil, correto afirmar, segundo a NR 18: (A) So obrigatrios a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 50 (cinqenta) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurana. (B) No alojamento, obrigatrio o fornecimento de gua potvel, filtrada e fresca, aos trabalhadores, por meio de bebedouros de jato inclinado ou equipamento similar que garanta as mesmas condies, na proporo de 01 (um) para cada grupo de 50 (cinqenta) trabalhadores ou frao. (C) Os canteiros de obras devem dispor de ambulatrio, quando houver frentes de trabalho com 100 (cem) ou mais trabalhadores. (D)) A instalao sanitria deve ser constituda de lavatrio, vaso sanitrio e mictrio, na proporo de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou frao, bem como de chuveiro, na proporo de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou frao. (E) As instalaes sanitrias devem ter p-direito mnimo de 2,00 m (dois metros). 22. 47. Em um ambiente de trabalho, a avaliao de risco para fins do PPRA deve ser feita para determinar se a exposio substncias qumicas e aos agentes fsicos e biolgicos encontrados no local de trabalho poder resultar em efeitos adversos integridade fsica ou sade do trabalhador. Para tanto, devese: (A) estabelecer estratgias de amostragem e avaliao peridica dos parmetros considerados, o GHE Grupo Homogneo de Exposio, tendo a cautela de excluir os limites de exposio.
Pgina 5

21. 46. Em determinada companhia de energia eltrica, sero construdos dois novos prdios para abrigar a rea administrativa, sendo necessria a contratao de uma empresa especializada em construo civil, que por sua vez sub-contratar outras seis empresas para cada etapa da obra. Sobre as condies e meios de trabalho na

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(B)) antecipar e reconhecer os riscos, estabelecer prioridades e metas, avaliar a exposio, implantar medidas de controle, monitorar a exposio e registrar e divulgar os dados. (C) utilizar mtodos de coleta, acondicionamento e transporte de amostras, atendendo somente quilo que prev a legislao nacional. (D) excluir o nvel de rudo mais elevado e o mais baixo, se durante a jornada de trabalho ocorrerem dois ou mais perodos de exposio a rudos de diferentes nveis, para determinar os efeitos combinados. (E) aferir e calibrar os equipamentos de coleta somente quando os Limites de Tolerncia ultrapassarem o Nvel de Ao. 23. 48. As medidas de segurana relativas s instalaes eltricas representam importante ao na preveno de acidentes por contato acidental com energia eltrica. Dentre as medidas abaixo, aquela tecnicamente adequada como medida de proteo : (A)) Toda instalao ou pea condutora que no faa parte dos circuitos eltricos mas que, eventualmente, possa ficar sob tenso, deve ser aterrada, desde que esteja em local acessvel a contatos. (B) No deve existir nenhuma instalao eltrica descoberta, isto , no coberta por material isolante e, caso exista, em trabalhos de manuteno, devem ser utilizadas luvas apropriadas contra choques eltricos. (C) Somente os condutores e condutes devem ser aterrados. (D) Somente os condutores de praraios devem ser aterrados no caso de trabalhos de manuteno. (E) A prtica de aterramento deve ser utilizada como medida de proteo apenas quando envolver transformadores de alta tenso em atividades de manuteno.
Tcnico em Segurana do Trabalho

24. 49. A CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes tem por objetivo observar e relatar condies de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir ou eliminar os riscos de acidentes, colaborando com a entidade onde atua como um grupo assessor na gesto de segurana e sade ocupacional. So requisitos legais aplicveis a essa comisso: (A) Apenas empresas privadas devem organizar e manter a CIPA, desde que tenham mais que 50 empregados; e, anualmente, organizar a SIPAT Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho. (B) Empresas privadas e pblicas que possuam empregados regidos pela CLT, desde que tenham mais que 100 empregados, devem organizar e mater a CIPA; e, anualmente, organizar a SIPAT Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho. (C) A CIPA deve ser organizada e mantida por empresas privadas e pblicas que possuam empregados regidos pela CLT, desde que tenham mais que 50 empregados; e a CIPA constituda deve elaborar o mapa de riscos durante seu primeiro ms de gesto. (D)) A CIPA deve ser organizada e mantida em estabelecimentos privados e pblicos de qualquer natureza, que admitam trabalhadores como empregados, desde que tenham o nmero de empregados definidos pela Norma Regulamentadora no 5; e a CIPA constituda deve elaborar o mapa de riscos durante sua gesto de trabalho. (E) Apenas empresas privadas devem organizar e manter CIPA, desde que tenham mais que 20 empregados; e, anualmente, organizar a SIPAT Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho.

Pgina 6

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


25. 50. Segundo a NR-1, cabe ao empregador, dentre outras exigncias: (A) informar os resultados dos exames mdicos e de exames complementares de diagnstico aos quais os prprios trabalhadores forem submetidos, enviando cpia ao sindicato da categoria. (B)) permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalizao dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho. (C) informar o resultado das avaliaes ambientais realizadas nos locais de trabalho apenas quando estiverem abaixo dos Limites de Tolerncia. (D) dar conhecimento aos empregados que o descumprimento das ordens de servio expedidas sero passveis de punio quando da ocorrncia de acidente de trabalho com afastamento. (E) adotar as medidas determinadas pelo Sindicato da Categoria. COMPANHIA METROPOLITANO PAULO-METR DO SO empregado fora do local habitual de trabalho, provocando leso corporal de carter temporrio ou permanente. (D) no exerccio do trabalho durante o expediente normal ou nas horas extras determinadas pela empresa, no local habitual de trabalho, provocando leso corporal ou perturbao funcional, de carter temporrio. (E) pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando afastamento funcional por morte, perda ou reduo, temporria ou permanente, assim como da capacidade para o trabalho. 27. 32. Segundo a Norma

Movimento, Armazenagem e Manuseio de Materiais, a distncia mxima a ser percorrida pelo trabalhador para o transporte manual de um saco de: (A) 50 metros. (B) 70 metros. (C) 60 metros. (D) 40 metros. (E) 30 metros. 28. 33. Sobre a Delegacia Regional do

DE

26. 31. De acordo com a Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, acidente do trabalho, dentre outros modos, o que ocorre: (A) dentro ou fora da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional, de carter temporrio ou permanente, desde que o empregado esteja segurado pelo INSS. (B) pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho do segurado, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. (C) no local habitual de trabalho, ou de trajeto durante o deslocamento do
Tcnico em Segurana do Trabalho

I. Implementar e aplicar os preceitos legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho, junto empresa. II. Estabelecer medidas corretivas, quando do descumprimento dos preceitos legais e regulamentares so-bre segurana e medicina do trabalho. III. Embargar obra, interditar estabelecimento, setor de servio, canteiro de obra, frente de trabalho, locais de trabalho, mquinas e equipamentos. IV. Notificar as empresas, estipulando prazos, para eliminao e/ou neutralizao de insalubridade.

Pgina 7

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


No que compete Delegacia Regional do Trabalho DRT, est correto o que consta em: (A) I, II, III e IV. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e IV, apenas. (E) III e IV, apenas. (C) no retorno ao trabalho e na demisso, somente. (D) periodicamente, no retorno ao trabalho aps afastamentos legais, em mudanas de funo e na demisso. (E) na demisso, somente. 31. 36. Acerca do Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo PCMAT, considere: I. So obrigatrios a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 30 trabalhadores ou mais. II. O PCMAT deve contemplar as exigncias contidas na NR 9 Programa de Preveno e Riscos Ambientais. III. O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento disposio do rgo regional do Ministrio do Trabalho e Emprego MTE. IV. O PCMAT deve ser elaborado por profissional da CIPA escolhido pelo empregador, sendo de reponsabilidade da empresa a sua implementao. Est correto o que consta em: (A) II e III, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV 32. 37. Com base na Norma Regulamentadora 15 NR 15 Atividades e Operaes Insalubres Anexo 1 Limites de Tolerncia para rudo contnuo ou intermitente, para indivduos que no estejam adequadamente protegidos NO permitida exposio a nveis de rudo acima de: (A) 105 dB. (B) 85 dB. (C) 90 dB. (D) 100 dB. (E) 115 dB.
Pgina 8

29. 34. Segundo a Lei no 7.410, de 27 de novembro de 1985 (Dirio Oficial da Unio de 30 de maio de 2008), o exerccio da profisso de Tcnico de Segurana do Trabalho ser permitido exclusivamente ao portador de : I. certificado de concluso de curso de Supervisor de Segurana do Trabalho, realizado em carter prioritrio pelo Ministrio da Educao e Cultura; II. certificado de concluso de curso de Tcnico de Segurana do Trabalho, ministrado no Pas em estabelecimentos de ensino mdio; III. registro de Tcnico de Segurana do Trabalho, expedido pelo Ministrio do Trabalho, at a data fixada na regulamentao da lei mencionada. Est correto o que consta em: (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III. 30. 35. Na relao de trabalho entre empregado e empregador, os exames mdicos obrigatrios no Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO devem ser realizados na admisso e, tambm: (A) periodicamente e na demisso, somente. (B) em mudanas de funo do empregado na empresa e na demisso, somente.
Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


33. 38. Considere a simbologia abaixo, sobre projeto de instalaes hidrulicas de gua fria: mximo legal, e recalculado quando o benefcio que lhe deu origem for reajustado. III. O aposentado por invalidez que se julgar apto a retornar atividade dever solicitar a realizao de nova avaliao mdico-pericial. Se a percia mdica do Instituto Nacional do Seguro Social INSS concluir pela recuperao da capacidade laborativa, a aposentadoria ser cancelada. IV. O segurado aposentado por invalidez, com idade superior a 60 anos, est obrigado, a qualquer tempo, e sob pena de suspenso do benefcio, a submeter-se a exame mdico a cargo da previdncia social, processo de reabilitao profissional por ela prescrito e custeado e tratamento dispensado gratuitamente. Est correto o que consta em: (A) I, II e III, apenas. (B) I e II, apenas. (C) III e IV, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II, III e IV. 35. 40. Considere a figura abaixo, referente ao projeto de instalaes hidrossanitrias:

Os smbolos representados por I e II, correspondem, respectivamente, a: (A) torneira de boia e t com sada para cima. (B) joelho com curva voltado para baixo e sifo. (C) vlvula de descarga e vlvula de reteno. (D) poo de visita e juno com derivao. (E) caixa sifonada e registro de presso. 34. 39. Acerca do Decreto no 2.172/1997, Regulamento dos Benefcios da Previdncia social, considere: I. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida a carncia exigida, quando for o caso, ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxliodoena, for considerado incapaz para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, e ser-lhe- paga enquanto permanecer nessa condio. II. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa ser acrescido de 35%, ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite
Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 9

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


Os elementos identificados pelos nmeros 1, 2 e 3, denominam-se, respetivamente: (A) tubo de queda, tubo de ventilao e caixa sifonada. (B) ponto de esgoto, tubo de esgoto primrio e caixa de inspeo. (C) ramal de descarga, ramal de ventilao e ponto de inspeo. (D) ramal secundrio, ramal primrio e duto de coleta. (E) duto de respiro, tubo de queda e ralo seco. 36. 41. Considere a figura abaixo: pessoas sujeitas inspeo do trabalho e acompanhamento das aes de preveno desenvolvidas pela unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego. III. Auxlio realizao de percias tcnicas para caracterizao de insalubridade ou de periculosidade e comunicao, de imediato e por escrito, autoridade competente sobre qualquer situao de risco grave e iminente sade ou integridade fsica dos trabalhadores. IV. Orientao s pessoas sujeitas inspeo do trabalho sobre instalao e funcionamento das Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPA) e dimensionamento dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT). So atividades auxiliares operacional inspeo do cargo dos Agentes de Segurana do Trabalho, o em: (A) I e II, apenas. (B) I, II, III e IV. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) II e III, apenas. 38. 43. Sobre a Consolidao das Leis trabalhistas CLT, considere: I. Os locais de trabalho devero ter, no mnimo, 3 metros de p-direito, assim considerada a altura livre do piso ao teto. II. Os pisos dos locais de trabalho podem apresentar salincias e depresses, desde que sejam sinalizados, facilitando a circulao de pessoas ou a movimentao de materiais. III. As aberturas nos pisos e paredes com mais de 2,00 m2 de vo sero de apoio trabalho, a Higiene e que consta

Tendo em vista o projeto arquitetnico de uma obra de edificao, a ilustrao da figura representa uma planta: (A) de detalhe. (B) de locao. (C) de situao. (D) executiva. (E) baixa. 37. 42. Sobre o Decreto no 4.552/2002, das Atividades Auxiliares de apoio operacional Inspeo do Trabalho, considere: I. Levantamento tcnico das condies de segurana nos locais de trabalho, com vistas investigao de acidentes do trabalho e ao levantamento de dados para fins de clculo dos coeficientes de frequncia e gravidade dos acidentes. II. Avaliao qualitativa ou quantitativa de riscos ambientais e o levantamento e anlise das condies de risco com as
Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 10

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


protegidas de forma que impeam a queda de pessoas ou de objetos. Est correto o que consta em: (A) I e II, apenas. (B) I, apenas. (C) II e III, apenas. (D) II, apenas. (E) I, II e III. 39. 44. Considerando a Norma Regulamentadora 13 NR 13 Caldeira e vasos de presso, constitui risco grave e iminente a falta de: (A) nmero de ordem dado pelo fabricante da caldeira. (B) meio de alimentao de gua, pendente do sistema principal. (C) medidor de capacidade de produo de vapor do sistema de exausto da caldeira. (D) presso mxima admissvel da vlvula de segurana instalada no controle de presso. (E) instrumento que indique a presso do vapor acumulado. 40. 45. Sobre as Leses por Esforos Repetitivos/Doena Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (LER/DORT), considere: I. Sobrecarga muscular esttica e dinmica so fatores ligados organizao do trabalho. II. Ritmo e presso de trabalho excessivo, excesso de jornada e ausncia de pausas so fatores ligados ao ambiente fsico da tarefa. III. LER/DORT so sndromes relacionadas ao trabalho, resultam da sobrecarga e falta de tempo de recuperao do sistema osteomuscular. IV. O desenvolvimento das LER/DORT multicausal, os fatores de risco so diversos. Est correto o que consta em (A) III e IV, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 41. 46. Tendo em vista a Norma Regulamentadora 18 NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo Anexo 28 Treinamento, todos os empregados devem receber treinamentos visando a garantir a execuo de suas atividades com segurana, sobre o qual correto afirmar: (A) Nos treinamentos, os trabalhadores devem receber instrues tcnicas sobre suas atividades, cujas cpias dos procedimentos e operaes a serem realizadas devem permanecer sob a guarda do encarregado. (B) O contedo deve conter informaes sobre as condies e meio ambiente de trabalho e sobre os Equipamentos de Proteo Coletiva EPC existentes no canteiro de obra. (C) O treinamento admissional deve ser ministrado dentro do horrio de trabalho, durante o desenvolvimento das atividades pelo trabalhador. (D) O treinamento peridico deve ser ministrado de 6 em 6 meses, conforme estabelecido em Norma. (E) O treinamento admissional deve ter carga horria mnima de 4 horas. 42. 47. Sobre o Decreto no 93.413, de 15 de Outubro de 1986, considere: I. Os termos "rudo" e "vibraes" compreendem, respectivamente, qualquer som que possa provocar perda de audio ou ser nocivo sade, ou contenha qualquer outro tipo de perigo, e toda vibrao transmitida ao organismo humano por estruturas
Pgina 11

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


slidas e que seja nociva sade, ou contenha qualquer outro tipo de perigo. II. A autoridade competente dever estabelecer os critrios que permitam verificar os riscos da exposio contaminao do ar, ao rudo e s vibraes no local de trabalho, e a fixar, quando cabvel, com base em tais critrios, os limites de exposio. III. O estado de sade dos trabalhadores expostos ou que possam estar expostos aos riscos profissionais devidos contaminao do ar, ao rudo e s vibraes no local de trabalho dever ser objeto de controle, a intervalos bimestrais, de acordo com Norma vigente. IV. Segundo as modalidades e nas circunstncias fixadas pela autoridade competente, o empregador dever designar pessoa competente ou recorrer a servio especializado, comum ou no a vrias empresas, para que se ocupe das questes de preveno e limitao da contaminao do ar, do rudo e das vibraes no local de trabalho. Est correto o que consta em (A) II, III e IV, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 43. 48. No trabalho em altura, realizado na montagem de tubulaes, instalaes eltricas, hidrulicas e pneumticas, os Equipamentos de Proteo Coletiva EPCs recomendados, minimamente, so: (A) rede de proteo, fita zebrada colete refletivo. (B) cabo de ao guia, trava-quedas pranchas sobrepostas de madeira. (C) rede de proteo, corda-guia pranchas antiderrapantes. (D) cabo de ao, rede perifrica sinalizadores.
Tcnico em Segurana do Trabalho

(E) cabo de ao guia, trava-quedas retrtil e plataforma provisria. 44. 49. Sobre a Norma Regulamentadora 26 NR 26 Sinalizao de segurana, considere: I. As cores utilizadas nos locais de trabalho, para identificar os equipamentos de segurana e delimitar reas, devem atender ao disposto nas normas tcnicas internacionais. II. O uso de cores deve ser livre, a fim de facilitar a comunicao e prevenir acidentes que envolvam os trabalhadores. III. A rotulagem preventiva um conjunto de elementos com informaes escritas relativas a um produto qumico, que deve permanecer prxima ao produto. IV. A utilizao de cores no dispensa o emprego de outras formas de preveno de acidentes. Est correto o que consta em (A) II e III, apenas. (B) IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

45. 50. Segundo a norma vigente, a metodologia da organizao para a identificao de perigos e avaliao de riscos deve: (A) prever a classificao de riscos iminentes e a identificao daqueles que esto sob controle. (B) ser definida com respeito ao seu escopo, natureza e momento oportuno para assegurar que ela seja reativa. (C) fornecer subsdios para a determinao de requisitos da instalao, identificao de necessidades de treinamento e/ou

e e e e

Pgina 12

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


desenvolvimento de controles operacionais. (D) ser antagnica experincia operacional e capacidade de eficcia das medidas de controle de riscos empregadas. (E) assegurar correo das aes implementadas, para garantir tanto a correo como o prazo de implementao dessas aes. 46. 51. Sobre no e Norma Trabalho em Equipamentos, a Os condutores que esto apresentados no detalhe 1 (DET 1) de um certo circuito eltrico, simbolizam, respectivamente, as funes de: (A) neutro, fase e terra. (B) fase, terra e neutro. (C) retorno, neutro e terra. (D) paralelo, retorno e fase. (E) aterramento, retorno e neutro. 48. 53. So doenas do trabalho geralmente relacionadas exposio a ar comprimido: (A) Sinusite Barotraumtica, Labirintite e Otalgia. (B) Angina Pectoris, Gengivite Crnica e Sndrome de Raynaud. (C) Neoplasia maligna da bexiga, Neurite ptica e Acroparestesia. (D) Acrocianose, Neoplasia maligna da cavidade nasal e Conjuntivite. (E) Laringotraquete Aguda, Bronquite Obstrutiva Crnica e Urticria Alrgica. 49. 54. Um projeto de arquitetura foi desenhado na escala 1:50, o que significa que as dimenses nele representadas so: (A) mltiplas das dimenses reais. (B) 50 vezes maior do que as dimenses reais. (C) inversamente proporcionais s dimenses reais. (D) diretamente proporcionais s dimenses reais. (E) 50 vezes menor do que as dimenses reais.
Pgina 13

Segurana Mquinas considere:

I. As instalaes eltricas das mquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico, incndio, exploso e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR 10. II. Devem ser aterrados, conforme as normas tcnicas oficiais vigentes, as instalaes, carcaas, invlucros, blindagens ou partes condutoras das mquinas e equipamentos que no faam parte dos circuitos eltricos, mas que possam ficar sob tenso. III. As instalaes eltricas das mquinas e equipamentos que utilizem energia eltrica fornecida por fonte externa devem possuir dispositivo protetor contra sobrecorrente, dimensionado conforme a demanda de consumo do circuito. Est correto o que consta em (A) II e III, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I, II e III. (E) I e III, apenas. 47. 52. Considere a figura abaixo, sobre instalaes eltricas:

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


50. 55. Sobre as principais dificuldades para o estabelecimento da relao trabalho-doena esto: I. ausncia ou impreciso na identificao de fatores de risco e/ou situaes a que o trabalhador est ou esteve exposto, potencialmente lesivas para sua sade. II. necessidade de mtodos e abordagens por equipe mdica unidisciplinar, disponveis nos servios de sade. III. conhecimento insuficiente quanto aos efeitos, para a sade, associados com a exposio em questo. IV. desconhecimento ou novalorizao de aspectos da histria de exposio e da clnica, j descritos como associados ou sugestivos de doena ocupacional ou relacionada ao trabalho. Est correto o que consta em (A) II, III e IV, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 51. 56. A cincia que estuda a distribuio e os determinantes dos problemas de sade em populaes humanas denomina-se (A) Pandemia. (B) Etiopatogenia. (C) Epidemiologia. (D) Epidemia. (E) Endemia. 52. 57. Considerando a Norma Regulamentadora 33 NR 33 Segurana e Sade no Trabalho em espao confinado,sobre as medidas tcnicas de preveno, analise: (A) I, II, III e IV. (B) I e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) II e III, apenas. 53. 58. Uma empresa que est enquadrada no grau de risco 3 e possui trezentos empregados dever compor seu SESMT com: (A) 2 Tcnicos de Segurana do Trabalho. (B) 1 Tcnico de Segurana do Trabalho e 1 Engenheiro de Segurana do Trabalho. (C) 1 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e 1 Engenheiro de Segurana do Trabalho. (D) 1 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e 1 Tcnico de Segurana do Trabalho. (E) 1 Tcnico de Segurana do Trabalho. I. Assegurar que o acesso ao espao confinado somente seja iniciado com acompanhamento e autorizao da superviso imediata. II. Em reas classificadas, os equipamentos devem estar certificados ou possuir documento contemplado no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade INMETRO. III. Adotar medidas para eliminar ou controlar os riscos de incndio ou exploso em trabalhos a quente, tais como solda, aquecimento, esmerilhamento, corte ou outros que liberem chama aberta, fascas ou calor. IV. Disponibilizar os procedimentos e Permisso de Entrada e Trabalho para o conhecimento dos trabalhadores autorizados, seus representantes, bem como para a fiscalizao do trabalho. A respeito das medidas tcnicas de preveno, est correto o que consta em:

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 14

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


54. 59. A ergonomia uma disciplina orientada para a abordagem sistmica de todos os aspectos da atividade humana. De maneira geral, os domnios de especializao da ergonomia so: (A) postural, ambiental e consensual. (B) processual, organo-temporal e grupal. (C) humanitrio, estratgico e espacial. (D) fsico, cognitivo e organizacional. (E) mental, social e cultural. 55. 60. Nos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constantes, a umidade relativa do ar e a velocidade do ar devem ser, respectivamente: (A) superior a 40% e inferior a 0,75 m/s. (B) igual a 50% e superior a 0,75 m/s. (C) superior a 60% e inferior a 0,50 m/s. (D) inferior a 40% e igual a 0,50 m/s. (E) igual a 60% e superior a 0,60 m/s. EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTURIA INFRAERO 56. 36. Operar equipamentos sem autorizao; no sinalizar ou advertir; falhar ao bloquear / resguardar e operar equipamentos em velocidade inadequada caracterizam a classificao: (A) atos ou prticas abaixo dos padres. (B) condies de operao. (C) fatores pessoais. (D) fatores de trabalho. (E) padres de transferncia de energia. com morte, a comunicao Previdncia Social pela empresa, sem que esta esteja sujeita a multa, deve ocorrer: (A) em 2 dias. (B) at o 1o dia til. (C) antes da data do sepultamento. (D) em 1 dia. (E) de imediato. 58. 38. Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho, em que sua incidncia promova (A) doena degenerativa, disfunes inerentes a grupo etrio ou que produza incapacidade laborativa. (B) leso corporal, perturbao funcional ou doena. (C) tenso fisiolgica, disfunes mentais ou psicolgicas ou motivao deficiente. (D) perigos de exploso e incndio, afastamento do trabalho, abusos e destratos. (E) exposies a temperaturas extremas, que antecedam s perdas ou causem danos s pessoas e ou propriedade. 59. 39. A Norma Regulamentadora no 12 NR 12 Mquinas e Equipamentos estabelece que: (A) as ferramentas utilizadas no processo produtivo devem ser organizadas e armazenadas junto ao seu portador. (B) os espaos ao redor das mquinas e equipamentos devem ter 2,00 m de largura, facilitando a operao das mesmas. (C) as vias principais de circulao nos locais de trabalho e as que conduzem s sadas devem ter, no mnimo, 1,20 m de largura.

57. 37. Toda ocorrncia de acidente do trabalho implica, por parte da empresa, a elaborao da Comunicao de Acidente do caso da ocorrncia de acidente de trabalho
Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 15

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(D) as reas de circulao, nos locais de instalao de mquinas e equipamentos, podem ser eventualmente demarcadas. (E) as instalaes eltricas das mquinas e equipamentos que estejam ou possam estar em contato direto com gua e agentes corrosivos devem ser projetadas com meios e dispositivos que garantam sua blindagem. 60. 40. Segundo a Norma Regulamentadora no 17 NR 17 Ergonomia, nas atividades que exijam sobrecarga muscular esttica ou dinmica do pescoo, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da anlise ergonmica do trabalho, deve ser observado: I. Todo e qualquer sistema de avaliao de desempenho para efeito de remunerao e vantagens de qualquer espcie deve levar em considerao as repercusses sobre a sade dos trabalhadores. II. Devem ser includas pausas para descanso de no mnimo 1,5 horas para cada 3 horas de trabalho. III. Quando do retorno do trabalho, aps qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigncia de produo dever permitir um retorno gradativo aos nveis de produo vigentes na poca anterior ao afastamento. IV. O posicionamento das ferramentas e equipamentos no posto de trabalho deve estar dentro dos limites de alcance visual do operador, permitindo a movimentao dos membros superiores e inferiores e respeitando a natureza da tarefa. Est correto o que se afirma em: (A) I, II, III e IV. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I e IV, apenas.
Tcnico em Segurana do Trabalho

(E) I e III, apenas. 61. 41. Considerando a Norma Regulamentadora no 08 NR 8 Edificaes, considere: I. Os pisos dos locais de trabalho podem apresentar salincias controladas, como depresses, desde que no prejudiquem a circulao de pessoas ou a movimentao de materiais. II. As aberturas nos pisos e nas paredes podem ser protegidas eventualmente quando apresentarem riscos de queda de pessoas ou objetos. III. Os pisos, as escadas e as rampas devem oferecer resistncia suficiente para suportar as cargas mveis e fixas, para as quais a edificao se destina. IV. As rampas e as escadas fixas de qualquer tipo devem ser construdas de acordo com as normas tcnicas oficiais e mantidas em perfeito estado de conservao. V. Os pisos, as escadas, as rampas, os corredores e as passagens dos locais de trabalho, onde houver exposio ao sol, devem ter revestimento em madeira. Est correto o que se afirma em: (A) I e III, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) III e IV, apenas. (E) I, II, III, IV e V. 62. 42. A Norma Regulamentadora no 23 NR 23 Proteo Contra Incndios estabelece que: (A) as sadas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho, no se tenha de percorrer distncia maior que 15,00 m nas de risco grande e 30,00 m nas de risco mdio ou pequeno. (B) as caixas de escadas devero ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e
Pgina 16

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


podendo ser abertas unicamente pelo lado de fora. (C) cada extintor dever ser inspecionado visualmente a cada seis meses, examinando-se o seu aspecto externo, os lacres e os manmetros, e recarregados anualmente. (D) onde no for possvel o acesso imediato s sadas, devero existir, em carter permanente e completamente desobstrudos, circulaes internas ou corredores de acesso contnuos e seguros, com largura mnima de 1,00 m. (E) os extintores devero ter sua parte inferior a 1,20 m acima do piso. 63. 43. Na solicitao de aposentadoria especial, um trabalhador, para comprovar a exposio permanente a um agente nocivo acima dos limites de tolerncia aceitos, utilizou a mesma prova documental de outro profissional da mesma companhia, exposto ao mesmo risco. A prova referenciada denomina-se: (A) por semelhana de atividade. (B) direta ou igualitria. (C) indireta ou por semelhana. (D) emprestada. (E) fato ocupacional. (D) o clculo do benefcio efetuado com base em 80% do maior salrio de contribuio referente ao perodo contributivo. (E) a necessidade de comprovar a possibilidade de continuar desempenhando suas atividades, por meio de exame da percia mdica da Previdncia Social. 65. 45. Sobre o Certificado de Aprovao CA, concedido aos Equipamentos de Proteo Individual EPI, considere: I. Ter validade de 5 (cinco) anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que no tenham sua conformidade avaliada no mbito do SINMETRO. II. O EPI dever apresentar, em caracteres pretos e bem visveis, o CNPJ da empresa fabricante, a data de fabricao e o nmero do CA, no caso de produtos de procedncia nacional. III. O fabricante nacional ou importador dever remarcar os dados do CA referentes aos EPI, se vencido o prazo de validade estipulado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade do trabalho. Est correto o que se afirma em: (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III. 66. 46. Segundo a Norma Regulamentadora no 26 NR 26 Sinalizao de Segurana, a palavra de advertncia utilizada para indicar substncias que apresentam riscos mdios : (A) PERIGO. (B) ATENO. (C) CUIDADO. (D) ALERTA.
Pgina 17

64. 44. Um trabalhador com aposentadoria especial requerida e concedida e que, como beneficirio, permanea ou retorne atividade que ensejou a concesso desse benefcio, na mesma ou em outra empresa, ter como consequncia: (A) o recebimento de salrios acrescidos de 20% pelo exerccio de atividade em empresa urbana ou rural. (B) a aplicao de sano que corresponde perda do direito ao benefcio. (C) o estabelecimento de contrato de trabalho por meio de sindicatos e ou rgos gestores de mo de obra.
Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(E) MANTENHA DISTNCIA. 67. 47. Situaes de trabalho nos quais se encontram ritmo excessivo e microrganismos expem os trabalhadores, respectivamente, a riscos: (A) fsicos e biolgicos. (B) qumicos e de acidentes. (C) de acidentes e ergonmicos. (D) ergonmicos e biolgicos. (E) de acidentes e qumicos. 68. 48. A inspeo de segurana peridica de caldeiras categoria A, constituda por exames internos e externos, deve ser executada no intervalo mximo de tempo de: (A) 48 meses. (B) 18 meses. (C) 36 meses. (D) 42 meses. (E) 12 meses. 69. 49. Segundo a Norma Regulamentadora no 16 NR 16 Atividades e Operaes Perigosas, as operaes de transporte de inflamveis lquidos, em quaisquer vasilhames e a granel, so consideradas em condies de periculosidade, excluso para o transporte em pequenas quantidades, at o limite de: (A) 150 litros. (B) 135 litros. (C) 200 litros. (D) 220 litros. (E) 100 litros. 50. Segunda a Norma Regulamentadora no 15 NR 15 Atividades e Operaes Insalubres Anexo no 6 Trabalho sob Condies Hiperbricas, o item trabalhos sob ar comprimido define campnula como: (A) o espao ou compartimento sob ar comprimido, no interior do qual o trabalho est sendo realizado. (B) uma cmara atravs da qual o trabalhador passa do ar livre para a cmara de trabalho do tubulo e viceversa. (C) o local utilizado para tratamento de indivduos que adquirem doenas descompressivas ou embolia. (D) uma escavao subterrnea de seo circular, fechada nas duas extremidades, em cujo interior haja presso superior a uma atmosfera. (E) uma cmara atravs da qual o trabalhador passa do tnel para a cmara de trabalho. 70. 51. A Norma Regulamentadora no 18 NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo estabelece que: (A) os alojamentos dos canteiros de obra devem ter paredes de alvenaria, madeira ou material equivalente e rea mnima de 3,00 m2 por mdulo cama/armrio, incluindo a rea de circulao. (B) a elaborao e o cumprimento do PCMAT so obrigatriosnos estabelecimentos com 30 trabalhadores ou mais. (C) a transposio de pisos com diferena de nvel superior a 1,00 m deve ser feita por meio de escadas ou rampas. (D) o trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior a 2,50 m e largura inferior a 0,80 m proibido. (E) o cinto de segurana tipo paraquedista deve ser utilizado em atividades a mais de 3,00 metros de altura do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador. 71. 52. A Norma Regulamentadora no 17 NR 17 Ergonomia recomenda condies especiais de
Pgina 18

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


conforto nos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constante. Uma dessas condies : (A) ndice de temperatura efetiva entre 23 e 30 C. (B) nvel de iluminamento no inferior a 270 lux. (C) velocidade do ar no superior a 0,75 m/s. (D) umidade relativa do ar no inferior a 35%. (E) nvel de rudo no superior a 75 dB. 72. 53. A Norma Regulamentadora no 9 NR 9 Programa de Preveno de Riscos Ambientais estabelece que: (A) sempre que vrios empregadores realizem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho tero o dever de executar aes individuais para aplicar as medidas previstas no PPRA visando proteo de seus trabalhadores. (B) dever ser efetuada, a cada dois anos, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios, alm do estabelecimento de novas metas e prioridades. (C) os trabalhadores indicados pelo empregador tero o direito de apresentar propostas e receber informaes e orientaes a fim de assegurar a proteo aos riscos ambientais identificados na execuo do PPRA. (D) o trabalhador deve estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituio. (E) dever ser mantido pelo empregador ou instituio um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histrico tcnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA, arquivado por um perodo mnimo de 20 anos. 73. 54. Segundo a Norma Regulamentadora no 11 NR 11 Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais: I. Fica estabelecida a distncia mxima de 60,00 m para o transporte manual de um saco. II. O transporte em descarga dever ser realizado mediante impulso de vagonetes, carros, carretas, carros de mo apropriados, ou qualquer tipo de trao mecanizada. III. vedado o transporte manual de sacos, atravs de pranchas, sobre vos superiores a 2,00 m de extenso. IV. Na operao manual de carga e descarga de sacos, em caminho ou vago, o trabalhador ter o auxlio de ajudante quando a carga ultrapassar 100 sacos. V. As pilhas de sacos, nos armazns, devem ter altura mxima de 10 sacos. Est correto o que se afirma APENAS em: (A) I, II e V. (B) II. (C) III e IV. (D) I e II. (E) III, IV e V. 74. 55. Considerando a implantao do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO e do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, correto afirmar: (A) O PCMSO a base da elaborao do PPRA, sem o qual os riscos sade do trabalhador no podem ser identificados. (B) No poder existir um PCMSO sem que o mesmo esteja baseado num PPRA atualizado.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 19

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(C) PCMSO e PPRA so programas distintos que no guardam qualquer relao entre si. (D) Se a empresa tiver mais de 50 funcionrios, o PCMSO dever ser elaborado em primeiro lugar. (E) Caso o responsvel pela elaborao dos dois programas seja o mesmo tcnico designado pela empresa, estes devem ser executados simultaneamente. 75. 56. Segundo a Norma Regulamentadora no 26 NR 26 Sinalizao de Segurana, as canalizaes contendo cidos e faces internas de caixas protetoras de dispositivos eltricos devem ser identificadas pela cor: (A) laranja. (B) amarelo. (C) branco. (D) verde. (E) preto. 76. 57. Sobre o funcionamento da Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA, correto afirmar: (A) As reunies ordinrias da CIPA sero realizadas em local apropriado, dentro ou fora da empresa, alternandose o horrio durante e aps o expediente normal da empresa. (B) Os membros da CIPA, eleitos e designados, sero empossados no primeiro dia do ano fiscal, aps o trmino do mandato anterior. (C) O empregador, no caso de afastamento definitivo do presidente, indicar o substituto, em dois dias teis, preferencialmente entre os membros da CIPA. (D) O empregador tem competncia para convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mnimo de 30 (trinta) dias antes do trmino do mandato em curso. (E) A condio de membros titulares e suplentes, ser assumida pelos candidatos mais votados e indicados pela diretoria da empresa, respectivamente. 77. 58. Sobre os critrios estabelecidos na Norma Regulamentadora no 24 NR 24 Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho, considere: I. As cozinhas devero ter portas metlicas, de madeira ou PVC, medindo, no mnimo, 0,80 m x 2,10 m. II. Os vestirios devero dispor de cabines individuais e armrios, alm da necessidade de se colocar telhas translcidas para melhorar a iluminao natural. III. As janelas dos alojamentos devero obedecer metragem de 0,50 m x 0,50 m, no mnimo. IV. O refeitrio dever ser instalado em local apropriado, podendo ter o mesmo acesso dos banheiros, porm, com portas distantes destes de, no mnimo, 1,50 m. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 78. 59. Com base nos requisitos da Norma Regulamentadora no 10 NR 10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade, obrigatrio o uso de luvas isoladas em todos os servios de linha, na condio de operao: (A) energizada, executados apenas nos condutores secundrios e com auxlio de basto.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 20

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(B) desenergizada, executados nos condutores primrios, sem auxlio de basto. (C) desenergizada, executados nos condutores secundrios, sem auxlio de basto. (D) energizada, executados apenas nos condutores primrios e com auxlio de basto. (E) energizada, executados nos condutores primrios ou secundrios, com ou sem auxlio de basto. 79. 60. Considerando a Norma Regulamentadora no 04 NR 04 Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT e anexo, correto afirmar: (A) As empresas enquadradas no grau de risco 1, obrigadas a constituir Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho e que possuam outros servios de medicina e engenharia, no podero integrar estes servios com os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho constitudos e nem formar um servio nico de engenharia e medicina. (B) O profissional especializado em Segurana e em Medicina do Trabalho pode exercer outras atividades, dentro ou fora da empresa, durante o horrio de sua atuao nos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho, a partir de autorizao emitida pelo gerente do setor. (C) A empresa poder constituir Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos parceiros ou que tenha estabelecido consrcio, desde que a distncia a ser percorrida entre aquele em que se situa o servio e cada um dos demais no ultrapasse a 10 (dez) mil metros,
Tcnico em Segurana do Trabalho

dimensionando-o em funo do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro III e anexo. (D) Os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho das empresas que operem em regime sazonal devero ser dimensionados tomando-se por base a mdia aritmtica do nmero de trabalhadores do ano civil anterior e obedecidos os Quadros I e II. (E) Os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho devero ser integrados por Mdico do Trabalho, Mdico Anestesista, Enfermeiro do Trabalho, Tcnico de Segurana do Trabalho, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Enfermagem, obedecendo o Quadro III e anexo. COMPANHIA METROPOLITANO PAULO DO SO

DE

80. 31. Um tcnico em segurana do trabalho foi chamado para colaborar no processo eleitoral de representante da CIPA local. Pretendem participar: I. um funcionrio sindicalista, atuando na empresa, no setor de manuteno. II. um funcionrio que, poca das inscries, estava gozando de frias remuneradas. III. funcionrio que est afastado do servio, gozando de benefcio da previdncia. Conforme a NR pertinente, correto concluir que: (A) I somente poder inscrever-se, mas no poder votar. (B) I e II podero inscrever-se e votar. (C) I e III podero inscrever-se e votar. (D) II e III podero inscrever-se, mas somente I e II podero votar.

Pgina 21

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(E) I, II e III podero inscrever-se e votar. 81. 32. Analise: (A) risco de acidente. (B) doena de trabalho. (C) doena profissional. (D) acidente de trabalho. (E) acidente previsvel. 83. 35. Antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos existentes e que venham a ser introduzidos no ambiente do trabalho, no estabelecimento do PPRA, uma responsabilidade: As figuras I, II e III, indicam, respectivamente, cintos de segurana do tipo: (A) abdominal, travaquedas, alpinista. (B) alpinista, paraquedista, de utilidades. (C) paraquedista, industrial, comercial. (D) de trs pontos, estruturado, de cintura. (E) paraquedista, alpinista, para construo civil. 82. 33. Analise: I. calor e frio; II. vibraes, vapores e presso anormal; III. vibraes e presso anormal; IV. radiaes e poeira; V. gases e rudos. Quanto aos riscos ambientais, so agentes ambientais os que constam em: (A) I e III, somente. (B) II e IV, somente. (C) I, II e III, somente. (D) II, IV e V, somente. (E) I, II, III, IV e V. 34. Ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional, que cause perda ou reduo da capacidade de trabalho. Trata-se de:
Tcnico em Segurana do Trabalho

(A) dos empregadores e das instituies empregadoras. (B) dos funcionrios e dos representantes da CIPA. (C) do Ministrio do Trabalho e Emprego. (D) do representante sindical dos trabalhadores. (E) do sindicato patronal da categoria. 84. 36. Sobre Equipamento de Proteo Individual, analise: I. o equipamento de proteo individual EPI deve ser usado por todo o tempo que perdurar o seu contrato de trabalho, mesmo havendo situaes onde o risco gerado permita empresa adquirir equipamento ou mquina que elimine este risco. II. a empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteo individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos empregados. III. qualquer equipamento individual de segurana entregue pela empresa ao trabalhador deve ser capaz de evitar acidentes fsicos, qumicos e biolgicos, alm dos agentes ergonmicos ocupacionais e ambientais. correto o que consta em:
Pgina 22

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(A) II e III, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III 85. 37. O PCMSO um programa que especifica procedimentos e condutas a serem adotadas pelas empresas em funo dos riscos aos quais os empregados se expem no ambiente de trabalho. Os procedimentos mdicos e exames diagnsticos complementares para determinao dos riscos existentes, esto respectivamente corretos em: (A) radiao ionizante hemograma; vrus macroscopia; produtos qumicos bioqumica. (B) chumbo plumbemia; presses anormais teste ergomtrico; bacilos ecocardiograma. (C) fumos plsticos espirometria; solventes micologia bsica; frio reumatometria. (D) rudo audiometria; poeira mineral raio X de trax; fumos plsticos espirometria. (E) poeira espacial hemograma; chumbo densitometria ssea; ventilao espirometria. 86. 38. Quanto proteo incndios, analise: contra distncia maior que 20,00 m (vinte metros) nas de risco grande e 40,00 m (quarenta metros) nas de risco mdio ou pequeno. IV. As aberturas, sadas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direo da sada. correto o que consta SOMENTE em (A) III. (B) IV. (C) I e III. (D) II e IV. (E) III e IV. 87. 39. Numa operao de combate ao fogo, to cedo o fogo se manifeste, cabe, entre outras aes: (A) atac-lo, o mais rapidamente possvel, pelos meios adequados; buscar pelos diversos setores da empresa equipamentos que possam ser reabastecidos para combater o fogo. (B) chamar imediatamente a superviso de segurana; encontrar nas imediaes, dentro e fora da empresa, pessoas que queiram ajudar no uso dos equipamentos. (C) acionar o sistema de alarme; desligar mquinas e aparelhos eltricos, quando a operao do desligamento no envolver riscos adicionais. (D) prover equipamentos suficientes para combater o fogo durante a sua ocorrncia; estabelecer distanciamento seguro entre as fachadas das edificaes. (E) criar barreiras estanques entre edifcios contguos; distribuir 10 unidades extintoras, de vrios tipos, em todos os prdios. 88. 40. Segundo a Lei no 7.410, o exerccio da profisso de Tcnico de Segurana do Trabalho ser permitida exclusivamente ao portador de:
Pgina 23

I. Em um ambiente fabril, a porta de emergncia deve abrir, necessariamente, para dentro do local de trabalho e no conter tranca do lado externo. II. O extintor de gua pressurizada pode ser utilizado para fogo das classes A e B, considerando que o operador esteja utilizando mscara respiratria com presso positiva, que impede a entrada de gases txicos. III. As sadas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho no se tenha de percorrer

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


I. certificado de concluso de curso de Tcnico de Segurana do Trabalho, ministrado no Pas em estabelecimentos de ensino mdio; II. certificado de concluso de curso de Supervisor de Segurana do Trabalho, realizado em carter prioritrio pelo Ministrio da Educao e Cultura; III. registro de Tcnico de Segurana do Trabalho, expedido pelo Ministrio do Trabalho, at a data fixada na regulamentao da Lei mencionada. correto o que consta em (A) I, II e III. (B) II, somente. (C) III, somente. (D) I e III, somente. (E) I, somente. 89. 41. A Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT, deve obrigatoriamente ser realizada: (A) anualmente, conforme a NR-5. (B) sob a responsabilidade e organizao de representante da alta direo. (C) uma vez a cada 2 anos, desde que j tenha sido realizada uma etapa em cada uma das unidades fabris. (D) por empresa especializada, sob coordenao direta da gerncia de produo, com programao semestral em empresas com at 500 funcionrios e a cada ano para empresas com mais de 500 funcionrios. (E) sob assessoria do SESMT da empresa, quando houver, ou pelo tcnico de segurana, em parceria com a equipe de gesto ambiental, a cada dois anos, ou a cada ano, caso a empresa seja classificada como de risco 3. 90. 42. Considerando as disposies previstas nas Normas Regulamentadoras, correto afirmar: (A) A NR-4 prev que a empresa deve indicar um Engenheiro de Segurana para implantar e gerenciar o PPRA. (B) Quando uma empresa tem mais de 3 agentes de risco identificados, esta classificada como grau de risco 4. (C) A empresa que contratar outras para prestar servios em seu estabelecimento pode constituir SESMT comum para assistncia aos empregados das contratadas, sob gesto prpria, desde que previsto em Conveno ou Acordo Coletivo de Trabalho. (D) A opo pelo recolhimento das contribuies devidas pela empresa, diretamente aos cofres do INSS, concede a ela a opo de no constituir CIPA em sua sede operacional, nos dois primeiros anos de funcionamento. (E) A concesso de aposentadoria especial aos trabalhadores industriais est condicionada, dentre outras exigncias, participao destes em programas de preveno de riscos ambientais e de segurana do trabalho. 91. 43. O tcnico de segurana do trabalho, no desenvolvimento das suas funes, precisa estar atento s alteraes no mercado e s tendncias e necessidades quanto s caractersticas de uso de EPI, propondo alteraes para o uso. Neste contexto, o uniforme de uso nas atividades fabris devem ter como funes principais: (A) permitir conforto e praticidade; ter resistncia compatvel com a funo do usurio; promover alinhamento com os usos e costumes e a moral. (B) ser resistente; promover a beleza esttica; ser durvel permanentemente; impedir o constrangimento. (C) permitir a condio de limpeza diria; absorver o suor do corpo; ter seu uso alinhado s necessidades de segurana do trabalho. (D) ser esteticamente agradvel; promover o bem estar do usurio; ser de
Pgina 24

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


fcil manipulao de limpeza; proteger o usurio; garantir a higiene no trabalho. (E) atender s caractersticas de designer; apresentar performance e durabilidade por um perodo mximo de 6 meses; apresentar estabilidade dimensional ao ser higienizado e lavado. 92. 44. Os estudos com relao Segurana do Trabalho permeiam diversas disciplinas, dentre as quais possvel destacar como imprescindveis para qualquer nicho de atuao: (A) Psiquiatria na Gesto da Engenharia; comunicao de sinistro; materiais de construo; psicologia. (B) Introduo Segurana; Higiene e Medicina do Trabalho; Preveno e Controle de Riscos em Mquinas, Equipamentos e Instalaes. (C) O Ambiente e as Doenas Oportunistas; limpeza e organizao de mquinas; metrologia aplicada ergonomia. (D) Metodologia de pesquisa financeira; matemtica aplicada; Legislao e Normas Tcnicas; estudo dos problemas brasileiros na indstria. (E) Responsabilidade Civil e Criminal; Percias mdicas; ensaios tecnolgicos e laboratoriais; Proteo de imagem. 93. 45. A equipe de segurana do trabalho deve ter como princpio que: (A) em ambientes onde a ocorrncia de acidentes zero durante perodos superiores a 2 anos, faculta-se a realizao de SIPAT's a cada binio e a manuteno da equipe da CIPA de maneira automtica. (B) em atividades fabris ou de produo em geral, onde o nmero de acidentes zero por perodo igual ou superior a 3 anos, deve-se alterar o PPRA para
Tcnico em Segurana do Trabalho

planos de contingncia e desastres iminentes. (C) investir em segurana aumenta o grau de conscientizao dos empregados quanto aos riscos envolvidos. (D) em locais onde a constituio da equipe da CIPA deu-se atravs de seleo exclusiva de pessoas sem nenhum treinamento de sade e segurana prvios existe o direito, por Lei, de solicitar tal treinamento ao Ministrio do Trabalho, sob as custas deste. (E) a ocorrncia de um acidente de trabalho independe das condies do local ou dos atos praticados pelo trabalhador quando a empresa opera com dispositivos automatizados. 94. 46. No que concerne MTb no 1, correto afirmar: (A) Espao confinado um habitculo cuja principal funo destina-se a atividades humanas, equipado com entrada ou sada de pequeno porte. (B) IPVS (ndices de Vapores Nocivos Salubridade), refere-se aos limites de periculosidade aceitveis. (C) Aerodispersides so fumos gerados termicamente,constitudos por partculas de vapores originrios de combusto incompleta, com ndice de CO acima dos limites aceitveis. (D) Dimetro aerodinmico a medida do dimetro da partcula cuja metade de sua massa tem dimetro aerodinmico mdio mnimo, sendo a outra metade insignificante. (E) IPVS (Imediatamente Perigoso Vida ou Sade), correlaciona-se com a exposio respiratria aguda a atmosferas nocivas. 95. 47. Em relao ao Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional, correto afirmar:

Pgina 25

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(A) Compete ao empregador garantir a elaborao do PCMSO; custear sua aplicao sem nus para os empregados; indicar, dentre os mdicos do SESMT da empresa, quando for o caso, um coordenador responsvel pela execuo do PCMSO. (B) Ficam desobrigadas de indicar mdico coordenador as empresas de grau de risco 0 e 1, segundo a NR 4, com at 15 empregados, e aquelas de grau de risco 3 e 4, segundo a NR 4, com at 5 empregados. (C) As empresas com mais de 15 empregados e com at 30 empregados, enquadradas no grau de risco 1 ou 2, segundo a NR 4, podero estar desobrigadas de indicar mdico do trabalho coordenador em decorrncia de negociao coletiva. (D) Compete comisso de empregados da CIPA garantir a elaborao do PCMSO; custear sua aplicao sem nus para os empregados atravs de verba da empresa destinada para esse fim; indicar, dentre os membros da CIPA da empresa, quando for o caso, um coordenador responsvel pela execuo do PCMSO. (E) As empresas com mais de 15 empregados e com at 30 empregados, enquadradas no grau de risco 0 ou 1, segundo a NR 4, podero estar desobrigadas de indicar coordenador de execuo de PCMSO em decorrncia de negociao coletiva. 96. 48. correto afirmar: (A) Desde 1999, os registros de Tcnicos de Segurana do Trabalho devem ser emitidos pelas Secretarias de Inspeo do Trabalho, com autorizao do sindicato da categoria. (B) O registro no Ministrio do Trabalho e Emprego feito mediante a apresentao de Diploma de instituio devidamente regular no pas ou no exterior. (C) O exerccio da profisso de Tcnico de Segurana do Trabalho depende de prvio registro no Ministrio do Trabalho e Emprego. (D) Em casos de estrangeiros que queiram exercer o cargo de Tcnico de Segurana do Trabalho no Brasil, exigese a comprovao em carteira do exerccio profissional, alm do diploma. (E) Bienalmente, os Tcnicos de Segurana do Trabalho diplomados devem, junto aos seus Conselhos Regionais, registrar suas anotaes de responsabilidade tcnica com anuncia prvio do sindicato da categoria. Instrues: Para responder s questes de nmeros 49 a 52, considere a NBR 14.280, que trata dos Cadastros de Acidentes do Trabalho. 97. 49. Analise: I. Queda, projeo e resvaladura so descries da classificao de espcies de acidentes impessoais. II. De material empilhado, de veculo e de animal so descries da classificao de espcies de acidentes pessoais. III. Considera-se como leso pessoal: fratura, queimadura, afogamento, envenenamento ou choque eltrico. correto o que consta em (A) III, apenas. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III. 98. 50. correto afirmar: (A) Leso decorrente de atividade esportiva dentro de ambiente de trabalho no considerada leso pessoal.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 26

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(B) Uma leso decorrente de brincadeira durante o trabalho deve ser considerada leso pessoal. (C) So consideradas causadoras de incapacidade permanente parcial leses como perda de unha e fratura mandibular. (D) Condies metereolgicas extremas, como terremotos, tufes e ciclones, no so considerados nas estatsticas de acidentes de trabalho. (E) Os registros de acidentes, voluntrios ou involuntrios, devem ser copiados para a delegacia de polcia local, acompanhados de respectiva cpia de ficha dos trabalhadores. 99. 51. Analise: I. Em relao ao relatrio de comunicao de acidentado, to logo ele seja preenchido, dever ser levado ao chefe do setor, para conhecimento e encaminhamento ao rgo de Segurana do Trabalho, arquivando-se as demais vias segundo a rotina adotada. II. O encaminhamento da comunicao de acidentado, quando no for possvel o preenchimento imediato, dever ser feito no mximo em 30 dias aps o acidente, com respectivas cpias ao Ministrio da Sade e Emprego. III. Na hiptese de envio da comunicao de acidentado tardio, o rgo de Segurana do Trabalho providenciar o preenchimento dos itens, em at 30 dias aps o recebimento, atravs de entrevista direta com o tcnico responsvel durante o acidente. correto o que consta em (A) I e II, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I, apenas. (E) I, II e III. 100. 52. As siglas C, AT, FRE e FRN referem-se, respectivamente, a: (A) Contuso; Amputao Traumtica; Fratura Exposta; Fratura No-Exposta. (B) Corpo Estranho; Acidente de Trnsito; Fato Recorrente; Fato Redundante. (C) Colapso; Asfixia Traumtica; Falta Recorrente; Falta Redundante. (D) Contuso; Acidente de Trnsito; Ferida Exposta; Ferida Necrosada. (E) Corpo Estranho; Asfixia Traumtica; Ferida Exposta; Ferida Necrosada. 101. 53. No que diz respeito preveno de acidente, em espaos confinados, segundo NBR 14.787, correto afirmar: (A) Substncia inflamvel um comburente que, exposto ou no ao combustvel, sofre risco de exotermia. (B) Uma atmosfera considerada rica em oxignio quando possui mais de 30% de O2 em volume. (C) Atmosfera de risco aquela que possui gs inflamvel em concentrao superior a 20% de seu limite inferior de explosividade. (D) Gs inflamvel aquele cujo ponto de fulgor esteja imediatamente abaixo do ponto de vapor em presena de oxignio. (E) Uma atmosfera pobre em oxignio aquela que contm menos de 19,5% de O2 em volume. 102. 54. No uso de sistemas de combate a incndio, especialmente referentes a instalaes de sprinklers, so utilizados bulbos de diferentes cores para o tamponamento da sada de gua. Sobre o tema, analise: I. Existem trs cores especficas de bulbo, relacionadas s temperaturas do
Tcnico em Segurana do Trabalho Pgina 27

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


ambiente, durante os incndios, que so o vermelho, o azul e o cinza mercrio. II. A cor vermelha refere-se aos bulbos que se quebram em temperaturas mais baixas, enquanto que os bulbos azuis quebram-se em temperaturas mais altas. III. Utilizam-se bulbos cinza mercrio em ambientes estritamente desprovidos de atividades humanas, visto que h risco mnimo de intoxicao por vapor de mercrio. correto o que consta em (A) I e III, apenas. (B) I, apenas. (C) III, apenas. (D) II, apenas. (E) I, II e III. 103. 55. Sobre ergonomia, considere: 104. 56. Com relao Lei no 7.855/1989, consideradas suas alteraes, correto afirmar: (A) Em casos de morte ou invalidez permanente, o empregador est obrigado a manter os vencimentos do acidentado ou falecido, em conta sob juzo, at a ao da seguridade social. (B) No caso de demisso por justa causa, o empregador fica desobrigado a pagar pelo exame demissional, cujas custas recairo sobre o Instituto de Previdncia Social. (C) Ser obrigatrio exame mdico, por conta do empregador, na admisso, demisso e regularmente durante o exerccio das funes do empregado. (D) considerado exame rotineiro de sade e segurana do trabalho somente aquele realizado por entidade cadastrada nos Ministrios do Trabalho e Emprego e da Sade, com registro no respectivo conselho profissional. (E) Acarreta crime de omisso, ao empregador e ao empregado, a falta de registro de ambos no Programa de Desenvolvimento do Sistema de Inspeo do Trabalho. 105. 57. Sobre o atendimento a queimados, no que se refere a primeiros socorros, deve-se: I. resfriar as queimaduras continuamente, preferencialmente com gua limpa; II. aplicar pomada ou gel protetor sobre a rea queimada, desde que base de gua; III. remover as roupas queimadas que esto coladas queimadura, para evitar riscos de infeco. correto o que consta em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) II e III, apenas.
Pgina 28

I. A largura mnima de um corredor, onde devero trafegar no mximo duas pessoas em direes opostas, de 1100 mm. II. Em casos de limitao de altura e largura, deve-se projetar espaos considerando uma pessoa de 200 cm de altura por 55 cm de dimetro. III. Para passarelas destinadas a carrinhos de mo, a distncia de folga mnima entre obstculos laterais de 100 mm. IV. As dimenses mnimas de janelas ou orifcios de visita retangulares so de, no mnimo, 51 cm por 61 cm, acrescentando-se at 20 cm no caso de uso de roupas pesadas. correto o que consta APENAS em (A) I, II e III. (B) I. (C) II. (D) I e IV. (E) IV.

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(E) I, II e III. 106. 58. Sobre ergonomia, analise: lquidos inflamveis com gasolina e leo diesel. III. Os extintores tipo D, utilizados exclusivamente em fogos classe D, aplicam-se a casos de produtos explosivos como o magnsio. IV. O extintor tipo C pode ser aplicado a fogos de classe C, B e A, assim como os extintores tipo B aplicam-se a fogos classe B e A. correto o que consta em (A) II e IV, apenas. (B) I e III, apenas. (C) I e IV, apenas. (D) I, II e III, apenas. (E) I, II, III e IV. COMPANHIA PERNAMBUCANA DE GS COPERGS 109. 27. De acordo com a Norma Regulamentadora 33 NR 33 Segurana e Sade no Trabalho em Espaos Confinados, quando o trabalho se desenvolve em espaos confinados, a ocorrncia de deficincia de oxignio no local tem como causas, entre outras: (A) manuteno e adoo das condies e prticas preventivas; falta de permisso para as rotinas de medio e verificao e limpeza de vasos e tanques com solventes. (B) ausncia ou deficincia de ventilao; interpretao incorreta na leitura dos instrumentos de medio e falta de verificao peridica das condies de umidade e temperatura local. (C) volume de particulado decorrente do corte com ferramentas abrasivas; condies anormais de iluminao e reduo de materiais provocada por combusto sem resultar resduos. (D) onda de presso que precede a abertura do espao; incidncia de equipamentos eltricos energizados e
Pgina 29

I. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga suportado inteiramente por um s trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposio da carga. II. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem ser providos de altura ajustvel, em relao tarefa, com borda frontal reta, formando ngulo de 90 com o local de trabalho. III. Nos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constantes, a umidade relativa do ar no pode ser inferior a 40 (quarenta) por cento. correto o que consta em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III. 107. 59. Na planta de uma fbrica, desenhada em escala 1:250, um fosso aparece com a profundidade de 2 cm. Sua largura real ser de: (A) 2,50 m (B) 25,0 m (C) 1,125 m (D) 5,0 m (E) 11,25 m 108. 60. No que diz respeito proteo contra incndio, segundo normatizao pertinente, analise: I. Existem quatro tipos de extintores que podem, e devem, ser utilizados em funo dos quatro tipos de fogo, chamados de Classes A, B, C e D. II. Utiliza-se um extintor tipo A em fogo proveniente de combusto de
Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


modificao das condies trmicas inicialmente presentes. (E) deslocamento de ar por gs ou vapor devido inertizao, desvaporizao, incndios e elevada concentrao de gases e vapores; digesto de matria orgnica por microorganismos e oxidao de componentes metlicos a base de ferro. entre os componentes, suficiente apenas para movimentao dos braos do trabalhador. 111. 29. No transporte de carga vertical com equipamento de iar, o alvio repentino de tenso proveniente de uma sobrecarga causar ao cabo de ao (A) enrolamento desordenado no tambor. (B) cabo amassado. (C) gaiola de passarinho. (D) alma saltada. (E) quebra por fadiga. 112. (A) As partes das instalaes eltricas no cobertas por material isolante, na impossibilidade de conservar distncias que evitem contatos casuais, devem ser isoladas por obstculos que ofeream resistncia adequada. (B) Quando da realizao de servios em locais midos ou molhados, ou quando o piso oferecer condies propcias para conduo de corrente eltrica, devem ser utilizados cabos e cordes eltricos alimentados com tenso de segurana mxima de 110 V. (C) Objetos pertinentes e de uso nas instalaes eltricas, ou outros de aplicao em locais prximos das partes condutoras das referidas instalaes, devem ser dispostos estrategicamente ao lado dos quadros de comando, ou, ainda, quando aplicveis no prprio circuito, que sejam mantidos e guardados no interior dos painis de energia. (D) As reas de trabalho no devem apresentar bloqueios ou interferncia, situao em que possvel utilizar as reas contguas de partes eltricas expostas, para a locomoo e passagem de usurios. (E) As partes de instalaes eltricas a serem operadas, ajustadas ou examinadas devem ser dispostas de modo compacto, permitindo espao
Tcnico em Segurana do Trabalho

110. 28. Conforme a Norma Regulamentadora 10 NR 10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade, em relao as condies locais correto afirmar:

30. Considere:

I. Utilizar anteparos metlicos para proteger materiais combustveis que no possam ser retirados, incluindo estoques e mquinas com acmulo de graxas; II. cuidados com mquinas hidrulicas, onde eventuais vazamentos de fludo hidrulico devem ser limpos e secos; III. pisos de madeira revestidos de materiais combustveis devem ser cobertos com chapas metlicas; IV. proteo da rea do forro exposta ao trabalho a quente. As medidas adotadas no trabalho a quente so denominadas: (A) especficas no local. (B) especiais para trabalhos a quente. (C) preventivas de acidentes. (D) bsicas de proteo. (E) essenciais de defesa contra acidentes. 113. 31. No trabalho em altura realizado no plano horizontal para montagem de estruturas metlicas e da cobertura de uma edificao, os Equipamentos de Proteo Coletiva EPCs recomendados, minimamente, so:

Pgina 30

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(A) cabo de ao guia, trava-quedas retrtil, pranchas de madeira e cavaletes. (B) rede de proteo, cabo de ao guia, trava-quedas retrtil e pranchas antiderrapantes. (C) cabo de ao guia, rede perifrica, cartazes orientativos e fita zebrada. (D) rede de proteo, fita zebrada, cones de sinalizao, pranchas de madeira. (E) guarda-corpo, fita zebrada, rede perifrica anti-projeo e lona plstica. 114. 32. Os nicos contaminantes atmosfricos presentes num recinto fechado capazes de deslocar totalmente o ar do ambiente e ocupar o seu lugar so: (A) os aerodispersoides. (B) as poeiras. (C) as neblinas. (D) os vapores. (E) os gases. 115. 33. Sobre o documento Perfil Profissiogrfico Previdencirio PPP, considere: I. Comprovar as condies para habilitao de benefcios e servios previdencirios, nos casos de solicitao de aposentadoria por tempo de servio ou afastamento mdico, pelo trabalhador regularmente registrado. II. Prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a Previdncia Social, a outros rgos pblicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relao de trabalho, seja ele individual, ou difuso e coletivo. III. Prover a empresa de meios de prova produzidos em tempo real, de modo a organizar e a individualizar as informaes contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite aes judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores. IV. Possibilitar aos administradores pblicos e privados acesso a bases de informaes fidedignas, como fonte primria de informao estatstica, para desenvolvimento de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como definio de polticas em sade coletiva. Tendo em vista a finalidade do Perfil Profissiogrfico Previdencirio PPP, numa relao trabalhista, est correto o que consta em: (A) III e IV, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 116. 34. A metodologia de avaliao ambiental estabelecida pela FUNDACENTRO que utiliza, como mtodo, o vaporizador de acetona eltrico; como aparelhagem para a anlise, o microscpio ptico binocular de contraste de fase e, como coleta de amostras a bomba de amostragem, a Norma de Higiene Ocupacional: (A) NHO 02 Anlise de vapores orgnicos. (B) NHO 01 Avaliao da exposio ao rudo. (C) NHO 04 Coleta e Anlise de Fibras. (D) NHO 03 Anlise de aerodispersoides. (E) NHO 06 Avaliao da Exposio ao Calor. 117. 35. A norma OHSAS 18001 Sistemas de Gesto de Segurana e Sade Ocupacional Especificao foi desenvolvida para ser compatvel com as normas de sistemas de gesto ISO 9001 e ISO 14001, de modo a facilitar a integrao dos sistemas de gesto da qualidade, ambiental e da segurana e Sade
Pgina 31

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


Ocupacional pelas organizaes, se assim elas o desejarem. Esta especificao: (A) ser revisada ou alterada, quando apropriado, independentemente das publicaes das novas edies da ISO 9001 ou da ISO 14001. (B) aplica-se a qualquer organizao que deseje realizar uma autoavaliao e emitir autodeclarao de conformidade. (C) pertence Srie de Avaliao da Segurana e Sade Ocupacional (OHS AS) e, por si s, estabelece e confere imunidade em relao s obrigaes legais. (D) prescreve critrios especficos de desempenho da Segurana e Sade Ocupacional para as organizaes que a adotarem, fornecendo especificaes detalhadas para o projeto de um sistema de gesto. (E) inclui, tambm, procedimentos e orientaes enquanto clusulas necessrias para o estabelecimento das obrigaes legais de um contrato, de forma que os usurios responsveis possam aplic-la de forma correta. 118. 36. A Norma Regulamentadora 15 NR 15 Atividades e Operaes Insalubres Anexo No 6 Trabalho sob Condies Hiperbricas, estabelece que: (A) os trabalhadores, aps a descompresso, devero movimentar-se, no canteiro de obras, por um perodo mnimo de 5 horas, sob observao mdica. (B) nenhuma pessoa poder ser exposta presso superior a 4,0 kgf/cm2, durante o transcorrer dos trabalhos sob ar comprimido, qualquer que seja a condio, sempre sob superviso direta do mdico responsvel. (C) o trabalhador, para auxiliar a decompresso, dever beber 500 mL de bebida gasosa. proibido ingerir leite e bebidas base de cafena, ou fumar dentro dos tubules e tneis. (D) o atestado de aptido ter validade de 6 meses e, em caso de ausncia ao trabalho por mais de 10 dias ou afastamento por doena, o empregado, ao retornar, dever ser submetido a novo exame mdico. (E) o trabalhador no poder sofrer mais do que uma compresso num perodo de 12 horas e mais que 3 em 48 horas durante a jornada de trabalho. 119. 37. Considerando a Norma Regulamentadora 13 NR 13 Caldeira e vasos de presso constitui risco grave e iminente a falta de: (A) nmero de ordem dado pelo fabricante da caldeira. (B) manual do proprietrio e registro de segurana do equipamento. (C) vlvula de segurana instalada no controle de presso da sala de controle. (D) medidor de velocidade no sistema de exausto e escape da caldeira. (E) sistema de drenagem rpida de gua, em caldeiras de recuperao de lcalis. 120. 38. Com base na Norma Regulamentadora 15 NR 15 Atividades e Operaes Insalubres Anexo 3 Limites de Tolerncia para Exposio ao Calor, em regime de trabalho intermitente, o limite de Tolerncia para exposio ao calor e o perodo de descanso no prprio local de prestao de servio, no intervalo de 1 hora, para uma atividade leve, no qual se obteve o IBTU = 31 C, devem ser, respectivamente, de: (A) 30 minutos de trabalho e 30 minutos de descanso. (B) 45 minutos de trabalho e 15 minutos de descanso. (C) 40 minutos de trabalho e 20 minutos de descanso.
Pgina 32

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(D) 15 minutos de trabalho e 45 minutos de descanso. (E) 60 minutos de trabalho e descanso de 15 minutos aps 2 horas de atividade. 121. 39. A Norma Regulamentadora 12 NR 12 Segurana no trabalho em mquinas e equipamentos estabelece que: I. As vias principais de circulao nos locais de trabalho e s que conduzem as sadas devem ter, no mnimo, 1,00 m de largura. II. Os materiais em utilizao no processo produtivo podem ser alocados em qualquer rea e sinalizados quando se tratar de reas externas. III. A distncia mnima entre mquinas e equipamentos deve ser de 0,60 m (sessenta centmetros) a 0,80 m (oitenta centmetros), a critrio da autoridade competente em segurana e medicina do trabalho. IV. Os protetores devem permanecer fixados, firmemente, mquina, ao equipamento, piso ou a qualquer outra parte fixa, por meio de dispositivos que, em caso de necessidade, permitam sua retirada e recolocao imediatas. Est correto o que consta em (A) II, III e IV, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 122. 40. Uma empresa pretende construir um tanque de armazenamento de lquidos combustveis, do tipo de superfcie, com capacidade de 50.000 litros. Considerando a Norma Regulamentadora 20 NR 20 Lquidos Combustveis e Inflamveis, as distncias mnimas exigidas do tanque em relao
Tcnico em Segurana do Trabalho

linha de divisa da propriedade adjacente e da via pblica, devem ser de, respectivamente: (A) 30,0 m e 10,5 m. (B) 15,0 m e 4,5 m. (C) 9,0 m e 3,0 m. (D) 3,0 m e 1,5 m. (E) 6,0 m e 1,5 m. 123. 41. Segundo a Norma Regulamentadora 33 NR 33 Segurana e Sade nos Trabalhos em Espaos Confinados, os procedimentos de entrada em espaos confinados devem ser revistos quando ocorrer: (A) entrada autorizada num espao confinado. (B) intercorrncias previstas durante a entrada. (C) identificao de riscos no descritos na Permisso de Entrada e Trabalho. (D) manuteno da configurao de entrada anterior, no espao confinado. (E) identificao de novas condies de trabalho, e forem solicitados pelo empregador. 124. 42. Nos locais de armazenagem de plvoras qumicas, artifcios pirotcnicos e produtos qumicos usados na fabricao de misturas explosivas ou de fogos de artifcio, descritas no Quadro no 2 da Norma Regulamentadora 16 NR 16 Atividades e operaes perigosas, so consideradas reas de risco para quantidades armazenadas entre 4.500 e 45.000 kg, as faixas de terreno at a distncia de: (A) 90 metros. (B) 45 metros. (C) 75 metros. (D) 110 metros. (E) 180 metros.

Pgina 33

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


125. 43. Sobre a Norma Regulamentadora 25 NR 25 Resduos Industriais, considere: I. Os resduos industriais devem ter destino adequado sendo proibido o lanamento ou a liberao no ambiente de trabalho de quaisquer contaminantes que possam comprometer a segurana e sade dos trabalhadores. II. Os mtodos e procedimentos de anlise dos contaminantes gasosos tratados na NR 25 esto fixados na Norma Regulamentadora 19 NR 19 Atividades e operaes insalubres. III. Os resduos slidos e lquidos de alta toxicidade e periculosidade devem ser dispostos com o conhecimento, aquiescncia e auxlio de entidades especializadas/ pblicas e no campo de sua competncia. IV. Os resduos lquidos e slidos produzidos por processos e operaes industriais devero ser lanados dentro do prprio parque industrial, de forma a evitar riscos sade e segurana da populao lindeira. V. Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulao, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposio de resduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle e eliminao adequadas. Est correto o que consta APENAS em (A) III, IV e V. (B) I, III e V. (C) I, II e III. (D) II, III e IV. (E) I, II, III e IV. 44. Tendo em vista a Norma Regulamentadora 17 NR 17 Ergonomia, o termo transporte manual regular de cargas designa (A) toda atividade realizada de maneira contnua ou que inclua, mesmo de forma descontnua, o transporte manual de cargas. (B) todo transporte de materiais feito por impulso ou deslizamento realizado por dois trabalhadores. (C) toda atividade realizada de forma espordica ou contnua envolvendo dois ou mais trabalhadores. (D) todo trabalho de levantamento de carga realizado por um ou mais trabalhadores sem utilizao de equipamentos auxiliar. (E) todo transporte no qual o peso da carga seja suportado inteiramente por um s trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposio da carga. 126. 45. Segundo a Norma Regulamentadora 26 NR 26 Sinalizao de segurana na rotulagem preventiva, a utilizao da expresso gs extremamente inflamvel serve como: (A) medida corretiva. (B) indicao de primeiros socorros. (C) medida avaliativa preventiva. (D) frase de perigo. (E) notao de uso. 127. 46. Sobre a Norma Regulamentadora 09 NR 09 Programa de preveno de riscos ambientais (PPRA), considere: I. Uma anlise global do PPRA dever ser efetuada, sempre que necessrio e pelo menos uma vez ao ano, para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades. II. A implantao de medidas de carter coletivo dever ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficincia e de informao sobre as eventuais limitaes de proteo que ofeream.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 34

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


III. As aes do PPRA devem ser desenvolvidas no mbito da matriz da empresa, sob a responsabilidade do empregador, sendo vlida para todas as filiais e deve prever a participao dos trabalhadores. IV. O PPRA deve estabelecer critrios e mecanismos de avaliao da eficcia das medidas de proteo implantadas, considerando os dados obtidos nas avaliaes realizadas e no controle mdico da sade previsto na NR 07. Est correto o que se afirma em (A) II e III, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 47. Em relao s condies de armazenamento de lquidos inflamveis, tendo em vista a Norma Regulamentadora 20 NR 20 Lquidos combustveis e inflamveis, correto afirmar: (A) Os compartimentos e armrios usados para armazenamento de combustveis inflamveis, localizados no interior de salas, devero ser construdos em alvenaria, revestida com placas cermicas e demarcados com os dizeres bem visveis "CUIDADO, PERIGO DE EXPLOSO". (B) Os tanques para armazenamento de lquidos inflamveis somente podero ser instalados no interior de edifcios, se apoiados sobre vigas ou nas paredes. (C) Os tanques de armazenamento de lquidos inflamveis devero ser equipados com dispositivos automticos para acionamento de extintores ou cortina de amianto. (D) O armazenamento de lquidos inflamveis dentro de um edifcio s poder ser feito com recipientes de polietileno reticulado, cuja capacidade mxima seja de 500 litros por recipiente. (E) As salas de armazenamento interno devero ter as passagens e portas providas de soleiras ou rampas com pelo menos 0,15 m (quinze centmetros) de desnvel, ou valetas abertas e cobertas com grade de ao com escoamento para local seguro. 128. 48. Sobre a implantao da Norma Regulamentadora 5 NR 5 CIPA nas organizaes, correto afirmar: (A) A empresa que possuir em um mesmo municpio dois ou mais estabelecimentos, dever garantir a instalao da CIPA em apenas um deles e informar s demais localidades das decises estabelecidas para aquela unidade detentora do processo instalado. (B) O mandato do membro eleito em processo eleitoral extraordinrio passa a ser cumprido de forma especfica, sem que haja compatibilizao com o mandato dos demais membros da Comisso. (C) O treinamento de membro eleito em processo extraordinrio deve ser realizado no prazo mximo de sessenta dias, contados a partir da data da posse. (D) A CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder ser desativada pelo empregador, antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento. (E) A empresa dever protocolizar, em at trinta dias, aps a posse dos membros da CIPA, na unidade matriz estadual do Ministrio do Trabalho, cpias das atas de eleio, modelo de cdula e o calendrio anual das reunies ordinrias.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 35

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


129. 49. Sobre a Norma Regulamentadora 11 NR 11 Transporte, movimentao, armazenagem e manuseio de materiais, considere: I. O transporte descarga dever ser realizado mediante impulso de vagonetes, carros, carretas, carros de mo apropriados, ou qualquer tipo de trao mecanizada. II. O trabalhador ter o auxlio de ajudante na operao manual de carga e descarga de sacos, em caminho ou vago. III. A distncia mxima para o transporte manual de um saco de 70,0 m. IV. O transporte manual de sacos, atravs de pranchas com 0,40 m de largura, para transpor vos iguais ou menores que 2,00 m de extenso, permitido. V. Transporte manual de sacos toda atividade realizada de maneira contnua ou descontnua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga suportado, integralmente, por um s trabalhador, compreendendo tambm o levantamento e sua deposio. Considerando o transporte manual de sacos, est correto o que se afirma APENAS em: (A) I, II e III. (B) I, II e V. (C) II, III e IV. (D) III, IV e V. (E) II, III, IV e V. 130. 50. Segundo a Norma Regulamentadora 6 NR 6 Equipamentos de Proteo Individual EPI, de responsabilidade do empregador: (A) fiscalizar quanto ao uso adequado e qualidade do EPI.
Tcnico em Segurana do Trabalho

(B) comunicar qualquer alterao que torne imprprio para uso. (C) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada no EPI. (D) cumprir as determinaes sobre o uso adequado do EPI. (E) responsabilizar-se pela guarda e conservao dos EPI. COMPANHIA GS PBGS PARAIBANA DE

131. 21. Considerando a Norma Regulamentadora que dispe sobre proteo contra incndios, analise: I. A largura mnima das aberturas de sada dever ser de 1,50m, sendo que o sentido de abertura da porta no poder ser para o interior do local de trabalho. II. Os locais de trabalho devero dispor de sadas, em nmero suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandonlos com rapidez e segurana, em caso de emergncia. III. Onde no for possvel o acesso imediato s sadas, devero existir, em carter provisrio e desobstrudos, circulaes internas ou corredores de acesso contnuos e seguros, com largura mnima de 1,40m. correto o que consta APENAS em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 132. 22. Considerando os requisitos de proteo contra incndios, correto afirmar: (A) As caixas de escadas devero ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e

Pgina 36

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


podendo ser abertas facilmente sempre pelo lado da fuga. (B) Uma porta de emergncia de uma fbrica deve abrir para dentro do local de trabalho desde que no possua tranca externa e conte com sistema de exausto de gases txicos pelo teto. (C) Pode-se utilizar um extintor de gua pressurizada para fogos da classe D, desde que o operador utilize mscara respiratria com presso positiva de forma a impedir a entrada dos gases e vapores txicos. (D) A iluminao de emergncia composta por luminrias fluorescentes distribudas pelas escadas e incandescentes nos demais locais de fuga. (E) A gua nunca ser empregada no combate ao fogo Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina. 133. 23. A respeito da NR-5, que trata da CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes, analise: I. A CIPA ter reunies ordinrias mensais, de acordo com o calendrio preestabelecido, que ocorrero em local apropriado e fora do expediente normal da empresa. II. O empregador designar entre seus representantes o vice-presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o Presidente. Desta forma, o empregador dever garantir que seus indicados tenham a representao necessria para a discusso e encaminhamento das solues de questes de segurana e sade no trabalho analisadas na CIPA. III. Devem constituir a CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta. As instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas,
Tcnico em Segurana do Trabalho

bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados, esto dispensadas de constitu-la. IV. Dentre as atribuies da CIPA, est a obrigao de divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho, alm de colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho. correto o que consta APENAS em (A) II, III e IV. (B) I e IV. (C) I e III. (D) II. (E) IV. 134. 24. Quando da verificao e inspeo de instalao em ambiente de trabalho de uma repartio da CIA. de Gs XWG, considerando a identificao, posicionamento e qualidade do extintor em relao ao tipo de fogo a ser combatido, encontrou-se a seguinte situao: 01 extintor tipo C estava localizado a 25 m de um depsito de magnsio com 250 m2 de rea. O local do extintor estava identificado e sinalizado com setas amarelas com contornos brancos e por um crculo amarelo com um quadrado vermelho. Analisando a situao descrita, correto afirmar: (A) A situao apresentada estaria correta se a identificao com setas fosse substituda por um E em vermelho dentro de um crculo amarelo. (B) Tanto a localizao quanto a identificao esto corretas e atendem
Pgina 37

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


NR-24, porm o tipo de extintor em relao ao material est incorreto. (C) A sinalizao e o tipo de extintor esto corretos, mas a distncia encontrase 5m acima do permitido, de acordo com a NR-25. (D) Tanto o tipo, quanto a localizao e a sinalizao do extintor esto incorretos, com situaes divergentes das definidas na NR-23. (E) O extintor verificado na situao apresentada apropriado ao material disposto no local, mas a sua identificao est incorreta. 135. 25. Um tcnico de Segurana responsvel pela fiscalizao de uma obra de instalao da rede de distribuio de gs num conjunto habitacional teve sob sua responsabilidade a elaborao do Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo - PCMAT. Considerando o referido programa, correto afirmar: (A) O PCMAT deve ser mantido exposto nos estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores, disposio do rgo regional do Ministrio da Previdncia, independentemente do tipo de estabelecimento. (B) O PCMAT deve contemplar as exigncias contidas na NR-12 Programa de Preveno e Riscos Ambientais, alm dos dispositivos legais e trabalhistas. (C) So obrigatrios a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos da NR-18 e outros dispositivos complementares de segurana. (D) A implementao do PCMAT de responsabilidade do conjunto de trabalhadores da obra, por meio de representante eleito, devendo o empregador colaborar na sua elaborao. (E) O PCMAT deve ser elaborado e executado pelo Engenheiro da obra com acompanhamento de um arquiteto e revisado por um tcnico de segurana do trabalho. 136. 26. Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, como atividade permanente da empresa, responsabilidade: (A) exclusiva do empregador. (B) do empregador e do sindicato patronal da categoria. (C) do empregador e do CREA local. (D) do tcnico ou engenheiro de segurana do sindicato da categoria da empresa, contratados para tal finalidade. (E) exclusivamente da CIPA, aps eleio regular. 27. Analise a figura abaixo, relativa ergonomia no levantamento manual de carga.

Considerando a necessidade de garantir condies ideais para a execuo de atividades de levantamento de cargas exigidas pela NR-17 - Ergonomia, devese garantir que a distncia vertical da pega da carga ao solo (V) seja de:

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 38

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(A) 1,30 cm (B) 1,10 m (C) 95 cm (D) 75 cm (E) 50 cm 137. 28. O limite de tolerncia estabelecido em norma especfica para rudos de impacto de: (A) 130 dB (linear). (B) 110 dB (fast). (C) 95 dB (linear). (D) 80 dB (linear). (E) 65 dB (fast). 138. 29. As mquinas e equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada localizados de modo que: (A) possam ser substitudos temporariamente quando defeituosos, por uma "ligao direta", at um perodo mximo de 12 horas ou do turno de trabalho. (B) possam ser visualizados facilmente de qualquer ponto de operao da mquina ou do equipamento, tanto pelo operador quanto por outra pessoa. (C) permitam o seu acionamento ou desligamento pelo operador na sua posio normal de trabalho. (D) s possam ser acionados ou desligados pelo operador, principalmente em casos de emergncia, o que justifica sua localizao numa parte interna do equipamento. (E) possam ser localizados na zona perigosa da mquina ou do equipamento para acionamento de emergncia, desde que no acarretem riscos adicionais. 139. 30. Com relao ao Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO), correto afirmar: (A) O Atestado de Sade Ocupacional (ASO) dever conter a definio de apto ou inapto apenas para a funo especfica que o trabalhador exercer. (B) O Atestado de Sade Ocupacional (ASO) dever conter, obrigatoriamente, um segundo laudo pericial de confirmao do estado de sade do trabalhador. (C) O Atestado de Sade Ocupacional (ASO) dever conter o nome do mdico coordenador da realizao do exame, assim como o endereo ou outra forma de contato com ele. (D) O PCMSO dever obedecer a um planejamento semestral e as aes preconizadas devero compor o relatrio anual, para formarem o livro do binio de Atas de Comisso da CIPA. (E) O exame mdico de retorno ao trabalho dever serrealizado, obrigatoriamente, no primeiro dia de volta ao trabalho do trabalhador ausente por perodo igual ou superior a 30 dias por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no, ou parto. 140. 31. Considerando as atividades e operaes perigosas, analise: I. As operaes de transporte de inflamveis lquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, so consideradas em condies de periculosidade, excluso para o transporte em pequenas quantidades, at o limite de 250 litros para os inflamveis lquidos e 150 quilos para os inflamveis gasosos liquefeitos. II. As quantidades de inflamveis, contidas nos tanques de consumo prprio dos veculos de transporte, com at 120 litros, sero considerados, integralmente, como atividade perigosa para efeito da NR. III. Em atividades realizadas na Unidade de processamento das refinarias deve-se guardar uma faixa de 30 metros de largura, no mnimo, contornando a rea de operao.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 39

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


correto o que consta em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III. 141. 32. A entrada em local confinado uma atividade na qual tanto o operador quanto os profissionais que promovem o acompanhamento e fiscalizao podero ser envolvidos em obras de instalao de redes e ramais de gs. Desta forma, trata-se de uma situao INCORRETA neste tipo de trabalho: (A) No trabalho de entrada em local confinado deve-se monitorar continuamente a atmosfera nos espaos confinados, nas reas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando as suas tarefas, para verificar se as condies de acesso e permanncia so seguras, tratando-se de uma medida tcnica de preveno. (B) Como medidas tcnicas de preveno para entrada em local confinado, devem-se testar os equipamentos de medio antes de cada utilizao e promover, sempre, a ventilao do local com oxignio, como forma de garantir condies ideais para a respirao humana. (C) Disponibilizar os procedimentos e a Permisso de Entrada e Trabalho para o conhecimento dos trabalhadores autorizados, seus representantes e fiscalizao do trabalho, refere-se a uma medida administrativa. (D) Os procedimentos para trabalho em espaos confinados e a Permisso de Entrada e Trabalho devem ser avaliados no mnimo uma vez ao ano e revisados sempre que houver alterao dos riscos, com a participao do Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho - SESMT e da Comisso
Tcnico em Segurana do Trabalho

Interna de Preveno de Acidentes CIPA. (E) Permanecer fora do espao confinado, junto entrada, em contato permanente com os trabalhadores autorizados, uma atividade e recomendao a ser seguida pelo vigia da equipe de entrada em local confinado. 33. Quanto diretriz da NR-10, que trata da Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade, correto afirmar: (A) Para avaliar a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a anlise ergonmica do trabalho, devendo esta anlise abordar, no mnimo, as condies de trabalho, conforme estabelecido na NR-10. (B) A contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, devero implementar, de forma integrada, medidas de preveno de acidentes e doenas do trabalho, decorrentes da NR-10, de forma a garantir o mesmo nvel de proteo em matria de segurana e sade a todos os trabalhadores do estabelecimento. (C) Para trabalhadores expostos a riscos ou a situaes de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doena ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenas crnicas, os exames devero ser repetidos a cada ano ou a intervalos menores, a critrio do mdico encarregado, ou se notificado pelo mdico agente da inspeo do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociao coletiva de trabalho. (D) Nos trabalhos e nas atividades de construo, montagem, operao e manuteno devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto altura, ao
Pgina 40

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


confinamento, aos campos eltricos e magnticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalizao de segurana. (E) Os empregadores devero informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se deles. 142. 34. Numa avaliao a em mar, verificou-se que o trabalhador mergulhador operou em mar aberto, com cilindro, realizando atividade de corte e solda. Nestas condies, a atividade se deu em: (A) situao de respirao mecanizada. (B) condies insalubres. (C) situao de mergulho hiperbrico. (D) situao de mergulho de narcose. (E) condies perigosas. 143. 35. A implantao do mapa de riscos pelas Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPAS) nas empresas obrigatria e trata de identificar situaes e locais potencialmente perigosos. Neste mapeamento, as cores utilizadas para identificar riscos fsicos e qumicos so, respectivamente: (A) verde e vermelho. (B) marrom e preto. (C) amarelo e verde. (D) azul e amarelo. (E) vermelho e marrom. 144. 36. Com relao aos cuidados a serem tomados em situaes de local de trabalho sujeito a radiaes ionizantes, correto afirmar: (A) Como medida mdica preventiva, os trabalhadores em locais sujeitos a radiaes devem ingerir um copo de
Tcnico em Segurana do Trabalho

leite a cada 1 hora e tomar uma cpsula de descontaminante duas vezes ao dia. (B) Como proteo individual, a empresa deve fornecer EPI adequado ao risco, confeccionados em fibra de Kevlar ou amianto, e exigir o seu uso nos casos especficos de acionamento dos equipamentos de emisso de radiaes. (C) Como medida administrativa, devese promover o fornecimento e a exigncia de uso de crachs de ponto com senhas eletrnicas de acesso aos locais destinados operao dos tcnicos de raio-x. (D) Para proteo coletiva, deve-se promover o isolamento da fonte de radiao e o enclausuramento da fonte de radiao, como o uso de revestimentos especiais resistentes radiao na construo dos locais de destino dos aparelhos radioativos. (E) Na execuo de solda oxiacetilnica, o operador estar submetido radiao ultravioleta, no entanto, na execuo de solda eltrica, a irradiao a que o operador estar sujeito a do tipo infravermelha. 145. 37. Com relao ao desenvolvimento do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO), abordado na NR-7, correto afirmar: (A) O PCMSO deve incluir, entre outros, a realizao obrigatria dos exames mdicos admissional; peridico; de percia; de investigao de doenas profissionais; demissional. (B) Inexistindo mdico do trabalho na localidade, o empregador poder contratar mdico de outra especialidade para coordenar o PCMSO. (C) Caber empresa contratante de mo-de-obra prestadora de servios receber da empresa contratada a informao sobre os riscos existentes nos locais de trabalho onde os servios esto sendo prestados.
Pgina 41

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(D) As empresas com mais de 10 (dez) empregados e com at 20 (vinte) empregados, enquadradas no grau de risco 3 ou 4, esto obrigadas a indicar mdico do trabalho coordenador em decorrncia de negociao coletiva, devendo haver tambm participao administrativa do sindicato competente. (E) Compete ao empregador cobrar dos rgos ministeriais a elaborao e efetiva implementao do PCMSO, bem como desenvolver aes que primem pela eficcia dessa implementao. 38. Conforme legislao, considerado Acidente de Trabalho aquele que acontece no exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional podendo causar morte, perda ou reduo permanente ou temporria da capacidade para o trabalho. Equiparam-se aos acidentes de trabalho: I. aquele que acontece quando o trabalhador est prestando servios por ordem da empresa fora do local de trabalho. II. as doenas profissionais e as doenas do trabalho. III. o acidente que acontece quando o trabalhador estiver em viagem no perodo de frias coletivas estabelecidas de forma unilateral pela empresa. IV. o acidente que ocorre no trajeto entre o sindicato da categoria e a residncia, e vice-versa, mesmo em perodo de frias. correto afirmar o que consta APENAS em
Tcnico em Segurana do Trabalho

(A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) I, III e IV. (E) II,III e IV 146. 39. Determinado tcnico de Segurana do Trabalho foi destacado para realizar a verificao de uma instalao sanitria de uma obra de rgo pblico ligado companhia de Gs XYZ, que trabalha no manuseio de material pulverulento com desprendimento de partculas negras. Numa anlise preliminar, o tcnico constatou que rgo pblico mantm 32 servidores regulares. O banheiro est dotado de dois sanitrios de 0,92m2 cada um, alm de 3 lavatrios, instalados em rea anexa. As paredes do local, que abrigam 2 chuveiros com gua quente, so revestidas com argamassa de cimento, cal e areia, desempenadas, sendo que, no alto das paredes, com p-direito de 2,60 m, esto localizados caixilhos fixos de 0,30 m de altura, localizados altura de 1,60 m da parte inferior do caixilho, dotados de vidros lisos e transparentes, sendo que a cada 1,50 m foram deixados vos livres, sem vidros para a circulao de ar e dissipao do vapor condensado pelos chuveiros. Considerando a NR correspondente e a situao descrita, INCORRETO afirmar: (A) Ser exigido 1 (um) chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operaes insalubres, ou nos trabalhos com exposio a substncias txicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso. (B) As reas destinadas aos sanitrios devero atender s dimenses mnimas essenciais. O rgo regional competente
Pgina 42

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


em Segurana e Medicina do Trabalho poder, vista de percia local, exigir alteraes de metragem que atendam ao mnimo de conforto exigvel. considerada satisfatria a metragem de 1,00 m2 (um metro quadrado), para cada sanitrio, por 20 (vinte) operrios em atividade. (C) Ser exigido, no conjunto de instalaes sanitrias, um lavatrio para cada 20 (vinte) trabalhadores nas atividades ou operaes insalubres, ou nos trabalhos com exposio ao sol ou temperaturas elevadas, substncias txicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substncias que provoquem sujidade. (D) As janelas das instalaes sanitrias devero ter caixilhos fixos, inclinados de 45 (quarenta e cinco graus), com vidros inclinados de 45 (quarenta e cinco graus), incolores e translcidos, totalizando uma rea correspondente a 1/8 (um oitavo) da rea do piso. (E) Com o objetivo de manter um iluminamento mnimo de 100 (cem) lux, devero ser instaladas lmpadas incandescentes de 100 W/8,00 m2 de rea com pdireito de 3,00 m (trs metros) mximo, ou outro tipo de luminria que produza o mesmo efeito. 147. 40. Para executar obras de reparo em um telhado composto por estrutura de madeira e telhas de barro, como medidas de segurana, deve-se: (A) fixar a corda no beiral para fixao do cinto, retirar as telhas para caminhar sobre a trama, usando culos de proteo e avental. (B) fixar o cinto de segurana em, pelo menos, duas ripas, caminhar sobre as telhas com cuidado para no quebrlas, ancorar as ferramentas na corda do cinto, para poder trabalhar por cima do telhado. (C) retirar parte da cumeeira por baixo do telhado, ancorar a corda no
Tcnico em Segurana do Trabalho

ripamento e caminhar sobre tbuas colocadas no sentido transversal das telhas, apoiadas diretamente sobre estas. (D) subir no telhado, retirar as telhas para colocar tbuas apoiadas sobre cunhas para permitir o deslocamento, proceder a substituio das telhas retirando as quebradas e lanando-as para baixo. (E) retirar parte da cumeeira por baixo do telhado para expor o vigamento de madeira e permitindo a ancoragem do cinto de segurana na pea exposta e, somente depois, executar qualquer tarefa, preferencialmente, por baixo do telhado. 148. 41. Na instalao da rede de combate a incndios numa edificao, uma quantidade de gua deve ser prevista para este sistema, cuja quantidade equivale, no mnimo, a: (A) 500 , em reservatrio exclusivo para essa finalidade. (B) 1 000 , em reservatrio exclusivo para essa finalidade. (C) 5 000 , em reservatrio exclusivo para essa finalidade. (D) 20% do volume total de gua dos reservatrios. (E) 40% do volume total de gua dos reservatrios 149. 42. Na execuo de instalaes de tubulaes de sistema de oxignio, como medida de segurana, deve-se ter o cuidado de: (A) usar ventiladores quando no existir janelas no local. (B) eliminar graxas e gorduras em vlvulas e conexes. (C) manter a vlvula aberta com presso de 0,1 bar para baixar a temperatura. (D) manter extintores classe B prximos ao local das instalaes. (E) utilizar filtro de papel ou de papel ou cobre para reter impurezas.
Pgina 43

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


150. 43. Analise: trabalho em altura est abaixo representada.

I. coifa protetora do disco e do cutelo divisor com identificao do fabricante. II. coletor de serragem. III. proteo das transmisses de fora mecnica por anteparos fixos e resistentes. IV. carcaa do motor aterrada eletricamente. Na utilizao de serra circular nas operaes de corte de madeira, deve-se atender aos dispositivos de segurana indicados em: (A) I, II, III e IV. (B) I e III, apenas. (C) I e IV, apenas. (D) III e IV, apenas. (E) I, II e III, apenas. 151. 44. Com relao ao uso de equipamentos para executar trabalho em altura, analise os acessrios abaixo representados. A respeito da montagem andaimes tubulares, analise: de

Os assessrios I, II, III representam, respectivamente:

IV

(A) ascensor, mosqueto, correia de trao, argola. (B) mosqueto, trava-quedas, polia e talabarte. (C) mosqueto auto-blocante, ascensor, moito, tirolesa. (D) argola, descensor, freio oito, correia anti-pnico. (E) anel de ancoragem, trava-quedas, roldana, fita de conexo. 152. 45. A montagem de andaime mvel com estrutura tubular para
Tcnico em Segurana do Trabalho

I. Contraventamentos, por meio de barras de ligao e diagonais simples, so utilizados na montagem de andaimes para conferir estrutura resistncia ao fluxo de ar ascendente, porm, apresentam o inconveniente de interferir negativamente na ancoragem da torre e na fixao dos cintos. II. So equipamentos fundamentais de proteo individual na montagem do andaime: capacete de segurana, luvas de proteo, botas de segurana combiqueira de ao, cinto de segurana com duplo cabo. III. A movimentao de componentes e acessriospara a montagem e ou desmontagem de andaimes deve ser feita atravs de cordas ou sistemas prprios de iamento, de forma que as peas no sejam lanadas em queda livre. IV. H necessidade de deslocamentos para o reposicionamento de andaimes mveis, o que impede a aplicao de dispositivo de travamento das rodas. correto o que consta APENAS em: (A) I e II. (B) I e IV.
Pgina 44

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(C) II e III. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV. 153. 46. Uma empresa, aps ter adquirido os EPIs e t-los distribudo a seus funcionrios, suspeitou da qualidade dos culos de segurana mesmo tendo Certificado de Aprovao CA vlido. A empresa acionou o rgo regional do MTE devido para a fiscalizao do cumprimento das exigncias legais relativas ao EPI. Se, aps anlise, o laudo de ensaio concluir ue o EPI analisado no atende aos requisitos mnimos especificados em normas tcnicas, o rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho dever: (A) recolher toda a produo da empresa fabricante, determinando a destruio dos produtos noconformes e aplicando sano de suspenso da produo e comercializao por 30 dias. (B) acionar judicialmente a empresa que adquiriu os produtos, j que a responsabilidade pela aquisio dos EPIs e anlise de sua procedncia exclusivamente desta. (C) multar a empresa fabricante e a empresa que adquiriu os EPIs pelas no-conformidades apontadas, considerando que, em matria de segurana, no h espao para negligncias. (D) expedir ato suspendendo a comercializao e a utilizao do lote do equipamento referenciado, publicando a deciso no Dirio Oficial da Unio - DOU. (E) realizar inspeo na empresa fabricante do EPI objeto da anlise para verificar se h outras irregularidades que no atendam aos requisitos mnimo de qualidade. 154. 47. Descreve corretamente os elementos de proteo contra intempries, conforme previsto na NR-8: (A) As partes externas, bem como todas as que separem unidades autnomas de uma edificao, ainda que no acompanhem sua estrutura, devem, obrigatoriamente, observar as normas tcnicas oficiais relativas resistncia ao fogo, isolamento trmico, isolamento e condicionamento acstico, resistncia estrutural e impermeabilidade. (B) Os andares acima do solo, tais como terraos, balces, compartimentos para garagens e outros que no forem vedados por paredes externas, devem dispor de guarda-corpo de proteo contra quedas, com altura mnima de 70 cm. (C) Os pisos dos locais de trabalho devem apresentar salincias e suaves depresses que auxiliem as pessoas na identificao das reas de circulao ou de movimentao de materiais. (D) A critrio da autoridade competente em segurana e medicina do trabalho, a altura de p-direito poder ser reduzida a um mnimo de 50% da altura mdia de um ser humano na regio de estudo. (E) Os pisos e as paredes dos locais de trabalho a cu aberto devem ser sempre revestidos com argamassa de cimento, areia e cal, em trao normatizado de 1:10:10. 155. 48. A exibio do nome comercial da empresa fabricante, o nmero do lote de fabricao e o nmero do CA nos EPIs trata-se de medida: (A) opcional do fabricante, mas compulsria em se tratando do distribuidor e do importador. (B) obrigatria por parte do fabricante, que dever imprimi-lo em local visvel no produto.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 45

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(C) proibida, uma vez que se trata de equipamento de uso pessoal que permanecer de posse do usurio e a propaganda configura-se como uma prtica ilegal, que depende de autorizao. (D) compulsria para a exibio, de forma visvel, do nmero do CA e do nmero do lote; e opcional em se tratando do nome do fabricante. (E) regulamentada por normativas estaduais em razo de uma possvel fiscalizao ou auditoria pela polcia federal. 156. 49. Segundo a NR-11, os equipamentos utilizados na movimentao de materiais sero calculados e construdos de maneira que ofeream as necessrias garantias de resistncia e segurana e conservados em perfeitas condies de trabalho. Os equipamentos abaixo representados enquadram-se nesses critrios. Os equipamentos das figuras I, II e III representam, respectivamente: (A) elevador de Cremalheira; ClamShell; transportador horizontal. (B) guincho; elevador de carga; ponterolante. (C) plataforma elevatria; lana telescpica; transportador suspenso. (D) caixa vertical; grua; esteira-rolante. (E) monta-carga; guindaste; talha. 157. 50. Na operao de extino do fogo em gases inflamveis e sob presso correto o uso de: (A) neblina de gua e p qumico. (B) gua em jato denso e neblina. (C) p carbnico qumico e extintores. (D) gua pressurizada e espuma. (E) gs hlio e neblina de gua pressurizada. 158. 51. O gs natural composto, basicamente, de uma mistura onde prevalece o gs: (A) propano. (B) metano. (C) acetileno. (D) oxignio. (E) nitrognio. 159. 52. O gs natural obtido por meio de: (A) extrao direta de reservatrios subterrneos. (B) fermentao controlada de etanol. (C) compostagem de lixo inorgnico, como plsticos. (D) destilao do petrleo. (E) decomposio do leo de mamona.

160. 53. O gs natural, como matriaprima ou insumo, utilizado nos processos de:

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 46

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


I. alimentao direta (combusto e potncia); II. produo de gasoqumicas; III. produo de combustveis sintticos. correto o que consta em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I, II e III. (D) III, apenas. (E) II e III, apenas. elevadas (teflon), produtos farmacuticos, em particular hormonas, fluidos refrigerantes e veculos para aerossois (freon). 162. 55. Com relao aos assuntos relativos ao desenvolvimento sustentvel e preservao do meioambiente, como controle de poluio atmosfrica e outros, correto afirmar, acerca do gs natural: (A) A facilidade de transporte atravs de cilindros facilita a estocagem em reas menores. (B) No requer estocagem, eliminando os riscos possveis relativos ao armazenamento de combustveis. (C) A disponibilidade do gs atrai novas empresas, contribuindo para a gerao de empregos na regio. (D) Por ser mais leve que o ar, o gs natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. (E) Sua queima produz uma combusto limpa, pois substitui formas de energias poluidoras como carvo, lenha e leo combustvel.

161. 54. No que concerne utilizao do gs natural na indstria, correto afirmar: (A) Na indstria, o gs natural utilizado como combustvel para fornecimento de calor, gerao de eletricidade e de fora motriz, como matria-prima nos setores qumico, petroqumico e de fertilizantes, e como redutor siderrgico na fabricao de ao. (B) A indstria do gs natural assegura entrega eficiente de recipientes, com rapidez e segurana. Os pedidos devem ser feitos somente por meio da internet ou pelo Servio de Entrega Programada, com garantia de entrega em condomnios com fornecimento ininterrupto. (C) O gs natural resultado do especfico craqueamento de hidrocarbonetos naturais nos grandes estabelecimentos qumicos, sendo um produto intermedirio para a produo sinttica de muitos derivados orgnicos. (D) O gs natural se emprega na indstria qumica como solvente, como protetor de outros produtos contra eventuais riscos de oxidao ou deteriorao ou como inibidor de possveis combustes e exploses. (E) Utiliza-se o gs natural na fabricao de compostos orgnicos fluorados com diversas aplicaes: plsticos resistentes a temperaturas
Tcnico em Segurana do Trabalho

163. 56. Com relao capacidade calorfica do gs natural, correto afirmar que: (A) o gs de soprano tem mais poder calorfico que o gs natural. (B) o gs natural apresenta maior poder calorfico que o gs liquefeito de petrleo. (C) o gs natural tem mais poder calorfico que o nitrognio. (D) o gs liquefeito de petrleo apresenta maior poder calorfico que o gs natural. (E) tanto o gs natural quanto a gasolina tm o mesmo poder calorfico. 164. 57. Analise.
Pgina 47

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


166. 59. De maneira geral, o transporte da produo bruta e em grandes quantidades de gs natural, pode ser realizado por meio de gasodutos, com o gs: (A) misturado gua, e, por meio de navios, com o gs congelado na forma slida. (B) na forma lquida e resfriada, e, por meio de navios, com o gs em estado natural. (C) em estado natural e, em navios, com o gs resfriado e lquido. (D) misturado a leos diversos e, em navios, com o gs congelado em estado slido. (E) resfriado na forma lquida e, em navios, que utilizam bales para transporte do gs na forma natural. 167. 60. Analise:

A regulagem e o controle na aplicao de gases nos pontos de consumo feito por meio de vlvulas. O equipamento representado uma vlvula reguladora para uso em: (A) acetileno. (B) oxignio. (C) nitrognio. (D) vapor de gua. (E) gs natural. 165. 58. Considere a tabela abaixo.

Combustvel Consumo mdio de um carro com motor 2.0 na cidade Preo do combustvel Gasolina 7 km/L R$ 2,35/L lcool 5 km/L R$ 1,40/L GN 10 km/m3 R$ 1,10/L De acordo com a tabela, possvel calcular o custo final para cada combustvel utilizado, aps o carro ter trafegado 100 km. Para gasolina, lcool e gs natural, os valores dos custos corretos so, respectivamente, (A) R$ 26,86; R$ 16,80; R$ 12,10. (B) R$ 33,57; R$ 28,00; R$ 11,00. (C) R$ 134,28; R$ 84,00; R$ 60,50. (D) R$ 234,99; R$ 140,00; R$ 110,00. (E) R$ 3.357,00; R$ 2.800,00; R$ 1.100,00.
Tcnico em Segurana do Trabalho

I. O gs natural um combustvel fssil encontrado em rochas porosas no subsolo, podendo estar associado ou no ao petrleo. II. Mais leve que o ar, o gs natural dissipa-se facilmente na atmosfera em caso de vazamento. III. incolor e inodoro, queimando com uma chama quase imperceptvel. Por questes de segurana, o GN comercializado odorizado. correto o que consta em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I, II e III. (E) II e III, apenas. TRIBUNAL DE JUSTIA ESTADO DO PAR DO

168. 31. Com relao Segurana e Medicina no Trabalho, analise:

Pgina 48

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


I. A Segurana e Medicina no Trabalho preocupa-se com todas as ocorrncias que interfiram em soluo de continuidade em qualquer processo produtivo, independente se nele tenha como resultado leso corporal. II. A empresa dever comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o quinto dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, ao Ministrio do Trabalho por meio da agncia competente, sob pena de perder a inscrio e dobrar o salriode-contribuio. III. Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados previdencirios, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. correto o que se afirma em: (A) I e III, apenas. (B) I, apenas. (C) II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. (D) implica numa postura ativa e interessada, enquanto escutar uma atividade passiva e acidental. (E) uma atividade passiva e acidental, enquanto escutar implica uma postura ativa e interessada. 170. 33. Atitudes e relaes humanas no trabalho esto implcitas no perfil profissional do Tcnico de Segurana. Neste contexto, uma das caractersticas pessoais que se destaca o carter, que significa: (A) comportamento contnuo que um indivduo tem do outro que lhe permite incluir a liberdade como relao solidria, para um relacionamento concreto. (B) movimento emocional que funciona em concordncia com o princpio da regulao moral compulsiva. (C) o modo de ser de um indivduo, assim como suas caractersticas prprias, seu temperamento, definindo um trao da personalidade, que diz respeito maneira usual de cada um agir. (D) habilidades com que um indivduo se posta para obter o desempenho e fortalecimento do trabalho eficaz, no alcance das metas, valores e objetivos. (E) intensidade de esforo de um indivduo para identificar o desempenho que requer aprendizagem constante e iniciativa em buscar aperfeioamento. 171. 34. Em qualquer avaliao, os problemas ticos na relao de trabalho so classificados como: (A) de comunicao; de administrao ou problemas contratuais. (B) diferenas pessoais; excesso de atividade ou intrigas da gerncia. (C) estilos de gesto; interpolao intelectual ou divergncias no trabalho em equipe.

169. 32. No processo de comunicao h diferena entre ouvir e escutar. A aplicao e forma em que se processa esse fenmeno, pode-se afirmar que ouvir: (A) aplicado somente ao interlocutor, enquanto escutar se aplica ao relator, quando este estabelece um dilogo. (B) dentro do princpio construtivo e significativo das palavras, o mesmo que escutar. (C) inclui feedback e empatia, em todas as etapas da comunicao que envolvam duas ou mais pessoas.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 49

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(D) experimentos operacionais; investigaes preliminares ou estudos dirigidos prticos. (E) diferenas individuais; inabilidade de comunicao ou defesa de ponto de vista. 172. 35. O tcnico de segurana, atuando como mediador numa reunio de trabalho, busca colocar o grupo numa linha de abordagem, de forma a provocar discusso por meio da argumentao dos integrantes. Neste momento, o grupo comea a se desentender e a melhor medida a ser tomada pelo tcnico :: (A) buscar um novo encontro, convidando outras pessoas para participar, que tenham o mesmo pensamento seu, de forma a defend-lo com perseverana, a ponto de dominar a situao, mantendo o ponto de vista para que no haja desgaste ou desavenas. (B) deixar os integrantes discutirem, buscando minimizar os conflitos, nem que para isso tenha de usar de meios e estratgias mais conservadoras e duras, j que o consenso deve sair a qualquer preo. (C) marcar nova reunio com os membros que puderem comparecer, retomando a discusso, sem interferir nos trabalhos ou comportamento do grupo, j que este atingiu o ponto mximo de crescimento e tem maturidade para saber o que deve aprovar. (D) levar as partes a decidir, utilizando habilidades e tcnicas especficas de negociao, conduzindo ogrupo na busca do consenso e evitando que este se desgaste. (E) dar continuidade reunio, mantendo as discusses e permitindo que a ideia defendida por um dos integrantes seja tomada para persuaso e convencimento dos demais
Tcnico em Segurana do Trabalho

integrantes, abreviando assim as discusses e fechando a questo sobre a pauta.

173. 36. Um tcnico de segurana, na realizao de parecer tcnico quanto inspeo das instalaes e condies de ergonomia dos trabalhadores do tribunal, destacou as aes de melhoria das condies ergonomtricas a serem implementadas. Neste contexto, para o estudo da ergonomia, as principais cincias humanas tradicionais consideradas so: (A) ortopedia, antropometria e psiquiatria. (B) psicologia, pedagogia e medicina. (C) medicina, psiquiatria e fisiologia. (D) balstica, anatomia e fisioterapia. (E) anatomia, fisiologia e psicologia.

174. 37. No processo de percepo das cores, so defeitos de viso: (A) daltonismo, cromatologia discromatopsia. (B) acromatopsia, discromatopsia trocomatopsia. (C) hipermetropia, dislexia denteranopsia. (D) titranopsia, monocromatopia perceptropia. (E) protonopia, escotopia homeotropsia. e e e e e

175. 38. O controle de epidemiologia se d em funo do gerenciamento dos indicadores de sade da populao estudada. So indicadores aplicveis nesse controle: (A) incidncia nutrio/crescimento de casos; e

Pgina 50

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


desenvolvimento; nmero de internaes. (B) taxa de sobrevivncia; ndice de estabilidade no trabalho; aspectos demogrficos. (C) nmero de dias de afastamento; taxa ocupacional territorial; servios de sade. (D) densidade demogrfica; incidncia local da doena; condies socioeconmicas. (E) mortalidade/sobrevivncia; morbidade/gravidade/incapacidade funcional; sade ambiental. 176. 39. A ergonomia aplicada no estudo das condies de trabalho, visando atingir dois objetivos principais: (A) aplicar a potencialidade fsica total do trabalhador e cuidar para que no ocorra distores funcionais de viso durante a execuo do trabalho. (B) adequar a capacidade fsica das pessoas em todos os aspectos para no comprometer as potencialidades e intensificar o mapeamento das limitaes humanas. (C) o uso mais produtivo das potencialidades humanas e a manuteno da sade e do bem-estar. (D) estudar as possibilidades da no ocorrncia de disfunes ortopdicas do trabalhador e incrementar a postura ereta na realizao das atividades quando na posio sentado. (E) estratificar as patologias originadas da anatomia humana e encaminhar aes de preveno e preservao dos riscos decorrentes dos agentes fsicos. 177. 40. Quando se aplica a ergonomia de correo num posto de trabalho, pretende-se com isso modificar elementos como: (A) eficcia, acessibilidade, diagnstico operacional e processo produtivo. (B) postura, tempo de execuo da tarefa, equipamentos e EPIs. (C) prioridades de operao, capacitao de pessoas, layout dos produtos e ventilao. (D) dimenses, iluminao, rudo e temperatura. (E) esforo fsico, controle emocional, expectativa de vida e segurana. 178. 41. As Leses por Esforos Repetitivos teve seu nome substitudo por Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e aparecem como um dos maiores problemas de sade decorrente da economia no mundo. Estes problemas so causados, principalmente, por fatores: (A) ambientais, trabalhistas e ocasionais. (B) ligados s condies de trabalho, organizacionais e individuais. (C) experimentais, esforos repetitivos e lombares. (D) de trabalho coletivo, interativos e profissionais. (E) ortopdicos, sensoriais e de permanncia postural. 179. 42. No estudo da ergonomia dos postos de trabalho, a legislao referenciada pertinente : (A) Portaria no 3.214, NR-9, NR-11 e NR-17. (B) NR-18, NR-19, Resoluo Estadual 317 e NR-23. (C) NR-10, NR-4, Resoluo Conama 406, NR-19. (D) NR-9, NBR 5.410, Portaria no 3.751, NR-14. (E) NR-15, Portaria no 1.114, NR-11 e NBR 17.024.

180. 43. Considere a classificao dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua
Pgina 51

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


natureza e a padronizao das cores correspondentes, analisando A e B. A Item Classificao dos riscos B Cor I fsicos azul II qumicos vermelha III biolgicos verde IV ergonmicos laranja V de acidentes amarela preta marrom Assim, as cores correspondentes aos riscos enumerados de I V, na tabela A so, respectivamente, (A) vermelho, marrom, amarelo, azul e verde. (B) verde, preto, amarelo, azul e marrom. (C) laranja, azul, verde, marrom e amarelo. (D) preto, laranja, amarelo, verde e azul. (E) verde, vermelho, marrom, amarelo e azul. (D) estudar e auxiliar o mdico do trabalho contratado, para que executem semestralmente o mapa de armazenamento de produtos qumicos. (E) o estabelecer o grau de toxidade dos produtos e riscos no manuseio pelos trabalhadores no desenvolvimento das etapas do processo produtivo. 182. 45. Analise as afirmativas abaixo acerca da Lei no 6514, Captulo V. I. Promover a fiscalizao do cumprimento das normas de segurana e medicina do trabalho. II. Adotar as medidas que se tornem exigveis, em virtude das disposies deste Captulo, determinando as obras e reparos que, em qualquer local de trabalho, se faam necessrias. III. Impor as penalidades cabveis por descumprimento das normas constantes deste Captulo, nos termos do art. 201. correto afirmar que se tratam de aes a serem desenvolvidas no mbito de: (A) Delegacias Regionais do Trabalho. (B) Empresas. (C) Delegado Federal do Trabalho. (D) Ministrio do Trabalho. (E) Mdico do Trabalho. 183. 46. O tcnico de segurana do trabalho, assim como o auxiliar de enfermagem do trabalho, devero dedicar por dia, para as atividades dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido na NR-4 item 4.8, carga horria de: (A) 4 horas. (B) 6 horas. (C) 8 horas. (D) 5 horas. (E) 7 horas.
Pgina 52

181. 44. O Mapa de Riscos Ambientais um instrumento que tem como um de seus objetivos: (A) fazer da preveno de acidentes e doenas ocupacionais como forma de eliminar ou minimizar os riscos para os trabalhadores e terceirizados, melhorando o desempenho dos negcios e auxiliando as organizaes no estabelecimento da imagem responsvel da empresa perante o mercado. (B) reunir informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa. (C) determinar obrigatoriamente que todos os empregadores ou instituies que tenham trabalhadores como empregados regidos pela CLT, apresentem proposta de execuo do mapa de riscos ambientais.

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


184. 47. Considerando que vrios rgos ligados ao tribunal se encontram na mesma localidade e tendo em vista a ocorrncia de vrias obras nesses mesmos rgos, sendo atendidos por uma mesma construtora com empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT, que para fins de dimensionamento quanto manuteno obrigatria de Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho, nos seus respectivos canteiros de obras e frentes de trabalho com menos de 1 (um) mil empregados, vale a interpretao: (A) A contratao desses profissionais poder ocorrer de forma centralizada desde que a distncia mxima percorrida entre aquele que contratou e o local da efetiva atuao no ultrapasse 25 km, medidos em linha reta, considerados o total de empregados e o risco. (B) Os canteiros esto vinculados entre si gradao do risco da atividade principal e ao nmero total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as excees previstas na CLT. (C) Neste caso, os engenheiros de segurana e mdicos do trabalho devero estar lotados e serem contratados por local, em cada obra. (D) Esses canteiros no sero considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsvel, a quem caber organizar os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho. (E) Para locais onde exista at 150 funcionrios registrados atuando, no haver a necessidade e obrigao da constituio desse servio. 185. 48. Analise as afirmativas abaixo, considerando a NR-7 e o Quadro I da NR-4 Relao da Classificao Nacional de Atividades Econmicas CNAE, com correspondente Grau de Risco GR, para fins de dimensionamento do SESMT. I. Ficam desobrigadas de indicar mdico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2, com at 25 (vinte e cinto) empregados e aquelas de grau de risco 3 e 4, com at 10 (dez) empregados. II. As empresas com mais de 50 (cinquenta) empregados e at 100 (cem) empregados, enquadradas no grau de risco 3 ou 4, devero indicar mdico coordenador, conforme deciso do Ministrio do Trabalho. III. As empresas com mais de 10 (dez) empregados e com at 20 (vinte) empregados, enquadradas no grau de risco 3 ou 4, podero estar desobrigadas de indicar mdico do trabalho coordenador em decorrncia de negociao coletiva, assistida por profissional do rgo regional competente em segurana e sade no trabalho. IV. Empresas podero ter a obrigatoriedade de indicao de mdico assistente, quando suas condies representarem potencial de risco mdiograve aos trabalhadores. correto o que se afirma APENAS em (A) I e III. (B) I e II. (C) III e IV. (D) II, III e IV. (E) I, II e III. 186. 49. Considerando a NR-15 Atividades e Operaes Insalubres, ocorrendo a eliminao ou neutralizao da insalubridade determinar a cessao do pagamento do adicional respectivo.
Pgina 53

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


A eliminao ou neutralizao da insalubridade dever ocorrer: (A) a partir da decantao, desgaseificao, lavagem, reparos, pinturas e areao de tanques, cilindros e botijes cheios de GLP, e, por meio do manuseio, armazenagem e transporte de lquidos inflamveis em embalagens certificadas. (B) pela ao da Secretaria de Segurana e Medicina do Trabalho com a reserva do direito de controlar a execuo do programa, e com a regulao das reas alteradas por meio da aferio da sua eficcia. (C) quando da existncia fsica de delimitao da rea de risco, e com o fechamento e arrumao de quaisquer receptculos que contenham substncias consideradas inflamveis. (D) com a adoo de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerncia e, com a utilizao de equipamento de proteo individual. (E) somente para substncias com viscosidade maior que 200 mm/s, e sempre que obedecidas as normas de organizao e controle dos locais sujeitos ao transporte de produtos utilizados. 187. 50. Nos trabalhos sob condies hiperbricas em tubules, o trabalhador deve passar do ar livre para a cmara de trabalho do tubulo e vice-versa. Esta cmara, utilizada nestas condies, chamada de: (A) tnel de vento. (B) eclusa alternante. (C) campnula. (D) recompressor. (E) estgio teraputico. 188. 51. Para o armazenamento de 60 kg de material explosivo de ruptura, que ser utilizado no rompimento de uma estrutura do tribunal, considere: Quantidade em quilos Faixa de terreno at a distncia mxima De: at 23 45 metros mais de 23 at 45 75 metros mais de 45 at 90 110 metros mais de 90 at 135 160 metros Um tcnico foi chamado para delimitar a rea de risco e para isso considerou os dados fornecidos na tabela, alm de constatar que o referido material encontra-se em condio entrincheirada. A distncia mxima, em metros, a ser considerada pelo tcnico a partir do local de guarda dos materiais, nestas condies, poder ser alterada para: (A) 55. (B) 165. (C) 45. (D) 75. (E) 220. 189. 52. Considerando a necessidade de levantamento de peso por um trabalhador do sexo masculino, maior de idade, utilizando apenas sua fora, o peso mximo que este pode remover individualmente, de: (A) 50 kg. (B) 70 kg. (C) 65 kg. (D) 55 kg. (E) 60 kg. 190. 53. Tomando como objeto de anlise as condies trmicas, a NR-17 faz uma meno especial aos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constantes, tendo em vista que nestes ambientes preponderavam baixas temperaturas, correntes de ar e baixa umidade relativa, condies exigidas para o bom
Pgina 54

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


funcionamento de computadores, por exemplo. Assim, considerando o ndice de temperatura, velocidade do ar e umidade relativa do ar devem ser, respectivamente: (A) mnimo de 16 e mximo de 25; mnimo de 1,5m/s; acima de 60%. (B) faixa compreendida entre 20C e 23C; mximo de 0,75m/s; no inferior a 40 %. (C) entre 25 e 29; superior a 2,0m/s; igual a 65% 1. (D) mximo de 24; entre 0,5 e 0,9km/min; inferior a 50%. (E) entre 18 e 26; 0,8m/min; acima de 20% e abaixo de 85%. 191. 54. O Tcnico de Segurana foi chamado para realizar o acompanhamento de uma obra do tribunal, realizada a cu aberto. Sobre esta condio de trabalho, analise: I. obrigatria a existncia de abrigos, ainda que rsticos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempries. II. Sero exigidas medidas preventivas que protejam os trabalhadores contra a exposio ao trabalho em local confinado, ambiente escuro, umidade controlada e corrente de ar ou ventos inconvenientes. III. Para os trabalhos realizados em regies pantanosas ou alagadias, sero imperativas as medidas de profilaxia de endemias, de acordo com as normas de sade pblica. IV. Se forem identificados umidade excessiva e ventos fortes, dever ser promovido respectivamente, remoo e substituio do solo e execuo de barreiras de conteno. correto o que se afirma APENAS em: (A) III e IV. (B) I e IV.
Tcnico em Segurana do Trabalho

(C) II e III. (D) I e III. (E) I, II e III. 192. 55. De acordo com a NR-21, considerando a obrigatoriedade de instalao de uma moradia para abrigar famlia de trabalhador em atividade a cu aberto, correto afirmar: (A) O poo de gua dever ter bordas atijoladas, profundidade mnima de 4 metros, tampa de madeira envernizada e protegido contra a contaminao por mercrio. (B) Para os trabalhos realizados em regies pantanosas ou alagadias, desde que no ultrapasse 3 meses de permanncia, as medidas de profilaxia de endemias, de acordo com as normas de sade pblica, devero ocorrer aps o primeiro ms de funcionamento. (C) A moradia dever ter capacidade dimensionada de forma coletiva; ventilao vertical e luz indireta; as paredes revestidas com argamassa aparente e pisos construdos de material poroso e inerte. (D) Os locais destinados s privadas sero arejados, com ventilao forada, mantidos limpos, em boas condies sanitrias e devidamente protegidos contra a ocorrncia de vegetao. (E) Toda moradia dispor de, pelo menos, um dormitrio, uma cozinha e um compartimento sanitrio. ________________________________ _________________________ 193. 56. Toda empresa precisa se organizar de forma a gerir os seus processos produtivos sem que o funcionrio fique exposto ao risco de acidentes. Como consequncia do acidente pode-se verificar a ocorrncia de leso pessoal, que significa

Pgina 55

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(A) ato mental que promove a reduo temporria da capacidade intelectual para atividades sociais. (B) incidente que acontece no exerccio do trabalho, sem que este resulte em leses corporais ou perturbao funcional. (C) qualquer dano sofrido pelo organismo humano. (D) abrangncia dos danos fsicos causados ao trabalhador pela exposio desse ao risco, em determinada atividade laboral. (E) intercorrncia circunstancial que tem como consequncia a reduo de locomao e da atividade fsica. em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente. III. Doena endmica - adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva, salvo comprovao de que resultante de exposio ou contato direto determinado pela natureza rural. correto o que se afirma em: (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III. ________________________________ _________________________ 196. 59. Para a elaborao da estatstica e anlise de acidentes, consideram-se elementos essenciais, entre outros: (A) localizao da leso; condio trmica; incapacidade para o trabalho. (B) condio ambiente de insegurana; deficincia fsica; condio de trabalho. (C) tipo de acidente pessoal; agente do acidente; fonte da leso. (D) natureza da leso; tratamento; incapacidade muscular. (E) ato inseguro; despesas jurdicas; socorros de urgncia. ________________________________ _________________________ 197. 60. Causa relativa ao comportamento humano, que pode levar ocorrncia do acidente ou a prtica do ato inseguro. Tal afirmao das causas do acidente, refere-se a (A) fadiga momentnea. (B) fator pessoal de insegurana. (C) natureza da leso. (D) doena do trabalho. (E) agente do acidente.
Pgina 56

194. 57. Considerando-se os fatores que contribuem para a ocorrncia de acidentes de trabalho, as principais causas so: (A) atos inseguros e condies inseguras. (B) inexistncia da CIPA, PCMSO e do PPRA. (C) atos inseguros e inexistncia do Tcnico de Segurana. (D) mtodos inseguros e inexistncia do Engenheiro de Segurana. (E) condies inseguras e inexistncia da CIPA e PPRA. ________________________________ _________________________ 195. 58. Consideram-se acidente do trabalho: I. Doena profissional - produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio da Previdncia Social. II. Doena do trabalho - adquirida ou desencadeada
Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


________________________________ _________________________ 198. 61. Certos indivduos possuem a capacidade de absorver lenta e gradativamente pequenas quantidades de produto txico sem grandes consequncias. Este fenmeno chamado de (A) sinergismo. (B) mitridizao. (C) taquifilaxia. (D) enolismo. (E) toxicoplasmose. 62. Na avaliao de teor alcolico de um funcionrio que sofre de etilismo foi registrada concentrao de 3,2 ml de lcool/ litro de sangue. O diagnstico a ser apresentado desse funcionrio (A) Intoxicao fatal. (B) Intoxicao superficial. (C) Embriaguez com ressalva. (D) Coma alcolico. (E) Embriaguez completa. ________________________________ _________________________ 199. 63. Considere as afirmativas abaixo. I. Atentar para as regras de segurana e cuidar para que as atividades mais perigosas sejam realizadas dentro dos moldes. II. Organizar o local de trabalho ou o posto de trabalho, no deixando objetos fora dos seus lugares ou mal arrumados. III. Conhecer os riscos de acidentes e cuidados que deve ter na atividade que desenvolve e as formas de proteo para reduzir esses riscos. As afirmativas referem-se a (A) preveno de acidentes de trabalho. (B) limpeza e organizao. (C) classificao dos agentes de risco. (D) trabalho insalubre.
Tcnico em Segurana do Trabalho

(E) tipos de acidentes. ________________________________ _________________________ 200. 64. Um tcnico de segurana auxiliando numa ao de combate a incndio, onde um painel eltrico energizado foi atingido, dever utilizar como agente extintor (A) CO2 ou PQS. (B) CO2 ou gua Pressurizada. (C) PQS ou gua Pressurizada. (D) Espuma qumica ou CO2. (E) Espuma qumica ou gua Pressurizada. ________________________________ _________________________ 201. 65. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mnimos de conforto, EXCETO: (A) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteo da regio lombar. (B) altura ajustvel estatura do trabalhador e natureza da funo exercida. (C) caractersticas de pouca ou nenhuma conformao na base do assento. (D) borda frontal arredondada. (E) devem ser fixos, sem regulagem de altura a fim de que acomodem com tranquilidade as 3 posturas bsicas do sentar. ________________________________ _________________________ 202. 66. A Readaptao/Reabilitao Profissional ocorrer quando o empregado apresentar problemas de sade que o impossibilite de exercer as habilidades inerentes ao seu cargo. Neste caso, para que se beneficie deste direito, dever (A) ser comissionado e ter solicitado dispensa da condio de servidor estando em processo de desligamento
Pgina 57

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


com reabilitao temporal. (B) ter reduzido o consumo, quando dependente qumico, de bebidas alcolicas e ou drogas, mesmo que tenha sido afastado e esteja em tratamento da doena. (C) estar apto s habilidades, no apresentando alteraes psiquitricas. (D) apresentar laudos mdicos de profissionais que no sejam da empresa, avalizados pelos mdicos da empresa. (E) submeter-se a uma entrevista de carter tcnico-funcional e ser aprovado em prova prtica para a funo para a qual a readaptao/reabilitao funcional foi estabelecida. 203. 67. A gua, o ar, a terra, bem como todos os recursos naturais pertencem toda a coletividade, razo pela qual so chamados de bens (A) de direito. (B) naturalistas. (C) difusos. (D) pblicos. (E) de proteo. ________________________________ _________________________ 204. 68. A coleta seletiva deve ser planejada e entendida como uma corrente composta de trs elos. So eles: (A) programa de comunicao, acondicionamento e conscientizao. (B) destinao, logstica e educao ambiental. (C) gerao, estudo de reaproveitamento e eliminao do resduo. (D) material in natura, estudo alternativo e reciclagem. (E) produo, valorao e descarte.
Tcnico em Segurana do Trabalho

________________________________ _________________________ 205. 69. Analise: I. Antes de instalar um novo aparelho, verifique se ele no vai sobrecarregar o circuito. Utilize os aparelhos eltricos somente do modo especificado pelo fabricante. II. Obedea s placas de sinalizao. No fume em locais proibidos, mal ventilados ou sujeitos a alta concentrao de vapores inflamveis como os de cola e os de materiais de limpeza. III. No utilize o elevador como meio de escape. As informaes apresentadas referem-se a: (A) legislao do Corpo de Bombeiros. (B) cuidados no combate a incndios em caldeiras. (C) proibies no ambiente de trabalho. (D) preveno de incndios. (E) itens da NR-15. ________________________________ _________________________ 206. 70. Analise as frases abaixo. I. Sumarizar a coleo de observaes. II. Apresentar a estrutura de um determinado assunto por meio de concluses tericas. III. Evitar manipulao de resultados. IV. Dar veracidade divulgao de dados coletados de forma aleatria e sem procedimento definido. V. Analisar a coleo de dados. VI. Determinar correlaes. VII. Saber o grau de profundidade das concluses enumeradas. Considerando os princpios do estudo estatstico, correto o que se afirma APENAS em (A) III, IV, V e VII. (B) II, IV e V. (C) I, III, V e VI. (D) I, II e III.
Pgina 58

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(E) I, II, IV e V. EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTURIA INFRAERO de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. (D) Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados, no prazo mnimo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. (E) Compete aos membros da CIPA convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados, no prazo mximo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. ________________________________ _________________________ 209. 38. Segundo Disposies Gerais da Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho, cabe ao empregado (A) cumprir e fazer cumprir as disposies legais e regulamentares sobre segurana do trabalho. (B) especificar os equipamentos de proteo pessoal juntamente com o tcnico de segurana do trabalho. (C) submeter-se aos exames mdicos previstos nas Normas Regulamentadoras. (D) definir atos inseguros para o desempenho do trabalho. (E) divulgar as obrigaes e proibies referentes s Normas Regulamentadoras. 210. 39. A legislao nacional que regulamenta os equipamentos de proteo individual estabelece que, para efeito de comercializao, os certificados de aprovao concedidos para esses equipamentos tero uma determinada validade. Acerca da validade desses certificados correto afirmar:
Pgina 59

207. 36. De acordo com a norma de Servios Especializados em Engenharia e em Medicina do Trabalho, a empresa poder constituir SESMT centralizado dimensionando-o em funo do total de empregados e do risco para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela. Esta centralizao somente ser possvel se a distncia percorrida entre o local de implantao do servio e cada um dos demais pontos no ultrapasse a (A) 5.000 metros. (B) 4.500 metros. (C) 8.000 metros. (D) 4.000 metros. (E) 10.000 metros. ________________________________ _________________________ 208. 37. Em relao ao processo de eleio dos membros de uma CIPA, correto afirmar: (A) Compete aos empregados a convocao de eleies para escolha de seus representantes, no prazo mximo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. (B) Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados, no prazo mximo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. (C) Compete aos empregados a convocao de eleies para escolha de seus representantes, no prazo mnimo
Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(A) Para aqueles equipamentos com laudos em ensaios que no tenham sua conformidade avaliada no mbito do SINMETRO o prazo de 5 (cinco) anos. (B) Para aqueles equipamentos com laudos em ensaios que no tenham sua conformidade avaliada no mbito do SINMETRO o prazo de 2 (dois) anos. (C) Para aqueles equipamentos com laudos em ensaios que tenham sua conformidade avaliada no mbito do SINMETRO o prazo de 5 (cinco) anos. (D) Para aqueles equipamentos com laudos em ensaios que tenham sua conformidade avaliada no mbito do SINMETRO o prazo de 2 (dois) anos. (E) Para quando no existirem normas tcnicas nacionais ou internacionais o prazo de 5 (cinco) anos. ________________________________ _________________________ 211. 40. Segundo o disposto na Norma Regulamentadora do Programa de Proteo de Riscos Ambientais, a respeito da responsabilidade do empregador correto afirmar que este deve (A) optar pelas orientaes recomendadas pelo programa. (B) colaborar e participar na implantao e execuo do referido programa. (C) estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do referido programa, como atividade permanente da empresa ou instituio. (D) seguir as orientaes recomendadas no PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional. (E) informar as ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar riscos sade do trabalhador. ________________________________ _________________________ 212. 41. Segundo a NR-10, para que o trabalhador possa desempenhar atividades relacionadas com eletricidade necessrio (A) trabalhar somente com profissional habilitado na rea e autorizado por rgo competente. (B) possuir registro no competente conselho de classe. (C) receber capacitao sob orientao e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado. (D) possuir mais de 6 meses de experincia comprovada, na rea de atuao. (E) comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo sistema oficial de ensino. ________________________________ _________________________ 213. 42. Utilizando processo manual para armazenamento e manuseio de materiais, a norma especfica admite a utilizao de escada removvel de madeira, cujas caractersticas tcnicas, com relao largura mnima, s dimenses mnimas do patamar e altura mxima em relao ao solo, respectivamente, devem ser: (A) 1,20 m; 1,20 m 1,20 m e 2,25 m. (B) 0,80 m; 0,80 m 0,80 m e 2,25 m. (C) 1,00 m; 1,00 m 1,00 m e 1,80 m. (D) 1,00 m; 1,00 m 1,00 m e 2,25 m. (E) 0,80 m; 0,80 m 0,80 m e 2,00 m.

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 60

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


214. 43. As reas de circulao e os espaos em torno de mquinas e equipamentos devem ser dimensionados de forma que o material, os trabalhadores e os transportadores mecanizados possam movimentar-se com segurana. De acordo com a norma regulamentadora que trata desse assunto, o espaamento mnimo entre eles poder variar entre: (A) 0,50 m a 0,80 m. (B) 0,60 m a 0,80 m. (C) 0,50 m a 1,00 m. (D) 0,60 m a 1,00 m. (E) 0,60 m a 1,20 m. ________________________________ _________________________ 215. 44. Com relao s categorias das caldeiras, correto afirmar que aquelas pertencentes classe C apresentam presso de operao com valor (A) inferior a 960 kPa. (B) superior a 1.960 kPa. (C) superior a 960 kPa. (D) igual ou superior a 588 kPa. (E) igual ou inferior a 588 kPa. ________________________________ _________________________ 216. 45. O limite de tolerncia para exposio ao calor em rea externa de trabalho, com carga solar, dever ser calculado por meio do ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo, cuja equao corresponde a: (A) 0,7 tbs + 0,1 tbn + 0,2 tg (B) 0,7 tbn + 0,3 tg (C) 0,7 tbn + 0,1 tbs (D) 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg (E) 0,7 tg + 0,1 tbs + 0,2 tg ________________________________ _________________________ 217. 46. Em um escritrio foi realizado um estudo sobre as condies ergonmicas do local, concluindo-se que os assentos no eram adequados aos trabalhadores. De acordo com a Norma Regulamentadora sobre ergonomia, todos os requisitos exigidos pela norma para a correo desses assentos esto contemplados em: (A) altura fixa e suporte regulvel para os ps. (B) altura ajustvel estatura do trabalhador; inclinao at 30 graus; base do assento anatmico para facilitar a circulao sangunea. (C) altura compatvel com o posto de trabalho; base deve ser moldada s caractersticas de cada trabalhador e possuir dispositivos que diminuam o atrito com o piso. (D) o assento deve possuir caractersticas padronizadas para todos os postos de trabalho. (E) altura ajustvel estatura do trabalhador e natureza do trabalho; caractersticas de pouca ou nenhuma conformao na base do assento; borda frontal arredondada; encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteo da regio lombar. 218. 47. Conforme disposto na legislao que trata das Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo, os andaimes de madeira NO podem ser utilizados em obras com altura acima de (A) 3 pavimentos. (B) 6 pavimentos. (C) 4 pavimentos. (D) 5 pavimentos. (E) 2 pavimentos. ________________________________ _________________________
Pgina 61

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


219. 48. Um incndio com classificao A est associado com os materiais: (A) motores, transformadores, quadros de distribuio e fios. (B) leo, graxas, vernizes, tintas e gasolina. (C) magnsio, zircnio e titnio. (D) tecido, madeira, papel e fibra. (E) motores, fios, tintas e papel. ________________________________ _________________________ 220. 49. Uma indstria emprega 30 profissionais envolvidos em atividade considerada insalubre. Para atendimento da norma regulamentadora sobre condies sanitrias e de conforto nos locais de trabalho, a quantidade mnima de lavatrios exigveis no conjunto de instalaes sanitrias, prximos rea de execuo das atividades, de (A) 1 lavatrio. (B) 5 lavatrios. (C) 2 lavatrios. (D) 4 lavatrios. (E) 3 lavatrios. ________________________________ _________________________ 221. 50. De acordo com a NR sobre sinalizao de segurana, as portas e aberturas que do acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos devem ser sinalizadas com a cor (A) preta. (B) prpura. (C) amarela. (D) vermelha. (E) azul. ________________________________ _________________________ 222. 51. Com o objetivo de evitar acidentes em edifcios onde existem rampas, escadas e corredores, a norma sobre edificaes recomenda a utilizao de (A) uso de calados antiderrapantes. (B) sinalizaes na cor laranja, informando sobre o risco. (C) materiais ou processos antiderrapantes. (D) materiais antiderrapantes juntamente com aviso utilizando a cor vermelha. (E) sinalizaes nas paredes alertando sobre o risco de queda da prpria altura. 223. 52. Ao segurado da previdncia social que ficar incapacitado para o trabalho por um determinado perodo de tempo, em consequncia de um acidente de trabalho, devido um benefcio previdencirio denominado Auxlio (A) Doena. (B) Acidente. (C) de Inatividade. (D) Complementar. (E) Sade. ________________________________ _________________________ 224. 53. A reabertura da Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) deve ser preenchida quando houver (A) doena profissional. (B) afastamento por agravamento da leso. (C) acidente de trabalho tpico. (D) doena do trabalho. (E) acidente de trabalho de trajeto. ________________________________ _________________________ 225. 54. Em uma indstria foram trabalhadas 200.000 horas/homem durante um ano. Neste perodo ocorreram 15 acidentes com perda de tempo. Com base nessas informaes,
Pgina 62

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


a taxa de frequncia foi de (A) 50,00. (B) 95,00. (C) 75,00. (D) 90,00. (E) 85,00. ________________________________ _________________________ 226. 55. Em um determinado aeroporto so executadas atividades e operaes perigosas relacionadas com a manipulao de produtos inflamveis, cujo risco confere ao trabalhador um adicional de 30%. NO se enquadra, para a possvel percepo do referido adicional, a atividade de (A) carga e descarga de vasilhames contendo inflamveis lquidos. (B) abastecimento de aeronaves. (C) armazenamento de vasilhames que contenham inflamveis lquidos ou vazios no desgaseificados. (D) movimentao de tanques inflamveis lquidos. (E) transporte de at o limite de 200 (duzentos) litros para inflamveis lquidos e de 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamveis gasosos liquefeitos. ________________________________ _________________________ 227. 56. A aposentadoria especial ser devida ao segurado que, uma vez cumprida a carncia exigida por lei, tiver trabalhado: (A) 20 (vinte), 25 (vinte e cinco) ou 30 (trinta) anos, conforme a atividade profissional, sujeito a condies que prejudiquem a sade e ou a integridade fsica. (B) 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme a atividade profissional, sujeito a condies que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. (C) 25 (vinte e cinco), 30 (trinta) ou 35 (trinta e cinco) anos, conforme a atividade profissional, sujeito a condies que prejudiquem a sade e ou a integridade fsica. (D) 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos em qualquer atividade profissional estressante. (E) 20 (vinte), 25 (vinte e cinco) ou 30 (trinta) anos em qualquer atividade profissional estressante. 228. 57. A Comisso Interna de Preveno de Acidentes tem como objetivo prevenir acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. De acordo com a NR-5, com relao s atribuies da CIPA, correto (A) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas tcnicos e operacionais da empresa. (B) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao corretiva na soluo de problemas operacionais. (C) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao de mquinas ou setor onde se considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores. (D) participar semestralmente, em conjunto com a empresa, de campanhas de preveno da AIDS. (E) promover, a cada seis meses, a SIPAT (Semana

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 63

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho). ________________________________ _________________________ 229. 58. Aps a cessao do benefcio da Previdncia Social, o segurado que sofreu acidente de trabalho tem garantida a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa por um perodo mnimo de (A) 6 (seis) meses. (B) 12 (doze) meses. (C) 18 (dezoito) meses. (D) 9 (nove) meses. (E) 24 (vinte e quatro) meses. ________________________________ _________________________ 230. 59. So fatores de acidente de trabalho: (A) ato inseguro, agente fsico, condio insegura, ato inseguro e fator pessoal inseguro. (B) agente fsico, condio insegura, agente da leso, tipo de acidente e fator pessoal inseguro. (C) agentes mecnicos, agentes da leso, condio insegura, tipo de acidente, fator pessoal inseguro. (D) agente da leso, condio insegura, tipo de acidente, ato inseguro e fator pessoal inseguro. (E) agente da leso, agente fsico, condio insegura, fator pessoal inseguro e agentes mecnicos. ________________________________ _________________________ 231. 60. O beneficirio do auxliodoena perceber um valor mensal correspondente a (A) 91% (noventa e um por cento) do salrio de benefcio. (B) 60% (sessenta por cento) do salrio de benefcio. (C) 70% (setenta por cento) do salrio de benefcio.
Tcnico em Segurana do Trabalho

(D) 50% (cinqenta por cento) do salrio de benefcio. (E) 81% (oitenta e um por cento) do salrio de benefcio.

SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA


232. 21. A Ergonomia visa ao estabelecimento de parmetros que permitem a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurana e desempenho eficiente, de forma que (A) as condies ambientais de trabalho devem estar apropriadas aos valores antropomtricos mdios dos trabalhadores e natureza do trabalho a ser executado. (B) as pausas para o descanso s podero ser aplicadas se o modo operatrio da produo assim o permitir e no prejudicar as normas de segurana. (C) considera as normas de produo, o modo operatrio, a exigncia do tempo, a determinao do contedo de tempo, o ritmo de trabalho e o contedo das tarefas. (D) o trabalhador, conforme estabelece a legislao, pode remover individualmente o peso mximo de 25 kg, que igual ao recomendado pela OIT. (E) o peso mximo de 25 kg tambm se aplica mulher, pois a legislao no faz distino de gnero e se aplica igualmente para todos os trabalhadores. 233. 22. Os distrbios msculoesquelticos relacionados ao trabalho so reconhecidamente um problema de sade ocupacional,
Pgina 64

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


que pode ser gerenciado por meio de um programa de ergonomia. Dessa forma, uma das maneiras de controle administrativo para reduzir o risco do trabalho pode ser considerado (A) o uso de apoio mecnico para eliminar ou reduzir esforos exigidos para segurar ferramentas e materiais de trabalho. (B) a seleo ou projeto de ferramentas que reduzam os movimentos exigidos e os tempos necessrios de utilizao das ferramentas. (C) a automao de equipamentos e sistemas para eliminar ou minimizar atividades associadas a trabalhos adicionais. (D) a implementao de programas de manuteno e controle da qualidade que reduzam foras e esforos desnecessrios. (E) a realocao de tarefas de trabalho de forma que o trabalhador no gaste o tempo todo do turno de trabalho em tarefas de alta demanda. 234. 23. O para-raios um sistema de proteo que permite uma maior segurana contra as descargas atmosfricas. A respeito dos para-raios, correto afirmar que (A) estudos estatsticos mostram que a ao protetora do para-raios se estende a uma distncia aproximadamente do dobro de sua altura. (B) protegem as estruturas fsicas e evitam os efeitos negativos da induo eletromagntica causada pela grande energia que se transmite durante a descarga. (C) os captores inicos do tipo radioativo, de Amercio e perxido, so mais eficientes que o para-raios tradicional, pois aumentam significativamente o raio de proteo.
Tcnico em Segurana do Trabalho

(D) os cabos de descida unem o terminal areo ao terminal de aterramento, que geralmente so de material de alta resistncia eltrica. (E) a principal funo do para-raios evitar a descarga eltrica atmosfrica numa rea proporcional altura vezes a sua largura.

235. 24. Nas intervenes em instalaes eltricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais. Entre as medidas de proteo coletiva adotadas, tem-se (A) que as vestimentas devem atender a condutibilidade, a inflamabilidade e as influncias eletromagnticas. (B) a isolao das partes vivas, obstculos, barreiras e sistema de seccionamento automtico de alimentao. (C) a vara de manobra, escadas, detectores de tenso, cintos de segurana, capacetes e luvas de borracha. (D) prioritariamente a desenergizao eltrica e, na sua impossibilidade, o emprego de transformador de segurana de 50 V. (E) aterramento temporrio jusante da ligao eltrica efetiva com alta impedncia, destinada a garantir a equipotencialidade. 236. 25. No Decreto n. 6.957/2009, publicado no Dirio Oficial da Unio de 10 de setembro de 2009, o governo ratificou a Resoluo do Conselho Nacional de Previdncia Social ao definir a nova metodologia do Fator Acidentrio de Preveno (FAP),
Pgina 65

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


que ser utilizado a partir de janeiro de 2010. A respeito do FAP, correto afirmar que (A) se trata de um dos critrios para concesso de benefcio acidentrio para aqueles segurados que esto incapacitados para o exerccio de sua atividade por doena ou acidente do trabalho. (B) a atuao dos fiscais do Instituto Nacional de Seguridade Social INSS passar a proporcionar uma uniformidade nas Comunicaes de Acidente do Trabalho, atribuindo mesmo peso para a penso por morte e a aposentadoria por invalidez. (C) consiste num multiplicador que, aplicado aos percentuais de 0,5%, 1% e 2% recolhidos pelas empresas a ttulo de Seguro de Acidentes de Trabalho, implicar reduo metade ou aumento at o dobro desse valor. (D) para fins da reduo ou majorao, diferenciar-se- o desempenho da empresa, dentro da respectiva atividade econmica, a partir da criao de um ndice composto pelos indicadores de gravidade, de frequncia e de custo. (E) para o clculo do fator acidentrio, leva em considerao a taxa de frequncia de acidentes, a Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) e todos os nexos tcnicos epidemiolgicos (NTEP) a partir de janeiro de 2009. 237. 26. A respeito da Anlise Preliminar de Risco (APR), assinale a alternativa correta. (A) uma metodologia aplicada na fase da antecipao e reconhecimento dos riscos.
Tcnico em Segurana do Trabalho

(B) um documento padronizado que considera os aspectos quantitativos do risco. (C) Est prevista na elaborao do PPRA; s no considera os agentes biolgicos. (D) uma tcnica apropriada para avaliaes envolvendo interaes complexas. (E) Trata-se de procedimento para estimular o trabalhador ao uso de EPI. 238. 27. Os Limites de Exposio preconizados pela ACGIHAmerican Conference of Governmental Industrial Hygienists, denominados TLVs Threshold Limit Values e previstos na NR-9 nos casos em que no h similares na NR-15, so estabelecidos para o uso, na prtica da higiene ocupacional, como guias de orientao para o controle dos riscos sade nos locais de trabalho. A esse respeito, est correto afirmar que (A) os TLVs so padres estabelecidos por consenso cujo processo inclui consulta de opinies de forma que diferentes pontos de vista so considerados e aceitos por todas as partes envolvidas. (B) esses valores de concentrao ou intensidade mxima ou mnima so estimativas quantitativas do risco em diferentes nveis de exposio ou por diferentes vias de exposio. (C) os TLVs representam as condies ambientais s quais a ACGIH acredita que todos os trabalhadores possam estar repetidamente expostos sem sofrer efeitos adversos sade. (D) para o caso de a indstria ou o empregador adotar os TLVs em vez do Limite de Tolerncia da NR-15,
Pgina 66

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


necessrio requerer uma autorizao da ACGIH para permitir o uso por se tratar de marca registrada. (E) os TLVs da ACGIH baseiam-se unicamente em fatores de sade, no levando em considerao a viabilidade econmica ou tcnica, por isso devem ser aplicados por pessoas com formao na disciplina de higiene ocupacional. 239. 28. De acordo com a Norma Higiene Ocupacional NHO 01 da Fundacentro, que estabelece os critrios e procedimentos tcnicos para avaliao da exposio ocupacional ao rudo, (A) o nvel de ao para a exposio ocupacional ao rudo de dose diria igual a 100%. (B) na medio de rudo de impacto os medidores devem operar no circuito linear. (C) o limite de exposio valor teto para o rudo contnuo ou intermitente 140 dB(A). (D) se o NEN for superior a 80 dB(A), o limite de exposio estar excedido. (E) no h um limite de tempo estabelecido para as exposies sonoras. 240. 29. Para avaliao da exposio ocupacional ao calor pelo ndice de Bulbo mido-Termmetro de Globo IBUTG, em ambientes internos sem carga solar, so necessrios os seguintes aparelhos: (A) termmetro de bulbo mido natural e termmetro de mercrio. (B) termmetro de globo seco e termmetro de mercrio comum. (C) termoanemmetro e termmetro de bulbo seco. (D) termmetro de bulbo mido natural e termmetro de
Tcnico em Segurana do Trabalho

globo. (E) termmetro de globo mido e termmetro de bulbo natural. 241. 30. Do ponto de vista da Higiene do Trabalho e da Toxicologia Ocupacional, pode-se dizer que (A) a toxicidade diretamente proporcional ao risco, assim uma substncia muito txica sempre oferece risco alto. (B) quanto menor o Limite de Tolerncia para as substncias qumicas, maior a toxicidade da substncia. (C) embora a toxicidade e o risco estejam relacionados, no guardam uma relao fixa entre eles. (D) o risco indiretamente proporcional toxicidade, ou seja, uma substncia citotxica oferece baixo risco. (E) compostos que possuem caractersticas qumicas prximas tero propriedades txicas similares. 242. 31. O principal objetivo do gerenciamento da sobrecarga trmica a preveno da insolao, que pode ser fatal, e o mais grave dos danos sade por exposio ao calor. A respeito da exposio ocupacional ao calor, assinale a alternativa correta. (A) No existem critrios para os exames mdicos pr-admissionais para identificao de trabalhadores susceptveis a danos por exposio ao calor. (B) Os Limites de Tolerncia para exposio ao calor so vlidos apenas para pessoas aclimatizadas. (C) Deve-se incentivar o estilo de vida saudvel e evitar ingesto de alimentos salgados para reduzir a sudorese. (D) Para as atividades que ultrapassam o perodo de descanso
Pgina 67

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


por mais de uma hora no so considerados tempo de servio para todos os efeitos legais. (E) O ndice de IBUTG foi desenvolvido para estimar o conforto trmico, considerando a sobrecarga fisiolgica do trabalhador. 243. 32. Em situaes de emergncia que envolvem servios com eletricidade, conforme literatura pertinente a esse assunto, os trabalhadores autorizados a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados devem ressalvar que (A) na parada cardiorrespiratria, devem aplicar imediatamente a tcnica da reanimao cardiopulmonar que consiste na combinao de respirao artificial com compresses sobre o peito. (B) em caso de perda sbita e temporria da conscincia, a conduta correta aproximar do nariz da vtima um pano umedecido com vinagre, lcool ou amnia. (C) nas pequenas queimaduras trmicas, a aplicao de unguento ou graxa junto com a bandagem promove uma rpida recuperao da epiderme. (D) as partes do corpo queimadas por choque eltrico devem ser lavadas com jatos de gua corrente de forma a remover toda a pele queimada. (E) a asfixia uma das causas comuns de morte decorrentes de choques eltricos provocados com alta tenso, principalmente em caso de contato com a cabea, devido tetanizao do diafragma. 244. 33. Conforme estabelece a NR23, na rea de Proteo contra Incndios, correto afirmar que (A) o mtodo de abafamento por meio de limalha de ferro poder ser usado como alternativa nos fogos das Classes A e B. (B) no caso dos estabelecimentos dotados de chuveiros automticos no h necessidade de estarem equipados com extintores portteis. (C) a gua nunca ser empregada no combate de fogos de classe C, salvo quando se tratar de gua pulverizada. (D) independentemente da rea ocupada, dever existir pelo menos 1 (um) extintor para cada pavimento. (E) os extintores podero ser localizados nas paredes das escadas desde que identificados por uma seta larga vermelha com bordas amarelas. 245. 34. Na preveno e combate a incndios, julgue a veracidade ou falsidade de cada assertiva a seguir e depois escolha a alternativa que traz a sequncia correta da letra V (verdadeiro) e F (falso). I. Durante o horrio de expediente, as portas de emergncia podero ficar fechadas com dispositivos de segurana que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente do interior do estabelecimento. II. Uma substncia s queima quando atingir a temperatura de ignio, que a temperatura mnima dos vapores que, em contato com uma fonte de ignio, como uma chama ou fasca, se inflamam. III. Substncias oxidantes, embora no sendo necessariamente combustveis, podem liberar oxignio, causando a combusto de outros materiais ou contribuir para isso.
Pgina 68

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(A) F; V; F. (B) F; F; V. (C) V; V; V. (D) V; F; F. (E) V; F; V. 246. 35. Em relao s Brigadas de Incndio e Plano de Abandono, correto afirmar que (A) os pontos de encontro e as rotas de fuga devem ser avaliadas quanto sua obstruo e inspecionadas regularmente quanto s condies para uma possvel evacuao. (B) entre as atribuies da brigada de incndio, o correto uso da mangueira em princpio de incndio a principal ao preventiva prevista no treinamento. (C) os ocupantes da edificao devem ser orientados para, quando sentirem cheiro de gs, em caso de incndio, apagarem as luzes durante a evacuao. (D) identificada uma situao de emergncia, qualquer pessoa pode alertar os ocupantes, os brigadistas e o apoio externo, inclusive o Corpo de Bombeiros. (E) o sinal sonoro emitido para acionamento da brigada de incndio deve ser comum a qualquer outro e audvel principalmente nos pontos de encontro. 247. 36. A fim de combater o fogo em seu incio, os extintores portteis devem ser apropriados classe do fogo a extinguir, sendo que o extintor tipo (A) espuma de uso recomendado para os fogos de Classe B e C. (B) dixido de carbono ser usado, preferencialmente, nos fogos das Classes C e D. (C) espuma e o dixido de carbono so adequados para Classe A.
Tcnico em Segurana do Trabalho

(D) p qumico seco ser usado, exclusivamente, para as Classes C e D. (E) gs carbnico ser usado nos fogos das Classes B e C. 248. 37. A fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes nos locais de trabalho, so adotadas cores para preveno de acidentes. Neste sentido, a NR-26 determina que (A) a canalizao de gua potvel dever ser obrigatoriamente identificada pela cor azul. (B) o laranja dever ser empregado para identificar tanques contendo produtos orgnicos. (C) o branco ser empregado em reas destinadas armazenagem e zonas de segurana. (D) caixas contendo mscaras contra gases so identificadas pela cor amarela. (E) o verde combinado com listas pretas em bandeiras como sinal de advertncia. 249. 38. Em conformidade com a Norma Regulamentadora que trata da Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade, (A) risco a situao ou condio com probabilidade de causar leso fsica ou dano sade das pessoas por ausncia de medidas de controle. (B) pessoa advertida a pessoa informada ou com conhecimento suficiente para evitar os perigos da eletricidade. (C) aterramento eltrico provisrio a ligao terra destinada a garantir a diferena de potencial e deve ser mantida continuamente durante a interveno dos trabalhos. (D) as instalaes eltricas sujeitas acumulao de eletricidade esttica no podero estar aterradas para manter a equipotencialidade.
Pgina 69

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


(E) transformador eltrico um conversor de energia eletromagntica que usa a mesma tenso e geralmente com frequncia diferente. 250. 39. De acordo com a Norma Regulamentadora 33, que estabelece os requisitos de segurana e sade nos trabalhos em Espaos Confinados, correto afirmar que (A) espao confinado qualquer rea ou ambiente projetado para ocupao humana que possua meios limitados de entrada e sada. (B) os equipamentos utilizados para avaliao das condies atmosfricas para os gases e vapores so do tipo amostrador passivo. (C) em reas classificadas, os equipamentos devem estar certificados e possuir documento comprobatrio da Fundacentro. (D) uma das medidas tcnicas de preveno consiste em prever a implantao de travas, bloqueios, alvio, lacre e etiquetagem. (E) em casos especiais, em que a concentrao de oxignio est abaixo de 18%, pode-se utilizar a ventilao com oxignio puro. 251. 40. Para o desenvolvimento do Programa de Preveno de Riscos Ambientais, estabelecido na NR-9, fazem parte, entre outras, as seguintes etapas: (A) antecipao e reconhecimento dos riscos com estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle. (B) documento-base, determinao e localizao das possveis fontes geradoras, forma de registro e divulgao dos dados. (C) caracterizao dos riscos fsicos, qumicos, biolgicos e ergonmicos, implantao das medidas de controle e avaliao da sua eficcia. (D) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma e composio de equipe tcnica. (E) identificao das funes e determinao do nmero de trabalhadores, estratgia de controle e metodologia de ao. 252. 41. De acordo com a Norma Regulamentadora 6 Equipamentos de Preveno Individual, certo que (A) o emprego de equipamentos de proteo individual restaurados, reformados e higienizados dever estar compactuado entre a empresa e o sindicato da categoria. (B) cabe ao trabalhador responsabilizarse pela higienizao e manuteno peridica, e pela guarda e conservao dos equipamentos individuais. (C) para fins de comercializao, o CA concedido aos EPIs ter validade de cinco anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio avaliados no mbito do MTE. (D) cabe ao fabricante nacional ou ao importador responsabilizarse pela manuteno da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovao CA. (E) todo EPI dever apresentar em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial e o endereo da empresa fabricante, o lote de fabricao e o nmero do CA. 253. 42. O estudo, desenvolvimento e implantao de medidas de proteo

Tcnico em Segurana do Trabalho

Pgina 70

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


coletiva, segundo a NR 9, obedece seguinte hierarquia: (A) medidas que previnam a liberao ou disseminao e medidas que reduzam a formao ou a utilizao dos agentes prejudiciais no ambiente de trabalho. (B) medidas que eliminem ou reduzam a utilizao, medidas que previnam a liberao e medidas que reduzam os nveis desses agentes no ambiente de trabalho. (C) medidas que reduzam os nveis, previnam a liberao ou disseminao e medidas que reduzam a formao de agentes prejudiciais sade. (D) medidas que eliminem ou reduzam a formao, medidas que reduzam os nveis e medidas que previnam a disseminao desses agentes no ambiente. (E) medidas que previnam a liberao ou a disseminao, medidas que eliminem a formao ou a utilizao e medidas que reduzam os nveis desses agentes no ambiente. 254. 43. A Investigao de Acidentes uma prtica importante para a compreenso das causas do acidente, e (A) com as informaes obtidas possvel formular a adoo de medidas de preveno eficazes para a sade e segurana do trabalhador. (B) tem por objetivo a busca da causa raiz que, invariavelmente, o prprio trabalhador quem est envolvido com o acidente. (C) a punio exemplar do culpado um eficiente mtodo para os demais trabalhadores valorizarem e darem importncia segurana no trabalho. (D) um dos mtodos lgico-indutivos adotados para identificao
Tcnico em Segurana do Trabalho

do ato inseguro a rvore de Causas. (E) um dos documentos necessrios que o Ministrio da Previdncia Social exige para a concesso de benefcios. 255. 44. Uma das tcnicas aplicadas na investigao e anlise de acidentes o Mtodo da rvore de Causas. A respeito, correto afirmar que (A) a elaborao do processo tem incio na causa raiz do acidente e a partir dela procura-se identificar os riscos que levaram ocorrncia. (B) para um mesmo acidente analisado por diferentes analistas, os diagramas obtidos sero sempre os mesmos, pois o mtodo aplica os princpios da lgebra. (C) uma ferramenta que busca analisar as falhas potenciais do projeto do produto, processo ou procedimento e propor aes de melhoria para evitar futuros acidentes. (D) no desenvolvimento das etapas, as representaes no diagrama deixam evidente as responsabilidades pelo ato inseguro de quem executou a atividade. (E) o indivduo, a tarefa executada, os materiais utilizados e o meio de trabalho so os quatro componentes analisados no sistema e representados no diagrama. 256. 45. A respeito das Vistorias e Inspees de Segurana, a Comisso Prevencionista estabelecida na NR-5 tem por atribuio (A) a paralisao de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores. (B) realizar medidas de preveno de acidentes julgadas necessrias, por iniciativa prpria ou sugesto de outros
Pgina 71

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


empregados. (C) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho. (D) executar as inspees em grupo para que todas as etapas previstas no processo sejam integralmente cumpridas. (E) divulgar antecipadamente a todos os trabalhadores e s respectivas reas o cronograma de execuo das inspees. 257. 46. A respeito dos indicadores estatsticos de acidentes utilizados na rea de Segurana e Sade no Trabalho, correto afirmar que (A) o clculo da Taxa de Frequncia de acidentes o tempo computado por milho de horashomem de exposio ao risco, em determinado perodo. (B) as horas-homem so calculadas pelo somatrio das horas de trabalho de cada empregado e o nmero de homens. (C) a Taxa de Gravidade o tempo computado por milho de horas-homem de exposio ao risco, em determinado perodo. (D) a Taxa de Incidncia calculada pela razo do nmero de empregados pelo nmero de acidentes vezes cem mil. (E) na indefinio do total de horas realmente trabalhadas, elas devem ser estimadas somando-se o total de dias de trabalho com a mdia do nmero de horas trabalhadas. 258. 47. A Norma Regulamentadora que disciplina o funcionamento e as atribuies da Comisso Interna de Preveno de Acidentes estabelece que a relao entre empresas contratantes e contratadas que atuam em um mesmo estabelecimento devem observar que (A) os contratos de prestao de servios que demandem a presena fsica de trabalhadores na empresa determinem a existncia de clusula especfica sobre as responsabilidades de cada parte na gesto da sade e segurana do trabalhador. (B) cabe empresa contratante promover treinamento que garanta o mesmo nvel de informao em matria de segurana e sade a todos os trabalhadores do estabelecimento. (C) de responsabilidade da empresa contratada orientar e informar os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, bem como sobre as medidas de proteo individual adequadas. (D) a contratante e as contratadas devero implementar, de forma integrada, medidas de preveno de acidentes e doenas do trabalho, de forma a garantir o mesmo nvel de proteo em matria de segurana e sade dos trabalhadores. (E) as empresas que compartilham o mesmo estabelecimento organizem uma CIPA nica, dimensionada em funo do total de trabalhadores, cuja composio dos eleitos seja representativa dos diferentes empregadores 259. 48. Considerando a Qualidade do Ar de Interiores em Ambientes Climatizados e sua correlao com a Sndrome dos Edifcios Doentes, um dos procedimentos tcnicos aplicados que visam minimizar o risco de exposio a agentes qumicos e biolgicos aos ocupantes, em face da permanncia prolongada em
Pgina 72

Tcnico em Segurana do Trabalho

QUESTES DE PROVA PARA CONCURSOS


ambientes climatizados, (A) adotar mtodos adequados para limpeza e higienizao do condicionador e dutos, e utilizar filtros eficientes. (B) utilizar na limpeza dos componentes do sistema de climatizao, quando necessria, produtos que no se decompem pela ao de microorganismos. (C) captar o ar de renovao preferencialmente em ambientes fechados, tais como garagens e banheiros, para permitir recircular o ar nesses ambientes. (D) fazer amostragens contnuas para os agentes biolgicos e amostragens de curta durao, com equipamentos de leitura direta para os agentes qumicos. (E) altamente recomendado o uso de umidificador de ar por asperso que possui bacia de gua no interior do duto de insuflao. 260. 49. Sobre as leis e fundamentos de eletricidade, pode-se afirmar que (A) um campo magntico produz uma fora sobre cargas eltricas em movimento, induzindo uma tenso proporcional frequncia. (B) a corrente alternada produz no indutor uma fora paralela ao plano que se ope voltagem e que reduz o fluxo de eltrons. (C) se aplicarmos uma tenso a uma parte de um enrolamento, o campo induzir uma intensidade maior nos extremos do enrolamento secundrio. (D) a corrente que chega a uma juno (n) inversamente proporcional soma das correntes que saem desse n. (E) a corrente eltrica num condutor produz campo magntico
Tcnico em Segurana do Trabalho

em torno dele, com intensidade proporcional corrente e inversamente distncia. 50. Relacione a unidade de medida, na segunda coluna, com o nome na primeira coluna, e escolha a alternativa que traz a sequncia correta de cima para baixo. 1. Volt ( ) intensidade de corrente eltrica 2. Ampre ( ) tenso eltrica 3. Ohm ( ) indutncia 4. Henry ( ) resistncia (A) 3 1 2 4. (B) 2 1 4 3. (C) 1 2 4 3. (D) 2 1 3 4. (E) 1 2 3 4.

Pgina 73

También podría gustarte