Está en la página 1de 2

A face contempornea do pai.

Lenita Bentes e Maria Aparecida Malveira


(este trabalho resulta da pesquisa do Ncleo de Lgica Contempornea, Psicanlise e Cultura)

Como reconhecer, na contemporaneidade, a face do pai? Com a queda dos ideais, desaparece a face amvel do pai, deixando a mostra a sua face feroz, a do supereu que empurra ao gozo, a pandemia do gozo, ao para todos universalizante do mercado. Pai no vs que estou queimando? Com esta frase Freud mostra a perplexidade de um sonhador, diante da morte do filho. Lacan, no sem XI, diz que esta frase arde como tocha. Arde a ponto de fazer despertar aquele que dormia exausto pela dor que o atravessava. Um pai, que no se perdoava por no ter zelado pelo filho que ardia febril em sua enfermidade de mortal. Desperta com o claro do real, com a queda da tocha sobre o corpo do filho, o que o sacode no extremo de sua culpa. Pai no vs? Esta curta mensagem do sonho, mostra um pai que se tendo desviado da funo de zelar, de olhar, de proteger o filho o faz resto, um resto mortfero. Frase que presentifica a dimenso do apelo pela via do olhar. A quem se dirige o apelo, na contemporaneidade, e o que definimos como contemporaneidade ou, contemporneo? O primeiro a tomar relevo a dimenso cronolgica do tempo. Entretanto, se recorrermos a Agamben, a contemporaneidade, uma singular relao com o prprio tempo, que adere a este e, ao mesmo tempo, dele toma distncias; mais precisamente; essa a relao com o tempo que a este adere atravs de uma dissociao e um anacronismo. Aqueles que coincidem muito plenamente com a poca, que em todos os aspectos a esta aderem perfeitamente, no so contemporneos porque, exatamente por isso, no conseguem v-la, no podem manter fixo o olhar sobre ela. P. Agamben, G. - O que o Contemporneo? E outros ensaios, S.C. Ed Argos 2009, 59. Segundo Nietzsche, citado por Agamben, contemporneo aquele que no coincide perfeitamente com este (com o presente), nem est adequado as suas pretenses e , portanto, nesse sentido, inatual, por isso mais capaz de perceber e apreender o seu tempo. Outra acepo de contemporneo, a da fratura, ou seja, aquilo que impede o tempo de compor-se e, ao mesmo tempo, o sangue que deve suturar a quebra. Segundo Agamben, outro grande tema, da contemporaneidade, o das vrtebras quebradas do sculo e da sua sutura, que obra do indivduo (nesse caso, do poeta). p. 61. Outra definio da contemporaneidade: Contemporneo aquele que mantm fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber no a luz, mas o escuro (...) Pode dizer-se contemporneo quem no deixa cegar-se pelas luzes do sculo e consegue entrever nessas a parte da sombra, a sua obscuridade. Agamben p. 63/64. Prosseguindo com a questo do olhar do, no vs que, do apelo do sonho e sua relao com a contemporaneidade, uma ltima pontuao de Agamben; o contemporneo aquele que percebe o escuro de seu tempo como algo que lhe concerne e no cessa de interpel-lo, algo que, mais do que toda luz, dirige-se direta e singularmente a ele. Contemporneo aquele que recebe em pleno rosto o facho das trevas que provm do seu tempo. P. 64

Enfim o que hoje se chama contemporneo buscar um presente que jamais tivemos. Um olhar sobre os corpos com exigncias de juventude, o aodamento em concluir sem passar pelo tempo de compreender, o apelo in-extremis ao legislador ou ao Estado, como conseqncia da desvitalizao do pai que dorme em sono profundo no gozo de sua desfuno, o que evoca um veja-me e diga-me o que sou a partir do que mostro. Pergunta sobre o ser dirigida ao Outro da qual o sujeito se esquiva ao saltar o tempo de compreender. Pai no vs que estou queimando atualiza o sono do pai que acorda para continuar a dormir. Esta frase revela, tal como nos revela Agambem que, todo o tempo que nos dado viver contemporneo, singular e, por no tratar-se do tempo cronolgico, que a cegueira se inclui no facho de luz. neste contexto, no cronolgico, que trazemos o caso clnico de um poeta que incapaz de sustentar-se na existncia, na competncia das suas funes, recorre a anlise para saber o que fazer para com seus sonhos custear a sua vida.

Todo o caso estrutura-se em torno de uma cena de desvirilizao do pai pela me qual, o sujeito permanece fixado, cuja conseqncia ser sustentado financeiramente pelas mulheres. Aderido, paralisado diante da injuno materna, cena ordenadora da sua condio de objeto na fantasia, representada no desequilibrio do pai, nu, no corredor, gritando que queria uma mulher e, uma criana com pena do pai, pelo no reconhecimento do pai pela me, como um homem desejado, quando este estava fora de seu lugar de homem, o ponto que forja sua relao com o desejo e deste com a falta.
Como consequncia, resulta-lhe impossvel tornar-se, pai, profissional, e fazer de uma mulher o objeto causa de seu desejo. A CENA: No primeiro encontro, F, como chamaremos esse sujeito neurtico, testemunha a intruso do gozo e do semblante. Os primeiros enunciados da associao livre saem dela, os significantesmestres, que era preciso mirar, porque tinha algo importante a dizer: o que me faz vir aqui uma luta com os opostos , sempre me equilibrei nos opostos: forte, fraco (...). F, trabalha, o par equilbrio/desequilbrio, disponveis na fala, sublinhados pela interpretao, conduz a uma cena, aos 11 anos de idade, ele se depara no escuro do corredor com o pai nu, desequilibrado gritando que queria uma mulher, e interpreta que provavelmente foi porque a me no quis dar para o pai.

También podría gustarte