Está en la página 1de 5

07/10/13

Redes de Energia Eltrica - Abradee - Associao Brasileira de Distribuidores de Energia Eltrica

Redes de Energia Eltrica


Introduo Desde a descoberta da eletricidade at os dias de hoje, ainda no foi possvel transmitir a energia eltrica pelo ar, ao menos no de forma economicamente vivel. Desse modo, h a necessidade de encaminhar a energia gerada nas usinas, sejam elas trmicas, hidrulicas, termo-nucleares, elicas, solares, etc., at os centros urbanos - onde, em sua maioria, a energia eltrica ser consumida. , portanto, a partir desse ponto que surge a necessidade de construo das redes de energia eltrica do contrrio, no haveria como a energia gerada chegar ao seu destino final. Ao sair das usinas e seus geradores, a eletricidade transportada atravs de cabos areos, ou seja, cabos visveis por no estarem enterrados, sendo revestidos por camadas isolantes e fixados em grandes (e altas) torres de metal. Chamamos a todo esse conjunto de cabos e torres, portanto, de rede de transmisso de energia eltrica. As Transmissoras de energia costumam administrar as Linhas de Transmisso com as maiores voltagens; contudo, h tambm redes de menor voltagem dentro das prprias distribuidoras de energia eltrica, isso para permitir que as distribuidoras possam levar a energia de voltagens menores e mais seguras aos clientes de sua rea de concesso. Outros elementos importantes das redes de transmisso so os isolantes de vidro ou porcelana, os circundam e sustentam os cabos, impedindo descargas eltricas durante o trajeto e, com isso, prevenindo acidentes e minimizando custos de perdas/ manuteno. Alm das linhas de transmisso propriamente ditas, as redes de transmisso de energia eltrica tambm so compostas por subestaes de transformao, dotadas de transformadores e equipamentos de proteo e controle. A seguir, descreveremos esses componentes em maiores detalhes.

As linhas (redes) de transmisso As linhas de transmisso so basicamente constitudas por fios condutores metlicos suspensos em torres, tambm metlicas, por meio de isoladores cermicos ou de outros materiais altamente isolantes. Como os sistemas de potncia so trifsicos, geralmente existem trs conjuntos de cabos de cada lado das torres, acompanhados por um cabo mais alto, no topo, que o cabo para-raios, ou tambm chamado de cabo guarda. As linhas de transmisso se estendem por longas distncias, conectando tambm, alm de usinas geradoras aos grandes consumidores, aqueles que adquirem energia em alta tenso, como fbricas e mineradoras, ou s empresas distribuidoras de energia, as quais vo se encarregar de transportar a energia aos consumidores de menor porte. No Brasil, as linhas de transmisso so classificadas de acordo com o nvel de tenso de sua operao, mensurado em Kilo Volt (kV - milhares de Volts). Para cada faixa de tenso, existe um cdigo que representa todo um conjunto de linhas de transmisso de mesma classe. So eles: A1 tenso de fornecimento igual ou superior a 230 kV A2 tenso de fornecimento de 88 kV a 138 kV A3 tenso de fornecimento de 69 kV Em termos organizacionais, a classe A1 representativa do sistema de transmisso interligado, ou Sistema Interligado Nacional (SIN), tambm denominado rede bsica. Na classe A1, existem 77 concessionrias dos servios pblicos de transmisso, responsveis pela administrao de mais de 100 mil Km de linhas. As empresas transmissoras tambm operam instalaes de tenso inferior a 230 kV, que so as chamadas Demais Instalaes da Transmisso (DIT). As classes A2 e A3, quando no so de propriedade das transmissoras, representam as redes denominadas de subwww.abradee.com.br/setor-eletrico/redes-de-energia-eletrica?tmpl=component&print=1&page= 1/5

07/10/13

Redes de Energia Eltrica - Abradee - Associao Brasileira de Distribuidores de Energia Eltrica

transmisso, que, ao contrrio das redes de transmisso propriamente ditas, so administradas pelas empresas de distribuio.

Subestaes de transmisso As subestaes de transmisso so aquelas localizadas nas pontos de conexo com geradores, consumidores e empresas distribuidoras. Nos pontos de conexo com geradores, a funo das subestaes elevar o nvel de tenso da energia eltrica gerada para centenas de milhares de Volts. J nos pontos de conexo com consumidores ou distribuidoras, a funo das subestaes de transmisso rebaixar os nveis de tenso para dezenas de milhares de Volts. A elevao da tenso reduz a corrente eltrica que circula nas linhas de transmisso, reduzindo assim, consideravelmente, as perdas eltricas inerentes ao transporte da energia. Dentro da subestao de transmisso, o equipamento responsvel tanto pela elevao como pela reduo da tenso eltrica chamado de transformador. Alm do transformador, a subestao de transmisso conta com equipamentos de seccionamento (chaves) para manobras de manuteno e de situaes de contingncia, alm de disjuntores e equipamentos de medio e proteo do sistema, como medidores de tenso, corrente e para-raios.

As empresas concessionrias dos servios pblicos de transmisso de energia enredam-se num contexto de regulao econmica que visa assegurar equilbrio econmico s empresas e modicidade tarifria aos consumidores e usurios do sistema de transmisso. No Brasil, o modelo de regulao adotado para as empresas transmissoras uma variante do tradicional modelo ingls de preo-teto (price cap), chamado de modelo de receita-teto (revenue cap). Neste modelo, a ANEEL quem determina os preos a serem praticados pelas empresas, os quais devem cobrir os custos de capital e de operao e manuteno considerados eficientes. Como tambm ocorre para as distribuidoras, os mecanismos de regulao das empresas transmissoras so basicamente a reviso tarifria (tambm chamada de reposicionamento tarifrio), que incide periodicamente a cada cinco anos, e o reajuste tarifrio anual, que se trata basicamente de uma correo monetria das tarifas praticadas. Por fim, a ttulo de curiosidade, diferentemente do reajuste tarifrio das empresas de distribuio, o reajuste de preos da transmisso visa apenas atualizao monetria da RAP. Dependendo do contrato de concesso das empresas transmissoras, as receitas so corrigidas pela variao do ndice Geral de Preos de Mercado (IGP-M) ou do ndice de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA).

O sistema fsico de distribuio (redes de energia eltrica urbanas) O sistema de distribuio de energia aquela rede de energia eltrica que se confunde com a prpria topografia das cidades, ramificado ao longo de ruas e avenidas para conectar fisicamente o sistema de transmisso (ou mesmo unidades geradoras de mdio e pequeno porte, aos consumidores finais), que so majoritariamente os consumidores residenciais.
www.abradee.com.br/setor-eletrico/redes-de-energia-eletrica?tmpl=component&print=1&page= 2/5

07/10/13

Redes de Energia Eltrica - Abradee - Associao Brasileira de Distribuidores de Energia Eltrica

Assim como ocorre com o sistema de transmisso, a rede de energia eltrica da distribuio tambm composta por fios condutores, transformadores e equipamentos diversos de medio, controle e proteo das redes eltricas. Todavia, de forma bastante distinta do sistema de transmisso, o de distribuio muito mais extenso e ramificado, pois deve chegar aos domiclios e endereos de todos os seus consumidores.

As redes de distribuio As redes de distribuio so compostas por linhas de alta, mdia e baixa tenso. Como vimos acima, as linhas de transmisso com tenso igual ou superior a 230 kV constituem a chamada rede bsica. Apesar de algumas transmissoras tambm possurem linhas com tenso abaixo de 230 kV, as chamadas Demais Instalaes da Transmisso (DIT), grande parte das linhas de transmisso com tenso entre 69 kV e 138 kV so de responsabilidade das empresas distribuidoras. Essas linhas so tambm conhecidas no setor como linhas de subtransmisso. Alm das redes de subtransmisso, as distribuidoras operam linhas de mdia e baixa tenso, tambm chamadas de redes primria e secundria, respectivamente. As linhas de mdia tenso so aquelas com tenso eltrica entre 2,3 kV e 44 kV, e so muito fceis de serem vistas em ruas e avenidas das grandes cidades, frequentemente compostas por trs fios condutores areos sustentados por cruzetas de madeira em postes de concreto. As redes de baixa tenso, com tenso eltrica que pode variar entre 110 e 440 V, so aquelas que, tambm afixadas nos mesmos postes de concreto que sustentam as redes de mdia tenso, localizam-se a uma altura inferior. As redes de baixa tenso levam energia eltrica at as residncias e pequenos comrcios/indstrias por meio dos chamados ramais de ligao. Os supermercados, comrcios e indstrias de mdio porte adquirem energia eltrica diretamente das redes de mdia tenso, devendo transform-la internamente para nveis de tenso menores, sob sua responsabilidade.

Nas redes de distribuio de mdia tenso tambm so, frequentemente, encontrados equipamentos auxiliares, tais como capacitores e reguladores de tenso. Ambos so, frequentemente, utilizados para corrigir anomalias na rede, as quais podem prejudicar a prpria rede eltrica ou mesmo os equipamentos dos consumidores.

Existem quatro tipos de redes de distribuio de energia eltrica. So eles:

www.abradee.com.br/setor-eletrico/redes-de-energia-eletrica?tmpl=component&print=1&page=

3/5

07/10/13

Redes de Energia Eltrica - Abradee - Associao Brasileira de Distribuidores de Energia Eltrica

Rede de Distribuio Area Convencional: o tipo de rede eltrica mais encontrado no Brasil, na qual os condutores so nus (sem isolamento). Exatamente por isso, essas redes so mais susceptveis ocorrncia de defeitos (curto-circuitos), principalmente quando h contato de galhos de rvores com os condutores eltricos. Rede de Distribuio Area Compacta: Surgidas no Brasil na dcada de 1990, as redes compactas so muito mais protegidas que as redes convencionais, no somente porque os condutores tem uma camada de isolao, mas porque a rede em si ocupa bem menos espao, resultando em menor nmero de perturbaes. Rede de Distribuio Area Isolada: Esse tipo de rede bastante protegida, pois os condutores so encapados com isolao suficiente para serem tranados. Geralmente mais cara, essa rede utilizada em condies especiais. Rede de Distribuio Subterrnea: A rede subterrnea aquela que proporciona o maior nvel de confiabilidade e tambm o melhor resultado esttico, dado que as redes ficam enterradas. No entanto, as redes subterrneas so bem mais caras que as demais solues, sendo comuns apenas em regies muito densas ou onde h restries para a instalao das redes areas.

Com relao s redes de iluminao pblica (IP), que tambm podem ser do tipo areo ou subterrneo, so redes que derivam das redes de distribuio das concessionrias. Apesar disso, a operao e a manuteno das redes de IP so de responsabilidade das prefeituras municipais.

Subestao de distribuio As subestaes de distribuio so as unidades responsveis pela recepo da energia eltrica proveniente de redes de subtransmisso em alta tenso e, como tambm ocorre nas subestaes de transmisso, pelo rebaixamento do nvel de tenso a valores caracterizados como mdia tenso (entre 2,3 kV e 44 kV). Os componentes principais de uma subestao de distribuio so: o transformador, chaves, seccionadores, disjuntores e equipamentos de mediao e proteo contra raios ou curto-circuitos. As subestaes de distribuio, ao contrrio das de transmisso, esto localizadas nos prprios centros urbanos, j que so elas que distribuem a energia para as redes de distribuio. Uma preocupao constante das empresas concessionrias o espao necessrio para a implantao de novas subestaes de distribuio. Atualmente, existem solues tecnolgicas para compactar a estrutura eltrica dessas estaes de forma a reduzir espao, e assim os custos de terreno para sua instalao.

www.abradee.com.br/setor-eletrico/redes-de-energia-eletrica?tmpl=component&print=1&page=

4/5

07/10/13

Redes de Energia Eltrica - Abradee - Associao Brasileira de Distribuidores de Energia Eltrica

Transformador de distribuio Os transformadores de distribuio, como todos os demais transformadores eletromagnticos, funcionam transformando os nveis de mdia em baixa tenso. Na grande maioria das regies do pas, os transformadores de distribuio transformam 13.800 V, ou 13,8 kV, em 220 V ou 127 V. Diferentemente dos transformadores de subestaes, os de distribuio localizam-se nos postes de luz, podendo compor um nico equipamento ou um conjunto de transformadores. So os transformadores de distribuio que alimentam as redes de baixa tenso, as quais efetivamente entregam a energia eltrica para os consumidores residenciais e pequenos comrcios e indstrias. Voltar

www.abradee.com.br/setor-eletrico/redes-de-energia-eletrica?tmpl=component&print=1&page=

5/5

También podría gustarte