Está en la página 1de 12

Grupo ser Educacional

Gente criando o futuro

Grupo ser Educacional

Gente criando o futuro

Aula 6 As fases da Pesquisa

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6

As fases da Pesquisa
Ol discente, na aula passada, vimos que a cincia exige de ns, pesquisadores, pesquisadoras, orientandos e orientandas, a produo de uma linguagem prpria a que chamamos de DISCURSO CIENTFICO ou LINGUAGEM CIENTFICA responsvel pela produo dos paradigmas, das teorias e dos conceitos. Mas podemos nos perguntar: de onde vem esse discurso? Como ele surge no fazer cientfico? A resposta : os paradigmas, as teorias e os conceitos que formam uma cincia ou uma rea do conhecimento cientfico humano vm das PESQUISAS. So as pesquisas que vo construir os paradigmas, as teorias e os conceitos, pois as pesquisas so responsveis pelas descobertas que produzimos ao estudarmos os fenmenos ou os objetos de estudo de uma determinada rea do conhecimento cientfico! Mas j sabemos o que pesquisa. Todas as aulas anteriores nos levam para um caminho bem explcito do que seja pesquisa. A partir desta aula, vamos aprender COMO PLANEJAR UMA PESQUISA. Depois, como EXECUTAR E DIVULGAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA.

Planejamento da pesquisa
De acordo com Prodanov e Freitas (2013, p. 73) o planejamento da pesquisa, como um esquema mental e documental, apresenta as seguintes fases: O planejamento de uma pesquisa depender basicamente de trs fases: a) fase decisria: referente escolha do tema, definio e delimitao do problema de pesquisa; b) fase construtiva: referente construo de um plano de pesquisa e execuo da pesquisa propriamente dita; c) fase redacional: referente anlise dos dados e das informaes obtidas na fase construtiva. a organizao das ideias de forma sistematizada visando elaborao do relatrio final (trabalho de concluso, monografia, dissertao, tese, etc.). A apresentao do relatrio de pesquisa dever obedecer s formalidades requeridas pela Academia. Ou seja, estas fases so os momentos em que os pesquisadores e estudantes passam a definir as condies processuais em que a pesquisa vai ser desenvolvida, atravs das etapas de cada fase. Trata-se de uma dimenso temporal que pressupe o comeo, o meio e o fim desse processo. Vamos especificar cada fase, buscando demonstrar suas etapas. O link a seguir, discente, diz respeito ao nosso assunto sobre as fases e etapas da pesquisa. Ele aborda o assunto da aula de maneira sinttica, mas complementar. O ideal estudarmos pelo texto, ok? Vamos dar uma olhadinha nele? Depois de acessar os links, vamos voltar aos textos! LINKS:

http://www.pucrs.campus2.br/~jiani/metodologia/16demaio.pdf

Metodologia da Cincia | EAD

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6

1. Fase Decisria:
1.1 Formulao e planejamento da pesquisa:
Para uma melhor compreenso das fases e etapas da pesquisa, vamos juntar o texto com a tabela, nas quais poderemos entender melhor, a partir da visualidade do nosso material didtico. Assim, podemos construir a seguinte tabela: Fases Formulao e planejamento da pesquisa Etapas 1 Escolha do assunto Caractersticas Assunto/Tema/Especificao do assunto: importncia, relevncia e interesse pelo tema. Escolha do referencial terico e bibliogrfico (livros e peridicos cientficos). O tema deve ser apresentado como uma pergunta.

1 Levantamento bibliogrfico 2 Elaborao do problema 3 Reviso bibliogrfica 4 Definio das variveis e hipteses 5 Definio dos objetivos, dos mtodos e tcnicas de pesquisa

De acordo com Gil (2007) e Prodanov e Freitas (2013), esta fase o incio de nossas pesquisas, pois suas etapas vo permitir a sequncia lgica para a execuo das mesmas. Esta fase tem como objetivos: 1. Primeiro contato com o material bibliogrfico; 2. Organizao e a formulao de snteses de leitura; 3. Reviso de literatura a que o pesquisador se props, tornando possvel verificar a viabilidade e as limitaes do estudo; 4. Indicao de suas variveis e hipteses da pesquisa; 5. Definio dos objetivos e a definio do mtodo e dos processos a empregar no trabalho (amostra, instrumentos, procedimentos e tcnicas de pesquisa). preciso lembrar para voc que cada fase desta composta por procedimentos e passos que precisam ser sequencialmente construdos para garantirmos o rigor cientfico da pesquisa.

Metodologia da Cincia | EAD

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6

1.2 Escolha do assunto e a delimitao do tema:


A escolha do tema de uma pesquisa dever levar em conta sua atualidade e relevncia, o conhecimento a respeito, a preferncia e A ESCOLHA DO a aptido pessoal do pesquisador para lidar com o tema escolhido. ASSUNTO RESPONDE AO QU DA PESQUISA: A definio do tema pode surgir com base na sua observao do cotidiano, na vida profissional, em programas de pesquisa, O QUE VOU PEQUISAR? em contato e relacionamento com especialistas, no feedback de pesquisas j realizadas e em estudos da literatura especializada. QUAL O MEU TEMA? (PRODANOV e FREITAS, 2013. p. 76).

2 Fase construtiva
2.1 Reviso de literatura
Nesta etapa, a preocupao do pesquisador ou pesquisadora est voltada para o corpo terico existente em livros ou peridicos que abordam o assunto ou tema que vamos pesquisar. Ou seja, cada vez que ns construmos um objeto de estudo, precisamos ter em mente que, provavelmente, aquele objeto de estudo j tenha sido estudado anteriormente, pois ele, certamente, est ligado a alguma rea do conhecimento. Assim, para que possamos entender melhor o fenmeno ou objeto de estudo a que nos propomos a estudar, temos que nos debruar antecipadamente sobre o que j existe terica e conceitualmente produzido sobre o mesmo. Por isso, chamamos a isto de REVISO DE LITERATURA. Outro aspecto importante que grande parte do que levantamos na reviso de literatura compor a fundamentao terica do projeto de pesquisa ou do prprio trabalho acadmico, pois esta fundamentao terica estar baseada nos conceitos que tomamos como referencial para o assunto. De acordo com Pradonov e Freitas (2013, p. 79), a reviso de literatura serve para: Reconhecer e dar crdito criao intelectual de outros autores; Indicar que se qualifica como membro de determinada cultura disciplinar atravs da familiaridade com a produo de conhecimento prvio na rea; Abrir um espao para evidenciar que seu campo de conhecimento j est estabelecido, mas pode e deve receber novas pesquisas; Emprestar ao texto uma voz de autoridade intelectual. Atravs da reviso de literatura, voc reporta e avalia o conhecimento. Veja, nesse exemplo em que eu fiz a citao de dois autores, Pradonov e Freitas (2013, p. 79), citando o nome da obra e a pgina, somente me foi possvel utiliz-la como referncia do tema REVISO DE LITERATURA, porque eu conhecia, antecipadamente, o livro desses autores e sabia que podiam utiliz-lo como referncia conceitual para esta nossa aula, ok?

Metodologia da Cincia | EAD

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6

REVISO LITERRIA, PESSOAL, TEM A VER COM OS LIVROS, AUTORES E SEUS RESPECTIVOS CONCEITOS. A REVISO TAMBM EST LIGADA S BIBLIOGRAFIAS E CONCEITOS QUE UTILIZAMOS EM NOSSAS AULAS. CADA DISCIPLINA QUE COMPE AS ESTRUTURAS CURRICULARES DE NOSSOS CURSOS TEM UMA BIBLIOGRAFIA ESPECFICA. ELAS SO A BASE DE NOSSA FUNDAMENTAO TERICA, UTILIZADA EM NOSSAS AULAS, TRABALHOS E PESQUISAS!

2.2 Justitifcativa
Nesta etapa, ns devemos justificar a nossa pesquisa. Mas o que justificar? Pois ! De acordo com o dicionrio virtual, JUSTIFICAR pode significar EXPLICAR, APRESENTAR MOTIVOS. Em nossas vidas, quando queremos convencer algum sobre a importncia de uma ao ou de um ato,explicamos a relevncia e a importncia desta ao ou deste ato. No mundo do trabalho, ns tambm estamos, a todo o momento, justificando nossas aes, pois nossas profisses e nosso mercado de trabalho exigem de ns aes planejadas, organizadas e eficazes. Tambm no mundo da cincia estas exigncias so fundamentais. A produo de pesquisa exige tempo, investimentos e recursos, sejam humanos ou financeiros. Portanto, enfatizar a relevncia, a importncia e a validade de nossas pesquisas uma forma de promover suas condies de execuo. Observe, o grfico abaixo: JUSTIFICATIVA: contextualiza a relevncia e importncia da pesquisa - Razes de ordem terica e os motivos de ordem prtica que tornaram importante a realizao da pesquisa. - Mostrar a originalidade de sua proposta. - Escrever: - importncia da temtica; - importncia da pesquisa. - Observar alguns itens importantes, como: a) atualidade do tema: insero do tema no contexto atual; b) ineditismo do trabalho: proporcionar mais importncia ao assunto; c) interesse do autor: vnculo do autor com o tema; d) relevncia do tema: importncia social, econmica, poltica etc.; e) pertinncia do tema: contribuio do tema para o debate cientfico. Metodologia da Cincia | EAD

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6

2.3 O problema da pesquisa;


Vejam, sempre que estamos diante de algo que no conhecemos ou nunca vimos, a primeira reao intelectual que nos ocorre perguntar: O QUE ISTO?

isso, a, Freud estava certssimo quando afirmou que a sabedoria comea com a dvida! Mas por qu? Muito simples, prezado(a) discente, porque se temos dvidas, vamos atrs das respostas. SO AS DVIDAS QUE NOS LEVAM AO CAMINHO DAS RESPOSTAS, POIS, SE NO SABEMOS, QUEREMOS OU PRECISAMOS SABER. ORA, O CONHECIMENTO UM SABER ESCLARECEDOR, QUE NOS APROXIMA DA VERDADE OU DA VALIDADE SOBRE OS FENMENOS DA REALIDADE! Por isso, para conhecermos cientificamente, a pesquisa exige que nos perguntemos:

O QUE QUERO SABER SOBRE O FENMENO QUE ESCOLHI PARA ESTUDAR?


Assim, para toda pesquisa precisamos formular um problema, como forma de esclarecer ao mximo o que queremos saber sobre aquele fenmeno a que nos propomos estudar! Para formularmos, ento, um problema: A formulao mais frequente de um problema na literatura A formulao mais frequente de um problema na literatura sobre metodologia da pesquisa ocorre, de maneira geral, em forma de uma questo de pesquisa ou interrogao (...) (PRODANOV e FREITAS, 2013, p. 85) Metodologia da Cincia | EAD

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6 Ou podemos considerar (PRODANOV e FREITAS, 2013, p. 85-86): 1. Exemplos de formulao de problemas: - Como melhorar o nvel de vida na regio industrial do Vale dos Sinos sob o enfoque ambiental? - Quais as solues de preservao do meio ambiente adotadas pelas empresas da regio industrial do Vale dos Sinos? - Quais benefcios e incentivos seriam recomendados para reduzir o turn-over (ndice de rotatividade) da alta administrao das empresas da regio industrial do Vale dos Sinos? 2. Exemplos de formulao de problemas (ligados aos temas) Assunto: Recursos Humanos Tema: Perfil ocupacional Problema: Qual o perfil ocupacional dos trabalhadores em transporte urbano? Assunto: Finanas Tema: Comportamento dos investidores Problema: Quais os comportamentos dos investidores no mercado de aes de So Paulo? Assunto: Organizaes Tema: Cultura organizacional Problema: Qual a relao entre cultura organizacional e o desempenho funcional dos administradores? Assunto: Recursos Humanos Tema: Incentivos e desempenhos Problema: Qual a relao entre incentivos salariais e desempenho dos trabalhadores?

2.4 Formulao das Hipteses


Mais uma vez, eu vou convid-los para usar nosso cotidiano como referncia e modelo para construirmos um processo de entendimentos sobre O QUE HIPTESE! Lembra-se que anteriormente ns dissemos que quando estamos diante de algo desconhecido, imediatamente, nos perguntamos intuitivamente: O QUE ISTO? Pois muito bem! Quando estamos neste contexto, no importa o que perguntamos ou sobre o que perguntamos... IMEDIATAMENTE, RESPONDEMOS, EM NOSSA MENTE, ALGO QUE DESCONFIAMOS QUE POSSA RESPONDER A NOSSA DVIDA. OU SEJA, TODOS OS DIAS, NOS FAZEMOS PERGUNTAS SOBRE A VIDA E SEMPRE RESPODEMOS IMEDIATAMENTE A ESTAS PERGUNTAS, BASEADOS EM NOSSA EXPERINCIA DE VIDA.

Metodologia da Cincia | EAD

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6 No campo da pesquisa, cada vez que fazemos uma pergunta ou formulamos um problema de pesquisa, numa sequncia imediata, ns construmos uma resposta provisria para responder ao problema. Esta resposta provisria se chama HIPTESE. POIS, para tudo que no temos uma resposta cientificamente provvel, temos uma suposio = hiptese! Ento, discente, vamos demonstrar a relao imediata entre a formulao de um problema e sua respectiva hiptese (reposta provisria para o problema). PROBLEMA Como diminuir o nvel de desnutrio nas escolas rurais da Zona da Mata Norte de Pernambuco? Quais os comportamentos dos investidores no mercado de aes de So Paulo? HIPTESE Incluindo uma alimentao rica em nutrientes e vitaminas (precisamos desenvolver a pesquisa para comprovar a validade ou a refutao desta hiptese). Eles se comportam de acordo com as oscilaes do mercado financeiro (precisamos desenvolver a pesquisa para comprovar a validade ou a refutao desta hiptese).

Ok, discente, lembrando: O PROBLEMA TEM UMA RELAO DIRETA E CAUSAL COM A HIPTESE e se constitui como os elementos norteadores da prpria pesquisa. A figura, a seguir, ilustra esquematicamente esta relao:

PROBLEMA: o que queremos descobrir (em forma de pergunta): Como diminuir o nvel de reprovao na disciplina de matemtica na escola X?

HIPTESE: 1. Promovendo atividades complementares e de reforo sobre a disciplina matemtica (deduzida da reviso literria ou de processos de observao dos pesquisadores).

PESQUISA: A execuo da pesquisa ir confirmar ou refutar a nossa hiptese (um problema pode admitir mais de uma hiptese). Metodologia da Cincia | EAD

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6

2.5 Determinao dos objetivos (geral e especficos)


Nesta etapa, demonstramos verbalmente quais os objetivos de nossa pesquisa. Ora, esta exigncia refere-se aos resultados da prpria pesquisa, pois toda ela deve gerar um resultado para sua futura aplicao. Atravs das pesquisas somos convidados a explicitar as metas que queremos alcanar. Assim, a determinao dos objetivos da pesquisa deve ser demonstrada atravs de uma ao verbal que nos mostre claramente o que pretendemos com aquela pesquisa. Ora, toda ao humana invariavelmente escrita atravs de um verbo, o mais adequado a explicitar aquela ao. Desse modo, explicitamos os objetivos da pesquisa atravs de aes verbais. Para Prodavov e Freitas (2013, p. 94-95), Uma das caractersticas dos objetivos de pesquisa:
Sua definio por verbos no infinitivo, como diagnosticar, verificar, observar, analisar, examinar, identificar, distinguir, constatar, comprovar, comparar, entre outros. O objetivo geral ser a sntese do que pretendemos alcanar, e os objetivos especficos explicitaro os detalhes e sero um desdobramento do objetivo geral. Os objetivos informaro para que estamos propondo a pesquisa, isto , quais os resultados que pretendemos alcanar ou qual a contribuio que a pesquisa ir efetivamente proporcionar.

EXEMPLOS: 1. Tema Marketing de patrocnio no processo de construo da marca das organizaes. Analisar a utilizao do patrocnio como forma de promoo de uma marca por associao a eventos esportivos, culturais, sociais ou de mais atividades de interesse pblico. Entender o critrio de avaliao das atividades patrocinadas por uma organizao. Compreender a influncia do marketing de patrocnio na deciso de compra do consumidor.

Objetivo geral

Objetivos especficos
Fonte: Prodanov e Freitas (2013, p. 95)

1. Exemplo: do tema definio dos objetivos: Assunto Tema Problema Gesto nas empresas familiares A profissionalizao da gesto familiares.

nas

empresas

Como a profissionalizao da gesto nas empresas familiares pode contribuir com a perpetuidade e a continuidade do negcio?

Metodologia da Cincia | EAD

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6 A profissionalizao da gesto nas empresas familiares contribui para a perpetuidade e a continuidade do negcio, porque uma empresa profissional tornase muito mais competitiva no mercado em que est inserida. Analisar e demonstrar que a profissionalizao da gesto nas empresas familiares contribui para a sua perpetuidade e continuidade. Investigar as principais noes conceituais sobre gesto e profissionalizao de empresas familiares. Apresentar a estrutura organizacional diretiva da empresa. Demonstrar o nvel de profissionalizao da organizao. Descrever processo de profissionalizao desenvolvido na Empresa Delta.

Hiptese

Objetivo geral

Objetivos especficos

Fonte: Prodanov e Freitas (2013, p. 96).

2.6 Metodologia
Esta etapa refere-se aos mtodos e tipologias da pesquisa que so utilizados para abordar nossos objetos de estudo ou fenmenos estudados. Suas principais questes a serem definidas: - Explicitar o mtodo de pesquisa (indutivo? Dedutivo?) - Qual o tipo de pesquisa? - Qual o universo da pesquisa? - Ser utilizada a amostragem? - Quais os instrumentos de coleta de dados? - Qual a forma que ser usada para a tabulao de dados? - Como interpretar e analisar os dados e informaes? - Explicitar a metodologia de pesquisas de campo ou de laboratrio bastante importante.

2.7 Coleta de dados


Ento, discente! Esta etapa refere-se s aes executadas pelos pesquisadores para identificar onde e como podemos realizar a coleta dos dados quem dizem respeito ao nosso problema. a fase da pesquisa em que reunimos dados atravs de tcnicas especficas. Os dados de pesquisa devem estar de acordo com o problema de pesquisa, pois atravs da anlise dos mesmos que vamos confirmar ou refutar nossas hipteses.

2.7.1 Tcnicas de coleta de dados


As tcnicas de coletas de dados so estratgias atravs das quais vamos em busca dos dados, permitindo que os pesquisadores se organizem e organizem os dados para posterior anlise. Lembramos que todas estas tcnicas devem ser devidamente registradas ou em papel ou em bases digitais (documentos digitalizados).

Metodologia da Cincia | EAD

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6 1. 2. 3. 4. Observao direta; Aplicao de questionrios (abertos ou fechados); Formulrios; Entrevistas.

2.8 Tabulao dos dados


De acordo, ainda, com Prodanov e Freitas (2013, p. 112):
Nessa etapa, podemos lanar mo de recursos manuais ou computacionais para organizar os dados obtidos na pesquisa de campo. Atualmente, com o advento da informtica, natural que escolhamos os recursos computacionais para dar suporte elaborao de ndices e clculos estatsticos, tabelas, quadros e grficos.

2.9 Anlise e Interpretao


Muito bem, discente, esta etapa a penltima da fase de execuo de uma pesquisa. A ela cabe a anlise e a interpretao dos dados, a partir da reviso bibliogrfica e da fundamentao terica da pesquisa. Essa fase da pesquisa, analtica e descritiva, prev a interpretao e a anlise dos dados tabulados, os quais foram organizados na etapa anterior. A anlise deve ser feita a fim de atender aos objetivos da pesquisa e para comparar e confrontar dados e provas com o objetivo de confirmar ou rejeitar a(s) hiptese(s) ou os pressupostos da pesquisa. Esta etapa analtica e interpretativa e devem-se levar em considerao as outras etapas da pesquisa, como o prprio tema, o problema, os objetivos e, SOBRETUDO, as hipteses, pois ser a partir da anlise e da interpretao dos dados que confirmaremos ou refutaremos as hipteses!

2.10 Concluso ou Consideraes finais


ltima etapa da fase de execuo de uma pesquisa tem por finalidade sintetizar toda a pesquisa apontando e voltando ao problema, aos objetivos e a confirmao das hipteses. Um aspecto importante da concluso a admisso de que nenhuma pesquisa encerra definitivamente as questes de um fenmeno, pois pelo dinamismo da realidade, as pesquisas geram resultados que se superam em seu tempo e suas aplicabilidades.

2.11 Referncias
Relao dos livros utilizados como fundamentao terica e reviso bibliogrfica da pesquisa. Esta etapa um elemento ps-textual da pesquisa, mas de extrema importncia, pois apresenta as referncias bibliogrficas dos autores, teorias e conceitos utilizados no decorrer da pesquisa.

Metodologia da Cincia | EAD

10

As fases e as etapas da Pesquisa- Aula 6

3 Fase Redacional
A fase redacional refere-se ao momento em que todas as informaes produzidas pela pesquisa vo tomar uma forma redacional e textual. Todas as pesquisas, aps a concluso, transformam-se em documentos acadmicos ou cientficos: trabalhos acadmicos, artigos cientficos, monografias, teses e outras formas de apresentao formal. Por agora, basta vocs saberem que esta etapa faz parte das fases da pesquisa e deve estar prevista em seu planejamento, pois teremos uma aula totalmente voltada para as condies e exigncias da construo textual e redacional da pesquisa.

Bibliografia: GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 2007. DEMO, Pedro. Cincia, ideologia e poder: uma stira s cincias sociais. So Paulo: Atlas, 1988. DUARTE, Jorge. BARROS, Antnio. Mtodos e tcnicas de pesquisa em comunicao. So Paulo: Atlas, 2005. MINAYO, Maria C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 6 ed. Petrpolis : Vozes, 1996. PRODANOV, Cleber C. e FREITAS, Ernani C. Metodologia do trabalho cientfico: mtodos e tcnicas da pesquisa e do trabalho acadmico. Nova Hamburgo: FeeVale, 2013.

Metodologia da Cincia | EAD

11

También podría gustarte