Está en la página 1de 6

FATORES DE RISCO ADOLESCENCIA

DA

GRAVIDEZ

NA

Jorge Crispim de Andrade Junior*

*Acadmico em Administrao de Empresas Universidade Catlica de Salvador (UCSAL);

com

Bacharelado

pela

RESUMO Apresentao de riscos em casos de gravidez na adolescncia, causas e possveis prevenes. Palavras-chave: Adolescncia, gravidez, riscos.

Introduo Com a gravidez na adolescncia, vem uma serie de implicaes, emocionais, familiares, biolgicas e sociais. Implicaes essas que podem alavancar o adolescente muitas vezes ao isolamento, depresso, aborto e em alguns casos suicdios aps falha tentativa no aborto. Muitas vezes por necessidade de status, o adolescente sente a necessidade de iniciar sua vida sexual, devido a presso social, exercida por seus colegas, amigos e as vezes at por parentes, aqueles que muitas vezes tiram sarro do mesmo por ser virgem em determinada idade. Com cada vez mais incentivos sexuais, nas ruas, novelas e revistas reforadas pelo nova tendncia da moda, os adolescente so atrados pela curiosidade das descobertas sexuais. Uma pesquisa feita pelo IBGE mostra que aos 15 anos 30% dos adolescentes j tiveram relao sexual, 24% fizeram isso sem camisinha na ltima vez que transaram. (Jornal Hoje,09/04/2013 14h39). Desses 24% existe uma alta probabilidade de uma ou mais ter engravidado, abortado ou at perdido a criana devido ao seu corpo no estar preparado. Sendo que alm disso, existe a possibilidade de ter contrado alguma doena sexualmente transmissvel (DST) e transmitir no parto ao beb quando recmnascido. Devido a imprudncia, muitos fatores que so necessrios para uma gravidez segura so negligenciados, cada vez mais pelos adolescentes, apesar de seus corpos nem sempre estarem prontos para a primeira relao. Gerando riscos para a prpria saudade a curto-mdio-longo prazo e para a sade do feto da mesma forma, devido a sua fase incompleta de formao.

Riscos Gravidez e adolescncia, duas diretrizes que, quando juntas, podem acarretar srias consequncias para todos, tanto os familiares, quanto para o pai adolescente, mas principalmente para a me adolescente, pois envolvem crises e conflitos. Isso acontece porque esses jovens, so imaturos e no esto preparados para assumir tal carga emocional, nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes deixem os estudos, saiam de casa, cometam abortos ou abandonem as crianas sem saber o que fazer ou fugindo da prpria realidade. Comecemos do coito, ou seja o incio e o final da gestao e os problemas aps o parto.

Sexo Na Adolescncia Segundo uma nova pesquisa, sexo durante a adolescncia pode afetar o humor e o desenvolvimento do crebro na idade adulta. O estudo, que foi realizado em hamsters, revela como as experincias sociais durante a adolescncia, quando o crebro ainda est em desenvolvimento, podem ter consequncias amplas. Especificamente, os animais que copularam mais cedo na vida tinham nveis mais elevados de comportamentos depressivos, alteraes no crebro e tecidos reprodutivos menores em comparao com aqueles que tiveram relaes sexuais mais tarde (ou no tiveram relaes) (ROMANZOTI, 2011). Muitas vezes feito com parceiros mais velhos, em condies fsicas incompletas, muitas vezes acabam sofrendo sequelas, devido ao ato da penetrao em uma fase precoce.

Um Corpo Inacabado Considerando que a adolescncia vai at os 19 anos, no h nenhuma vantagem do ponto de vista mdico. Os ossos da bacia no esto bem formados, o que dificulta a passagem do beb. Alm disso, existe a imaturidade comportamental. difcil que as mes adolescentes faam o pr-natal de maneira correta e responsvel. Em resumo, podemos apontar principalmente desvantagens em uma gravidez to precoce. A nica vantagem seria o fato de a adolescente ser muito frtil, explica Alexandre Pupo, ginecologista do hospital Srio Libans, de So Paulo. Alguns autores sustentam a ideia de que a gravidez pode ser bem tolerada pelas adolescentes desde que elas recebam assistncia pr-natal adequada, ou seja, precocemente e de forma regular, durante todo o perodo gestacional. Isso nem sempre acontece, devido a vrios fatores, que vo desde a dificuldade de reconhecimento e aceitao da gestao pela jovem at a dificuldade para o agendamento da consulta inicial do pr-natal. A meu ver, no existe vantagem da gestao na adol escncia, completa Eliane. (MECAGNAN, 2011). O que acaba impactando profundamente a jovem em questo, que por no possuir a formao completa, ter maior dificuldade com, espinhas, estrias e voltar ao peso original, como tambm sofrer com a sobrecarga no seu corpo em crescimento, podendo afetar o crescimento do beb devido a sua bacia ssea muitas vezes desproporcional.

Mente Abalada O acompanhamento psicolgico importante para qualquer gestante, mas no caso da adolescente necessrio, pois a gravidez muda o destino dela. uma gravidez indesejada na maioria dos casos e traz muitas sequelas, como punio dentro de casa, o grupo de amigos se afasta, elas correm mais risco de ter doenas sexualmente transmissveis e o pr-natal j comea tarde porque elas escondem enquanto podem. J tive, inclusive, uma paciente que deu luz e a me dela nem sabia que a menina estava grvida, re lata o obstetra Eder Viana de Souza, do hospital Santa Catarina, de So Paulo. (MECAGNAN, 2011). Aps descobrirem sobre a gravidez, esses adolescentes comeam a pensar em tudo, o que ir fazer, acontecer ou como ira agir, contar as seus pais e outros pensamentos do tipo. Ao ter esse conflito psicolgico gerado, muitas vezes comeam a perder o discernimento do certo e do errado, agindo de forma irracional, que na sua mente aparenta a coisa mais certa a ser feita. Muitos escondem o mximo possvel, outros tentam o aborto e consequentemente quando no conseguem abortar, muitos pensam em suicdio, o que leva a depresso em alguns casos, enquanto outros seguem adiante e acabam ali finalizando duas vidas.

Doenas Sexualmente Transmissveis Relacionadas muitas vezes a m instruo, as doenas sexualmente transmissveis fazem parte de um fator de risco na gravidez na adolescncia, devido ao fato que muitas vezes os jovens em busca de prazer, acabam deixando de se prevenir corretamente, por consequncia do fato contraem doenas das quais muitas no possuem cura. Existem muitos riscos aps contrair alguma DST na gravidez como parto prematuro, ruptura prematura da placenta, doena inflamatria plvica (DIP), hepatite crnica, cncer do colo do tero, infertilidade etc. Como consequncia a transmisso pode ocorrer antes, durante ou depois do nascimento. Dentre elas esto: conjuntivite, pneumonia, sepsis neonatal, cegueira, surdez, meningite, hepatite, baixo peso ao nascer, morte (natimorto) etc.

AFETADOS DIRETAMENTE E INDIRETAMENTE Sobre o Pai Adolescente De um modo geral, esses garotos na maioria das vezes mais velhos que as parceiras, so impactados de forma to brusca com a notcia da paternidade, que desencadeiam conflitos psicolgicos, devido falta de apoio dos pais ou o fato de no querer a criana, que afeta seu modo de agir, pensar e falar. Com o

sentimento de recriminao social, gerado pelo pensamento de ser menor, no ter renda e moradia prpria, esses adolescentes optam muitas vezes por caminhos da marginalidade, com o intuito de soluo rpida para seu problema atual, e com o uso das drogas para que muitas vezes acarreta a violncia domstica influenciada por falta maturidade ao lidar com a presso e com as obrigaes necessrias, requeridas pelo novo cargo hierrquico na famlia.

Sobre a me adolescente Como principal elemento de risco, est propenso a ser afetado primeiro por DST, devido ao fato da inexperincia sexual, e por acreditar muitas vezes nos parceiros dos quais geralmente so mais velhos, essas jovens ficam expostas aos muitos efeitos de confuso mental, muitas vezes ao pensar que um filho, ir aumentar seu status hierrquico na sociedade, fazendo assim com que elas, tenham menos tarefas, e menos responsabilidades. Porem essa atitude tem um efeito contrrio. A me ter efeitos colaterais a mdio-longo prazo, o que afetar seu modo de vida e bem estar, estar propensa a anemias, m formao ssea, e as vezes sequelas graves em sistema reprodutor. Devido falta de apoio dos familiares, essas jovens procuram mtodos abortivos que algumas vezes levam ao caminho da morte ou seguem a diretriz da prostituio para tentar sustentar a prole, gerando riscos ainda maiores referentes a infeco por DST e o risco de vida devido a clientes violentos e homicidas. Como informa a Dra. Adriana Lippi Waissman Do ponto de vista fsicobiolgico, a gravidez na adolescncia de alto risco. A incidncia de hipertenso, doena frequente na gravidez, cinco vezes maior nas adolescentes que tambm so mais propensas a ter anemia. Muitas j estavam anmicas quando engravidaram e tm o problema agravado durante a gestao o que aumenta o risco de bebs prematuros, com peso menor e a necessidade de cesreas.

Prole Devido ao fato de ter sido gerado em um corpo despreparado, essas crianas no tem passagem nos partos normais, e devido ao fato da me no poder resistir ao procedimento, o feto abortado, ou nasce com alguma deficincia muitas vezes causados por falta de oxigenao no parto, gravidez inquieta e mal cuidada, sem o devido pr-natal e alimentao adequada, que quando sobrevive ao parto pode desenvolver anemias ou contrair DST, como AIDS, no momento do parto. Muitas vezes indesejadas, essas crianas acabam sofrendo maus tratos, abandono e por questo de necessidade so vendidas ou induzidas a se prostituir aumentado assim suas probabilidade de se drogar, contrair DSTs ou at mesmo serem mortas com esse segmento.

Parentes Diretos

Irritados com os novos pais, os parentes diretos como pai e mo dos adolescentes, alguns deixam suas famlias, devido ao fato de terem muitas vezes que arcar com as novas contas, deixando assim esses jovens acabam ficando sem assistncia. Na maioria das vezes esses parentes diretos acabam tendo que adquirir novos empregos, que ao decorrer da carga trabalhista afetam diretamente sua sade e sua carga emocional, que muitas vezes aliviada na famlia nova e nos casos extremos gerando um desentendimento seguido de morte.

Consideraes Finais Considerando o assunto como uma prioridade na sade pblica, existe uma necessidade de investimento em campanhas de educao sexual, incentivos na utilizao de preservativos e contraceptivos. Aplicando novas campanhas de incentivo social possvel demonstrar os riscos sobre a gravidez na adolescncia, tanto nas metrpoles, quanto nas periferias, regies agrcolas e interior do estado. Com isso, possvel instruir mais jovens, e evitar o aumento nos gravidez na adolescncia, das quais geram consequncias graves e traumas muitas vezes permanentes tanto nos pais como nas crianas.

Referencias 1. ADOLESCENTES ESTO EXPERIMENTANDO SUA SEXUALIDADE CADA VEZ MAIS CEDO. Disponvel em: http://g1.globo.com/jornalhoje/noticia/2013/04/adolescentes-estao-experimentando-sua-sexualidadecada-vez-mais-cedo.html. Acesso em: 28/09/2013 as 12:36 2. SEXO NA ADOLESCNCIA PODE AFETAR DESENVOLVIMENTO DO CREBRO E COMPORTAMENTO ADULTO. Disponvel em: http://hypescience.com/sexo-naadolescencia-pode-afetar-desenvolvimento-do-cerebro-e-comportamentoadulto/ Acesso em 28/09/2013 as 12:36. 3. LAY-ANG, Giorgia. A GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA. Disponvel em: www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm. Acesso em: 28 de set. 2013 as 12:36. 4. MACAGNAN, Manuela. O QUE ACONTECE COM O CORPO DA ADOLESCENTE GRVIDA. Disponvel em: http://bebe.abril.com.br/materia/oque-acontece-com-o-corpo-da-adolescente-gravida. Acesso em: 29 de set. 2013 as 01:09. 5. GRAVIDEZ E DOENAS SEXUAMENTE TRANSMISSIVEIS. Disponvel em: http://www.dst.com.br/gravidez.htm. Acesso em: 29 de set. 2013 as 03:07. 6. GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA. http://drauziovarella.com.br/mulher2/gravidez-na-adolescencia-2/ 13/10/2013 15:11.

7. GRAVIDEZ PRECOCE: UM RISCO PARA MES E BEBS. Disponvel em: http://apatotadopitaco.blogspot.com.br/2012/03/gravidez-precoce-um-riscopara-maes-e.html. Acesso em: 13 de out. 2013 as 15:11.

También podría gustarte