Está en la página 1de 3

Sobre Hegel A depurao da forma lgica em detrimento do contedo visa tornar o pensamento alheio ao mundo e experincia, fomentando o conformismo

o e eliminando o prprio pensamento enr aizado na materialidade do mundo. A lgica formal converte-se, assim, em pura ideo logia: o pensamento da identidade (Adorno) que legitima o status quo. Isto signi fica que ser unificar relaes antagnicas e unificar indica movimento que Aristteles d efine em termos de potencialidade (dynamis) e actualidade (energeia). A lgica dia lctica que Hegel expe na Cincia da Lgica destaca o princpio de que as potencialidade s inerentes aos homens e s coisas podem exigir a dissoluo das formas sociais dadas e a reavaliao das suas estatsticas. A dialctica rejeita qualquer pretenso de sacralid ade do que dado e no condescendente com aqueles que vivem sob a gide da forma do m undo em vigor e do seu pensamento quantificador. A dialctica hegeliana ope-se comp letamente ao empirismo.

A actualidade da filosofia hegeliana reside no facto de ser uma filosofia negati va: a dialctica convida o homem a no ficar satisfeito com os factos, ou melhor, co nvida-o a transcender e a transgredir os factos dados e a libertar-se da socieda de estabelecida. Ou, usando a terminologia de Ernst Bloch, somente na dialctica d o acontecer no contemplado e no fechado na histria consumada o prprio conhecimento u m factor de mudana: o conhecimento dirigido no apenas ao passado susceptvel de ser conhecido, mas sobretudo e fundamentalmente ao devir efectivo em formao. "S no aind a P": a explorao capitalista, a pobreza e a misria ainda no foram superadas, a natur eza ainda no a nossa ptria, o verdadeiro no ainda predicado da realidade efectiva. este nondum em processo que obriga a amadurecer a f no sentido do verdadeiro esfo ro humano e do seu optimismo militante: a docta spes conhecimento criticamente an tecipador que, sendo mediado e combinado com o processo objectivo, o conduz mani festao e predicao do seu contedo-meta. Todos ns somos potencialmente agentes dialcti do no: a nossa tarefa prtica, isto , poltica, transformar e melhorar o mundo. Existe uma DICOTOMIA entre SER e NO-SER , pois quando uma possibilidade ocorre e outra excluda. Sem o princpio da CONTRADIO, o principio da identidade no poderia funcionar . O princpio da NO-IDENTIDADE, ou seja, da CONTRADIO, afirma que uma coisa ou uma idi a que se negam a si mesma se AUTODESTREM, desaparecem, deixam de existir. Afirma, tambm, que as coisas e as idias contraditrias so impensveis e impossveis. A nova lgica hegeliana difere da antiga, no somente pela negao do princpio de identid ade e de contradio, mas tambm porquanto a noo lgica considerada como sendo a prpria do ser. Existem quatro diferenas entre a lgica tradicional e a lgica hegeliana. A primeira que enquanto a tradicional afirma que o ser idntico a si mesmo e exclui o seu opo sto, a hegeliana defende que a realidade essencialmente mudana, passagem de um el emento ao seu oposto. J a segunda diferena que a lgica tradicional afirma que o con ceito universal abstrato enquanto apreende o ser imutvel e a lgica hegeliana defen de a idia de o conceito ser universal concreto, ou seja, conexo histrica do particu lar com a totalidade do real, onde tudo essencialmente conexo com tudo. A tercei ra diferena decorre do fato de a lgica tradicional distinguir a filosofia (objeto universal e imutvel) da histria (objeto particular e mutvel), enquanto a lgica de He gel assimila a filosofia com a histria. Por fim, a quarta diferena ocorre pelo fat o da lgica tradicional se distinguir da ontologia, enquanto o nosso pensamento se apreende o ser e a lgica hegeliana coincide com a ontologia, porquanto a realida de o desenvolvimento dialtico do prprio logos divino, que no esprito humano adquire p lena conscincia de si mesmo.

Malta Dialtica

Marx ir pegar a questo da negao e do movimento de Hegel para poder explicar a esturu tra da sociedade. O que mostra a boa contribuio de Hegel. Hegel expressa que a ver dade do agora apenas verdade imediata, mas no outro plano deixa de ser, a prpria negao da verdade, porm continuar sendo verdade,nao imediata. O exemplo que uma mesa, ou um papel no a verdade imediata da arvaore, uma negao, porm ela verdadeira quand se fala que era uma arvore, a mesa ou a folha uma no-arvore. Marx ir explicar den tro das relaes de produo as relaes sociais existente. A mesa ou folha no apenas uma rvore, ou seja, a negaao, mas um furto de um trabalho, que poder ser de valor de u so ou de troca, mas ambas sero fruto de um trabalho humano, na qual a fora de trab alho coloca-se em consumo produzindo trabalho, isto poe em mivimento as leis nat urais, produzinho a mesa ou a folha.

esquea tudo. qualquer idiota sabe o que a verdade. se voc no souber que est diante d e um leo faminto, voc est morto. a questo que hegel se coloca : porque sabemos da ver dade? porque a intuimos? como o nosso crebro est apto a conhecer a verdade? ora, a s manifetaes da verdade (as garras, os dentes, o olhar faminto e caador) no so, em si mesmas, a definio do leo minha frente. s no infinito estas manifetaes se encontraro nosso crebro no espera o infinito. nem o crebro de um rato. ento, o mtodo de hegel, trata de explicar as mediaes que ocorrem entre aquilo que em si, com o que para ns. simples, n? Repare: para hegel, a verdade j existe, previamente. Da vem marx que diz que a verdade dada socialmente, biolgicamente. ela no est l, prim eiro de tudo. ela tem de ser constituda, seno, o sujeito ser engolido pela verdade. e a verdade humana a verdade da histria humana. 15/10/05 Annimo O sujeito em Hegel tanto o nte a todos os indivduos, a absoluto, que mantm em si, idntico e o no-idntico, o

sujeito individual como o Esprito Objetivo, transcende substncia cultural, que tudo ordena no mundo. o esprito sem se perder em seu movimento, o mesmo e o outro, o contraditrio em si.

Em Marx o Sujeito o capital, o que ele chama de "Sujeito Automtico". O capital a totalidade que domina sua substncia - o valor, cuja fonte vem do trabalho social abstrato. O proletariado justamente o sujeito sem objeto, despossudo de qualquer meio de produo, na situao singular de potncia de trabalho, fora sugada, como trabalhad or. o contrrio do capital, que ele, como sujeito, sustenta em seu prprio seio. Numa leitura materialista Marx quem tornou Hegel uma nota de p de pgina. Leandro Hegel Vs. Engels O Estado Democrtico Burgs para Hegel,Como bom iluminista e defensor das causas da Revoluo burguesa(porem sem o terror),se manifesta como realizao mxima da razo absoluta e possibilidade de liberdade.Engels analizando os Estudos Antropolgicos de Morga n no fim do Sc.XIX,encontra no desenvolvimento da propriedade privada dos meios d e produo(Rebanhos,Lavoura)o germe que provoca a contradio de interesses no interior da tribo(Pequenos produtores X grandes,Escravismo,servido,etc.)e a necessidade de um poder paralelo que se coloque acima dos indivduos,para que a sociedade no se a cabe em combates mortais(O Estado),o Estado pois,no surge como expresso mxima da ra cionalidade humana,mas como uma necessidade,um sintoma que a sociedade entrou em tal caminho que sem esta instancia se dissolveria.Notemos que o Estado sempre o estado da Classe dominante,pois baseado na manuteno das mesmas relaes econmicas e co ntra mudanas,o Estado possui sempre um caracter consevador.A existencia de uma co munidade abole a necessidade de Estado,e a auto-organizao humano-societria pe fim a este "vetor de foras antagnicas".

O BELO Para Hegel, o belo no deve ser estudado atravs da contemplao da natureza porque se t rata de uma beleza inconsciente. Diferentemente da beleza encontrada numa obra a rtstica, que ao do esprito absoluto (o divino) contido no homem. AMOR Na Fenomenologia do Esprito, Hegel, aponta q para chegar na verdade o homem tem q estabelecer contato com o positivo e o negativo, pois ambos fazem parte do verd adeiro. Sendo o amor o maior exemplo dessa poitividade/negatividade por estabele cer um conhecer maior a ambos os seres amantes q passam a explorar esses duplos aspectos de seus prprios seres, ao mesmo, q o buscam no outro, como exposto em Fe dro(Plato) amar uma forma de iluminao. MARX

También podría gustarte