Está en la página 1de 2

A histria privatizada

28 de Jun de 2013 | 09:21

O antroplogo Hermano Vianna escreve hoje, em O Globo, um corajoso artigo, onde discute um ponto que passa esquecido em todos aqueles que festejam a exploso das redes sociais como meio de comunicao e de convvio de massas: o seu controle privado. Vianna fala, talvez, em nome de minha gerao, que cultuou a iluso linda iluso! de que a internet nos tornaria imanipulveis e imunes ao poder das grandes corporaes e dos governos. Dos governos, se viu com a Operao Prisma, com o Governo Obama espionando pela via eletrnica toda uma populao de milhes de pessoas, certamente no . , agora, do poder corporativo sobre a memria social que trata Vianna, que no se escusa tambm de colocar em questo o fundamento real das manifestaes. Muito importante, quando a sociedade questiona toda a sua representao poltica inclusive a dos 300 picaretas com anel de doutor, da qual Lula falou e que seu irmo, Herbert, imortalizou atravs do Facebook, tornando Mark Zuckerberg virtualmente dono de um pedao de nossa histria.

Territrio antiptico
Sou muito antigo. Quando usei a internet pela primeira vez, Tim Berners-Lee ainda no havia inventado o www. Portanto, Mark Zuckerberg nem sonhava com o Facebook. Durante este tempo de vida on-line, mantive afiada a curiosidade com relao s novas ferramentas que continuam a mudar nossas formas de comunicao com o mundo. Posso declarar: crianas, acompanhei em tempo real parecia final de Copa do Mundo a campanha que fez o Brasil virar campeo de perfis no Orkut. Depois, fiquei alegre ao perceber cada vez mais gente de favelas na rede social do Google, algo que revelava uma incluso digital conquistada na marra. Ento, no gostei nada quando os ricos abandonaram o Orkut para se afastar dos pobres, tentando manter a qualquer custo, na realidade virtual, a desigualdade real/brutal da sociedade brasileira. Continuo achando o Facebook um territrio antiptico. No apenas pela maneira preconceituosa com que foi adotado no Brasil. Mais importante outro argumento poltico j repetido inmeras vezes nesta coluna: o Facebook (recuso-me a cham-lo de face, como se fosse amigo ntimo) um condomnio fechado que funciona com princpios contrrios queles que criaram a riqueza da vida pblica da cidade chamada internet. Muita gente nem se aventura mais para fora dos muros dessa rede social privada: pensa que aquilo ali toda a grande Rede, esquecendo que vive em ambiente controlado por uma nica empresa, trabalhando de graa para seu sucesso comercial. Por isso, fico assustado quando constato que as manifestaes que tomaram conta das ruas brasileiras lutando por uma vida pblica (tudo comeou com a batalha pela melhoria do transporte pblico) mais democrtica sejam agendadas dentro de

condomnio controlado por uma das corporaes de mdia mais poderosas do planeta (e que bloqueia nossos perfis se publicamos fotos de mulher com os peitos de fora). As manifestaes sempre comeavam em eventos do Facebook. Acesso s informaes sobre esses eventos s com perfil no Facebook, aceitando os termos de uso da empresa dona da rede social. Algum j leu com cuidado esses Termos de Uso? Algum chama aquilo de legislao democrtica? Novamente: sou antigo, de um tempo em que muita gente via na internet uma trincheira na luta pela liberdade e acreditava em algo que pessoas mais novas no devem ter ouvido falar: software livre, cdigo aberto. Onde isso tudo foi parar? E por que a defesa do Marco Civil da Internet, escrito em processo aberto, no se tornou tambm uma grande bandeira nas nossas manifestaes de rua? Estranha coincidncia: enquanto os protestos brasileiros aconteciam, o FBI acusou Edward Snowden de espionagem, por ter vazado dados que provam que as grandes corporaes da internet colaboram com o governo americano abrindo seus bancos de nossos dados que imaginamos privados. Era sobre isso que eu estava escrevendo nesta coluna antes das manifestaes. No vou assustar ningum com essa politicagem global. Bastam questes mais prticas. Por exemplo: este o ltimo fim de semana do Google Reader. Esse servio vai terminar porque o Google assim decidiu, sem consulta aos usurios. uma empresa, pode fazer o que quiser com seus produtos. Imaginem se o Facebook decidir que quer descontinuar sua rede social. Onde vai parar a memria deste momento central da Histria brasileira? Mesmo que o Facebook no acabe nunca: daqui a uma dcada, tente encontrar um evento da semana passada. Estar perdido em alguma timeline talvez desativada. Como a rede social no tem uma boa ferramenta de busca e criao de links, como os robs de buscas externas no podem ultrapassar os limites de seus muros, quase impossvel encontrar alguma coisa por ali a no ser o passado mais imediato. Mas como dizem muitos, somos pas sem memria. Que falta isso far? Seremos muito felizes desmemoriados ou talvez vamos precisar da ajuda do FBI, que deve manter todos nossos eventos arquivados em alguma pasta secreta, para lembrar dos nossos anos ciber-rebeldes. Miriam Leito, no domingo passado, fez perguntas que devem estar tirando o sono de muitas outras pessoas: E as pesquisas de opinio? O que mesmo que perguntaram para captar tanta popularidade do governo? Como isso se encaixa com o que vimos agora? Lendo as pesquisas publicadas pelo Ibope/poca esta semana (entre os 75% que apoiam os protestos 69% se dizem satisfeitos com suas vidas atuais) mais um mito caiu por terra: quem disse que para protestar precisamos estar insatisfeitos? Hoje todo mundo quer planos, inclusive polticos, cada vez mais ilimitados. Como sempre digo: abundncia exige mais abundncia.

También podría gustarte