Está en la página 1de 15

RELIGIOSIDADE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA FORMAO DA IDENTIDADE

Jos Geraldo da Rocha1 Idemburgo Frazo Felix2 Jacqueline de Cssia Pinheiro Lima3

RESUMO A produo de conhecimento luz das prticas socioculturais a cada dia se manifesta como um dos grandes desafios na contemporaneidade. uma tarefa interdisciplinar em funo das multiplas facetas da realidade encontrada no campo de pesquisa. Religiosidade e cultura afro-brasileira na formao da identidade resultado de um projeto de extenso desenvolvido por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Unigranrio, por intermdio de um edital Faperj, na regio de Conservatria, Ipiabas e Barra do Pira, cujo objetivo foi investigar a relevncia dos elementos culturais na formao da identidade dos moradores daquela regio. A pesquisa evidenciou os traos marcantes da religiosidade afro-brasileira presente nos espaos de manifestaes cultuais locais como jongo, capoeira e quilombo; bem como a conscincia negra por meio da atuao dos Agentes de Pastoral Negros na igreja catlica. A realidade explicitou uma grande riqueza fruto de processos de resistncia da cultura negra. Palavras- Chave: Religiosidade; Cultura; Identidade.

RELIGIOSITY AND AFRO-BRAZILIAN CULTURE IN THE FORMATION OF THE IDENTITY Abstract The production of knowledge in the light of sociocultural practices every day manifests itself as one of the biggest challenges in contemporary times. It is an interdisciplinary task because of the multiple facets of the reality found in the search field. Religiosity and africanBrazilian culture in identity formation is a result of an extension project developed by an interdisciplinary team of researchers from Unigranrio, by means of an edict Faper,j in the region of Conservatria, Ipiabas
1

Doutor em Teologia pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Professor da Graduao e do Mestrado em Letras e Cincias Humanas da UNIGRANRIO. Professor associado do Projeto Estudo das relaes das representaes sociais das manifestaes musicais com o cotidiano de Conservatria, Ipiabas e Regio, apoiado pela FAPERJ. rochageraldo@hotmail.com 2 Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Graduao e do Mestrado em Letras e Cincias Humanas da UNIGRANRIO. Coordenador do Projeto Estudo das relaes das representaes sociais das manifestaes musicais com o cotidiano de Conservatria, Ipiabas e Regio, apoiado pela FAPERJ. idfrazao@uol.com.br 3 Ps-Doutora em Histria, pela UERJ; Doutora em Sociologia, pelo IUPERJ; Mestre em Histria pela PUC - Rio; Graduada em Histria pela UERJ. Professora e Coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas da UNIGRANRIO. Professora Associado do Projeto Estudo das representaes sociais das manifestaes musicais com o cotidiano de Conservatria, Ipiabas e Regio. jacapili@ig.com.br

141 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

and Barra do Pira, whose objective was to investigate the relevance of cultural elements in the formation of identity of the inhabitants of that region. The research showed the marked traits of african-Brazilian religiosity present in spaces of local worship manifestations as jongo, capoeira and maroon; as well as black consciousness through the work of Pastoral Agents Blacks in the Catholic Church. The reality explained a great wealth fruit of resistance processes of black culture. Keywords: Religiosity, Culture, Identity. RELIGIOSIT ET CULTURE AFRO-BRSILIENNE DANS LA FORMATION DE LIDENTIT Rsum La production de connaissances la lumire des pratiques socioculturelles chaque jour se manifeste comme un grand dfi l'poque contemporaine. C'est une tche interdisciplinaire en raison des multiples facettes de la ralit trouv dans le champ de recherche. Religiosit et de la culture afrobrsilienne dans la formation de l'identit est le rsultat d'un projet d'extension dvelopp par une quipe interdisciplinaire de chercheurs dUnigranrio, au moyen d'un dit FAPERJ, dans la rgion du Conservatria, Ipiabas et Barra do Pirai, dont le but tait d'tudier l'la pertinence des lments culturels dans la formation de l'identit des habitants de cette rgion. La recherche a montr les caractristiques marquant de la religiosit afro-brsilienne prsente dans les espaces de manifestations de culte locales comme jongo, capoeira et quilombo, bien comme la conscience noire travers du travail des Agents de la Pastorale Noire dans l'glise catholique. La ralit a expliqu une grande richesse fruit de processus de rsistance de la culture noire. Mots-cls: religiosit, de la culture, de l'identit. RELIGIOSIDAD Y CULTURA AFRO-BRASILEA EN LA FORMACIN DE LA IDENTIDAD Resumen La produccin de conocimiento a la luz de las prcticas socioculturales a menudo se manifiesta como uno de los grandes desafos en la contemporaneidad. Es una tarea interdisciplinar en funcin de las mltiples caras de la realidad que se encuentran en el campo de pesquisa. Religiosidad y cultura afro-brasilea en la formacin de identidad son resultados de un proyecto de extensin desarrollado por un equipo interdisciplinar de pesquisadores de la Unigranrio, por intermedio de una convocatoria Faperj, en la regin de Conservatria, Ipiabas y Barra do Pira, cuyo objetivo fue investigar la relevancia de los elementos culturales en la formacin de la identidad de los habitantes de aquella regin. La pesquisa ense los rasgos marcantes de la religiosidad afro-brasilea presente en los espacios de manifestaciones culturales locales como jongo, capoeira y quilombo; bien como la conciencia negra por medio de la actuacin de los Agentes de la Pastoral Negros en la iglesia catlica. La realidad explicit una gran riqueza fruto de procesos de resistencia de la cultura negra. Palabras-clave: Religiosidad; Cultura; Identidad.

142 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

RELIGIOSIDADE E CULTURA AFROBRASILEIRA NA FORMAO DA IDENTIDADE A cada dia crescem os desafios da interdisciplinaridade no fazer acadmico. A contemporaneidade tem demonstrado que em um contexto de processos globalizantes, a interao de saberes constitui-se em elemento indispensvel na busca de solues para as grandes questes da humanidade. Produzir conhecimento uma das mais nobres tarefas da atividade humana. Dissemin-lo, papel de todos ns, e de um modo particular, ns que exercemos nossas atividades a partir da academia. Nesse espao, a interdisciplinaridade uma exigncia na contemporaneidade, uma vez que a articulao de teorias e prticas se manifesta cada vez mais como desafio numa perspectiva integradora.
A interdisciplinaridade surge como uma necessidade prtica de articulao dos conhecimentos, mas constitui um dos desafios ideolgicos mais importantes sobre o atual desenvolvimento das cincias a partir de uma articulao teoria e metodologia que se prope a colaborar para o avano do conhecimento, bem como para a resoluo de problemas prticos (CANDIDO, 2011, p. 506-507).

A realidade social, com seu modo dialtico de ser, atua como fundamento bsico da interdisciplinaridade na produo do conhecimento, em virtude do fato do ser humano ser um ser social, tanto como sujeito, quanto objeto do conhecimento. Nesse contexto, conceber a interdisciplinaridade implica mais profundamente, a adoo de uma nova postura intelectual em face da natureza complexa dos problemas com os quais o cientista contemporneo se confronta (RAYNAUT, 2011, p. 70). No contexto da complexidade dos problemas vamos nos deparar com aqueles relacionados ao reconhecimento e valorizao dos aspectos identitrios. Isso nos levou ao desenvolvimento de uma atividade de extenso no Programa de Ps-Graduao Interdisciplinar em Letras e Cincias Humanas da Unigranrio na regio de Conservatria, Ipiabas e Barra da Pira. Tal regio tambm conhecida como Vale do Caf. Uma equipe interdisciplinar formada por professores da rea de histria, literatura e teologia, em contato com os atores locais, se debruou por dois anos prescrutando a realidade cultural e suas interfaces com os processos de formao das identidades. O presente texto est mais voltado para os aspectos identitrios relacionados s culturas negras na regio, sobretudo naquilo que perpassa suas religiosidades.

143 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

Conservatria, conhecida nacional e internacionalmente em funo da Seresta, est localizada no Municpio de Valena. Do ponto de vista da identidade cultural, o distrito mais famoso que a sede do Municpio. J Ipiabas, um lugarejo acolhedor, com relevncia cultural destacvel, pertence ao Municpio de Barra do Pira. Trata-se de um lugar com grande riqueza histrica. So fazendas dos tempos coloniais, com alguns casares artigos construdos pelos escravos. Os elementos constitutivos da identidade da regio se expressam no modo de viver do povo. Na religiosidade, destaca-se a Igreja catlica, cujo templo maior foi construdo no sculo XIX. Ainda hoje o local de encontro da comunidade catlica de Ipiabas. As celebraes acontecem aos domingos e datas festivas do calendrio litrgico. Uma vez por ms aos domingos, a comunidade conta com a presena do padre que realiza a celebrao da missa. Nos demais dmingos celebrao conduzida pelos ministros da eucaristia, membros da prpria comunidade. A insero da equipe de pesquisadores nas atividades de extenso, buscando identificar na regio sul fluminense, aos aspectos identitrios explicitados nas mltiplas manifestaes culturais, realou a questo da presena negra como realidade marcante. Muitas pessoas mais velhas contam com orgulho suas histrias, que remontam desde os tempos dos escravizados nas plantaes de caf motivo pelo qual, a regio conhecida como vale do caf. O vnculo com a religiosidade muito forte. A presena da igreja catlica na regio um trao que no passa despercebido. No decorrer de nossa pesquisa tivemos a oportunidade de participar de importantes momentos na vida eclesial da regio. Destacamos, a ttulo de exemplo, a posse de um novo bispo da Igreja catlica Dom Francisco, em uma cerimnia que reuniu cerca de cinco mil pessoas. Chamou-nos a ateno tambm as atividades relacionadas conscincia negra. O ms de novembro, no Brasil, a partir de 1978 vem sendo comemorado como sendo o ms da conscincia negra (SILVEIRA, 2003). Tal evento est associado s lutas do movimento negro que como forma de contestao da data 13 de maio, dia da abolio legal da escravido no pas, instituiu o dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, como sendo data digna de ser comemorada pelos negros no contexto das lutas de liberdade. Nesse sentido, ao tomar conhecimento da histria do negro no Brasil, aguava-se a conscincia das lutas de resistncias desenvolvidas. E consequentemente, aumentava-se o orgulho de pertena a um povo que lutou, resistiu, brigou e no sucumbiu aos projetos e processos de dominao conforme se quis fazer crer no processo educacional, veiculador da ideologia dominante
144 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

Denominamos conscincia negra o processo de construo de conscincia de ser enquanto negro. No por ser negra a conscincia, que os movimentos negros falam de conscincia negra. A conscincia no tem cor. As pessoas sim tm cor, e muitas delas no tm conscincia da cor que tm. Ditos de outra forma no conseguem, por falta de conscincia de si, identificar nos processos de marginalizao, discriminao e excluso as implicaes associadas cor. Nesse contexto, os negros so vitimados e desumanizados pela sua no conscincia e os brancos so desumanizados em funo do jugo que impem sobre os negros no cotidiano social. Consequentemente, perdemos todos ns nesse constructo social. Afirmar a conscincia negra afirmar um processo de libertao da voz de um povo que na histria do nosso pas foi calado, emudecido, amordaado pelas prticas coloniais de dominao, pelas prticas sociais de discriminao, pelas aes socioculturais de excluso, marginalizao, pela intolerncia e negao da diversidade assim como da dignidade humana. Ao afirmar a conscincia negra, os afrodescendentes se inscrevem na histria da sociedade brasileira como novos sujeitos. Tal concepo muito bem explorada na obra organizada por Peter Burke (BURKE, 1992), onde se trabalha a possibilidade e a necessidade da escrita da histria com novas perspectivas com novos atores ou novos sujeitos. As aes afirmativas so frutos da afirmao da conscincia negra. Essa realidade um legado do movimento negro brasileiro, que acabou colocando na pauta do dia os debates a respeito da democratizao do pas. A conscincia de direitos subtrados aos negros vai lev-los a construir estratgias de reivindicao de tais direitos como elementos indispensveis no respeito a diversidade. A esse respeito, Santos vai afirmar:
O debate sobre a democratizao racial na sociedade brasileira passa, nesse inicio de sculo XXI, pela entrada dos negros na universidade. Fruto da atuao do movimento negro brasileiro, a centralidade dessa agenda promove ainda o fato de que a democratizao da universidade hoje, passa tambm pelo debate sobre a diversidade (SANTOS, 2006, p. 21).

Seguindo uma mesma lgica de raciocnio de Santos, encontramos o texto de Ana Lucia Novaes que, ao abordar as aes afirmativas, assim se expressa:
O debate em torno das Aes Afirmativas para a superao das desigualdades na sociedade brasileira trouxe, de imediato, um benefcio: a discusso aberta sobre o pr conceito racial no Brasil. A populao, de um certo modo, ficou ciente de que havia um discurso, h muito denunciado pelos movimentos sociais organizados, de que no Brasil havia o racismo () e que a pobreza no Brasil tem cara e ela predominantemente negra (NOVAES, 2007, p.150).

Tal conscincia da relevncia da luta do movimento evidenciada no trabalho de Cardoso.


Foi por meio do trabalho incessante da denncia, da mobilizao, da organizao de atividades polticas e culturais, que o movimento negro politizou as mltiplas esferas do 145 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

cotidiano da comunidade negra - cotidiano esse marcado pelo racismo, pela discriminao racial, o preconceito, a violncia e as desigualdades econmicas e sociais. Com isso o movimento negro constituiu-se como sujeito coletivo e no processo constante de afirmao da sua identidade poltica, buscou tornar-se sujeito da sua prpria histria (CARDOSO, 2002, p. 170).

A afirmao da conscincia negra uma das formas de contestao desse quadro de perversidade, bem como afirmar a sua identidade. Nesse sentido, a contribuio de Stuart Hall significativa:
A questo da identidade est sendo extensamente discutida na teoria social. Em essncia, o argumento o seguinte: as velhas identidades que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, esto em declnio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o individuo moderno, at aqui visto como um sujeito unificado. Assim, a chamada crise de identidade vista como parte de um processo mais amplo de mudana, que est deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referencia que davam aos indivduos uma ancoragem estvel no mundo social (HALL, 2006, p. 7).

O significado do feriado de 20 de novembro no pode e nem deve ficar apenas entendido como mais um dia em que se pode dormir at mais tarde, no haver aula nas escolas, no preciso ir ao trabalho. No que todas essas coisas no seja tambm importantes. Mas , e tem que ser mais, muito mais que isso. oportunidade da sociedade como um todo mergulhar para dentro de si em um exerccio de auto-reflexo, na perspectiva de construo de uma autoconscincia da presena e da situao em que vivem os negros no pas, apos 124 anos da dita abolio A luta de um determinado grupo social expresso da sua conscincia. Do mesmo modo o respeito aos valores e aos direitos dos grupos que vivem em uma sociedade expresso da conscincia social coletiva. A conscincia atua como pressuposto para o respeito a diferena. O dia da conscincia negra uma evocao compreender a realidade do negro no Brasil, bem como evocao elaborao de uma critica profunda ao sistema de excluso, s formas institucionalizadas de racismo e discriminao. Serve tambm como possibilidade de repensar e recolocar o ser humano no seu devido lugar em relao sua dignidade humana. Evidentemente uma compreenso renovada implicar em novo modo de participao do negro na vida poltica do pas. O mesmo poder ocorrer no processo educacional. Faz parte dos direitos inalienveis o acesso educao. Nesse caso especfico uma educao que prime pelo respeito s particularidades presentes nas culturas de matrizes africanas. Nesse contexo realizou-se, no mbito das cerimnias religiosas, a celebrao da conscincia negra na igreja de So Benedito em Barra do Pira no ms de novembro.

146 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

Era uma data especial. Impressionava a todos a decorao especial da igreja de So Benedito nesse dia. Os traos da cultura negra estavam em cada detalhe da ornamentao. H que se destacar que nessa regio o trabalho de conscincia negra ligado igreja catlica est associado aos Agentes de Pastoral Negros, cuja organizao em carter regional, estadual e nacional remonta aos anos oitenta. A celebrao foi presidida pelo Pe. Z Luiz, um padre negro da cidade de Volta Redonda, antigo agente de pastoral negro. Entre animados cantos ao som de atabaques, pandeiros e muitas danas, a celebrao foi sendo conduzida pelo padre Z Luiz sempre relacionando a data celebrativa do calendrio litrgico Dia de Cristo Rei- com o dia de Zumbi, rei de Palmares. No momento do ofertrio o grupo de jongo que havia danado na fazenda Ponte Alta pela tarde, foi quem conduziu a procisso das ofertas. Foi um momento muito particular naquela igreja. Pela primeira vez isso acontecia. Muitos fiis surpresos observavam e pareciam gostar do que viam. Aps a comunho, Matilde Silva apresentou o grupo de jongo e o padre solicitou que o mesmo desse uma palinha do jongo ali em frente ao altar. Eles ento pegaram os atabaques e apresentaram umas duas cantigas e danas. A comunidade entusiasmada aplaudiu de p. Em seguida, o padre evocou a bno final. Dentre as expresses culturais de matrizes africanas na regio encontramos os grupos de capoeira, cujos mestres utilizam a roda de capoeira como espao de ensinamento de valores de socializao entre crianas, jovens e adultos. A incluso da histria da frica e da cultura afrobrasileira no currculo escolar a partir do evento da lei 10.639/2003 tem motivado os educadores a buscar mecanismos de valorizao das contribuies dessas culturas no processo de formao e desenvolvimento da sociedade brasileira. A capoeira pode ser concebida uma arte que disciplina o corpo, espetculo que disciplina a mente, expresso cultural que enriquece a vida. Inventada no Brasil, a capoeira ganhou o mundo e nos tempos atuais praticada em mais de 170 pases, chegando a ser inserida na educao formal em escolas em Nova York. Na histria dos negros no Brasil a capoeira tem desempenhado um relevante papel no desenvolvimento da corporeidade e espiritualidade. Uma das suas principais caractersticas a manuteno de uma prtica secular de resistncia. Em tempos de represso e opresso aos corpos escravizados, ela atuou como forma de preparao dos corpos e mentes para construo da resistncia negra. No perodo de escravido ela foi desenvolvida pelos negros como forma de proteo contra a violncia e a represso dos colonizadores. Assim podiam enfrentar os castigos e as prticas de violncias impostas aos escravizados pelos senhores de engenhos. Tratava-se de uma
147 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

luta proibida pelos senhores de escravos, que tinham a dimenso da importncia de tal prtica para os negros. A capoeira funcionava como uma arte marcial e instrumento de resistncia fsica e cultural, pois alm de manter os elementos da cultura africana, aliviava o estresse do trabalho escravo, garantindo tambm a manuteno da sade corporal e mental dos negros que a praticavam. A capoeira no Brasil est organizada em trs tipos, cujas diferenciaes podem ser percebidas nos movimentos desenvolvidos pelos praticantes, bem como no ritmo musical utilizado durante a sua execuo. O ritmo mais antigo foi desenvolvido no tempo da escravido chamado de capoeira angola. caracterizada por um ritmo mais lento e os golpes se do mais prximos ao cho. Nesse ritmo, os corpos exibem uma grande dose de malcia no modo de jogar. Existe, porm outro ritmo denominado capoeira regional. Aqui se trata de uma mistura de elementos da capoeira angola com os movimentos rpidos, seguindo a batida dos tambores e o som do berimbau 4. Um terceiro ritmo de capoeira o denominado de contemporneo. Na atualidade o mais praticado entre os capoeiristas nas diferentes regies do pas. A configurao dos participantes da capoeira se d em forma de crculo, o que ficou naturalizado como sendo a roda de capoeira. Segundo a compreenso dos mestres de capoeira, a disposio em forma de crculo auxilia a fluncia da energia entre os participantes.
A roda a forma de cada um ver o outro, sentir o outro, comungar com o outro. na roda que a gente conhece o nosso companheiro de luta. Ela proporciona a troca de energia, valor fundamental na cultura afrobrasileira, e fortalece os laos de comunicao entre todos. o lugar de cultivar e cultuar a nossa mstica (Mestre Irany, 1988).

Segundo Oliveira, prefaciando o trabalho de Jos Milton Ferreira da Silva, Linguagem do Corpo na Capoeira, a roda da capoeira aparece como representao simblica do mundo. O que comanda o movimento. E movimento, neste contexto, pensamento. O pensamento na roda de capoeira o movimento. (SILVA 2003, p.15) A dinmica da roda de capoeira sustentada por meio dos instrumentos bsicos. Os tambores, os berimbaus e agog compem a orquestra responsvel pelo espetculo dos corpos. Nesse espetculo, se expressa a educao fsica dos corpos no bailar dos movimentos. Nos

movimentos so perceptveis o grau de integralizao do ser corpreo em suas mltiplas dimenses.

Berimba, berimba, berimba, berimba berimbau. Salve o berimba, berimba salve o berimbau. Essa uma das msicas cantadas em muitas rodas de capoeira como uma forma de exaltao do instrumento indispensvel na marcao do ritmo a ser danado.

148 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

Segundo Silva (2008), um dos primeiros movimentos estudados na capoeira a ginga. Esta se caracteriza como o principal fundamento da capoeira como arte. Na capoeira no h necessidade de preparar o corpo para a ao, pois com a ginga o corpo se prepara na prpria ao (p.81). Exigncias como concentrao, flexibilidade, fora, autocontrole, astcia, resistncia,

conhecimentos, educao e o cuidado so integradas e revelam uma conscincia corprea, estabelecendo uma sincronizao do sujeito com o mundo. A conscincia corporal5 adquirida na capoeira, possibilita ao capoeirista tomar conscincia de si, de seu corpo, de seu potencial como instrumento de interao social. Os objetivos da capoeira como manifestao cultural alinham-se aos objetivos da educao fsica escolar, pois ambas visam o desenvolvimento da psicomotricidade, elemento indispensvel na omnilateralidade6 do ser humano. Em outras palavras, as mltiplas dimenses da existncia humana requerem o cuidado sistemtico no s com o corpo, mas tambm das interfaces do corpo com as dimenses social, emocional e espiritual dos indivduos. Podemos constatar, portanto, que a capoeira uma arte que propicia o desenvolvimento integral do corpo. Os movimentos executados na dana da capoeira exercitam todos os msculos. Os participantes de uma roda, em pouco tempo podem constatar profundas mudanas em seus organismos. Dentre as diferentes mudanas so identificadas a diminuio da tenso, um acentuado aumento dos reflexos, alm de um ganho considervel na prpria fora muscular. Na lgica dos benefcios oferecidos pela capoeira ao corpo humano pode ser destacado o equilbrio na manuteno do domnio do corpo, muitas vezes em posies extremamente difceis. A destreza e a agilidade insurgem como consequncia da prtica da capoeira levada a srio. Em virtude do contexto de seu surgimento como instrumento de defesa, a rapidez nos movimentos se constitui como mais um ganho para o corpo. Os constantes exerccios acabam desenvolvendo nos praticantes uma grande capacidade de resistncia fsica e muita coordenao motora, tanto na perspectiva de defesa, como de ataque. Nessa perspectiva, autores que estudam a capoeira afirmam que alm dos benefcios para o corpo, a capoeira contribui para o desenvolvimento da criatividade e do autocontrole. A capoeira
Segundo OLIVER, em Um olhar sobre o esquema corporal, a imagem corpora l, a conscincia corporal e a corporeidade. Tese de mestrado apresentada Faculdade de Educao Fsica da Universidade Estadual de Campinas 1995, corporeidade a capacidade de o indivduo sentir e utilizar o corpo como ferramenta de manifestao e interao com o mundo. 6 O termo omnilateralidade compreende o desenvolvimento integral do ser humano em suas potencialidades atravs do processo educacional.
5

149 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

propicia ao individuo aguar a ateno, uma vez que sua prtica exige concentrao constante nos movimentos da roda. A persistncia outra contribuio, pois ningum consegue adquirir a perfeio dos golpes de primeira. necessrio muito treinamento, o que acarreta passagens por diferentes estgios, tambm chamados de cordes. Muitos medos que desenvolvemos no cotidiano so superados mediante os exerccios repetidos e a segurana que o praticante vai adquirindo. Sua coragem progressiva no processo dos movimentos corporais. A prtica da capoeira um dos sinais de que vivemos em uma sociedade marcada pela diversidade cultural. Muitos desses traos culturais esto associados s matrizes culturais africanas. No entanto, os preconceitos arraigados no imaginrio social tm sistematicamente menosprezado as contribuies oriundas dessas matrizes culturais. Nessa perspectiva, a capoeira como expresso cultural afro-brasileira passa por dificuldades em sua aceitao no processo educacional com uma atividade possvel de ser ensinada e praticada. Estudos sobre intolerncia religiosa no Rio de Janeiro revelam que a prtica da capoeira confundida pelos alunos como uma prtica de cunho religioso. Muitos alunos se recusam a participar das atividades propostas em virtude de preconceito. Atendendo s novas determinaes da Lei de Diretrizes e Bases, a capoeira pode significar o resgate de elementos fundamentais da histria do nosso povo, imprimindo significncia corprea existncia humana presente nas culturas afro-brasileiras. Para alm da dana e ou jogo da capoeira, a regio marcada tambm pela dana do jongo. So momentos de congraamento cultural que envolve os que praticam a dana bem como os que assistem. Em nosso perodo de trabalho de campo estivemos em dois espaos de realizao dessa manifestao cultural. A vista Fazenda da Ponte Alta esteve relacionada ao evento: apresentao do Grupo de Jongo Sementes da frica. O ms de novembro, em virtude das comemoraes alusivas Conscincia Negra, inmeros grupos culturais e religiosos se articulam com o intuito de dar maior visibilidade s expresses da cultura negra na regio. O grupo de Jongo Sementes da frica j tradicional na regio por desenvolver tal manifestao cultural. A fazenda da Ponte Alta, hoje, um Hotel Fazenda, administrado por um professor de histria tornou-se uma referncia para visitas festividades nas quais o tema da histria do negro no Brasil se coloca como ponto central. um espao muito amplo, aonde turista vem descansar e conhecer um pouco da realidade das antigas fazendas de caf. Esto demarcados ostensivamente os espaos da casa grande, lugar dos senhores
150 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

ou dos bares do caf, assim como a senzala, local onde viviam os negros escravizados. Existe um museu da escravatura, onde pode ser vistos os instrumentos de tortura utilizados pelo regime escravocrata. Na parte da fazenda onde funcionava o terreiro de secagem do caf, hoje um enorme ptio gramado com grandes palmeiras, realizou-se a dana do jongo. Inicialmente foi feito uma explicao pela senhora Eva Lucia, do que significa o jongo. O jongo era a dana dos escravos nasceu nas senzalas das fazendas de caf. Ela contou um pouco sobre a origem de sua famlia de jongueiros, e falou um pouco sobre a histria dos negros no Brasil, quando os negros eram separados de seus familiares pelos donos de escravos. feito assim uma contextualizao do jongo como uma forma dos negros poderem conversar, conhecer, se entender e at combinar fugas. o jongo uma dana da resistncia do negro. A senhora Eva Lucia destaca ainda o que so e os significados dos instrumentos utilizados na dana do jongo ( o tambor, o barril e a madeira que toca o tambor). Ela falou um pouco sobre a forma de danar o jongo, a formao do casal para a dana, quando mudam os pares e sua dinmica de mudana. De acordo com a fala de Eva Lucia, a dana se desenvolveu nas festas por questo de resitncia. uma dana cultural de resistncia () inclusive foi tombada como patrimnio histrico em 2005. Os aspectos da religiosidade esto muito presentes, embora nas falas da senhora Eva Lucia, ela fizesse questo de dizer que nada tinha a ver o jongo com religio (macumba) uma dana cultural. Entretanto, ela explica que a roda de jongo aberta com cantos de rezas saudando os tambores e os ancestrais. A gente pede licena. A ento se inicia propriamente a roda de jongo e o primeiro canto entoado foi: [ Vamos rezar primeiro vamos rezar, Vamos rezar primeiro vamos rezar/ Pai Nosso Ave Maria, primeiro vamos rezar/ Vamos rezar primeiro vamos rezar, Vamos rezar primeiro vamos rezar/ Pra o Divino Esprito Santo, primeiro vamos rezar]. A expresso cultural revela a dimenso religiosa desde o seu incio em uma alusiva demonstrao da indissociabilidade entre cultura e religio na vida dos negros. A cantoria continua e outros cantos vo passar a expressar a saga da vida do negro na histria do pas. [Oh me frica vim lembrar meu cativeiro/Como chora o candongueiro, foi de tanto soluar. Vai molhar o meu terreiro]. A necessidade de desassociar o jongo da religio nos pareceu mais uma das evidncias de como funciona na subliminaridade o medo da expresso cultural ser entendida como macumba.
151 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

Tal rotulao obviamente assustaria os presentes desavisados e ainda com os preconceitos em relao religiosidade de matriz africana arraigado no subconsciente. O jongo vai atuar como mecanismo de identificao dos negros. Existe uma histria que necessita ser contada, no pode ser escondida. Ela est explicitada nos corpos dos negros. E assim que entoado mais um canto do jongo. [Levanta negro quero ver seu corpo inteiro/Quero ver se tu tens marca do tempo de cativeiro]. As marcas do cativeiro no se apagam jamais. Elas no apenas ficam nos corpos, mas ficam na alma. Essa conscincia d fora para o negro lutar. O ms da conscincia negra tempo propcio para falar dessa realidade. O canto que se segue uma demonstrao dessa conscincia, dessa luta e da esperana que se desenha. [Levanta negro cativeiro acabou/ Zumbi rei dos Palmares guerreiro libertador]. Todos esses e outros cantos so tocados aos sons dos tambores e danados com uma jinga prpria sempre entre um homem e uma mulher danando no interior da roda, independente se grande ou pequeno, preto ou branco. Os participantes no jongueiros, que sentem vontade de danar podem faz-lo sem problema e ou constrangimento, seguindo as normas do jongo. Entram na roda e danam em conformidade com suas qualidades rtmicas. No tem um jeito nico de danar. Cada um dana do seu jeito. Ainda assim perceptvel na roda de jongo quando quem dana est familiarizado com tal prtica cultural. Na comunidade do Bairro Boa Sorte j se tratava de um dia diferenciado. Primeiro cabe destacar que essa comunidade entrou na nossa rota de trabalho em funo da nossa visita em Ipiabas quando ocorreu o Festival de Seresta Chiquinha Gonzaga. No referido evento conhecemos uma professora negra, de dana negra, que nos convidou para um evento que aconteceria no dia 21 de novembro ms da conscincia negra - na comunidade do Bairro Boa Sorte. Tratava-se de um desfile de beleza negra. Chegada a data ento fomos comunidade. Tratava-se de um dia de atividades naquela comunidade. Pela manh aconteceu uma ao social. Nela, houve atendimento na rea da sade, jurdica, cortes e penteados afros, questo da ecologia e reciclagem, distribuio de mudas de plantas como Pau Brasil entre outras, atendimento de assistncia social. Na parte da tarde as atividades eram de cunho cultural. Roda de pagode, capoeira, jongo e desfile de beleza negra.

152 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

Nessa comunidade, um dos mais antigos grupos de jongo da regio merece destaque a presena da senhora dona Marina com mais de noventa anos. Ela quem dinamiza o jongo no bairro. Seus filhos, netos e a comunidade inteira a reconhecem como uma verdadeira matriarca. O grupo de jongo leva o seu nome Jongo da Tia Marina. O nome dela to importante para aquela comunidade, que eles se dividiram do outro grupo quando quiseram dar um outro nome ao grupo em virtude de apresentaes que eles fariam para fora da regio. Alguns entendiam que mudar o nome era uma afronta histria do jongo naquela localidade. Qualquer nome que suprimisse o nome de tia Marina no soava bem. Ao ser perguntado sobre a importncia do jongo na sua vida, Tia Marina respondeu: o jongo tudo na minha vida, no sei viver sem ele, s vou deixar o jongo quando eu for.7 Outro elemento interessante na comunidade do Bairro Boa Sorte a quantidade de estudantes interessados nas questes relacionadas s africanidades. Nas reas como histria, psicologia, educao, enfermagem os estudantes esto conduzindo suas pesquisas e trabalhos monogrficos abordando a temtica. Por ltimo, mas no menos importante, h que se destacar ainda a presena dos remanescentes de quilombos na regio. Diferentemente de algumas regies no estado em que os negros desapareceram no perodo ps-abolio, o Vale do Caf, ainda nos dias atuais marcante a presena dos negros. Nessa regio existiram inmeros quilombos dentre eles um dos mais famosos do estado do Rio de Janeiro, o Quilombo de Vassouras, liderado por Manoel Congo. Na contemporaneidade o destaque quilombola fica reverenciado atravs do Quilombo de So Jos da Serra, situado em Santa Isabel do Rio Preto, distrito de Valena e referncia histrica e cultural do Rio de Janeiro. , segundo os prprios moradores, um lugar privilegiado de lutas e conquistas da comunidade negra local. uma comunidade onde saberes ancestrais so preservados, vivenciados e ensinados por meio de prticas sociais e prticas religiosas de terreiros, como forma e estratgia de resistncia.

CONSIDERAES FINAIS As mltiplas faces dos elementos que constituem a riqueza das identidades permeadas nas expresses culturais locais s confiram a relevncia de um pensar e de um produzir conhecimentos
7

Relato da vivncia de Tia Marina no Jongo e o lugar que o Jongo ocupa na sua vida.

153 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

levando em considerao a interdisciplinaridade. A vida interdisciplinar, as relaes so interdisciplinares, a realidade interdisciplinar. Nossa ao e interveno em um contexto interdisciplinar possibilitam resultar um conhecimento pautado nos saberes interdisciplinares. Para tanto, torna-se indispensvel a superao dos preconceitos. Os preconceitos e a discriminao so impeditivos vivncia e sociabilidade do ser. So realidades que bloqueiam a expresso do ser, assim como o impedem o desenvolvimento do ponto de vista do conhecimento, que vai desde a negao da oportunidade at a sedimentao de entraves psicolgicos. Cria-se nessa perspectiva, processos de desconexo do ser com o mundo que o envolve e fundamentalmente com o seu mundo interior. a chamada negao de si mesmo. Ao considerar um ser que nega a si mesmo, a sua dimenso corprea no lhe permite estabelecer relacionamentos dignificantes enquanto ser humano. Desencadeia-se se assim uma invisibilidade de si mesmo. A perda da conscincia corprea desvincula o ser de si mesmo. Em Marx essa perda de conscincia aparece como alienao, ou seja, o indivduo se torna estranho a si mesmo em razo das artimanhas do sistema capitalista. Isso encerra uma implicao extremamente prejudicial a sociabilidade. As idias, os projetos e o sentido da vida so desvirtuados. Quando o indivduo perde esse referencial, a relao que ele vai estabelecer com a sociedade estar obviamente desfocada do eixo da humanizao. Como falar de amor a esse ser? Como falar de liberdade, de disposio para dar-se aos outros, se o que recebe dos outros so gestos e prticas discriminatrias, que s o diminui e o aniquila enquanto ser? A negao, quando conveniente, dos aspectos culturais relacionados aos negros cumpre um papel poltico e ideolgico, que constitui em desafio tico na contemporaneidade. Nesse sentido, o pensamento de Mondin (2005) ilustrativo ao constatar a complexidade que est presente culturalmente na sua origem, na sua forma e na sua finalidade quando se trata das relaes sociais. Os aspectos identitrios da comunidade negra esto diretamente relacionados ao exerccio da dimenso da sua religiosidade, cujos elementos da africanidade constituem uma riqueza na sociedade brasileira. Podemos afirmar sem medo de errar que, enquanto afro-brasileiros, somos o que somos em virtude da nossa capacidade de resistir na histria do pas. Nessa resistncia so perceptveis as marcas da ancestralidade.

154 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. PARMETROS CURRCULARES NACIONAL: introduo aos parmetros curriculares nacionais, Secretria de Educao Fundamental, Braslia, 1998. BURKE, Peter (org). A Escrita da Historia: novas perspectivas. So Paulo: UNESP,1992. CANDIDO, Gesinaldo Atade. Gnese e evoluo do Programa Interdisciplinar de Ps Graduao em Recursos Naturais da UFCG. In PHLILIPPI JR, Alindo & NETO, Antonio J. Silva. Interdisciplinaridade em Cincia, Tecnologia & Inovao. Barueri, SP: Manole, 2011. CARDOSO, Marcos. O Movimento Negro. Belo Horizonte: Mazza Edies, 2002 HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, 11 edio, 2006. NORONHA, F. D. A.; NUNES Pinto, R. Capoeira nas aulas de Educao Fsica: Uma proposta de Interveno. Pensar a prtica: 123-138 jul./Dez.2004 NOVAES, Ana Lcia. Aes Afirmativas e Ambiente Escolar: uma leitura sob o enfoque da promoo do senso de auto-eficcia. In: ROCHA, Jos Geraldo da & SANTOS, Ivanir dos. (orgs). Diversidade & Aes Afirmativas. Rio de Janeiro: CEAP,2007. OLIVIER, Giovanina. G. F. Um olhar sobre o esquema corporal, a imagem corporal, a conscincia corporal e a corporeidade. - Tese de mestrado apresentada Faculdade de Educao Fsica da Universidade Estadual de Campinas (rea de concentrao: Educao motora) - 1995 RAYNAUT, Claude. Interdisciplinaridade: mudo contemporneo, complexidade e desafios produo e ampliao de conhecimentos. In PHLILIPPI JR, Alindo & NETO, Antonio J. Silva. Interdisciplinaridade em Cincia, Tecnologia & Inovao. Barueri, SP: Manole, 2011. SILVA, Ana; DAMIANI, Iara (Orgs.). Prticas corporais: Experincias em Educao Fsica para a formao Humana. Florianpolis: Nauemblu Cincia e Arte, 2005. 3 v. SILVA, Eusbio Lbo. O Corpo na Capoeira. Campinas: Editora UNICAMP, 2008. SILVA, Jose Milton Ferreira. A Linguagem do Corpo na Capoeira. Rio de Janeiro: Sprint, 2003. TAVARES, Julio Csar. Dana de guerra: arquivo-arma. Dissertao de mestrado, Braslia: UnB, 1984.
Recebido em maro de 2013 Aprovado em maio de 2013

155 Revista da ABPN v. 5, n. 10 mar.jun. 2013 p. 141-155

También podría gustarte