Está en la página 1de 3

Mitose Mitose (do grego mitos, fio, filamento1 ) o processo pelo qual as clulas eucariticas dividem seus cromossomos

s entre duas clulas menores do corpo. Este processo dura, em geral, 52 a 80 minutos e dividido em cinco fasesNota 1 : Prfase, prometfase, metafase, anafase e telfase.2 uma das fases do processo de diviso celular ou fase mittica do ciclo celular. Definio

Um dos pressupostos fundamentais e principais da biologia celular o de que todas as clulas se originam a partir de clulas pr-existentes, excepo do ovo ou zigoto que, nos seres vivos com reproduo sexuada, resulta da unio de duas clulas reprodutivas (gmetas), cada qual com metade da informao gentica de seus ascendentes. A mitose um processo de diviso celular, j que, a partir de uma clula formada, originam-se duas clulas com a mesma composio gentica (mesmo nmero e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composio e teor de DNA caracterstico da espcie (exceto se ocorrer uma mutao, fenmeno menos comum e acidental). Este processo de diviso celular comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares at os organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este o principal ou, at mesmo, o nico processo de reproduo (reproduo assexuada). Comportamento dos cromossomos na mitose

Walther Flemming, estudando clulas epidrmicas de salamandra, notou alteraes no ncleo de uma clula que se divide. Primeiro, os cromossomos tornavam-se visveis como fios finos e longos no interior do ncleo (neste estgio, quando possvel ver apenas um filamento, denominamos tal filamento como cromatina), ficando progressivamente mais curtos e grossos ao longo da diviso celular (vulgarmente: condensao). Os primeiros citologistas concluram, acertadamente, que isso se deve ao fato de os fios cromossmicos enrolarem-se sobre si. Flemming notou que, quando os cromossomos se tornam visveis pela primeira vez, no incio da diviso celular, eles esto duplicados, o que se torna evidente medida que a condensao progride. Em uma etapa seguinte do processo de diviso, o limite entre o ncleo e o citoplasma (carioteca) , bem evidente nas clulas que no esto se dividindo, desaparece e os cromossomos espalham-se pelo citoplasma. Uma vez libertados do ncleo, os cromossomos deslocam-se para a regio equatorial (metfase) da clula e prendem-se a um conjunto de fibras, o fuso mittico.

Imediatamente aps terem se alinhado na regio equatorial da clula, os dois fios que constituem cada cromossomo, denominados cromtides-irms, separam-se e deslocamse para plos opostos da clula (anfase), puxados por fibras do fuso mittico, presas a seus centrmeros (regio onde as cromtides irms se unem). Assim, separam-se dois grupos de cromossomos equivalentes, cada um deles contendo um exemplar de cada cromossomo presente no ncleo original. Ao chegarem nos plos da clula, os cromossomos descondensam-se, em um processo praticamente inverso ao que ocorreu no incio da diviso. A regio ocupada pelos cromossomos em descondensao torna-se distinta do citoplasma, o que levou os primeiros citologistas a concluir que o envoltrio nuclear (carioteca) era reconstitudo aps a diviso. O emprego do microscpio eletrnico, a partir de segunda metade do sculo XX, confirmou a existncia de uma membrana nuclear, que se desintegra no incio do processo de diviso celular e reaparece no final. Enquanto os dois ncleosfilhos se reestruturam nos plos da clula, o citoplasma divide-se, dando origem a duas novas clulas. Estas crescem at atingir o tamanho originalmente apresentado pela clula-me. Os primeiros estudiosos da mitose logo verificaram, que o nmero, o tamanho e a forma dos cromossomos variam de espcie para espcie. Os indivduos de uma espcie, entretanto, geralmente apresentam em suas clulas conjuntos cromossmicos semelhantes. Por exemplo, uma clula humana tem 46 cromossomos (como as clulas so diplides, tais cromossomos so divididos em 23 pares) com tamanho e formas caractersticas, de modo que se pode identificar uma clula de nossa espcie pelas caractersticas de seu conjunto cromossmico (exceo feita a casos excepcionais como, por exemplo, trissomias). Os conjuntos cromossmicos tpicos de cada espcie so denominados caritipos. Metfase na Mitose A metfase a fase que sucede a prfase. Ao final da prfase, a carioteca se desintegra, dando liberdade aos cromossomos que j esto muito condensados. Eles migram para a regio equatorial da clula, que fica no meio do caminho entre os plos da clula. Para a realizao deste movimento h a participao dos microtbulos do fuso e protenas motoras geradoras de fora que se localizam prximas aos cinetcoros. O cinetcoro uma estrutura protica presente na regio do centrmero.

Alguns microtbulos no esto ligados aos cinetcoros. Acredita-se que eles tm funo de dar estabilidade ao aparelho do fuso. Quando um cinetcoro liga-se s fibras do fuso de um dos plos, o cinetcoro da cromtide irm se liga s fibras do fuso do lado oposto, para que as cromtides sejam puxadas para plos opostos da clula. Os microtbulos que esto ligados nos cinetcoros das cromtides irms comeam se encurtar e degradar os materiais que mantm as cromtides irms juntas, dessa forma

acaba tensionando o centrmero. O equilbrio entre as tenses desses microtbulos de ambos os plos puxa os cromossomos para a regio mediana da clula. Atravs do trabalho das fibras do fuso, os cromossomos duplicados se posicionam em um nico plano na regio equatorial da clula.

O alinhamento correto dos cromossomos e das cromtides irms extremamente necessrio para a correta distribuio do material gentico para as clulas filhas. Este plano equatorial chamado de placa metafsica e esta a origem do nome desta fase do ciclo celular.

Para que a mitose tenha continuidade, cada cromossomo precisa estar preso s fibras dos dois plos do fuso. Caso isso no acontea, na hora da separao das cromtides irms, pode haver um erro em na distribuio entre as clulas filhas. Em alguns momentos do ciclo celular h a necessidade de verificar se h danos nas molculas de DNA e posio dos cromossomos durante a diviso celular. Esses pontos do ciclo celular so chamados de pontos de checagem. Nesta fase da mitose h um ponto de checagem.

Colchicina A colchicina um alcalide que inibe a formao das protenas do fuso mittico. Para estudar o caritipo, que o conjunto de cromossomos de uma espcie, os cromossomos precisam estar no mximo de sua condensao. Para isso, usa-se a colchicina para inibir a formao do fuso mittico na metfase, assim a clula no entra no prximo estgio de diviso, a anfase, onde as cromtides irms so separadas. Na presena dessa droga, a mitose ocorre normalmente, mas interrompida na metfase.

Referncias: Fundamentos da Gentica / D. Peter Snustad, Michael J. Simmons. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. Biologia / Jos Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. So Paulo: Moderna, 2004.

También podría gustarte