Está en la página 1de 5

1

Os Processos de Construo e Implementao de Polticas Pblicas para Crianas e Adolescentes em Situao de Rua
Apresentao
O Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infncia (CIESPI) em convnio com a Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) lana seu primeiro boletim informativo sobre o projeto Os processos de construo e implementao de polticas pblicas para crianas e adolescentes em situao de rua. O projeto teve incio em julho de 2008, quando a equipe de pesquisa do CIESPI integrou um grupo de trabalho formado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCA) do Rio de Janeiro, para atuarem juntos no processo de elaborao, divulgao e implementao da Poltica de Atendimento a Criana e ao Adolescente em Situao de Rua do Rio de Janeiro, aprovada em 22 de junho de 2009. Os boletins foram criados para socializar informaes e dados gerados a partir deste projeto, junto a parceiros e representantes do governo, da sociedade civil, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas. Os prximos nmeros sero divulgados semestralmente. Informaes atualizadas e detalhadas podem ser encontradas em www.ciespi.org.br. Esperamos que os boletins sirvam de instrumento para agregar a participao de diversas pessoas e instituies no debate sobre as condies de vida da populao infanto-juvenil que cresce em contextos de pobreza e desigualdade, e sobre formas de combater as violaes de direitos a que est exposta. A proposta contribuir para a formulao e efetivao de polticas que priorizem as crianas e os adolescentes brasileiros e que conduzam o pas a uma nova realidade perante o mundo: a de um pas que preza pela igualdade e pelo respeito aos direitos de seus jovens cidados.

Irene Rizzini Diretora do CIESPI Paula Caldeira Co-coordenadora do projeto

Desdobramentos do Projeto
O projeto Os Processos de Construo e Implementao de Polticas Pblicas para Crianas e Adolescentes em Situao de Rua tem como objetivo assessorar os Conselhos Municipais de Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCAs) no processo de formulao, divulgao e implementao de polticas pblicas voltadas para a melhoria das condies de vida de crianas e adolescentes em situao de rua. O projeto inovador em vrios aspectos. Foi a primeira vez que o municpio do Rio de Janeiro redigiu diretrizes de polticas voltadas para esta populao. Com o apoio da equipe do CIESPI, estas polticas tiveram o embasamento de pesquisas recentes desenvolvidas sobre o tema. O Grupo de Trabalho formado pelo CMDCA - Rio incluiu os seguintes membros oficiais, alm dos dois representantes do CIESPI: Associao Beneficente So Martinho, Associao Brasileira Terra dos Homens, Associao Excola, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLUB), Rede Rio Criana, Se Essa Rua Fosse Minha, Secretaria Especial de Preveno Dependncia Qumica, Secretaria Municipal de Assistncia Social, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educao, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Sade. Alm das diversas perspectivas representadas por estas instituies implicadas em sua elaborao, este documento englobou demandas das crianas e dos adolescentes em situao de rua. A equipe de pesquisa do projeto Estado da Arte sobre Crianas e Adolescentes com Transtorno Mental e/ou Deficincia Mental tendo em vista a sua Cidadania, desenvolvido pelo CIESPI, tambm participa desta iniciativa. O objetivo incluir a complexidade dos casos de crianas com deficincia, transtorno mental e usurios de droga nas discusses sobre diretrizes de polticas. Entre os anos de 2006 e 2008, o CIESPI realizou um amplo levantamento sobre parte 1 desta populao no estado do Rio de Janeiro , e os resultados desta pesquisa serviro de base para o presente projeto. Sabemos que estas so questes que afetam diretamente a populao infantil e juvenil em situao de rua. No entanto, temos constatado que raramente aparecem nos estudos realizados sobre este grupo. Estas duas equipes de pesquisa do CIESPI esto produzindo um documento base sobre a situao atual de crianas e adolescentes em situao de rua, assim como indicadores sobre as crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade no Brasil urbano. Este documento ser disponibilizado em breve.

RIZZINI, Irene e equipe de pesquisa. Do Confinamento ao Acolhimento: Institucionalizao de Crianas e Adolescentes com Deficincia Desafios e Caminhos. Rio de Janeiro: CIESPI, em convnio com a PUC-Rio; CNPq/Ministrio da Sade, 2008.

O CIESPI convidou o Chapin Hall Center, da Universidade de Chicago, para realizar consultoria ao projeto, em especial, no acompanhamento das atividades e na avaliao dos resultados. As duas organizaes atuam h alguns anos em parceria por meio de duas redes de pesquisa, a do prprio Chapin Hall e a da Childwatch International Research Network.

O CIESPI amplia o escopo do projeto em nvel nacional com a participao de oito estados
A partir da experincia junto aos CMDCAs o CIESPI convidou pessoas-chave em outras cidades brasileiras para compartilhar a experincia do Rio de Janeiro. Os estados participantes so: Amazonas, Bahia, Esprito Santo, Gois, Maranho, Pernambuco, Rio Grande do Sul e So Paulo. Representantes destes estados participaram de um encontro e seminrio, sob a coordenao do CIESPI, em abril de 2009. Ao total sero trs encontros at o fim do projeto, com o objetivo de analisar os processos de formulao e implantao de polticas, tanto no Rio de Janeiro, como nos demais estados. O projeto tem sido alvo de grande interesse, em especial, devido a distncia existente entre os direitos assegurados por lei, as polticas pblicas e sua efetiva implementao. No Brasil, por exemplo, o artigo 19 do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) garante o direito convivncia familiar e comunitria para todas as crianas e adolescentes. No entanto, as crianas em situao de rua no tm este direito garantido.

O CIESPI disponibilizar um banco de dados sobre crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade no Brasil urbano
As crianas e adolescentes em situao de rua, em sua grande maioria, vm de comunidades de baixa-renda. E em geral, a meta dos programas existentes melhorar as suas condies de vida quando j esto nas ruas. No entanto, para que se possa pensar em estratgias para evitar a sada destas crianas e adolescentes de suas famlias e comunidades de origem, essencial ter mais conhecimento sobre as suas trajetrias pessoais e as caractersticas das comunidades. Os governos municipal, estadual e federal no dispem de bancos de dados atualizados, de fcil acesso e abertos ao pblico em geral, que renam informaes sobre crianas e adolescentes. Uma das metas previstas pelo projeto a construo deste banco. As informaes disponibilizadas sero coletadas de distintas fontes e incluiro uma ampla gama de indicadores scio-demogrficos. No prximo boletim, abordaremos algumas informaes que se originaram deste banco de dados.

O projeto tem o apoio de financiadores nacionais e internacionais


O CIESPI tem a satisfao de divulgar os financiadores que possibilitaram a realizao deste projeto: a Fundao Oak, sediada em Genebra (Sua) e o Conselho Nacional de Direitos da Criana e do Adolescente (CONANDA). O projeto sobre crianas com deficincia, transtorno mental e uso de drogas possui financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) e da Fundao Carlos Chagas Filho de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Equipe: Coordenao, pesquisa e articulao: Irene Rizzini, Paula Caldeira, Cristiane Diniz, Rosa Ribeiro, Marcelo Princeswal, Luiz Marcelo Ferreira Carvano, Flvia Rabelo, Elizabeth Serra, Aline Deus da Silva Leite e Mariana Menezes Neumann. Assistente de pesquisa: Juliana de Souza Ricardo. Estagirias: Ana Paula Santiago, Anna Carolina das Neves, Desire Loureno e Thamires Ribeiro. Consultores e colaboradores: Malcolm Bush (Chapin Hall, Universidade de Chicago), Alexandre Brbara Soares, Arabela Rota, Carla Daniel Sartor e Neide Cassaniga (CIESPI), Antonio Monteiro (Ex-Cola), Dario Souza (UERJ), Mrcia Gatto e Regina Leo (Rede Rio Criana) e Monica Alkmin (Se Essa Rua Fosse Minha).

Para informaes: Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infncia (CIESPI): ciespi@ciespi.org.br ou visite o nosso website www.ciespi.org.br.

También podría gustarte