Está en la página 1de 8

rea III INFORMTICA MANUTENO Curso: 3010 MANUTENO DE COMPUTADORES Carga Horria: 60h (40 semanas)

AULAS AULA 1

CONTEDO A SER MINISTRADO Apresentao do professor. Pedir para cada aluno se apresentar. Apresentao do curso. Perguntas sobre o que cada aluno espera do curso. Perguntar o que cada aluno pretende fazer com o conhecimento Adquirido (trabalhar ou somente usar para si). Eletricidade para informtica bsica. Energia AC \ DC. Padres de Tomadas. Polaridades +/-. Aterramento Eltrico. Estabilizadores. No-break Short-break. Rguas de energia eltrica. Filtros de rede energia eltrica. Fontes computadores. Tipos de fontes de computadores. Recomendaes Tcnicas antes de abrir a fonte. Perigos ao abrir uma fonte. Como entra a energia na fonte (AC). Como sai a energia na fonte para o computador (DC). Medio das voltagens de entrada. Medio das voltagens de sada. Prtica de como testar uma fonte sem. Codificao de cores dos cabos da fonte. Prtica de como limpar a fonte e o cooler interno. Prtica de desmontagem de computadores. Desmontar e montar da mesma mquina aprendendo o nome das peas e para que servem cada uma delas. Prtica de desmontagem de computadores. Desmontar e montar da mesma mquina aprendendo o nome das peas e para que servem cada uma delas. Prtica de desmontagem de computadores. Desmontar e montar da mesma mquina e trocar de gabinete limpando cooler da fonte e testando a pilha da bios. Prtica de desmontagem de computadores. Desmontar e montar da mesma mquina e trocar de gabinete limpando cooler da fonte, testando a pilha da bios e ligando cabos do painel frontal do gabinete.

AULA 2

AULA 3

AULA 4

AULA 5

AULA 6

AULA 7

AULA 8

AULA 9

AULA 10

AULA 11

AULA 12

Prtica de desmontagem de computadores. Desmontar e montar da mesma mquina e trocar de gabinete limpando cooler da fonte, testando a pilha da bios e ligando cabos do painel frontal do gabinete. Revisar todas as ligaes eltrica e lgica da placa me. Aula prtica com dicas de como higienizar e limpar melhor internamente e externamente os equipamentos dos clientes. Explicao onde se usa e quais produtos em informtica. Demonstrao de como aplicar os produtos para melhor aproveitamento. Exemplificar que a esttica faz parte de uma boa manuteno para o cliente. Acesso a configurao lgica da bios. Como configurar a sequncia de boot dos discos lgicos e cdrom pela bios. Como sair e manter salvo as alteraes da bios aps alterar. Restaurar logicamente como veio de fabrica a bios. Aprender a reparar alguns status importantes relatados em algumas bios. Explicar como se da a sequncia de post da inicializao de hardware da mquina. Possveis avisos sonoros e causas de defeitos sinalizados pelo speaker. Como funciona um disco de boot. Como as informaes so processadas e mantidas em memria RAM depois gravada em disco. O que so os pids de processos do sistema. Exemplificar como a parte de hardware e software interagem entre si. Como funciona um HD. O que so clusters. Como so organizadas as informaes nos discos. Particionamento de disco. Formatao de disco fsico e lgico. Tipos de formataes (rpida e completa). O que so os defeitos mais comuns nos discos Configurar a bios para inicializar pelo cdrom. Particionar o hd em 2 parties. Fazer formatao lenta para exemplificar a demora do prcesso. Configurar a bios para inicializar pelo cdrom. Particionar o disco em 2 parties. Fazer formatao rpida do disco. Iniciar a instalao do windows XP. Configurar a bios para inicializar pelo cdrom. Particionar o disco em 2 partices. Fazer formatao rpida do disco. Iniciar a instalao do windows XP. Aps instalar windows xp apresentar programa de deteco de hardware. Identificar o hardware e baixar diretamente da internet.

AULA 13

AULA 14

AULA 15

AULA 16

AULA 17

AULA 18

AULA 19

Configurar a bios para inicializar pelo cdrom. Particionar o disco em 2 partices. Fazer formatao rpida do disco. Iniciar a instalao do windows XP. Aps instalar windows XP, instalar programa de deteco de hardware. Identificar o hardware e baixar diretamente da internet. Configurar a bios para inicializar pelo cdrom. Particionar o disco em 2 partices. Fazer formatao rpida do disco. Iniciar a instalao do windows XP. Aps instalar windows XP, instalar programa de deteco de hardware. Identificar o hardware e baixar diretamente da internet. Configurar a bios para inicializar pelo cdrom. Particionar o disco em 2 partices. Iniciar a instalao do windows 7. Aps instalar windows 7, instalar programa de deteco de hardware. Ensinar indentificar hardware e baixar diretamente da internet os drivers necessrios para cada computador. Inicializar o computador pelo cdrom do Windows 7. Particionar o disco em 2 partices. Iniciar a instalao do windows 7. Aps instalar windows 7, instalar programa de deteco de hardware. Indentificar hardware e baixar diretamente da internet os drivers necessrios para cada computador. Inicializar o computador pelo cdrom do Windows 7. Particionar o disco em 2 partices. Iniciar a instalao do windows 7. Aps instalar windows 7, instalar programa de deteco de hardware. Identificar hardware e baixar diretamente da internet os drivers necessrios para cada computador. Inicializar o computador pelo cdrom do Windows 7. Particionar o disco em 2 partices. Iniciar a instalao do windows 7. Aps instalar windows 7, instalar programa de deteco de hardware. Identificar hardware e baixar diretamente da internet os drivers necessrios para cada computador. A ps instalao do sistema operacional apresentar software de deteco automtico de drivers. Otimizao do sistema operacional. Desativar windows update. Instalao dos demais programas necessrios para finalizao da manuteno. Instalao pacote officce.

AULA 20

AULA 21

AULA 22

AULA 23

AULA 24

AULA 25

AULA 26

A ps instalao do sistema operacional apresentar software de deteco automtico de drivers. Otimizao do sistema operacional. Desativar windows update. Instalao pacote officce. Instalao dos demais softwares para concluir a formatao (java, flash, chrome, antivirus, etc). A ps instalao do sistema operacional apresentar software de deteco automtico de drivers. Otimizao do sistema operacional. Desativar windows update. Instalao pacote officce. Instalao dos demais softwares para concluir a formatao (java, flash, chrome, antivirus, etc). A ps instalao do sistema operacional apresentar software de deteco automtico de drivers. Otimizao do sistema operacional. Desativar windows update. Instalao pacote officce. Instalao dos demais softwares para concluir a formatao (java, flash, chrome, antivirus, etc). A ps instalao do sistema operacional apresentar software de deteco automtico de drivers. Otimizao do sistema operacional. Desativar windows update. Instalao pacote officce. Instalao dos demais softwares para concluir a formatao (java, flash, chrome, antivirus, etc). A ps instalao do sistema operacional apresentar software de deteco automtico de drivers. Otimizao do sistema operacional. Desativar windows update. Instalao pacote officce. Instalao dos demais softwares para concluir a formatao (java, flash, chrome, antivirus, etc). A ps instalao do sistema operacional apresentar software de deteco automtico de drivers. Otimizao do sistema operacional. Desativar windows update. Instalao pacote officce. Instalao dos demais softwares para concluir a formatao (java, flash, chrome, antivirus, etc). A ps instalao do sistema operacional apresentar software de deteco automtico de drivers. Otimizao do sistema operacional. Desativar windows update. Instalao pacote officce. Instalao dos demais softwares para concluir a formatao (java, flash, chrome, antivirus, etc).

AULA 27

AULA 28

AULA 29

AULA 30

AULA 31

AULA 32

AULA 33

AULA 34

AULA 35

AULA 36

AULA 37

Recuperao de dados de mquina ainda funcionando. Passar dados para outra partio (D:\) e formatar partio do sistema. Fazer todos os passos de uma formatao normal e restaurar os dados para finalizar. Recuperao de dados de mquina ainda funcionando. Passar dados para outra partio (D:\) e formatar partio do sistema. Fazer todos os passos de uma formatao normal e restaurar os dados para finalizar. Recuperao de dados retirando o hd da mquina danificada e ligando em uma mquina funcional. Retirar os dados do hd da mquina danificada para o hd da maquina funcional. Voltar o hd para a mquina antiga e fazer a formatao. Copiar os dados para o HD antigo e restaurar os dados. Recuperao de dados retirando o hd da mquina danificada e ligando em uma mquina funcional. Retirar os dados do hd da mquina danificada para o hd da maquina funcional. Voltar o hd para a mquina antiga e fazer a formatao. Copiar os dados para o HD antigo e restaurar os dados. Recuperao de dados com gaveta USB. Retirar hd da mquina danificada e instalar na gaveta usb. Ligar na maquina funcionando e transferir os dados Retornar o hd e formatar a maquina normalmente . Retornar os dados para o HD antigo e restaurar os dados. Recuperao de dados com gaveta USB. Retirar hd da mquina danificada e instalar na gaveta usb. Ligar na maquina funcionando e transferir os dados Retornar o hd e formatar a maquina normalmente . Retornar os dados para o HD antigo e restaurar os dados. Testar estabilidade do sistema atravs de programas. Tirar senha windows quando vem com senha do cliente. Verificar bad blocks no hd. Reparticionar o hd depois de formatado. Clonar o hd com ferramentas de clonagem. Apagar arquivos e recuperar via software. Recuperao do sistema via cd de boot do prprio Windows. Desfragmentao da partio via disco de boot do Windows. Restaurao de ltima imagem valida com tecla f8 do sistema. Introduo a redes Como funciona uma rede interna. O que so hub,switch,modem e roteador. Cabeamento. Placa de rede. Codificao do cabo de rede. Conectorizao do cabo de rede. Padres reto e cross over. Prtica de conectorizao de cabos de rede.

AULA 38

AULA 39

AULA 40

Configurar compartilhamento de documentos em rede. Troca de documentos em rede. Acessando documentos de rede sem senha. Compartilhando impressora na rede. Fazendo as demais maquinas acessarem impressora na rede. Conceito de acesso remoto para suporte. Acesso remoto na rede interna. Configurar mquina para receber suporte remoto na rede interna (TS). Instalar programa para receber suporte remoto na rede interna (VNC). Aumentando da segurana do acesso remoto na rede interna por senha. Automatizando o acesso remoto na rede interna. Instalando programa para acesso externo sem alterar conexo de internet externa.

Office 2007 Path 1 office 2007 Path 2 office 2007 Internet Explorer Antivrus (Microsoft essencial, antivir) Java Flash player Acrobat reader Winrar Nero 7 Xp codec Vcl audio Netframe work Ccleaner Ad-block Cute pdf Chrome Skype Ultra Vnc Ammyy admin Combo fix Ainda 64 Hwinfo 32 HD tune pro Mozilla firefox Acronis 10 GetDataBack for FAT and NTFS

También podría gustarte