Está en la página 1de 5

PALESTRA RESTAURANDO OS VALORES DA FAMLIA. DATA 03.08.2013. INTRODUO - A Famlia e a Sexualidade Foi Deus quem criou o sexo.

Ele formou os instintos humanos, no com o objetivo de atormentar homens e mulheres, mas sim para oferecer-lhes satisfao, senso de realizao pessoal, e multiplicarem. O homem se sentia s incompleto no Jardim do den. Foi Deus que criou essa atrao fsica entre homem e mulher. Foi Deus. A inteno do Senhor era que atravs, da atrao sexual, houvesse motivao, uma afeio, um desejo de procriar. Por isso, o sexo tem essa fora, muitas vezes incontrolvel. O sexo no era motivo de vergonha; no era vergonha o homem e a mulher estarem nus. A nudez no era castigada. O pecado no foi o sexo e sim a desobedincia, exceder os limites. A primeira observao que temos com relao ao sexo que ele deve ser realizado entre homem e mulher. Com efeito, ao criar o homem, Deus os fez macho e fmea. Assim, a atividade sexual deve ser sempre, feita entre pessoas de sexos diferentes. O homossexualismo uma aberrao e, salvo os poucos casos em que h distrbios de sade fsica e/ou mental, uma expresso de rebeldia contra Deus (Rm 1.21-28; Lv 18.22). Sexuado: Que tem sexo. Assexuado: Desprovido de sexo. Homossexual: Que pratica relaes sexuais com pessoas do mesmo sexo. Prazer no casamento. O propsito de Deus serem os dois uma s carne. Por isso o Senhor usa o casamento como uma figura do amor por ns. Ele no aceita dividir esse amor com ningum (1 Corntios 7.1-9). Segundo a Bblia no vergonha um procurar o outro. O ato sexual tem incio no comeo do dia. No estou inventando isso, no minha opinio no; a prpria Palavra que incentiva o casal a buscar um ao outro (Ec 9.9; Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida fugaz, (que passa rapidamente) os

quais DEUS te deu debaixo do sol; porque esta a tua poro nesta vida pelo teu trabalho com que te afadigaste debaixo do sol). Quo formosa e quo aprazvel s, amor em delcias ( Ct 7.6). Beijos, delcias isso parece descrio de algo ruim, sem amor, obrigatrio? Creio que no. Casamento no s sexo, amizade, respeito, cordialidade, educao, companheirismo. A mulher. Muitas mulheres no so bonitas, mas esto sempre limpas, cheirosas, bem humoradas, atraentes, honestas. O homem. J esta careca, no possui o tipo fsico do gal da televiso, mas carinhoso, atencioso, amvel, sensvel aos anseios da esposa. Casamento no s se dar bem cama. No como a msica: Entre tapas e beijos, depois resolve tudo na cama. No est certo isso.

INTRODUO - Educao Crist Responsabilidade dos pais Educar filhos com princpios e valores e no com regras o grande desafio que os pais tm diante de si. Os filhos desde o tempo do povo de Israel so criados dentro de um circulo familiar importante. Por milhares de anos os pais sempre tiveram um papel decisivo na rea de ensinar os filhos. A principal desvantagem do passado era que no havia os recursos educacionais que conhecemos hoje, e a vantagem era que uma educao centrada no lar moldava a formao do carter de forma direta. Havia tanto convvio familiar que no sobrava aos adolescentes tempo para se envolver com ms companhias. O normal era o respeito e o apego s famlias. Hoje a situao se inverte: pouco convvio familiar e muito envolvimento com pessoas suspeitas, principalmente em escolas pblicas, trazendo como resultado infelizes mudanas de comportamento, inclusive desrespeito aos valores aprendidos na famlia e na igreja 1. O que significa educar? O conceito de educar vai muito alm do ato de transmitir conhecimento. Educar estimular o raciocnio,

aprimorar o senso crtico, as faculdades intelectuais, fsicas e morais. Quando um aluno do colegial convidar seu para tomar uma cerveja aps a aula, como voc gostar que ele responda? Quando um amigo tentar convencer seu filho a colar na prova, como ele ou ela reagir? Quando um rapaz mais velho tentar seduzir sua filha, o que ela dir? O homem um ser que precisa de orientao e informao. Esses conhecimentos so adquiridos na escola, e ela, juntamente com os pais, deve despertar nos alunos a curiosidade e a capacidade para entender o mundo que os cerca, e de ensin-los os conceitos empregados pela sociedade. A educao formal funo de todos, pois aprendemos at mesmo em uma conversa com uma pessoa de outra cultura, que recebeu educao diferente da nossa, etc. Isto , nosso aprendizado depende no s da escola, mas tambm de nossos familiares e das pessoas que convivemos, seja na escola, em casa ou no trabalho. A educao algo que cabe em qualquer lugar. Todavia, a educao crist exclusiva da famlia, cujo aluno deve ser instrudo nos fundamentos espirituais e morais, cuja fonte a Palavra de Deus. Como crentes precisamos ser guiados e orientados segundo as Escrituras, pois ela nos protege das sutilezas do Maligno. INTRODUO - A Infidelidade Conjugal A fidelidade nota essencial do casamento bblico. Por causa da fidelidade, o casamento pode ser figura do relacionamento entre Deus e Israel, entre Cristo e a Igreja. O casamento um dos pactos mais vitais que existe. uma aliana em que deve existir lealdade e fidelidade. Esta indispensvel para que se mantenham inabalveis os alicerces do lar. A infidelidade conjugal atenta contra a santidade dessa aliana. Por que o casamento um dos pactos mais intensos e vitais que existe? Por vrias razes bblicas e lgicas.

preciso vigiar. A infidelidade conjugal um processo maligno que tem incio na mente. Em uma sociedade erotizada como a contempornea, onde as expresses erticas e pornogrficas se tornaram mais explcitas e ousadas, a luta contra a tentao do adultrio no uma batalha individual, mas envolve a participao mtua do casal. Irm ajude o seu marido a no pecar. possvel ser tentado no local mais sagrado, fazendo uma tarefa digna. Para manter a vigilncia faa um acordo; seja amiga do seu marido. Jesus Cristo, ao falar sobre o adultrio, deixou claro que o mesmo pode ser um ato mental e emocional e no apenas fsico (Mt 528). A experincia tambm confirma, atravs de fatos explcitos e feridas profundas, que a traio emocional e mental prrequisito para a conjuno carnal. Alm do mais, no se pode esquecer que a pessoa intimamente tentada por sua prpria cobia, quando esta o atrai e seduz (Tg 1.14-15). Nos ltimos anos, a cobia interna do ser humano parece estar sendo especialmente alimentada pelas ofertas de sexo virtual atravs da internet. Em alguns casos, a infidelidade virtual acaba resultando em vcio. O anonimato e a privacidade proporcionados pela internet podem se revelar ferramentas propcias para a quebra de vrias barreiras e, eventualmente, para a consumao da traio virtual. Dessa forma, adultrio no algo apenas fsico, mas encontra-se enraizado nas fantasias do corao e da mente. Porque o filho despreza o pai, afilha se levanta contra sua me, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem so os da sua prpria casa (Mq 7.6). Os conflitos em famlia no so incomuns, pelo contrrio, desde os tempos primordiais eles existem. So fruto natural da desobedincia doser humano ao seu Criador. No sabemos quanto tempodurou a lua de mel entre Ado e Eva.

Este primeiro conflito entre irmos deuincio terrvel saga da morte por homicdio no mundo. Abrao teve srio conflito com a sua esposa, pelo fato de ter tidoum filho com a sua serva. A bigamia trouxe problemas familiares. E opatriarca teve que expulsar a jovem concubina juntamente com seu filho. Eli teve filhos trabalhosos,que lhe causaram grandes problemas (1Sm 2.22). Entre osreis de Israel, no foram poucos os problemas familiares. Davi um caso emblemtico. Ele tinha mulherese concubinas. Seus filhos lhe causaram muitos problemas.

También podría gustarte