Está en la página 1de 10

Sobre a natureza da tecnologia da informao

Andr Henrique Siqueira Doutorando em cincia da informao pela UnB. E-mail: andre.siqueira@unb.br

Introduo
Se podes olhar, v. Se podes ver, repara. (Jos Saramago)

Resumo
Este artigo uma reflexo sobre a natureza da tecnologia da informao, seu papel nos constructos humanos e seu relacionamento com a natureza. Prope uma nova abordagem na hierarquia do conhecimento (DIKW) pela introduo de trs conceitos de informao: sinttica, semntica e pragmtica. A mesma taxonomia aplicada para a tecnologia. Disto resulta outra taxonomia: tecnologias sintticas, tecnologias semnticas e tecnologias pragmticas.

Palavras-chave
Tecnologia da informao. Cincia da informao. Hierarquia informacional (DIKW). Informao sinttica. Informao semntica. Informao pragmtica.

Estou cego! expresso de desespero de um habitante do imaginrio de Jos Saramago (1995), reclamando a ateno dos circunstantes para a cegueira branca que o aflige. A histria de um motorista que em pleno dia viu-se tomado por uma cegueira incomum, posto que branca, clara demais para o olhar... Tem incio uma aflio social na forma de uma peste de cegueira coletiva. Saramago, ao manifestar-se sobre o Ensaio sobre a Cegueira, d conta de suas intenes: um livro francamente terrvel com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrev-lo. Nele se descreve uma longa tortura. um livro brutal e violento e simultaneamente uma das experincias mais dolorosas da minha vida Trata-se de uma referncia metafrica brutalidade humana, resultado da perda de identidade, da falncia de valores sociais, da contradio entre civilidade e instinto. Denuncia um contexto de desespero e aponta como causa uma cegueira branca que, ao invs de obscurecer, clareia demais... A viso de Saramago, denunciando a cegueira branca, pode ser relacionada com a perspectiva da mediatizao do homem, fruto da representao da realidade. O homem cria realidades e as habita. A tecnologia o seu instrumento. Sobre a tecnologia Martin Heidegger (1994) afirma: Segundo a doutrina antiga, a essncia de algo aquilo que algo . Perguntamos pela tcnica quando perguntamos pelo modo como ela o que . Todo o mundo conhece os dois enunciados que contestam a nossa pergunta. O primeiro diz: a tcnica um meio para um fim. O outro afirma: a tcnica um fazer do homem. As duas definies

On the nature of information technology Abstract


This paper is a reflection about the nature of information technology, its role in human constructors and their relationship with nature. A new approach is proposed in the knowledge chain (DIKW) view by the introduction of three concepts of information: syntactic, semantic and pragmatic. The same taxonomy is applied to technology. The results is a another taxonomy: syntactic technologies, semantic technologies and pragmatic technologies.

Keywords
Infomation technology. Information science. Information hierarchy (DIKW). Sintactic information. Semantic information. Pragmatic information.

Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

85

Andr Henrique Siqueira

da tcnica se complementam. Porque definir fins e criar e usar meios para eles um fazer humano. Ao que a tcnica pertence o fabricar e usar artefatos, aparatos e mquinas; pertence isto mesmo que se h elaborado e se h usado, pertencem as necessidades e os fins a que servem. O todo destes dispositivos a tcnica, ela mesma uma instalao, dito em latim: um instrumentum 1. E conclui: A representao corrente da tcnica, segundo a qual ela um meio e um fazer humano, pode chamar-se, portanto, a definio instrumental e antropolgica da tcnica2. A tecnologia pode ser definida como o estudo da tcnica, se considerados os seus aspectos etimolgicos. A tcnica aparece em Heidegger (1994) como uma iniciativa de enquadramento. Enquadrar um modo de distinguir. uma perspectiva humana que revela a realidade. O enquadramento um modo de desenho. Pela tcnica, o homem atribui fins e cria meios para a consecuo de suas perspectivas. A tcnica , assim, algo mais que um modo de usar a natureza, mais que um modo de pensar a natureza e as coisas, a tcnica um modo de ser. Usando-a o homem desenha-se a si mesmo e desenha a realidade em que est. Siqueira (2008, p. 71) afirma que: O problema do desenho o problema da mudana do significado. A ferramenta de representao da realidade a nova realidade percebida sob novo olhar pelo desenho que foi efetuado. O significado que as coisas possuem dinamicamente atualizado consoante o enquadramento que se d a elas. E isto feito atravs da tcnica. Neste texto, o termo tecnologia tomado como uma referncia para o ato de organizao ou de transformao de elementos da natureza para atender s necessidades e aos propsitos do homem. Trata-se de um enquadramento, de um desenho da realidade empreendido pelo homem. A
1 Segn la antigua doctrina, la esencia de algo es aquello que algo es. Preguntamos por la tcnica cuando preguntamos por lo que ella es. Todo el mundo conoce los dos enunciados que contestan a nuestra pregunta. El uno dice: la tcnica es un medio para unos fines. El otro dice: la tcnica es un hacer del hombre. Las dos definiciones de la tcnica se copertenecen. Porque poner fines, crear y usar medios para ellos es un hacer del hombre. A lo que es la tcnica pertenece el fabricar y usar tiles, aparatos y mquinas; pertenece esto mismo que se ha elaborado y se ha usado, pertenecen las necesidades y los fines a los que sirven. El todo de estos dispositivos es la tcnica, ella misma es una instalacin, dicho en latn: un instrumentum. 2 La representacin corriente de la tcnica, segn la cual ella es un medio y un hacer del hombre, puede llamarse, por tanto, la definicin instrumental y antropolgica de la tcnica.

associao entre tecnologia e humanidade implicada, uma vez que todo ato tecnolgico , pela definio apresentada, um ato humano. Cludio Gerbase, cineasta e professor da Famecos/PUCRS, empreende uma interessantssima anlise do pensamento de Vilm Flusser (1998) sobre a relao do homem com a tcnica. Flusser um filsofo cujo principal interesse o design. Em seu artigo sobre o tema (Gerbase, 2001), ela resume a posio de Flusser sobre a relao do homem com a representao do mundo. O homem vive em um espao tempo de quatro dimenses: tempo, comprimento, largura e profundidade. Para representar este mundo, ele reduz a complexidade da experincia atravs da criao de modelos. Os modelos so restries de complexidade. O primeiro modelo do mundo a linguagem. Para Flusser, um dos primeiros modelos da realidade a abstrao de duas de suas dimenses: a largura e o comprimento. As figuras usadas pelos homens primitivos como formas de linguagem representam estas abstraes. Diante delas, possvel recuperar o enquadramento feito pelo seu autor. O desenho em suas dimenses exige a suposio de uma profundidade no representada na figura e de uma temporalidade igualmente ausente. A tcnica de desenhar em suas dimenses corresponde a um esforo de representao das relaes entre comprimento e largura presentes em uma realidade percebida pelo artista. Para Flusser, o passo seguinte foi o uso da tcnica de abstrao da temporalidade. Isto ocorreu com a escrita. O texto e o discurso textual so uma abstrao adicional que desenha a realidade e exige a abstrao espacial como uma suposio. A tcnica consiste em linearizar uma seqncia de eventos e conduzir o desenho por linhas temporais. O texto a linha da representao. Pelo texto, o homem representa o tempo da realidade e o incorpora em desenhos descritivos realizados pelas palavras, substitutas espaciais das figuras do comprimento e da largura. Flusser (1998) alerta em relao ao conforto com o qual a cultura humana ocidental aceitou a abstrao da realidade pelo texto. O texto no apenas a grafia do verbo, a representao espao temporal da realidade experimentada. Desde as primeiras narrativas orais at a prensa de Guttemberg, passando pela matemtica e pelas frmulas descritivas, o texto tornou-se o desenho da realidade. A tcnica exigia seu domnio instrumental. As grandes civilizaes erigiram-se em torno da palavra, dos textos sagrados, das narrativas mticas, das representaes figurativas. A tcnica um modelo da realidade. um fazer sobre a realidade, que implica um conceito sobre ela.

86

Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

Sobre a natureza da tecnologia da informao

Sobre a informao Em Flusser(2007), encontra-se uma anlise da relao entre a tcnica e a informao. Os gregos antigos tinham uma ateno especial com a relao entre a forma e a matria. Para eles, o conceito de informao equivalente ao conceito de enquadramento proposto por Heidegger. Informar enquadrar a matria (hyl) dentro de uma forma (morphos). O mundo uma relao entre processos e coisas, entre contedos e formas. Mas o que passou despercebido por muito tempo e que Flusser denuncia fazendo eco com Heidegger (1993) que o homem o artfice desta realidade. Pela tcnica, o homem fabrica-se e realidade. Ser e coisas so construes no espao existencial do homem. O Ser no uma entidade a parte do meio, ao mesmo tempo um fruto e uma causa do meio. O pensar e o agir humanos so ferramentas da realidade, ambos calcados na informao. Para Floridi(2004), a informao, sob a perspectiva filosfica, possui uma natureza indefinida. Propondo abord-la como objeto de estudo da filosofia da informao, ele procura observ-la sob trs aspectos: a)  informao como realidade possui natureza ontolgica prpria e define-se em leis contrrias s da entropia dos sistemas. Esta a perspectiva apresentada por Weiner (1999) e Shannon (1948); b)  informao sobre a realidade a informao aparece como uma relao entre sujeito e objeto para a distino de elementos na realidade e suas respectivas representaes. Neste contexto, a informao uma construo do homem para gui-lo em suas relaes com a realidade. um desenho de relaes entre conceitos, ora na forma de referncias, ora de identificaes, de descries, de generalizaes, de classificaes etc. ; c)  informao para a realidade a informao aparece como instrues para a atuao na realidade e sua conseqente transformao. Trata-se da codificao da realidade em instrumentos de ao no real. a criao de utenslios, instrumentos da informao para a ao e modificao da realidade. A natureza da informao no recebe um tratamento conclusivo em Floridi (2004). Siqueira (2008, p 72) observa que: O mundo apresenta um conjunto de fenmenos aos quais os seres humanos tm acesso. Na medida em que o homem acessa, conhece e descreve sua realidade, por meio da linguagem, se habilita a construir relaes de referncias,
Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

que possibilitam a descrio do mundo e a criao de novos significados. Perceber o mundo pressupe a dotao de significado e, com isso, pressupe uma relao entre um sujeito alvo do entendimento e um objeto - que a origem da determinao que sensibiliza o sujeito. A explicao do modo como os diferentes tipos de fenmenos transformam-se em significado para um sujeito tem sido objeto de especulao e pesquisa tanto na filosofia quanto na cincia. No estudo da representao do conhecimento, a atividade cognitiva humana descrita em termos de smbolos, esquemas, imagens, idias e outras formas de representao mental. A pergunta central no contexto desta representao da realidade se a forma precede o contedo ou vice-versa. Existiria um mundo real que impe seu significado para a experincia? Ou seria a experincia o resultado de um conceito previamente estabelecido? A discusso deste assunto foi objeto da filosofia por sculos. E, embora a discusso esteja permeada de consideraes quanto ao uso desta ou daquela tcnica, a temtica da tcnica em si esteve ausente do debate, permaneceu invisvel. Tratar a informao como realidade reconhecer a existncia ontolgica de um princpio organizador no universo. A perspectiva de Shannon(1948) de abordar a informao como a negao de entropia de um sistema define uma natureza transcendente que dota a informao de suas prprias leis. Coloca-a de modo independente de um sujeito que a observe e interprete. O problema da informao ento o de sua correta captura. Este enquadramento deu origem ao paradigma do processamento da informao, proposto em Stonier (1997). A perspectiva de Tom Stonier apresenta o mundo como um fluxo contnuo de informaes. A realidade ltima a informao ontolgica. Todos os fenmenos so fluxos de informaes. Destaque-se que a informao como ente da natureza no aparece como descrio ou indicao de algo, ela prpria a reificao da realidade das coisas. Se uma informao pode ser observada no porque ela expressa um conjunto possvel de interpretaes, mas porque ela um fato da realidade que atesta a existncia desta mesma realidade. A viso da informao sobre a realidade torna-a um instrumento mediador, um veculo ou meio de percepo e representao da coisas na realidade. Desloca-a para uma condio de tcnica para o enquadramento da realidade. Tcnica empregada por um sujeito para a realizao de distines sobre a realidade. Quando a informao aparece como referncia para uma realidade, ela desempenha um papel de suposio uma vez que substitui a realidade e ganha forte apelo lingstico pelo fato de mediar as experincias de um
87

Andr Henrique Siqueira

sujeito em relao realidade. Neste cenrio a informao no possui natureza prpria, instrumento codificador, mediador criado e manipulado por um sujeito para obter as referncias necessrias para atuar sobre a realidade. O ltimo aspecto destacado por Floridi (2004) o da construo de dispositivos da informao. Este aspecto da informao para a realidade guarda estreita relao com a proposta do Mundo 3 de Popper (1972). Para este autor, o resultado da codificao do mundo o seu registro em dispositivos de conhecimento, por ele denominado objetive knowledge os objetos do mundo 3. Em sua obra O Eu e cu crebro (POPPER, 1991), este autor caracteriza o mundo 1 como a realidade das coisas materiais, o mundo 2 como o universo das percepes psicolgicas e o mundo 3 como o domnio das informaes codificadas. Tais codificaes guardam relaes sobre a realidade e a representao dentro de um certo enquadramento so, portanto, artefatos tcnicos, dentro das vises de Flusser (2007) e Heidegger (1994). Popper (1972) afirma este dispositivo tecnolgico nos seguintes termos: Conhecimento em sentido objetivo um conhecimento sem um conhecedor 3. Mesmo sob o aspecto de uma codificao da realidade, a objetividade do conhecimento objetivo de Popper absolutamente significativa para uma anlise das relaes entre informao e tecnologia. A partir da perspectiva de que a tcnica um processo de desenho do ser, que desenha a realidade e a si mesmo, a codificao do conhecimento uma tcnica de auto-exposio, de exteriorizao da personalidade. O conhecimento objetivo um conhecimento sem um conhecedor, mas um conhecimento com um autor, particular e enviesado, posto que enquadrado dentro de uma perspectiva de codificao inundada por uma tcnica de representao e significao prprias de um autor ou de uma comunidade de autores. A questo ganha fundo diferente quando se pressupe o paradigma do processamento da informao. A idia da informao como tendo uma natureza ontolgica remonta s contribuies de Norbert Wiener um dos pais da computao moderna. Em sua obra Cibernetics (Wiener, 1999) ele afirma: (...) a quantidade de informao em um sistema a medida do seu grau de organizao, ento a entropia de um sistema a medida de sua desorganizao; e uma simplesmente a negao da outra 4.
3 Knowledge in an objective sense is a knowledge without knower. 4 (...) the amount of information in a system is a measure of its degree of organization, so the entropy of a system is a measure of its disorganization; and the one is simple the negative of the other.

Sendo a informao uma realidade objetiva na natureza, ento existe uma tcnica de modelagem do sujeito que anterior ao surgimento deste. Esta seria uma perspectiva teleolgica com a informao o universo dotado de propsito. A ordem organizacional um instrumento para a estruturao das coisas e para o desenvolvimento evolutivo talvez progressivo delas. Esta abordagem, por exemplo, coloca em foco toda a discusso sobre a gentica. Tem sido a perspectiva adotada por alguns geneticistas ao assumirem que os fatores informacionais do genoma so determinantes na estruturao da realidade biolgica e na conformao especfica dos seres vivos. Esta viso coloca um processo natural de subordinao no contexto da pesquisa quanto informao: a sociologia resumese biologia, que se resume qumica, que se resume fsica, cujo fundamento primeiro estaria nas leis de organizao das coisas, leis estas informacionais, segundo a viso de Stonier (1997) e Wiener (1999). Sobre a tecnologia da informao Pierre Levy (2000) descreve um episdio de uma pesquisa realizada no Ubequisto e no Quirguizisto pelo etnlogo Luria no incio do sculo XX. Na ocasio o etnlogo buscava comparar a cultura oral com a cultura escrita. Levy argumenta, com base nos trabalhos de Luria e de outros antroplogos, que indivduos de cultura escrita tm a tendncia de pensar por categorias enquanto as pessoas de culturas orais tendem a capturar a situao isto , sem um ordenamento classificatrio imposto por uma tcnica de enquadramento para representao. O mesmo aspecto constatado nos trabalhos do psiclogo russo Lev. Vygotsky(2007, 2007a). Para este autor, a formao superior da mente resultado do aprendizado social da linguagem. A imagem do mundo uma arte de representao lingstica. A vida em sociedade somente seria possvel pelo adequado domnio da tecnologia da linguagem. Tal perspectiva confere um carter ainda mais importante tecnologia da informao, como veculo de atuao do ser em sua prpria realidade. Em O Mundo Codificado (Flusser, 2007), tem-se uma representao ainda mais incisiva desta perspectiva. No captulo segundo de sua obra, ao tratar de temtica A Fbrica, Vilm Flusser afirma: Podem-se reconhecer os homens por suas fbricas. (p. 35). Ao aplicar sua tecnologia, o homem transforma a realidade e a si mesmo. Um sapateiro faz mais que construir sapatos; pelo seu ofcio faz de si mesmo um sapateiro. As fbricas so espaos de realizao das potncias humanas. Seu confinamento em

88

Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

Sobre a natureza da tecnologia da informao

oficinas produtivas foi efeito da Revoluo Industrial. A fbrica original o espao da relao do homem com o seu meio. A fbrica moderna no est confinada a coisas. O homem, artfice de seu universo, fabrica a realidade em que vive desde o momento em que a nomina. A construo dos conceitos com os quais precisa lidar na realidade mediatizada pela linguagem. Os signos so instrumentos do homem (MORRIS, 1964). Ao usar a informao, o homem liberta as possibilidade do real pela criao de novos aspectos na realidade. Mas, ao faz-lo, prende a si mesmo nesta nova construo. Por reter o mundo em forma de representao, sua viso passa a estar limitada pelas tcnicas que domina. A informao que usa e que produz , a um s tempo, seu instrumento e sua priso. A tecnologia da informao um ato de organizao ou de transformao da realidade para atender s necessidades do homem, dentro de sua possibilidade de enquadramento. Possibilidade esta que determinada por sua estrutura de conhecimento, por suas relaes de representao do mundo, por suas tcnicas. A abordagem tcnica parece incluir os processos de identificao, representao, armazenamento, codificao, recuperao e uso da informao. Colocam-se os aspectos idiogrficos e nomotticos da cincia como pressupostos para esta modelagem da realidade. Luiz Carlos B. Paternostro (1999) manifesta a opinio de que: as polmicas sobre a validade dos conhecimentos produzidos pelas atividades prticas frente aos derivados das cincias nomotticas so muito mais antigas. Nomotticas, aqui, no sentido da distino entre mtodo idiogrfico e nomottico, de Wilhelm Windelband: o idiogrfico trata do fato individual, como na histria ou na cartografia; o nomottico ocupa-se de leis gerais, como na fsica ou na matemtica. Alis, para Windelband, uma tal distino no se aplica aos objetos, ou fatos cognoscveis, mas aos objetivos: no que diz respeito ao seu tratamento do ponto de vista do conhecimento, os fatos se comportam de modo totalmente neutro, de maneira que os mesmos objetos podem ser examinados tanto de um ponto de vista nomottico como idiogrfico. Contudo, dependendo do procedimento escolhido, os fatos reconhecidos diferem radicalmente. As abordagem caracterizam tcnicas de enquadramento. A abordagem idiogrfica considera o fato como evento na natureza. A abordagem nomottica v o fato como uma exemplo da expresso de uma lei natural, um exemplar de uma constante informacional.

O esforo da cincia dirigido para a construo de modelos explicativos da realidade. Vista desta forma, a cincia se define como uma tcnica para codificao do mundo experimentado e teoricamente elaborado. Os comportamentos suportados no cdigo seriam representaes dos comportamentos encontrados na realidade. Um hiato entre o modelo e a realidade exige uma reviso do cdigo. Para Popper (1972), o registro dos conhecimentos destes cdigos gerados sobre a representao da realidade o substrato do mundo 3. E a codificao do mundo em objetos do mundo 3 no poderia ser feita sem uma precedente observao da realidade a ser codificada. Discutindo o assunto, Miranda (2003, p. 174) contextualiza o problema dentro da cincia da informao: (...) se no estamos em capacidade de definir a priori o que entendemos por informao, ento, a cincia de que trata o fenmeno levar-nos-ia a interpretaes e orientaes contraditrias e at conflitantes. (...) A rigor, a cincia da informao a julgar por sua origem pragmtica tem menos a ver com informao e mais com documentao (...) O conceito de documento tomado como um registro objetivo da realidade codificada pelo sujeito por meio de tcnicas especficas de manipulao da realidade. E continua Miranda (2003, p. 174): O conhecimento objetivo, assim concebido, seria uma coisificao ou a autonomia da informao de seu criador. Esta viso enquadra um aspecto significativo da informao: sua pragmtica. Siqueira (2008, p. 121) define: Registro a coisa para um sujeito, objeto. E comenta: A presena do objeto implica uma intencionalidade no sujeito que o percebe, que dirige sua ateno para ele. A existncia de um ente no mundo independente da existncia de um sujeito, mas a existncia de um registro, implica a existncia de um sujeito que o percebe como objeto de ateno. devido tcnica que objeto se torna registro. Somente na presena do sujeito ocorre a possibilidade da criao de objetos no mundo 3, mesmo que sua existncia posterior seja independente dele. Miranda (2003, p. 184) define a cincia da informao como: atividade que estuda o fenmeno dos registros de conhecimentos e trabalha pelo aperfeioamento das formas
89

Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

Andr Henrique Siqueira

de produo, armazenamento e uso (ou seja todo o ciclo informacional) do conhecimento registrado. A opinio no isolada. A histria da cincia da informao guarda sua origem na aplicao da tecnologia para o tratamento produtivo da informao. A cincia da informao relaciona-se com a tecnologia da informao ao situar no produtivo no dar finalidade, construir e usar meios para tal o seu arcabouo terico. Gigch e Pipino (1986) fornecem os elementos-chave para a compreenso desta relao. Estes autores analisam a metodologia aplicada cincia da informao e apontam para a necessidade de uma abordagem baseada em trs nveis: nvel epistemolgico, estratgico ou de metamodelagem representa o quadro conceitual, os conceitos primitivos utilizados na construo do conhecimento de uma determinada comunidade cientfica. Este nvel estabelece os fundamentos conceituais do constructor, busca investigar a origem do conhecimento, a identificao dos fenmenos que interessam disciplina, e justificar seus mtodos de raciocnio. Tais elementos autorizariam os enunciados filosficos de um constructo e apontam para o enunciar de sua metodologia. nvel cientfico, ttico ou de modelagem representa o espao de desenvolvimento de teorias. o nvel da construo dos modelos de observao utilizados para descrever, explicar e prever problemas e solues. nele que se desenvolvem os experimentos de validao e refutao de conceitos. Pode retroceder sobre o nvel epistemolgico sempre que as observaes apontarem inconsistncia nos conceitos herdados do nvel anterior quando se caracteriza um ropimento paradigmtico. nvel prtico, operacional ou de aplicao representa o espao de aplicao das teorias em soluo para problemas de ordem prtica. A cincia da informao deveria ser alvo das trs abordagens. Mas, por motivos histricos, ela surge como um resultado da aplicao de tcnicas de representao, uso e recuperao da informao, situando-se mais no nvel de aplicao que nos que o precedem. O resultado deste fenmeno histrico que a cincia da informao padece de uma ausncia epistemolgica, e caracteriza-se mais como tecnologia da informao que como cincia propriamente dita. Tem, insistentemente, ignorado aspectos importantes relacionados informao. Entre estes, o problema da tecnologia da informao como modelo conceitual.

O assunto mereceria reflexo no nvel epistemolgico consoante a proposta de Gicche e Pipino (1986). Nele a cincia da informao deveria construir e criticar os espaos de conceitos nos quais a informao possa ser investigada. Apareceriam da as linhas de pesquisa, reas correlacionadas de temas que versam sobre constructos comuns, no sentido proposto por Lakatos (1970). Um constructo o resultado da aplicao de tcnicas de observao e modelagem da realidade com fins de compreend-la. O constructo uma delimitao conceitual com objetivos de distino. Para a cincia da informao, a delimitao conceitual de assuntos, efetuada em um nvel epistemolgico, serviria para a definio de uma linguagem prpria, conceitualmente delimitada e referencialmente consistente com seus objetos de interesse e observao. Esta mesma linguagem sustentaria a possibilidade de uma observao enviesada da realidade aquela empreendida pela cincia da informao. Caracterizarse-ia a tcnica neste caso uma linguagem como um referencial epistemolgico para a cincia da informao. No nvel cientfico, a informao tratada como fenmeno observvel, que reclama explicao, modelagem e uso. As tcnicas de modelagem herdadas do nvel epistemolgico so desenvolvidas na forma de teorias e mtodos. O interesse do nvel cientfico a composio de modelos tericos, de leis de comportamento, de conjecturas acerca dos objetos e fenmenos, observveis pelo paradigma ou linha de pesquisa adotada. No nvel prtico, operacional ou de aplicao, surgem princpios de aplicao dos objetos de conhecimento gerados para a soluo de problemas que extrapolam o domnio da cincia da informao. um espao de fabricao social no qual os conhecimentos da cincia da informao podem ser articulados com os de outras disciplinas para a criao de solues aplicveis ao domnio de interesse considerado. A nfase produtiva herdada do nascedouro da cincia da informao fragiliza alguns de seus aspectos epistemolgicos. A primeira necessidade foi a sistematizao da informao, portanto uma necessidade de natureza tcnica. A motivao foi a de construir e utilizar tecnologias para o tratamento de imensos volumes de dados. Tais necessidades incluam a classificao, a organizao, o armazenamento e a recuperao. A cincia da informao surgiu nesta perspectiva - como tecnologia da informao. Apesar de sua origem pragmtica, apesar de nascer com uma natural vocao para tecnologia, a cincia da informao exige um contingente de reflexo filosfica. natural para qualquer disciplina cientfica pensar os seus fundamentos. Alm disso, os problemas criados a partir da relao do homem
Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

90

Sobre a natureza da tecnologia da informao

com a informao, mesmo no contexto do uso tecnolgico, reclamam investigaes multivalentes desde a reflexo filosfica at a ponderao tica relativa aos impactos sociais da informao. A RELAO DA tECnOLOgIA COM A InFORMAO No compndio The Quest for the Unified Theory of Information (HOFKIRCHNER,1999), encontra-se uma classificao para os modos como a informao pode ser encarada. Neste trabalho, caracteriza-se a informao dentro de trs aspectos: os aspectos sintticos relacionados s formas de tratamento da informao; os aspectos semnticos relacionados aos significados assumido pela informao; os aspectos pragmticos relacionados ao contextos de uso da informao. Esta abordagem baseada na semitica. Morris (1964, p. 219), um dos principais tericos da semitica, define: pragmtica aquela parte da semitica que trata do uso e efeito dos signos em relao ao comportamento no qual ele ocorre; semntica trata da significao dos signos dentro de todos os modos de significao; sinttica trata das combinaes de signos sem observar suas significaes especficas ou suas relaes com o comportamento dentro do qual eles ocorrem.5 A relao entre a informao e a tecnologia aparece em diferentes cenrios. oportuno considerar um problema filosfico referente ao fundamento epistemolgico da cincia da informao a cadeia do conhecimento, tambm denominada DIKW Chain (HEY, 2004). A origem desta classificao hierrquica pode ser encontrada no artigo de Milan Zeleny (1987), Management Support Systems: Toward Integrated Knowledge Management. Nele o autor argumenta contra o modelo de processamento de informao oriundo da cincia da computao. Diz ele:

Ns estamos atentos ao movimento acelerado desde o tradicional processamento eletrnico de dados (EDD) e sistemas de gerenciamento de informaes (MSS), na direo dos sistemas de suporte deciso (DSS), sistemas especialistas (ES) e inteligncia artificial (AI), e aqueles mais integrados e destinados a organizaes maiores, como os sistemas de suporte gesto. Esta rpida transio no nem artificial, nem temporal, e certamente no insignificante. Representa uma mudana poderosa e fundamental na relao homem-tecnologia desde dados e informaes para conhecimento e sabedoria. Enquanto dados e informaes so desconectados, parciais e atmicos por sua prpria natureza, conhecimento e sabedoria so holsticos, inter-relacionados e expressos por meio de padres de redes sistmicas, as quais so integradoras por definio6. A hierarquia dado, informao, conhecimento e sabedoria tem sido utilizada correntemente no mbito da cincia da informao com o propsito de fazer distines entre diferentes contextos informacionais. Tradicionalmente os conceitos so tomados da seguinte forma (ZELENY, 1987): dado signo(s) sem significado contextual, informao no processada; informao dado(s) com significado contextual; conhecimento informao coordenada e aplicada por um sujeito; sabedoria reflexes sobre o conhecimento. Esta hierarquia evoca um problema epistemolgico importante: o fundamento da cincia da informao o dado, no a informao. Os conceitos centrais da disciplina so definidos em termos do conceito fundamental de dado ainda que este seja extremamente obscuro. No texto (ZELENY, 1987), explcita a preocupao do autor com o relacionamento entre a tecnologia e o modo de tratamento da informao. Com base na perspectiva de Morris (1964) acerca da semitica e como modo de superao desta dificuldade conceitual de ter o dado como conceito central na cincia da informao,

5 pragmatics is that portions of semiotic which deals with uses, and effects of signs within the behavior in which they occur; semantics deals with the signification of signs in all modes of signifying; syntatics deals with combinations of signs without regard for their specific significations or their relation to the behavior in which they occur.

6 We are witness to the accelerated movement from the traditional electronic data processing (EDD) and management information systems (MSS), toward decision support systems (DSS), expert systems (ES) and artificial inteligence (AI), and their more integrated and enterprise-wide-versions like management support systems. This rapid transition is neither artificial, nor temporary, and certainly not insignificant. It represents and reflects fundamental and all-powerful shift in human-technological concerns from data and information towards knowledge and wisdom. While data and information are piecemeal, partial and atomized by their very nature, knowledge and wisdom are holistic, related to and expressed through systemic network patterns, integrative by definition (ZELENY, 1987, p. 59)

Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

91

Andr Henrique Siqueira

este artigo prope que a hierarquia da informao possa ser redefinida da seguinte forma: a informao sinttica aquela que no possui significado contextual. um signo sinttico cuja forma objeto de observao; a informao semntica aquela que possui significado contextual para um sujeito; a informao pragmtica aquela que est codificada e preparada para uso. uma informao manipulada por um sujeito com fins de utilidade planejada. Esta classificao, embora parea ser de natureza eminentemente lingstica, oferece uma coerncia importante com a noo de que a informao um princpio organizador da natureza (SIQUEIRA, 2008; STONIER, 1997; PARKER, 1974). Tomada a informao como fundamento de organizao das coisas, a sua expresso sinttica o dado, a sua expresso semntica a relao significativa para um sujeito e sua expresso pragmtica a codificao em um suporte para uso, o caso do conhecimento, codificado na mente pelas relaes neuronais, ou em um livro, pela codificao de letras; ou em um software, pela estruturao de mquinas de estados regidas pela lgica booleana dos bits. A classificao das tcnicas de tratamento da informao tambm poderia ser dada em relao aos mesmos conceitos de pragmtica, semntica e sintaxe. Pode-se definir: as tecnologias da informao sintticas ou de sintaxe so aquelas que lidam com dados. Estas tecnologias servem para a estruturao de formas semiticas que independem do contexto significativo em que ocorrem. Sua principal distino a manipulao de smbolos, antes que de significados. O tratamento de sinais e a manipulao de dados pelas mquinas so expresses de tecnologias de sintaxe; as tecnologias da informao semnticas so aquelas que contextualizam a informao em termos de um significado relacional e para um sujeito capaz de recuperar o contexto ao qual a codificao se refere; as tecnologias da informao pragmticas so aquelas codificadas para determinado uso por sujeitos capazes de recuperar seu aspecto semntico. Tais tecnologias geram os objetos no mundo 3 de Popper (1972) e oferecem as condies para a criao do conhecimento explicito (POLANY, 1962; 1967). Dentro desta perspectiva, possvel aplicar tcnicas de mapeamento de informao dentro de determinados
92

padres. Por exemplo, em muitos problemas de tratamento da informao comum o padro de uso seguinte: Tcnica pragmtica Tcnica semntica Tcnica sinttica Este padro caracterizado pelo tratamento do uso das informaes, para em seguida identificar como ela deve ser contextualizada e, em seguida, definir como ela possa ser representada. Este o padro tpico do desenvolvimento de sistemas em software. Primeiro so utilizadas tcnicas de caracterizao de necessidades e da natureza do problema. Depois aplicam-se tcnicas de modelagem para escolha dos significados consistentes com o domnio do problema e por fim a criao de estruturas de representao e manipulao de informaes na formas de smbolos lxicos capazes de padecer a representao na lgica booleana. Outros problemas podem ser classificados em padres diferentes: Tcnica semntica Tcnica pragmtica Tcnica sinttica ou ainda Tcnica semntica Tcnica sinttica Tcnica pragmtica O uso da classificao proposta por este trabalho possibilita a estruturao de padres de validao metodolgicos para a abordagem da informao em diferentes tipos de problemas. A identificao dos padres de tratamento da informao conforme necessidades semnticas, sintticas e pragmticas e a correta classificao das tcnicas dentro destas categorias servem como princpios para a captura, modelagem, registro e uso da informao. COnCLuSO A natureza da tecnologia mais do que meditica, construtiva. A tecnologia constri mais que modos de representao da realidade, mais do que meios de articulao da realidade pela ao humana. A tecnologia constri o homem. O que o ser , sua prpria essncia, resultado do uso da tecnologia na manipulao da informao. As sensaes do corpo so resultados sintticos da informao que percorrem os nervos para encontrar no crebro um tratamento semntico e pragmtico. Usando a tecnologia da informao com tanta intensidade desde os tempos primordiais o homem a fez desaparecer para si mesmo. A cegueira branca de Saramago no um episdio moderno. Teve incio no primeiro desenho, na primeira palavra, na primeira representao que o homem fez para abstrair a realidade e manipul-la em seus modos de mediao.

Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

Sobre a natureza da tecnologia da informao

A classificao da informao em sinttica, semntica e pragmtica possibilita o reenquadramento da informao como princpio organizador da natureza e lhe devolve o posto devido na cincia da informao. A relao estreita com a tecnologia da informao permite a obteno de padres de aplicao da tcnica, tendo por referncia o tipo de informao com a qual se est tratando. Deste modo, as tecnologias da informao podem ser sintticas, semnticas e pragmticas, conforme o tipo de informao com a qual esto lidando. A informao elemento fundamental na concepo humana do mundo. Graas a ela, erigiram-se a filosofia e a cincia, a arte e a religio. O que pareceu menos bvio, durante

anos, que a informao no acessvel sem a tcnica que manipula. Cegos em relao a este ponto, os homens utilizam a informao sem a necessria conscincia em relao ao tipo de problema com o qual lidam. Abstraram de tal modo o mundo, que se tornaram cegos dele. urgente repensar o modo como se lida com a informao, esclarece a tecnologia com a qual se trata e o propsito pelo qual est sendo usada. hora de pensar Saramago: Se podes olhar, v. Se podes ver, repara.

Artigo submetido em 11/05/2007 e aceito para publicao em 21/05/2008.

REFERNCIAS
BROCKMAN, J. Einstein, Gertrude Stein, Wittgenstein e Frankstein: reinventando o universo. So Paulo: Companhia das Letras, 1987 FLORIDI, L. Open problems in the philosophy of information . Metaphilosophy. Volume 35, n. Number 4, p. 554582. Blackwell Publishing. 2004. FLUSSER, V. Ensaio sobre a fotografia; para uma filosofia da tcnica. Lisboa: Relgio Dgua, 1998. FLUSSER. V. O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicao. So Paulo: Ed. Cosac Naify. 2007. GERBASE, Carlos. Flusser e Heidegger: as imagens tcnicas na Questo da Tcnica. In Sesses do Imaginrio. Nmero 6. Porto Alegre: FAMECOS / PUCRS. 2001. GIGCH, J. P. van; PIPINO, L. L. In search of a paradigm for the discipline of information systems. Future Comput. Syst., Maruzen Company Limited, Tokyo, Japan, v. 1, n. 1, p. 7197, 1986. ISSN 0266-7207. HEIDEGGER, M. The question concerning technology. In D. F. Krell (Ed.). Basic writings: Martin Heidegger (pp. 307-342). London, UK: Routledge, 1993. . Conferencias y artculos, pp. 9-37. Ediciones del Serbal, Barcelona, 1994. Disponvel em: http://www.heideggeriana.com. ar/textos/tecnica.htm. Acessado em: 14/05/2008. HEY, J. The Data, Information, Knowledge, Wisdom Chain: The Metaphorical link. 2004. Disponvel on-line: http://ioc.unesco. org/oceanteacher/oceanteacher2/02_InfTchSciCmm/ DIKWChain.pdf. Acessado em: 12/12/2007. HOFKIRCHNER, W. The quest for a unified theory of information. 2a. ed. Viena, Austria: Gordon and Breach Publishers, 1999. HOFSTADTER, D. I am a strange loop. 1a. ed. New York: Basic Books, 2007. 412 p. KUHN, T. S. A estrutura das revolues cientficas. 8a. ed. So Paulo: Perspectiva, 2003. LAKATOS, I. Criticism and the Growth of Knowledge: Proceedings of the International Colloquium in the Philosophy of Science, London, 1965. 1a. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1970. LEVY, P. As Tecnologias da Inteligncia. O futuro do pensamento na era da informtica. So Paulo: Editora 34, 2000. MIRANDA, A. Cincia da Informao - Teoria e Metodologia de uma rea em expanso. Braslia: Thesaurus Editora, 2003. MIRANDA, A.; SIMEO, E. Informao e Tecnologia: conceitos e recortes. Braslia: UnB, 2005. MORRIS, C. Signs, language and behavior. New York: George Braziller, 1964. PARKER, E. B. Information and society. In C. A. Cuadra & M. J. Bates (Eds.), Library and Information Service Needs of the Nation: Proceedings of a Conference on the Needs of Occupational, Ethnic, and other Groups in the United States (pp. 9-50). Washington, D.C.: U.S.G.P.O. 1974. PATERNOSTRO, L. C. Mnemotcnica e Tecnovidade, DataGramaZero, dez. 1999. Disponvel em: http://www.dgzero. org/dez99/Art_05.htm. Acessado em: 05/06/2007. POLANYI, M. Personal Knowledge . Towards a Post Critical Philosophy. London: Routledge, 1962. POLANYI, M. The Tacit Dimension, New York: Anchor Books, 1967. POPPER, K. R. Objective knowledge - An evolutionary approach. New York: Oxford University Press, 1972. POPPER, K. R.; ECCLES, J. C. O eu e seu crebro. 1a. ed. Campinas; Braslia: Papirus, UnB, 1991.

Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

93

Andr Henrique Siqueira

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira . 6 a. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. SHANNON, C. E. A mathematical theory of communication. Bell System Technical Journal, vol. 27, n. 3-4, p. 379423 and 623656, July and Oct 1948. SIQUEIRA, A. A lgica e a linguagem - Fundamentos para a arquitetura da informao. Dissertao de Mestrado. Braslia: UnB, 2008. STONIER, T. Information and meaning: an evolutionary perspective. 1a. ed. Nottingham: Springer-Verlag, 1997. 255 p. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. 1a. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007a. ______________. Pensamento e Linguagem. 2007. E-book Verso eletrnica criada por ebooksbrasil. Disponvel em: http://www. ebooksbrasil.org. WIENER, N. Cibernetics. Cambridge: The MIT Press, 1999. ZELENY, M. Management Support Systems: Toward Integrated Knowledge Management. In Human Systems Management, v 7. (1987) n1. p. 59-70. Disponvel on-line em : http://www.bnet. fordhan.edu/zeleny/pdf/mss.pdf . Acessado em : 20/03/2008.

94

Ci. Inf., Braslia, v. 37, n. 1, p. 85-94, jan./abr. 2008

También podría gustarte