Está en la página 1de 4

Definio de Educao a distancia

Educao a distncia o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos esto separados. Na expresso "ensino distncia a nfase dada ao papel do professor (como algum que ensina a distncia). A educao a distncia pode ter ou no momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espao e ou no tempo, mas podendo estar juntos atravs de tecnologias de comunicao. No ensino fundamental, mdio, superior e na ps-graduao. A maior parte das instituies que oferecem cursos distncia tambm o faz no ensino presencial. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento. Poderemos tambm oferecer cursos predominantemente presenciais e outros predominantemente virtuais. Estamos numa fase de transio na educao distncia. Muitas organizaes esto se limitando a transpor para as virtuais adaptaes do ensino presencial (aula multiplicada ou disponibilizada). Da comunicao off-line estamos evoluindo para um mix de comunicao off e on-line (em tempo real).
Para Garcia Aretio (1997), a educao a distncia sistema tecnolgico de comunicao bidirecional, que pode ser massivo e substitui a inteno pessoal na sala de aula entre professor e estudante, como meio preferencial de ensino pela sistemtica e conjunta de diversos recursos didticos e o apoio de uma organizao e tutoria que propiciam uma aprendizagem independente e flexvel.

A definio de Garcia a mais simples, pois sintetiza todos os pontos da educao a distancia, mostrando a distncia fsica entre professor e aluno, mas a presena constante do compartilhamento da educao por meio da comunicao. Mostra tambm que o aluno dever construir seu caminho seu conhecimento, por ele mesmo, de se tornar autodidata, autor e ator de suas praticas e reflexes.

Histrico

Educao a Distancia

Qual a histria do Ensino a Distncia?

O ensino a Distncia evoluiu atravs de diversas geraes (Moore & Kearsley, 1996). A partir da segunda metade do sculo XIX, a correspondncia ou o estudo em casa transformaram-se em uma forma legtima de instruo, devido ao desenvolvimento de servios postais baratos na Europa e nos Estados Unidos. Os instrutores passaram a emitir textos, guias de estudo e outros materiais impressos pelo correio aos estudantes que ganharam o crdito para terminar atribuies especficas com sucesso. O modelo de correspondncia transformou-se na primeira gerao de Ensino a Distncia, que ainda o mtodo predominante fora dos Estados Unidos. O advento de universidades abertas e o uso da transmisso e de mdia gravados representam a segunda gerao de Educao a Distncia. No final da dcada de 1960 e incio da dcada de 1970 educadores comearam a experimentar o uso de rdio, televiso, udio tape e telefone em combinao com guias de estudo e biblioteca local, fornecendo oportunidade educacional a estudantes que antes se encontravam geograficamente isolado de qualquer tipo de instruo. Desde o incio este tipo de ensinamento teve que enfrentar a desconfiana que seria uma oportunidade de menor aprendizado, e que o desenvolvimento de um sistema mais flexvel e dinmico seria muito mais atrativo. Vale destacar que a educao epistolar utilizada pela educao a distncia por correspondncia tem servido de base para as diversas opes que tem se materializado neste campo e que geralmente pretendem ampliar o acesso ao ensino, fruto de uma nova atitude pedaggica, que coloca o aluno em primeiro lugar e a instituio em segundo lugar, devemos lembrar que existe em primeiro lugar uma fila cada vez maior para as instituies que efetuam o ensino a distancia, a qual no deixa de ser um desafio mundial a implementao da mesma. A primeira tecnologia que permitiu o EAD foi escrita. A tecnologia tipogrfica, posteriormente, ampliou grandemente o alcance de EAD. Mais recentemente, as tecnologias de comunicao e telecomunicaes, especialmente em
2

sua verso digital, ampliaram ainda mais o alcance e as possibilidades de EAD. A inveno da escrita possibilitou que as pessoas escrevessem o que antes s podiam dizer e, assim, permitiu o surgimento da primeira forma de EAD: o ensino por correspondncia. As epstolas do Novo Testamento (destinadas a comunidades inteiras), que possuem ntido carter didtico, so claros exemplos de EAD. Seu alcance, entretanto, foi relativamente limitado at que foram transformadas em livros. O livro , com certeza, a tecnologia mais importante na rea de EAD antes do aparecimento das modernas tecnologias eletrnicas, especialmente as digitais. Com o livro (mesmo que manuscrito) o alcance do EAD aumentou significativamente em relao carta. Com o aparecimento da tipografia, entretanto, o livro impresso aumentou exponencialmente o alcance do EAD. Especialmente depois do aparecimento dos sistemas postais modernos, rpidos e confiveis, o livro tornou-se o foco do ensino por correspondncia, que deixou de ser epistolar. Mas o livro, seja manuscrito, seja impresso, representa o segundo estgio do EAD, independentemente de estar envolvido no ensino por correspondncia, pois ele pode ser adquirido em livrarias e atravs de outros canais de distribuio. Com o livro impresso temos, portanto, a primeira forma de EAD de massa. O surgimento do rdio, da televiso e, mais recentemente, o uso do computador como meio de comunicao vieram dar nova dinmica ao ensino distncia. Cada um desses meios introduziu um novo elemento ao EAD: O rdio permitiu que o som (em especial a voz humana) fosse levado a localidades remotas. Assim, a parte sonora de uma aula pode, com o rdio, ser remota. O rdio est disponvel desde o incio da dcada de 20, quando a KDKA de Pittsburgh, PA, tornou-se a primeira emissora de rdio comercial a operar. A televiso permitiu que a imagem fosse, junto com o som, levada a localidades remotas. Assim, agora uma aula quase inteira, englobando todos os seus componentes audiovisuais, pode ser remota. A televiso comercial est disponvel desde o final da dcada de 40. O computador permitiu que o texto fosse enviado com facilidade a localidades remotas ou fosse buscado com facilidade em localidades remotas. O correio eletrnico permitiu que as pessoas se comunicassem assincronamente, mas com extrema rapidez. Mais recentemente, o aparecimento de "chats" ou "bate-papos" permitiu a comunicao sncrona entre vrias pessoas. E, mais importante, a Web permitiu no s
3

que fosse agilizado o processo de acesso a documentos textuais, mas hoje abrange grficos, fotografias, sons e vdeo.

También podría gustarte