Está en la página 1de 68

DIREITO EMPRESARIAL II

DIREITO SOCIETRIO 1
Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida para servir de material de apoio aos alunos da cadeira Direito Empresarial

* O contedo da presente apostila no afasta a necessidade de leitura, pelo aluno, da bibliografia bsica sobre os termos abordados em aula e que fazem parte do contedo programtico do curso, devendo esta apostila servir to somente como uma forma de apoio no desenvolvimento dos estudos e pesquisas necessrios ao aproveitamento do curso. No se afasta, tambm, a existncia de entendimentos diversos dos constantes nessa apostila. * As interpretaes apresentadas nesta apostila podem conflitar com interpretaes adotadas por outros autores. * A presente apostila pode conter erros de digitao, o que impe o seu conflito com os textos legais.
Na elaborao deste resumo constam informaes das seguintes obras : Curso de Direito Comercial de Rubens Requio (So Paulo:Editora Saraiva, 25a edio revista e atualizada, 2003), Direito de Empresa no Novo Cdigo Civil de Ludio Camargo Fabretti (So Paulo: Editora Atlas, 2003), Curso de Direito Comercial de Fbio Ulhoa Coelho (So Paulo: Editora Saraiva, 2004, 8a edio, revista e atualizada), Novo Cdigo Civil Comentado sob coordenao de Ricardo Fiza (So Paulo : Saraiva, 1a edio, 10a tiragem, 2003)
1

___________________________________________________________________ 1 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

I O CONCEITO DE SOCIEDADE
- a atividade econmica empresarial pode ser exercida pelo empresrio solitariamente (que denominado empresrio individual ou empresrio em firma individual) ou atravs de sociedades empresrias.

a)O conceito de sociedade em contraposio ao conceito de associao - Rubens Requio aponta que o cdigo comercial de 1850 no definiu sociedade comercial. J o antigo cdigo civil (de 1916) conceituava genericamente, no seu artigo 1.363, que celebram contrato de sociedade as pessoas que mutuamente se obrigam a combinar seus esforos ou recursos, para lograr fins comuns - Importante que se destaque que o cdigo civil de 1916 no fazia distino entre sociedade e associao, mesmo porque, a Seo III do Captulo II de seu livro I intitulada como Das Sociedades ou Associaes civis, utilizando esses dois vocbulos como sinnimos - Se de um lado o termo genrico sociedade nos remete invariavelmente para a existncia de unio de esforos de um grupo de pessoas para a realizao e um fim comum, de outro lado temos que o termo sociedade utilizado pelo atual cdigo civil com um significado especfico, significado esse que deve ser compreendido frente diferenciao com o instituto da associao. - Fazer a comparao entre sociedade e associao no cdigo civil de 2002 proceder a anlise conjunta do constante dos seus artigos 53 e 981, que abaixo transcrevemos: Art. 53. Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos. Art. 981. Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados

___________________________________________________________________ 2 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Da leitura dos artigos acima transcritos, resta claro que a formao e funcionamento da sociedade e da associao esto baseados na unio de esforos entre pessoas para a realizao de um fim comum. No entanto, enquanto na associao esse fim no econmico (isto , no objetiva lucro, no objetiva ganhar dinheiro para ser dividido entre os scios mas, sim, fins filantrpicos, culturais, sociais, polticos ou de qualquer outro gnero), na sociedade o fim da unio de esforos entre as pessoas econmico (isto , a aquisio de lucro para ser repartido entre todos os scios). - Sociedade , assim, para o atual cdigo civil, a agregao de pessoas que possuem um objetivo em comum e se renem (contribuindo com bens ou servios) para consegui-lo com menor dificuldade, objetivando um contedo econmico. b)Espcies de sociedade - As sociedades previstas no direito civil podem ser qualificadas de acordo com a atividade econmica que desenvolvem, surgindo, a partir da, 2(duas) categorias de sociedade: as sociedades simples e as sociedades empresrias. - Como sociedades, ambas as categorias se enquadram na descrio abstrata do artigo 981 do Cdigo Civil, isto , ambas so reunies de pessoas com o objetivo de, contribuindo com bens ou servios, realizarem uma atividade econmica, isto , obter lucro atravs da realizao de uma atividade econmica. - O que diferencia essas duas categorias a atividade econmica que exercem. Faremos a diferenciao entre sociedades simples e sociedades empresrias conceituando esta ltima. - Sociedade empresria a espcie de sociedade que explora uma atividade de empresa, isto , que tem como objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio. - Lembremos que o artigo 966 considera empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios, excluindo, em seu pargrafo nico, da condio de empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica ou artstica, com ou sem auxiliares ou colaboradores (salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa).
___________________________________________________________________ 3 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Incluem-se como sociedade empresria, independentemente de exercerem ou no atividade empresarial, as sociedades annimas, por expressa disposio do pargrafo nico do artigo 982 do Cdigo Civil (Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e, simples, a cooperativa). - Dessa forma, sociedade empresria aquela que exerce atividade econmica de produo ou circulao de bens ou de servios, atividade essa que no seja o exerccio de profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica que no seja elemento de empresa. Por disposio legal (artigo 982 do CC), toda sociedade annima, independentemente de seu objeto, so sociedades empresrias. - Como exemplo de sociedade empresria, podemos citar 2(duas) pessoas que se unem (com bens ou servios) para a atividade econmica de produo ou comercializao de roupas. - Outro exemplo que podemos citar a unio de um advogado e um contador para a prestao de servios de assessoria empresarial (nesse caso, apesar de serem a advocacia e a contabilidade profisses intelectuais de natureza cientfica, esto sendo exercidas como elemento de uma empresa, que , no caso, a atividade organizada de assessoria jurdico-contbil a empresas. - J na categoria de sociedade simples se enquadram todas as sociedades que no exercem atividade econmica tpica de empresrio. Isto , todas as sociedades que no forem empresrias so, por excluso, sociedades simples. Incluem-se na categoria de sociedade simples, por disposio expressa do pargrafo nico do artigo 982 do CC, as cooperativas, independentemente de seu objeto. - Como ensina Rubens Requio, o perfil jurdico da sociedade simples se faz por excluso ou por determinao legal no ritmo do artigo 982 do Cdigo Civil - Como exemplo de sociedade simples, podemos citar 2(dois) advogados que unem seus esforos para a prestao de servio de advocacia. Como a advocacia uma profisso intelectual de natureza cientfica, e no est servindo como elemento de empresa (enquadrando-se no pargrafo nico do artigo 966 do CC), a sociedade no empresria e, portanto, simples.
___________________________________________________________________ 4 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Essa diferenciao entre sociedade empresria e sociedade simples consta do artigo 982 do Cdigo Civil: Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. - A forma como o cdigo civil trata as sociedades simples e empresrias totalmente compatvel com a adoo do sistema italiano de direito comercial que, numa tentativa de unificao do direito obrigacional, no faz diferenciao entre atividades comerciais e civis, mas adota a teoria da empresa como forma de reagrupar as sociedades, destinando tratamento diferenciado a algumas atividades de importncia econmica marginal (no empresrias), que so aquelas que constituem as sociedades simples.

II A PERSONALIZAO DAS SOCIEDADES


- as sociedades podem ser personalizadas e, assim, so pessoas distintas dos scios, titularizam os seus prprios direitos e obrigaes a) Natureza e conceito de pessoa Jurdica - Conceito :a pessoa jurdica o sujeito de direito inanimado e personalizado. - a natureza jurdica da pessoa jurdica objeto de vrias teorias, destacando-se 2(duas) : a teoria orgnica e a teoria da fico ou realidade objetiva. - a teoria orgnica defende que a pessoa jurdica tem uma preexistncia ao direito. Isto , para esta teoria, o direito no cria a pessoa jurdica, somente a reconhece. - a teoria da fico afirma que a pessoa jurdica criao do direito, no preexistindo ao direito. - Fabio Ulhoa Coelho aponta que a pessoa jurdica no preexiste ao direito, apenas uma idia, conhecida dos advogados, juzes e demais membros da comunidade jurdica, que auxilia a composio de interesses ou a soluo de conflitos.
___________________________________________________________________ 5 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- O sujeito de direito personalizado tem aptido para a prtica de qualquer ato, exceto o expressamente proibido; j o sujeito de direito despersonalizado (do qual so exemplos a massa falida universalidade formada pelos direitos e obrigaes de falido - e o esplio - universalidade formada pelos direitos e obrigaes de pessoa falecida -) somente pode praticar ato essencial ao cumprimento de sua funo ou o expressamente autorizado. - a sociedade personificada empresria e a sociedade personificada simples so, assim, sujeitos de direito, tendo aptido para a prtica de qualquer ato, exceo daqueles expressamente proibidos pelo direito positivo, possuindo autonomia obrigacional, patrimonial e processual, no se confundido com a pessoa dos seus scios. b) Quadro geral das pessoas jurdicas - as pessoas jurdicas so divididas em 2(dois) grandes grupos, que so : as pessoas jurdicas de direito pblico e as pessoas jurdicas de direito privado - o que diferencia esses grupos o regime jurdico a que se encontram submetidos. Enquanto as pessoas jurdicas de direito pblico esto submetidas ao regime jurdico de direito pblico (que tem como fundamental o princpio da supremacia do interesse pblico; neste regime as normas estabelecem desigualdade nas relaes jurdicas, para que o interesse geral prepondere sobre o particular) e, por bvio, as pessoas jurdicas de direito privado se submetem ao regime jurdico de direito privado (cujos princpios vigentes so os da autonomia da vontade e o da igualdade). - como pessoas jurdicas de direito pblico, temos as entidades estatais (da administrao pblica direta e indireta e fundacionais) e as empresas particulares concessionrias de servios pblicos). - como pessoas jurdicas de direito privado, temos as fundaes (nas fundaes o instituidor destaca do seu patrimnio um ou mais bens e manifesta a vontade no sentido de que os frutos da administrao deles sejam empregados na concretizao de determinado fim, normalmente de relevncia social ou cultural), as associaes (a agregao de pessoas que possuem um objetivo em comum e se renem para conseguilo com menor dificuldade, objetivando um contedo no-econmico) e as sociedades ( agregao de pessoas que possuem um objetivo em comum e se renem -contribuindo com bens ou servios - para consegui-lo com menor dificuldade, objetivando um contedo econmico).
___________________________________________________________________ 6 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

c) Efeitos da personalizao - o fato de serem pessoas jurdicas faz com que as sociedades empresria e simples adquiram certas caractersticas, quais sejam : titularidade obrigacional : sujeito ativo ou passivo de obrigaes e direitos. Isto , as obrigaes e direitos da sociedade no se confundem com as obrigaes e direitos dos seus scios titularidade processual : possui legitimidade para demandar e ser demandada em juzo. Isto , ser Autora ou R em aes judiciais responsabilidade patrimonial : h separao entre o patrimnio da sociedade e os patrimnios de seus scios. Respondem pelas obrigaes da sociedade, em princpio, apenas os bens sociais (bens da sociedade)

- Princpio da autonomia patrimonial : esse princpio tem como base a separao patrimonial entre os bens da sociedade e os bens dos scios; respondem pelas obrigaes da sociedade, em princpio, apenas os bens da sociedade. - Como exceo ao princpio da autonomia patrimonial, temos o instituto da desconsiderao da personalidade jurdica que permite que, em casos especficos previstos em lei, os scios respondam pessoalmente pelas obrigaes da sociedade.

d) Incio e trmino da personalizao das sociedades - Incio : a personalizao das sociedades empresarial e simples se inicia com o registro do contrato ou estatuto social no registro pblico competente artigo 45 do Cdigo Civil. - O registro competente para as sociedades simples o Registro Civil das Pessoas Jurdicas do local de sua sede artigo 998 do Cdigo Civil e artigo 1.150 do Cdigo Civil. - O registro competente para as sociedades empresrias o Registro Pblico das Empresas Mercantis do local de sua sede artigo 1.150 do Cdigo Civil.
___________________________________________________________________ 7 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Trmino : atravs de procedimento dissolutrio, que pode ser extrajudicial (por ato dos scios) ou Judicial (por deciso judicial). O processo dissolutrio tem basicamente 2(duas) fases : a liquidao (que visa a soluo das pendncias negociais da sociedade) e a partilha (que visa distribuir o acervo patrimonial, se houver, aos scios

III CLASSIFICAO DAS SOCIEDADES - Existem vrias classificaes para as sociedades, sendo que daremos destaca para as seguintes classificaes: a) em sociedades de pessoas e sociedades de capital; b) em sociedades contratuais e sociedades institucionais e c) em sociedades de responsabilidade limitada, de responsabilidade ilimitada e de responsabilidade mista d) em sociedades irregulares e sociedades de fato.

a) Sociedades de pessoas e sociedades de capital - essa classificao leva em considerao o grau de dependncia da sociedade em relao s qualidades subjetivas dos scios. - Sociedades de pessoas: so aquelas em que a realizao do objeto depende mais dos atributos individuais dos scios que da contribuio material que eles do. So sociedades de pessoas: as sociedades em nome coletivo (arts. 1.039 a 1.044/CC), as sociedades em comandita simples (arts. 1.045 a 1.051/CC), em razo de a elas ser aplicvel o artigo 1.003 do CC (aplicao subsidiria em razo do disposto nos artigos 1.040 e 1.046/CC). - Sociedades de capital: aquelas em que a contribuio material mais importante que as caractersticas subjetivas dos scios. So exemplos de sociedades de capital : a sociedade annima (art. 1.088/CC) e as sociedades em comandita por aes (arts. 1.090 a 1.092/CC). - A sociedade limitada (arts. 1.052 a 1.087/CC) pode ser tanto de pessoas como de capitais, dependendo do que constar no contrato social (ato constitutivo), conforme artigo 1.053/CC.
___________________________________________________________________ 8 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

b) Sociedades contratuais e sociedades institucionais - essa classificao leva em considerao o regime legal de constituio e dissoluo do vnculo societrio. - Sociedades contratuais: so constitudas por contrato entre os scios; so de origem contratual. So sociedades contratuais : a sociedade em nome coletivo, a sociedade em comandita simples e a sociedade limitada. - Sociedades institucionais: tambm se constituem por manifestao dos scios, mas no so revestidas de natureza contratual em razo da forma de vinculao que o direito positivo impe a essas sociedades. So sociedades institucionais: a sociedade annima e a sociedade em comandita por aes. - As sociedades contratuais so regidas pelo cdigo civil e as sociedades institucionais so regidas pela lei das sociedades annimas (Lei 6.404/76)

c) Sociedades de responsabilidade limitada, de responsabilidade ilimitada e de responsabilidade mista - leva em considerao a limitao ou no da responsabilidade dos scios em relao s obrigaes da sociedade. - em razo da personalizao (titularidade obrigacional, legitimidade processual e responsabilidade patrimonial), o patrimnio dos scios no se confunde com o da sociedade. - responsabilidade subsidiria: enquanto no exaurido o patrimnio social, no se pode cogitar de comprometimento do patrimnio do scio (benefcio de ordem - art. 1.024/CC), exceo da hiptese da parte final do artigo 990 do CC. - alm de subsidiria, a responsabilidade do scio pode ser LIMITADA ou ILIMITADA. - ilimitada a responsabilidade quando os scios respondem pelas obrigaes sociais, sem qualquer limitao, arcando com o valor integral da dvida da sociedade.
___________________________________________________________________ 9 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- limitada quando a responsabilidade quando os scios respondem pelas obrigaes sociais dentro de um limite, relacionado ao valor do investimento que se propuseram a realizar. - sociedades de responsabilidade ilimitada: aquelas em que todos os scios respondem integralmente pelas obrigaes sociais. Exemplo: sociedade em nome coletivo (art.1.039/CC). - sociedades de responsabilidade mista: aquelas em que apenas parte dos scios responde de forma ilimitada. Ex: sociedade em comandita simples (art. 1.045/CC) e sociedade em comandita por aes (art. 1.090/CC). - sociedades de responsabilidade limitada: aquelas em que todos os scios respondem de forma limitada pelas obrigaes sociais. Ex: sociedade limitada (art. 1.052/CC) e a sociedade annima.

d) Sociedades regulares, sociedades irregulares e sociedades de fato : - Essa classificao leva em considerao o preenchimento das imposies legais para a aquisio, pela sociedade, de personalidade jurdica prpria - Sociedades regulares: so aquelas que tm os seus respectivos atos constitutivos devidamente registrados no rgo registral competente, conforme determina os artigos 45 e 1.150 do CC - Sociedades irregulares: so aquelas que no tem o seu ato constitutivo registrado no rgo registral competente, no adquirindo, assim, personalidade jurdica prpria - Sociedades de fato: so aquelas que no possuem sequer um ato constitutivo (contrato social), deixando os scios de reduzir a escrito seu ajuste - Tanto as sociedades irregulares quanto as sociedades de fato so regidas pelas normas da sociedade em comum, constantes nos artigos 986 a 990 do CC, conforme determina o artigo 986 do CC.

___________________________________________________________________ 10 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

IV AS SOCIEDADES EM ESPCIE
- As sociedades dividem-se em sociedades simples e sociedades empresrias - Sociedades simples so aquelas que no exercem atividade empresria, isto , no se enquadram na atividade econmica empresria conceituada no artigo 966 do CC. As sociedades cooperativas so, por disposio legal (art. 982, pargrafo nico,CC), sempre sociedades simples, independentemente de seu objeto - Sociedades empresrias so aquelas que exercem atividade empresria, isto , que se enquadram na atividade econmica empresria conceituada no artigo 966 do CC. As sociedades por aes (sociedades annimas e sociedades em comandita por aes) so, por disposio legal (art. 982, pargrafo nico, CC), sempre sociedades empresrias, independentemente de seu objeto.
Pessoas Jurdicas de Direito Privado Soc.No personificadas : - Soc. em Comum - soc. em conta de participao Associaes Fundaes Sociedades

personificadas Empresrias

Simples

Soc. em nome coletivo

Soc. em comandita simples

Soc. Limitada

Soc. em comandita por aes Soc. Annima

___________________________________________________________________ 11 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- O artigo 983 do CC impe que as sociedades empresrias devem ser constitudas sob um dos tipos previstos nos artigo 1.039 a 1.092, ou seja : Sociedade em nome coletivo (arts. 1.039 a 1.044), Sociedade em comandita simples (arts. 1.045 a 1.048), Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.086), Sociedade Annima (art.1.088 e 1.089/CC e Lei 6.385/76) ou Sociedade em comandita por aes (arts. 1.090 a 1.092/CC e Lei 6.385/76) - O mesmo artigo 983 do CC tambm determina que as sociedades simples podem (faculdade) se constituir sob a forma de um dos tipos de sociedades empresrias previstos nos artigos 1.039 a 1.092 do CC ou sob a forma prpria de sociedade simples - A despeito do campo de estudo do direito comercial se limita regulao da atividade econmica de natureza empresarial, o estudo da regulamentao sobre as sociedades simples importante em razo de sua aplicao subsidiria em relao aos diversos tipos de sociedades empresrias, como consta dos artigos 1.040/CC (para a sociedade em nome coletivo), 1.046/CC (para a sociedade em comandita simples) e 1.053/CC (para a sociedade limitada) - Para as sociedades, sejam simples, sejam empresrias, que no tm inscritos os seus atos constitutivos (contrato social) nos rgos competentes (Junta Comercial para as sociedades empresrias e Cartrio de Registro das Pessoas Jurdicas para as sociedades simples), isto , as sociedades irregulares e as sociedades de fato (vide classificao das sociedades), so regidas pelas regras das Sociedades em comum previstas nos artigos 986 a 990/CC.

1- Sociedades no personificadas
- O artigo 45, caput, do CC determina que a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado (associaes, fundaes e sociedades) se inicia com o registro dos respectivos atos constitutivos nos competentes rgos registrais. - Para as associaes e fundaes o rgo competente para o registro dos respectivos atos constitutivos no registro civil das pessoas jurdicas.

___________________________________________________________________ 12 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Para sociedades simples a competncia do registro civil das pessoas jurdicas e para as sociedades empresrias o registro pblico das empresas mercantis (Junta Comercial), conforme artigo 1.150 do CC. - Uma vez no registrados os atos constitutivos, a sociedade ser considerada no personificada e ser regido pelas regras inerentes Sociedade em Comum (arts. 986 a 990 do CC). - As sociedades em conta de participao tambm so consideradas sociedades no personificadas e regidas por regras especficas constantes dos artigos 991 a 996 do CC.

a) Sociedade em comum - Enquanto no inscritos seus atos constitutivos no registro prprio, a sociedade no adquire personalidade jurdica e ser regida pelas disposies referentes sociedade de fato denominada pelo CC de sociedade em comum (art.986/CC). - No estando a sociedade personificada juridicamente, ela no tem capacidade jurdica para adquirir direitos e assumir obrigaes, no sendo, portanto, uma pessoa jurdica e, conseqentemente, no lhe aplicvel a autonomia patrimonial, isto , no possvel separar o patrimnio da sociedade do patrimnio particular dos scios. - Prova da existncia da sociedade: os scios, entre si ou em relao a terceiros, s pode fazer prova da existncia da sociedade atravs de documento escrito. J terceiros podem fazer prova da existncia da sociedade por qualquer forma (por escrito ou por provas orais) art. 987 do CC. - Titularidade dos bens e dvidas: os scios so considerados titulares dos bens destinados atividade da sociedade e das dvidas contradas pela sociedade art. 989 do CC. - Responsabilidade dos scios pelas dvidas da sociedade: os bens sociais (bens destinados ao exerccio da atividade econmica) respondem pelos atos de gesto (atos de gerir a atividade, atos que tem por objetivo que a sociedade exera os seus objetivos) de qualquer dos scios;

___________________________________________________________________ 13 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

benefcio de ordem art. 1.024/CC os bens pessoais dos scios s respondero pelas dvidas da sociedade em comum se os bens sociais no forem suficientes para garantir toda a dvida. Exceo ao benefcio de ordem art. 990, parte final, do CC o scio que pactuou contratos pela sociedade se responsabilizar pessoalmente pela dvida independentemente de prvia verificao de capacidade dos bens sociais de suprir a dvida. Todos os scios respondem solidria (qualquer um pode ser demandado por todo o valor da dvida) e ilimitadamente (sem qualquer limitao de valor) pelas dvidas (obrigaes) da sociedade, se os bens sociais no forem suficientes para cumprir a dvida (benefcio de ordem) art.990/CC. J o scio que contratou pela sociedade no ter sequer o benefcio de ordem (art. 1.024/CC), podendo ter diretamente consumido o seu patrimnio particular para o pagamento de dvida (obrigao) da sociedade.

- A administrao da sociedade comum a todos os scios, mas podem os scios pactuar expressamente limitao de poderes a algum ou a vrios scios. Os bens da sociedade respondem pelas obrigaes contradas com afronta limitao de poderes, desde que o terceiro contratante conhea tal limitao ou deva conhecela. Se o terceiro conhecia a limitao de poderes e assim mesmo pactou o contrato com afronta a essa limitao (isto , o scio contratante no tinha o poder de contratar pela sociedade), somente o scio que contratou ser responsvel pela dvida, no podendo o terceiro atingir os bens sociais da sociedade ou os bens pessoais dos demais scios art. 989 /CC.

___________________________________________________________________ 14 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

SOCIEDADE EM COMUM

Sem registro do ato constitutivo (art. 986)

BENS E DVIDAS Exceo:dvidas contradas com afronta expressa limitao de poderes e em que o terceiro que contratou tinha ou deveria ter conhecimento da limitao art. 989 do CC REGRA : os scios so TITULARES em comum (so coproprietrios dos bens e co-responsveis pelas dvidas) art. 988/CC

Dvida

Responsabilidade direta do Scio que contratou pela Sociedade


(art. 990, parte final, do CC)

OU

Bens da sociedade respondem pela dvida (art. 1.024 e 990/CC)

Se bens da sociedade forem insuficientes Opo do credor Responsabilidade solidria e ilimitada de todos os scios podem ser responsabilizados com os patrimnios pessoais por toda a dvida e sem limitao de valor (art. 999, parte final, do CC)

___________________________________________________________________ 15 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

b) Sociedade em conta de participao

- tambm uma das espcies de sociedade no personificada - caracterizada por um contrato de participao (que independe de qualquer formalidade e pode provar-se por todos os meios de prova admitidos em direito art. 992) que vincula o scio ostensivo e o scio participante - scio ostensivo : - aquele que se apresenta ao mercado, regularmente estabelecido, inscrito no registro pblico e reparties competentes na forma da lei e com documentos livros contveis e fiscais. Isto , o scio que exerce o objeto social (o objetivo, a finalidade, a atividade econmica) da sociedade em seu nome individual e sob sua prpria e exclusiva responsabilidade. - o scio ostensivo aquele que realiza todos os negcios ligados atividade, em seu prprio nome, respondendo por eles de forma pessoal e ilimitada - scio participante : - so investidores. Investem na atividade econmica exercida pelo scio ostensivo, mas no exercem a referida atividade econmica, no podendo tomar parte nas relaes entre o scio ostensivo e terceiros. - perante terceiros que contratam com o scio ostensivo, o scio participante no aparece, sendo somente um investidor na explorao da atividade econmica - Objeto da sociedade : o scio ostensivo tem contrato (art. 992/CC) com o scio participante pelo qual este (o scio participante) se obriga a prestar determinada soma a serem empregadas na atividade econmica do scio ostensivo e, em contrapartida, o scio participante credor em eventual resultado positivo (lucro) da atividade econmica do scio ostensivo - Caractersticas do contrato : natureza secreta : o ato constititivo (contrato de participao) no precisa ser levado a registro (art. 992/CC) contrato de participao pode ser provado por qualquer meio de prova admitido em direito (art. 992/CC)

___________________________________________________________________ 16 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

contrato de participao produz efeito somente entre os scios (art. 992/CC) Eventual registro do contrato de participao em qualquer rgo registral no confere personalidade jurdica sociedade, que ser sempre despersonificada (art. 993/CC)

- Responsabilidades dos scios : Scio Ostensivo : tem responsabilidade pessoal e ilimitada em relao a terceiros art. 991/CC Scio Participante : obriga-se exclusivamente com o scio ostensivo, na forma prevista no contrato de participao. No tem responsabilidade em relao a terceiros art.991, pargrafo nico, do CC Exceo : o scio participante no pode tomar parte nas relaes do scio ostensivo com terceiros. Mas, se tomar parte nessas relaes (interferindo de qualquer forma perante terceiros) passa a responder solidariamente com o scio ostensivo em face das obrigaes contradas em razo de tal relao com terceiro art. 993, par. nico, CC

- Salvo se houver previso diferente no contrato de participao, o scio ostensivo no poder admitir novo scio sem o consentimento expresso dos demais scios participantes art. 996/CC. - na hiptese de eventual omisso, aplica-se s sociedades em conta de participao as normas jurdicas destinadas s sociedades simples, naquilo em que com ela for compatvel. Isto , para determinada matria referente s sociedades em conta de participao que no possuir regra especfica nos artigos 991 a 996 do CC (captulo destinado s sociedades em conta de participao), vai se aplicar o constante nos artigos 997 a 1.038 do CC (captulo destinado s sociedades simples), desde que no incompatvel com as normas especficas sociedade em conta de participao art. 996/CC. - Patrimnio da sociedade em conta de participao: na forma do artigo 994 do CC, a contribuio do scio participante, com a contribuio do scio ostensivo, constitui patrimnio especial (que objeto da conta de participao relativa aos
___________________________________________________________________ 17 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

negcios da sociedade), sendo certo que esta especializao do patrimnio produz efeitos somente em relao aos scios, no a terceiros

- Falncia dos scios : do scio ostensivo : acarretar a dissoluo da sociedade em conta de participao com a liquidao (comparao entre o ativo e o passivo a fim de se verificar se h alguma sobra) da conta, sendo que em havendo algum saldo na liquidao, este se constituir em crdito quirografrio (isto , crdito simples, sem preferncia no juzo de falncia) art. 994, par. 2o, CC do scio participante : contrato social fica sujeito s normas que regulam os efeitos da falncia nos contratos bilaterais do falido art. o 994, par. 3 , CC

- Dissoluo : liquidao pela medida judicial de prestao de contas (arts. 914 a 919 do Cdigo de Processo Civil) e no por ao de dissoluo de sociedade - Nome : a sociedade em conta de participao no possui nome empresarial

2 As sociedades Personificadas

- As sociedades personificadas so aquelas que tm os seus respectivos atos constitutivos registrados nos competentes rgos registrais. - O artigo 45, caput, do CC determina que a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado (associaes, fundaes e sociedades) se inicia com o registro dos respectivos atos constitutivos nos competentes rgos registrais.

___________________________________________________________________ 18 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Uma vez personificada (isto , uma vez sendo pessoa jurdica), aplicam-se s sociedades as caractersticas de : titularidade obrigacional : sujeito ativo ou passivo de obrigaes e direitos. Isto , as obrigaes e direitos da sociedade no se confundem com as obrigaes e direitos dos seus scios. titularidade processual : possui legitimidade para demandar e ser demandada em juzo. Isto , ser Autora ou R em aes judiciais. responsabilidade patrimonial : h separao entre o patrimnio da sociedade e os patrimnios de seus scios. Respondem pelas obrigaes da sociedade, em princpio, apenas os bens sociais (bens da sociedade).

- Para sociedades simples (aquelas que no tem como finalidade o exerccio de atividade
empresria nos moldes do artigo 966 do CC e as sociedades cooperativas independentemente de seus objetivos, conforme determina o artigo 982, caput e pargrafo nico) a competncia

do registro civil das pessoas jurdicas. - Para as sociedades empresrias (aquelas que tem como finalidade o exerccio de
atividade empresria nos moldes do artigo 966 do CC e as sociedades por aes independentemente de seus objetos, tambm conforme determina o artigo 982 do CC), a

competncia do registro pblico das empresas mercantis (Junta Comercial), conforme artigo 1.150 do CC. - Como determina o artigo 983 do CC, a sociedade empresria deve constituir-se, necessariamente, sob uma das formas (tipos) previstos nos artigos 1.039 a 1.092/CC, isto : sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade annima ou sociedade em comandita por aes. Trata-se de rol taxativo (no exemplificativo), no havendo como se cogitar na existncia de sociedade empresria personificada sob forma diferente das acima citadas.

___________________________________________________________________ 19 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

2.1) SOCIEDADE SIMPLES a) Conceito - uma categoria de sociedade. - Sociedade , conforme artigo 981 do Cdigo Civil, a agregao de pessoas que possuem um objetivo em comum, de contedo econmico e se renem (contribuindo com bens ou servios) para alcan-lo com menor dificuldade. - como j vimos, as sociedades personalizadas (que possuem personalidade jurdica, conforme artigo 45, caput, do Cdigo Civil) dividem-se em 2(duas) categorias, as sociedades simples e as sociedades empresrias. - as sociedades empresrias so aquelas que, conforme artigo 982 do Cdigo Civil, tm como objeto o exerccio de uma atividade tpica de empresrio sujeito a registro, isto , atividade econmica profissional de produo ou circulao de bens ou servios (excetuando-se o exerccio de atividades profissionais intelectuais, de natureza cientfica, literria ou artstica, desde que o exerccio da profisso nao constitua elemento de empresa) artigo 966, caput e pargrafo nico, do CC. Ressalte-se que, independentemente do objeto, as sociedades por aes (sociedade annima e sociedade em comandita por aes) so, por determinao legal (art. 982, pargrafo nico, do CC), sempre empresrias. - J as sociedades simples so, por excluso, todas as sociedades personalizadas que no se enquadrarem no conceito de sociedades empresrias artigo 982, caput, parte final, do CC. - Por determinao legal (art.982, pargrafo nico, do CC), todas as cooperativas (aquelas criadas por pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou srvios para o exerccio de uma atividade de proveito comum e sem objetivo de lucro, havendo, na realidade o proveito comum resultante do esforo solidrio dos cooperados Lei 5.764/71, art. 3o) so sociedades simples. b) Forma de constituio - As sociedades simples se constituem atravs de contrato escrito, sob a forma particular ou pblica. Exige-se, assim, uma constituio formal art. 997/CC - o contrato social (ato constitutivo da sociedade simples) tem, conforme parte final do caput do artigo 997 do CC, o seguinte contedo obrigatrio:
___________________________________________________________________ 20 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- se os scios forem pessoas fsicas: nome, nacionalidade, estado civil, profisso e residncia dos scios; - se os scios forem pessoas jurdicas: a firma ou denominao, nacionalidade e sede; - denominao, sede e prazo da sociedade; - capital da sociedade, expresso em moeda corrente; - a quota de cada scio no capital social, e o modo de realiz-la (forma de integralizao, de pagamento de sua participao societria); - as prestaes a que se obriga o scio, cuja contribuio consista em servios; - as pessoas naturais (fsicas) incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies; - participao de cada scio nos lucros e nas perdas (o art. 1.008 do CC determina que nula a clusula que exclua qualquer scio de participar dos lucros e das perdas); - se os scios respondem, ou no, subsidiariamente (vide art. 1.024/CC), pelas obrigaes sociais. - vinculao ao contrato social: o artigo 997, pargrafo nico, do CC determina que no gera efeitos em relao a terceiros qualquer pacto separado que seja contrrio ao disposto no instrumento de contrato. - o ato constitutivo (contrato social) deve ser levado a registro, no prazo de 30(trinta) dias a partir da data de sua constituio, no Registro Civil das Pessoas Jurdicas do local da sede da sociedade art. 998, caput, do CC. sobre as conseqncias do registro fora do prazo, analisar o item III - O Registro dos Empresrios na apostila de Direito Empresarial I. - Se a sociedade simples tambm instituir sucursal, filial ou agncia na circunscrio de outro Registro Civil das Pessoas Jurdicas, dever tambm proceder ao registro da filial (sucursal ou agncia) no Registro Civil das Pessoas Jurdicas do local onde se encontra estabelecida a filial art.1.000/CC Sempre constituio de filial (sucursal ou agncia) deve ser averbada no Registro Civil da sede da sociedade art. 1.000, pargrafo nico, do CC.
___________________________________________________________________ 21 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

b) Forma clssica x adoo de forma de um dos tipos de sociedade empresria: - o artigo 983 do CC permite que a sociedade simples se constitua em conformidade com um dos tipos de sociedades empresrias (sociedade em nome coletivo, sociedade limitada, sociedade em comandita simples, sociedade annima e sociedades por aes) ou mantenha a forma clssica de sociedade simples (disciplinada pelos artigos 997 a 1.038 do CC). - se a sociedade simples optar por se constituir sob a forma de um dos tipos de sociedade empresria, ento dever subordinar-se s regras que so prprias ao tipo que escolheu. - independentemente da forma como se constituir, o contrato social dever ser sempre registrado no Registro Civil das Pessoas Jurdicas do local de sua sede art. 998/CC h, entretanto, opinies no sentido de que, adotando a forma de um dos tipos de sociedade empresria, o registro deveria ser procedido no Registro Pblico das Empresas Mercantis.

c) Modificao no contrato social - Quorum: art. 999/CC - para as modificaes que tenham por objetivo matria indicado no artigo 997/CC, deve haver consentimento (concordncia) de todos os scios - para demais modificaes, necessria maioria absoluta de votos (art.1.010, par. 1o , CC -> para a formao da maioria absoluta so necessrios votos correspondentes a mais de metade do capital), salvo se o contrato social determinar a necessidade de concordncia da unanimidade dos scios; - Formalidade das modificaes: todas modificao no contrato social dever ser averbada no registro da sociedade, tambm no prazo de 30(trinta) dias a partir da data de realizao da alterao art. 999, pargrafo nico, do CC.

___________________________________________________________________ 22 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

d) Direitos e Obrigaes dos scios: - Obrigaes: as obrigaes dos scios iniciam-se imediatamente com a assinatura do contrato social (se o contrato social no fixar outra data) e terminam quando, liquidada a sociedade (arts.1.033 a 1.038/CC), se extinguirem as responsabilidades sociais art.1.001/CC. - Cesso das quotas sociais: para que se realize a cesso, total ou parcial, das quotas sociais, deve haver o consentimento de todos os scios e a correspondente modificao do contrato social, com a averbao no registro art. 1.003 e 999, pargrafo nico, ambos do CC. - Responsabilidade do scio cessionrio de quotas: o scio cedente responde solidariamente com o cessionrio pelas obrigaes que tinha como scio, perante a sociedade e terceiros, por at dois anos a partir da averbao da modificao contratual art. 1.003, pargrafo nico, do CC. - Contribuio do scio: o scio pode contribuir com capital ou com servio (conforme se extrai dos artigos 1.005 e 1.006 do CC), com as seguintes caractersticas: - o scio que, com o objetivo de integralizar (pagar) as quotas que subscreveu (quotas a que se comprometeu o scio a adquirir) no contrato social, transmitiu sociedade o domnio (propriedade), a posse ou o uso de um bem, responde pela evico (isto , pela perda do direito sobre o imvel por motivo fundado em ato anterior transmisso desse direito sociedade) art. 1.005/CC - o scio que, com o objetivo de integralizar as quotas que subscreveu no contrato social, cede crdito de que possuidor, responde pela solvncia do devedor (se o devedor do crdito que foi transmitido no possuir bens para responder pela obrigao, ento o scio que cedeu tal crdito responsvel pelo valor do crdito cedido) art. 1.005, parte final, do CC - o scio cuja contribuio consista em servios, no pode, salvo previso em contrrio no contrato social, empregar-se em atividade estranha sociedade, sob pena de ser privado de seus lucros e de ser excludo da sociedade art. 1.006/CC

___________________________________________________________________ 23 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

e) No cumprimento da obrigao pelo scio - Caso o scio no cumpra com a obrigao estabelecida no contrato social, dever a sociedade notifica-lo, sendo que, deixando de cumprir a obrigao nos trinta (30) dias seguintes notificao, o scio responder perante a sociedade pelo dano ocorrido em razo da mora art.1.004/CC. -Verificada a mora (isto , o no cumprimento da obrigao pelo scio no prazo de 30 dias a partir da notificao), poder a maioria dos demais scios preferir, ao invs da indenizao prevista no artigo 1.004/CC, a excluso do scio remisso (scio em mora) ou reduzir as suas quotas ao montante j realizado (reduzir quantidade de obrigao que o scio j cumpriu), aplicando-se a correspondente reduo do capital social da sociedade, salvo se os demais scios suprirem o valor da quota (conforme art. 1.031, par. 1o, CC).

f) Participao do scio - o scio participa dos lucros e das perdas na proporo de suas respectivas quotas, salvo previso diferente no contrato social art. 1.007, parte inicial, do CC Ex. o scio que detentor de metade das quotas sociais ter direito 50% dos lucros. - o scio cuja contribuio consista em servios somente participa dos lucros na proporo da mdia do valor das quotas,salvo previso diferente no contrato social art.1.007, parte final,do CC Ex.: Numa sociedade de 4 scios, com 3 scios capitalistas e 1 scio de servios, em que o scio A tem direito a 60% dos lucros, o scio B tem direito a 30% e o scio C a 10%, o scio de servios, quando nico,dever receber 33,33% dos lucros distribudos ( 60 + 30 + 10 / 3 = 33,33) , cuja participao dever ser debitada, tambm proporcionalmente, do quinho dos demais scios. - Previso em contrrio no contrato social capaz de afastar as regras constantes no artigo 1.007/CC, no entanto, conforme artigo 1.088/CC, nula a estipulao contratual que exclua qualquer scio dos lucros e das perdas.

___________________________________________________________________ 24 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

g) Responsabilidade do scio pelas obrigaes sociais: - se a sociedade simples adotar a forma clssica (isto , se no optar por se constituir sob um dos tipos de sociedades empresrias) e os bens da sociedade forem insuficientes para cobrir a dvida (ver artigo 1.024/CC, que trata do benefcio de ordem), ento os scios respondem pelo saldo (diferena entre o valor total das dvidas e o valor dos bens da sociedade) na proporo em que participem das perdas sociais, salvo se houver, no contrato social, clusula de responsabilidade solidrio (quando, ento, qualquer scio poder ser cobrado pela totalidade do saldo) art. 1.023/CC - no entanto, se a sociedade optar por se constituir sob um dos tipos de sociedades empresrias, ento aplicar-se- a regra de responsabilidade tpica do tipo que foi escolhido (j que o artigo 983 prev que a sociedade simples, uma vez optando por se constituir sob a forma de determinado tipo de sociedade empresria, subordina-se s normas que so prprias do tipo escolhido) - Na forma clssica : o scio admitido em sociedade j constituda, tambm responsvel por dvidas da sociedade anteriores sua admisso, conforme artigo 1.025/CC (vide tambm a regra constante do pargrafo nico do art. 1.003 do CC) Sendo o scio devedor de terceira pessoa (credor), o credor poder: - Requerer que a execuo da dvida recaia sobre o valor que couber ao scio devedor nos lucros da sociedade art.1.026, caput, do CC - requerer a liquidao da quota do devedor, cujo valor ser levantado com base na situao patrimonial da sociedade (verificada atravs de balano especialmente levantado) na data da liquidao da quota art. 1.027, pargrafo nico, do CC

___________________________________________________________________ 25 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

g) Administrao da sociedade simples - o(s) administrador(es) de uma sociedade simples pode ser ou no scio. - Observao: caso a sociedade simples opte, na forma da parte final do caput do artigo 983/CC, pela constituio sob a forma de um dos tipos de sociedade empresria, ento ir se subordinar s normas que so prprias ao tipo que escolheu. Se, por exemplo, escolheu a forma de sociedade limitada (arts.1.052 a 1.087/CC),caso no haja permisso expressa no contrato, a administrao somente poder ser feita por scio (art. 1.061/CC). - No especificando de forma diversa o contrato social, a administrao da sociedade compete separadamente a cada um dos scios art. 1.013/CC. - Quando, em razo de lei ou de contrato social, competir aos scios, conjuntamente, decidir sobre os negcios da sociedade, ento as deliberaes (decises) sero tomadas por maioria de votos, contados segundo o valor das quotas de cada um, com as seguintes peculiaridades: art. 1.010/CC. - para a formao da maioria absoluta so necessrios votos correspondentes a mais de metade do capital social. - se houver empate, ento prevalece a vontade do maior nmero de scios (isto ocorre porque, por exemplo, 50% do capital social pertence a 1 s scio e os outros 50% pertencem a 3 scios. Assim, havendo empate no cmputo da quantidade de capital social, ento prevalecer a vontade da maioria (em termos de quantidade de scios e no de capital) dos scios. - se persistir o empate, ento a deciso dever ser dada por um Juiz.

- Responde por perdas e danos (indenizao), o scio que, tendo em algum negcio (operao) interesse contrrio ao da sociedade, participar da deliberao que aprove o negcio que lhe interessava (contrrio aos interesses da sociedade) graas ao seu voto art.1.011/CC.

___________________________________________________________________ 26 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Formalidade da nomeao do Administrador : - a designao do administrador deve ser feita no contrato social (conforme artigo 997, VI, do CC). - no entanto, o artigo 1.012/CC permite tambm que o administrador seja nomeado atravs de instrumento em separado (fora do contrato social), devendo o administrador nomeado averbar o instrumento de nomeao margem da inscrio da sociedade no registro competente, sob pena de responsabilidade do administrador, pessoal e solidria com a sociedade, em relao aos atos praticados antes de requerer a averbao. - Obrigaes do Administrador: - averbar o instrumento de nomeao margem da inscrio da sociedade art. 1.012 do CC. - ter o cuidado e a diligncia que todo homem ativo e probo costuma empregar na administrao de seus prprios negcios art. 1.011/CC. - Responde por perdas e danos (indenizao) perante a sociedade o administrador que realizar operaes, sabendo ou devendo saber que estava agindo em desacordo com a maioria art. 1.013, pargrafo o 2 , do CC . - Atos do(s) Administrador(es): - No silncio do contrato social, os administradores podem praticar todos os atos pertinentes gesto da sociedade art. 1.015/CC - No que couber (isto , no que no for incompatvel), aplicam-se atividades dos administradores as normas jurdicas referentes ao contrato de mandato (arts. 653 a 691/CC).

___________________________________________________________________ 27 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Excesso por parte dos Administradores (art. 1.015, par. nico, CC): o excesso por parte dos administradores (praticar atos alm daqueles para os quais foram nomeados) somente pode ser oposto em relao a terceiros (afastando, dessa forma, a validade do ato praticado) em uma das seguintes hipteses: se a limitao de poderes estiver inscrita ou averbada no registro prprio da sociedade provando-se que a limitao de poderes era conhecida do terceiro tratando-se de operao evidentemente estranha aos negcios da sociedade

- Multiplicidade de administradores: - Podem existir vrios administradores da sociedade, inclusive na hiptese do caput do artigo 1.013/CC (inexistncia de previso quanto a administrador no contrato social, levando administrao de cada scio separadamente) - Se a administrao competir separadamente a vrios administradores, cada um pode impugnar operao pretendida por outro, cabendo a deciso aos scios, por maioria de votos art. o 1.013, pargrafo 1 , do CC h) Resoluo da sociedade em relao a um scio: - No caso de morte de scio (art.1.028/CC): ser procedida a liquidao da sua quota e destinado o valor respectivo ao esplio (universalidade formada pelos direitos e obrigaes deixados pelo falecido), a no ser que : o contrato social disponha de forma diferente; os scios remanescentes optem pela dissoluo da sociedade se, por acordo com os herdeiros, proceda-se a substituio do scio falecido

- Retirada voluntria de qualquer scio (art. 1.029/CC):


___________________________________________________________________ 28 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

se a sociedade for de prazo determinado: dever o scio demonstrar judicialmente a existncia de justa causa para a sua retirada voluntria se a sociedade for de prazo indeterminado: o scio poder retirar-se, sem necessidade de demonstrao de justa causa, mediante notificao aos demais scios, com antecedncia mnima de 60 dias. Obs.: Na hiptese de sociedade por prazo indeterminado, os demais scios podero, no prazo de 30 dias subseqentes notificao, optar pela dissoluo da sociedade art. 1.029, pargrafo nico, do CC

- Retirada compulsria do scio (art. 1.004, par. nico, do CC e art. 1.030/CC): Hipteses: mora no cumprimento das obrigaes pelo Credor, judicialmente atravs da demonstrao de falta grave do scio no cumprimento de suas obrigaes ou de demonstrao de incapacidade superveniente do scio, se o scio for declarado falido ou que a sua quota tenha sido liquidada na forma do artigo 1.026, pargrafo nico, do CC Hiptese do artigo 1.004, par. nico, do CC : verificada a mora (isto , o no cumprimento da obrigao pelo scio no prazo de 30 dias a partir da notificao), poder a maioria dos demais scios preferir, ao invs da indenizao prevista no artigo 1.004/CC, a excluso do scio remisso (scio em mora) ou reduzir as suas quotas ao montante j realizado (reduzir quantidade de obrigao que o scio j cumpriu), aplicando-se a correspondente reduo do capital social da sociedade, salvo se os demais scios suprirem o valor da quota (conforme art. 1.031, par. 1o, CC). Hiptese do artigo 1.030/CC : poder tambm ser o scio excludo judicialmente, mediante iniciativa da maioria dos demais scios, por falta grave no cumprimento de suas obrigaes ou por incapacidade superveniente. Hiptese do artigo 1.030, par. nico, do CC : considerado excludo o scio falido e aquele que tiver as suas quotas liquidadas a pedido de credor na forma do artigo 1.026, pargrafo nico, do CC.

___________________________________________________________________ 29 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Liquidao da quota (art. 1.031/CC): ser levado em considerao o valor da quota no momento da retirada do scio, considerado com base no montante efetivamente integralizado pelo scio, e levando em considerao a situao patrimonial da sociedade verificada atravs de balano especialmente levantado (salvo se houver disposio diferente no contrato social) a quota liquidada ser paga em dinheiro no prazo de 90(noventa) dias a partir da liquidao (salvo acordo ou estipulao contratual em contrrio)

- Responsabilidade do scio retirante/excludo: a retirada, a excluso ou a morte do scio no afasta a sua responsabilidade (ou de seus herdeiros) pelas obrigaes sociais anteriores, at 2(dois) anos aps averbada a resoluo na sociedade art. 1.032/CC

i) Dissoluo da sociedade simples (clssica): - Hipteses de dissoluo (art. 1.033/CC): se vencido o prazo de durao (para as sociedades por prazo determinado) se vencer o prazo e, sem oposio de scio, no entrar a sociedade em liquidao, a sociedade passar a ser por prazo indeterminado; por consenso unnime dos scios; por deliberao dos scios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado; a falta de pluralidade de scios, no reconstituda no prazo de 180 dias; a extino, na forma da lei, de autorizao para funcionar; judicialmente, a requerimento de qualquer dos scios, quando anulada a sua constituio (art. 1.034/CC, inciso I, do CC);

___________________________________________________________________ 30 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

judicialmente, a requerimento de qualquer scio, quando exaurido o fim social, ou verificada a sua inexeqibilidade (art. 1.034/CC, inciso II, do CC); o contrato social pode prever outras causas de dissoluo, a serem verificadas judicialmente quando contestadas (art. 1.035/CC).

- Liquidante : - Ocorrida a dissoluo, cabe aos administradores providenciar imediatamente a investidura do liquidante, e restringir a gesto prpria aos negcios inadiveis, vedadas novas operaes, pelas quais respondero (os administradores) solidria e ilimitadamente art. 1.035/CC. - Se no houver designao no contrato social, o liquidante ser eleito por deliberao dos scios, podendo o liquidante no ser scio art. 1.038/CC. o liquidante pode ser destitudo a qualquer tempo, nas seguintes hipteses: - mediante deliberao dos scios (se eleito por deliberao dos scios). - judicialmente, a requerimento de qualquer dos scios, ocorrendo justa causa.

___________________________________________________________________ 31 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

2.2) SOCIEDADE EM NOME COLETIVO - Artigos 1.039 a 1.044 do CC a) Conceito - unio de 2(duas) ou mais pessoas para a realizao de uma atividade empresria em comum, debaixo de uma firma social (art. 1156/CC -> firma : O empresrio opera sob firma constituda por seu nome, complete ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designao mais precisa de sua pessoa ou do gnero de atividade). b) Scios - somente pessoas fsicas (naturais) podem ser scias de sociedade em nome coletivo. No h como se cogitar na existncia de scio que seja pessoa jurdica. art. 1.039/CC.

c) Responsabilidade dos scios - todos os scios respondem, solidria (qualquer scio pode ser demandado por toda a dvida) e ilimitadamente (no h limitao para a responsabilidade), pelas obrigaes sociais art. 1.039/CC - a responsabilidade solidria e ilimitada, mas subsidiria, isto , o patrimnio pessoal dos scios somente pode ser atingido aps se esgotarem todos os bens da sociedade benefcio de ordem previsto no artigo 1.024/CC - Observao: o pargrafo nico do artigo 1.039/CC determina que sem prejuzo da responsabilidade perante terceiros, podem os scios, no ato constitutivo, ou por unnime conveno posterior, limitar entre si a responsabilidade de cada um. Isso significa que, em relao a terceiros, a responsabilidade de cada um dos scios solidria e ilimitada, no entanto, os scios podem proceder limitao de responsabilidade para alguns scios, quando, ento, o scio que foi responsabilizado em relao a terceiro por valor superior sua limitao perante a sociedade (lembremos que em relao a 3os a responsabilidade ilimitada) poder reivindicar dos demais scios a diferena (entre o que teve que despender e o valor da sua limitao).
___________________________________________________________________ 32 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

d) Aplicao subsidiria das normas dirigidas sociedade simples - o artigo 1.040/CC prev que, na omisso, sero aplicadas as regras destinadas disciplina das sociedades simples (art. 997 a 1.038/CC). e) Contrato - Forma e registro: - deve ser escrito e registrado junto ao Registro Pblico das Empresas Mercantis (Junta Comercial), por ser uma sociedade empresria art. 1.150/CC. na hiptese da parte final do artigo 983/CC (hiptese da sociedade simples optar pela constituio sob a forma de um dos tipos de sociedade empresria), a competncia para registro ser do Registro Civil das Pessoas Jurdicas apesar de haver entendimentos contrrios a esse respeito.

- Contedo : alm das indicaes contidas no artigo 997 do CC, deve conter a firma social art. 1.041/CC. Firma social espcie de nome empresarial que constituda pelos nomes dos scios (completo ou abreviado) ou o nome de alguns dos scios acompanhado da expresso e Companhia (ou a abreviao Cia) artigo 1.157/CC. f) Administrao - A administrao da sociedade compete exclusivamente a scio (no-scios no podem exercer a funo de administrador da sociedade) art. 1.042/CC - Caso no haja especificao no contrato social de quem ser o administrador, aplicar-se- (em razo da omisso, conforme artigo 1.040/CC ) o artigo 1.013, no sentido de que a administrao competir separadamente a cada um dos scios.

___________________________________________________________________ 33 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

g) Impossibilidade de liquidao de quota de scio devedor requerida por credor - Ao contrrio do que acontece com as sociedades simples (art. 1.026, pargrafo nico, do CC), na sociedade em nome coletivo, o credor no pode, antes de dissolver-se a sociedade, pretender a liquidao da quota do devedor art. 1.043/CC a no ser quando: a sociedade houver sido prorrogada tacitamente. tendo ocorrido a prorrogao contratual, for acolhida judicialmente a oposio do credor, levantada no prazo de noventa dias, contado da publicao do ato dilatrio.

___________________________________________________________________ 34 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

2.3 SOCIEDADES EM COMANDITA SIMPLES - Arts. 1.045 a 1.051 do CC a) Conceito - tipo de sociedade empresria em que coexistem 2(duas) espcies de scios, os scios comanditados (com responsabilidade ilimitada e solidria em relao s obrigaes sociais) e os scios comanditrios (com responsabilidade limitada s suas contribuies de capital). b) Aplicao subsidiria das normas dirigidas sociedade em nome coletivo e, por conseqncia, as normas destinadas s sociedades simples - o artigo 1.046/CC prev que, na omisso, sero aplicadas as regras destinadas disciplina das sociedades em nome coletivo (art. 1.039 a 1.044/CC). - como o artigo 1.040/CC (que se refere s sociedades em nome coletivo) determina a aplicao s sociedades em nome coletivo, na hiptese de omisso, das normas destinadas s sociedades simples, ento, em razo do artigo 1.046/CC, tambm so aplicveis s sociedades em comandita simples, na hiptese de omisso, as normas destinadas s sociedades simples. c) Scios - Scio Comanditado: art. 1.045/CC sempre pessoa fsica (natural, jamais pessoa jurdica), tendo responsabilidade ilimitada e solidria em relao s obrigaes sociais. A responsabilidade solidria entre os scios, mas subsidiria em relao aos bens da sociedade, aplicando-se o artigo 1.024/CC (os bens dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais). - Scio Comanditrio: art. 1.045, parte final, do CC -> pode ser pessoa fsica ou pessoa jurdica, tendo responsabilidade limitada ao valor de suas quotas (isto , limitada sua contribuio de capital). - no pode praticar atos de gesto, nem ter seu nome na firma social, sob pena de ficar sujeito s responsabilidades tpicas dos scios comanditados (ilimitada e solidria) art. 1.047/CC.
___________________________________________________________________ 35 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

d) Contrato - Forma e registro: - deve ser escrito e registrado junto ao Registro Pblico das Empresas Mercantis (Junta Comercial), por ser uma sociedade empresria art. 1.150/CC. na hiptese da parte final do artigo 983/CC (hiptese da sociedade simples optar pela constituio sob a forma de um dos tipos de sociedade empresria), a competncia para registro ser do Registro Civil das Pessoas Jurdicas apesar de haver entendimentos contrrios a esse respeito.

- Contedo: alm das indicaes contidas no artigo 997 do CC, deve conter a firma social art. 1.041/CC. Firma social espcie de nome empresarial que constituda pelos nomes dos scios (completo ou abreviado) ou o nome de alguns dos scios acompanhado da expresso e Companhia (ou a abreviao Cia) artigo 1.157/CC. o contrato social deve discriminar os scios comanditados e os scios comanditrios art. 1.045, pargrafo nico, do CC. a firma social no pode conter o nome dos scios comanditrios. Isto , consta somente dos nomes dos comanditados art. 1.047, caput, do CC.

e) Administrao - A administrao somente pode ser exercida por scios comanditados, estando proibidos os scios comanditrios de praticar atos de gesto art. 1.047, caput, do CC. - O scio comanditrio pode ser constitudo procurador da sociedade, para negcio determinado e com poderes especiais art. 1.047, pargrafo nico, do CC.
___________________________________________________________________ 36 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

f) Morte de scio comanditrio - Salvo previso contrria no contrato social, no caso de morte de scio comanditrio, a sociedade continuar com os seus sucessores, que designaro quem os represente art. 1.050/CC. g) Dissoluo - Art. 1.051/CC . Dissolve-se a sociedade em comandita simples quando:

por qualquer das causas do artigo 1.044/CC e 1.033/CC; quando por mais de 180 dias perdurar a falta de uma das categorias de scio; pela falncia, se for empresria (art. 1.044, parte final, do CC);

___________________________________________________________________ 37 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

2.4 SOCIEDADE LIMITADA - Arts. 1.052 a 1.087

a) Conceito : - o tipo de sociedade personificada caracterizada pela responsabilidade dos scios limitada ao valor de suas quotas (ao valor de sua contribuio para o capital social) art. 1.052/CC. - todos os scios respondem solidariamente pela integralizao do capital social art. 1.052, parte final, do CC os scios, no contrato social, subscrevem determinada quantidade de quotas (isto , comprometem-se a contribuir com determinado valor para o capital social), sendo que a integralizao (pagamento da contribuio para o capital social) pode j estar feita quando da elaborao do contrato social ou pode ser postergado para determinada data assim, em relao aos valores ainda no integralizados, todos os scios so solidariamente responsveis - scios podem ser pessoas fsicas ou jurdicas.

b) Aplicao subsidiria na hiptese de omisso - REGRA art. 1.053/CC : a sociedade limitada se rege, nas omisses, pelas normas das sociedades simples. - EXCEO art.1.053/CC : o contrato social poder prever que, na omisso, apliquem-se as regras inerentes s sociedades annimas.

___________________________________________________________________ 38 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

c) Nome empresarial - FIRMA ou DENOMINAO, conforme se conclui da anlise dos artigos 1.064 e 1.158 do Cdigo Civil. - Tanto a firma quanto a denominao devem ter ao final a palavra limitada ou a sua abreviatura Ltda. Se omitida a palavra Limitada ou a sua abreviao, os scios passam a ter responsabilidade solidria e ilimitada art. 1.158, caput e o pargrafo 3 , do CC. - Na hiptese de opo pela utilizao de firma, somente podero nela constar nomes de scios que sejam pessoas fsicas art. 1.158/CC. - Na hiptese de opo pela utilizao de denominao, deve constar expresso que designe o objeto da sociedade art. 1.158, par. 3o, CC.

d) Contrato - Forma e registro: - deve ser escrito e registrado junto ao Registro Pblico das Empresas Mercantis (Junta Comercial), por ser uma sociedade empresria art. 1.150/CC. na hiptese da parte final do artigo 983/CC (hiptese da sociedade simples optar pela constituio sob a forma de um dos tipos de sociedade empresria), a competncia para registro ser do Registro Civil das Pessoas Jurdicas apesar de haver entendimentos contrrios a esse respeito. Contedo: as indicaes que couberem contidas no artigo 997 do CC e tambm deve conter a firma social (ou a denominao) art. 1.054/CC.

___________________________________________________________________ 39 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

e) Contribuio do scio - o capital social dividido em quotas, cabendo uma ou diversas a cada scio art. 1.055/CC. - proibida a contribuio que consista em prestao de servios art. 1.056/CC ao contrrio do que acontece com a sociedade simples (art. 997, V, e art. 1.007, ambos do CC). - o scio subscreve determinado nmero de quotas sociais (isto , compromete-se a contribuir com determinada quantidade do capital social) e integraliza tais quotas (isto , procede ao pagamento da contribuio a que se comprometeu). - a integralizao pode ser feita atravs de entrega de dinheiro ou de outros bens, conforme artigo 1.055, par. 1o, CC. E, com base no dispositivo legal citado, pela correta estimao do valor dos bens conferidos ao capital social, respondem solidariamente todos os scios, at o prazo de 5(cinco) anos contados da data do registro da sociedade. - Todos os scios respondem solidariamente pela integralizao do capital social. Assim, se um scio subscreveu determinada quantidade de quotas e no integraliza tais quotas integralmente, todos os scios sero responsveis solidrios pela parte no integralizada. f) Cesso de quota - REGRA: art. 1.057/CC

o scio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja scio, independentemente da concordncia dos outros scios. o scio pode ceder sua quota a estranho ao quadro societrio, total ou parcialmente, desde que no haja oposio dos titulares de mais de (um quarto) do capital social.

- EXCEO : se houver alguma previso em contrrio no contrato social, como consta na parte inicial do artigo 1.057/CC. - Formalidade : a cesso somente ter efeitos entre os scios e em relao a terceiros aps a averbao do respectivo instrumento no registro da sociedade, subscrito pelos scios anuentes art. 1.057, pargrafo nico, do CC.
___________________________________________________________________ 40 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

f) Falta de integralizao e transferncia para terceiros - O artigo 1.058 do CC permite que, sem prejuzo do constante no artigo 1.004/CC (sociedade pode pleitear indenizao do scio remisso no cumpridor de
sua obrigao de integralizar as suas quotas ou, por vontade da maioria dos demais scios, preferir expulsar o scio remisso ou reduzir-lhe a quota ao montante j integralizado), os outros scios podem tomar as quotas do scio remisso para si ou

transferi-la a terceiro, devolvendo-lhe o que houver pago.

g) Administrao - A quem cabe art. 1.061/CC

REGRA : somente scios podem administrar a sociedade limitada. EXCEO: se o contrato social permitir administradores no scios.

- Se o contrato social atribuir a administrao a todos os scios, tal direito no se estender aos que posteriormente adentrarem na sociedade art. 1.061/CC. - A designao de administrador pode ser feita no contrato social ou em ato separado. - Se o contrato social permitir a designao de administrador no scio, tal designao depender da aprovao da unanimidade dos scios se o capital social no estiver integralizado, e de no mnimo 2/3 (dois teros) do capital social se a designao for feita aps a integralizao art. 1.062/CC. - O administrador designado em ato separado ao contrato social ser investido no cargo mediante termo de posse no livro de atas da administrao, sendo que, se o termo de posse no for assinado 30(trinta) dias seguintes designao, esta se tornar sem efeito art. 1.062, par. 1o, do CC. - Averbao da nomeao : no prazo de 10(dez) dias contados a partir do dia da investidura (posse), deve o administrador requerer que seja averbada a sua nomeao no registro competente 1.063/CC.

___________________________________________________________________ 41 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Responsabilidade do administrador: conforme artigo 1.016/CC (que se refere ao administrador na sociedade simples e aplicado na sociedade limitada de forma subsidiria com base no artigo 1.053/CC), os administradores respondem solidariamente perante a sociedade e a terceiros prejudicados, por culpa no desempenho de suas funes. - Cessao da condio de administrador: pode ocorrer pela destituio, pelo trmino do prazo da nomeao (se fixado no contrato social ou no ato em separado) se no houver reconduo ou pela renncia art. 1.063/CC. Pela destituio, a sociedade decide pela cessao da condio de administrador. Se o administrador scio e foi nomeado no contrato social, a sua destituio somente pode ocorrer pela aprovao de 2/3 do capital social, salvo disposio diversa no contrato social. Se o administrador no scio, sua destituio se opera com votos de mais da metade do capital social artigos 1.063, 1.071 e inciso II do artigo 1.076 do CC. Pelo trmino do prazo da nomeao: A nomeao feita no contrato social ou em ato separado pode ser por prazo determinado ou indeterminado. Se for por prazo determinado e uma vez alado o fim do referido prazo, a cessao da condio de administrador acontece, a no ser que o administrador seja reconduzido ao seu cargo. Pela renncia: a renncia do administrador (ato atravs do qual ele prprio decide afastar-se do cargo para o qual foi nomeado) gera efeitos em relao sociedade desde o momento em que esta toma conhecimento da comunicao escrita do renunciante. Em relao a terceiros, os efeitos somente se iniciam aps a averbao e publicao.

- os administradores podem ser remunerados, conforme disciplina o artigo 1.071, inciso IV, do CC. Sendo que o modo de remunerao pode ser fixado no contrato social ou ento decidido por deliberao dos scios, exigindo-se para tanto aprovao atravs dos votos de mais da metade do capital social (art. 1.071, IV, e art. 1.076, II, ambos do CC).

___________________________________________________________________ 42 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

h) Conselho Fiscal - art. 1.066/CC sem prejuzo dos poderes da Assemblia dos scios, pode o contrato instituir Conselho Fiscal de 3 ou mais membros e respectivos suplentes, scios ou no. - membros do Conselho Fiscal : - podem ser ou no scios
- so em nmero mnimo de 3 - devem ser residentes no Brasil - eleitos pela Assemblia anual

- no podem fazer parte do Conselho Fiscal, alm dos inelegveis previstos no pargrafo 1o do artigo 1.011, os membros dos demais rgos da sociedade ou de outra por ela controlada, os empregados de quaisquer delas ou dos respectivos administradores, o cnjuge ou parente at 3o grau dos administradores art. o 1.066, pargrafo 1 , do CC . - assegurado aos scios minoritrios, que representarem pelo menos 1/5 do capital social, o direito de eleger, separadamente, um dos membros do conselho fiscal e seu respectivo suplente art. 1.066, par. 2o, do CC. - Deveres dos membros do Conselho Fiscal art. 1.069/CC :

examinar, pelo menos trimestralmente, os livros e papis da sociedade; lavrar no livre de atas e pareceres do conselho fiscal o resultado dos exames; exarar no livro de atas e pareceres e apresentar assemblia anual dos scios parecer sobre os negcios e as operaes sociais do exerccio, tomando por base o balano patrimonial e o demonstrativo de resultado do exerccio; denunciar os erros, fraudes ou crimes que descobrirem; convocar a assemblia dos scios se a diretoria retardar por mais de trinta dias a sua convocao anual, ou sempre que ocorram motivos graves e urgentes.

- Os membros do Conselho fiscal, na forma do artigo 1.068 do CC, so remunerados, sendo que tal remunerao ser fixada, anualmente, pela assemblia dos scios que os eleger.
___________________________________________________________________ 43 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- A investidura de membro do conselho fiscal tem durao at a prxima assemblia anual, salvo se houver cessao anterior art. 1.067, caput, do CC - O Conselho Fiscal poder escolher para assisti-lo no exame dos livros, dos balanos e das contas, contabilista legalmente habilitado, mediante remunerao aprovada pela Assemblia dos scios art. 1.070, par. nico, do CC

i) DELIBERAO DOS SCIOS Conceito de deliberao - Deliberao = ato atravs do qual os scios debate determinado assunto de interesse da sociedade e tomam uma deciso a respeito

Casos de deliberao - Art. 1.071/CC -> dependem da deliberao dos scios: a aprovao das contas da administrao; a designao dos administradores, quando feita em ato separado; a destituio dos administradores; o modo de remunerao dos administradores, se no previsto no contrato social; modificao do contrato social; a incorporao, a fuso e a dissoluo da sociedade, ou a cessao do estado de liquidao; nomeao e destituio dos liquidantes e o julgamento das suas contas; o pedido de concordata (recuperao de empresa*).

- o rol do artigo 1.071/CC no taxativo (numerus clausus), mas exemplificativo, podendo o contrato social fixar outras matrias que somente podem ser decididas atravs de deliberao.

___________________________________________________________________ 44 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

Formas de deliberao: - As deliberaes podem ser tomadas em reunies ou em assemblia, conforme previsto no contrato social art. 1.072/CC. As reunies exigem procedimentos menos solenes e formais que as assemblias. Na hiptese de omisso no contrato social, aplicam-se s reunies o disposto para as assemblias nos artigos 1.071 a 1.080 do CC art. 1.072, par. o 6 , do CC. - A deliberao em assemblia obrigatria se o nmero de scios for superior a 10 (dez) art. 1.072, par. 1o, do CC. - A reunio ou assemblia tornam-se dispensveis quando todos os scios decidirem, por escrito, sobre a matria que seria objeto delas art. 1.072, par. o 3 , do CC. Formalidade para convocao de Assemblia de scios - O anncio da convocao da assemblia de scios ser publicado por pelo menos 3(trs) vezes, devendo mediar, entre a data da primeira publicao e a data da realizao da assemblia, o prazo mnimo de 8(oito) dias para a primeira convocao e de 5(cinco) dias para as demais convocaes art. o 1.152, par. 3 , do CC. - A publicao ser feita no rgo oficial da Unio ou do Estado (Dirio Oficial da Unio ou no Dirio Oficial do Estado) e em jornal de grande circulao art. o 1.152, par. 1 , do CC. - Se for sociedade estrangeira, as publicaes devem ser feitas nos rgos oficiais da Unio e do Estado (Dirio Oficial da Unio e Dirio Oficial do Estado) art. o 1.152, par. 2 , do CC. - Dispensam-se as formalidades de convocao de assemblia de scios quando todos os scios comparecerem ou se declararem, por escrito, cientes do local, data, hora e ordem do dia.

___________________________________________________________________ 45 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

Quorum mnimo para instalao das assemblias - Para a instalao de assemblia em 1a convocao exige-se a presena dos titulares de, no mnimo, do capital social. Em 2a convocao, a assemblia instala-se com qualquer nmero de scios 1.074, caput, do CC Quorum mnimo para aprovao de deliberaes - Quorum para deliberaes art. 1.076/CC

1) votos correspondentes a, no mnimo, 3/4 do capital social para: modificao do contrato social; a incorporao, a fuso e a dissoluo da sociedade, ou a cessao do estado de liquidao.

2) votos correspondentes a mais da 1/2 do capital social para: a designao dos administradores, quando feita em ato separado; a destituio dos administradores; o modo de remunerao dos administradores, se no previsto no contrato social; pedido de concordata (recuperao de empresa*).

3) votos da maioria dos presentes para os demais casos previstos na lei ou no contrato, se este no exigir maioria mais elevada - Na forma do artigo 1.010 do CC, os votos sero contados segundo o valor das quotas de cada um, sendo que para a formao da maioria absoluta so necessrios votos correspondentes a mais da metade do capital social. Se ocorrer empate, a deciso se dar por cabea, independentemente do valor das quotas detidas por cada scio. Permanecendo o empate, a deciso depender de processo judicial.

___________________________________________________________________ 46 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

Deliberaes e seus efeitos - As deliberaes tomadas em conformidade com a lei e com o contrato social vinculam todos os scios, ainda que ausentes (aqueles que no compareceram na reunio ou na assemblia) ou dissidentes (aqueles que, presentes na reunio ou na assemblia, no votaram a favor da deliberao vencedora) art. 1.070, par. 5o, CC - As deliberaes que infringirem o contrato social ou a lei tornam ilimitada a responsabilidade dos scios que expressamente as aprovaram art. 1.080/CC - Quando houver modificao do contrato, fuso da sociedade, incorporao de outra, o scio que dissentiu da respectiva deliberao ter o direito de retirar-se da sociedade, nos 30(trinta) dias subseqentes reunio ou assemblia onde ocorreu a deliberao, liquidando-se as suas quotas na forma do artigo 1.031 do CC, salvo se outra forma for fixada no contrato social art. 1.077/CC Deliberao e eticidade - Nenhum scio, por si ou na condio de mandatrio, pode votar matria que lhe diga respeito art. 1.074, par. 2o, do CC.

Periodicidade da Assemblia Anual e matrias de discusso obrigatria: a assemblia deve se realizar pelo menos 1(uma) vez por ano, nos quatro meses seguintes ao trmino do exerccio social art. 1.078/CC matrias de discusso obrigatria na assemblia anual 1.078/CC: art.

- tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balano patrimonial; - designar administradores, quando for o caso; - tratar de qualquer assunto constante da ordem do dia.
___________________________________________________________________ 47 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

A quem cabe convocar assemblia de scios ou reunio - Aos administradores cabe convocar reunio ou assemblia de scios dentro do prazo imposto no artigo 1.078 do CC art. 1.072, caput parte final, do CC - por scio, quando os administradores retardarem a convocao, por mais de 60 (sessenta) dias, nos casos previstos em lei ou no contrato art. 1.073, I, do CC - por scios titulares de mais de 1/5 do capital social, quando no atendido, no prazo de 8 dias, pedido de convocao fundamentado, com indicao das matrias a serem tratadas art. 1.073, I, do CC - pelo Conselho Fiscal, se houver, se a diretoria retardar por mais de 30 dias a sua convocao anual, ou sempre que ocorram motivos graves ou urgentes art. 1.069, V, e artigo 1.073, II, do CC

Ata e registro de deliberaes - Art. 1.075 do CC. - As assemblias sero presididas por scios escolhidos entre os presentes. - Dos trabalhos e das deliberaes ser lavrada, no livro de atas da assemblia, ata assinada pelos membros da mesa e por scios participantes da reunio, quantos bastem validade das deliberaes, mas sem prejuzo dos que queiram assina-la. - Cpia da ata autenticada pelos administradores, ou pela mesa, ser, nos 20 (vinte) dias subseqentes assemblia ou reunio, apresentada ao Registro Pblico das Empresas Mercantis para arquivamento e averbao.

___________________________________________________________________ 48 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

j)

DEMONSTRAES CONTBEIS

- O artigo 1.065 do Cdigo Civil impe 2(dois) demonstrativos contbeis para as sociedades limitadas: o balano patrimonial do exerccio e a demonstrao de resultado de exerccio (balano de resultado econmico). - O mesmo artigo 1.065/CC tambm obriga que a sociedade proceda a elaborao de inventrio fsico dos bens do ativo da sociedade. - balano patrimonial 6404/76 seu contedo fixado no artigo 178 da Lei

Lei 6.404/76. Art. 178. No balano, as contas sero classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da companhia. 1 No ativo, as contas sero dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) ativo circulante; b) ativo realizvel a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido. 2 No passivo, as contas sero classificadas nos seguintes grupos: a) passivo circulante; b) passivo exigvel a longo prazo; c) resultados de exerccios futuros; d) patrimnio lquido, dividido em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliao, reservas de lucros e lucros ou prejuzos acumulados.

___________________________________________________________________ 49 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- resultado do exerccio 6404/76

seu contedo fixado no artigo 187 da Lei

Lei 6.404/76. Art. 187. A demonstrao do resultado do exerccio discriminar: I - a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; II - a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; IV - o lucro ou prejuzo operacional, as receitas e despesas no operacionais e o saldo da conta de correo monetria (artigo 185, 3); V - o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; VI - as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, e as contribuies para instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados; VII - o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social.

k) AUMENTO E REDUO DE CAPITAL - Artigos 1.081 a 1.084 do Cdigo Civil. Aumento do capital social - Art. 1.081/CC Aps integralizadas as quotas sociais, pode o capital social ser aumentado, com a correspondente modificao do contrato social conforme artigo 1.076, I, do CC, para a modificao do contrato social necessria aprovao de, pelo menos, do capital social. - at 30 dias aps a deliberao, tero os scios preferncia para participar do aumento (adquirindo mais quotas), na proporo das quotas de que sejam titulares art. 1.081, par. 1o, CC. - Para a cesso do direito de preferncia acima citado, aplica-se o constante do artigo 1.057 do CC, isto , no pode haver oposio de titulares de mais de do capital social art. 1.081, par. 2o, CC.
___________________________________________________________________ 50 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

Reduo do capital social - O artigo 1.082 do CC apresenta as hipteses em que a sociedade, mediante a competente modificao contratual, pode reduzir o capital social. So as hipteses previstas no artigo 1.082/CC: se houver perdas irreparveis, depois de integralizado o capital social; se o capital social se tornar excessivo em relao ao objeto da sociedade.

- no caso de reduo do capital social em decorrncia de perdas irreparveis, a reduo ser realizada com a diminuio proporcional do valor nominal das quotas art. 1.083/CC. - na hiptese de reduo do capital social pelo fato do mesmo ser excessivo em relao ao objeto da sociedade, a reduo do capital ser feita restituindo-se parte do valor das quotas aos scios, ou dispensando-se prestaes ainda devidas, com a diminuio, em ambos os casos, do valor nominal das quotas art. 1.084/CC. - na hiptese de reduo pelo fato do capital social ser excessivo em relao ao objeto da sociedade, o credor quirografrio por ttulo anterior data da reduo do capital poder, no prazo de 90(noventa) dias contado da data da publicao da ata da assemblia que aprovar a reduo, opor-se ao deliberado. A reduo somente se tornar eficaz se nenhum credor quirografrio apresentar oposio reduo, quando, ento, proceder-se- a averbao da ata que tenha aprovado a reduo, no Registro Pblico das Empresas Mercantis art. 1.084, pargrafos o o 1 a 3 , do CC.

l) REDUO DO CAPITAL EM RELAO A SCIOS MINORITRIOS - Artigos 1.085 a 1.086/CC - A maioria dos scios, representativa de mais da metade do capital social, entendendo que um ou mais scios esto pondo em risco a continuidade da empresa em virtude de atos de inegvel gravidade, poder exclu-los da sociedade, mediante alterao do contrato social, desde que prevista a excluso por justa causa 1.085/CC
___________________________________________________________________ 51 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Para que se possa proceder na forma do artigo 1.085 do CC, deve haver previso no contrato social de possibilidade de excluso por justa causa, conforme se pode interpretar da parte final do caput do artigo 1.085 do CC. - A possibilidade de excluso prevista no artigo 1.085 do CC no afasta a possibilidade de excluso com base no artigo 1.030 do CC (onde consta previso de excluso, mediante ao judicial de iniciativa da maioria dos demais scios, por falta grave no cumprimento de suas obrigaes ou por incapacidade superveniente devemos nos atentar ao fato de que a redao do artigo 1.085/CC j se inicia como Ressalvado o disposto no artigo 1.030. - Importante ressaltar que a excluso sob o fundamento do artigo 1.030/CC impe deciso judicial, j em relao ao artigo 1.085 do CC no se exige ao judicial devendo, entretanto, no nosso entendimento, ser o artigo 1.085 do CC interpretado levando em considerao o princpio constitucional do amplo direito de defesa. - A excluso na forma do artigo 1.085/CC deve ser feita em reunio ou assemblia especialmente convocada para o fim de excluso, devendo o scio acusado ser cientificado da reunio/assemblia em tempo hbil para permitir seu comparecimento e o exerccio do direito de defesa. art. 1.085, par. nico, do CC. - Efetuado o registro da alterao contratual (com a excluso do scio), aplicarse- o disposto nos artigos 1.031 e 1.032 do CC, que se referem forma de liquidao das quotas com as seguintes regras: ser levado em considerao o valor da quota no momento da retirada do scio, considerado com base no montante efetivamente integralizado pelo scio, e levando em considerao a situao patrimonial da sociedade verificada atravs de balano especialmente levantado (salvo se houver disposio diferente no contrato social). a quota liquidada ser paga em dinheiro no prazo de 90(noventa) dias a partir da liquidao (salvo acordo ou estipulao contratual em contrrio). Responsabilidade do scio retirante/excludo: a retirada, a excluso ou a morte do scio no afasta a sua responsabilidade (ou de seus herdeiros) pelas obrigaes sociais anteriores, at 2(dois) anos aps averbada a resoluo na sociedade art. 1.032/CC.

___________________________________________________________________ 52 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

m) DISSOLUO - Art. 1.087/CC - A dissoluo da sociedade limitada ocorre pelos mesmos fundamentos em que ocorre a dissoluo da sociedade em nome coletivo (art. 1.044/CC), isto , em razo de uma das hipteses previstas no artigo 1.033/CC (que trata da dissoluo da sociedade simples) ou da decretao de falncia

___________________________________________________________________ 53 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

2.5 SOCIEDADES ANNIMAS


I) Introduo
- uma sociedade por aes (categoria que envolve a sociedade annima e a sociedade em comandita por aes). - alm de sociedade annima, tambm tem a denominao de companhia e as abreviaturas S/A e Cia . - os scios da sociedade annima so denominados acionistas. - a forma de sociedade mais apropriada aos grandes investimentos em razo da limitao da responsabilidade dos acionistas, a negociabilidade da participao societria e a possibilidade de emisso de ttulos que, no conferindo necessariamente participao societria, contribuem para o financiamento dos recursos necessrios ao exerccio da atividade da sociedade. a) Histrico e modelos de normatizao - as sociedades por aes dedicaram-se, desde a origem, explorao de empreendimentos de expressiva importncia para a economia e para o Estado. - a normatizao dessas sociedades passou por 3(trs) fases ou perodos histricos, que podem ser analisados como verdadeiros modelos de normatizao das sociedades annimas: da outorga (quando a personalizao e a limitao de responsabilidade eram privilgio concedidos pelo monarca, e em geral ligavamse a monoplios colonialistas), de autorizao (quando a personalizao e a limitao de responsabilidade decorriam de autorizao governamental) e de regulamentao (quando a personalizao e a limitao de responsabilidade decorrem da observncia do regime legal especfico). - No Brasil, a normatizao das sociedades annimas feita com o convvio entre o sistema de regulamentao (aplicado s sociedades annimas de praticam emisso particular de valores mobilirios) e de autorizao (aplicado s sociedades annimas que procedem a captao pblica de recursos (emisso pblica de valores mobilirios).

___________________________________________________________________ 54 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

b) Normatizao - o Cdigo Civil, no seu artigo 1.088, conceitua sociedade annima, e, no seu artigo 1.089, determina que as sociedades annimas so regidas por lei especial. - regida por lei especial Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976 -, tambm chamada de lei das sociedades annimas. - a normatizao das sociedades annimas tambm, entre outros, feita pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976 (que dispe sobre o mercado de valores mobilirios e cria a Comisso de Valores Mobilirios CVM), por resolues do Banco Central do Brasil (como a resoluo 2.690 que consolida as normas que disciplinam a constituio, a organizao e o funcionamento das bolsas de valores) e por instrues da CVM. - Na hiptese de omisso da legislao especfica das sociedades annimas, aplicando-se o Cdigo Civil art. 1.089/CC. c) Conceito - Sociedade por aes toda aquela que tem o seu capital social dividido em aes. - As sociedades por aes podem ser de 2(duas) espcies : sociedade annima e sociedade em comandita por aes. - O que diferencia a sociedade annima da sociedade em comandita por aes a forma de responsabilidade dos scios (acionistas):
- na sociedade annima, conforme artigo 1088 do Cdigo Civil, a responsabilidade do scio (acionista) em relao s obrigaes sociais limita-se ao valor de emisso das aes que subscreveu ou adquiriu; - na sociedade em comandita por aes, conforme artigos 1.090 a 1.092 do Cdigo Civil, h 2(dois) tipos de acionistas : os acionistas administradores (ou diretores), que tem responsabilidade solidria e ilimitada em relao s obrigaes sociais e os acionistas no administradores (ou no diretores), que tm responsabilidade limitada s aes subscritas ou adquiridas

___________________________________________________________________ 55 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Em razo de expressa disposio legal (art. 982, par. nico, do CC), toda sociedade por aes (sociedade annima ou sociedade em comandita por aes) uma sociedade empresria, independentemente de seu objeto - Em concluso, podemos conceituar sociedade annima como : sociedade empresria cujo capital social dividido em aes e cuja responsabilidade dos acionistas em relao s obrigaes sociais limita-se ao valor de emisso das aes que subscreveu ou adquiriu

d)Conceitos acessrios para compreenso do conceito de sociedade annima: - Valores mobilirios : so instrumentos de captao de recursos pelas sociedades annimas emissoras e representam, para quem os subscreve ou adquire, um investimento. So exemplos de valores mobilirios as aes, as debntures, os bnus de subscrio, as partes beneficirias e os commercial papers - Preo de emisso : valor desembolsado pelo subscritor de determinado valor mobilirio em favor da companhia emitente, para fim de titularizar referido valor mobilirio (que pode ser uma ao ou algum outro tipo de valor mobilirio)

e) Mercados primrio e secundrio de valores mobilirios - mercado primrio: a aquisio de valor mobilirio quando ele colocado no mercado pela companhia emissora. quem adquirir esse valor mobilirio ser o 1o acionista titular do valor mobilirio adquirido (se for ao) ou o 1o titular do valor mobilirio (se for outro valor mobilirio que no ao). na aquisio de valores mobilirios no mercado primrio, o valor pago por quem adquire o valor mobilirio destinado companhia emissora. a operao (negcio) denominado subscrio.

___________________________________________________________________ 56 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- mercado secundrio: a aquisio de valor mobilirio quando ele colocado a venda por um acionista (quando for ao) ou pelo titular do valor mobilirio (se for outro valor mobilirio que no a ao). a sociedade emissora no faz parte do negcio jurdico (operao) e no recebe nada. o negcio denominado compra e venda, aquisio ou alienao.

OBS : Como exceo regra de que uma companhia no pode negociar no mercado secundrio valores mobilirios por ela emitidos, uma companhia pode em casos especficos (manuteno de aes em tesouraria, por exemplo) realizar operao no mercado secundrio em relao a valores mobilirios de sua emisso, adquirindo de alguma forma esses valores e os negociando com terceiros

f) Mercado de capitais - Mercado de capitais: local onde se desenvolvem operaes de compra e venda de valores mobilirios emitidos por companhias abertas. Esse local pode ser: bolsa de valores, mercado de balco ou mercado de balco organizado. - Bolsas de valores: so pessoas jurdicas de direito privado (associaes ou sociedades annimas) que, mediante autorizao da CVM (Comisso de Valores Mobilirios), prestam servio pblico. a consolidao das normas que disciplinam a constituio, a organizao e o funcionamento das bolsas de valores consta da Resoluo 2.690 (de 28/01/2000) do BACEN, sendo que a CVM tem o poder de regulamentar essas normas. no integram a administrao pblica direta ou indireta. tem como objeto social manter local ou sistema adequado realizao de operaes de compra e venda de ttulos ou valores mobilirios emitidos por companhias abertas.

___________________________________________________________________ 57 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

prego : o encontro dirio dos representantes das sociedades filiadas bolsa (sociedades corretoras). as negociaes realizadas na bolsa so todas do mercado secundrio (o mercado primrio, no mercado de capitais, s se realiza no mercado de balco). sociedades corretoras: atuam no prego como portadoras do interesse de seus clientes (investidores), materializado em ordens de compra ou venda, no sentido de tentarem a aquisio ou alienao de aes e demais valores mobilirios.

- Mercado de balco: compreende todas as operaes do mercado de capitais realizadas fora da bolsa de valores. dividido em: mercado de balco no organizado e mercado de balco organizado. - Mercado de balco no organizado: so geralmente instituies financeiras e outras entidades participantes do sistema de distribuio de valores mobilirios, que atuam sob autorizao da CVM. operao tpica : colocao de novos valores mobilirios emitidos por companhias abertas junto aos investidores por meio de banco. o mercado de balco envolve tanto operaes de mercado primrio quanto operaes do mercado secundrio. So agentes do mercado de balco (art. 21, par. 3o, Lei 6385/76): - instituies financeiras e demais sociedades de distribuio de emisso de valores mobilirios, atuantes em conta prpria ou na qualidade de agentes da companhia emissora. - sociedades com objeto voltado para a compra, para a revenda, de valores mobilirios em circulao. - corretoras de valores mobilirios.

___________________________________________________________________ 58 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Mercado de balco organizado: exercido por entidades do mercado de balco organizado (EMBOs), que so sociedades autorizadas a funcionar mediante registro na CVM (art. 21, par. 5o, da Lei 6385/76), cujo objeto a prestao de servios a investidores e outros agentes do mercado de capitais, similar ao que as bolsas prestam aos corretores filiados. a EMBO (entidade do mercado de balco organizado) deve manter sistema eletrnico que viabilize adequadamente a realizao de operaes de compra e venda de valores mobilirios. o segmento do mercado de capitais que compreende as operaes realizadas por meio de um sistema mantido e normatizado por uma entidade autorizada a operar pela CVM.

g) Normatizao do mercado de capitais - A competncia legislativa para tratar de matria atinente ao mercado de capitais da Unio (art. 22, incisos I, VII e XIX, da CF/88), sendo que a Unio, atravs da Lei 6.385/76, delega a competncia para normatizao de alguns temas ao Conselho Monetrio Nacional (CMN) e ao Banco Central ( art. 3o da Lei 6.385/76) e Comisso de Valores Mobilirios (CVM arts 5o a 9o da Lei 6.385/76). - Normas estruturais (que constituem rgos, delegam competncia e impem a estrutura bsica do mercado de capitais) so de competncia de Lei Federal. Ex.: Lei 6.385/76 que, alm de conceituar valores mobilirios (art. 2o), cria a CVM (art. 5o) apresentando a competncia (art. 8o) e apresenta a competncia do CMN (art. 3o). - Normas conjunturais (definio de poltica econmica a ser observada na organizao e no funcionamento do mercado de valores mobilirios) so de competncia do Conselho Monetrio Nacional (CMN). Importante ressaltar que as decises do Conselho Monetrio Nacional so formalizadas atravs de resolues do Banco Central do Brasil (BACEN).

___________________________________________________________________ 59 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Normas de fiscalizao so de competncia da CVM (Comisso de Valores Mobilirios), atravs de instrues e do BACEN (Banco Central do Brasil). As instrues da CVM so os atos atravs dos quais a CVM regulamenta, com abrangncia da poltica definida pelo Conselho Monetrio Nacional, as matrias expressamente previstas pelas leis 6385/76 e 6404/76. - CVM (Comisso de Valores Mobilirios): tem natureza jurdica de autarquia federal vinculada (subordinada) ou Ministrio da Fazenda foi criada pela Lei 6.385/76 (art. 3o). subordinada ao Ministrio da Fazenda. um rgo colegiado formado por 5(cinco) membros (1 presidente e 4 diretores) nomeados pelo Presidente da Repblica e aprovados pelo Senado Federal, com mandato de 5 anos, sendo vedada a reconduo. tem competncia autorizante, regulamentar e fiscalizante: - normatizar as operaes com valores mobilirios, autorizar sua emisso e negociao, bem como fiscalizar as S/As abertas e os agentes que operam no mercado de capitais. - na regulamentao, cabe regulamentar o funcionamento do mercado de capitais. - na autorizao, por meio de atos de registros, legitima a constituio de S/As abertas, a emisso e negociao de valores mobilirios no mercado de capitais (art. 19 da Lei 6385/76). - na fiscalizao, acompanha, de modo permanente, as S/As abertas e os demais agentes ligados ao mercado de capitais, de modo direto ou indireto.

___________________________________________________________________ 60 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

II - Classificao das sociedades annimas


- art. 4o da Lei das S/A (Lei 6.404/76) - podem ser ABERTAS ou FECHADAS - o que diferencia as companhias abertas das companhias fechadas a negociao ou no de valores mobilirios no mercado de capitais (isto , na bolsa de valores, no mercado de balco no organizado ou no mercado de balco organizado) - Sociedades Annimas abertas: so as sociedades annimas cujos valores mobilirios so admitidos negociao nas bolsas de valores ou mercado de balco (no organizado ou organizado) - pode captar recursos junto aos investidores em geral (emisso pblica que caracterizada por uma das formas previstas no pargrafo 3o do artigo 19 da Lei 6.385/76), de forma pblica . quando uma companhia aberta emite valores mobilirios (como aes, por exemplo) e os negocia no mercado de capitais (bolsa de valores, mercado de balco organizado ou mercado de balco no organizado), essa emisso denominada emisso pblica e o investidor que subscreve algum desses valores exerce uma subscrio pblica. para proceder a essa captao pblica de recursos, deve ter prvia autorizao do governo federal, o que se materializa com o seu registro e o lanamento de seus valores mobilirios na CVM. Se houver emisso pblica sem prvia autorizao, configurado est crime previsto no artigo 7o da Lei 7.492/86 (com pena de recluso de 2 a 8 anos).

- Sociedades annimas fechadas: no emitem valores mobilirios negociveis no mercado de capitais (bolsa de valores, mercado de balco no organizado ou mercado de balco organizado). - a negociao de valores imobilirios emitidos por companhia fechada denominada emisso privada e os investidores que adquirem tais valores mobilirios praticam subscrio privada.

___________________________________________________________________ 61 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

III - Nome empresarial da Sociedade Annima


- previso do artigo 3o da LSA (Lei 6.404/76). - nome empresarial ser sempre sob a forma de DENOMINAO (art.3o, caput). - a denominao deve estar acompanhada da expresso Companhia ou Sociedade Annima ou pelas abreviaturas S/A ou Cia. - se utilizar a expresso Companhia ou a abreviatura Cia, no poder a expresso estar no final do nome empresarial. - se utilizar a expresso Sociedade Annima ou a abreviatura S/A, expresso pode se localizar em qualquer local do nome empresarial. a

- nome de fundador, acionista, ou pessoa que, por qualquer modo tenha concorrido para o xito da sociedade, poder figurar na denominao (art. 3o, par.1o). - Se a denominao for idntica ou semelhante a de Companhia j existente, assistir prejudicada o direito de requerer a modificao por via administrativa ou em juzo, e demandar as perdas e danos existentes (art. 3o, par. 2o). - A Lei 8.934/94, no seu artigo 34, aplica o Princpio da novidade, Isto , a Junta Comercial no pode registrar nome idntico ou semelhante aos que j se encontram registrados, quer coincidam ou no os ramos de atividade a que se dedicam o titular do registro e o pretendente.

___________________________________________________________________ 62 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

IV A AO
a) Conceito - Ao o valor mobilirio representativo de uma parcela do capital social da S/A emissora que atribui ao seu titular a condio scio (acionista) da S/A b) Valor das aes - o valor da ao varia de acordo com o contexto em que necessrio atribuir valor participao societria, isto , depende dos objetivos da avaliao - Existem 5(cinco) espcies de valores de ao : valor nominal, valor patrimonial, valor de negociao, valor econmico e valor de emisso. - Valor nominal
o primeiro valor da ao. resulta da diviso do capital social da S/A pelo nmero de aes por ela emitida, independentemente da espcie ou da classe. Ex: se o capital social de R$ 3.000.000,00 e h 1.000.000 de aes, o valor nominal de cada uma ser de R$ 3,00. o valor nominal ser o mesmo para todas as aes da companhia art. 11, par. 2. LSA,

o valor nominal garante, em termos relativos, o acionista contra a diluio de seu patrimnio acionrio na hiptese de aumento de capital com emisso de novas aes LSA, art. 13 ( vedada a emisso de aes por preo inferior ao seu valor nominal). as aes podem no ter valor nominal o estatuto que indicar se as aes tero ou no valor nominal LSA, art. 11 se no tiver valor nominal, para todos os fins ser levado em considerao o valor-quociente ( que o valor do capital social dividido pelo nmero de aes emitidas. na hiptese de reduo do capital social, ser pago ao acionista com base no valor nominal ou no valor quociente . na companhia com aes sem valor nominal, o estatuto poder criar uma ou mais classes preferenciais com valor nominal LSA, art. 11, par. 1o

___________________________________________________________________ 63 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Valor patrimonial a parcela do patrimnio lquido da sociedade annima correspondente a cada ao. obtido atravs da diviso do patrimnio lquido pelo nmero de aes. patrimnio lquido : patrimnio bruto (ativo) obrigaes devidas pela sociedade (passivo). pode ser maior ou menor que o valor nominal. valor nominal e valor patrimonial se igualam somente no momento da constituio da sociedade. Valor patrimonial contbil x Valor patrimonial real: - V.P. Contbil : tem por dividendo o patrimnio lquido constante das demonstraes financeiras ordinrias ou especiais da S/A em que os bens so apropriados por seu valor de entrada (custo da aquisio), i.e., com base no balano patrimonial historio (no final do exerccio) ou atual (calculado com base em balano especial levantado durante o exerccio social). - V.P. Real : tem por dividendo o patrimnio lquido calculado com base em balano especial (que no tem repercusses tributrias), levando em cona o valor de mercado do patrimnio da sociedade. na liquidao, pago com base no valor patrimonial. na amortizao (operao pela qual se antecipa ao acionista no todo ou em parte o quanto ele deveria receber caso a sociedade fosse dissolvida LSA, art. 44) tambm considerado o valor patrimonial.

___________________________________________________________________ 64 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- Valor de negociao o montante pago pela ao, quando adquirida ou, o que o mesmo, o recebido, quando vendida -. no igual ao valor nominal, nem ao valor patrimonial. fixado com base na negociao entre comprador e vendedor. o valor contratado, por livre manifestao de vontade, entre quem aliena a ao e quem adquire. principal elemento levado em considerao na fixao do valor a perspectiva de rentabilidade da empresa. varia segundo a espcie de ao (ordinrias ou preferenciais os seus respectivos acionistas tm direitos diferentes). j que

o valor de negociao classifica-se em valor de mercado e valor de negociao privada: - valor de mercado : valor da ao na bolsa de valores ou no mercado de balco (valor de cotao). - valor de negociao privada : valor transacionado em operao fora do mercado de capitais.

- Valor econmico -

o valor que objetiva mensurar o preo que provavelmente um negociador pagaria pela ao, caso ela fosse vendida. resulta de uma complexa avaliao, procedida segundo critrios tcnicos e realizada por profissionais especializados.
busca encontrar o nmero que reflete o negcio vantajoso de compra e venda de determinadas aes. do ponto de visa dos investidores, a definio do valor econmico importante na preparao das propostas ou na delimitao das transigncias interessantes durante as negociaes para a aquisio da ao

___________________________________________________________________ 65 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

H grande divergncia quanto aos mtodos de apurao desse valor, sendo que um dos mtodos mais utilizados o mtodo do fluxo descontado, nele, estimam-se, em valor presente, os fluxos de caixa futuros, correspondentes participao acionria.

valor de emisso : - o valor pago pela ao no ato da subscrio. Tambm chamado de preo de emisso.

c) Preo de emisso - o valor para a compra da ao no ato da subscrio. - o montante gasto pelo investidor (subscritor), vista ou a prazo, em favor da S/A em troca da ao. - H 2(duas) formas de algum se tornar acionista, atravs da subscrio ou atravs da compra de aes : subscrio: operao do mercado primrio. Nesse caso se subscreve aes recm emitidas. O valor pago destina-se Cia emissora. O valor pago o preo de emisso ou valor de emisso compra: operao do mercado secundrio a aquisio de ao quando ela colocada a venda por um acionista. A sociedade emissora no faz parte do negcio jurdico (operao) e no recebe nada.

- quem define o preo de emisso unilateralmente a companhia criadora(emissora) da ao (ou outro valor mobilirio), o mesmo acontecendo com a forma de pagamento. - o valor atribudo pela Cia emissora ao, a ser pago, vista ou a prazo, pelo subscritor.
___________________________________________________________________ 66 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

- So 2(duas) as oportunidades em que a S/A fixa o preo de emisso: na Constituio da sociedade (fixado pelos fundadores; se tiver valor nominal, o preo de emisso deve ser igual ou menor ao valor nominal) e no aumento de capital com o lanamento de novas aes (fixado pela Assemblia Geral). - se o preo de emisso for igual ao valor nominal da ao, a totalidade do valor arrecadado ser destinado formao do capital social. Se o preo de emisso for maior que o valor nominal da ao, a diferena dever ser contabilizada em conta especial denominada reserva de capital (art. 182, par. 1o, da LSA). - se for aes sem valor nominal, os fundadores (na hiptese de constituio) ou a Assemblia Geral (na hiptese de aumento de capital) devero definir se todo o valor arrecadado com a venda das aes ser destinado ao Capital Social ou se parte se destinar Reserva de Capital. - o preo de emisso deve ser fixado levando em considerao as seguintes regras: - o preo de emisso no pode ser inferior ao valor nominal das aes, se existente (LSA, art. 13). no pode ocorrer diluio injustificada da participao dos antigos acionistas (LSA, art. 170, par. 1o). deve levar em conta a perspectiva de rentabilidade da companhia; o valor do patrimnio lquido da ao; a cotao das aes na Bolsa de Valores ou no mercado de balco organizado (art. 170, par.1o, LSA).

d) Diluio da participao societria - ocorre sempre que a companhia lana novas aes com preo de emisso inferior ao valor patrimonial das existentes. - se o preo de emisso das novas aes for igual ao valor patrimonial das existentes, este no variar; se for maio, aumentar; se for menor, diminuir. - se o preo de emisso das novas aes emitidas for superior ao valor patrimonial das j existentes, haver um gasto patrimonial dos antigos acionistas, em detrimento dos ingressantes (preo de emisso ser menor que o valor patrimonial das aes emitidas). - o valor nominal representa uma garantia contra a diluio.
___________________________________________________________________ 67 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

2.6 SOCIEDADE EM COMANDITA POR AES

- arts. 1.090 a 1.092/CC a) Conceito - a sociedade cujo capital social se divide em aes, sendo que o acionista, se no participa da administrao da sociedade, tem responsabilidade limitada ao preo da emisso das aes que subscreveu ou adquiriu; se o acionista exerce funes de direito ou administrador, responde pelas obrigaes sociais de forma subsidiria e ilimitada e solidria com os demais membros da diretoria

b) Tipos de acionistas e suas responsabilidades - Existem 2(duas) categorias de acionistas : os acionistas administradores (ou diretores) e os acionistas no administradores (ou no diretores) - acionistas administradores : tm responsabilidade solidria e ilimitada - acionistas no administradores : tm responsabilidade limitada s aes subscritas ou adquiridas c) Administrao - art. 1.091/CC s acionistas podem ser administradores

d) Aplicao da Lei das S/As - art. 1.090/CC rege-se pelas normas relativas s sociedades por aes

___________________________________________________________________ 68 *Apostila elaborada por Denis Domingues Hermida, sendo proibida a sua reproduo sem a indicao de sua fonte, bem como a sua utilizao por aqueles que no faam parte do corpo discente das instituies de ensino das quais professor o autor desta apostila. Para realizao do download dessa apostila acesse www.denishermida.com.br.

También podría gustarte