Está en la página 1de 1

Aprenda a fazer uma leitura racional

Interpretar textos e antes de tudo uma questo de relacionar viso de mundo e de como devemos ser crticos na anlise do mundo que nos cerca. Um dos aspectos importantes na anlise dos textos compreendermos o que denotao. Neste artigo vamos aprender um pouco sobre quais so as etapas essenciais leitura de um texto. Saindo da busca por informaes sobre o contexto de produo do mesmo, passando pela crtica, chegaremos problematizao. Esta uma etapa a que um leitor maduro consegue chegar e todos aqui podero se acompanharem nossas dicas. Denotao o primeiro nvel de leitura racional de um texto. Visa a compreenso do sentido mais literal, direto e superficial do texto e envolve as seguintes etapas: 1- Levantamento de aspectos diversos, como: Vocabulrio: grifar e procurar no dicionrio as palavras desconhecidas ou cujo sentido no tenha ficado claro; Dados sobre o autor, situao histrica e finalidade para a qual foi escrito o texto (para uma aula? uma conferncia? artigo de jornal? captulo de um livro? carta? resposta a algum?); Autores, teorias, obras, eventos, comentados no texto e que nos so desconhecidos. 2- Procura da ideia central do texto, respondendo-se s perguntas: Do que trata o texto? Qual o assunto discutido? 3- Anlise do desenvolvimento do raciocnio do autor: Como o autor trata essa ideia central? Se um ensaio sobre determinado assunto, de onde ele comea e quais as ideias, argumentos e fatos que usa para sustentar seu raciocnio? A que concluso chega? No momento em que conseguimos perceber como o autor montou seu texto, ns entramos na posse de sua estrutura lgica, revelada pelo encadeamento das ideias que devem desembocar na concluso.

das ideias apresentadas no texto na poca de sua criao. Avaliamos o grau de novidade que ele apresentou ento.

A crtica

O terceiro nvel de leitura racional o momento da crtica. No a crtica gratuita, baseada no gosto e na opinio individual, subjetiva, mas aquela que surge do nosso entendimento da proposta do prprio texto. Podemos verificar se o autor atinge ou no os objetivos a que se prope; se claro, coerente; se sua abordagem original e se traz alguma contribuio para o assunto tratado. Trata-se da crtica objetiva, que no depende do nosso gosto? Depende do gosto?) e que est fundamentada em aspectos do prprio texto. No necessariamente uma crtica negativa, pois permite apontar, tambm, os pontos positivos do texto. Ao chegar a esse ponto da leitura, teremos completado a anlise do texto. Saberemos dizer do que ele trata, quais os pontos enfocados, com que ponto de vista o assunto foi tratado, se o autor foi coerente ao expor suas ideias e qual a sua contribuio dentro da rea. A partir desse momento, podemos dizer se o texto bom, ruim ou mdio, independente de termos gostado dele ou no. importante frisar que as crticas feitas por pessoas diferentes podem ser divergentes. Esse fato positivo, pois a diversidade agua a nossa curiosidade e nos permite perceber aspectos do texto que no tinham sido notados.

A problematizao
o quarto e ltimo nvel de leitura racional. Nesse nvel nos distanciamos do texto e pensamos em assuntos ou problemas que, embora levantados a partir de sua leitura cuidadosa, vo alm dele. quando nos perguntamos: naquela poca, ou sociedade, era assim; e hoje, como ? tal coisa vlida para x; e para y, como ? Ao problematizar, estamos indagando sobre outras possibilidades e exercitamos a imaginao, a coerncia, o raciocnio. Abrimos nossos olhos para novos significados, para novas leituras do mundo. Concluindo, a necessidade de aprender a ler muito mais ampla e profunda do que normalmente se coloca, pois envolve a prtica de dar significados ao mundo que nos cerca e nossa prpria vida. tarefa que pode ser conseguida atravs dos sentimentos e tambm da razo. A leitura racional, como vimos, apresenta uma srie de etapas que correspondem ao aprofundamento gradual dos significados presentes no texto, aprofundamento este que pode nos levar, para alm do prprio texto, at os valores implcitos, escondidos, que presidiram a sua criao. Este o caminho crtico que nos permite chegar problematizao da nossa realidade e que nos leva, portanto, ao filosofar. Dicas para quando voc interpretar um texto: 01. O autor escreveu com uma inteno - tentar descobrir qual ela a chave. 02. Leia todo o texto uma primeira vez de forma despreocupada - assim voc ver apenas os aspectos superficiais primeiro 03. Na segunda leitura observe os detalhes, visualize em sua mente o cenrio, os personagens - Quanto mais real for a leitura na sua mente, mais fcil ser para interpretar o texto. 05. Duvide do(a) autor(a) - Leia as entrelinhas,perceba o que o(a) autor(a) te diz sem escrever no texto. 06. No tenha medo de opinar - J vi em sala de aula muitos alunos terem medo de dizer o que achavam e a resposta estaria correta se tivessem dito. 08. Visualize vrios caminhos, vrias opes e interpretaes - S no viaje muito na interpretao.Veja os caminhos apontados pela escrita do(a) autor(a). Apegue-se aos caminhos que lhe so mostrados. 07. Identifique as caractersticas fsicas e psicolgicas dos personagens - Se um determinado personagem tem como caracterstica ser mentiroso, por exemplo, o que ele diz no texto poder ser mentira no mesmo? Analisar e identificar os personagens so pontos necessrios para uma boa interpretao de texto. 08. Observe a linguagem, o tempo e espao - A sequncia dos acontecimentos, o feedback, conta muito na hora de interpretar. 09. Analise os acontecimentos de acordo com a poca do texto - importante que voc saiba ou pesquise sobre a poca narrada no texto, assim, certas contradies ou estranhamentos vistos por voc podem ser apenas a cultura da poca sendo demonstrada. 10. Leia quantas vezes achar que deve - No entendeu? Leia de novo. Nem todo dia estamos concentrados e a rapidez na leitura vem com o hbito.

Embora a compreenso de um texto literrio (ficcional), por exemplo um conto ou um romance, seja diferente da compreenso de um ensaio de um texto terico (no-ficcional) , possvel observar essas mesmas etapas. O texto literrio tambm apresenta uma ideia central e um encadeamento lgico detectado atravs das situaes apresentadas que levam a um final (no necessariamente a uma concluso). As perguntas que nos orientam permanecem as mesmas: como foi montada a histria? quais os aspectos importantes que foram mostrados? Respondendo a essas questes, encontramos o enredo, que corresponde ao nvel denotativo do texto ensastico. O mesmo se aplica a um filme ou a uma novela de televiso.

A interpretao do texto
o segundo nvel de leitura racional. Procura os significados no explcitos, escondidos, ou seja, os significados conotativos ou figurados. Perguntamos: o que o autor quer mostrar ou demonstrar com este texto? quais os valores que aparecem? como as ideias apresentadas, o ponto de vista assumido, se ligam poca de produo do texto? qual a relao do texto com o atual contexto histrico e social? Enfim, nesse nvel que vamos analisar mais a fundo os diversos elementos que compem o texto, examinando as relaes que eles mantm entre si e como cada um influencia o outro. nesse nvel, tambm, que cruzamos ideias e valores presentes no texto com a situao histrica e social da poca em que foi escrito e, s vezes, at com a biografia do autor. Ao fazer isso, podemos, inclusive, avaliar o significado

También podría gustarte