Está en la página 1de 46

SENAI - SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EVERTON DA SILVA NUNES

CICLONE EQUIPAMENTO INDUSTRIAL

Francisco Beltro

2010

EVERTON DA SILVA NUNES

CICLONE EQUIPAMENTO INDUSTRIAL

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso Tcnico em Eletromecnica da Unidade SENAI Francisco Beltro, como requisito parcial obteno do ttulo de Tcnico em Eletromecnica.

Orientador: Prof. Eng Marcelo Monteiro Da Correggio.

Francisco Beltro 2010

EVERTON DA SILVA NUNES

CICLONE EQUIPAMENTO INDUSTRIAL

Este Trabalho de Concluso de Curso foi julgado adequado obteno do ttulo de Tcnico em Eletromecnica e aprovado em sua forma final pelo Curso Tcnico em Eletromecnica da Unidade SENAI Francisco Beltro.

Francisco Beltro, 11 de junho de2010. ______________________________________________________ Professor e Orientador Marcelo Monteiro Da Correggio Engenheiro Industrial Mecnico Tcnico em Mecnica SENAI Francisco Beltro

Dedico este trabalho a meus pais Srgio Nunes e Ires Neres da Silva Nunes por me incentivarem dentro desse perodo de dois anos para minha formao profissional e meus amigos de curso que muitas vezes pararam seus afazeres para me ajuda a entender certos contedos e prticas que eu no possua conhecimento.

AGRADECIMENTOS

Agradeo os meios de transporte que obtive pela empresa onde trabalho (Prestatti Equipamentos Indstrias LTDA) para poder vir todos os dias no curso. Agradeo a minha namorada Anelize por sua pacincia e compresso por eu ter tomado seu computador todos finais de semana para a realizao deste trabalho. Agradeo a meu amigo irmo Robson por me ajudar e apoiar sempre que necessrio.

O xito do trabalho em equipe depende da cooperao e participao de todos, independente da funo ou da relevncia da tarefa (Autor desconhecido).

RESUMO

O objetivo deste trabalho mostrar o projeto de um ciclone atravs da interpretao do desenho tcnico, como seu traado foi executado com a utilizao de ferramentas, como se desenvolveu o processo de corte das peas, o tipo de acabamento efetuado no equipamento. Como se desenvolveu a montagem a partir do processo e o tipo de solda utilizado, as mquinas usadas para dobra e calandragem. Como funciona o equipamento, como se deve dar a manuteno para durabilidade e vida til do mesmo, quais as vantagens e desvantagens de trabalho, o tipo de material empregado na sua fabricao e que pontos positivos se obtm a ter o equipamento resultando a uma ecologia industrial satisfatria. Tambm no podemos deixar de citar o assunto mais importante que engloba o equipamento em geral que o estudo da caracterizao de um sistema centrfugo para a remoo eficiente de partculas finas de emisses gasosas. Alguns estudos realizados para filtragem de poeiras finas so economicamente penalizantes para instalaes de pequena e mdia dimenso. Coletores mecnicos, como ciclones, so interessantes sob o ponto de vista de baixo custo para fabricao, trabalha a elevadas temperaturas e presses, apresentam eficincias de captura pouco elevada para partculas finas, pelo que no so geralmente utilizados na sua remoo. Como o sistema funciona a seco e no tem partes mveis, de fcil adaptao a escalas industriais. Palavras-chave: Fabricao. Equipamento. Ecologia Industrial.

ABSTRACT

The objective is to show the design of a cyclone over the interpretation of technical design, as its route was performed with the use of tools, how it developed the process of cutting the pieces, made the finishing equipment. How it developed from the assembly process and the type of solder used, the machines used for bending and calendering. How the equipment works, how to provide maintenance for durability and useful life, what advantages and disadvantages of work, type of material used in its manufacture and strengths that you get to have the equipment resulting in an industrial ecology satisfactory. Nor can we fail to mention the most important subject which includes the equipment in general is to study the characterization of a centrifuge system for efficient removal of fine particles from gas emissions. Some studies for filtering fine dust are economically disadvantageous to facilities for small and medium size. Mechanical collectors such as cyclones, are interesting from the standpoint of low cost to manufacture, works at high temperatures and pressures, have rather high capture efficiencies for fine particles, so they are not generally used in their removal. How the system works to dry and has no moving parts, is easy to adapt to industrial scales. Keywords: Manufacturing. Equipment. Industrial Ecology.

LISTA DE SIGLAS

ABNT AISI EPI NBR TIG

Associao Brasileira de Normas Tcnicas American International Steel Institute Equipamento de Proteo Individual Normas Brasileira Tungsten Inert Gs

LISTA DE ILUSTRAES

FIGURA 1 MQUINA DE SOLDA UTILIZADA NO PROCESSO DE FABRICAO DO CICLONE.............................................................................................22 FIGURA 2 MQUINA PARA DOBRAR CHAPAS. ......................................................24 FIGURA 3 MQUINA UTILIZADA NO CISALHAMENTO (CORTE) DE CHAPAS. 25 FIGURA 4 COMPRESSOR E PLASMA..........................................................................26 FIGURA 5 OPERADOR CORTANDO CHAPA COM O PLASMA.............................27 FIGURA 6 CICLONE SEPARADOR...............................................................................28 FIGURA 7 EXEMPLO DE MULTICICLONES..............................................................31 FIGURA 8 ESQUEMA DO FLUXO DE AR DENTRO DO CICLONE.......................35 FIGURA 9 GUINCHO UTILIZADO PARA MOVER O EQUIPAMENTO................37 FIGURA 10 EQUIPAMENTO COM A MONTAGEM E ACABAMENTO FINALIZADOS.......................................................................................................................39 FIGURA 11 EQUIPAMENTO COM A MONTAGEM E ACABAMENTO FINALIZADOS.......................................................................................................................39 FIGURA 12 CARACTERSTICAS DE FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO. 40

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 CRONOGRAMA DA REALIZAO DO TRABALHO NO ANO DE 2010...........................................................................................................................................19 TABELA 2 CARACTERSTICAS DA SOLDA PELO PROCESSO TIG....................21 TABELA 3 RECOMENDAES DE CORRENTE PARA CADA BITOLA..............23 TABELA 4 BICOS MAIS USUAIS NO PROCESSO DE CORTE DE CHAPAS COM PLASMA..................................................................................................................................27 TABELA 5 COMPOSIO QUMICA DO AO...........................................................45 TABELA 6 PROPRIEDADES FSICAS DO AO..........................................................45 TABELA 7 PROPRIEDADES MECNICAS DO AO - ESTADO SOLUBILIZADO 46

SUMRIO

1 INTRODUO....................................................................................................................15 2 REVISO DE LITERATURA ..........................................................................................29 3 CICLONE E SUA UTILIZAO ....................................................................................31 3.1 DESVANTAGENS DO CICLONE.............................................................................33 4 PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DO CICLONE...................................................40 5 CONCLUSO......................................................................................................................41 REFERNCIAS.....................................................................................................................42 ANEXOS.................................................................................................................................44 ANEXO A TABELA DE COMPOSIO QUMICA, PROPRIEDADES FSICAS E MECNICAS DO MAETRIAL UTILIZADO NA FABRICAO DO CICLONE......45

15 1 INTRODUO

Dia aps dia empresas esto buscando solues no desenvolvimento de novos projetos de mquinas e equipamentos industriais, com o objetivo de alcanar o melhor nvel de perfeio com confiabilidade e agilidade nos servios prestados, buscando a evoluo tecnolgica e preservao do meio ambiente. A maioria das empresas em geral procura equipamentos com baixo custo como, energia, vapor, mo-de-obra operacional, manuteno, eficincia nos processos atravs da qualidade total, alta durabilidade e preservao a fauna e a flora, pois mquinas e equipamentos industriais sempre resultaram em impactos negativos no meio ambiente. Por isso nas ltimas dcadas, o capital natural do planeta vem sofrendo modificaes como resultadas da poluio industrial, no somente por via do ar, mas tambm do solo, da gua, fontes sonoras, luminosa entre outras. Por isso clientes procuram por mquinas e equipamentos que no afetam o meio, assim tendo um impacto muito positivo com o planeta e consigo mesmo, gerando empregos. O Ciclone vem com o intuito de resolver o
problema de poluio atmosfrica causado pela a emisso de gases poluentes ou partculas ao ar. Esse equipamento usado em indstrias como fundies, caldeirarias, refinarias de petrleo e em muitos outros casos que se exigem um sistema antipoluio.

16 1.1 TEMA

O tema deste trabalho descreve o uso de um ciclone que um equipamento adequado para a separao de partculas dentro do fluxo de gs ou ar, tanto em sistemas de controle ambiental quanto nos processos industriais, como na classificao de partculas.

1.2

PROBLEMA

Com o uso deste equipamento a tendncia de material particulado em indstrias ou refinarias tende a diminuir evitando a poluio, com objetivo de auxiliar na proteo dinmica de mistura em sistemas de aspirao de fluxos contaminados efetuando a limpeza de gases, vapores de processos e entre outros fatores deixando o meio ambiente livre de contaminaes de processos industriais.

1.3

OBJETIVOS

O principal objetivo deste trabalho criar um equipamento capaz de separar as partculas carregadas pelo fluxo de gs, retirando-as do fluxo gasoso.

17 1.3.1 Objetivo Geral

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um equipamento com baixo custo, baixa perda de carga, resistncia corroso e temperatura, simplicidade de projeto e manuteno.

1.3.2

Objetivo Especfico

Pesquisar em livros, artigos, manuais, internet, teorias a respeito do

trabalho e tambm citar seus autores.

1.3.2.1 Impacto Econmico

Com o desenvolvimento do equipamento esperamos gerar um impacto ao resultar a diminuio de poluio, contaminao e outros fatores que resultam em pontos negativos para a indstria atual, transformando todo esse particulado em um lixo seguro longe da natureza, atingindo assim a economia sem poluio atmosfrica, tendo modernizao continua, aumento da estabilidade do faturamento, tributos pagos ao governo, investimentos e aumento de exportaes (relacionamento com o mercado externo).

18 1.3.2.2 Impacto Social

Desenvolvimento da comunidade, sociedade, segurana do trabalho, sade ocupacional, responsabilidade social, treinamento, cumprimento das prticas trabalhistas, seguridade dos direitos humanos.

1.3.2.3 Impacto Ambiental

O principal impacto que o meio ambiente obter ser a reduo das emisses de gases nocivo de efluentes e de resduos, consumo consciente dos recursos gua e energia, conformidade com as normas ambientais, exigncia de um posicionamento scio-ambiental dos fornecedores, uso racional dos materiais utilizados na produo, investimentos na biodiversidade, programa de reciclagem e programa ambiental.

1.3.2.4 Impacto Pessoal

Com o estudo deste trabalho se espera adquirir mais conhecimento sobre montagem, funcionamento, manuteno, custos, potencia e fora de trabalho do equipamento, pois trabalho na rea de fabricao e normalmente s tem ocorrido atuao na fabricao das peas e se tem informaes superficiais de cada equipamento fabricado.

19 1.4 CRONOGRAMA

Tabela 1 Cronograma da Realizao do Trabalho no ano de 2010. Trabalho de Concluso de Curso Pesquisas Coleta de Dados, Arquivos, Fotos e Montagem do Trabalho Desenvolvimento Anlise dos Dados e Concluso Apresentao do TCC
Fonte: Arquivo Pessoal

Meses Determinados Fevereiro X X Maro X X Abril X X X X Maio X X X X X Junho X X

1.5 INFRA-ESTRUTURA

Esta etapa do estudo apresenta material utilizado na construo do equipamento, composio qumica, propriedade mecnica e fsica do material, mquinas, ferramentas, tipo de solda, tabela com caractersticas de gases, tabela com caracterstica de solda pelo processo TIG (Tungsten Inert Gs), tabela de corrente continua e entre muitos outros dados utilizados para dar a continuidade do desenvolvimento no processo de fabricao do Ciclone. O material utilizado na construo do Ciclone foi o Ao Inox. Este tipo de ao no eterno e sim apresenta, na maioria das vezes, uma maior resistncia corroso, quando exposto a um determinado meio ou agente agressivo. Apresenta tambm uma maior resistncia oxidao a altas temperaturas em relao a outras classes de aos. A resistncia oxidao e corroso do ao inoxidvel se deve principalmente a presena do cromo, que a partir de um determinado valor (aproximadamente 12%) e em contato com o oxignio,

20 permite a formao de uma pelcula finssima de xido de cromo sobre a superfcie do ao, que impermevel e insolvel nos meios corrosivos usuais. O ao um material desenvolvido a partir de ligas produzidas industrialmente sob rgido controle. Tm timas condies mecnicas, alta resistncia, boa trabalhabilidade, homogeneidade e menores graus de incerteza no seu comportamento. Em decorrncia disso, os coeficientes de segurana so bem baixos o que garante otimizao no uso do material que 100% reciclvel A soldagem nos dias de hoje se encontra muito utilizada no s no ramo da indstria, mas tambm na construo mecnica e naval, alem da engenharia civil. O processo de solda utilizado no equipamento se chama solda TIG, a unio de metais pelo aquecimento destes com um arco entre um eletrodo no consumvel de tungstnio. O mesmo funciona atravs do eletrodo preso a uma tocha. Por essa mesma tocha insuflado o gs que ira proteger a solda contra a contaminao da atmosfera. O eletrodo no consumvel e tem o papel de servir como um dos terminais do arco que ira gerar o calor para o processo. Ao aproximar-se da sua temperatura de fuso (3410 C), o tungstnio torna-se termo-inico, como fonte disponvel de eltrons. Ele alcana essa temperatura atravs de aquecimento por resistncia e, caso no houvesse um forte efeito de resfriamento pela sada dos eltrons de sua extremidade, esta ponta poderia fundir-se. A extremidade do eletrodo, ou seja, a ponta do mesmo, normalmente preparada pelo: * Arredondamento: utilizado em processo CA (Corrente Alternada) * Esmerilhamento: Para permitir maior estabilidade do arco, as pontas cnicas dos eletrodos devem ser obtidas a partir do esmerilhamento, com o eletrodo perpendicular ao eixo do rebolo. O rebolo deve ser exclusivo para eliminar a possibilidade de contaminao do eletrodo. * Afiao Qumica: Consiste em colocar o eletrodo em contato ao nitrato de sdio dentro de um recipiente, isso causa uma reao em toda a circunferncia e da extremidade do eletrodo. Fazendo isso varias vezes forma-se a ponta cnica desejada.

21

A mquina de solda (Figura 1) utilizada no processo de fabricao do ciclone do modelo Merkle Balmer BR 425 com corrente de regulagem de 40/425 A, arame de solda de 0,8 a 1,6 mm 480S atualmente usada para soldar ligas de alumnio, de magnsio, de titnio e aos inoxidveis, entre outros. A solda produzida de muito boa qualidade, as caractersticas bsicas desta solda esto reunidas na tabela 2.

Tabela 2 Caractersticas da Solda pelo Processo TIG. Tipo de Operao -manual ou automticaEquipamento Retificador, gerador ou transformador Tocha Cilindros de gases com dispositivo para deslocamento

Caractersticas do processo Custo do equipamento Taxa de deposio: 0,2 a 1,3 kg/h 1,5(manual) a 10 (automtico) Espessura da solda: 0,1 a 50 mm (solda com eletrodo revestido = 1) Posio de solda: todas Consumveis Tipos de junta: todas Varetas Diluio Com metal de adio: 2 a 20% Gases de proteo e pureza Sem metal de adio: 100% Eletrodo de Tungstnio Faixa de corrente: 10 a 400 A Vantagens: Limitaes Produz soldas de alta qualidade, solda a maioria dos Processo com baixa taxa de deposio metais e ligas, poa de fuso calma, fonte de calor Impossibilidade de solda em locais com corrente de ar concentrada, minimizando ZAC e distores, processo Possibilidade de incluso de tungstnio na solda de fcil aprendizagem. Emisso intensa de radiao ultravioleta. Segurana: Proteo ocular. Proteo da pele para evitar queimaduras pela radiao ultravioleta. Fonte: Apostila Solda TIG (SENAI)

22 A soldagem TIG (Figura 1) um processo manual, mas pode ser mecanizado e at mesmo automatizado. O equipamento bsico formado por: * Pistola (tocha) com bocal para direcionar o gs protetor ao redor do arco e um mecanismo de garra (pina) para fixar e energizar o eletrodo de tungstnio. * Suprimento de gs de proteo (cilindro de gs Argnio ou Helio). * Regulador redutor de presso de gs e medidor de vazo. * Fonte de energia. * Dispositivo de alta freqncia para abertura do arco.

Figura 1 Mquina de Solda Utilizada no Processo de Fabricao do Ciclone.


Fonte: Arquivo Pessoal

23

O eletrodo de tungstnio por sua vez tem o maior ponto de fuso de todos os metais (3.510C) o que permite a fabricao de eletrodos no consumveis. Outra razo para a utilizao desse material que o tungstnio um grande emissor de eletrodos que ionizam o gs e mantm o arco estvel. Na tabela 3, observam-se as principais recomendaes de corrente para cada bitola.

Tabela 3 Recomendaes de Corrente Para Cada Bitola. Corrente Continua Polaridade Direta
Dimetro dos Eletrodos de Tungstnio mm 1,6 2,0 2,4 3,2 4,0 Polegada 1/6 5/64 3/32 1/8 5/32 Eletrodos de Tungstnio Tipo: EWP, EWTH-1, EWTH-2 Faixa de Corrente 50 80 A 80 120 A 100 180 A 150 250 A 250 400 A

As faixas de corrente so em Ampr baseadas na utilizao de Argnio. Fonte: Apostila Solda (SENAI)

A solda TIG usada em espessuras delgadas devido ao excelente controle da fonte de calor. usada tambm para execuo de passes de raiz de tubulaes, conexes e outras unies que no permitem o acesso pelo lado oposto da junta, especialmente aquelas que apresentam alto grau de risco. Cada processo de solda tem sua eficincia trmica e, portanto, coloca mais ou menos calor na pea. A junta deve ser tal que, no caso do processo introduzir muito calor na pea, ela possa dissipar essa energia trmica. Alguns cuidados bsicos a ser seguidos no processo de soldagem de ao inox: Usar material de adio com composio qumica o mais prximo possvel do material a ser soldado. Evitar poas de fuso muito grandes para evitar trincas de solidificao na solda.

24 As juntas devem ser limpas, por processo de escovamento,

esmerilhamento e decapagem qumica. Utilizar apenas escovas de ao inox. No utilizar as ferramentas usadas no ao inox, nas operaes com ao carbono. A Mquina usada para dobrar chapa que, tambm usada na fabricao do equipamento foi a dobradeira (Figura 2). Ela por sua vez capaz de trabalhar em diversos tamanhos e bitolas. So mquinas muito utilizadas em fbricas metalrgicas, e foi projetado com a finalidade de dar ngulos ou inclinaes em chapa.

Figura 2 Mquina Para Dobrar Chapas.


Fonte: Arquivo Pessoal

25 Em continuao a mquina utilizada no corte das peas (Figura 3) foi guilhotina modelo IMAG. Ela uma mquina destinada ao cisalhamento de materiais como chapas metlicas, suportando cortar chapas de at 3,5 mm de espessura galvanizada ou inox. So mquinas precisas e versteis, que apresentam estrutura reforada, apropriada para resistir s mais diversas solicitaes por isso muito utilizada no setor de metal mecnica. Seus cortes so acionados por um pedal e mecanicamente por motor, o que reduz o tempo ocioso e dispensa o volante, garantindo a segurana do operador. Esto equipadas com facas de ao cromo e silcio com ligas de tungstnio, presas por um sistema de parafusos que facilita sua retirada para a afiao. Essas facas de ao possuem quatro lados para uso de corte.

Figura 3 Mquina Utilizada no Cisalhamento (Corte) de Chapas.


Fonte: Arquivo Pessoal

26 No corte das chapas tambm foi utilizado um equipamento de corte plasma modelo Sumig Prof 122 (Figura 4) e um Compressor de ar comprimido de trabalho pneumtico Modelo Chiaperini cj 20 APV 200L, presso mx. 12 kgf/cm. Diversos materiais condutores de eletricidade podem ser trabalhados pelas mquinas de corte a plasma, como as chapas de alumnio, ao-carbono, inox, ferro etc. Nos aos inoxidveis, o corte de chapas muito espessas no possvel, mas as chapas finas, ao serem cortadas (Figura 5), apresentam excelentes resultados.

Figura 4 Compressor e Plasma.


Fonte: Arquivo Pessoal

27

Figura 5 Operador Cortando Chapa com o Plasma.


Fonte: Arquivo Pessoal

Os bicos mais usados nos processos de corte tanto na fabricao do equipamento quanto em outros processos de corte so: Tabela 4 Bicos Mais Usuais no Processo de Corte de Chapas com Plasma. 0 - 12 mm 12 - 24 mm 24 - 30 mm 1,10 mm 1,30 mm 1,60 mm 0 - 50 A 50 - 90 A 90 - 120 A

Fonte: Arquivo da Empresa, (Prestatti Equipamentos Industriais LTDA).

1.6 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Este trabalho contm vrias elaboraes tais como pesquisas, dados, referncias, autores e trabalhos conclusivos de outros cursos, focados no mesmo assunto. Define-se ento como pesquisa exploratria, na qualidade de parte integrante da pesquisa principal, como o

28 estudo preliminar realizado com a finalidade de melhor adequar realidade que se pretende conhecer com o trabalho proposto. Em outras palavras, a pesquisa exploratria, ou estudo exploratrio, tem por objetivo conhecer a varivel de estudo tal como se apresenta, seu significado e o contexto onde ela se insere. Nessa concepo, esse estudo tem um sentido geral diverso do aplicado realizado durante a fase de planejamento do equipamento, como se destina a obter informaes verdadeiramente as caractersticas gerais.

1.7 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

A pesquisa buscou atravs de imagens e dados tcnicos do equipamento utilizado na rea da industrializao demonstrar o funcionamento e caractersticas gerais do mesmo. Aps essa avaliao buscou-se atravs de documentos como manuais, livros e formulrios, diagnosticar o ciclone, com o objetivo de identificar o funcionamento e perfil como, por exemplo, o Ciclone Separador indicado pela figura 6 abaixo.

Figura 6 Ciclone Separador


Fonte: Editora F. Provenza Projetista de Mquinas

29

REVISO DE LITERATURA

Os ciclones tm sido utilizados desde o sculo XIX para separar partculas slidas em escoamentos de suspenses fluido-partculas. Nas ltimas dcadas, muitos pesquisadores, entre eles, Barth, (1956); Dietz, (1981); Bloor e Ingham, (1987); Iozia e Leith, (1990); tm dado maior ateno aos ciclones industriais, e modelos tm sido desenvolvidos para determinar os parmetros-chave de desempenho, tais como curvas da eficincia de separao e queda de presso pelo ciclone. No modelo de Barth (1956), a velocidade terminal calculada para as partculas estticas, baseadas no balano exato entre a fora centrfuga e de arraste. A eficincia de coleta para qualquer partcula determinada pela razo da velocidade do fluido com a velocidade terminal da partcula. Leith e Licht (1972) desenvolveram outra aproximao para a modelagem de ciclones bastante difundida, assumindo que a turbulncia mantm constante a concentrao das partculas a qualquer altura do ciclone. Esta teoria permite o clculo direto da eficincia de coleta para partculas de qualquer tamanho em qualquer modelo de ciclones, entretanto existe evidncia experimental da ocorrncia de gradientes de concentrao na direo radial. Uma teoria hbrida desenvolvida por Dietz (1981) divide o ciclone em trs regies: a entrada, fluxo descendente ou anular, e fluxo ascendente ou centro. Dietz assumiu que a turbulncia produz um perfil de concentrao radial para partculas que no foram coletadas dentro de cada regio. Mothes e Lffler (1984) estenderam os conceitos de Dietz em diferentes regies de fluxo dentro do ciclone para incluir uma quarta regio prxima sada de slidos, e consideraram tambm uma difusividade turbulenta finita tanto na regio de fluxo ascendente como descendente. Essa aproximao evita a descontinuidade presente no modelo de Dietz (1981) e o transporte das partculas em ciclones ento vista como uma imposio do movimento difusivo com um deslocamento mdio determinado. Iozia e Leith (1990) baseados na teoria de Lapple (1951) e Barth (1956) propuseram uma funo lgica para descrever a eficincia fracionaria para ciclones com geometrias que eram variaes do ciclone Stairmand de alta eficincia.

30 Clift (1991) modificaram a estimativa do tempo mdio de residncia do gs e obtiveram a equao da eficincia baseada nas suposies originais da teoria de Leith e Licht (1972). Kim e Lee (1997) propuseram uma teoria para ciclones de alta eficincia baseada nas caractersticas da camada limite. Esta teoria divide o ciclone em duas partes, a regio turbulenta e a prxima parede. Na regio turbulenta, as trajetrias das partculas so calculadas a partir do movimento mdio do fluido e a probabilidade de coleta das partculas que esto na regio prxima parede calculada em funo da velocidade de deposio resultante da difuso turbulenta e da fora centrfuga. A eficincia pode aumentar quando a concentrao de slidos aumenta, pois as partculas mais grossas carregam as mais finas para a circunferncia do ciclone, onde elas so coletadas (Fassani e Goldstein 2000). Para determinar a influncia da concentrao de slidos na eficincia de coleta, Mothes e Lffler (1984) mediramna com vrias concentraes de slidos pesando as partculas no funil, Hoffman, (1992) tambm obtiveram a eficincia dessa maneira. Zhao e Pfeffer (1997) mostraram que a eficincia total poderia ser obtida usando a expresso da eficincia de um ciclone simplesmente mudando o dimetro de partcula pelo dimetro mximo mdio das partculas de uma dada distribuio. A maioria das teorias anteriores considera somente a regio central, desprezando a camada limite prxima parede. De acordo com Kim e Lee (2001), a velocidade na camada limite formada na parede do ciclone tem um importante papel como barreira para a deposio das partculas devido diminuio da fora centrfuga prxima parede. Ento eles desenvolveram um modelo para pequenos ciclones onde a difuso turbulenta na regio central do fluxo e o movimento das partculas dentro da camada limite so considerados. As curvas de eficincia obtidas apresentaram boa concordncia com os dados experimentais. De acordo com Hoffman (2002) Muschelknautz (1970) melhorou a teoria de Barth (1956), considerando os efeitos de concentrao das partculas, da rugosidade da parede, do fluxo secundrio, e da mudana na distribuio de partculas dentro do ciclone na eficincia de coleta e na queda de presso. Avci (2003) desenvolveram um modelo para calcular o dimetro de corte e as eficincias fracionais em separadores ciclnicos, considerando os efeitos do fluxo, parmetros geomtricos e acelerao das partculas, assumindo que a mistura do fluido com as partculas homognea. Os resultados mostraram boa concordncia com os dados experimentais para diferentes tipos de ciclones. Foi feita tambm a comparao deste modelo com as correlaes

31 empricas existentes na literatura, mostrando mais uma vez que este modelo est apto para determinar a desempenho de coleta. Zhao (2005) desenvolveu um mtodo de avaliao da eficincia, baseado na investigao do modelo do fluxo e nas teorias de separao do tamanho crtico da partcula e de separao da camada limite.

CICLONE E SUA UTILIZAO

Os ciclones podem ser utilizados individualmente, ou em grupos, denominados multiciclones (Figura 7).

Figura 7 Exemplo de Multiciclones.


Fonte: www.tersel.com.br

Em configuraes em srie ou paralelo. As configuraes em srie so recomendadas quando: *A distribuio de partculas muito ampla, com partculas de tamanhos menores que 10 ou 15 m at com partculas muito grandes e abrasivas (partculas menores removidas pelo ciclone de alta velocidade e partculas maiores removidas pelo ciclone de baixa velocidade).

32 *As partculas so finas, mas ocorre floculao em um equipamento precedente ou no prprio ciclone. As configuraes em paralelo so indicadas se a vazo de gs a tratar for muito grande, respeitando a queda de presso. O arranjo de vrios ciclones simples em paralelo constitui a unidade acima anteriormente citada como multiciclones. Atravs deste artifcio, um grande volume de ar pode ser tratado utilizando-se unidades de pequenos dimetros com grande acelerao centrifuga associada, resultando em uma maior captao. Usualmente projeta-se uma unidade, mas se a eficincia requerida for alta, devem-se adotar ciclones em paralelo. No caso de uso de mais de um ciclone necessrio ter-se em mente que o arranjo em srie aumenta a eficincia de coleta desde que configurado para isto. J o arranjo em paralelo no aumenta a eficincia e sim a vazo do produto. Por isso estes equipamentos so largamente utilizados nas indstrias qumicas, siderrgicas, de plsticos, cimento, cal, minerao, alimentos, celulose entre outras. Uma vez instalados, dispensam qualquer tipo de manuteno. Tambm so normalmente empregados em: Controle de poluio. Coletagem de produtos aps secadores de leito fluidizado, pneumticos ou spray dryer. Indstrias alimentcias, onde o produto desejado um p e as contaminaes com pequenas fibras de um filtro de tecido no podem ser toleradas Limpeza prvia em linhas que tenham coletores que retm a maioria das partculas finas. Pr-coleta nos sistemas de despoeiramento como equipamento auxiliar nos filtros de mangas. Processos qumicos como reator qumico, trocador de calor, para secagem de materiais granulares e combusto de leo. Refinarias de petrleo: utilizado para assegurar a continuidade do processo para obteno da gasolina, retendo o catalisador impedindo sua emisso para a atmosfera, evitando a perda e o efeito poluente.

33 Reciclagem e limpeza de cartuchos laser (toner): elimina totalmente o p atravs de seu alto poder de suco, deixando o cartucho pronto para a recarga entre outros. Reteno de particulados emitidos pela combusto de carvo, leo diesel, lenha

3.1

DESVANTAGENS DO CICLONE

Baixa eficincia para partculas menores que 5 mm; Excessivo desgaste por abraso; Possibilidade de entupimento; Grande consumo de gua; Gerao de resduos; Unidades de alta eficincia causam alta queda de presso (alto custo operacional); No aconselhado para partculas muito viscosas e pegajosas.

3.2 VANTAGENS DO CICLONE

Baixo custo; Baixa perda de carga; Resistncia a corroso e temperatura; Simplicidade de projeto e manuteno; Possibilidades de coletar partculas e gases ao mesmo tempo; Tamanho reduzido; Reteno de partculas sem necessidade de filtros; Ocupa pouco espao;

34 Os ciclones constituem um dos sistemas mais econmicos para a separao de gases e partculas.

3.3 CARACTERSTICAS GERAIS DO CICLONE

O ciclone composto por uma parte cnica e outra cilndrica, que juntas formam o corpo do mesmo. A entrada do ciclone usualmente tangencial parede da parte cilndrica prxima ao topo. O tubo de sada do gs, usualmente chamado de vrtex ou finder, fixo na parte superior do ciclone. Os ciclones de alta eficincia chegam a reter acima de 95% de particulados muito finos e 100% de particulados com granulomtria acima de 0,5 mm. As perdas de carga nos ciclones so relativamente grandes e aumentam medida que o dimetro do ciclone diminui. As perdas de carga so causadas por: Por atrito no duto de entrada Por contrao e expanso na entrada Por atito nas paredes Perdas cinticas no ciclone Perdas na entrada do tubo de sada Perdas de presso esttica entre a entrada e a sada Recuperao no tubo de sada

Quando o ar entra no ciclone flui para baixo em uma espiral ou vrtice adjacente a parede. Quando o ar se aproxima do fundo cnico, ele volta a subir em uma pequena espiral no centro do cone e do cilindro. Por conseguinte, forma-se um duplo vrtice onde as espirais descendentes e ascendentes giram em mesmo sentido (Figura 8). Um ciclone um dispositivo

35 de precipitao em que as foras que arrastam a partcula para fora esto em altas velocidades tangenciais, sendo vrias vezes superiores a fora da gravidade; portanto, os ciclones permitem separaes muito mais efetivas que as cmaras de precipitao por gravidade. Os limites de operao dos ciclones so temperaturas de 1000 C e presses de 500 atm (Perry, 1984).

Figura 8 Esquema do Fluxo de ar Dentro do Ciclone.


Fonte: www.sitape.com.br

3.4 CARACTERSTICAS CONSTRUTIVAS DO CICLONE

Para traar um cone de inox para um ciclone. utilizada uma chapa AISI (American International Steel Institute) Inox 304 E 3 mm, 2.241 x 2.340 mm, trena para medio, riscador para marcar medidas, uma barra redonda macia galvanizada de 2.500 mm x 3/8 para dar os raios de 589 mm e 234 mm. Tambm foi utilizado um guia com a ponta

36 feita de widea e a superfcie superior adaptada com um parafuso galvanizado 3/8x1/2 para dar o aperto a barra redonda para a mesma no se movimentar no momento de gerar o raio acima proposto. O traado foi feito no cho da fbrica, pois o dimetro do cone era muito grande e precisava-se visualizar o tamanho da chapa a ser utilizada. Foi usada duas chapas de inox. A primeira de 2.300 x 1.256 mm e a outra de 2.035 x 1.256 mm. As duas chapas foram unidas pela solda TIG com vareta de inox 2,3 mm. O soldador apenas gerou alguns cordes de solda para a chapa poder ser calandrada com o grau determinado e cortada apropriadamente. No processo de corte foi usado o plasma com o bico 1.3. Logo depois do corte o trabalho continua com o acabamento da pea utilizando uma lixadeira e um disco de flap 7 modelo Norton 7 ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas ) NBR (Norma Brasileira) 14.960. Os seguintes EPI (Equipamentos de Segurana Individual), foram utilizados no momento do acabamento: * Jaleco, Cala e Botas, vestimentos necessrios para trabalho de uso individual. * Luva tipo Raspa, destinada a proteger os dedos ou as mos contra cortes ou queimaduras provocadas por rebarbas, chapas mal acabada, ou peas com temperaturas elevadas. * culos incolor, seu uso indispensvel para evitar a entrada de partculas no globo ocular. * Respirador facial, previne contra a intoxicao via inalao de agentes qumicos e poeiras no ambiente de trabalho. * Avental tipo Raspa, oferecem proteo para o tronco humano contra agentes qumicos, fagulhas, leos, graxas e etc. * Protetor auditivo tipo Concha, destinados para proteger a audio impedindo que o rudo chegue ao interior do aparelho auditivo com nveis acima do permitido. Faz-se necessrio tambm o uso de EPI por ocasio de agentes fsicos presentes como: * Calor: Situao de desconforto em funo de elevada temperatura. * Rudo: Qualquer sensao sonora considerada indesejvel. * Vibraes: Oscilao pr unidade de tempo de um sistema mecnico. Por fim a chapa bruta em seu estado natural se transforma em uma pea com medidas anteriormente propostas por um desenho, ento ela ser calandrada novamente com o

37 seu fechamento total em grau. O trabalho terminar com o processo de solda TIG utilizada para unir uma ou mais partes metlicas garantido na junta suas propriedades fsicas, qumicas, metalrgicas e mecnicas.

3.5 MONTAGEM DO CICLONE

Para montagem do ciclone foram unidas todas as peas pelo processo de solda TIG, colocando-as em contato, uma com a outra, e aquecendo as superfcies da mesma de modo a lev-las a um estado de fuso. Cada pea foi ajustada com a ajuda de ferramentas auxiliares para poder deix-la perfeitamente alinhada conforme o desenho determinava. O soldador com ajuda do seu auxiliar uniam cada parte metlica com pequenos cordes de solda, para a mesma de inicio ser somente montada. Foi de grande importncia e necessidade para o trabalho ser realizado, o uso de um guincho (Figura 9), pois o mesmo tem uma capacidade imensa de erguer cargas. Seu gancho foi desenvolvido com o intuito de suportar uma carga de cinco toneladas.

Figura 9 Guincho Utilizado Para Mover o Equipamento.


Fonte: Arquivo pessoal

38 Ao operador do guincho foi solicitado para erguer o equipamento e gira-lo no sentido anti-horrio para dar continuidade a montagem. Aps o ciclone ser girado o soldador termina o processo de montagem com a juno dos pontos onde faltava solda. A maior dificuldade encontrada para a fabricao desse equipamento foram alguns erros de projeto que se encontravam no desenho, como por exemplo, medidas que no permitiam encaixe de uma pea na outra. Assim, o soldador teve que fazer um pequeno reparo. Com a ajuda de um sargento ele puxou a parte do cone onde o dimetro era maior para encaixa na parte do tubo, ou seja, a parte do corpo do ciclone onde o dimetro era menor produziu um cordo de solda, mas esse ajuste no muito comum, pois os desenhos vm com medidas, raios e ngulos unicamente para a execuo e perfeio do trabalho. Logo aps esse reparo o ciclone est pronto para ser levado ao acabamento onde o operador do guincho foi solicitado novamente para erguer o equipamento e lev-lo ao lado de fora da fbrica. Estando l fora o acabamento dado com um gel decapante, normalmente utilizado para devolver as caractersticas originais de cor do material, pois o aquecimento da solda faz com que o inox fique carbonizado e o gel devolve suas propriedades de tonalidade. Para o manuseio desse produto necessrio alguns cuidados exigidos pela empresa como, o uso do protetor facial, culos incolor, respirador facial, luvas impermeveis, avental raspa e as vestes obrigatrias no dia a dia do trabalho, esses equipamentos de proteo so necessrios por que o gel decapante um produto altamente corrosivo e txico, se ele entrar em contato com a pele pode causar leses fatais, e se chegar atingir os olhos pode lesionar resultando em uma grave perda de viso chegando a resultar em uma perda total da mesma. Aps o gel ser usado o equipamento est pronto para ser lavado e ai ento toda aquela tonalidade carbonizada causada pela solda desaparecer como ilustra abaixo, (Figura 10 e 11).

39

Figura 10 Equipamento com a Montagem e Acabamento Finalizados.


Fonte: Arquivo Pessoal

Figura 11 Equipamento com a Montagem e Acabamento Finalizados.


Fonte: Arquivo Pessoal

40

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DO CICLONE

O ciclone baseia-se na ao da fora centrifuga que age sobre as partculas carregadas pelo fluxo de gs, empurrando-as na direo das paredes, e retirando-as do fluxo gasoso. Esto entre os antigos tipos de equipamentos da indstria de particulados. Eles tm sido
usados em diferentes processos industriais, tais como processos fsicos de separao e reaes qumicas. Os ciclones podem ser utilizados em operaes de trabalhos extremas desde que usado o material apropriado na sua construo .

Figura 12 Caractersticas de Funcionamento do Equipamento.


Fonte: www.quebarato.com.br

41

CONCLUSO

O trabalho descrito props mais experincia na rea de fabricao e montagem, pois com a fabricao do equipamento obtive mais conhecimento sobre funcionamento de maquinas e cuidados que se deve ter para trabalhar com as mesmas. Com o uso do equipamento as indstrias teriam uma grande vantagem, pois estariam contribuindo para uma ecologia industrial mais satisfatria consigo mesma e com a populao gerando empregos e assegurando um futuro mais promissor. O equipamento em minha opinio deveria ser indispensvel em indstrias emissoras de gases como dixido de carbono, pois so um dos maiores fatores que agravam a poluio atmosfrica em alguns pases.

42

REFERNCIAS

Apostila: Solda TIG: Processos e Metalurgia; Editora Edgard Blucher LTDA; Coordenao: Emlio Wainer, Srgio Duarte Brandi, Fabio Dcourt Homem de Mello So Paulo 2004 SENAI. Apostila Solda TIG: Coordenao: Lucio Suckow; Diagramao: Alir Aparecida Schoroeder; Reviso Tcnica: SENAI CIC/CETSM; ESAB Matria extrada da Revista TSQ. Catalogo. 8p; SENAI SP. Solda.org Selma Ziedas e Ivanisa. Projetista de Mquinas; Editora F. Provenza. Apostila de Desenho Tcnico 1. SENAI PR Curitiba, 2006, 163p. Apostila Processo de Fabricao 1. SENAI PR Curitiba, 2001 169p. Apostila Processo de Fabricao 3. SENAI PR Cd. Catalogo: 5800, pag. 72, 73, 75. Manual de Integrao e Normas da Empresa. PRESTATTI EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA. PERRY, Teoria do Fluxo de ar Dentro do Ciclone. 1984 BAHRT,W. Design and Layout of the Cyclone Separator on the Basis of New Investigations. Warmekraft, vol. 8, pg. 1-9 1956. LEITH, D.L.ICHT,W. The Collection Efficiency of Cyclone Type Particle collectors: A New Theoretical Appraach. AIChE Symp. Ser, vol. 68, pg. 196-206.1972. DIETZ, P. W. Collection Eficiency of Cyclone Separators. AIChE, vol. 27 n6, pg. 888-892, 1981. MOTHES, H. AND F. LOFFLER. Motion and Deposition of Particles in a Cyclone. Chemie Ingenieur Technik, vol. 56 n9, pg. 714-715, 1984. IOZIA, D. L. AND D. LEITH. The Logistic Function and Cyclone Fractional Efficiency. Aerosol Science and Technology, vol. 12 n3, pg.598-606. 1990. CLIFT, R. M. GHADIRI. A Critique of two Models for Cyclone Performance. Aiche Journal, vol. 37 n2, pg. 285-289, 1991. KIM, C. H. LEE. J. W. A New Collection Efficiency Model for Small Cyclone considering the Boundary Layer Effect. Journal of Aerosol Science, vol. 32, pg. 251-269, 2001. FASSANI, F. L. L. GOLDSTEIN. A Study of the High Inlet Solids Loading on a Cyclone Separator Pressure Drop and Colletion Efficiency. Powder Technology, vol 107, pg. 60-65, 2000. HOFFMANN, A. C. STEIN, L. E. Gas Cyclone and Twirl Tubes: Principles, Design and Operation. Springer, pg. 97-122, 2002.

43 MUSCHELKNAUTZ. E. Design of Cyclone Separators in the Engineering Pratice. StaubPeinhalt, Luft, vol. 30 1970. AVCI, A. Effects of Flow and Geometrical Parameters on the Collection Efficiency in Cyclone Separators. Journal of Personal Science, vol. 34, pg. 937-955, 2003. ZHAO, B. Development of a New Method for Evaluating Cyclone Efficiency. Cheminal Engineering and Process, vol. 44, pg. 447-451, 2005.

44

ANEXOS

45

ANEXO A TABELA DE COMPOSIO QUMICA, PROPRIEDADES FSICAS E MECNICAS DO MAETRIAL UTILIZADO NA FABRICAO DO CICLONE

Tabela 5 Composio Qumica do Ao


AISI 420 Carbono Silcio Cromo Nquel Enxofre Fsforo C Si Mn. 0,15% 1,0% 1,0% 12 14% a AISI 304L Carbono Silcio Cromo Nquel Enxofre Fsforo C Si Mn. 0,03% 2,0% 1,0% 18 20% a Carbono Silcio Cromo AISI 316L C Si Mn. 0,03% 2,0% 1,0% 16 18% 10 14% a a -

Mangans Mn -

Mangans Mn -

Mangans Mn -

Cr Ni S P

Cr Ni S P

Cr Ni S P

8 a 12% Nquel Enxofre

Mx. 0,03% -

Mx. 0,03%

Mx. 0,03% Mx. 0,045% 2 a 3%

Mx. 0,045% Fsforo -

Molibidni Mo o

Molibidni Mo o

Molibidni Mo o

Fonte: http://www.swill.com.br/P%C3%A1ginas/corrosao1.htm

Tabela 6 Propriedades Fsicas do Ao


AISI 420 Mdulo de Elasticidade PSI 29x106 Trao Mdulo de Elasticidade PSI - 11.7x106 Toro Densidade g/cm3 Permeabilidade magntica Calor BTU/oC Especfico 7.7 AISI 304L Mdulo de Elasticidade PSI - 28x106 Trao AISI 316L Mdulo de Elasticidade PSI - 28x106 Trao

Mdulo de Mdulo de Elasticidade PSI - 12.5x106 Elasticidade PSI - 12.5x106 Toro Toro Densidade g/cm3 7.9 1.02 0.12 9.4 de 2.550 2.650 Densidade g/cm3 Permeabilidade magntica Calor BTU/oC Especfico 8.0 1.003 0.12 9.0 de 2.500 2.550 a

Ferro Permeabilidade Magntico magntica 0.11 11.4 de 2.700 Calor BTU/oC Especfico

Condutividade Trmica BTU/hr Temperatura Fuso oC

Condutividade Trmica BTU/hr Temperatura Fuso oC

Condutividade Trmica BTU/hr a Temperatura Fuso oC

Fonte: http://www.swill.com.br/P%C3%A1ginas/corrosao1.htm

46

Tabela 7 Propriedades Mecnicas do Ao - estado solubilizado


AISI 420 Resistncia Trao PSI Limite Escoamento PSI a 95x103 230x103 de 50x103 195x103 55 a 25 B-92-C-50 195 a 500 AISI 304L a Resistncia Trao PSI a Limite Escoamento PSI a 80x1 Resistncia 03 Trao PSI de 30x1 Limite 03 Escoamento PSI 65 140 AISI 316L a 78x10
3

de 30x10
3

Alongamento em % 25 a 8 Reduo em Areia Dureza Rockwell Dureza Brinell

Alongamento em % 55 Reduo em Areia Dureza Rockwell Dureza Brinell

Alongamento em % 55 Reduo em Areia Dureza Brinell 65 B-76 145

B-76 Dureza Rockwell

Fonte: http://www.swill.com.br/P%C3%A1ginas/corrosao1.htm

También podría gustarte