Está en la página 1de 12

ESTUDO BIBLICO:

EVANGELHO DE

CRISTO
SEGUNDO JOO
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Joo 8.36)

DISCIPULADOR: DISCIPULA:

Lio N1: O HOMEM


POR QUE DEVE VOC se interessar pela Palavra de Deus? "A tua Palavra a verdade" (Joo 17.17). "Lmpada para os meus ps a tua Palavra, e luz para os meus caminhos" (Salmo 119.105). "Quo doces so as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel minha boca" (Salmo 119.103). Este o primeiro de uma srie de quatro estudos bblicos, que esto sua disposio, inteiramente grtis. As lies sero de muito valor prtico, pois lhe ensinaro a descobrir pessoalmente, dentro da Bblia, a soluo dos seus problemas. COMO ESTUDAR? Para estudar esta lio, voc precisa de mais uma coisa alm deste Estudo: o livro da Bblia que se chama "O Evangelho Segundo Joo" (Devemos explicar que a Bblia composta de duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O Evangelho de Joo o quarto Livro do Novo Testamento). Na parte da lio chamada "Descobrimento Pessoal", procure agora a pergunta nmero 1. Dentro dessa pergunta, voc v uma referncia assim: 8.12. O primeiro nmero indica o captulo (procure um grande nmero 8 no Evangelho de Joo). O nmero direita do ponto indica o versculo (procure um pequeno nmero 12 dentro do captulo 8). J encontrou Joo 8.12? Ento vamos ler outra vez a pergunta que diz: Em Joo 8.12, como que Jesus se chama a si mesmo? Leia o versculo 12, e voc encontrar as seguintes palavras. Eu sou a Luz do mundo. Por isso, escrevemos no espao direita da pergunta, a seguinte resposta: A luz do mundo. Agora continue voc mesmo a ler as perguntas e descobrir as respostas no Evangelho de Joo. Responda com poucas palavras; no copie versculos inteiros! DESCOBRIMENTO PESSOAL
1. Em Joo 8.12, como que Jesus se chama a si mesmo?

2.

O que acontece aos que seguem a Jesus? (8.12)

3.

Quem no gosta da luz? (3.20)

4.

Em Joo 6.35, como Jesus se chama a si mesmo?

5.

Que acontece aos que crem em Jesus? (6.35)

6.

Em Joo 11.25, como se chama Jesus a si mesmo?

7.

Se algum escravo do pecado, quem pode libert-lo? (8.36)

8.

Permanece, o que, sobre aquele que no cr no Filho de Deus? (3.36)

9. O que no cr, s depois da morte ser julgado, ou j est debaixo da condenao? (3.18)

10.

Que acontece ao que cr em Cristo? (3.18)

11. Apesar de irado contra o pecado, o que sente Deus pelos pecadores? (3.16)

12. Que fez Deus, o Pai, como prova maior do seu amor para com os homens? (3.16)

13.

Quando o Pai mandou Cristo ao mundo foi para julgar voc? (3.17)

14.

O que Ele queria ento, fazer com voc? (3.17)

15. Deus, o Pai, deu Seu Filho para morrer em seu lugar para que voc crendo.... (3.16)

16. Quem pode ter a vida eterna? Qualquer pessoa que confiar em Jesus ou somente uma pessoa muito boa? (3.36)

17. Para que voc receba a vida eterna, o que precisa fazer? (3.36) Observao: "crer" a palavra chave do Evangelho de Joo. Nele essa palavra aparece umas 90 vezes.

18.

Se voc chegar a Jesus, ser que Ele o lanar fora? (6.37)

Esperamos que voc tenha achado agradvel e proveitoso o estudo desta lio. Voc j fez um bom comeo. Certamente deve continuar! No deixe de apanhar a segunda lio onde estudaremos sobre o Salvador Jesus Cristo!

Lio N2: O SALVADOR


Alegramo-nos porque voc completou a primeira lio! Estamos certos de que voc gostar mais ainda de fazer esta segunda lio! E medida que voc for estudando a Palavra de Deus voc sentir mais e mais quo grande o seu amor por ns!

Na Lio Anterior Aprendemos Que: O homem est condenado por causa do seu pecado. Deus provou o seu amor enviando Seu Filho a este mundo. O homem salvo pela f no Filho de Deus. O Senhor Jesus recebe a todos quantos vem a Ele. PERGUNTAS: (Responda com poucas palavras. No copie versculos inteiros)

1.

Qual a afirmao de Joo Batista acerca de Jesus? (1.34)

2. Muitos samaritanos creram em Jesus por causa do testemunho de quem? (4.39)

3. Depois de haverem conversado pessoalmente com Jesus, o que disseram eles? (4.42)

4.

Marta reconheceu que Jesus era quem? (11.27)

5.

O que Jesus para voc?

Muitas pessoas acham que o Senhor Jesus um grande filsofo. Realmente, h uma magnfica filosofia em seus ensinos! Outros acham que Jesus foi um grande sbio. Onde achar mais sabedoria do que nas Suas Palavras?! Veja o que os guardas enviados a prend-lo reconheceram(Joo 7.46). Gregos o procuraram para aprender dele(Joo 12.20,21). Outros ficaram impressionados com os seus milagres. Realmente, quem jamais curou um cego de nascena?(Joo 9.1-7) Quem teria poder para ressuscitar algum morto h quatro dias?(Joo 11.39). Quem jamais levantou algum que sofreu de uma paralisia durante 38 anos?(Joo 5.9). Mas, sabe? O Filho de Deus no se fez homem apenas para curar enfermo! Ele veio sofrer o castigo que ns

merecamos pelos nossos pecados! Ele veio restabelecer nossa comunho com Deus! Ele veio para ser o meu Salvador, o Seu Salvador!

6. Que crimes achou Pilatos que Jesus havia praticado? 18.38 = 19.4 = 19.6 = 7. Sendo julgado inocente, que sentena recebeu Jesus do Governador Pncio Pilatos? (19.16)

8.

Essa sentena foi cumprida? (19.17,18)

9.

Por que Jesus deu sua vida por ns? (15.13)

10. Depois de ter sido tirado da cruz, onde foi colocado o corpo de Jesus? (19.40,41)

11. As mulheres que foram zelar o tmulo encontraram l o corpo de Jesus? (20.2)

12. O que Maria Madalena e os outros discpulos pensaram haver acontecido? (20.13)

13. Por que eles pensavam assim? (20.9)

14. Quem falou com Maria? (20.16)

15. O que Maria contou a todos em seguida? (20.18)

16. Quem mais viu o Senhor ressuscitado? (20.19)

17. Quem no estava nesta reunio? (20.24)

18. Tom acreditou que Jesus havia ressuscitado como os outros afirmavam? (20.25)

19. Que disse Tom ao ver o Senhor Jesus? (20.28)

20. Que disse Jesus a Tom? (20.29)

Bem aventurados, que dizer felizes. Felizes os que no precisam ver para crer. Felizes os que aceitam pela f! Isto se refere diretamente a ns, que temos de crer pela f na Palavra de Deus! Fato glorioso do cristianismo a ressurreio do Senhor Jesus Cristo! O tmulo vazio a segurana do cristo! Sem a ressurreio a f crist no teria valor. Eis como o apstolo Paulo resume o Evangelho: "Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1Corntios 15.3,4). 21. Por que o Evangelho de Joo foi escrito? (20.31)

Lio N 3: A SALVAO
Veja! Voc j chegou metade do curso! Deve estar bem ansioso por termin-lo! No permita que nada o atrapalhe!

Na Lio Anterior Aprendemos Que: O Salvador morreu como um cordeiro, sem culpa. Ele ofereceu voluntariamente sua vida por amor a ns. Ele ressuscitou dos mortos, vive! Ele ofereceu a vida eterna a todos os que nEle crem.

PERGUNTAS: (Responda com poucas palavras. No copie versculos inteiros)


1. Como se pode tornar um filho de Deus? (1.12)

2.

Todos os homens so filhos de Deus? (1.12)

Neste evangelho aprendemos quem nem todos os homens so filhos de Deus; todos so criaturas de Deus, pois Ele o Criador de todas as coisas, porm s Filho de Deus quem recebe (cr no) o Senhor Jesus Cristo (1.12).

3.

De quem podemos receber a vida eterna como um presente? (10.28)

4. Qual a nica razo pela qual algum deixa de receber a vida eterna? (5.40)

5.

Para que o Senhor Jesus veio a este mundo? (10.10)

6.

Quem a verdade? (14.6)

Conhecer nosso Senhor Jesus Cristo conhecer a verdade, pois Ele a verdade. A Palavra de Deus, escrita, tambm a verdade (Joo 17.17), e o seu objetivo justamente testificar de Cristo, a fim de que os homens o conheam e sejam libertos do pecado recebendo a salvao eterna.

7.

Qual o nico Caminho para buscar a Deus? (14.6)

8.

Qual a nica Porta para a salvao? (10.9)

9.

possvel crer no Senhor Jesus, sem nunca T-lo visto? (20.29)

Todos ns temos muitos problemas neste mundo. Os mais srios, porm, so os problemas espirituais. A vida aqui mais cedo o mais tarde vai terminar. A alma viver eternamente. O destino da alma depende do zelo ou cuidado com que algum procura resolver os problemas espirituais enquanto est aqui neste mundo. Depender da escolha que faz de confiar ou no no Senhor Jesus para a salvao. Ele a resposta para todos os problemas!

10. Se voc sente "fome" espiritual, __________________________.

Cristo diz (6.35):

"Eu sou o

11. Se voc sente que "est nas trevas do pecado", Cristo diz (8.12): "Eu sou a ______________________________. 12. Se voc no sabe "que caminho seguir", Cristo diz (14.6): "Eu sou o ________________________. 13. Se voc diz: "no sei em quem acreditar", Cristo diz (14.6): "Eu sou a ________________________. 14. Muitos foram escandalizados com Jesus (6.61-65). Que pergunta fez Jesus aos discpulos? (6.67) R: 15. 16. Como Pedro respondeu a esta pergunta? (6.68) R: Voc tambm responder como Pedro? R:

Lio N 4: A NOVA VIDA


Parabns! Esta a ltima lio! Esperamos que voc tenha aproveitado bastante o estudo feito at aqui, e que isto possa lev-lo a um interesse maior pela leitura da Bblia, a Palavra de Deus!

Na Lio Anterior Aprendemos Que: Todos os homens no so filhos de Deus, s os que crem em Cristo. Somente Cristo tem a soluo para os anseios de nosso corao. Aquele que quiser, pode vir a Cristo. Crer pr toda a nossa confiana em Cristo quanto nossa salvao. PERGUNTAS: (Responda em poucas palavras. No copie versculos inteiros)

1. Depois de crer em Cristo algum pode ter certeza de vida eterna? (5.24) R: ________________________ 2. No momento em que cr ____________________________. 3. No momento em que __________________________. cr em Cristo (3.18), voc no ...

em

Cristo

(3.36),

voc

tem...

4. No momento em que cr em Cristo (5.24) ____________________ para a... ___________________. 5. Como Jesus provou o seu amor para conosco? (15.13) R:

passou

da...

O Senhor Jesus veio a este mundo nos provar o amor de Deus (3.16). Ele nos fez conhecer a Deus e a sua misericrdia para conosco. A prova maior desse amor foi que "Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores", Paulo que afirma (Romanos 5.8). Mas Ele no ficou morto, Ele ressuscitou! Voltou para o cu, de onde Ele veio (Joo 1.14,18). 6. Como podemos provar que somos amigos de Jesus? (15.14)

7.

O que faz Deus, o Pai, aos que servem ao Senhor Jesus? (12.26)

8.

Para onde foi Jesus? (14.1,2)

9.

Qual a promessa de Jesus para os que crem nEle? (11.25)

10. Quem ajuda o crente a lembrar da ressurreio e da volta de Cristo? (14.26)

11.

O que o Senhor Jesus prometeu nos dar? (14.27)

12.

Podemos ter paz mesmo no meio de aflies e problemas? (16.33)

13.

Tudo fica mais fcil quando seguimos a Jesus? (15.20)

14.

O que podemos esperar quando seguimos fielmente a Cristo? (15.20)

15.

Todo cristo sincero est esperando o que? (14.3)

16.

O que Jesus para todos os que nEle cr? (11.25-26)

17.

Voc est preparado para a volta de Jesus?

Joo 12.48 = Joo 5.24 =

Chegou o fim do curso. Seu conhecimento do Evangelho de Joo deve ser bem maior. H muito no Evangelho que no foi estudado. Comece no primeiro captulo e leia o Evangelho todo. H mais trs evangelhos no Novo Testamento que falam de Jesus. No deixe de estudar e ler a Bblia!

También podría gustarte