Está en la página 1de 3

A Reduo da Idade Penal Atualmente os debates e reflexes sobre a reduo da idade penal de 18 anos para 16 anos vm tomando as vozes

em nosso pas. Ser que a reduo a forma de acabarmos com o problema da violncia? A punio o melhor caminho? O que leva algum a ter uma atitude violenta? So esses, entre tantos outros questionamentos que nos fazem pensar quando tratamos deste assunto. preciso que consideremos muito alm do nosso anseio por retribuio diante de um ato violento. Devemos olhar para as causas dessa crescente violncia juvenil. A violncia que assombra os cidados e o Poder Pblico no uma ao dos jovens, a reao fruto da falta de algum direito no garantido. No h dados que comprovem que o rebaixamento da idade penal reduz os ndices de criminalidade juvenil. Ao contrrio, o ingresso antecipado no falido sistema penal brasileiro expe os adolescentes a mecanismos reprodutores da violncia, como o aumento das chances de reincidncia, uma vez que as taxas nas penitencirias ultrapassam 60% enquanto no sistema socioeducativo se situam abaixo de 20%. A maioria dos delitos que levam os adolescentes internao no envolve crimes contra a pessoa e, assim sendo, utilizar o critrio de faixa etria penalizaria o infrator com 16 anos ou menos, que compulsoriamente iria para o sistema penal, independendo da gravidade do ato; por outro lado a reduo da idade penal no resolve o problema da utilizao de crianas e adolescentes no crime organizado. Se reduzida a idade penal, estes sero recrutados mais cedo ainda. incorreta a afirmao de que a maioria dos pases adota idade penal inferior aos 18 anos. Pesquisa realizada pela ONU (Crime Trends) aponta que em apenas 17% das 57 legislaes estudadas, a idade penal inferior aos 18 anos. A participao de adolescentes na criminalidade de 10% do total de infratores, segundo dados do Iland (Instituto Latino-americano das Naes Unidas para preveno e tratamento do delinquente). No Brasil, o que se destaca a grande proporo de adolescentes assassinados (entre os primeiros lugares no ranking mundial), bem como, o nmero elevado de jovens que crescem em contextos violentos. urgente considerar que a adolescncia o momento de passagem da infncia para a vida adulta. A insero do jovem no mundo adulto prev, em nossa sociedade, aes que assegurem este ingresso, de modo a oferecer-lhe as condies sociais e legais, bem como, as capacidades educacionais e emocionais necessrias. preciso garantir essas condies para todos os adolescentes; bem como, o tempo social de infncia e juventude, com escola de qualidade, visando dar condies aos jovens para o exerccio e vivncia de cidadania, que permitiro a construo dos papis sociais a constituio da prpria sociedade.

Toda atuao da sociedade voltada para esta fase deve ser guiada pela perspectiva de orientao, um projeto de vida no se constri com segregao e sim, pela orientao escolar e profissional ao longo da vida no sistema de educao e trabalho. O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) prope responsabilizao do adolescente que comete ato infracional com aplicao de medidas socioeducativas. O ECA no prope impunidade, pois adequado, do ponto de vista da psicologia, uma sociedade buscar corrigir a conduta dos seus cidados a partir de uma perspectiva educacional, principalmente em se tratando de adolescente. Cabe lembrar que a idade penal fixada aos 18 anos fruto de uma ampla mobilizao da sociedade civil e marca o compromisso do estado brasileiro com a infncia e a adolescncia, bem como, a concepo adotada pela Constituio Federal e reiterada pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), de proteo integral para todos os casos. Ao observarmos os ataques a todo esse aparato legal de defesa da populao com idade inferior aos 18 anos, assistimos de fato, a escalada fascista de um discurso das classes mdias, transformando-se em discurso hegemnico do conjunto da sociedade. Os governos, muitas vezes marcados pelo populismo, incorporam de maneira veemente essas noes de combate ao crime e a criminalidade e provocam uma construo social a partir do aumento da represso policial e do fortalecimento da noo de punitividade e segregao social. Os que hoje pedem a reduo da idade penal, como forma para resolver a questo da criminalidade no Brasil, no tero, amanh, o mesmo compromisso e indignao para a luta por educao, sade e moradia. Para eles, a questo estar resolvida. A mdia e a sociedade pararo de falar dos polticos, pois esses j julgaro ter feito a sua parte: prenderam quem tinham que prender! Perante a cobrana da sociedade por aes, os legisladores produzem uma sada fcil e rpida. A sociedade volta ao silncio como se tudo estivesse resolvido. Assim nascem as propostas de reduo da idade penal. Tudo parece estar resolvido, quando, na verdade, est tudo apenas jogado debaixo do tapete. No caso, atrs das grades. Nossa posio de reforo a polticas pblicas que tenham uma adolescncia sadia como meta. necessrio que repensemos estas polticas pblicas para a juventude, que acreditamos nela como presente e futuro da sociedade, como protagonista de sua histria. Acima de tudo, o jovem precisa de carinho, cuidado e ateno. Precisamos concretizar sempre medidas socioeducativas com o intuito de reeducar o jovem infrator. No basta acreditar numa falsa viso de mais segurana. O desafio , juntos, melhorarmos a vida dos jovens e efetivarmos seus direitos fundamentais com acompanhamento efetivo para que cresam conscientes e responsveis, acreditando que possvel construir uma sociedade mais justa, igualitria e fraterna.

También podría gustarte