Está en la página 1de 4

23/09/13

Pierre Bourdieu Wikipdia, a enciclopdia livre

Pierre Bourdieu
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Pierre Flix Bourdieu (Denguin - Frana 1 de agosto de 1930 Paris - Frana, 23 de janeiro de 2002) foi um importante socilogo francs.

Pierre Bourdieu
Nome completo Pierre Flix Bourdieu Nascimento 1 de agosto de 1930 Denguin, Frana

De origem campesina, filsofo de formao, foi docente 23 de janeiro de 2002 (71 anos) Morte na cole de Sociologie du Collge de France. Paris, Frana Desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos trabalhos francs Nacionalidade abordando a questo da dominao e um dos autores mais lidos, em todo o mundo, nos campos da socilogo Ocupao Antropologia e Sociologia, cuja contribuio alcana as mais variadas reas do conhecimento humano, discutindo em sua obra temas como educao, cultura, literatura, arte, mdia, lingstica e poltica. Tambm escreveu muito sobre a Sociologia da Sociologia. A sociedade cabila, na Arglia, foi o palco de suas primeiras pesquisas. Seu primeiro livro, Sociologia da Arglia (1958), discute a organizao social da sociedade cabila, e em particular, como o sistema colonial interferiu na sociedade cabila, em suas estruturas e desculturao. Dirigiu, por muitos anos, a revista "Actes de la recherche en sciences sociales" e presidiu o CISIA (Comit Internacional de Apoio aos Intelectuais Argelinos), sempre se posicionado claramente contra o liberalismo e a globalizao. O mundo social, para Bourdieu, deve ser compreendido luz de trs conceitos fundamentais: campo, habitus e capital.

ndice
1 Biografia 2 Teoria Social 2.1 Construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista 3 Bibliografia parcial 4 Outros textos 5 Ligaes externas

Biografia
Nascido numa famlia campesina, ingressa em 1951 na Faculdade de Letras, em Paris, na Escola Normal Superior e em 1954 gradua-se em Filosofia, assumindo a funo de professor em Moulins. Aps prestar servio militar na Arglia, assume, em 1958 o cargo de professor assistente na Faculdade de Letras em Argel, quando inicia sua pesquisa acerca da sociedade cabila. Em 1960 torna-se assistente de Raymond Aron, na Faculdade de Letras de Paris e principia seus estudos acerca do celibato na regio de Barn. Ainda em 1960 integra-se ao Centro de Sociologia Europia, do qual torna-se secretrio geral em 1962.

pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu

1/4

23/09/13

Pierre Bourdieu Wikipdia, a enciclopdia livre

Desenvolve ao longo das dcadas de 1960 a 1980 farta obra, contribuindo significativamente para a formao do pensamento sociolgico do sculo XX. Na dcada de 1970 estende sua atividade docente a importantes instituies estrangeiras, como as universidades de Harvard e Chicago e o Instituto Max Planck de Berlim. Em 1982 ministra sua aula inaugural ( Lies de Aula) no Collge de France (instituio que trs anos mais tarde se associa ao Centro de Sociologia Europia), propondo uma "Sociologia da Sociologia", constituda de um olhar crtico sobre a formao do socilogo como censor e detentor de um discurso de verdade sobre o mundo social. Neste sentindo, esta aula inaugural encontra-se com a ministrada por Barthes (A aula) e Foucault (A Ordem do Discurso), privilegiando a discusso acerca do saber acadmico. consagrado Doutor 'honoris causa' das universidades Livre de Berlim (1989), Johann-Wolfgang-Goethe de Frankfurt (1996) e Atenas (1996). Morreu em Paris, em 23 de janeiro de 2002, depois de finalizar um curso acerca de sua prpria produo acadmica, que servir de fundamento ao seu ltimo livro, Esboo para uma autoanlise.

Teoria Social
Na agenda terica proposta Teoria Sociolgica contempornea, alguns elementos merecem destaque: a releitura dos clssicos, a construo de conceitos e a postura crtica do intelectual diante de uma tomada de posicionamento poltico, elementos estes amalgamados em sua discusso sociolgica. Ao compor, por exemplo a ideia de campo, Bourdieu dialoga com a idia de esferas, proposta por Max Weber e, ainda, com o conceito de classe social de Marx.

Construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista


Bourdieu, permitindo ter seu pensamento rotulado, adota como nomenclatura o construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista.
Tmulo de Bourdieu no Cemitrio do Pre Lachaise.

Esta postura consiste em admitir que existe no mundo social estruturas objetivas que podem dirigir, ou melhor, coagir a ao e a representao dos indivduos, dos chamados agentes. No entanto, tais estruturas so construdas socialmente assim como os esquemas de ao e pensamento, chamados por Bourdieu de habitus. Bourdieu tenta fugir da dicotomia subjetivismo/objetivismo dentro das cincias humanas. Rejeita tanto trabalhar no mbito do fisicalismo, considerando o social enquanto fatos objetivos, como no do psicologismo, o que seria a "explicao das explicaes". O momento objetivo e subjetivo das relaes sociais esto numa relao dialtica. Existem realmente as estruturas objetivas que coagem as representaes e aes dos agentes, mas estes, por sua vez, na sua cotidianidade, podem transformar ou conservar tais estruturas, ou almejar a tanto. A verdade da interao nunca est totalmente expressa na maneira como ela se nos aprensenta imediatamente. Uma das mais importantes questes na obra de Bourdieu se centraliza na anlise de como os agentes incorporam a estrutura social, ao mesmo tempo que a produzem, legitimam e reproduzem. Neste sentido se pode afirmar que ele dialoga com o Estruturalismo, ao mesmo tempo que pensa em que espcie de autonomia os agentes detm. Bourdieu, ento, se prope a superar tanto o objetivismo estruturalista quanto o subjetivismo interacionista (fenomenolgico, semitico).

pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu

2/4

23/09/13

Pierre Bourdieu Wikipdia, a enciclopdia livre

Bibliografia parcial
Entre as obras de Bourdieu traduzidas para portugus, contam-se: A Reproduo: elementos para uma teoria do sistema de ensino, Lisboa: Editorial Vega, 1978 O Poder Simblico, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1992. As Regras da Arte: gnese e estrutura do campo literrio, Lisboa: Presena, 1996 Razes Prticas: Sobre a teoria da ao, Campinas, Papirus Editora, 1996 Razes Prticas: sobre a teoria da aco, Oeiras: Celta Editora, 1997 Sobre a Televiso, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. O Que Falar Quer Dizer: a economia das trocas simblicas, Algs: Difel, 1998. Contrafogos: tticas para resistir invaso neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. A Dominao Masculina, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1999. Meditaes Pascalianas, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. A Produo da Crena: contribuio para uma economia dos bens simblicos, Porto Alegre, Editora Zouk, 2001 As Estruturas Sociais da Economia, Lisboa: Instituto Piaget, 2001 Lies da Aula: aula inaugural proferida no Collge de France em 23 de abril de 1982. So Paulo: tica, 2001. Esboo de Uma Teoria da Prtica, Precedido de Trs Estudos de Etnologia Cabila, Oeiras: Celta Editora, 2002 O Amor Pela Arte: museus de arte na europa e seu pblico, Porto Alegre, Editora Zouk, 2003 A Misria do Mundo. Petrpolis: Vozes, 2003. Questes de Sociologia, Lisboa: Fim de Sculo, 2003 Esboo para uma Autoanlise, Lisboa : Edies 70, 2004 Para uma Sociologia da Cincia, Lisboa: Edies 70, 2004 (Trad. de: Science de la science et reflexivit) Os Usos Sociais da Cincia: por uma sociologia clnica do campo cientfico. So Paulo: Editora UNESP, 2004. Ofcio de Socilogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrpolis: Vozes, 2004. (em colaborao com Jean-Claude Chamboredon e Jean-Claude Passeron.) A Distino: crtica social do julgamento, Porto Alegre, Editora Zouk, 2007 O Senso Prtico, Petrpolis, Vozes, 2009

Outros textos
Um excelente texto, do antroplogo Loc Wacquant, acerca da construo do conceito de habitus na obra de Pierre Bourdieu pode ser visitado neste link (http://sociology.berkeley.edu/faculty/WACQUANT/wacquant_pdf/ESCLARECEROHABITUS.pdf) BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lies sobre a sociologia de P. Bourdieu. Rio de Janeiro: Petrpolis, 2003. BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andra Loyola. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002. BOURDIEU, Pierre e MICELI, Sergio (orgs.) Liber 1. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1997. ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: Sociologia. So Paulo: tica, 1983. FLIX, Jorge. Os culos de Bourdieu
pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu 3/4

23/09/13

Pierre Bourdieu Wikipdia, a enciclopdia livre

(http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/showNews/iq05062000.htm)". Observatrio da Imprensa, 2000.

Ligaes externas
Bibliografia completa do autor (http://hyperbourdieu.jku.at/hb53-69.htm) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pierre_Bourdieu&oldid=36895620" Categorias: Nascidos em 1930 Mortos em 2002 Socilogos da Frana Sepultados no Cemitrio Pre-Lachaise Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 01h05min de 14 de setembro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu

4/4

También podría gustarte