Está en la página 1de 4

EXERCCIOS DE INTRODUO ECONOMIA / REFERENCIAL DE RESPOSTAS 1) Analise qual o efeito de cada uma das seguintes afirmaes sobre a demanda

a pelo produto B. a) O produto B tornasse o produto da moda. A demanda do produto B aumenta b) O preo do bem substituto C diminui. A demanda do produto B diminui c) A renda dos consumidores se reduz e B um bem inferior. A demanda do produto aumenta d) Os consumidores prevem que o preo de B ser menor em um futuro prximo. A demanda do produto diminui 2) Analise qual o efeito de cada uma das seguintes afirmaes sobre a oferta do produto B. a) Um avano tecnolgico nos mtodos de produo de B. A oferta do produto B aumenta b) Uma reduo no nmero de firmas no mercado do produto B. A oferta do produto diminui c) Um aumento nos preos dos recursos exigidos na produo de B. A oferta do produto diminui 3) Indique como as seguintes variaes no preo afetam a receita total da firma, isto , indique se a receita aumenta, diminui ou permanece a mesma. a) O preo do produto diminui e a demanda inelstica. A receita diminui b) O preo do produto aumenta e a demanda elstica. A receita diminui 4) Especifique os principais determinantes da elasticidade- preo da demanda. Use esses determinantes para avaliar se a demanda para cada um dos seguintes produtos elstica ou inelstica. a) laranjas- Elstica b) cigarros- Inelstica c) gasolina- Elstica d) manteiga- Elstica. QUESTES DE 5 A 7, E 14, FORAM RESOLVIDAS EM SALA DE AULASMESMA RESOLUO, MUDA APENAS O PRODUTO E VALORES NO CASO DA 14, MAS O FOCO DE ANLISE PERMANECE O MESMO. 5) Em relao a demanda, oferta e ponto de equilbrio, demonstre graficamente e faa uma analise a partir do grfico Como seria afetado _________________? o equilbrio de _______________ se

a) Feijo ; se houvesse uma expectativa de alta nos preos do produto nos prximos meses? b) Celulares ; se o preo das recargas despencassem?

c) Roupas usadas ; se a renda dos mais pobres da populao brasileira , seguissem em alta?

6) O quadro a seguir mostra dados de demanda e oferta de biscoitos. Trace um grfico do mercado, identificando os eixos e as curvas e identifique o preo de equilbrio e a quantidade de equilbrio . Preo (por pacote) Quantidade demandada Quantidade ofertada (milhes de pacotes por (milhes de pacotes por semana) semana) 190 70 150 110 110 70 150 190

0,20 0,45 0,65 0,90

7) Suponha que o preo do ch aumente, como isso afetar o preo e a quantidade de equilbrio do mercado de caf? Discuta e ilustre sua resposta graficamente.

8) Qual o motivo de no existir curva de oferta em um mercado sob monoplio? No h uma relao direta entre o preo e a quantidade ofertada e, portanto, que no existe curva de oferta em um mercado sob monoplio, pois quem determina o que e para quem produzir a empresa, j que o mercado regulado basicamente por ela.

9) Qual a razo de existir um custo social associado ao poder de monopsnio? Se os ganhos dos compradores advindos do poder de monopsnio pudessem ser redistribudos aos vendedores, o custo social do monopsnio poderia ser eliminado? Explique resumidamente Na presena de poder de monopsnio, o preo e a quantidade so menores do que os nveis que prevaleceriam sob condies competitivas. A reduo no preo e nas vendas implica perda de receita para os vendedores, que apenas parcialmente capturada pelo comprador na forma de um aumento no excedente do consumidor.

10) Qual a razo de existir um custo social associado ao poder de monoplio? Se os ganhos dos produtores advindos do poder de monoplio pudessem ser redistribudos aos consumidores, o custo social do monoplio poderia ser eliminado? Explique resumidamente. Quando uma empresa se aproveita de seu poder de monoplio para fixar o preo acima do custo , os consumidores compram uma menor quantidade ao preo mais elevado. Isso implica uma reduo do excedente do consumidor, correspondente diferena entre o preo que os consumidores estariam dispostos a pagar e o preo de mercado de cada unidade consumida. Parte do excedente do consumidor perdido no capturada pelo vendedor, resultando em um peso morto para a sociedade. Portanto, mesmo que os ganhos dos produtores fossem redistribudos aos consumidores, a sociedade continuaria sofrendo uma perda de bem-estar. Logo o custo social, poderia ser amenizado, mas no eliminado.

11) o que acontece com a curva de demanda quando h uma mudana nos padres de preferncia dos consumidores? Caso haja um aumento de preferncia dos consumidores por determinado produto, a curva de demanda sofrer um deslocamento para a direita. Nesse caso, todo o mercado estar disposto a consumir mais quantidade do bem para um certo preo. Caso haja uma diminuio de preferncia dos consumidores por certo bem, a curva de demanda sofrer um deslocamento para a esquerda. Assim, todo o mercado estar disposto a consumir menos bens para um certo preo. 12) Suponhamos que um clima excepcionalmente quente ocasione um deslocamento para a direita na curva da demanda de sorvete. Por que razo o preo de equilbrio do sorvete aumentaria? Suponhamos que a curva de oferta se mantenha inalterada. O clima excepcionalmente quente causa um deslocamento para a direita da curva da demanda, gerando, no curto prazo, um excesso de demanda ao preo vigente. Os consumidores competiro entre si pelo sorvete, pressionando o preo para cima. O preo do sorvete aumentar at que a quantidade demandada e a quantidade ofertada sejam iguais.

13) Utilize as curvas da oferta e da demanda para ilustrar graficamente de que forma cada um dos seguintes fatos afetaria o preo e a quantidade de manteiga comprada e vendida: a)Um aumento no preo da margarina Manteiga e a margarina so bens substitutos. Um aumento do preo da margarina causar um aumento do consumo de manteiga, deslocando a curva da demanda de manteiga para a direita

14) Considere conforme quadro abaixo, um mercado competitivo no qual as quantidades anuais demandadas e ofertadas a diversos preos sejam: a) Calcule a elasticidade-preo da demanda quando o preo for $80 e tambm quando o preo for $100.

Preo ($) 60 80 100 120

Demanda( milhes) 20 22 18 16

Oferta (milhes) 14 16 18 20

b) Calcule a elasticidade do preo da oferta, quando o preo for 80$ e tambm quando o preo for $100.

También podría gustarte