Está en la página 1de 18

A Geometria do Futebol: um Facilitador no Ensino Aprendizagem

Trata-se no presente trabalho dos conceitos geomtricos, em especial os conceitos da Geometria Plana aplicados ao futebol de um modo geral. Mostra a Geometria de outra maneira, ou seja, uma Geometria aplicada a um esporte que a paixo nacional. Vamos trabalhar Geometria falando a linguagem do aluno e abordando assuntos discutidos a todo instante. Associamos um esporte popular, de massa, a uma disciplina que considerada difcil, chata, aterrorizante, que poucos gostam, ou seja, a Matemtica. Quem nunca ouviu falar do quadrado mgico que foi rotulado pelos jornalistas e treinadores de todo o mundo com referncia a qualidade dos jogadores brasileiros na Copa do Mundo de Futebol realizada na Alemanha em 2006. As triangulaes sempre citadas nos comentrios de qualquer partida de futebol. Os esquemas tticos: 4-4-2, 3-5-2, 4-3-3, algum j analisou o desenho geomtrico, ou seja, as figuras que esses esquemas formam? O objetivo desta monografia foi trabalhar os conceitos geomtricos no futebol. Mostrar que a Matemtica, em particular, a Geometria, pode ser uma ferramenta para interpretar uma partida de futebol e suas caractersticas, ou seja, mostrar que a Geometria o ponto de encontro entre a Matemtica como teoria e a Matemtica como um recurso. Inicialmente esclareceremos como a Educao Matemtica que temos que abordar nos dias atuais. Aps, sero tratados alguns conceitos matemticos, em especial alguns tpicos de Geometria Plana. Por fim abordaremos a parte aplicada ao futebol, desde a bola de futebol, o campo de jogo, suas medidas, algumas curiosidades e as diferentes variaes tticas de diversos times de futebol. Deste modo o presente trabalho ser de grande valia, pois pode - se trabalhar de uma forma diferente um assunto que visto por todos como de difcil entendimento. Ensinar com criatividade, baseando-se no dia - a - dia do aluno, mostrando que a Matemtica especificamente a Geometria, no so apenas frmulas e clculos.

Educao Matemtica

A Educao Matemtica no pode ser aquela baseada apenas nas teorias dos livros, das apostilas ou do quadro negro. Hoje o contexto atual exige uma educao muito mais complexa, completa, ou seja, uma educao que atinja o mundo de uma forma global. ...chama-se a ateno para a necessidade de se relacionar a matemtica com os demais setores da sociedade, sobretudo reconhecendo os novos desenvolvimentos das cincias e da tecnologia. O grande desafio que ns, educadores matemticos encontramos tornar a matemtica interessante, isto , atrativa, relevante, isto til; e atual, isto , integrada no mundo de hoje (D?AMBRSIO, 2001, p. 14 - 15). Assim na Educao Matemtica que encontramos o apoio necessrio para tal transformao. A educao matemtica que queremos aquela que se estenda muito alm dos muros da escola do Ensino Fundamental, do Ensino Mdio e do Ensino Superior, que forme educadores e pesquisadores em Ensino de Matemtica comprometidos com o ensino formal e no formal (FAINGUELERNT, 2004, p. 07 ). Diante disto a importncia da Educao Matemtica se mostra presente. O prprio cotidiano do aluno exige do professor tal tipo de adaptao. Atualmente o que importa tornar o ensino prazeroso, interessante, criativo e o mais prximo possvel da realidade do aluno. No h dvida que numa atividade cujo objetivo a formao do indivduo, como o caso do ensino, no se pode abrir mo do acesso ao conhecimento cientfico. Mas, levar em considerao as diversas vises deste conhecimento, introduz uma nova concepo de formao, uma formao cuja referncia ao mesmo tempo a cincia e o senso comum. ( MAIA, 2000a, p.25 ). importante considerar tambm que no se deve apenas valorizar o conhecimento cientfico em detrimento do conhecimento popular, ou seja, o conhecimento cientfico muito importante, mas no se pode ignorar o conhecimento popular do aluno, ou seja, falar a linguagem do aluno, aproximar ao mximo da realidade dele.

A Dificuldade de aprendizagem da Geometria

Matemtica, Geometria, frmulas, nmeros, letras, figuras, reas, volumes, medidas, etc, normalmente so encaradas pelos educandos como um verdadeiro castigo, uma disciplina aterrorizante, que imposta aos alunos, com muita teoria, muitas frmulas e pouca prtica. Com isso os alunos j chegam traumatizados, com medo, detestando sem nem mesmo conhecer. J chegam com uma barreira, um obstculo, sem saber o que . O papel do educador fazer com que esse mito de ser uma disciplina difcil, complicada, com muitas frmulas apenas e desinteressante, no condiz com a realidade. Temos que mostrar o lado bom da Matemtica, da Geometria, as aplicaes, instigar o aluno a usar a Matemtica para facilitar sua vida no cotidiano. Para isso preciso inovar, criar, usar e abusar da criatividade para que possamos fazer com que o aluno se interesse por essa disciplina empolgante. As apostilas, os livros, ou seja, o material didtico tambm contribui significativamente para um ensino deficiente, faltam mostrar as aplicaes, com isso tornando o ensino prazeroso e interessante aos alunos. ...alguns livros didticos tambm contribuem para a origem de vrios problemas, pois as situaes de ensino apresentadas naqueles que analisamos e que so propostas para os alunos, de maneira geral, pela maioria dos professores, no enfatizam suficientemente a coordenao de registros de representao semitica e a importncia da figura para a visualizao e explorao. Os problemas geomtricos propostos por esses livros privilegiam resolues algbricas, e poucos exigem raciocnio dedutivo ou demonstrao. E ainda, quase no existe a passagem da geometria emprica para a geometria dedutiva, alm de poucos trabalhos focarem a leitura e a interpretao de textos matemticos. Essas abordagens criam no aluno concepes inadequadas no que diz respeito ao aprimoramento dos conceitos geomtricos, (MANRIQUE, 2004). De acordo com Pavanello citado por Nascimento ( SBEM, 2004 ): Alm de uma deficincia dos livros didticos, outro fator importante o tempo, ou seja, em algumas escolas o contedo geomtrico tratado apenas no final do livro didtico e muitas vezes no d tempo para ver o contedo, e quando sobra tempo, o mesmo no visto completo e tem ficado relegado a um plano secundrio. No podemos deixar de citar tambm que o desinteresse sobre a Matemtica e a Geometria vem da falta de significados para o contedo que est sendo ensinado. Est faltando mostrar para que o aluno est estudando esse contedo, o que ele vai fazer com isso, onde ir aplic-lo. Porque em muitos casos os alunos no tm dificuldades, mas sim um desinteresse, porque no consegue ligar a matria ensinada a sua vida, ao seu mundo, no consegue usar a Matemtica como uma ferramenta facilitadora e sim pensam na Matemtica como um obstculo.

A Geometria Aplicada: uma necessidade atual A Geometria est sempre presente em nossas vidas, s olharmos nosso cotidiano, sempre tem uma figura geomtrica, um ngulo, uma rea, um volume para ser calculado, uma medida para ser transformada, um espao para ser inovado, e isso possvel com a ajuda da Geometria. Sobre a importncia da Geometria, Lorenzato ( 1995 ) diz que esta tem funo essencial na formao dos indivduos, pois possibilita uma interpretao mais completa do mundo, uma comunicao mais abrangente de idias e uma viso mais equilibrada da Matemtica. Conforme ( MAIA (b), 2000, p. 25 ), dizia: A busca da funcionalidade da Matemtica ento uma das caractersticas da representao do professor, ou seja, dar uma funo para o contedo que est sendo ensinado. J Hershkowitz citado por Fainguelernt ( 1999, p. 51 ), dizia: Sendo a Geometria um ponto de encontro entre a Matemtica como teoria e a Matemtica como um recurso, ela um caminho para desenvolver o pensamento e a compreenso para alcanar o nvel mais alto de uma teoria formal. Somente quando essa perspectiva atingida, a noo de estrutura matemtica faz sentido. A Matemtica s consegue alcanar o seu significado, o seu objetivo, quando conseguimos pegar sua teoria e transform-la em um recurso, numa ferramenta para desenvolvimento social e pessoal, ou seja, a Geometria um instrumento, um facilitador para que possamos entender alguns acontecimentos cotidianos.

Para tornar o ensino mais aplicado, mais acessvel para o aluno, de forma que ele consiga usar a Matemtica como uma ferramenta que ir ajud-lo na sua caminhada, a linguagem desempenha um papel importante na constituio deste conhecimento. Freitas citado por Zuchi ( 2004, p. 49 ), dizia: Ao mesmo tempo em que a linguagem um fator importante para o desenvolvimento mental da criana, exercendo uma funo organizadora e planejadora do seu pensamento, ela tem tambm uma funo social e comunicativa. Por meio da linguagem a criana exposta ao conhecimento humano e adquire conceitos sobre o mundo que a rodeia, apropriando-se da experincia acumulada pelo gnero humano no discurso da histria social. A linguagem do professor importantssima para a compreenso e desenvolvimento do aluno. Muitas vezes o aluno no consegue ter uma compreenso com o professor, por causa de uma linguagem muito cientfica, muito formal, mas ao pedir um auxlio ao colega de classe, este falando a linguagem simples, informal, consegue passar de forma clara e tirar a dvida do mesmo. Na maioria dos casos necessrio que o professor atinja seus objetivos usando uma linguagem adequada ao aluno. Tpicos elementares de Geometria A geometria no Ensino Fundamental A Geometria construda a partir de trs idias: a idia de ponto, de reta e de plano, ou seja, os conceitos primitivos. Os matemticos aceitam essas idias sem tentar explic-las. Segundo Bongiovanni et. al. ( 2002 ), podemos ter idia de ponto observando marcas de lpis feitas no papel, estrelas no cu, gros de areia, marca do penalty no campo de futebol, etc. Os pontos so indicados por letras maisculas.

Figura 1: Representao de ponto Temos idia de reta se imaginarmos um fio, sem comeo nem fim, bem esticado. Uma reta um conjunto de pontos infinitos, e sempre representada por uma letra minscula.

Figura 2: Representao de reta J quando existe um ponto de origem, pertencente a reta, ou seja, sabe-se onde comea a reta, mas no sabemos o fim, chamamos de semi-reta.

Figura 3: Representao de semi-reta

Agora, se considerarmos apenas um pedao dessa reta, com origem e fim, teremos a idia de segmento, ou seja, segmento de reta AB.

Figura 4: Representao de segmento de reta Outro conceito primitivo o plano, ou seja, se imaginarmos que possvel prolongar o tampo de uma mesa em todas as direes, teremos a idia de plano. O campo de futebol um plano, o cho da sala, sempre imaginando que sempre prolonga, no tem fim. Para traar um plano necessrio pelo menos trs pontos no alinhados. Podemos concluir tambm que dado um plano ?, nele existem infinitos pontos e infinitas retas pertencentes a este plano.

Figura 5: Representao de plano Depois de conhecermos os conceitos primitivos, de ponto, de reta e de plano, j podemos entender os conceitos de figura geomtrica. Figura geomtrica qualquer conjunto de pontos. Uma figura geomtrica plana se todos os seus pontos pertencem a um mesmo plano. Um exemplo de figuras geomtricas so os polgonos. Quando o contorno de uma curva fechada simples constitudo apenas de segmentos de retas consecutivos e no colineares, dizemos que a figura geomtrica um polgono. Os polgonos podem ser classificados de acordo com o nmero de lados ou ngulos. Tabela 1: Classificao dos polgonos

Fonte: SOMATEMTICA (2008) Os polgonos mais comuns e que iremos explorar nesta pesquisa so os tringulos e os quadrilteros notveis. Segundo Dolce et al. (1993), os tringulos so classificados de acordo com os seus lados e de acordo com seus ngulos:

Tringulo equiltero: se, e somente se, tm os trs lados congruentes.

Figura 6: Tringulo equiltero

Tringulo issceles: se, e somente se, tm os dois lados congruentes.

Figura 7: Tringulo issceles

Tringulo escaleno: se, e somente se, dois quaisquer lados no so congruentes

Figura 8: Tringulo escaleno

Tringulo acutngulo: tringulo que possui todos os ngulos agudos, ou seja, todos os seus ngulos so menores que 90 graus.

Figura 9: Tringulo acutngulo

Tringulo retngulo: tringulo que possui um ngulo reto, ou seja, um de seus ngulos mede 90 graus.

Figura 10: Tringulo retngulo

Tringulo obtusngulo: tringulo que possui um ngulo obtuso, ou seja, um de seus ngulos tem medida maior que 90 graus.

Figura 11: Tringulo obtusngulo J os quadrilteros so polgonos simples de quatro lados. Os quadrilteros notveis so os trapzios, os paralelogramos, os retngulos, os losangos e os quadrados. Trapzio um quadriltero plano convexo se, e somente se, possui dois lados paralelos. Esses lados paralelos so as bases do trapzio. Se analisarmos os outros dois lados que no so as bases podemos classificar o trapzio em:

Trapzio issceles: se os outros dois lados forem congruentes.

Figura 12: Trapzio issceles

Trapzio escaleno: se os outros dois lados no forem congruentes.

Figura 13: Trapzio escaleno

Trapzio retngulo ou bi-retngulo: quando tem dois ngulos retos.

Figura 14: Trapzio Retngulo O paralelogramo um quadriltero plano convexo se, e somente se, possui os lados opostos paralelos.

Figura 15: Paralelogramo O retngulo um quadriltero plano convexo se, e somente se, possui os quatro ngulos congruentes.

Figura 16: Retngulo O losango um quadriltero plano convexo se, e somente se, possui os quatro lados congruentes.

Figura 17: Losango O quadrado um quadriltero plano convexo se, e somente se, possui os quatro ngulos congruentes e os quatro lados congruentes.

Figura 18: Quadrado Geometria X Futebol Diante da necessidade de levar o conhecimento adquirido em sala de aula e aplic-lo ao nosso diaa-dia, temos que abusar da criatividade, inventar e falar a linguagem que o aluno consiga entender de forma fcil, prazerosa e interessante. A Geometria descrita como um corpo de conhecimentos fundamental para a compreenso do mundo e participao ativa do homem na sociedade, pois facilita a resoluo de problemas de diversas reas do conhecimento e desenvolve o raciocnio visual. Est presente no dia-a-dia como nas embalagens dos produtos, na arquitetura das casas e edifcios, na planta de terrenos, no artesanato e na tecelagem, nos campos de futebol e quadras de esporte, nas coreografias das danas e at na grafia das letras. Em inmeras ocasies, precisamos observar o espao tridimensional como, por exemplo, na localizao e na trajetria de objetos e na melhor ocupao de espaos ( FILLOS, 2006 ). Geometria x Bola de Futebol Se refletirmos um pouco sobre o principal instrumento para a realizao de um jogo de futebol, ou seja, a bola, podemos observar que sua confeco realizada atravs de vrias figuras geomtricas. Segundo Morelli citado por Corra ( 2001, p. 35 ): Antes, a vaquinha que ia para o sacrifcio. O couro de cada animal rendia seis bolas. Hoje as fbricas usam tiras de poliuretano, um tipo de plstico derivado do petrleo. O poliuretano mais elstico do que o couro, tem espessura constante e no encharca tanto. Uma prensa especial corta o plstico em gomos de seis e cinco lados. Pegue uma bola e conte. So sempre trinta e dois pedaos ( vinte hexgonos e doze pentgonos ).

Figura 19: Bola de futebol de campo "A esta figura formada de 12 faces pentagonais e 20 faces hexagonais chama-se icosaedro truncado. O icosaedro truncado um dos treze poliedros conhecidos como slidos de Arquimedes" ( FURUYA, 2002 ).

Figura 20: Icosaedro truncado

Os Slidos de Arquimedes ou poliedros semi-regulares so poliedros convexos cujas faces so polgonos regulares de mais de um tipo. Todos os seus vrtices so congruentes, isto , existe o mesmo arranjo de polgonos em torno de cada vrtice. Alm disso, todo vrtice pode ser transformado em outro vrtice por uma simetria do poliedro ( WIKIPEDIA, 2007 ). O Campo de futebol Se observamos o campo de futebol podemos identificar nele vrias figuras geomtricas, vrios ngulos, segmentos de retas, pontos, circunferncias, raio, dimetro, permetro, reas, diagonais, arco, podemos trabalhar com medidas e suas transformaes, ou seja, metros e centmetros. Voc j calculou o permetro de um campo de futebol, suas reas, rea do gol, a rea do crculo central, seu dimetro, a diagonal do campo, so alguns tpicos que iremos mostrar baseado na figura 21 e 22:

Figura 21: O campo e suas medidas oficiais Segundo Silva ( 2004 ): Um campo de futebol tem 110 m de comprimento e 75 m de largura, qual o seu permetro, ou seja, a medida do contorno do campo? Permetro = 2 x ( b + h ) , onde, b = comprimento e h = largura P = 110 m + 110 m + 75 m + 75 m = 2 x ( 110 m + 75 m ) P = 2 x ( 185 m ) P = 370 m O permetro de 370 m. J sabemos que as dimenses do campo de futebol so 110 m x 75 m, vamos calcular agora sua rea: rea = Base x Altura ( A = b.h ), onde, b = comprimento e h = largura Medidas do campo = 110 m x 75 m Ado campo = 110 m x 75 m Ado campo = 8.250 m O campo de futebol possui 8.250 m. Sabendo que a rea total do campo 8.250 m, e nessa rea esto 22 jogadores, vamos calcular a rea equivalente a cada um desses 22 jogadores. Campo = 8.250 m Nmeros de jogadores = 22 Ade cada jogador = 8.250 m / 22 (rea total de 8.250 m dividida por 22 jogadores) Ade cada jogador = 375 m Cada jogador pode ocupar uma rea de 375 m.

Agora iremos calcular a rea que o goleiro tem que defender e o atacante tem para acertar e fazer o gol. As medidas das traves so 7,32 m de largura e 2,44 m de altura, conhecendo essas medidas podemos calcular a rea que o goleiro tem que defender. rea = b x h, onde, b = comprimento e h = largura Ado gol = 7,32 m x 2,44 m Ado gol = 17,86 m A rea entre as traves de 17,86 m, ou seja, o goleiro tem que defender uma rea mais de 17 metros quadrados. Como estamos calculando vrias reas, podemos calcular tambm a rea da grande rea onde o goleiro pode trabalhar com a mo. A grande rea tem 16,5 m de comprimento e 40,3 m de largura, com esses dados podemos calcular a rea que o goleiro tem para trabalhar com as mos. Ada grande rea = b x h, onde, b = comprimento e h = largura Ada grande rea = 16,5 m x 40,3m Ada grande rea = 664,95 m

Figura 22: Futebol e a geometria Agora iremos calcular a rea do crculo central. O dimetro do crculo central de 18,30 m, atribuindo a ? ( pi ) o valor de 3,14 calcule a rea do crculo central: rea do crculo central = ? x r, onde, ? = pi = 3,14 e r = raio Dimetro = 18,30 m e ? = 3,14 r = Dimetro / 2 ? r = 18,30 / 2 ? r = 9,15 m Ado crculo central = 3,14 x ( 9,15 m ) Ado crculo central = 3,14 x 83,72 m Ado crculo central = 262,88 m O crculo central possui ento uma rea de 262,88 m. O Futebol e os desenhos tticos Nas figuras 23, 24 e 25 podemos observar vrias figuras geomtricas em diferentes esquemas tticos adotados pelos principais times brasileiros, selees e times estrangeiros. No esquema 3-5-2 ( 3 zagueiros, 5 jogadores de meio de campo e 2 atacantes ), esquema adotado pelo tcnico da seleo brasileira de futebol Luiz Felipe Scolari na disputa pelo pentacampeonato no mundial de 2002, disputado no JAPO e na CORIA DO SUL. Conforme a figura 23, esse esquema mostra o desenho ttico formado por diversas figuras geomtricas como: tringulos equilteros, tringulos issceles e quadrilteros . bom deixar claro que essas figuras podem variar de treinador para treinador, dependendo da caracterstica dos jogadores e dos treinadores, mas independente da caracterstica, todos os esquemas tticos poder ser ilustrado atravs de figuras geomtricas.

Figura 23: Esquema ttico 3-5-2 J no esquema 4-4-2 ( 4 zagueiros, 4 jogadores de meio campo e 2 atacantes ), esquema adotado pelo tcnico da seleo brasileira de futebol Carlos Alberto Parreira na disputa do tetracampeonato no mundial disputado nos Estados Unidos em 1994. Conforme a figura 24 abaixo esse esquema formado por tringulo equiltero, trapzios, hexgono, quadrado e retngulo.

Figura 24: Esquema ttico 4-4-2 O esquema 4-3-3 ( 4 zagueiros, 3 jogadores de meio de campo e 3 atacantes), um esquema muito ofensivo que os treinadores usam quando esto em desvantagem no placar ou precisam reverter algum resultado desfavorvel. Este esquema foi muito utilizado no passado, quando a prioridade era o ataque, o futebol bonito, chamado futebol arte. Este esquema pode ser observado vrias figuras geomtricas como: tringulos equilteros, tringulos issceles, trapzios, hexgonos, quadrados e retngulos.

Figura 25: Esquema ttico 4-3-3 Esquemas tticos de algumas equipes de futebol O esquema WM.

Figura 26: Esquema WM ou 3-2-5, Inglaterra da dcada de 20 O esquema WM formado por trs zagueiros, dois jogadores de meio campo mais defensivo, dois jogadores de meio campo mais ofensivo e trs atacantes, foi criado na dcada de 20 pelo ingls Chapman e foi trazido para o Brasil atravs do tcnico Dori Kruescher. Neste esquema de jogo fica bem claro a formao de dois trapzios issceles e em cada trapzio visualizamos trs tringulos equilteros. Sua de 1938.

Figura 27: Esquema 4-1-5: Sua de 1938 Tambm conhecido como Ferrolho Suo, esquema com um zagueiro mais atrs, protegido por trs zagueiros mais frente, formando um tringulo issceles, um jogador de meio campo mais recuado formando um tringulo equiltero e cinco atacantes formando tambm um tringulo issceles. Foi um esquema inovador e surpreendente. E a base terica deste esquema (marcao sobre presso, meias/atacantes marcando os zagueiros fixo) adotada at hoje. O Vila Nova de 1951.

Figura 28: Esquema 4-2-4: Vila Nova de 1951 O 4-2-4 ( quatro zagueiros, dois jogadores de meio campo e quatro atacantes), foi criado com o intuito de diminuir a fragilidade defensiva do 2-3-5 e do WM. Neste esquema visualizamos um trapzio formado pelos jogadores da defesa e um paralelogramo formado pelos jogadores de ataque. O Flamengo de 1954.

Figura 29: Esquema 2-3-5, Flamengo de 1954. O primeiro esquema ttico adotado no futebol moderno foi o 2-3-5. No tinha muita preocupao ofensiva, jogavam com uma linha de 2 zagueiros, trs homens de meio campo formando um tringulo equiltero, e cinco homens de ataque formando um trapzio. A seleo brasileira de 1970.

Figura 30: Esquema 4-2-4, Seleo Brasileira de 1970 Apesar do 4-2-4, o time jogava posicionado muito recuado para a poca, sempre buscando o contra-ataque. Os quatro jogadores de defesa formavam um trapzio, dois jogadores de meio campo e quatro atacantes formando um tringulo issceles. considerada uma das melhores selees de todos os tempos e tinha no comando do ataque dson Arantes do Nascimento (Pel), um dos maiores jogadores do mundo. O Esquema com o Lbero.

Figura 31: Esquema com o lbero O lbero responsvel por proteger o gol, quando a defesa joga mais frente, ele joga atrs do dois zagueiros. Neste esquema podemos observar um tringulo issceles formado pelos jogadores de defesa e os alas, e no meio de campo outro tringulo issceles. O Barcelona de 1996.

Figura 32: Barcelona de 1996 O Barcelona de 1996, jogava no 3-4-3 ( 3 zagueiros, 4 jogadores de meio campo e 3 atacantes ). Os times europeus, no incio dos anos 90, geralmente adotavam um esquema que concentrasse bastante jogadores no meio campo, como o 3-4-3 e o 3-5-2. Esses esquemas possibilitam, teoricamente, maior proteo defesa e maior apoio ao ataque. Alm disso o lbero sempre foi usado. No esquema do Barcelona podemos observar um tringulo issceles formado pelos jogadores da defesa, um losango formado pelos jogadores de meio campo e no ataque outro tringulo issceles. O Ajax de 1996.

Figura 33: Ajax de 1996 O futebol mundial j parecia ter decretado o fim dos pontas ( jogadores que jogam abertos pelos lados do campo), j que era muito difcil achar jogadores to versteis para essa funo. O Ajax reinventou esta formao e ganhou muitos ttulos na dcada de 90. O Ajax jogava com uma linha (segmento de reta) com trs zagueiros, trs jogadores de meio campo e dois pontas abertos formando com isso um trapzio e dois atacantes se movimentando na frente. O Mnaco de 1996.

Figura 34: Mnaco de 1996 O Mnaco adotou um 4-4-2 ( quatro zagueiros, quatros jogadores de meio campo e dois atacantes ) um pouco diferente. Jogavam com uma linha de quatro zagueiros atrs, no meio campo tinha outra linha de trs jogadores formando assim um trapzio e no ataque dois jogadores se movimentavam com a ajuda de um quarto homem de meio campo , formando dois tringulos issceles. A Juventus de 1997.

Figura 35: Juventus de 1997 A equipe, quando atacada, defendia-se com os 3 zagueiros, formando um tringulo issceles, juntamente com os dois laterais ou alas e os dois volantes formando um trapzio issceles no meio campo. J o ataque era formado por trs jogadores formando assim um tringulo escaleno. A Noruega de 1998.

Figura 36: Noruega de 1998 O tcnico Egil Olsen mostrou sua equipe num 4-5-1, com o meio campo e a defesa jogando em linha, com essa formao podemos observar um retngulo formado pela linha de quatro zagueiros e pela linha de cinco jogadores de meio campo. J o ataque s tinha um jogador que formava um tringulo issceles com o meio campo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BONGIOVANNI, V.; VISSOTO, O.R.L.; LAUREANO, J.L.T.; Matemtica e Vida: 5 Srie, 1ed., So Paulo: Editora tica, 2002. CORRA, Roseli de Alvarenga. "Por dentro da bola", Reflexes sobre a prtica pedaggica do professor de matemtica. Revista da Sociedade Brasileira de Matemtica. So Paulo, ano 8, n. 11, p. 34-40, dez. 2001 D?AMBRSIO, Ubiratan. Desafio da Educao Matemtica no novo milnio. Revista da Sociedade Brasileira de Matemtica, So Paulo, ano 8, n. 11, p. 14-17, dez. 2001 DOLCE, O., POMPEO, J.N. Fundamentos de matemtica elementar 9: geometria plana. 7. ed. So Paulo: E. Atual, 1993. ISBN 85-7056-268-3. FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Entrevistador: Educao Matemtica em Revista. Revista da Sociedade Brasileira de Matemtica, So Paulo, ano 11, n. 16, p. 4-7, maio 2004. Entrevista. FAINGUELERNT, E. K.; Educao Matemtica: Representao e Construo em geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999. FILLOS, Leoni Malinoski. O ensino da geometria: depoimentos de professores que fizeram histria. Disponvel em: <http://www.fae.ufmg.br/>. Acesso em: 23 mar. 2007. FURUYA, Yolanda K.S.; A estrutura polidrica da bola de futebol. Disponvel em: <http://www.dm.ufscar.br/>. Acesso em: 28 fev. 2007. LORENZATO, S. Por que no ensinar Geometria? In: Educao Matemtica em Revista ? SEBM 4, p. 3-13, jun. 1995. MAIA, Lcia de Souza Leo. O ensino da Geometria: Analisando diferentes representaes. Revista da Sociedade Brasileira de Matemtica, So Paulo, ano 7, n. 8, p. 24-33, jun. 2000. MANRIQUE, A.L.; SILVA, M.J.F.; CAMPOS, T.M.M.; A geometria no ensino fundamental: reflexes sobre uma experincia de formao envolvendo professores e alunos. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo> Acesso em: 21 mar. 2007. NASCIMENTO, Hugo Leandro et al. O abandono do ensino de geometria e suas implicaes no ensino fundamental. Disponvel em: <http://www.sbempaulista.org.br/epem/> . Acesso em: 22 mar. 2007. OLIVEIRA, L. A. G. et al; Normas para elaborao de trabalhos cientficos. Lavras: UNILAVRAS, 2004. SILVA, C.E.; IVAN, C.G.; CARDOSO, L.; Olimpadas, Futebol e Matemtica. Disponvel em: <http://www.somatematica.com.br/trabalhos>. Acesso em: 20 mar. 2007. SILVA, G. Esquemas tticos. Disponvel em: http://cev.ucb.br/qq/gilson/esquemast.html. Acesso em: 24 fev 2008. SOMATEMTICA. Disponvel em <http://www.somatematica.com.br/> Acesso em: 01 jun. 2008. WIKIPEDIA, A enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/> Acesso em: 01 abr. 2007. ZUCHI, Ivanete. A importncia da linguagem do ensino de Matemtica. Revista da Sociedade Brasileira de Matemtica, So Paulo, ano 11, n. 16, p. 49-54, maio 2004.

También podría gustarte