Está en la página 1de 16

01. O quadro abaixo mostra alguns contingentes de imigrantes que se deslocam pelo mundo.

a) os portugueses respeitaram a posse das terras brasileiras pelos indgenas. b) a grande extenso do territrio brasileiro facilitou o compartilhamento das terras entre indgenas e portugueses. c) os portugueses respeitaram os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, deixando para os ndios os territrios situados a oeste. d) as reas povoadas pelos indgenas permaneceram sob o controle da Coroa Espanhola. e) os portugueses se apoderaram de grande parte do territrio anteriormente habitado pelos indgenas. 03. Atente para a notcia: Bioma perdeu 40% da cobertura Enquanto o desmatamento da Amaznia motivo de clamor internacional, a devastao do (a) _____________ passa quase despercebida, at mesmo no Brasil. O segundo maior bioma do Brasil j perdeu 40% de sua cobertura original. Se forem contadas as reas de pastagens manejadas, que utilizam o capim nativo, em vez do plantado, o ndice de ocupao chega a 56%. A alternativa que preenche corretamente a lacuna : a) Mata Atlntica. b) mata ciliar. c) caatinga. d) Mata dos Cocais. e) cerrado. 04. Observe o mapa.

Um bom ttulo para essa tabela poderia ser: a) Migrao Sul-Sul. b) Migrao Norte-Sul. c) Fluxo Intercontinental. d) Fluxo de Refugiados. e) Migrao Leste-Oeste. 02. Observando-se o mapa, pode-se afirmar que

Mapa de Lopo Homem, 1519.

Com base nesta representao cartogrfica do Brasil e em outros conhecimentos sobre o assunto, pode-se considerar que a) o Brasil era visto como uma terra cuja economia se apoiava na agricultura. b) os europeus realizavam o escambo do paubrasil, utilizando para tanto a mo-de-obra indgena. c) indgenas e africanos, na poca em que o mapa foi confeccionado, eram utilizados pelos europeus como trabalhadores escravos. d) a representao de navios europeus e de animais nativos sugere o contrabando de espcimes da fauna silvestre brasileira. e) os indgenas brasileiros costumavam escravizar membros de tribos inimigas. 05.

06. Apesar de apresentarem praticamente a mesma latitude, Salvador, na Bahia, Brasil (1259S), e Lima, no Peru (1203S), possuem climogramas bem dspares. 4

Analisando-os, pode-se afirmar que a) as diferenas se devem ao fato de que Lima se encontra em meio Cordilheira dos Andes e Salvador se acha junto ao litoral. b) Salvador mais chuvosa, pois sofre a ao de ventos midos vindos do mar mais a ao, durante o inverno, da massa Polar atlntica, que traz umidade do sul. c) a influncia da corrente de Humboldt na costa do Peru torna Lima mais fria e mida que Salvador. d) ocorre uma diferena de posio geogrfica, pois as cidades mais a oeste, como o caso de Lima, so sempre mais secas. e) a umidade ocenica no chega cidade por causa da baixa altitude de Lima. 07. Ao tratarem do processo da Independncia do Brasil, os autores da charge expressam crticas

A gravura de Escher, entrando um pouco na filosofia, sugere que a) o homem um ser que reflete sobre sua prpria condio. b) o homem deforma a realidade por meio do conhecimento. c) a cincia o nico conhecimento que retrata fielmente a realidade. d) a reflexo filosfica no permite a exposio do sujeito. e) a nica funo da filosofia promover o autoconhecimento.

a) aos polticos conservadores, que impediram D. Pedro I de aprovar uma Constituio liberal e democrtica aps a ruptura poltica com Portugal. b) aos fazendeiros paulistas, por terem desrespeitado os direitos polticos dos escravos, previstos na Proclamao da Independncia. c) s elites brasileiras que, por serem adeptas do liberalismo francs, no quiseram manter os acordos econmicos que favoreciam os ingleses. d) s elites nacionais, que continuaram a utilizar o trabalho escravo mesmo aps a proibio presente na Proclamao da Independncia. e) s classes dominantes, que romperam os entraves polticos do Pacto Colonial sem questionar a estrutura socioeconmica vigente no Brasil. 08.

a) A grande concentrao se d em torno do Distrito Federal, pois, como a unidade que contm a capital do Pas, atraiu o maior contingente de imigrantes. b) A populao apresenta as maiores densidades junto s faixas litorneas do Sudeste e do Nordeste em virtude do processo de colonizao do Brasil, que se fez a partir do litoral. c) No se observa, fora de uma faixa de 300 km de largura a partir do litoral, qualquer maior concentrao populacional no interior do Pas. d) As baixas densidades presentes nas reas interiores do Brasil, notadamente o Centro-Oeste e o Norte, devem-se preservao das formaes vegetais originais. e) O processo de colonizao imposto em regies como a Campanha Gacha, baseado na criao extensiva, a torna uma regio de grande concentrao populacional. 10. CONSTITUIO DE 1937

O autor pretendeu afirmar que: a) o socilogo quer produzir um sistema explicativo que se ajuste a qualquer realidade social estudada. b) o socilogo deve ser um agente habilitado a trazer solues para os problemas sociais. c) o socilogo deve produzir um conhecimento crtico, capaz de enxergar as contradies da sociedade. d) o socilogo quer compreender a causa e a motivao da ao social. e) a sociologia expe um conhecimento politicamente comprometido. 09. Analise o mapa que mostra a distribuio das densidades demogrficas do Brasil e o relacione com os aspectos geogrficos e histricos do Pas para determinar a alternativa correta:

Dos Direitos Sociais Art. 139 A greve e o lockout [paralisao de empresrios] so declarados recursos anti-sociais, nocivos ao trabalho e ao capital e incompatveis com os superiores interesses da produo nacional. CONSTITUIO DE 1988 Dos Direitos Sociais Art. 9 assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre os interesses que devam por meio dele defender. Com base nas citaes extradas das Constituies de 1937 e 1988, possvel afirmar que o direito de greve: a) ajudou a desenvolver a indstria nacional depois de 1937, durante a ditadura de Getlio Vargas. b) uma conquista social recente concedida pela ditadura militar dos anos 60 e confirmada durante o processo de redemocratizao que se seguiu. c) foi proibido durante a ditadura de Getlio Vargas e reconquistado em 1988, dentro de um contexto de abertura democrtica. d) foi concedido em 1937 a apenas algumas categorias profissionais, estendendo-se a todas elas somente em 1988. e) pouco utilizado atualmente, dadas as boas relaes existentes entre patres e empregados.

11.

Levando-se em conta o texto e seus conhecimentos, pode-se inferir que a gripe suna uma a) endemia que se tornou epidemia em face do intenso fluxo de migrantes mexicanos em direo aos EUA, um fato respaldado pelo acordo estabelecido pelo Nafta, que permite a livre circulao de pessoas e mercadorias entre seus membros. b) epidemia que se tornou endemia, tendo em vista o livre trnsito de cidados dos EUA para o Mxico, cujo retorno possibilita uma maior propagao da doena em um pas com populao quase trs vezes maior que a mexicana. c) pandemia que se tornou endemia, levando-se em conta que o grande nmero de turistas de diferentes pases que afluem para importantes pontos tursticos do Mxico, como Tenochitln, Cancn e outros, disseminam a doena com mais intensidade. d) epidemia que pode ser tornar pandemia, pois o fluxo de pessoas que circulam entre o Mxico e os EUA intenso e o controle na fronteira tem sido driblado pelo significativo nmero de mexicanos ingressos ilegalmente nos EUA, onde os fluxos para outros pases muito mais intenso. e) endemia que se tornou pandemia, refletindo o fato de que o fluxo de pessoas do Mxico para outros pases e continentes maior que o fluxo dos EUA para o restante do mundo.

Para o clssico socilogo brasileiro Gilberto Freyre: a) h no Brasil um profundo racismo, herana do processo histrico escravocrata. b) h no Brasil um racismo camuflado por um suposto esprito tolerante. c) confunde-se no Brasil preconceito racial com preconceito de classe; este ltimo realmente caracteriza o Pas. d) h no Brasil um racismo semelhante ao que existe em outros pases, como nos EUA. e) no h, em geral, preconceitos no Brasil. 12.

13. Ciro, o Grande, fundador do Imprio Persa, estendeu seus domnios at a sia Menor, alcanando os mares Egeu e Negro. O expansionismo Persa naquela rea deu origem a uma prolongada luta que se travou entre 490 e 449 a.C. A denominao dada a esse conflito e sua principal conseqncia foram, respectivamente: a) Guerra de Tria e Primeira Dispora Grega. b) Guerra do Peloponeso e decadncia da Grcia. c) Guerras Pnicas e domnio romano sobre o Mediterrneo. d) Guerras Mdicas e apogeu de Atenas. e) Guerras Alexandrinas e formao do Imprio Helenstico. 14.

Segundo o texto, a) a clonagem humana absolutamente contrria a uma postura tica. b) a clonagem aconselhvel para evitar um envelhecimento precoce. c) a questo da clonagem passa pela Biotica, pois preciso aliar cincia e responsabilidade. d) no h como dimensionar eticamente a questo da clonagem, pois tambm no h como pesquisar os efeitos positivos e negativos. e) a clonagem positiva, pois a experincia com a Dolly foi um sucesso. 15. Manchetes em jornais de nossos dias:

O texto refere-se a situaes como I. A crise econmica desencadeada pela queda da bolsa de valores de 1929, que causou a Grande Depresso na economia dos EUA. II. Um paralelo entre a conjuntura no incio dos anos 30 e a atual recesso desencadeada pela crise financeira de 2008. III. As secas que ocorreram na dcada de 1930 e que hoje se repetem por todo o globo, atingindo todos os pases do mundo. IV. A crise atual que envolve, em grau semelhante, todos os pases do mundo. Sobre o texto em estudo, esto corretas apenas as afirmativas: a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e IV e) II e IV

Essas manchetes podem lembrar um trgico perodo do passado europeu. Estamos nos referindo trade formada a) por fomes cclicas, pela Peste Negra e pela Guerra dos Cem Anos. b) pela devastao das florestas europias, pela Gripe Espanhola e pelas invases brbaras. c) pela crise do escravismo romano, pela peste bubnica e pela Guerra dos Trinta Anos. d) pela Grande Depresso, pelo incio da AIDS e pela Segunda Guerra Mundial. e) pela crise das batatas na Europa, pelas Dez Pragas do Egito e pela Guerra dos Sete Anos. 16. Sistema caracterizado pela base agrcola de subsistncia, pela fixao do campons terra e, no plano poltico, pelo poder descentralizado baseado em relaes de suserania e vassalagem. Esse conjunto de caractersticas aplica-se a) ao capitalismo monopolista. b) ao modo de produo asitico. c) servido coletiva. d) ao feudalismo. e) ao coletivismo agrrio. 17.

18. A ilustrao refere-se a um episdio da assinatura da Lei urea pela princesa Isabel, em 13 de maio de 1888.

A interpretao histrica dada pelo cartunista baseiase na idia de que: a) os representantes da Monarquia, seguindo a orientao dos abolicionistas, mostravam-se favorveis ao estabelecimento de um regime republicano no Pas. b) os republicanos, vitoriosos nas eleies de 1888, convenceram os monarquistas a aprovarem o fim do trfico de escravos para o Brasil. c) uma das causas da proclamao da Repblica foi a desistncia da princesa Isabel de assumir o trono do Brasil.

d) uma das primeiras medidas do governo republicano, ao assumir o poder, foi pressionar o Congresso Nacional a aprovar a abolio da escravatura. e) um dos fatores do fim do Imprio no Brasil foi a insatisfao dos escravocratas com a decretao da abolio do trabalho compulsrio. 19. Durante o Estado Novo (1937-45), o governo de Getlio Vargas reprimiu a ao de um grupo poltico, conforme o noticirio apresentado.

b) reprimiu com violncia as manifestaes estudantis e manteve a rigidez do regime comunista. c) adotou uma postura semelhante dos regimes do Leste Europeu, implantando a democracia e aderindo economia de mercado. d) massacrou os dissidentes anticomunistas e interrompeu as reformas econmicas que estavam em curso. e) viu-se compelido, diante da amplitude das manifestaes oposicionistas, a negociar uma abertura poltica que inclua importantes propostas ambientais. 21.

Esse grupo: a) pregava a luta das classes populares contra o poder do Estado. b) almejava uma sociedade socialista e a implantao da reforma agrria. c) combatia o regime ditatorial de Vargas e o sistema de partido nico. d) lutava contra a Igreja Catlica e as tendncias conservadoras em geral. e) defendia princpios associados ideologia fascista. 20. Esta foto foi tirada h duas dcadas, dentro da crise do chamado socialismo real.

Com base no texto, pode-se considerar que: I. A Fazenda Resgate um patrimnio histrico representativo do perodo em que a cafeicultura constituiu a grande riqueza da regio. II. A deteriorao da Fazenda Resgate se relaciona com o descaso do poder pblico com o patrimnio histrico nacional. III. A preservao da Fazenda Resgate resulta da importncia que lhe d seu atual proprietrio, pois ela parte da memria do desenvolvimento econmico do Pas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmaes I e II so verdadeiras. b) Somente as afirmaes I e III so verdadeiras. c) Somente as afirmaes II e III so verdadeiras. d) Todas as afirmaes so verdadeiras. e) Nenhuma afirmao verdadeira.

Nesse contexto, o governo chins: a) tolerou a rebeldia dos manifestantes contra o regime comunista e aceitou as crticas formuladas por ele.

22. Por meio da leitura desses textos,

24. Leia os textos: I. O homem ritualiza sua rotina por meio de comemoraes, cerimnias, festas e cultos. Assim, ele se assegura de que a vida tem algum sentido e garante a reproduo da vida social. II. No s isso. O homem elabora abordagens do real. No tolerando o caos ou a desordem, ele busca interpretaes da realidade e acumula saberes que lhe permitem uma vida plena de conscincia, usando a inteligncia para escapar do absurdo da existncia, ou seja, o homem traa para si uma existncia de fato humana. Considerando-se esses dois aspectos da cultura, o homem produz em I e II respectivamente:

Pode-se concluir que a) ambos afirmam que o poder absoluto dos reis advm do carter divino deles na monarquia. b) o primeiro explica a origem do poder absoluto com base na razo iluminista e o segundo, conforme o cristianismo. c) os argumentos contidos no segundo texto so a base da democracia e, no primeiro texto, da ditadura. d) os textos concordam quanto legitimidade do poder dos governos absolutistas, mas apresentam justificativas distintas para tal concluso. e) o primeiro texto explica o sentido da monarquia para os medievalistas, enquanto o segundo apresenta a lgica do pensamento ilustrado. 23.

a) a reflexo filosfica e a arte. b) as relaes sociais e o conhecimento. c) a religio e os artefatos. d) os artefatos e a poltica (relaes de poder). e) a arte e a economia (reproduo da riqueza material). 25.

A charge pode melhor sugerir a) o choque de interesses entre a burguesia nacional e a internacional. b) a explorao econmica exercida pela classe dominada, que dificulta o desenvolvimento do Brasil. c) o conflito que se estabeleceu entre os interesses do capital e a necessidade de tornar o Brasil um Estado de bem-estar social. d) o interesse das potncias em estabelecer uma colnia poltica no Brasil, para mais facilmente explorar seus recursos. e) o conflito, no entendimento marxista, entre a classe dominante (o proletariado) e a classe domina da (a burguesia).

Para o filsofo existencialista Sartre, a condio humana : a) marcada pela liberdade, condio que lhe garante satisfao e segurana. b) marcada pela escravido, pois homem algum de fato livre. c) marcada pela liberdade que dada naturalmente, nunca ameaada por qualquer circunstncia. d) marcada ora pela liberdade, ora pela escravido, dependendo da condio econmica. e) marcada pela liberdade que causadora de angstia.

26.

c) grupos de pessoas que, com o fim da Segunda Guerra Mundial, deixaram a Rssia destruda em busca de novas terras. d) fluxos de refugiados que escaparam das perseguies nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. e) imigrantes que vieram para o Estado do Par, competindo com os imigrantes japoneses no plantio de pimenta-do-reino. 28. Quando se fala em declnio populacional da Rssia, poderamos estender essa situao para:

A filsofa brasileira entende ideologia como: a) um simples conjunto de idias. b) um conjunto de idias coerentes e refletidas. c) uma postura poltica e um posicionamento consciente diante da realidade social. d) uma falsa conscincia e um processo irrefletido de conhecer a realidade. e) uma doutrina equivocada sem funo no sistema social e cultural. Responda s questes 27 e 28 com base no texto e em seus conhecimentos. Atente para a notcia:

a) a Amrica Latina que, aps um intenso processo de urbanizao, conduzido pela industrializao dos anos 1950-80, viu decair rapidamente suas taxas de natalidade na mesma proporo que as da Rssia. b) a sia, principalmente em pases do Sul e do Sudeste, cuja industrializao acelerada aps o surgimento dos Tigres Asiticos mudou radicalmente o comportamento da populao. c) os trs pases da Amrica do Norte que apresentam um dos ndices de fecundidade mais baixos do mundo. d) a Europa, cujos ndices de fecundidade vm se apresentando em queda j h vinte anos, preocupando as autoridades a ponto de lev-las a criar programas de incentivo de vrios tipos. e) a Oceania, em que as diminutas populaes de alguns pases insulares se preocupam com a constante reduo da populao ativa. 29. Na Palestina, Tibete, Caxemira e Curdisto, h em comum: I. Nacionalidades historicamente enraizadas, com autonomia poltico-administrativa. II. Povos que lutam por independncia em relao a governos centrais de outros pases. III. Regies estratgicas associadas presena de grandes reservas de petrleo. IV. Nacionalidades que vivem em territrios estratgicos do ponto de vista poltico-militar. V. Movimentos emancipatrios atrelados ao iderio socialista, fato que atrai a ateno dos EUA. Esto corretas apenas:

27. Quando o texto cita o Brasil, est se referindo a: a) um fluxo imigratrio de russos que adentraram o pas no sculo XIX, fugindo da instalao do socialismo na Rssia. b) grupos de imigrantes que vieram para o Paran, principalmente entre 1870 e 1886, trabalhando em atividades agrcolas.

a) I, II e IV b) IV e V c) II e IV d) I e III e) I, II e III 30. Quanto rea mapeada a seguir, analise as afirmativas que discutem alguns aspectos histricos e geogrficos inerentes e assinale a alternativa correta:

a) Foi uma regio colonizada pela Frana, tal como o Lbano e a Sria. b) Seu relevo plano favorece a ocupao, principalmente do vale do Rio Indo, o que leva a muitos conflitos. c) Apresenta um relevo montanhoso, que facilita a permanncia de grupos tnicos contrrios s foras de ocupao norte-americana no Afeganisto. d) Seu ambiente desrtico possibilitou aos EUA desmobilizar as foras da Al Qaeda. e) Paquisto e Afeganisto so pases que sofrem a interveno das foras da Otan no combate ao terrorista da Al Qaeda. 31. Na Sucia, no incio da dcada de 1990, um colapso financeiro generalizado imps ao governo a opo radical de estatizar os bancos do pas. Os suecos no o fizeram por ideologia, mas unicamente movidos pelo desespero e a necessidade. Anos depois, com as finanas em ordem, os bancos foram devolvidos iniciativa privada. H pouco (fevereiro de 2009), Mouriel Roubini e Matthew Richardson, respeitados economistas liberais, escreveram um artigo intitulado: Agora, todos ns somos suecos. Esse artigo foi escrito por economistas do primeiro time que recomendam a estatizao provisria do sistema financeiro do pas: a) Arbia Saudita b) Rssia c) Noruega d) EUA e) Venezuela 32. No Leste Europeu, uma sria crise ameaa os governos. Observe o cartograma com detalhes de agitaes e problemas que os pases da regio sofreram.

O mapa e as informaes apresentadas refletem a) a ameaa do retorno do socialismo, temido por vrios setores da comunidade internacional. b) a reao da Rssia, que v se intensificar na regio a influncia dos EUA. c) a crise provocada pelo esgotamento das riquezas naturais da regio, exauridas pelas exportaes desordenadas que se deram aps o fim do controle estatal. d) as dificuldades econmicas associadas a uma integrao dependente que o Leste Europeu mantm com as economias ocidentais. e) a incapacidade dessa regio europia de concorrer com a economia chinesa.

33. Correlacione o texto com as afirmaes a seguir.

Com base na leitura, considere as afirmaes a respeito dessa revoluo.

seguintes

Analise as afirmaes: I. A China a sede dos trs maiores bancos do mundo em valor de mercado e do maior em volume de depsitos. II. A China tem a maior reserva em moeda estrangeira do mundo, sendo 70% em moeda americana. III. Pela primeira vez na histria, o mercado chins superou o americano em nmero de carros vendidos. IV. 55% do cimento produzido no mundo consumido na China. V. A China produz 63% dos calados do mundo, 36% do ao mundial e 75% dos brinquedos. Niall Ferguson, historiador da Universidade de Harvard, resume com clareza esse novo papel de Pequim: Os EUA deveriam se apressar a fazer uma reunio do G2 com a China antes que ela faa um G1 sozinha. Pela anlise do texto e das afirmaes, podemos inferir que temos hoje a) um crescente monoplio dos EUA. b) um duoplio mundial. c) a multipolaridade dividida entre EUA, China e Japo. d) a confirmao da multipolaridade alicerada no poder dos blocos econmicos. e) a volta da economia socialista com o crescente poder do Partido Comunista Chins. 34. Leia o texto. H 30 anos, a revoluo derrubou a ditadura sangrenta do x Rheza Pahlevi, aliado incondicional dos EUA, e conduziu ao poder o aiatol Khomeini, lder xiita que convocava os islmicos de todo o mundo a combater as superpotncias da poca EUA e URSS. Inaugurava-se uma nova etapa no cenrio poltico internacional que colocava o mundo islmico no centro do jogo de xadrez planetrio.

I. O x fundamentou seu poder a partir do petrleo e estimulou a entrada de empresas transnacionais, entendendo a adoo de hbitos ocidentais como modernizao. Essa ocidentalizao acelerada provocou uma forte resistncia do clero e as manifestaes se generalizaram em 1978. II. Expulso e exilado na Frana, nos anos 70, sob a acusao de tramar a derrubada do x, Khomeini organizou a resistncia ditatura de Pahlevi por intermdio do clero. Os aiatols foram fundamentais como fora galvanizadora e organizadora do levante, que desestruturou as Foras Armadas. III. A revoluo no foi feita exclusivamente pelo clero islmico. Foi fortemente apoiada pela poderosa categoria dos trabalhadores do petrleo e por uma populao que vivia em situao miservel e aterrorizada pela ditadura. IV. A Repblica Islmica do Ir nasceu em 1979 e foi governada por Khomeini at 1989; contrariamente ao prognstico do Ocidente, a morte do lder no trouxe nenhuma instabilidade ao pas. A respeito da revoluo abordada, esto corretas as afirmaes: a) I, II, III e IV. b) I e III somente. c) II e IV somente. d) I e IV somente. e) II e III somente. 35. A escassez de gua tem criado tenses e conflitos entre pases por conta de disputas pelo controle e utilizao de fontes de guas superficiais, especialmente rios, quando estes atravessam territrios de duas ou mais naes. Das 260 bacias hidrogrficas consideradas internacionais, 75% possuem reas compartilhadas por dois pases e as restantes por grupos de trs ou mais pases. Um ndice que permite estabelecer interessantes conexes geogrficas e geopolticas o de dependncia de gua. Ele indica a parcela de gua renovvel de um pas, fundamentalmente de rios, vinda de fora de seu territrio. Dessa leitura podemos concluir que um exemplo de pas que apresenta dependncia hdrica igual a zero : a) o Iraque. b) Israel. c) Bangladesh. d) a Argentina. e) a Austrlia.

36. Observe o mapa.

Fonte: Empresa de Pesquisa Energtica EPE e Aneel.

I. Em abril de 2009, a cpula celebra 60 anos da organizao. II. O encontro oficializou o retorno dos franceses estrutura militar integrada da aliana. III. A organizao est passando por uma reforma de seu conceito estratgico a diretriz que determina temas geopolticos delicados, como a expanso da organizao. IV. A cpula marca a terceira ampliao para o Leste Europeu, com a incorporao da Albnia e da Crocia como membros. V. Um dos temas mais polmicos da reunio foi a discusso sobre a adeso da Gergia e da Ucrnia na organizao. Os pases assinalados no mapa e as afirmaes identificam a: a) Otan. b) ONU. c) OMC. d) OCDE. e) Apec. 37. Comparando-se os grficos da matriz energtica do Brasil e do mundo, pode-se afirmar:

I. Energias obtidas por fontes renovveis so mais utilizadas no Brasil do que no mundo. II. A energia gerada a partir da cana-de-acar supera a produzida por hidreltricas no Brasil. III. A crescente utilizao do etanol obtido da cana-deacar justifica a liderana entre os renovveis dessa biomassa, tanto no Brasil quanto no mundo. IV. As grandes descobertas no pr-sal brasileiro garantem a liderana dos biocombustveis na matriz energtica do Brasil e do mundo. V. As fontes de energia no renovveis superam os 70% da matriz energtica no Brasil e no mundo. Esto corretas apenas as afirmaes: a) I e II. b) III e IV. c) IV e V. d) I e III. e) II e V. 38. Atente para este mapa.

Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que completa corretamente as legendas: a) OMC b) Zona do Euro c) Euratom d) CEI e) AELC 39. O Frum Social Mundial nasceu em 2001, num contraponto ao Frum Econmico de Davos (Sua), como um espao de articulao para os movimentos e organizaes sociais criarem resistncia e alternativas ao modelo da globalizao neoliberal. Em sua fundao, foi elaborada uma Carta de Princpios com definies e diretrizes de funcionamento. Os primeiros foram realizados em Porto Alegre (RS), porque essa cidade praticava experincias sociais.

40. Analise a evoluo das exportaes brasileiras.

Mediante a observao do grfico, pode-se afirmar: a) As exportaes brasileiras para os outros pases da Amrica atingem mais de 60% do total. b) O pas que lidera a importao de produtos brasileiros em valor a China. c) No perodo destacado, o Brasil aumentou as exportaes, manteve parceiros tradicionais como os EUA, outros pases latinos e a UE e ampliou o volume de comrcio com os asiticos e africanos. d) O maior aumento em valor das exportaes ocorreu para os EUA. e) Entre os blocos econmicos, a maior participao em porcentagem, em relao ao total das exportaes brasileiras, continua sendo a do MERCOSUL. 41. Leia o poema. Em 2009, um dos pontos centrais de discusso foi o desenvolvimento baseado em modos de produo insustentveis que contaminam os ecossistemas, o que justifica a realizao deste frum na cidade de: a) Londres. b) Berlim. c) Belm. d) Tquio. e) Madri.

Observe as fotos a seguir.

42. Os trechos apresentados suscitam reflexes sobre a ao colonizadora dos portugueses no Brasil.

Duas manifestaes do Movimento do Custo de Vida, em 1979.

As manifestaes retratadas inserem-se no contexto do regime poltico brasileiro vigente na dcada de 1970. Identifique a alternativa que explica a ocorrncia dessas manifestaes. a) A austeridade econmica imposta ao Brasil pelo Fundo Monetrio Internacional para combater a inflao implicou a conteno dos salrios e o aumento do custo de vida, principalmente em relao ao preo do feijo. b) O governo militar brasileiro criou obstculos entrada de investimentos estrangeiros, o que contribuiu para a eliminao de postos de trabalho e para a alta do custo de vida. c) O chamado Milagre Brasileiro realizou-se custa do arrocho salarial, da concentrao de renda, do desemprego e do empobrecimento da maioria da populao. d) A liberao dos preos dos alimentos contrariou os interesses das empresas multinacionais, as quais defendiam melhores condies de vida para a populao de baixa renda, visando incorpor-la ao consumo de bens durveis. e) Organizaes populares dos mais diversos setores, como as de estudantes e de trabalhadores, mobilizaram-se intensamente em prol da concretizao das reformas de base.

Identifique uma interpretao correta relacionada com essa colonizao e com o pensamento dos autores. a) Aps a chegada dos portugueses ao Brasil, as sociedades indgenas continuaram a viver em perfeita harmonia com a Natureza e entre si, conforme se pode depreender das palavras de Gilberto Cotrim e de Orlando Vilas-Boas. b) Gilberto Cotrim e Orlando Vilas-Boas confirmam a venerao dos indgenas brasileiros pelos jesutas, que no pouparam esforos para catequizar os indgenas e impedir que eles fossem escravizados. c) Orlando Vilas-Boas refora a tese de que o sistema colonial teve carter repressivo, recorrendo escravido negra para manter as naes indgenas livres e acessveis ao trabalho catequtico dos jesutas. d) O fato descrito por Gilberto Cotrim refora a idia de que os ndios resistiram dominao europia e de fenderam, como expressam Oswald de Andrade e Orlando Vilas-Boas, a liberdade de sua organizao social. e) Os trs autores defendem a tese de que os ndios eram desprovidos de organizao social e poltica, j que no possuam normas institucionais e valores que limitassem seus atos de liberdade.

43. Painel de propaganda poltica na Itlia, 1934: 44. O ISLO E O MERCADO Particularidades do mundo financeiro dos muulmanos Restries de investimentos: Limites que indivduos e bancos devem respeitar nas suas opes de mercado. Especulao: Os lucros s tero baraka (bno divina) se obtidos segundo os preceitos do Coro. Juros: A lucratividade das aplicaes deve ser cal cada no trabalho, e no na explorao das dificuldades de outro ser humano. Por isso, a usura vedada. Indstria blica: Negcios relativos a armamentos devem ser restritos autodefesa. Indstria do prazer: Segundo o Coro, bebidas inebriantes e jogos de azar so manobras abominveis de Santans e Ele [Deus] vedou a carnia, o sangue e a carne de suno. Produo audiovisual: Entretenimentos que promovam valores contrrios aos do Islo, como obscenidades, excessos e violncia, no so admitidos. No contexto histrico italiano de 1934, o painel expressa a mensagem de um partido poltico que: I. Defendia os ideais liberais da burguesia italiana, baseados na reduo do papel atribudo ao Estado na economia e nas relaes trabalhistas. II. Contrapunha-se ideologia nacional-socialista, acusando-a de alimentar o conflito entre as classes sociais. III. Utilizava os meios de comunicao de massa para valorizar a figura do lder, a grandeza da nao e a preservao da ordem. IV. Instituiu o corporativismo, que assegurava representatividade eleitoral a patres e empregados, sob o pretexto de eliminar os conflitos sociais. Assinale a alternativa correta: a) Somente as afirmaes I e II so verdadeiras. b) Somente as afirmaes I e III so verdadeiras. c) Somente as afirmaes II e III so verdadeiras. d) Somente as afirmaes II e IV so verdadeiras. e) Somente as afirmaes III e IV soverdadeiras. Indstria de produtos inebriantes: Para os muulmanos, o lcool e outras drogas afins no podem ser consumidos, pois o corpo humano deve ser preservado para servir a Deus. Outras restries: Operaes financeiras de alto risco no so permitidas.
(Adaptado da Folha de S. Paulo)

De acordo com as informaes contidas no texto, podemos concluir que a) o mundo muulmano, atualmente, se mostra intransigente em relao s prticas capitalistas, considerando-as como obras de Satans. b) os muulmanos so proibidos de investir na comercializao de carne suna, na produo de bebidas alcolicas, no mercado de arte e na indstria de armamentos. c) a lucratividade dos investimentos financeiros feitos por muulmanos no deve sofrer restries de ordem tica ou teolgica. d) a condenao reproduo da figura humana continua a vigorar nos pases muulmanos, o que constitui um grande empecilho propaganda comercial.

e) os investimentos financeiros feitos pelos muulmanos, embora se processem dentro da 45.

economia de mercado, esto sujeitos aos preceitos e restries impostos pela f islmica.

As tiras fazem meno a) ideologia anarquista, que negava a existncia do Estado, e ao atual esforo de certos intelectuais para revitalizar as utopias revolucionrias dos sculos anteriores. b) ao socialismo cientfico, que mobilizou milhes de pessoas nos sculos XIX e XX, e atual descrena nas utopias sociais e polticas que nortearam os revolucionrios daquele perodo. c) ao socialismo utpico do sculo XIX e queles que, em pleno sculo XXI, tentam reinvent-lo em oposio ao neoliberalismo triunfante. d) adaptao da ideologia marxista a novas reas do conhecimento, como a Ecologia e a Engenharia Gentica. e) retomada da ideologia marxista em novas bases, compatveis com os avanos do conhecimento cientfico registrados nas ltimas dcadas.

También podría gustarte