Está en la página 1de 3

VIVER NA PALAVRA - ESTUDOS BBLICOS E TEOLGICOS

Seminrio Teolgico
Prof. Mauro Perez

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Por esta razo dobro os meus joelhos perante o Pai,... para que, segundo as riquezas da sua glria, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Esprito no homem interior;..., a fim de que,..., possais compreender,..., e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios at a inteira plenitude de Deus... (Efsios 3:14-20)

Aquele que busca conhecimento, com o propsito de se exibir para as pessoas, torna-se sinnimo de vaidade. Aquele que busca conhecimento, com o intuito de ensinar outras pessoas, torna-se sinnimo de amor. Mas aquele que busca conhecimento, visando aplicar o conhecimento adquirido em sua prpria vida, torna-se sinnimo de sabedoria. (Pr. Richard Baxter, autor do livro 'O Pastor Aprovado') PROLEGMENOS 1. ETIMOLOGIA Teologia. Do grego (Thes = Deus) + (Lgos = revelao; palavra; discurso; doutrina;

raciocnio). O termo significa, literalmente, uma palavra sobre Deus. 2. DEFINIES Teologia o estudo das questes referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relaes com o mundo e com os homens, e verdade religiosa. Teologia a ateno que dedicamos a Deus, nossa tentativa de conhec-Lo conforme revelado nas Sagradas Escrituras e em Jesus Cristo. a revelao e a compreenso acerca de Deus. Em outras palavras, a cincia de Deus e Suas relaes com o universo. 3. A NATUREZA DA TEOLOGIA 3.1. Teologia x tica. A tica o padro do que certo ou errado. Ela trata dos nossos deveres para com os homens, e dos nossos deveres para com Deus (submisso voluntria). A teologia contm muito mais do que aquilo que pertence tica crist. Ela inclui tambm as doutrinas da trindade, criao, providncia, a queda, a encarnao, redeno e escatologia.
Seminrio Teolgico Princpios Fundamentais Apostila 01

P gina |2

3.2. Teologia x Religio. Na teologia o homem organiza seus pensamentos com referncia a Deus e ao universo. Na religio o homem expressa, em atitudes e aes, os efeitos que esses pensamentos produziram nele. 3.3. Teologia x Filosofia. A teologia parte da crena na existncia de Deus e da idia de que Ele a causa de todas as coisas com exceo do pecado. A filosofia parte de outra coisa dada (gua, ar, fogo, tomos etc.) e com a idia de que ela suficiente para explicar a existncia de todas as outras coisas. Enquanto a teologia se alicera sobre uma base slida e objetiva, a filosofia se alicera nas suposies e especulaes do filsofo. 4. AS DIVISES DA TEOLOGIA 4.1. A Teologia Exegtica. Ocupa-se diretamente do estudo do texto sagrado e assuntos relacionados, tais como auxlio na restaurao, orientao, ilustrao e interpretao daquele texto. 4.2. A Teologia Histrica. Traa a histria do povo de Deus atravs da Bblia e da igreja desde a poca de Cristo. Ela trata da origem, desenvolvimento e disperso da verdadeira religio e tambm das suas doutrinas, organizaes e prticas. 4.3. A Teologia Sistemtica. Toma o material fornecido pela teologia exegtica e histrica e o arranja em ordem lgica sob os grandes ttulos do estudo teolgico. Em outras palavras, a teologia sistemtica uma correlao de informaes bblicas como um todo de modo ordenado, a fim de explicar e apresentar sistematicamente o contedo total referente a aspectos distintos da revelao de Deus. 4.4. A Teologia Prtica. Trata da aplicao da teologia na regenerao, santificao, edificao, educao e servio dos homens. Ela busca aplicar vida prtica aquilo que os outros trs departamentos da teologia contriburam. 5. A IMPORTNCIA DO ESTUDO DA TEOLOGIA Muitos costumam se perguntar qual a importncia do estudo da teologia? Qual seria a justificativa de gastarmos inmeras horas lendo, pesquisando, escrevendo e pensando em teologia. Podemos citar pelo menos sete razes importantes: 1) Alcanar um conhecimento mais amplo de Deus e de seus atos e planos eternos. 2) Conhecer a Bblia, no apenas em seu contexto original, mas na situao e ambiente em que vivemos hoje, em meio a este continente do hemisfrio sul. A teologia nos ajuda interpretar os ensinamentos bblicos para os tempos atuais, analisando e avaliando os conceitos que recebemos atravs da Bblia, da histria da Igreja e da tradio de nossa denominao.

Seminrio Teolgico

Princpios Fundamentais

Apostila 01

P gina |3

3) A teologia nos ajuda a apreciar muito mais a gloriosa realidade da salvao que temos recebido por meio de Jesus Cristo. 4) Poder distinguir entre ensinamentos certos e errados, fato que de grande valor. A teologia bblica argumenta em prol da verdade, com uma viso histrica, eclesistica, filosfica e tica. Como podemos confiar em lderes que fazem pronunciamentos doutrinrios sem ter ponderado sobre suas origens e segurana bblica? 5) A teologia, feita de forma sria, nos convida a buscar a santidade com mais zelo e odiar o pecado com mais intensidade; algo que no deve jamais ser desprezado. 6) Por ser uma apresentao piedosa e humilde das verdades doutrinrias, a teologia deve nos incentivar a adorar em esprito e verdade. Jesus disse a mulher samaritana que Deus procura verdadeiros adoradores. A teologia deve nos ensinar a adorar com o corao e a vida. 7) A teologia tem como alvo preparar os cristos para combater eficazmente heresias e desvios doutrinrios, alm de outras prticas reprovveis. Mas o maior desafio de todo estudante de teologia no apenas estudar a teologia em si, mas, sim, pensar teologicamente. enxergar o mundo e suas implicaes sob a tica de Deus.

BIBLIOGRAFIA FERREIRA, Franklin & MYATT Alan. Teologia Sistemtica: uma anlise histrica, bblica e apologtica para o contexto atual. So Paulo: Vida Nova, 2007. RYRIE, Charles C.. Como pregar doutrinas bblicas. Trad. Susana Klassen. So Paulo: Mundo Cristo, 2007. 88 p. THIESSEN, Henry Clarence. Palestras em teologia sistemtica. So Paulo: IBR, 1987. 375 p.
Seminrio Teolgico Princpios Fundamentais Apostila 01

También podría gustarte