Está en la página 1de 6

Educao em Qumica e Multimdia

Blogs: Aplicao na Educao em Qumica

Blog uma abreviao de weblog. Os blogs se constituem em dirios pessoais eletrnicos que se tornaram populares nos ltimos anos. Blogs com fins educacionais, denominados de edublogs, tm sido empregados como ferramentas de suporte ao aprendizado na World Wide Web. Este trabalho relata o desenvolvimento e uso de blogs em uma disciplina de comunicao cientfica oferecida no Instituto de Qumica de So Carlos, Universidade de So Paulo, Brasil. A anlise quantitativa e qualitativa dos dados coletados no estudo aponta para a postura favorvel dos estudantes frente utilizao dos blogs. qumica, blogs, tecnologias de informao e comunicao

Mario Roberto Barro, Jerino Queiroz Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Recebido em 13/09/08, aceito em 21/10/08

10 Blog, wiki e mapas conceituais digitais os alunos serem autores do prprio no desenvolvimento de projetos de conhecimento e concluram que o uso aprendizagem com alunos do ensino dos dispositivos favoreceu tal aspecfundamental (Dutra e cols., 2006) e to, auxiliou no registro das atividades Blogs para a aprendizagem de fsica e e potencializou a interao entre aluqumica (Moresco e Behar, 2006). nos e entre estes e professores. No trabalho de Dutra e cols. (2006), Moresco e Behar (2006), com o com o objetivo de desenvolver a autointuito de possibilitar o ensino e a nomia e a criatividade aprendizagem de de alunos do Ensino qumica e fsica no Os blogs podem ser Fundamental, foram Ensino Mdio, proutilizados com diversos aplicados projetos de puseram a criao propsitos educacionais aprendizagem, nos de blogs educacioem diversas disciplinas quais estes desennais, nos quais os e diferentes nveis de volveram pesquisas alunos, organizados escolaridade devido sua a respeito de temas em grupos, pesquicaracterstica de ferramenta cientficos aliadas ao saram, elaboraram flexvel que no apresenta uso das seguintes e publicaram texum limite de utilizao. ferramentas de intetos ilustrados e links rao e interveno para sites relacionasuportadas por tecnologia: o blog; dos aos contedos curriculares de os mapas conceituais, atravs do qumica e fsica, assumindo a edio software Cmap Tools; e o wiki. Nos de seus blogs. Segundo as autoras, blogs, cada aluno postou um dirio alguns alunos consideraram o trabarelatando o que compreendeu das lho com o blog difcil, principalmente suas investigaes durante a realizapor no apresentarem conhecimeno do projeto. Dutra e cols. (2006) tos bsicos de informtica, e tiveram apontaram para a necessidade de que se apropriar ao mesmo tempo dos conhecimentos tecnolgicos e cientficos. Por fim, as autoras conA seo Educao em Qumica e Multimdia tem o objetivo de aprimorar o leitor das aplicaes das tecnologias cluram que os blogs so ferramentas comunicacionais no contexto do ensino-aprendizagem de Qumica.
QUMICA NOVA NA ESCOLA

log uma abreviao de weblog e significa registro eletrnico na internet. O que distingue o blog de um site convencional a facilidade com que se pode fazer registros para a sua atualizao, o que o torna muito mais dinmico e mais simples do que os sites, pois sua manuteno apoiada pela organizao automtica das mensagens pelo sistema, que permite a insero de novos textos sem a dificuldade de atualizao de um site tradicional. No blog, os registros aparecem em ordem cronolgica inversa e exigem apenas conhecimentos elementares de informtica por parte do usurio. O uso de blogs tem sido alvo de interesse de pesquisadores que advogam em favor das suas potencialidades educativas (Baltazar e Germano, 2006; Gomes e Lopes, 2007). No ensino de cincias, em particular, a quantidade de trabalhos voltados sua utilizao, tanto no mbito nacional quanto no internacional, ainda pequena. Nessa perspectiva, dois trabalhos nacionais so dignos de nota:

Blogs: Aplicao na Educao em Qumica

N 30, NOVEMBRO 2008

Figura 1: Modalidades para os blogs em Educao (Adaptado de Browntein e Klein, 2006).

eficazes para alcanar bons resultados escolares e tambm desenvolver habilidades e competncias necessrias na sociedade atual. Os blogs podem ser utilizados com diversos propsitos educacionais em diversas disciplinas e diferentes nveis de escolaridade devido sua caracterstica de ferramenta flexvel que no apresenta um limite de utilizao. Neste trabalho, temos como objetivo descrever a construo de blogs e avaliar a utilizao e aceitao destes por estudantes matriculados em uma disciplina de comunicao cientfica, ministrada no Curso de Bacharelado em Qumica do Instituto de Qumica de So Carlos, Universidade de So Paulo. Entendemos a anlise do uso dos blogs pelos alunos como de primordial importncia para que possamos especular sobre a sua eficcia como facilitador do ensino e para que possamos tambm vislumbrar suas limitaes.

Construo dos blogs


A construo dos blogs pautouse no trabalho de Browntein e Klein (2006), no qual os autores, com o objetivo de ajudar no processo de deciso na sua implementao, sugeriram oito passos, descritos a seguir, para ajudar a construir e implementar blogs no ensino universitrio de cincias:

Figura 2: Blogs em ambientes de ensino de cincias (Adaptado de Browntein e Klein, 2006).


QUMICA NOVA NA ESCOLA

1) Decidir o propsito do blog: a sibilidade de autoria individual ou em Figura 1 apresenta as modaligrupo por parte dos alunos. Quanto dades de blogs que, segundo privacidade, optou-se por blogs os autores, podem ajudar a depblicos, ou seja, sem restrio de terminar o propsito do blog; acesso ao contedo por senhas, 2) Decidir a autoria do blog: a Fiporm a publicao de atividades e gura 2 apresenta os possveis comentrios foi permitida somente autores de um blog em salas de aos alunos mediante senha. aulas; A segunda etapa consistiu na 3) Esclarecer regras para freqnescolha de uma plataforma de blogs cia das postagens e estabelecer gratuita que se apresentasse estvel, a avaliao destas; disponibilizasse um bom recurso de 4) Observar as polticas sobre o uso edio de texto, suportasse vrios de blogs da instituio de ensino formatos de arquivos para a postena qual sero aplicados; rior utilizao por parte dos alunos 5) Decidir se o blog ser pblico e possibilitasse a autoria coletiva e ou privado (decidir quem pode individual e a privacidade. ler e quem pode comentar); De acordo com as exigncias aci6) Criar um guia de regras de etima determinadas, foram feitos testes queta para uso do blog por parte em plataformas de blogs disponveis dos alunos; na internet. O resultado dos testes 7) Adaptar os blogs s necessidaapontou como melhor a plataforma a des do ensino; disponibilizada pela 8) Tornar o blog Edublogs1 pelos seDevido ao carter das uma extenso guintes motivos: ser atividades propostas agradvel da uma plataforma volpara serem realizadas nos sala de aula. tada especificamenblogs, as quais envolveram A primeira etapa te para criao de escrita, pesquisa, reflexes na construo dos blogs educacionais; e comentrios, os blogs se blogs consistiu em possuir uma boa ferenquadram principalmente determinar a modaramenta de edio na modalidade de lidade, a autoria e a e suporte a diversos aprendizado, abrindo-se privacidade destes. tipos de arquivos de espao para interao por Devido ao carter texto; disponibilizar meio dos comentrios. das atividades proa criao de blogs postas para serem coletivos e aceitar realizadas nos blogs, as quais envolpostagens individuais com a identiveram escrita, pesquisa, reflexes e ficao dos usurios; apresentar a comentrios, os blogs se enquadram possibilidade de privacidade escolhiprincipalmente na modalidade de da; ser gratuita e de fcil utilizao. aprendizado, abrindo-se espao A terceira etapa consistiu na para interao por meio dos comenescolha do layout dos blogs propriatrios. mente ditos. A Figura 3 apresenta a Devido ao fato de a proposta de visualizao da pgina inicial de um ensino apresentar atividades em dos blogs coletivos estruturado para grupo e individuais, optou-se pela receber as produes dos alunos. criao de blogs coletivos com posNa quarta etapa, as regras para
Blogs: Aplicao na Educao em Qumica
N 30, NOVEMBRO 2008

11

12

freqncia das postagens pelos alunos e a avaliao destas pelo professor foram estabelecidas. A fre qncia das postagens foi determinada pelas atividades extraclasse de cunho obrigatrio, distribudas aos alunos no final de cada aula em conjunto com as instrues para realizao delas nos blogs e seus prazos de postagem. Todas as atividades extraclasse foram inseridas nos blogs (na pgina Atividade, acessvel pelos links do topo da pgina inicial dos blogs apresentada na Figura 3), com as instrues para realizao e prazos de postagem. Quanto avaliao das postagens, foram realizadas por meio de comentrios do professor responsvel pela disciplina. A quinta etapa consistiu em tornar o blog uma extenso agradvel da sala de aula e em fazer a sua adaptao s necessidades da proposta de ensino da disciplina. Nessa perspectiva, uma pgina Busca-artigos foi inserida nos blogs dos grupos para facilitar a busca pelo artigo cientfico com os quais os alunos trabalharam durante a proposta. Nessa pgina, os alunos encontraram links para as bases de dados (Scielo, Probe) e revistas eletrnicas conhecidas da rea de qumica (Qumica Nova, Ecl tica Qumica) e de reas correlatas (Revista Sade Pblica, Intercincia). Nesse sentido de adaptao, tambm foram publicadas outras pginas no blog como, por exemplo, Instrues, contendo um manual de instrues de utilizao do blog; Cronograma, contendo o cronograma da disciplina, das atividades e dos prazos de postagens; Atividades, contendo as atividades e as instrues para sua realizao; Monitoria, contendo o horrio de monitoria. As referidas pginas so de fcil acesso pela categoria Pginas da barra lateral da pgina inicial e nos links do menu no topo do blog, ambos apresentados na Figura 3.

formou grupos de trabalho (trs a cinco membros por grupo) e esclareceu a forma como o acesso ao blog seria realizado por cada estudante na realizao das atividades que seriam solicitadas durante o semestre. O procedimento de postagem foi

explicado, apresentando-se a rea existente nos blogs para escrita, mais conhecida como editor de mensagens ou postagens, apresentada na Figura 4. Foram tambm apresentadas as atividades que deveriam ser realiza-

Figura 3: Estrutura elaborada para pgina inicial dos blogs coletivos, apresentando trs zonas principais: o topo da pgina contm os links para pginas de informaes e ins trues sobre as atividades e como resolv-las no blog; a zona principal de visualizao das mensagens publicadas; e a barra lateral de menus secundrios de organizao das mensagens por categorias, contendo tambm um link para a parte de administrao e publicao de mensagens por meio do login.

Aplicao dos blogs na disciplina de comunicao cientfica


Os blogs foram aplicados em uma disciplina de comunicao cientfica, que contava com 28 alunos matriculados. No primeiro dia de aula, o docente responsvel pela disciplina
QUMICA NOVA NA ESCOLA

Figura 4: Estrutura do editor de mensagens dos blogs, apresentando quatro zonas principais: o topo da pgina, com link para visualizao da postagem (View Site); a zona principal de edio do corpo da mensagem a ser publicada; uma rea para carregamento de arquivo anexo (Upload), logo abaixo do editor e a barra lateral de menus secundrios de organizao das mensagens por categorias; entre outros.
Blogs: Aplicao na Educao em Qumica
N 30, NOVEMBRO 2008

das no blog, as quais envolveram a nadas ao uso e aceitao do blog. busca, a escolha, a anlise de um arA seguir, discutimos as afirmaes tigo cientfico e a prorelacionadas aceiduo individual de tao do blog pelos Devido ao fato de a um texto final sobre o estudantes. Alm da proposta de ensino assunto apresentado anlise quantitativa, apresentar atividades no artigo escolhido pautada nas afirmaem grupo e individuais, pelos grupos. Cabe es presentes nos optou-se pela criao ainda esclarecer questionrios, analide blogs coletivos com que consideramos samos as afirmaes possibilidade de autoria como artigos ciena respeito da utilizaindividual ou em grupo por tficos aqueles cuja o do blog presenparte dos alunos. organizao destes nos comentrios tacada pela diviso e nas reflexes publiem sees introduo, materiais e cadas por eles nos blogs, que versam mtodos, resultados e discusso e sobre utilizao, aceitao, vantadescrevem resultados originais de gens e desvantagens consideradas uma investigao cientfica. no uso da ferramenta. Durante um bimestre letivo, os Uso e aceitao dos blogs pelos alunos alunos responderam a questes em atividades realizadas extraclasse, Avaliao quantitativa dos blogs com postagem feita pelo blog, relacionadas tanto localizao e ao Para quantificao e anlise das entendimento do formato desses respostas apresentadas pelos alunos, artigos quanto ao seu contedo. Para foi utilizada escala Likert de cinco tanto, fizeram uso dos links especialpontos com alternativas: Concordo mente criados para adaptar o blog s Fortemente, Concordo, Indeciso, Disnecessidades da atividade, conforme cordo, Discordo Fortemente. Os dados mencionado anteriormente. As quesresultantes da aplicao do questes, respondidas na forma escrita, tionrio, de uma forma geral, foram visaram favorecer o entendimento distribudos segundo a ocorrncia das da linguagem cientfica contida nos alternativas escolhidas nas questes. artigos, alm do contedo da rea de O questionrio foi composto pelas qumica e tambm o entendimento do seguintes afirmaes: 1) Eu considero processo de construo da cincia. a utilizao do blog nesta disciplina Ao final da proposta, os alunos relevante; 2) O blog deve ser mantido responderam a um questionrio comnas prximas edies da disciplina; posto de quatro afirmaes relacio3) Eu acho o blog fcil de usar; 4) As

Figura 5: Grfico do ndice de respostas para as quatro afirmaes relativas ao uso e aceitao do blog.
QUMICA NOVA NA ESCOLA

instrues contidas no blog auxiliaram a realizao das atividades. A partir da anlise das respostas dadas ao questionrio, foram destacados os aspectos da ferramenta de blog avaliada positiva e negativamente pelos usurios. Assim, foram adquiridos indcios sobre a viabilidade do uso da ferramenta no ensino. Dentre os 28 alunos matriculados, 25 responderam ao questionrio de avaliao. Com relao s afirmaes que versam sobre o uso do blog, a anlise das respostas dos alunos nos permitiu construir o grfico da Figura 5. Nesse grfico, para a afirmao de nmero 1, que trata sobre a relevncia da utilizao do blog na disciplina, mais de 50% dos estudantes registraram respostas favorveis, dentro das categorias Concordo e Concordo Fortemente. Essa afirmao trata da aceitao dos alunos ao uso da ferramenta como apoio s aulas presenciais. Para a afirmao de nmero 2, que trata da continuidade do blog nas prximas edies da disciplina, mais de 70% dos estudantes registraram respostas favorveis, dentro das categorias Concordo e Concordo Fortemente. Analisando os dados das afirmaes 1 e 2, observamos que alguns dos estudantes que no concordaram com a relevncia da utilizao dos blogs concordaram em mant-lo na disciplina. Para a afirmao de nmero 3, que trata da facilidade do uso do blog, mais de 80% dos estudantes registraram respostas favorveis, dentro das categorias Concordo e Concordo Fortemente, sugerindo que um nmero considervel de alunos acredita na facilidade de uso do blog. Por fim, para a afirmao de nmero 4, que trata do auxlio das instrues contidas no blog para a realizao das atividades propostas na disciplina, aproximadamente 80% dos estudantes registraram respostas favorveis, dentro das categorias Concordo e Concordo Fortemente , sugerindo que um nmero considervel de alunos acredita no auxlio das instrues contidas no blog para a realizao das atividades.
N 30, NOVEMBRO 2008

13

Blogs: Aplicao na Educao em Qumica

Avaliao qualitativa dos blogs

A anlise qualitativa decorrente das reflexes e dos comentrios publicados no blog, por meio dos quais os estudantes expressaram suas opi nies em relao a utilizao, aceitao, vantagens e desvantagens no uso da ferramenta. As publicaes reforaram as impresses j constatadas na anlise das respostas ao questionrio de avaliao quantitativa. As publicaes foram reunidas em categorias que revelam aspectos mais enfatizados nas respostas dos estudantes ao questionrio. Naturalmente, muitas das declaraes so abrangentes e podem ser localizadas em mais de uma categoria. 14

Os resultados das avaliaes dos blogs por parte dos estudantes sugerem boa aceitao e mostram o blog como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial de fcil utilizao, e que pode contribuir na interao professor/aluno por meio da mediao em qualquer dia e horrio.

enfatizar o uso de tais funes, visando propiciar uma melhor utilizao do blog pelos alunos.

Tive problemas com a senha de acesso, nunca lembrava a senha. Se pudssemos esco lher a senha seria mais fcil. Foi um suplcio descobrir como anexar arquivos na mensagem postada.

Como houve erro na escolha do artigo, estou postando ou tros 2 artigos que pesquisei, em primeiro vem o link do artigo sobre oxidao, o qual estava correto. (Aluno) J que o artigo do crebro no vale, procurei esse sobre aerossis. (Aluno)

Algumas consideraes
Este trabalho concentrou-se na elaborao, aplicao e avaliao de blogs como meio de apoio s atividades de uma disciplina de comunicao cientfica. A construo dos blogs, baseada nas sugestes do trabalho de Browntein e Klein (2006), mostrouse um caminho enriquecedor, pois permitiu uma construo mais prxima das necessidades da proposta de ensino que a disciplina exige. De maneira geral, os resultados das avaliaes dos blogs por parte dos estudantes sugerem boa aceitao e mostram o blog como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial de fcil utilizao, e que pode contribuir na interao professor/aluno por meio da mediao em qualquer dia e horrio. Mediante os comentrios, o professor, mesmo no estando na universidade, interagiu com os alunos, avaliando suas atividades, e os alunos, por sua vez, tiveram oportunidade de refazer as atividades, corrigindo seus erros e tendo liberdade de expressar seus pontos de vista para o professor.

Vantagens/desvantagens de uso do blog: O uso do blog economiza papel. Se o texto da atividade final no fosse escrito no blog e fosse escrito a mo no colocaramos figuras, tabelas, grficos... Outros comentrios/reflexes: No imaginava que o blog poderia ser utilizado como recurso didtico ou para atividades de ensino/aprendizagem. Eu nem sabia o que era blog. Achava que era mais um recurso ftil da internet. Alguns comentrios foram reunidos em uma categoria a parte daquelas que foram exploradas no questionrio de avaliao do blog, mas que julgamos importante destacar, por mostrar uma mediao assncrona possibilitada pela ferramenta. Interao professor/aluno: Ol!!! A tarefa do grupo est OK. Muito boa, mesmo!! (Professor) O artigo que voc indicou legal, mas no atende a exigncia da tarefa. No um artigo original de pesquisa, conforme foi solicitado. Concorda comigo? (Professor)
Blogs: Aplicao na Educao em Qumica

Relevncia da utilizao do blog na disciplina: Sobre a utilizao do sistema de blogs, achei muito relevante para a disciplina, principalmente para termos um meio a mais de comunicao com o prprio grupo e com a professora... Acho de suma importncia o trabalho que estamos desenvolvendo em sala de aula e em casa, acho inclusive que esse sistema de blogs, melhorou muito em relao ao antigo CoL (Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado na disciplina de comunicao cientfica precedente). Facilidade/dificuldade de uso do blog: ... alm do mais, o blog muito simples de ser utilizado. Apenas dois estudantes relataram as dificuldades encontradas na utilizao do blog, que esto detalhadas nos depoimentos a seguir. Conforme mencionado anteriormente, essas consideraes so importantes, pois em uma prxima aplicao, podemos
QUMICA NOVA NA ESCOLA

Nota
1. Para maiores detalhes consultar: http://www.edublogs.org.
Mario Roberto Barro (mrbarro@yahoo.com.br), bacharel e licenciado em Qumica pela Universidade Federal de So Carlos, mestrando em Qumica pelo Instituto de Qumica de So Carlos da Universidade de So Paulo (USP). Jerino Queiroz Ferreira (jerinoqf@hotmail.com), licenciado em Qumica pela Universidade Federal do Cear (UFC), mestrando em Qumica pelo Instituto de Qumica de So Carlos da USP . Salete Linhares Queiroz (salete@iqsc.usp. br), qumica industrial pela UFC, doutora em Qumica pela Universidade Estadual Paulista, docente do Instituto de Qumica de So Carlos da USP . N 30, NOVEMBRO 2008

Referncias
Baltazar, N. e Germano, J. Os weblogs e a sua apropriao por parte dos jovens universitrios. O caso do curso de Cincias da Comunicao da Universidade do Algarve. Prisma.com - Revista de Cincias da Informao e da Comunicao do CETAC, n. 3, online, out. 2006. Disponvel em: <http:// prisma.cetac.up.pt/artigospdf/1_neusa_ baltazar_e_joana_germano_prisma.pdf>. Acesso em set. 2008. Brownstein, E. e Klein, R. Blogs: applications in science education. Journal of College Science Teaching, v. 35, n. 6, p. 18-22, 2006.

Dutra, I.M.; Piccinini, C.A.; Becker, J.L.; Johann, S.P . e Fagundes, L.C. Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de projetos de aprendizagem com alunos do ensino fundamental. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educao, v. 4, n. 2, on-line, dez. 2006. Disponvel em: <http://www.cinted.ufrgs. br/renote/dez2006/artigosrenote/25064. pdf>. Acesso em set. 2008. Gomes, M.J. e Lopes, A.M. Blogues escolares: quando, como e porqu? In: BRITO, C.; TORRES, J. e DUARTE, J. (Orgs.). Weblogs na educao, 3 experincias, 3 testemunhos. Setbal: Centro de Competncia CRIE, 2007. Moresco, S.F.S. e Behar, P .A. Blogs para a aprendizagem de Fsica e Qumica.

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educao, v. 4, n. 1, on-line, jul. 2006. Disponvel em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ renote/jul2006/artigosrenote/a44_21233. pdf>. Acesso em set. 2008.

Para saber mais


BARRO, M.R.; FERREIRA, J.Q. e QUEIROZ, S.L. Como criar e editar blogs: manual bsico Edublogs. Disponvel em: <http://www.iqsc.usp.br/pesquisa/ensinoquimica/wp-content/uploads/manualblog-edublogs.pdf>. MARINHO, S.P .P . Blog na educao & Manual bsico do blogger. Dis p o n v e l e m : < h t t p : / / w w w. s c r i b d . com/full/2214260?access_key=key22xk4qplrcamuwours3x>.

Abstract: Blogs: application in chemical education. Blog is short for weblog; they are a genre of personal, diary-like websites that have rapidly gained popularity over the last years. Blogs used for
educational purposes, dubbed edublogs, are being used as supporting tools for learning on the World Wide Web. This paper reports the development and use of a blogging resource in a scientific communication course at University of So Paulo, Brazil. The analysis of both the quantitative and qualitative data collected in the study shows students to be broadly in favor of the continued use of blogs as an effective aid to teaching and learning.

Keywords: chemistry, blogs, information and communication technologies.

Evento
O 28 Encontro de Debates sobre o Ensino de Qumica (EDEQ), realizado nos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2008, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), na cidade de Canoas/RS, foi organizado pelos professores do curso de Qumica dessa IES. Estiveram presentes nesse evento profissionais da rea de ensino de Qumica, alunos de graduao em Qumica bem como alunos de ps-graduao (mestrado e doutorado) das mais diversas cidades do RS, SC, PR, SP , MG e DF. Na programao, destacamos as palestras: O Mito da Sustentabilidade Ambiental (abertura) e Enfoque Cincia Tecnologia Sociedade, Ambiente e Educao em Cincias (encerramento); o Painel: Formao do Professor de Qumica; duas miniconferncias: Materiais Didticos para o Ensino de Qumica: Avaliao crtica sobre os usos e abusos e Ensino de Qumica e as Novas Tecnologias; trs mesas-redondas: A Estrutura Curricular das Licenciaturas em Qumica; Ensino de Qumica: uma Abordagem Transversal e Ensino de Qumica: Cincia e Tecnologia; foram apresentados 80 trabalhos na forma de psteres e 25 trabalhos completos em sesses de comunicaes orais. Esse EDEQ teve como inovao a possibilidade de os profissionais e alunos dos diferentes graus apresentarem os resultados de pesquisas que foram realizadas em suas respectivas universidades. Participaram do evento cerca de 350 pessoas entre profissionais e alunos. Tivemos tambm
QUMICA NOVA NA ESCOLA

15

uma rea de stands com a participao do Conselho Regional de Qumica 5 regio, de livrarias e empresas com divulgao de materiais e equipamentos de laboratrio. Os participantes tiveram a disposio 28 opes de minicursos, podendo realizar dois entre os seguintes: As Propostas de Ensino de Qumica numa Dimenso Ambiental; Histria da Cincia: Catalisando Transformaes Transdisciplinares; Atividades Prticas no Ensino de Qumica: Utilizando o Cotidiano para Facilitar o Processo Ensino Aprendizagem; O Ensino de Qumica na Infoera: Desafios do Trabalho Docente; Tratamento de Efluentes; Pigmentos Inorgnicos: Histria e Qumica; Ensino de Qumica: Produto Artstico - Processo Qumico; A Qumica dos Alimentos; Jogos no Ensino de Qumica; Qumica Forense; Contaminantes Emergentes em gua; A Qumica do Solo: Desencadeando Conhecimentos Qumicos e Reflexo a partir de Oficinas Temticas; Produo de Filme Didtico para o Ensino de Qumica; Carboidratos: Matria-Prima Renovvel para Qumica Verde; Tabela Peridica: Atualizaes Interdisciplinares; Poluio Indoor (uma abordagem da poluio de ambientes
Blogs: Aplicao na Educao em Qumica

internos aplicada ao ensino de qumica); Qumica na Indstria da Microeletrnica; Tpicos de Qumica Orgnica no Nvel Mdio; Resoluo de Problemas e Atividades Experimentais no Ensino de Qumica; Aditivos para Composies Polimricas que Entram em Contato com Alimento; Estratgias Pedaggicas para o Ensino de Qumica; Animaes, Vdeo e Simulaes: Contribuies da Web para o Ensino de Qumica; A experimentao no Ensino de Qumica e a Importncia dos Roteiros Experimentais; Utilizando Jogos Didticos de Qumica Ambiental; Metalurgia, Qumica e Sociedade: Obteno e Utilizao dos Metais; e Oficina de Mskaras do Projeto Arte Qumica. Salientamos que contamos com o apoio das seguintes instituies: Sindicato das Indstrias Qumicas RS (SINDIQUIM), Conselho Regional de Qumica 5 Regio, Brastec, SCHINCARIOL, gua Mineral Itati, Agncia de Viagens Maxitravel, Laboratrio ALAC, Livraria Sulina Universitria, FULBRA e ULBRA-ACS. Dione Silva Corra e Jos Vicente Lima Robaina Coordenadores do Evento
N 30, NOVEMBRO 2008

También podría gustarte