Está en la página 1de 4

IGREJA BATISTA MONTE SIO Uma Igreja em clulas, a servio!

ESTUDO 50 A revelao do Sbado! Ou no lestes na lei que, aos sbados, os sacerdotes no templo violam o sbado, e ficam sem culpa? Digo-vos, porm, que aqui est o que maior do que o templo. Mas, se vs soubsseis o que significa: Misericrdia quero, e no sacrifcios, no condenareis os inocentes. Porque o Filho do homem at do sbado o Senhor. (Mateus 12.48). A palavra sbado uma transliterao da palavra hebraica shabat, que significa basicamente: descanso. Todos sabemos que a Bblia diz que ao stimo dia da criao o Senhor Yahweh teve o seu shabat, ou seja, Ele descansou de tudo que fez (Gn 2.1). O descanso passou a ser parte das instrues permanentes para o povo de Israel: Guardaro, pois, o sbado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas geraes como pacto perptuo. (Ex 31.16). O ensino do descanso um ensino de confiar que o Senhor Yahweh esta no controle. Descansar um ato de confiana, pois preciso crer que sobreviveremos mesmo sem buscarmos o que naturalmente julgamos essencial para nossa vida. Na verdade, viveremos melhor justamente porque buscamos o shabat, como algo essencial para nossa vida, fsica, emocional e espiritual. O ensino do descanso, do sbado, est ligado no guarda de um dia do calendrio semanal, mas providncia e dependncia que devemos ter do nosso Deus Yahweh Jireh, que significa: Ele a nossa Providncia, a nossa Proviso. O povo de Israel estava no deserto e o Senhor enviava, a cada dia, o suprimento do sobrenatural, que eles chamavam man. O man caia diariamente e podia ser usado para fazer o alimento necessrio para sustentar a jornada em direo conquista (xodo 16.1-36). Tem situaes em nossa vida que ainda no alcanamos a bno da terra prometida, ainda no alcanamos os nossos sonhos, e temos que viver, literalmente, do po nosso de cada dia, o nosso man.

isso que a revelao do shabat, o sbado, nos ensina. No podemos deixar de orar, diariamente, o que o Senhor Yeshua nos ensinou: O po nosso de cada dia nos d hoje (Mateus 6.11). No importa se temos um emprego, ou dinheiro suficiente para comprar o alimento necessrio, precisamos descansar no Senhor, pois Ele nossa verdadeira proviso. A cada dia o man teria que ser colhido e se fosse guardado, estragava de um dia para o outro (Ex 16.20), exceto se fosse na sexta-feira, ai ele podia ser guardado, pois no dia do descanso, o man no caia do cu e no adiantava sair para colher. justamente neste contexto, de dependncia da providncia e de obedincia, que esta revelao, a revelao do descanso, fica evidente como um ensino de confiana em Deus. E ele lhes disse: Isto o que o Senhor tem dito: Amanh repouso, sbado santo ao Senhor; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em gua, cozei-o em gua; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vs, guardando-o para amanh. (Ex 16.23). Entretanto, a dureza de corao do povo levou Deus a endurecer nas instrues para que houvesse uma obedincia nacional: Portanto guardareis o sbado, porque santo para vs; aquele que o profanar certamente ser morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma ser exterminada do meio do seu povo. (Ex 31.14). A questo no era se o povo queria descansar ou no. A questo no era se o povo entendia o ensino que criaria uma cultura abenoadora para as geraes futuras. A questo era se o povo confiava ou no do Deus de Israel. Quem no aprende a descansar na providencia divina, quem no consegue programar na prtica o seu tempo de parar suas atividades para elevar o seu pensamento para as coisas espirituais est declarando com suas atitudes que no aprendeu a confiar no Senhor. Shabat, sbado, e este dia pode ser qualquer outro, pois o nome do dia no define a essncia da revelao, uma declarao espiritual de confiana em Yahweh Jireh. Yeshua enfrenta a religiosidade dos seus contemporneos com a verdadeira revelao: Ele Senhor do descanso.

Os prprios sacerdotes poderiam quebrar os legalismos quando se tratava de orientar as coisas sagradas. Trabalhar pelas coisas materiais um dia a mais na semana no poderia mais ser motivo para algum perder a prpria vida. Agora o Messias, Ele mesmo, o prprio Yahweh, estava ali para ensinar que a Sua misericrdia era maior que a ignorncia do povo. Ele, veio pessoalmente ensinar o sentido do Salmo 37: Confia no Senhor e faze o bem; assim habitars na terra, e te alimentars em segurana. Deleita-te tambm no Senhor, e ele te conceder o que deseja o teu corao. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo far. E ele far sobressair a tua justia como a luz, e o teu direito como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; no te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desgnios. Deixa a ira, e abandona o furor; no te enfades, pois isso s leva prtica do mal. Porque os malfeitores sero exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdaro a terra. Pois ainda um pouco, e o mpio no existir; atentars para o seu lugar, e ele ali no estar. Mas os mansos herdaro a terra, e se deleitaro na abundncia de paz. (Salmos 37.3-11). O perodo de descanso teria que vrios ciclos, dias, meses, e anos (Lv 23.24; Lv 25.4). No adianta descansar apenas um ms a cada 12 meses, preciso confiar e descansar a cada dia, a cada semana, a cada sete meses, a cada sete anos, de acordo com a orientao sacerdotal. A revelao do sbado no o dia, o Senhor Yeshua, o Messias que nos diz: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mt 11.28) Confie no Senhor. Trabalhe, faa tudo que tem que fazer, mas no deixe a incredulidade e a ansiedade dominarem sua vida. Descanse na Palavra! Viva o shabat verdadeiro na confiana de que:

Se o Senhor no edificar a casa, em vo trabalham os que a edificam; se o Senhor no guardar a cidade, em vo vigia a sentinela. Intil vos ser levantar de madrugada, repousar tarde, comer o po de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem. (Salmos 127.1-2) 2009 o ano da Conquista, da unidade, da perseverana na conquista e da providncia. Lder de Clula: Faa a orao de convite para receber Jesus e a Consolidao. Faa tambm o ofertrio e o relatrio da reunio. Com amor, seus Pastores Albano e Leile, adaptado dos Apstolos Sstenes e Llian Sousa.

También podría gustarte