Está en la página 1de 6

OS SENTIDOS DA ARTE CONTEMPORNEA

KATIA CANTON
[Professora livre-docente da USP e curadora do MAC-USP]

Diferentemente da tradio do novo, conceito-motor que engendrou uma sucesso de experincias estticas, materializadas durante o sculo XX sob as vanguardas, a arte contempornea se constitui de campos de foras que tomam corpo a partir de uma evocao ampla dos sentidos, de uma negociao constante entre vida e arte, arte e vida. Os artistas contemporneos no compartilham da atitude moderna, que buscava na arte a ocupao de um espao suspenso, puro, sinttico e abstrato, situado em um plano acima das coisas que formam a complexa tessitura do mundo real. No mundo contemporneo demarcado por acontecimentos como a derrocada do comunismo, a queda do Muro de Berlim, o m da bipolarizao, o redimensionamento das geograas mundiais e a institucionalizao do terrorismo como grande narrativa global , a arte no mais redime. Pelo contrrio, a prtica artstica passa a assumir-se como um projeto de negociao incessante com os acontecimentos e as percepes da vida, incorporando-a e comentando-a em suas grandezas e pequenezas, em seus potenciais de estranhamento, em suas banalidades e seus afetos. Artistas contemporneos buscam sentido. Sentido que pode ser materializado incorporando-se as preocupaes formais que so intrnsecas arte e que se sosticaram no desenvolvimento dos projetos modernistas do sculo XX. Sentido que nca seus valores na compreenso (e apreenso) da realidade, inltrada na passagem do tempo e na formatao da memria, na constituio dos territrios que constituem e legitimam a vida, nos meandros da histria, da poltica e da economia, nas vias do corpo como carne e smbolo, nos territrios da afetividade. Como declarou a artista contempornea Barbara Kruger, em uma entrevista revista Art in Amrica (November, 1997:97):

23

OS SENTIDOS DA ARTE CONTEMPORNEA

Fazer arte materializar sua experincia e percepo sobre o mundo, transformando o uxo de momentos em alguma coisa visual, textual ou musical. Arte cria um tipo de comentrio.

Em outras palavras: a metodologia que emoldura a produo contempornea substitui a noo de arte per se por uma juno entre esttica e tica, na congurao de potncias polticas. E por intermdio de uma convocao em rede dos sentidos, capaz de furar o espetculo da fugacidade fosforescente do cotidiano, e criar algum tipo de densidade ou comentrio, que essas potncias tomam corpo. A arte como pele historiada Na arte contempornea, o sentir se potencializa medida que se expande, se espalha e alcana mltiplas relaes com as experincias vividas. O lsofo italiano Mario Perniola fala de um sentir compartilhado, que ganha corpo numa estrutura em rede:
O sentir partilhado e participado constitui o aspecto essencial da esttica da vida; alcano um sentir em conjunto no mesmo momento em que perco o sentir individual: com a mesma mo dou e tiro. A esttica da vida animada por uma pulso de identicao imediata, de participao, por um alento de comunho das almas; todo um mundo de sussurros e de condncias, de tremores e de consonncias, de contgios e de fuses, de silncios eloqentes e de palavras cmplices, de recordaes e de nostalgias, de angstias, de emoes, de afetos, de sensaes, que se alimentam da reciprocidade das trocas e de sentir o sentir (...)1

1. Mario Perniola. Do sentir. Lisboa: Editorial Presena, 1991, p. 52.

24

OS SENTIDOS DA ARTE CONTEMPORNEA

Sentidos e sensaes so compartilhados na experincia artstica contempornea, que passa a historiar a vida e demarcar a uidez de seus contornos, materializando suas passagens, atribuindo densidades a seus corpos e a suas memrias no tempo e no espao. No presente seminrio, elegemos grandes temas que costuram e sustentam esse debate, permeando-o com discusses em camadas que tocam as interseces entre arte e vida, tempo e espao, corpo e memria, macro e micropolticas que se entrelaam nas teias da construo de sentidos polifnicos. Identidades e alteridades so debatidas como peas de um jogo de comentrios sociopolticos que so materializados via transgresses de representao, estranhamentos diante do mundo, tentativas de identicao. A evocao das memrias pessoais vista como construo de um lugar de resistncia, demarcaes de individualidade, impresses que se contrapem a um panorama de comunicao distncia e tecnologia virtual, que tendem a gradualmente anular noes de privacidade. tambm um territrio de recriao e de reordenamento da existncia, um testemunho de riquezas afetivas, que o artista oferece ou insinua ao espectador, com a cumplicidade e a intimidade de quem abre um dirio. Simson Garnkel, colunista do jornal Boston Globe e membro do Centro Berkman para Internet e Sociedade, da Faculdade de Direito de Harvard, atesta para o fato de que, na sociedade contempornea virtualizada, a privacidade est ameaada, atestando para a perda de autonomia e integridade, medida que os sistemas de informao que se estruturam no mundo informatizado e ps-capitalista do sculo XXI controlam cada cidado.
O futuro de que nos aproximamos velozmente no aquele em que cada movimento visto e registrado por um Grande Irmo

25

OS SENTIDOS DA ARTE CONTEMPORNEA

onisciente (referindo-se a 1984, de George Orwell). Na verdade um futuro em que 100 pequenos irmos observam e interferem em nossa vida cotidiana. Orwell pensou que o sistema comunista representasse a ameaa denitiva liberdade individual. Nos prximos 50 anos veremos surgir novos tipos de ameaa privacidade, cujas razes no esto no comunismo, e sim no capitalismo, no mercado livre, na tecnologia avanada e na troca desenfreada de informao eletrnica.2

O tempo contemporneo surge como um elemento que perfura o espao, substituindo a sensao de objetivao cronolgica por uma circularidade plena de efervescncia e instabilidade. Turbulento, esse tempo parece fugaz e raso, achatando, espiralando, afetando inexoravelmente noes de histria, de memria, de pertencimento. Noes tradicionais de pblico e privado se desfazem na constituio dos espaos, e o no-lugar toma corpo como territrio de deslocamento incessante. O corpo fsico e o corpo virtual se complementam num jogo de foras, constitudo pelas trocas entre o desejo, a identidade e as alteridades, o erotismo, as permeabilidades dos gneros. As implicaes de um interesse da arte contempornea pelas questes do corpo so complexas. Por um lado, ligam-se ao contexto de mudana de sculo, globalizao, ao anonimato gerado pelo sistema corporativista e pelos meios de comunicao virtual. Doenas virais como a Aids, o Ebola, e outras epidemias novas e reincidentes ameaam a cincia, como um culto obsessivo e crescente ao corpo expande limites imaginveis, graas a transformaes e experimentos fsicos, qumicos e genticos, gerando sicalidades radicais. Emerge, desse denso panorama sociohistrico, um corpo que no mais representa e muitas vezes orquestra um jogo multi2. A guerra da privacidade. Caderno Mais!, Folha de S. Paulo, 5 de maro 2000, p. 10-3.

26

OS SENTIDOS DA ARTE CONTEMPORNEA

facetado de contedos. Manipula materialidades e emoes e pode escapar de suas conexes mais imediatas com a realidade, assumindo contornos rarefeitos, etreos, articiais e, muitas vezes, irnicos. Na construo desse jogo de sentidos, o corpo passa a materializar comentrios sobre sexo, morte, religio, decadncia e espiritualidade, replicando um campo ilimitado de experimentaes, muitas vezes catrticas e autobiogrcas. Nesse corpo, questes como identidade e sexualidade se expandem. Saem do mbito individual para abarcar uma universalidade virtual, globalizada, tingida por matizes de um mundo constitudo de novos encadeamentos temporais. No seminrio Sentidos na/da Arte Contempornea, assim como na vida contempornea, a arte torna-se uma espcie de pele historiada, porta-bandeira de impresses e sensaes do mundo. Como evoca o lsofo Michel Serres:
Mas para cada epiderme seria preciso uma tatuagem diferente, seria preciso que ela evolusse com o tempo: cada rosto pede uma mscara ttil original. A pele historiada traz e mostra a prpria histria; ou visvel: desgastes, cicatrizes de feridas, placas endurecidas pelo trabalho, rugas e sulcos de velhas esperanas, manchas, espinhas, eczemas, psorases, desejos, a se imprime a memria; por que procur-la em outro lugar; ou invisvel: traos invisveis de carcias, lembranas de seda, de l, veludos, pelcias, gros de rocha, cascas rugosas, superfcies speras, cristais de gelo, chamas, timidez do tato sutil, audcias do contato pugnaz. A um desenho colorido ou abstrato, corresponderia uma tatuagem el e sincera, onde se exprimiria o sensvel. A pele vira porta-bandeira, quando porta impresses.3
3. Michel Serres. Os cinco sentidos. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2001, p. 18.

27

También podría gustarte