Está en la página 1de 3

A Era Vargas:

Incio do governo provisrio:


A ascenso de Getlio Vargas em 1930 ao poder rompeu com quatro dcadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidncia, conhecida como poltica do caf-com-leite. Irritados com a hegemonia paulista nas decises polticas, os mineiros se uniram aos gachos e paraibanos e formaram a Aliana Libertadora, para bater de frente com o Governo de Washington Lus, que apoiou o candidato paulista Jlio Prestes para substitulo. Como presidente, Vargas criou o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio, para satisfazer a elite industrial que crescia exponencialmente, e o Ministrio da Educao e Sade, alm de diminuir a autonomia dos governadores de estados para elevar seu poder intervencionista. Os cafeicultores, que ainda tinham grande influncia poltica, pressionaram para que fosse criado o Conselho Nacional do Caf e o Instituto do Cacau. Mas o grande trunfo de Vargas em seu primeiro mandato foi a ateno dada aos trabalhadores. O presidente sabia que greves e revoltas trabalhistas poderiam dar margem para que o ideal do comunismo, fortemente disseminado aps a Revoluo de 1917 na Unio Sovitica, criasse vigor. O Partido Comunista Brasileiro (PCB), nesta poca, foi colocado na ilegalidade. Para atender os trabalhadores, Getlio Vargas criou a Lei da Sindicalizao, que permitiu avanos na legislao trabalhista. Ele criou o registro CLT, a carga horria de trabalho, o direito s frias remuneradas, descanso no domingo, licena-maternidade e proibio do emprego a menores de 14 anos. Em 1931, Getlio Vargas derruba a Constituio vigente, desencadeando em revoltas no estado de So Paulo. Eles alegavam que Vargas estava centralizando o poder e diminuindo a autonomia dos estados. Os paulistas planejaram uma rebelio armada para defender os direitos constitucionais mas, nessa investida, quatro jovens soldados so assassinados em 23 de maio de 1932.
A poltica industrial da Era Vargas caracterizou-se por promover as bases para a expanso industrial, por meio de uma poltica econmica intervencionista, pragmtica e nacionalista.

Mediante a decisiva importncia que os militares tiveram na consolidao da Revoluo de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presena dos tenentes nos principais cargos polticos do novo governo. Pela imposio do presidente, vrios militares passaram a controlar os governos estaduais. No processo eleitoral, as principais figuras militares do governo perderam espao poltico devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas.

Dessa maneira, consolidou-se um clima de tenso entre as velhas oligarquias e os tenentes interventores. Tal conflito teve maior fora em So Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia poltica e um discurso de contedo regionalista, convocaram o povo paulistano a lutar contra o governo Getlio Vargas. A partir dessa mobilizao, originou-se a chamada Revoluo Constitucionalista de 1932. Mesmo derrotando as foras oposicionistas, os setores varguistas passaram por uma reformulao. A nova constituio previa que a primeira eleio presidencial aconteceria pelo voto da Assembleia. Por meio dessa resoluo e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um novo mandato.

Revoluo constitucionalista constituinte:


A Revoluo de 1930 tirou a autonomia dos governos estatais e ps fim Repblica Velha, que tinha uma poltica mais voltada para o setor agropecurio devido grande produo de caf. Os paulistas exigiam do governo provisrio a elaborao de uma nova Constituio e a convocao de eleies para presidentes. Exigiam tambm, de imediato, a sada do interventor pernambucano Joo Alberto e a nomeao de um interventor paulista. Os paulistas tambm criticavam muito a forma autoritria com que Vargas vinha conduzindo a poltica do pas. Queriam mais democracia e maior participao na vida poltica do Brasil. Como Vargas no atendeu as reivindicaes dos paulistas, em maio de 1932 comearam uma srie de manifestaes de rua contrrias ao governo Vargas. Numa destas manifestaes, houve forte reao policial, ocasionando a morte de quatro estudantes (Martins, Miragaia, Drusio e Camargo). As iniciais dos nomes destes estudantes (MMDC) transformou-se no smbolo da revoluo. Para combater o governo estabelecido por Getlio Vargas, os paulistas pegaram em armas. Fizeram cartazes que fazem parte da sua propaganda, pedindo a colaborao da populao no esforo de guerra que ocorre na conjuntura poltica nacional de interveno do poder federal no governo de So Paulo por meio da poltica dos governadores. Em 9 de julho de 1932 teve incio a Revoluo Constitucionalista, que foi uma verdadeira guerra civil. Os paulistas fizeram uma grande campanha, usando jornais e rdios, conseguindo mobilizar grande parte da populao. Os combates ocorreram, principalmente, no estado de So Paulo, regio sul do Mato Grosso e regio sul de Minas Gerais. Contando apenas com o apoio do sul do Mato Grosso, So Paulo enfrentou o poder militar do das foras armadas federais. O resultado foi a rendio e derrota paulista em 28 de setembro de 1932. Cerca de trs

mil brasileiros morreram em combate e mais de cinco mil ficaram feridos durante a revoluo.

También podría gustarte