Está en la página 1de 12

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE FILOSOFIA EAD

Esttica e Histria da Filosofia Moderna Ari Edison Porto Monteiro

SO PAULO ABRIL - 2012

Ari Edison Porto Monteiro Matricula 181811

Esttica e Histria da Filosofia Moderna

Portflio Histria Profa. do

do

modulo Filosofia

Esttica

Moderna Rgis e de em turma

apresentado ao Prof. Joo Suze Piza de da

Filosofia 5 Perodo Plo Guarulhos curso Licenciatura Filosofia.

METODISTA - EAD So Paulo

O AUTOR NAS ARTES e DIALTICA E ESPIRITO DE HEGEL1


2

Ari Monteiro

Resumo: Esse trabalho foi elaborado em duas partes, a primeira ser uma reflexo rpida sobre o Autor nas artes e na segunda a obra Fenomenologia do Esprito de Hegel no que tange dialtica e o Esprito hegeliano. Palavras Chave: Autor, Leitor, Esprito,Dialtica.

Rsum: Ce document a t prpar en deux parties, la premire est une rflexion rapide sur l 'auteur dans les arts et la seconde le travail de la Phnomnologie de l'Esprit de Hegel l'gard de la dialectique hglienne et de l'Esprit. Mots-cls: auteur, lecteur, Esprit, dialectiques.

Enfim, pensar a escrita como ausncia no seria muito simplesmente repetir em termos transcendentais o princpio religioso da tradio simultaneamente inaltervel e jamais realizada, e o princpio esttico da sobrevivncia da obra, de sua manuteno alem da morte, e do seu excesso enigmtico em relao ao autor? (FOUCAULT)

. O autor no foi sempre primordial quando se discute a arte, a funo autor, apropriando da designao de Foucault, surgiu na Renascena com a necessidade de dar nome aos bois, quando alguma criao artstica (tambm
1 2

DUAS REFLEXES PARA COMPOR AS ATIVIDADE MODULAR. Licenciando Filosofia pela Umesp .

uma teoria cientifica) no fosse condizente com as normas legais ditadas pelo clero ou pelo poder constitudo, isso , o autor nasceu pela censura por mais paradoxal que isso possa ser entendido, mas tambm o advento do capitalismo fortaleceu o autor dada a comercializao das obras e por conseqncias os direitos que a lei permitiu ganhos sobre essas obras. Porem foi no sculo xx que o autor presena questionado e a obra se impe com maior importncia em relao ao criador, isso a morte do autor, postulada por R. Barthes(1968), apresentada como necessidade para a leitura obra, colocando fim na critica da obra pois o leitor foi promovido.

Estamos comeando a no mais nos deixar engodar por essas espcies de antfrases com as quais a boa sociedade retruca soberbamente a favor daquilo que ela precisamente afasta, ignora, sufoca ou destri; sabemos que, para devolver escritura o seu futuro, preciso inverter o mito: o nascimento do leitor deve pagar-se com a morte do Autor.(BARTHES,1998, pg. 70)

Porem esse conceito no unanime e nem se coloca como universal. O prof. Paulo Bezerra no prefacio de sua traduo do Problemas da Potica de Dostoievski de Mikhail Bakhtin se mostra contrario s idias de Barthes. ...Mais um pouco e estaremos no besteirol ps-moderno da morte do autor... ( BEZERRA,2011, pg.XVIII), tambm Foucault no se solidariza com seu contemporneo e desenvolve uma teoria onde o autor no tem necessidade de morte e nem superior obra impondo-se com qualquer tipo de subjetividade, o autor funo foucaultiano. O autor trouxe ento no sculo xx a reflexo sobre sua importncia ou no para a arte, criando assim vrios tipos de autores.Veremos alguns com breve relato.

Autor emprico - .Ja fizemos definio desse autor, neste trabalho, mas podemos afirmar que o autor que se representa totalmente no texto, suas experincias esto psicologicamente ligadas ao texto.

Autor textual (Aguiar e Silva)

Esse autor s existe no texto, um individuo fruto da fico que anunciado no texto que se apresenta ao leitor, logo o autor textual um enunciador do texto e que s cognoscvel e caracterizvel pelos leitores desse mesmo texto (Aguiar e Silva), no se pode reconhec-lo fora do texto.

Autor modelo (Humberto Eco)

O autor desenvolve a obra imaginando um leitor ideal para aquela criao (leitor modelo), o chamado autor modelo de Eco pretende encontrar o leitor modelo para sua obra, logo o leitor parte da obra antes de ter o contato com a mesma, logo a leitura supostamente direcionada e a interpretao feita de leitor, supondo-se um leitor qualquer, no faz com que a obra se finalize, a ligao autor-modelo/ leitor modelo se concretiza quando a interpretao do segundo atinge as intenes do primeiro

Autor implicado ou implcito. (Booth)

O autor cria dentro do texto sua prpria imagem, dando voz a um ou mais personagens,isso , o autor esta dentro do texto e se transmite para o leitor.Podemos ento nos convencer que no autor implicado permite uma ligao tnue entre o autor emprico e o leitor, pois se o autor nunca se ausenta da obra,

proporcionando a condio do surgimento do leitor implcito. A interao autor leitor se da no momento que ambos se reconhecem dentro do texto.

Autor Postulado (Nehamas) Guiado por uma hiptese, o autor postulado insinua uma interpretao provisria, que interagem para que uma possvel clareza se estabelea, a modificao surge sempre de interpretaes preliminares.

2. Defina falcia intencional. Falcia um argumento que pode levar ao erro, pode ser proposital ou no. No senso comum, denomina-se falcia qualquer equivoco; analogamente, atribui-se o adjetivo falaz quilo que enganoso ou fraudulento. Do ponto de vista lgico, falcia um tipo de raciocnio incorreto (VELASCO, 2010, pg.115). A falcia intencional, como vista no contexto do autor por Wimsatt e Beardsley no ensaio publicado na metade do sculo XX, a reflexo justamente sobre a inteno do autor de influenciar a leitura e conseqentemente a critica da obra de arte. Tudo que se pode entender de um texto est dentro e no fora (extratextual) desse mesmo texto, os sentidos e as concluses esto descritas nas palavras,nos pargrafos e nos captulos que constituem a obra, e portanto qualquer tentativa ou inteno do autor de dar significado ao texto se constitui numa falcia. A pretenso de direcionar o leitor para um determinado lugar ou dar um sentido ao texto no deve ser admitido, pois tudo esta dentro do texto e no no autor ou em qualquer outro lugar.Logo a influencia do autor

completamente dispensvel, no relevante qualquer inteno original que se tenha dado no inicio, ou em algum momento da criao do texto, depois terminada a obra ela esta no mundo, da com o leitor, as interpretaes,no mais pertence ao criador. Pode-se ento inferir que a morte do autor de Barthes e a autoria como funo de Foucault tem como grande parceira essa pratica do criticismo norte americano de Wimsatt e Beardsley.

3. Defina autor emprico. a subjetividade real na fabricao do texto, pois sua identidade est impregnada no texto, sua produo linear, no existe intencionalidade relevante do autor, sua experincia no tem pretenses criticas, navega ao sabor de sua identidade psicolgica. As interpretaes variadas do texto do autor emprico livre, pois no est intrnseca no texto nenhuma teleologia ou sentido acabado, as resposta ao leitor esto ao sabor da interpretao tambm emprica.

4 - Histria da Filosofia Moderna Fenomenologia do Esprito

Para a reflexo do movimento do reconhecimento como processo constituidor da conscincia-para-si e o processo de legitimao dessa conscincia devemos nos ater com ateno difcil leitura da Fenomenologia do Esprito . A conscincia-de-si se apresenta em seu primeiro momento como desejo, s deseja aquilo que no tem, pois quando v no Outro (objeto) aquilo que lhe falta, a conscincia-de-si se remete da realizao do

desejo. Porem o Outro tambm uma conscincia-de-si, logo tambm desejante de reconhecimento, so ento duas conscincias desejantes, temos uma duplicao de conscincia-de-si, em um embate de morte para o reconhecimento, onde passividade oriundo do saber puro e simples no basta o simples movimento de sair-de-si no traz nenhum saber ou conhecimento - mas o desejo ao e essa ao nega a passividade, com intudo de destruio, pois est desejando algo que no lhe pertence, pertence a outro (outra conscincia-de-si), embora o luta pelo reconhecimento seja de morte, nenhum homicdio se concretizara, pois o reconhecimento deve ocorrer de uma negao para uma negao da negao. A conscincia-para-si movimento leve, sutil para-si, esse para no esttico, movimento puro, desejo de um saber de verdade que se apresenta no objeto (outro), o movimento contrario tambm se faz presente, Outro tambm negao, se apresenta sem essncia, precisa se satisfazer em seu desejo da conscincia-de-si, quando a legitimao fornecida pelo reconhecimento para-si, a duplicao de conscincia-de-si, onde o desejo de reconhecimento tambm duplo leva a um movimento de (ou mais) suprimir, a unilateralidade vazia, nada, no tem essncia, pois lhe falta o que est no outro (objeto), mas a contradio necessria, a negao, de uma atividade passiva se impe pela ao de um desejo, o negativo se confronta com a afirmao, entendemos que ento que sempre que uma conscincia faz referencia a ela mesma est implcito que uma referencia de dois sentido, o seu e o do outro, ento para quem no haja estagnao no confronto, o reconhecimento o nico caminho para o romper esse processo, porem o agir, o desejo e a contradio inerente a esse processo.
Esse suprassumir de sentido duplo do seu ser-Outro de duplo sentido tambm um retomo, de duplo sentido, a si mesma; portanto, em primeiro lugar a conscincia retoma a si mesma mediante esse

suprassumir, pois se toma de novo, igual a si mesma mediante esse suprassumir do seu ser-Outro; segundo, restitui tambm a ela mesma a outra conscincia-de-si, j que era para si no Outro. Suprassume esse seu ser no Outro, e deixa o Outro livre, de novo.(HEGEL, Dies doppelsinnige, 181)

O movimento dialtico hegeliano no pode ser entendido como um processo de circulo vicioso (nada de circulo virtuoso) , pois se assim for concebido, o processo se d dentro dele mesmo, sempre o mesmo do mesmo, o que uma insanidade. A afirmao que negada e essa se lanando a uma negao da negao no um figura circular e sim como uma espiral, que permite sempre uma renovao de uma afirmao negada e a negao negada. Em breve passagem pela dialtica do Senhor e do Escravo, podemos entender o movimento como tal. O senhor se faz reconhecer pela ao e luta, arrisca a vida para tal, o escravo no arrisca a vida e obtm o reconhecimento como senhor, temos ento que o escravo reconhece o senhor como senhor e o senhor tambm se reconhece como tal, porem o escravo no reconhecido pelo senhor, ento em no ser reconhecido apenas uma coisa, mas isso deve mudar, o escravo ento como tem s o seu trabalho para romper ser sem essncia. O Senhor a positividade que em-si nada representa, apenas passividade, porem ele deseja o que o outro possui, uma conscincia nega a outra, o escravo negatividade sendo que ao para produo de material 3. O entrevero entre o senhor e o escravo pode levar morte de um deles, porem o medo dessa morte fator primordial para o desfecho da batalha, pois que tiver mais vontade de se impor ser o vencedor, o escravo com medo da morte cumpre suas tarefas, ...Essa conscincia sentiu angustia, no por isso ou aquilo, no por esse ou aquele instante, mas sim atravs
3

de sua essncia toda, pois sentiu medo da morte... (HEGEL, 194, Wir sahen nur) ,enquanto o senhor, que no sabe concretizar nada, mas venceu o medo da morte e se imps como vencedor.Porem o escravo foi quem se apropriou do conhecimento (negao, praticou a ao), o senhor foi mera afirmao vazia, logo o escravo volta-se como detentor do conhecimento verdadeiro (negao da negao), supera o senhor negando-o - imprescindvel esclarecer que a morte (do Senhor ou do Escravo) em nenhum momento deve ocorrer, pois se isso acontecer o processo dialtico no se concretiza. O trabalho dialtico no pensamento de Hegel profundo, a Histria, o Esprito, o Absoluto e a Natureza fazem parte de um sistema filosfico cujo representao pode ser entendida numa mxima o racional real e o real racional o idealismo alemo no seu mais puro representante.

Referencias BAKHTIN, M. Problemas da Potica em Dostoievski, BARTHES, R. O Rumor da Lngua. So Paulo; Editora Brasiliense; 1998. FOUCAULT, M. O que um autor. http://www.4shared.com/office/45As_0mk/Foucault_Michel_O_que__um_auto.htm Ultimo acesso 06/04/2012 HEGEL, G W F. Os Pensadores. So Paulo; Nova Cultural, 1999. HEGEL, G W F. Fenomenologia do Esprito. Petrpolis; Editora Vozes, 2002. KOJVE, A. Introduo leitura de Hegel.Rio de Janeiro; Contraponto Editora,2002. KYLDES, B V.em citao de Aguiar e Silva
http://www.followscience.com/content/consideracoes-acerca-do-autor-e-da-autoria-570

SAFATLI, V. Fenomenologia do Esprito. Curso Hegel , Projeto Phronesis


http://projetophronesis.com/category/filosofia-moderna/hegel/ (ultimo acesso 17/04/2012)

SLATER, B H. Esttica. http://pt.scribd.com/doc/22728597/Barry-Hartley-SlaterEstetica. Utltimo acesso 09/04/2012

También podría gustarte