Está en la página 1de 7

Resenha de Sustentabilidade: O projeto de PPP de RSU de So Jos dos Campos

Brener Seixas 2013

Introduo
Esta resenha uma produo do Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade na Construo (CDSC), parte do Ncleo Petrobras de Sustentabilidade da Fundao Dom Cabral. O CDSC visa construir de indicadores, ferramentas e abordagens que auxiliam as organizaes a entenderem e aplicarem os pressupostos da sustentabilidade. Nesse sentido, esta resenha visa abordar os pontos principais discutidos no evento Seminrio Internacional de Parcerias Pblico-Privadas A experincia do Estado de Minas Gerais, do Estado de So Paulo e do Governo do Reino Unido em Gesto de Resduos Slidos Urbanos, promovido dia 07 de dezembro de 2012 pela Secretaria Extraordinria de Gesto Metropolitana e a Secretaria de Desenvolvimento Econmico do Estado de Minas Gerais. O evento foi realizado em parceria com o Governo do Reino Unido, na sede da Fundao Dom Cabral, como parte da Temporada UKBrasil, em que o governo britnico apresenta aos brasileiros os melhores projetos e prticas daquele pas. O seminrio contou com a presena de gestores e lderes nacionais e internacionais na elaborao e execuo de Projetos em Parcerias Pblico-Privadas (PPP), principalmente no que se refere gesto e tratamento de Resduos Slidos Urbanos. Dessa forma, apresentamos aqui a palestra de Fernando Pieroni, Diretor de Projetos da EBP Estruturadora Brasileira de Projetos -, que nos relatou sobre o projeto de PPP de Resduos Slidos Urbanos (RSU) de So Jos dos Campos. O principal objetivo da fala de Fernando Pieroni foi apresentar o atual momento da gesto de RSU em So Jos dos Campos. Em seu discurso foram destacadas as principais caractersticas da cidade, o contexto em que se deu a efetivao da PPP, e os resultados da parceria. Segue abaixo um resumo dos principais pontos apresentados na palestra.

A experincia de So Jos dos Campos no tratamento de RSU


So Jos dos Campos (SJC) a sexta maior cidade do Estado de So Paulo, e possui atualmente cerca de 630 mil habitantes. Com sua economia concentrada na produo industrial, SJC se posiciona como detentora do 21 maior Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e produz 650 toneladas de lixo por dia. Apesar da cidade j ser referncia nacional em coleta e destinao de lixo, as dificuldades enfrentadas para a amplificao de seu aterro sanitrio e a meta estabelecida pela Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS), de que toda a disposio de resduos slidos em lixes seja eliminada at 2014, estabeleceu um prazo para a vida til do aterro sanitrio municipal, e com isso, a Prefeitura da cidade iniciou a busca de alternativas para lidar com a situao. Nesse contexto, a Prefeitura de So Jos dos Campos contratou a EBP (Estruturadora Brasileira de Projetos) para realizar um estudo tcnico que avaliasse a viabilidade econmica e ambiental de um projeto para lidar com RSU, onde foram considerados casos benchmark apresentados por Canad, Blgica e Holanda. Tambm levou-se em considerao a
|2|

resoluo 316/02 do Conama que dispe sobre procedimentos e critrios para o funcionamento de sistemas de tratamento trmico de resduos. As tecnologias estudadas para a anlise da melhor opo foram as seguintes: Alternativas tecnolgicas Mass burn Descrio Queima do resduo com gerao de vapor que normalmente usado para gerao de energia.

Processamento da frao orgnica dos resduos prDigesto anaerbica processada com gerao de biogs que pode ser usado para gerao de energia. Pr-processamento, com separao de produtos CDR (Combustvel derivado dos (metais, orgnicos, etc.) e aproveitamento da frao resduos) seca (plstico e papeis) como combustvel. Queima de resduos em ambiente controlado de oxignio, visando produo de gs sinttico para produo de energia. Queima de resduos em alta temperatura (sem oxignio) com gerao de gs combustvel para gerao de energia. Queima de resduos em ambiente livre de oxignio e recuperao de calor para gerao de energia. Processamento dos resduos em reatores com soluo cida. Recuperao de celulignina para uso como combustvel limpo (biomassa). Processamento aerbico dos resduos orgnicos para aproveitamento como fertilizantes.

Gaseificao

Arco de plasma

Pirlise

Hidrlise qumica

Mistura Compostagem

Fonte: Apresentao de slides da autoria de Fernando Pieroni. Disponvel em: http://www.metropolitana.mg.gov.br/noticias/seminario-internacional-discute-parcerias-publico-privadas-em-gestao-deresiduos-solidos-urbanos

Resultado dessa anlise, a soluo proposta englobou o uso de um mix tecnolgico composto por 3 processos: 1) separao mecnica dos resduos (lixo mido, seco e materiais reciclveis), 2) um biodigestor para processamento do lixo mido, e 3) um incinerador para queima do lixo seco. A construo de uma Usina de Recuperao Energtica de Resduos Slidos ser necessria para garantir a consecuo desses processos e complementar os processos j existentes, tais quais a otimizao da coleta seletiva. Segundo a Prefeitura do municpio, o objetivo desse mix tecnolgico que ambos sejam fontes de gerao de energia eltrica, haja visto que a energia a ser gerada poder atender a um bairro com at 25 mil pessoas. Esse processo ir complementar iniciativas j existentes:

|3|

A coleta comum, destinada ao aterro sanitrio; e A coleta seletiva, que aps passar pelo centro de triagem (onde os rejeitos so direcionados ao aterro sanitrio), reciclada. Dessa forma, a implantao do sistema de aproveitamento energtico ir possibilitar a transformao dos rejeitos em energia e potencializar o processo de reciclagem. Segundo as informaes obtidas pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de So Jos dos Campos, as etapas pelas quais passar o lixo sero as seguintes: Coleta seletiva: O material advindo da coleta dos resduos j separados para a reciclagem, feito pela URBAM - que atua em parceria com a Cooperativa de Catadores Futura levado para o Centro de Triagem. L ele separado para comercializao, e parte do lixo que no pode ser reciclado encaminhado para a central que recebe o lixo da coleta comum. Coleta comum: Os resduos no advindos da coleta seletiva so encaminhados para o Separador de Lixo, local onde so divididos em trs partes: lixo mido, lixo seco e lixo reciclvel. A parte seca do lixo ser tratada por meio da queima do resduo slido, que reduzir o seu volume em at 90%. Este processo operado em temperaturas acima de 1.370 C, produzindo vapor que ser aproveitado para a gerao de energia eltrica. As cinzas, subprodutos da combusto, so divididas em dois tipos: a cinza de fundo, material inerte que poder ser tanto encaminhado ao aterro como armazenado para posterior utilizao como material para fundaes civis ou como base para construo de rodovias; e cinza leve: retirada no processo de tratamento dos gases da combusto, e que representam uma parcela muito pequena das cinzas geradas. Por conter materiais imprprios para deposio ela ser encaminhada a um aterro especialmente preparado para a receber. A parte mida do lixo decomposta por um processo de fermentao bacteriana, processo que resultar na produo de biogs, que ser utilizado para a gerao eltrica por permitir a queima em motores de combusto interna, e tambm na produo de um composto que pode ser descartado normalmente no aterro, e em alguns casos, comercializado como fertilizante. O lixo reciclvel encaminhado para a comercializao. Ressalta-se que o modelo proposto respeita os limites de emisso e qualidade do ar e o aproveitamento energtico reduzir as emisses de poluentes.

O projeto PPP
A Concesso Administrativa para realizao da obra e gesto do sistema de recuperao energtica a partir do tratamento dos resduos slidos urbanos em SJC, incluindo a destinao final ambientalmente adequada, levou em considerao as seguintes variveis econmico-financeiras:
|4|

Receita

Custos

Principais variveis da avaliao econmico-financeira Taxas de resduos entregues para tratamento; Metais ferrosos; Metais no ferrosos; Energia eltrica. Operao e Manuteno: Pr-processamento; Biodigesto + gerao biogs; Incinerador + gerao vapor. Despesa com descarte: Cinza leve; Cinza pesada; Composto biodigestvel. Investimento total; Municpio responsvel pelos custos com desapropriao. Baseado na linha Saneamento Ambiental e Recursos Hdricos do BNDES, a partir das diretrizes do produto BNDES Finem.

Investimentos Financiamento

Fonte: Apresentao de slides da autoria de Fernando Pieroni. Disponvel em: http://www.metropolitana.mg.gov.br/noticias/seminario-internacional-discute-parcerias-publico-privadas-em-gestao-deresiduos-solidos-urbanos

J a remunerao da concessionria depender de seu desempenho, e ter a seguinte relao:

|5|

Apresentao de slides da autoria de Fernando Pieroni. Disponvel em: http://www.metropolitana.mg.gov.br/noticias/seminario-internacional-discute-parcerias-publico-privadas-em-gestao-deresiduos-solidos-urbanos

A mensurao de desempenho da PPP e o fluxo de informaes do processo de implantao ser auditado por um verificador independente da Prefeitura e da concessionria, que far a validao e verificao dos relatrios da Parceria. Nesse processo, a concessionria apura os seus resultados conforme critrios e frequncias estabelecidos no edital, e esse resultado enviado ao verificador independente, contratado pela Prefeitura, que auditar as informaes. Aps a auditoria, o resultado enviado Prefeitura para que seja feito o clculo do ndice de Desempenho da Concessionria. A iniciativa est totalmente alinhada com a PNRS, sendo que seu Artigo 9 justifica a importncia da criao de uma Usina de Recuperao Energtica de Resduos Slidos. Tal artigo dispe que Na gesto e gerenciamento de resduos slidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: no gerao, reduo, reutilizao, reciclagem, tratamento dos resduos slidos e disposio final ambientalmente adequada dos rejeitos. Dependendo da escala de produo da usina, sua implantao ficar condicionada aprovao legislativa.

Desafios
Segundo Fernando Pieroni, os maiores desafios implementao da PPP so: 1. A financiabilidade como compatibilizar o prazo de financiamento com as regras de contratao no mercado de energia eltrica; 2. A escolha da tecnologia como dar flexibilidade tecnolgica ao projeto sem aceitar a incorporao de tecnologias ainda no consolidadas; e 3. A comunicao como promover o debate pblico sem comprometer o andamento do projeto. Nesse processo, o que deve ser controlado o nvel do servio prestado. Um contrato que permita a flexibilidade de deciso ser crucial nesse processo.

Consideraes finais
A Poltica Nacional de Resduos Slidos (Lei Federal N 12.305/2010) faz com que a gesto dos resduos deixe de ser voluntria e se torne obrigatria. Isso traz a necessidade de se repensar o planejamento urbano no que diz respeito aos RSU e efetivar medidas para viabilizar a coleta seletiva e os sistemas de logstica reversa. O modelo de Parcerias Pblico Privadas, uma forma que se mostra vivel e efetiva para a elaborao do projeto. No entanto, os gestores municipais devem estar atentos, pois o estabelecimento de planos municipais devem ser correspondentes ao potencial do muncipio em executar o projeto. Em
|6|

alguns casos, municpios menores devem ser consorciados para levar adiante um projeto para lidar com RSU. O projeto da Usina de Recuperao Energtica est disponvel para consulta pblica no site http://servicos.sjc.sp.gov.br/servicos/hotsitesemea/edital.aspx.

Ficha Tcnica TTULO: O projeto de PPP de RSU em So Jos dos Campos AUTOR: Brener Fidlis de Seixas SUPERVISO: Rafael Tello FDC Ncleo Petrobras de Sustentabilidade CDSC Belo Horizonte Janeiro, 2013 7 Pginas

|7|

También podría gustarte