Está en la página 1de 3

Brigas, ofensas, disseminao de comentrios maldosos, agresses fsicas e psicolgicas, represso.

A escola pode ser palco de todos esses comportamentos. Significado do termo A palavra bullyng derivada do verbo ingls bully que significa usar a superioridade fsica para intimidar algum. Tambm adota aspecto de adjetivo, referindo-se a valento, tirano. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullyng tem sido adotada em vrios pases como designao para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente s relaes interpessoais. As vtimas so os indivduos considerados mais fracos e frgeis dessa relao, transformados em objeto de diverso e prazer por meio de brincadeiras maldosas e intimidadoras. Desconhecimento e indiferena Estudos indicam que as simples brincadeirinhas de mau-gosto de antigamente, hoje denominadas bullying, podem revelar-se em uma ao muito sria. Causam desde simples problemas de aprendizagem at srios transtornos de comportamento responsveis por ndices de suicdios e homicdios entre estudantes. Mesmo sendo um fenmeno antigo, mantm ainda hoje um carter oculto, pelo fato de as vtimas no terem coragem suficiente para uma possvel denncia. Isso contribui com o desconhecimento e a indiferena sobre o assunto por parte dos profissionais ligados educao. Pode ser manifestado em qualquer lugar onde existam relaes interpessoais. Causas As causas do bullying podem estar nos modelos educativos a que so expostas as crianas. Em seu artigo intitulado Bullying: um medo de morte, a psicloga e jornalista Henar L. Senovilla, afirma que as causas que podem fazer aparecer a agresso so incalculveis, tanto nas formas em que se manifestam como nos prejuzos que ocasionam. Em geral as causas ou fatores que o provocam podem ser pessoais, familiares e escolares. No lado pessoal, o agressor se v superior. Bem porque conta com o apoio de cmplices, ou porque a vtima se trata de algum com muito pouca capacidade de responder s agresses. O agressor quer ver que a vtima sinta-se mal. Consequncias marcantes As consequncias afetam a todos, mas a vtima, principalmente a tpica (ver quadro), a mais prejudicada, pois poder sofrer os efeitos do seu sofrimento silencioso por boa parte de sua vida. Desenvolve ou refora atitude de insegurana e dificuldade relacional, tornando-se uma pessoa aptica, retrada, indefesa aos ataques externos. Muitas vezes, mesmo na vida adulta, centro de gozaes entre colegas de trabalho ou familiares. Apresenta um autoconceito de menos-valia e considera-se intil, descartvel. Pode desencadear um quadro de neuroses, como a fobia social e, em casos

mais graves, psicoses que, a depender da intensidade dos maus-tratos sofridos, tendem depresso, ao suicdio e ao homicdio seguido ou no de suicdio. Em relao ao agressor, reproduz em suas futuras relaes, o modelo que sempre lhe trouxe resultados: o do mando-obedincia pela fora e agresso. fechado afetividade e tende delinquncia e criminalidade. Isso, de certa maneira, afeta toda a sociedade. Seja como agressor, como vtima, ou at espectador, tais aes marcam, deixam cicatrizes imperceptveis em curto prazo. Dependendo do nvel e intensidade da experincia, causam frustraes e comportamentos desajustados gerando, at mesmo, atitudes sociopatas. O que a famlia pode fazer? No h receita eficaz de como educar filhos, pois cada famlia um mundo particular com caractersticas peculiares. Mas, apesar dessa constatao, no se pode cruzar os braos e deixar que as coisas aconteam, sem que os educadores (primeiros responsveis pela educao e orientao dos filhos e alunos) faam algo a respeito. A educao pela e para a afetividade j um bom comeo. O exerccio do afeto entre os membros de uma famlia prtica primeira de toda educao estruturada, que tem no dilogo o sustentculo da relao interpessoal. Alm disso, a verdade e a confiabilidade so os demais elementos necessrios nessa relao entre pais e filhos. Os pais precisam evitar atitudes de autoproteo em demasia, ou de descaso referente aos filhos. A ateno em dose certa elementar no processo evolutivo e formativo do ser humano. Caractersticas de bullying Segundo Cleo Fante, no livro Fenmeno Bullying: como prevenir a violncia nas escolas e educar para a paz, os atos de bullying entre alunos apresentam determinadas caractersticas comuns: Comportamentos deliberados e danosos, produzidos de forma repetitiva num perodo prolongado de tempo contra uma mesma vtima; Apresentam uma relao de desequilbrio de poder, o que dificulta a defesa da vtima; No h motivos evidentes; Acontece de forma direta, por meio de agresses fsicas (bater, chutar, tomar pertences) e verbais (apelidar de maneira pejorativa e discriminatria, insultar, constranger); De forma indireta, caracteriza-se pela disseminao de rumores desagradveis e des qualificantes, visando discriminao e excluso da vtima de seu grupo social. Os protagonistas do bullying A vtima pode ser classificada, segundo pesquisadores, em trs tipos: Vtima tpica: pouco socivel, sofre repetidamente as consequncias dos comportamentos agressivos de outros, possui aspecto fsico frgil, coordenao motora deficiente, extrema sensibilidade, timidez, passividade, submisso, insegurana, baixa auto estima, alguma dificuldade de aprendizado, ansiedade e aspectos depressivos.

Sente dificuldade de impor-se ao grupo, tanto fsica quanto verbalmente. Vtima provocadora: refere-se quela que atrai e provoca reaes agressivas contra as quais no consegue lidar. Tenta brigar ou responder quando atacada ou insultada, mas no obtm bons resultados. Pode ser hiperativa, inquieta, dispersiva e ofensora. , de modo geral, tola, imatura, de costumes irritantes e quase sempre responsvel por causar tenses no ambiente em que se encontra. Vtima agressora: reproduz os maus-tratos sofridos. Como forma de compensao procura uma outra vtima mais frgil e comete contra esta todas as agresses sofridas na escola, ou em casa, transformando o bullying em um ciclo vicioso. O agressor pode ser de ambos os sexos. Tem carter violento e perverso, com poder de liderana, obtido por meio da fora e da agressividade. Age sozinho ou em grupo. Geralmente oriundo de famlia desestruturada, em que h parcial ou total ausncia de afetividade. Apresenta averso s normas; no aceita ser contrariado. Espectadores so alunos que adotam a lei do silncio. Testemunham a tudo, mas no tomam partido, nem saem em defesa do agredido por medo de serem a prxima vtima. Tambm nesse grupo esto alguns alunos que no participam dos ataques, mas manifestam apoio ao agressor. AGRESSOR Na escola Faz brincadeira ou gozaes, alm de rir de modo desdenhoso e hostil; Coloca apelidos ou chama pelo nome e sobrenome dos colegas, de forma malsoante; Insulta, menospreza, ridiculariza, difama; Faz ameaas, d ordens, domina e subjuga; Incomoda, intimida, empurra, envolve-se em discusses e desentendimentos; Em casa Apresenta atitude hostil, desafiante e agressiva com pais e irmos, chegando a ponto de atemoriz-los sem levar em conta a idade ou a diferena de fora fsica; habilidoso para sair-se bem em situaes difceis; Exterioriza ou tenta exteriorizar sua autoridade sobre algum; Seja socivel, no pratique o BULLYING!!!

También podría gustarte