Análise da importância dos déficits internos e externos dos EUA para o mundo

Irene Starepravo Irene Starepravo Priscila Saito Gilson Bertoni ECO7SA Priscila Saito ECO7SA

Economia do Setor Público – Prof. Guilherme

Obama afirmou que a melhor forma de combater o déficit interno americano de US$ 1,3 trilhão seria criando empregos.

.O presidente propôs: . .Um ano de isenção tributária sobre novos investimentos.Cortes de impostos para estimular a contratação de funcionários por pequenas empresas.

. o governo Bush ampliou os gastos e cortou impostos..No passado. Para evitar uma recessão pósatentados. .

Menos Receita e Mais Despesa Com armas e juros .

já ultrapassa o PIB do país e continua a aumentar. A dívida externa dos EUA. recorre-se a empréstimos.E eu com isso? Para financiar o déficit.. inclusive no mercado internacional.. . a maior do mundo.

. agora por bolhas. como a do mercado imobiliário.As crises começavam pelo estouro na bolsa de valores.

A posição externa dos EUA deteriora-se nitidamente e o país mais potente do mundo está sendo o maior devedor de todos. .

Pagando a conta A dívida foi aumentando e a emissão de derivativos foi uma solução! (títulos emitidos com base em outros títulos) .

.Transferindo os recursos financeiros da esfera produtiva para a especulativa.

.Mercados cambiais Fortemente dependentes da política monetária norte-americana.Mercados de capitais .Transações Internacionais ..

No entanto. c) a incapacidade da economia estadunidense se expandir sem o déficit público. b) o elevado nível de especulação financeira. devido a três fatores: a) a elevada dimensão da dívida. . o déficit persiste mesmo no período de crescimento da economia.

Fraqueza da poupança doméstica .Desequilíbrios correntes .Aprofundamento do déficit público ..

Os déficits gêmeos (público e externo) A economia americana absorve mais de 70% das transferências mundiais de poupança. mas não são suficientes para fechar as contas. .

O Petróleo .

.A relação entre dólar e petróleo: -O aumento no preço do barril de petróleo eleva a demanda mundial por ativos em dólar. -Endividamento profundo dos EUA que mina o status hegemônico da moeda norte-americana.

revela uma estratégia que consiste em procurar parte do financiamento dos déficits por meio do encarecimento do petróleo... ...A vontade expressa dos norteamericanos em aumentar o seu controle sobre as reservas de petróleo. .

5% para 1%.Os juros Em 2001 o Fed reduziu a taxa básica de juros de 6. .

.Desencadeando a queda do conjunto das taxas com impacto expansionista sobre a demanda global.

.

Dólar X Euro .

. Euro: Usada como um variável de ajustamento dos desequilíbrios mundiais.A posição do dólar : Afetada após o lançamento do euro em 1999.

A dívida americana é o capital de giro para o mundo! .

Obrigado! .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful