Está en la página 1de 5

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS 4 DE OUTUBRO Sede : Esc. Sec. Dr.

Antnio Carvalho Figueiredo

TESTE DE AVALIAO DE ABRIL


PROPOSTA DE CORREO GRUPO I

1.1. - At dcada de 60- a agricultura absorvia uma elevada percentagem da populao activa, acima dos 40% (Doc. B), valor que indiciava o ruralismo da nossa economia, a estagnao do sector e a falta de alternativas, nomeadamente pela ausncia de desenvolvimento industrial. - A partir da dcada de 60- incio de uma nova etapa no desenvolvimento econmico do pas (Doc.B), marcado pela inverso da poltica de autarcia, pelo surto industrial (siderurgia, metalomecnica, petroqumica, adubos e celulose) e pela terciarizao da economia (tendncia evidente no decurso do II Plano de Fomento - 1959/64 que coincide com o desenvolvimento econmico das colnias e com a integrao de Portugal na economia internacional: entrada na EFTA; assinatura dos acordos do BIRD e do FMI e do protocolo do GATT). Na segunda metade da dcada, com a abertura ao exterior e com o reforo da economia privada, as grandes opes da poltica econmica nacional, finalizou o ciclo conservador e ruralista que caracterizara as primeiras dcadas do Estado Novo. - Com Marcelo Caetano, em 1968, foi lanado o III Plano de Fomento que confirmou a internacionalizao da economia portuguesa atravs do fomento da exportao de produtos nacionais produzidos de acordo com o referenciado no Doc. A. 2.1. - Dcada de 50 (1953/57)- Salazar, atravs de uma poltica de equilbrio entre as foras mais conservadoras e as mais liberalizantes, contribuiu para um perodo de desmobilizao da oposio, marcado pela fraca competitividade nas eleies legislativas. - 1958- Candidatura, pela oposio, de Humberto Delgado (o general sem medo) s eleies presidenciais, cuja campanha, ao assumir abertamente que demitiria Salazar caso vencesse as eleies (Doc. C), se transformou num acontecimento mpar no que respeita mobilizao popular. - 1959 e 1962- Quer a campanha quer o exemplo de combatitividade poltica do general deram um novo impulso oposio, a qual intensificou a sua aco de contestao, se bem que o resultado das eleies tivesse sido, mais uma vez, favorvel ao candidato do regime, Amrico Toms. - Referncia a acontecimentos que marcaram este perodo, tais como: o exlio do Bispo do Porto, aps as duras crticas ao regime e situao do pas; o assalto ao navio Santa
1

Maria como forma de protesto (acto considerado pela comunidade internacional como um espectacular protesto legtimo); desvio de um avio da TAP para lanamento de panfletos antifascistas; assalto a uma dependncia do Banco de Portugal, com propsito de serem angariados fundos para financiar futuras aces de revolta, etc. Todas estas e outras aces contriburam para chamar a ateno da comunidade internacional para a situao poltica portuguesa, pondo em causa o regime. 3.1. 1968- Marcelo Caetano assume a presidncia do Conselho de Ministros, o que acalentou a esperana de uma liberalizao do regime. No discurso de posse (Doc. D) demonstrou a sua preocupao imediata em assegurar a continuidade, reconhecendo, porm, que continuar (implicava) uma ideia de movimento, de sequncia e de adaptao. Marcelo Caetano pretendia conciliar os interesses dos sectores mais conservadores do regime com as crescentes exigncias de democratizao, pautando a sua aco poltica pelo princpio da renovao na continuidade. - 1969- A primavera marcelista- alguns sinais de abertura do regime, tais como: uma maior moderao na actuao da polcia poltica (que passou a designar-se como DGS); abrandamento da censura; regresso de alguns exilados; abertura da ANP (ex. Unio Nacional) a sensibilidades polticas mais liberais. As eleies legislativas foram preparadas num clima de maior abertura, tendo sido concedido o direito de voto a certas mulheres escolarizadas e uma maior liberdade de campanha oposio. Mas os resultados das eleies confirmaram, mais uma vez, a continuidade, tendo-se gorado as expectativas de mudana. Voltou a represso policial, principalmente devido ao surto de agitao estudantil, greves laborais, manifestaes e ataques bombistas. Ao mesmo tempo, manteve-se a intransigncia quanto questo colonial, determinando o progressivo isolamento do regime a nvel internacional e o reforo do clima de forte contestao e de agitao social. 4.1. De acordo com o Doc. E, o progressivo isolamento internacional do governo portugus, na dcada de 60, prende-se com a determinao irredutvel de manter o imprio colonial, indo contra o estabelecido na Carta das Naes Unidas (desde 1952 era nela reconhecido o direito dos povos autodeterminao e independncia). A tese do Estado pluricontinental e plurirracial do regime portugus no era aceite pela comunidade internacional, sendo a poltica colonial portuguesa sistematicamente condenada pela Assembleia Geral da ONU. Foram, assim, aprovadas sucessivas resolues com o objectivo de pressionar o governo a iniciar o processo de descolonizao. Amlcar Cabral, lder do PAIGC, d particular relevo resoluo tomada pelo Conselho de Tutela que reconheceu o estatuto de territrios no autnomos s denominadas provncias ultramarinas, pondo um ponto final na falsa argumentao que os delegados portugueses souberam sustentar durante anos de que o territrio nacional
2

era uno e indivisvel. Para o crescente isolamento do pas no contexto internacional contribuiu, tambm, o apoio das organizaes internacionais aos movimentos de libertao das colnias portuguesas. Amlcar Cabral refere-se a este apoio incondicional da esmagadora maioria dos povos do mundo, nomeadamente dos pases que integram o Movimento dos No-Alinhados (Conferncia de Bandung, 1955).

GRUPO II

1.2. Foram vrias as razes que, de acordo com o autor do Doc. A (J. Medeiros Ferreira), se conjugaram, logo no incio dos anos 70, para que se tivesse assistido ao derrube do regime autoritrio em vigor em Portugal havia 48 anos. Este autor refere as seguintes: - o agravamento da conjuntura econmica, reflexo da crise econmica internacional (marcada pela instabilidade monetria e pelo choque petrolfero de 1973); - a guerra em frica que durava h 13 anos sem que o comeo de uma soluo poltica se vislumbrasse. A guerra colonial era um sorvedouro de recursos humanos e financeiros e contribua para a crescente contestao interna e internacional ao governo portugus; - a necessidade de modernizar e preparar o pas para o embate com a Comunidade econmica Europeia que se adivinhava; - o pulsar colectivo em busca das liberdades e direitos cerceados por um regime autoritrio e repressivo. A convergncia destes factores, levou a que o Movimento das Foras Armadas, em 25 de abril de 1974, pusesse fim ao Estado Novo e iniciasse o processo de instaurao de um regime democrtico e pluralista no pas. 2.2. O perodo ps-25 de abril foi marcado, sob o ponto de vista econmico e financeiro, por uma maior interveno do Estado, com o objectivo de desmantelar o sistema capitalista, substituindo-o pelo modelo socialista. Iniciou-se a Reforma Agrria, a ocupao e expropriao das propriedades privadas, para serem substitudas pelas UCP (Unidades Colectivas de Produo). Nacionalizaram-se sectores-chave da economia, nomeadamente de todas as instituies financeiras e das grandes empresas ligadas aos sectores econmicos de base (Doc. B). Para complementar esta poltica, foi aprovada legislao que visava a proteco e reforo dos direitos dos trabalhadores e dos mais desfavorecidos (ex. instituio do salrio mnimo nacional, aumento das penses sociais e de reforma, etc.).

3.2. A Constituio de 1976 (Doc. C) surgiu num contexto de radicalizao da situao poltica e social, da o texto constitucional reflectir o compromisso entre as diferentes concepes ideolgicas dos partidos que intervieram na sua redaco. Definiu a estrutura poltica, econmica e social do pas, consagrando a Repblica Portuguesa como um Estado de direito democrtico, unitrio, pluripartidrio e descentralizado, assente na soberania popular e que tem como objectivo assegurar a transio para o socialismo . Consagrou, tambm, os direitos e liberdades fundamentais dos cidados em harmonia com a Declarao Universal dos Direitos do Homem, considerando que todos tm a mesma dignidade social e so iguais perante a lei. Ainda que com carcter transitrio, a Constituio estabeleceu medidas que visavam desmantelar definitivamente a ditadura, nomeadamente saneamentos da funo pblica e a restrio de direitos polticos aos responsveis do regime anterior. 4.3. Apesar do programa do MFA propor uma nova poltica ultramarina conducente paz, baseada na soluo poltica e no militar da guerra colonial, devendo- se criar condies para um debate franco e aberto sobre essa questo, os acontecimentos do ps-revoluo precipitaram a resoluo da questo colonial, tendo-se optado pela via da independncia pura e simples. Assim, a Lei 7/74, referida no Doc. D, reconhecia o direito dos povos (das colnias) autodeterminao e, por consequncia, a aceitao de independncia dos territrios ultramarinos, opo que era apoiada pela maioria dos partidos polticos e populao e respondia s, desde h muito, presses feitas pela comunidade internacional. Intensificaram-se as negociaes com os movimentos de libertao com vista transferncia de poderes. Na sequncia do processo de descolonizao, o mapa poltico da frica alterou-se, tendo surgido cinco novos pases independentes. Outra consequncia foi o regresso a Portugal de cerca de meio milho de retornados que, gradualmente, se foram integrando na sociedade portuguesa, contribuindo para a dinamizao econmica do pas graas ao seu esprito empreendedor.

También podría gustarte