Está en la página 1de 3

DISCIPLINA: INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO EMENTA: Seo 1 Direito e Moral: O direito corresponde sistematizao do conjunto de normas impostas pelo

o Estado que formam o Ordenamento jurdico. Ele o conjunto de regras obrigatrias que garantem a convivncia social de forma ordenada, estabelecendo limites ao de cada integrante da sociedade. Podemos dizer, ento, que o direito a exigncia essencial de uma convivncia ordenada, porque no h sociedade que possa subsistir sem ordem, direo e solidariedade. Contudo, o direito no o nico responsvel pela harmonia da vida social. Existem outros instrumentos utilizados para promover esta harmonia, que so: a Moral, a Religio e as Regras de Trato Social. Porm, de todos estes instrumentos, o direito o que possui a maior efetividade, pois alm de descrever modelos de conduta social para os indivduos, ele possui um elemento muito importante chamado coao, que a fora a servio do direito. Direito e Moral: Direito e Moral so instrumentos de controle social que no se excluem. Eles se completam e se influenciam, embora cada um tenha seu prprio objetivo. A justia, causa final do direito, integra a idia do bem. Essa noo de bem tambm encontrada na Moral. O bem tudo aquilo que promove o homem de forma integral e integrada. a partir desta idia que se organizam os sistemas ticos, deduzem-se os princpios e chegam-se s normas morais que iro orientar a conscincia humana e suas atitudes. Existem diversos critrios de distino entre o Direito e a Moral. Bilateralidade do Direito e a Unilateralidade da Moral:

as normas jurdicas possuem uma estrutura atributivo-imperativa, ou seja, ao mesmo tempo em que impem um dever jurdico a algum, atribuem um poder ou direito-subjetivo a outrem. Assim, a cada direito corresponde um dever. Se o trabalhador possui direitos o empregador possui deveres. A moral apenas impe deveres. Perante a moral ningum tem pode exigir do outro uma conduta. Fica-se apenas na expectativa de o prximo aderir s normas. Ento, enquanto o direito bilateral a moral unilateral. Exterioridade do Direito e Interioridade da Moral: a moral se preocupa com a vida interior das pessoas, como a conscincia, enquanto o direito cuida das aes humanas em primeiro plano e em seguida analisa o animus do agente, ou seja, sua inteno. Da o dolo e a culpa. Autonomia e Heteronomia: a autonomia est relacionada moral. o querer espontneo. J o direito possui heteronomia, ou seja, sujeio ao querer alheio, pois as regras jurdicas so impostas independentemente da vontade de seus destinatrios. A regra jurdica nasce no seio da sociedade e no na conscincia individual. Coercibilidade do Direito e Incoercibilidade da Moral: Uma das caractersticas principais do direito a coercibilidade. Dos fatores que regem as condutas sociais somente o direito coercvel. Contudo, a coercibilidade s se manifesta se os preceitos legais no forem observados, ou seja, quando o sujeito passivo de uma relao jurdica resiste a cumprir o mandamento legal necessria a coao para obrig-lo. Ela essencial para a efetividade do direito. J a moral, por outro lado, incoercvel, mas nem por isso deixam de exercer certa intimidao. Quando um indivduo no age acordo com os preceitos morais ele sofre uma reprovao por parte da sociedade, que acaba exercendo uma funo intimidativa.

Teorias dos Crculos e Mnimo tico: Teoria do Mnimo tico (Jellinek): Defende que o direito representa o mnimo de contedo moral indispensvel ao bem-estar da coletividade. Para esse autor, toda sociedade converte em direito os axiomas morais estritamente essenciais garantia e preservao de suas instituies. Assim, o direito estaria totalmente includo no campo da moral. Direito e as Regras de Trato Social: Tambm chamadas de Usos Sociais, as Regras de Trato Social so padres de conduta social elaboradas pela sociedade e que, no resguardando os interesses de segurana do homem, visam a tornar o ambiente social mais ameno, sob presso da prpria sociedade. So as regras de cortesia, de amizade, de protocolo, de moda, de educao, de linguagem, etc. A faixa de atuao destas regras incide nas maneiras de o homem se apresentar perante o seu semelhante e o seu papel propiciar um ambiente de efetivo bem-estar aos membros da coletividade. Mas como essas regras fazem isso? Favorecendo os processos de interao social, tornando agradvel a convivncia, tornando mais amenas as disputas e possibilitando o dilogo. As regras de trato social possuem, portanto, um valor prprio que pressupe a atuao dos valores fundamentais do direito e da moral.

También podría gustarte