Está en la página 1de 3

Exerccios de Direito Civil II Obrigaes.

Parte 2
1. Em relao a perdas e danos correto afirmar; a) A inexecuo resultante em dolo do devedor, as perdas e danos s incluem os prejuzos efetivos e os lucros cessantes por efeito direito e mediato. b) Havendo prejuzo poder o devedor requerer ressarcimento, ainda que sem provas comprobatrias. c) Os juros de mora contam-se desde a citao inicial. d) O Juiz conceder ao credor indenizao suplementar, quando comprovado os juros da mora no cabendo o prejuzo, e ainda haver pena convencional. e) O credor dever emitir provas em favor do devedor. 2. Acerca da mora assinale (V) para as afirmaes verdadeiras e (F) para falsas. ( ) A mora pode se dar em face do tempo, do lugar do pagamento ou da forma como o pagamento realizado. ( ) A mora pode ocorrer por atuao do devedor ou do credor. ( ) Se determinado devedor no paga sua dvida na data ajustada em razo de naquele dia estar ocorrendo greve bancria, esse devedor est em mora. ( ) O elemento objetivo da mora o cumprimento imperfeito da obrigao. ( ) A mora solvendi a mora do credor. 3. Qual das alternativas abaixo est incorreta? a) Violao positiva da obrigao ou do contrato o descumprimento da obrigao que no seja de forma absoluta ou pela mora. o cumprimento defeituoso. b) Do inadimplemento Relativo: embora ainda no cumprida, a obrigao ainda poder ser adimplida, mas em desconformidade com o tempo (mora stricto sensu). c) uma das caractersticas da violao positiva da obrigao do contrato: que tenha havido a prestao. d) A clusula penal pode ser definida como o pacto acessrio pelo qual as partes de um contrato fixam, de antemo, o valor das perdas e danos que por acaso se verifiquem em consequncia da inexecuo culposa da obrigao. e) A questo dos juros legais no levanta discusses jurdicas e sociais. No h de se falar em insegurana jurdica acerca deste tema at o presente momento. 4. De acordo com o Codigo Civil, especificamente no seu Artigo 402 o qual se refere a Perdas e Danos assinale a alternativa CORRETA: a) as perdas e danos devidas ao credor abrangem somente as que ele efetivamente perdeu. b) Ainda que a inexecuo resulte de dolo do devedor, as perdas e danos no incluem os prejuzos efetivos e os lucros cessantes. c) as perdas e danos devidas ao credor abrangem, alm do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar. d) As perdas e danos, nas obrigaes de pagamento em dinheiro no sero pagas com atualizao monetria. e) as perdas e danos devidas ao credor abrangem, alm do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar, salvo as excees expressamente previstas em lei. 5. Sobre o inadimplemento obrigacional incorreto afirmar que : a) Inadimplemento da obrigao, a falta da prestao devida. b) O inadimplemento absoluto, resulta da completa impossibilidade do cumprimento de um obrigao.

c) A Mora, se caracteriza, pelo cumprimento imperfeito de uma obrigao por parte do Credor ou do Devedor. d) A leso aos deveres genricos de proteo, informao e cooperao, repercutem na chamada Violao Positiva do Contrato. e) A purgao da mora somente se dar quando do inadimplemento absoluto da obrigao. 6. correto afirmar que a Violao Positiva do Contrato : a) o descumprimento da obrigao que no seja de forma absoluta ou pela mora. o cumprimento defeituoso. b) o atraso ou no pagamento de uma prestao. c) a conseqncia judicial, pelo no cumprimento de uma obrigao, que gera uma indenizao. d) o impedimento de uma prestao no cumprida pelo fato de ser defeituoso. e) um fato superveniente pelo defeito apresentado no contrato. 7. Com relao mora, afirma-se que: a) Considera-se em mora o devedor que no efetuar o pagamento e o credor que no quiser receb-lo no apenas no tempo que a lei ou conveno estabelecer; b) O devedor s responde pelos prejuzos que sua mora der causa mais os juros correspondentes; c) Havendo fato ou omisso imputvel ao devedor, incorre este em mora; d) Se a prestao, devido mora, se tornar intil ao credor, este poder enjeit-la, porm no poder exigir perdas e danos; e) Paga-se a mora por parte do devedor, oferecendo-se este somente o valor prestao. 8. Indique a resposta incorreta: a) O inadimplemento absoluto forma de incumprimento das obrigaes. b) O devedor no responde pelos os prejuzos resultantes de caso fortuito ou fora maior, se expressamente no se houver por eles responsabilizados. c) A mora pode ser caracterizada com o perfeito cumprimento de uma obrigao. d) O inadimplemento parcial se dar quando apenas parte da prestao no cumprida. e) O dano decorrente do inadimplemento culposo, seja relativo ou absoluto, deve der ressarcido. 9. A respeito do regime jurdico, assinale a alternativa correta. a) o pagamento por consignao somente pode ser feito pela forma judicial. b) para que ocorra compensao, as dividas devem ser de coisas fungveis. c) terceiro no interessado, ao pagar a divida pelo devedor se sub roga legalmente nos direitos do credor. d) no e possvel o devedor cobrar a divida antes do prazo de pagamento, em hiptese alguma. 10. Com relaao a inadimplemento absoluto, assinale a alternativa correta: a) O inadimplemento Absoluto quando o contrato firmado por um maior de 21 anos. b) O inadimplemento Absoluto quando a obrigao ainda poder ser adimplida, mas em desconformidade com o tempo (mora stricto sensu). c) O inadimplemento Absoluto constitudo por Impedimento por fato relativo ao objeto da prestao. d) O inadimplemento Absoluto a Violao positiva da obrigao ou do contrato. e) O inadimplemento Absoluto a regulamentao do cumprimento defeituoso pelas regras sobre vcios.

11. O que significa a taxa SELIC? a)Seguimento externo lucrativo comercial. b)Sistema especial de liquidaao e de custodia c)Sistema externo de liquidaao e de custodia. d)Sistema empresarial de leis do comercio. e)Seguimento lucrativo internacional do comercio.

Gabarito: 1-c;2 vvfvf; 3-e; 4-e; 5-e; 6-a; 7-c; 8-c; 9-b; 10-c; 11-b.

También podría gustarte