Está en la página 1de 9

COLÉGIO ADVENTISTA DA CIDADE NOVA

TRABALHO DE GEOGRAFIA

MANAUS 2013

TRABALHO DE GEOGRAFIA ASSUNTO: PROBLEMAS AMBIENTAIS EM DEBATE ALUNO: JOÃO VICTOR MENDES PINHEIRO Trabalho de pesquisa realizado para a disciplina de Geografia sob a supervisão do Professor: Daniel Laborda. MANAUS 2013 . Para a obtenção de nota da 1 unidade letiva.

sobre os movimentos ambientalistas. alguns tratados internacionais.INTRODUÇÃO Neste trabalho veremos sobre alguns problemas ambientais em debate. a ecologia e a cidadania. .

existiram determinados fatos que podem ser associados à preocupação ambiental. se a pobreza continuar existindo em tantas regiões.DESENVOLVIMENTO Historicamente. Estes podem apresentar diferentes características uns dos outros. Cabe a eles uma parcela importante nos esforços para se conseguir um desenvolvimento sustentado. ao mesmo tempo em que os Estados Unidos apresentavam crescimento na produção industrial. jovens Norteamericanos. Em todo o mundo grupos de pessoas comuns se mobilizaram em defesa de causas ambientais por meio de ONGs. As ONGs são organizações não governamentais que se caracterizam por serem independentes dos governos. são os que mais poluem. Na década de 1960. Não pode haver paz no planeta e nem proteção ao meio ambiente. Elas possuem normas e estatutos próprios e. de diversas classes sociais. além de estarem envolvidos na guerra do Vietnã. por isso. Quando a sociedade civil se propõe a defender uma causa relacionada à degradação da natureza. ela influenciou outros movimentos interessados em promover mudanças na relação homem/ natureza. dependendo da abrangência de sua atuação.Carta da Terra "A paz. pelas tecnologias de que dispõem e pelos recursos financeiros que deverão investir. Os recursos financeiros das ONGs vêm através de doações de afiliados. contam com o voluntariado. que devem caminhar juntos. usando múltiplas formas de protestos para atrair a atenção do governo. desde que não haja interferência nos estatutos ou nas normas éticas. . Os países ricos consomem os recursos naturais de forma exagerada. empresas e até mesmo governos contribuem com recursos para a manutenção de diversas ONGs. ECO 92 . a Economia e a Ecologia. denominamos de ´´movimento ambientalista´´. defendendo uma sociedade alternativa. com finalidade pública e sem fins lucrativos. Insatisfeitos com o sistema capitalista. este enfrentava um conflito político com a ex-União Soviética. especialmente pela maneira de se vestir e pelos seus hábitos. desafiaram os valores tradicionais. comercialização de produtos personalizados e. geralmente. Há uma ligação íntima entre os três fatores: a Política. Estas ONGs podem se constituir de pequenos ou grandes grupos de pessoas. o desenvolvimento e a proteção do meio ambiente são interdependentes e inseparáveis". causaram forte impacto nas décadas de 1960 e 1970. Embora sejam questonáveis diversos aspectos da contracultura. Os hippies os principais representantes da contracultura.

. Manter populações e promover uso racional. por favor e bom dia quando necessário. desculpe. até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas. Para tomada de providências em acidentes que afetem o mar e a costa. Reduzir as emissões de gases poluentes dos países industrializados. respeitar os sinais e placas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam.. não destruir telefones públicos. Promover o desenvolvimento harmonioso e distribução equitativa dos beefícios entre as partes. Ultilização da Antártida para fins pacíficos..TRATADOS INTERNACIONAIS: Ano 1959 1959 1966 Tratado Internacional Convenção sobre pesca no Atlântico Norte Tratado Antártico Convenção sobre a conservação do atum no Atlântico Cônvenio relativo à intervenção em alto-mar em casos de acidentes com óleo Tratado de cooperação Amazônica Objetivo Conservção e uso racional dos estoques de peixes. A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua. respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas). saber dizer obrigado. não pichar os muros. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação. o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país. 1969 1978 1985 Convenção de Viena para a proteção da camada de ozônio 1997 Protocolo de Kyoto O que é cidadania? Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Proteção da saúde humana e do meio ambiente contra os efeitos nocivos das alterações da camada de ozônio.

pois os proprietários dos feudos passaram a mandar em tudo. Independência dos Estados Unidos. crianças. além de dar apoio político à Burguesia. trata-se do mais avançado processo que a humanidade já conheceu. Revolução Francesa (A maior de todas). uma grande mudança no conceito de cidadania. o Rei começou a atrapalhar a Burguesia. o Estado de Direito. surgindo um novo tipo de Estado. surge o processo de exploração e dominação do capital. Com todo esse dinheiro nas mãos. A principal característica do Estado de Direito é: "Todos tem direitos iguais perante a constituição". entra a Idade Contemporânea. Diminuindo assim a idéia de cidadania. Revolução Inglesa. Entra a 3ª era. o rei construía exércitos cada vez mais fortes. . percebendo assim. A Burguesia ficava cada vez mais rica e independente. Com o tempo. Os países formados após o desaparecimento dos feudos foram em conseqüência da união de dois grupos: o Rei e a Burguesia. Com o fim do Absolutismo. e os servos que habitavam os feudos não podiam participar de nada. a Burguesia ficava cada vez mais rica e era ela quem dava apoio econômico aos Reis. graças aos impostos que recebia. O Rei mandava em tudo e tinha um grande poder. Por um lado. já que mulheres. Na Idade Média. vendo o Rei como um perigo e um obstáculo ao seu progresso. estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos. que é uma grande característica do modelo atual. pois ele usava o poder para "sacaneá-la". porém. eram cidadãos." Como surgiu a cidadania? A idéia de cidadania surgiu na Idade Antiga. foram realizadas cinco grandes revoluções burguesas: Revolução Industrial. formando cidades e depois países. surgiram na Europa. Os feudos se decompõem. terminaram-se as invasões Bárbaras. terminando-se também os feudos. Apenas homens e proprietários de terras. Em conseqüência dessa união. Para acabar com o Absolutismo."A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos. Todas essas cinco revoluções tinham o mesmo objetivo: tirar o Rei do poder. em uma grande crise. entrando assim. por outro lado. Após a Idade Média. os feudos. A idéia de cidadania se acaba. após a Roma conquistar a Grécia se expandindo para o resto da Europa. Iluminismo (Revolução Filosófica).

Mas a sociedade capitalista se alimenta da pobreza. muito menos. lute e combata. ninguém mais ia trabalhar. Se todos fossem capitalistas. No capitalismo. Começaram a ocorrer greves contra os capitalistas por parte dos trabalhadores. não permita que a idéia de que somos desinteressados da realidade em que vivemos se prolifere: levante. Acontece a grande contradição: cidadania X capitalismo. Conquiste seu título honroso de cidadão combatendo as atrocidades que hoje se alastram por cada canto de nossa sociedade. ser capitalista é ser um grande empresário. as pessoas devem criar seus próprios conceitos e a escola aparece como um fator fundamental.A burguesia precisava do povo e o convencia de que todos estavam contra o Rei e lutando pela igualdade. que visavam uma vida melhor e sem exploração no trabalho. pois não existiriam mais operários. Da função de político. . O homem que consome satisfaz as necessidades que outros impõem como necessárias para sua sobrevivência. o capitalismo acabaria. Isso se mantém até os dias de hoje. Cidadania é a participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. Através da cidadania é que iremos alcançar uma melhor qualidade de vida humana. a grande maioria não pode ter muito dinheiro. Enquanto houver uma criança passando fome não se pode falar em felicidade e. afinal. em cidadania. o que é alimentado de forma acentuada pela mídia. Para mudar essas idéias. o homem passa para a função de consumidor. surgindo assim. Alguns pensadores e filósofos: John Locke Jean-Jacques Rosseau Immanuel Kant Karl Marx Carta ao jovem Caro jovem. as primeiras constituições.

se ele está poluído nós vamos ficar doentes. sobre alguns tratados internacionais e sobre alguns movimentos ambientais. pois é onde vivemos. Aprendemos sobre as ONGs. .CONCLUSÃO Concluímos que devemos ficar atentos com o nosso meio ambiente.

WIKIPEDIA.BIBLÍOGRAFIA LIVRO DE GEOGRAFIA WWW.COM .