Está en la página 1de 155

DIREITO PENAL LEGISLAO EXTRAVAGANTE ESTATUTO DO DESARMAMENTO

TEMA TEORIA GERAL DOS CRIMES DE PORTE E FIGURAS ANLOGAS

BEM JURDICO TUTELADO

CONSTITUIO FEDERAL DA SEGURANA PBLICA Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos:

... perigo a probabilidade de dano que objetivamente se projeta no mundo exterior. ... se apresenta com potencialidade de criar uma ameaa de lesionar um nmero indeterminado de pessoas, pessoas no previamente individualizadas. ... a lei, por razes de segurana, resolve incriminar a violao ou destruio de certos bens jurdicos, em determinados casos no s proibir aes que significam ... destruio..., mas ... o perigo que disso possa vir a ocorrer... (Pierangelli, Penal, Vol.2) Manual de Direito

AgRg no REsp 1005300 / RS (STJ 5 TURMA - DJe 28/09/2009) AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO. EXAME PERICIAL. NULIDADE. IRRELEVNCIA. QUESTO DE DIREITO. AGRAVO DESPROVIDO. 1. No se trata de simples reexame de prova a pretenso voltada qualificao jurdica de fatos incontroversos descritos no acrdo recorrido, consistente na subsuno da conduta do Ru ao crime de porte ilegal de arma de fogo com o sinal de identificao raspado, independente de percia para averiguar a materialidade do delito. 2. Esta Corte Superior de Justia firmou entendimento no sentido de ser prescindvel a realizao de laudo pericial para atestar a potencialidade da arma apreendida e, por conseguinte, caracterizar o crime previsto no art. 16 da Lei n. 10.826/03. 3. O legislador, ao criminalizar o porte clandestino de armas, preocupou-se, essencialmente, com o risco que a posse ou o porte de armas de fogo, deriva do controle estatal, representa para bens jurdicos fundamentais, tais como a vida, o patrimnio, a integridade fsica, entre outros. Assim, antecipando a tutela penal, pune essas condutas antes mesmo que representem qualquer leso ou perigo concreto. 4. Agravo regimental desprovido.

A tutela de bens jurdicos pelo direito penal

Homicdio (vida) Estado de Segurana (incolumidade pblica)

Furto (patrimnio) Peculato (patrimnio da A.P.)

Armas / Drogas / Trnsito ...

Calnia (honra)

Perigo

Leso

HC 132919 / SP (STJ 5 TURMA - DJe 13/10/2009) HABEAS CORPUS. PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO (ART. 14 DA LEI 10.826/03). PACIENTE CONDENADO A 2 ANOS DE RECLUSO, EM REGIME SEMIABERTO. PORTE ILEGAL DE MUNIO. CRIME DE PERIGO ABSTRATO. CONDUTA TPICA. PRECEDENTES DESTA CORTE. PARECER DO MPF PELA DENEGAO DA ORDEM. ORDEM DENEGADA. 1. Na linha de precedentes desta Corte, para configurao do delito irrelevante a noprevisto no art. 14 da Lei 10.826/03, basta o porte de munio sem a devida autorizao da autoridade competente. 2. apreenso de arma de fogo compatvel com os projteis para o reconhecimento da tipicidade do delito, eis que a conduta de portar munio coloca em risco a paz social, bem jurdico a ser protegido pelo artigo art. 14 da Lei 10.826/03. Precedentes. 3. Parecer do MPF pela denegao da ordem. 4. Ordem denegada.

CC 98787 / RJ (STJ - 3 SEO - DJe 23/09/2009) PENAL. CONFLITO DE COMPETNCIA. CRIME DE PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO COM NUMERAO RASPADA. ART. 16, PARGRAFO NICO, INCISOS I E IV, DA LEI 10.826/03. OFENSA F PBLICA DA UNIO. NO-OCORRNCIA. AUSNCIA DE OFENSA A BENS, SERVIOS OU INTERESSES DA UNIO. COMPETNCIA DA JUSTIA ESTADUAL. 1. A Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento) visa melhorar a segurana pblica, atravs do recolhimento de armas de fogo e munies sem os registros pertinentes, tendo como bem jurdico tutelado a segurana pblica. 2. Em regra, a competncia para processar e julgar os crimes elencados na Lei 10.826/03 da competncia da Justia Estadual. 3. O fato de o registro de armas serem efetuados no rgo submetido ao Ministrio da Justia, por si s, no enseja o deslocamento da competncia para a Justia Federal, o que revela interesse genrico e reflexo da Unio, pois no h ofensa a seus bens, servios ou interesses. 4. Conflito conhecido para declarar competente o Juzo de Direito da 2 Vara Criminal de Campo Grande/RJ, ora suscitante.

OBJETO MATERIAL DAS CONDUTAS

DECRETO 3665/2000 (R-105) Art. 3o Para os efeitos deste Regulamento e sua adequada aplicao, so adotadas as seguintes definies: I - acessrio: engenho primrio ou secundrio que suplementa um artigo principal para possibilitar ou melhorar o seu emprego; II - acessrio de arma: artefato que, acoplado a uma arma, possibilita a melhoria do desempenho do atirador, a modificao de um efeito secundrio do tiro ou a modificao do aspecto visual da arma; IX - arma: artefato que tem por objetivo causar dano, permanente ou no, a seres vivos e coisas; ...

... XI - arma branca: artefato cortante ou perfurante, normalmente constitudo por pea em lmina ou oblonga; ... XIII - arma de fogo: arma que arremessa projteis empregando a fora expansiva dos gases gerados pela combusto de um propelente confinado em uma cmara que, normalmente, est solidria a um cano que tem a funo de propiciar continuidade combusto do propelente, alm de direo e estabilidade ao projtil; ... LXIV - munio: artefato completo, pronto para carregamento e disparo de uma arma, cujo efeito desejado pode ser: destruio, iluminao ou ocultamento do alvo; efeito moral sobre pessoal; exerccio; manejo; outros efeitos especiais;

... Segundo ensinamento de Gilberto Thums: "...arma de fogo um engenho que arremessa projteis empregando a fora expansiva dos gases gerados pela combusto de um propelente confinado em uma cmara que, normalmente, est solidria a um cano que tem a funo de propiciar continuidade combusto do propelente, alm de direo e estabilidade ao projtil". (Estatuto do Desarmamento, Ed. Lmen Juris, Rio de Janeiro, 2005, p. 55). ... APELAO CRIMINAL N 1.0223.05.161927-6/001 TRIBUNAL DE JUSTIA DE MINAS GERAIS - COMARCA DE DIVINPOLIS - APELANTE(S): ANTONIO FRANCISCO DE OLIVEIRA - APELADO(A)(S): MINISTRIO PBLICO ESTADO MINAS GERAIS - RELATOR: EXMO. SR. DES. FERNANDO STARLING

SUJEITOS DOS DELITOS

SUJEITO ATIVO

REGRA: CRIMES COMUNS

EXCEO: CRIMES PRPRIOS

Art. 13 ED (omisso de cautela) Art. 17 ED (comrcio ilegal)

SUJEITO PASSIVO

COLETIVIDADE

ELEMENTO SUBJETIVO

REGRA

EXCEO

DOLO

CULPA

Art. 13 CAPUT ED

NATUREZA DOS DELITOS E OFENSIVIDADE

DISCUSSES

QUAL A NATUREZA DOS DELITOS DE ARMA DE FOGO? CRIMES DE PERIGO OU DE LESO?

DOUTRINA

1 Corrente F. CAPEZ / G. THUMS / NUCCI PERIGO ABSTRATO. 2 Corrente L.F. GOMES / DAMSIO - LESO.

DISCUSSES

AQUELE QUE MANTM UMA ARMA DESMUNICIADA GUARDADA DENTRO DE UM BA FECHADO COMETE O DELITO DE POSSE DE ARMA DE FOGO?

OFENSIVIDADE

DISPONIBILIDADE JURDICA

PRINCPIO DA DISPONIBILIDADE

DISPONIBILIDADE MATERIAL

CRIAO DE RISCO

CONDUTA

ARMA DE FOGO + MUNIO

RHC

81057

SP

(STF

Turma

DJ

29-04-2005)

1. Para a teoria moderna - que d realce primacial aos princpios da necessidade da incriminao e da lesividade do fato criminoso - o cuidar-se de crime de mera conduta no sentido de no se exigir sua configurao um resultado material exterior ao no implica admitir sua existncia independentemente de leso efetiva ou potencial ao bem jurdico tutelado pela incriminao da hiptese de fato.

2. raciocnio que se funda em axiomas da moderna teoria geral do Direito Penal; para o seu acolhimento, convm frisar, no necessrio, de logo, acatar a tese mais radical que erige a exigncia da ofensividade a limitao de raiz constitucional ao legislador, de forma a proscrever a legitimidade da criao por lei de crimes de perigo abstrato ou presumido: basta, por ora, aceit-los como princpios gerais contemporneos da interpretao da lei penal, que ho de prevalecer sempre que a regra incriminadora os comporte. 3. Na figura criminal cogitada, os princpios bastam, de logo, para elidir a incriminao do porte da arma de fogo inidnea para a produo de disparos: aqui, falta incriminao da conduta o objeto material do tipo.

RHC

81057

SP

(STF

Turma

DJ

29-04-2005)

EMENTA: Arma de fogo: porte consigo de arma de fogo, no entanto, desmuniciada e sem que o agente tivesse, nas circunstncias, a pronta disponibilidade de munio: inteligncia do art. 10 da L. 9437/97: atipicidade ... 5. No porte de arma de fogo desmuniciada, preciso distinguir duas situaes, luz do princpio de disponibilidade: (1) se o agente traz consigo a arma desmuniciada, mas tem a munio adequada mo, de modo a viabilizar sem demora significativa o municiamento e, em conseqncia, o eventual disparo, tem-se arma disponvel e o fato realiza o tipo; (2) ao contrrio, se a munio no existe ou est em lugar inacessvel de imediato, no h a imprescindvel disponibilidade da arma de fogo, como tal - isto , como artefato idneo a produzir disparo - e, por isso, no se realiza a figura tpica. do fato:

JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO - TRF 1 REGIO CESPE - 2009

STF: DIVERGNCIA

RHC 91553 / DF (STF 1 TURMA - Relator(a): Min. CARLOS BRITTO- DJe-157 DIVULG 20-08-2009 PUBLIC 21-08-2009) EMENTA: PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO. ARMA DESMUNICIADA. TIPICIDADE. CARTER DE PERIGO ABSTRATO DA CONDUTA. RECURSO IMPROVIDO. 1. O porte ilegal de arma de fogo crime de perigo abstrato, consumando-se pela objetividade do ato em si de algum levar consigo arma de fogo, desautorizadamente e em desacordo com determinao legal ou regulamentar. Donde a irrelevncia de estar municiada a arma, ou no, pois o crime de perigo abstrato assim designado por prescindir da demonstrao de ofensividade real. 2. Recurso improvido.

RHC 90197 / DF (STF 1 TURMA - Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI - DJe-167 DIVULG 03-09-2009) EMENTA: PENAL. RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS. PORTE DE ARMA DE FOGO DESMUNICIADA. INTELIGNCIA DO ART. 14 da Lei 10.826/03. TIPICIDADE RECONHECIDA. CRIME DE PERIGO ABSTRATO. RECURSO DESPROVIDO. I. A objetividade jurdica da norma penal transcende a mera proteo da incolumidade pessoal, para alcanar tambm a tutela da liberdade individual e do corpo social como um todo, asseguradas ambas pelo incremento dos nveis de segurana coletiva que a Lei propicia. II. Mostra-se irrelevante, no caso, cogitar-se da eficcia da arma para a configurao do tipo penal em comento, isto , se ela est ou no municiada ou se a munio est ou no ao alcance das mos, porque a hiptese de crime de perigo abstrato, para cuja caracterizao desimporta o resultado concreto da ao. III - Recurso desprovido.

HC 97811 / SP(STF 2 TURMA REL. MIN. EROS GRAU - DJe-157 DIVULG 20-08-2009) EMENTA: HABEAS CORPUS. PENAL E PROCESSUAL PENAL. PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO. ARMA DESMUNICIADA. AUSNCIA DE LAUDO PERICIAL. ATIPICIDADE. Inexistindo laudo pericial atestando a potencialidade lesiva da arma de fogo resulta atpica a conduta consistente em possuir, portar e conduzir espingarda sem munio. Ordem concedida.

STJ: DIVERGNCIA

REsp 1103293 / RJ (STJ 5 TURMA - Relator(a) Ministro ARNALDO ESTEVES DJe 18/05/2009) PENAL. PROCESSUAL PENAL. RECURSO ESPECIAL. ART. 14 DA LEI 10.826/03. DELITO DE PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO. ARMA DESMUNICIADA. IRRELEVNCIA. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. 1. A objetividade jurdica dos crimes tipificados na Lei de Porte de Armas no se restringe incolumidade pessoal, alcanando, tambm, a liberdade pessoal, protegidas mediatamente pela tutela primria dos nveis da segurana coletiva, o que determina a irrelevncia da eficcia da arma para a configurao do tipo penal. 2. Recurso especial conhecido e provido para restabelecer a sentena condenatria.

HC 116742 / MG (STJ - Relator(a) Ministra JANE SILVA (DESEMBARGADORA CONVOCADA DO TJ/MG) (8145) Relator(a) p/ Acrdo Ministro NILSON NAVES DJe 16/02/2009) Arma de fogo (porte ilegal). Falta de munio (caso). Atipicidade da conduta (hiptese). 1. A arma, para ser arma, h de ser eficaz; caso contrrio, de arma no se cuida. Tal o caso de arma de fogo sem munio, que, no possuindo eficcia, no pode ser considerada arma. 2. No comete, pois, crime de porte ilegal de arma de fogo aquele que consigo tem arma de fogo desmuniciada. 3. Habeas corpus concedido.

PRAZO DE ENTREGA DE ARMAS: ABOLITIO CRIMINIS OU ATIPICIDADE TEMPORRIA DO ART 12?

TEMA LEI PENAL NO TEMPO: DISCUSSES

DISCUSSES: ABOLITIO OU ATIPICIDADE TEMPORRIA

A FIXAO DE UM PRAZO PARA ENTREGA DE ARMAS SE CARACTERIZOU NUMA ABOLITIO CRIMINIS PARA A POSSE DE ARMA DE FOGO PRATICADA NA LEI 9437/97?

Lei 10826/2003 Posse irregular de arma de fogo de uso permitido Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, em desacordo com determinao legal ou regulamentar, no interior de sua residncia ou dependncia desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsvel legal do estabelecimento ou empresa: Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa.

Lei 9437/97 Art. 10. Possuir, deter, portar, fabricar, adquirir, vender, alugar, expor venda ou fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda e ocultar arma de fogo, de uso permitido, sem a autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar. Pena - deteno de um a dois anos e multa. (...)

Art. 30. Os possuidores e proprietrios de armas de fogo no registradas devero, sob pena de responsabilidade penal, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias aps a publicao desta Lei, solicitar o seu registro apresentando nota fiscal de compra ou a comprovao da origem lcita da posse, pelos meios de prova em direito admitidos. (Vide Lei n 10.884, de 2004) (Vide Lei n 11.118, de 2005) (Vide Lei n 11.191, de 2005)

Art. 31. Os possuidores e proprietrios de armas de fogo adquiridas regularmente podero, a qualquer tempo, entreg-las Polcia Federal, mediante recibo e indenizao, nos termos do regulamento desta Lei. Art. 32. Os possuidores e proprietrios de armas de fogo no registradas podero, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias aps a publicao desta Lei, entreg-las Polcia Federal, mediante recibo e, presumindo-se a boa-f, podero ser indenizados, nos termos do regulamento desta Lei. (Vide Lei n 10.884, de 2004) (Vide Lei n 11.118, de 2005) (Vide Lei n 11.191, de 2005)

LEI 11706/2008 E LEI 11922/2009 NOVOS PRAZO PARA ENTREGA DE ARMAS (31/12/2008 e 31/12/2009)

LEI N 11.706, DE 19 DE JUNHO DE 2008. Art. 1o Os arts. 4o, 5o, 6o, 11, 23, 25, 28, 30 e 32 da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, passam a vigorar com a seguinte redao: (...) Art. 30. Os possuidores e proprietrios de arma de fogo de uso permitido ainda no registrada devero solicitar seu registro at o dia 31 de dezembro de 2008, mediante apresentao de documento de identificao pessoal e comprovante de residncia fixa, acompanhados de nota fiscal de compra ou comprovao da origem lcita da posse, pelos meios de prova admitidos em direito, ou declarao firmada na qual constem as caractersticas da arma e a sua condio de proprietrio, ficando este dispensado do pagamento de taxas e do cumprimento das demais exigncias constantes dos incisos I a III do caput do art. 4o desta Lei. (...) Art. 32. Os possuidores e proprietrios de arma de fogo podero entreg-la, espontaneamente, mediante recibo, e, presumindo-se de boa-f, sero indenizados, na forma do regulamento, ficando extinta a punibilidade de eventual posse irregular da referida arma. Pargrafo nico. (Revogado). (NR) (...) Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 19 de junho de 2008; 187o da Independncia e 120o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Tarso Genro

POSSE DE ARMA DE FOGO

Conduta (Lei 9437/97)

Conduta (Lei 10826/03)

Conduta (Lei 10826/03)

Conduta (Lei 10826/03)

Prazo para entrega

Punio

Prazo para entrega

No punio

No punio

LEI TEMPORRIA / LEI ANMALA (ANISTIA)

LEI TEMPORRIA

LEI DE ANISTIA (Art. 48 VIII C.R.)

CRIMINALIZAO TEMPORRIA

DESCRIMINALIZAO TEMPORRIA

DISCUSSES

TENDO EM VISTA A NO PUNIO DA CONDUTA EM DETERMINADOS ESPAOS TEMPORAIS HOUVE ABOLITIO PARA FATOS ANTERIORES?

DOUTRINA

1 Corrente G. THUMS - ABOLITIO 2 Corrente CAPEZ NO HOUVE ABOLITIO

A TESE DE G. THUMS

ENTREGA DE ARMAS

ARMAS REGISTRVEIS NO SINARM

LEI TEMPORRIA INCRIMINADORA

POSSE ATPICA PELO PRAZO DE ENTREGA

ABOLITIO CRIMINS

HC 124454 / PR (STJ 5 TURMA - DJe 03/08/2009) HABEAS CORPUS. PENAL. ESTATUTO DO DESARMAMENTO. ARTIGO 16, CAPUT E

INCISO III, DA LEI 10.826/03. ABOLITIO CRIMINIS TEMPORRIA. INEXISTNCIA.


CRIME COMETIDO NA VIGNCIA DA MEDIDA PROVISRIA N. 417. IMPOSSIBILIDADE DE REGULARIZAR AS ARMAS APREENDIDAS. TIPICIDADE DA CONDUTA. ORDEM DENEGADA. 1. Esta Corte vem entendendo que, diante da literalidade dos artigos relativos ao prazo legal para regularizao do registro da arma, prorrogado pelas Leis 10.884/04, 11.118/05 e 11.191/05, houve a descriminalizao temporria no tocante s condutas delituosas

relacionadas

posse de arma de fogo, tanto de uso permitido


entre o dia 23 de dezembro de 2003 e o dia 25 de outubro de

quanto de uso restrito,

2005. 2. A nova redao dada aos dispositivos legais pela Medida Provisria n. 417, convertida na Lei n. 11.706/2008, prorrogou at o dia 31 de dezembro de 2008 apenas o prazo para a

regularizao de armas de fogo de uso permitido, no contemplando as armas de uso restrito ou de numerao raspada, como no caso dos autos. 3. O
Paciente, flagrado no dia o dia 09 de abril de 2008, no tinha qualquer possibilidade de regularizar as armas que possua nem as entregou espontaneamente autoridade competente, o que evidencia a existncia de justa causa para a ao penal, pela demonstrao do dolo de manter em seu poder armas de fogo de origem irregular. 4. Habeas corpus denegado.

STJ / TJ-RS: abolitio

A nova lei de armas concedeu prazo para regularizao/entrega de arma mantida em casa, visando o desarmamento, pouco importando se com numerao raspada ou no, descriminalizando, neste perodo, a conduta. Bandeira Pereira). Assim, impositiva a absolvio em razo de apreenso havida nesse perodo... (Apelao 70014093298, Rel. Marcelo

A Lei 10.826/03, em seu artigo 30, deu prazo de cento e oitenta dias, para que as pessoas regularizem as armas que possuem. Deste modo, adiou a criminalizao da posse ou guarda de arma, prevista no artigo 12 da mesma legislao.

Isto ainda implica na

abolitio criminis, ou seja, no existe delito os fatos praticados anteriormente lei e que ainda encontram na vigncia do prazo mencionado anteriormente. Destacase que o prazo para a regularizao da arma tem sido prorrogado atravs de decretos e a ltima data fatal para os efeitos do artigo 30 foi a do ms de outubro passado... (Apelao 70013793922, Rel. Sylvio Baptista Neto).

HC 57275 / SP (STJ 6 TURMA - DJe 08/09/2009) (...) Na linha da jurisprudncia pacificada nesta Corte, a abolitio criminis temporria, trazida pelos arts. 30 e 32 da Lei n 10.826/03, alcana tambm os crimes de posse ilegal de arma cometidos na vigncia da Lei n 9.437/97. 3. No caso, o paciente detinha em sua residncia uma arma de fogo sem que possusse autorizao legal. (...)

AgRg no HC 136532 / SP (STJ 6 TURMA - DJe 28/09/2009) AGRAVO REGIMENTAL. HABEAS CORPUS. POSSE ILEGAL DE MUNIO. APREENSO OCORRIDA EM 2.7.07. ABOLITIO CRIMINIS TEMPORRIA. INTELIGNCIA DA LEI N 11.706/08. (...) (...) 2. Segundo o art. 32 da Lei n 10.826/03 com a redao que lhe foi dada pela Medida Provisria n 417, de 31.1.08 (posteriormente convertida na Lei n 11.706/08) , o prazo para entrega de armas de fogo autoridade policial foi estendido at o dia 31.12.08. Com isso, ocorreu a abolitio criminis temporria para os delitos de posse de arma ou munies cometidos at essa data. Precedentes. 3. No caso dos autos, tem-se que o paciente foi denunciado pela suposta prtica do crime de posse ilegal de arma ou munies, pois em 2.7.07, foram apreendidos em sua residncia "dois cartuchos ntegros de munio calibre 12, marca CBC". Logo, tem-se que, poca da apreenso da munio, a conduta atribuda ao paciente no podia ser considerada crime. Impe-se, em consequncia, a sua absolvio. 4. Agravo regimental a que se nega provimento.

STF / TJ-RJ

2009.059.05876

HABEAS

CORPUS

DES. MOACIR PESSOA DE ARAUJO - Julgamento: 16/09/2009 - PRIMEIRA CAMARA CRIMINAL HABEAS CORPUS. Posse ilegal de arma de fogo. Abolitio criminis. No-ocorrncia. Pretenso puni-tiva. Prescrio. No-demonstrao. Pena restritiva de direitos. Descumprimento. Justificativa. Neces-sidade. No h que se cogitar da abolitio criminis, eis que a posse de arma de fogo, sem o competente registro, continua incriminada pelo Estatuto do Desarmamento, tal como ocorria no regime da Lei n 9.437/97. Por outro lado, a inicial da impetrao no veio devidamente instruda, de modo a autorizar, de plano, o reconhecimento da prescrio. De outro lado, no h nos autos informao acerca da efetiva intimao do paciente para apresentao de sua justificativa para o descumprimento da prestao de servios comunitrios, que, pelo que os autos revelam j foi, em parte, satisfeita, devendo o agente aguardar em liberdade o esclarecimento de sua real situao pelo Juzo da VEP. Ordem parcialmente concedida.

Lei

10.826/2003:

Atipicidade

Temporria

Posse

de

Arma

de

Fogo

A Turma indeferiu habeas corpus em que se pretendia o reconhecimento da extino da punibilidade com fundamento na supervenincia de norma penal descriminalizante. No caso, o paciente fora condenado pela prtica do crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito (Lei 9.437/97, art. 10, 2), em decorrncia do fato de a polcia, em cumprimento a mandado de busca e apreenso, haver encontrado uma pistola em sua residncia. A impetrao sustentava que durante a vacatio legis do Estatuto do Desarmamento, que revogou a citada Lei 9.437/97, fora criada situao peculiar relativamente aplicao da norma penal, haja vista que concedido prazo (Lei 10.826/2003, artigos 30 e 32) aos proprietrios e possuidores de armas de fogo, de uso permitido ou restrito, para que regularizassem a situao dessas ou efetivassem a sua entrega autoridade competente, de modo a caracterizar o instituto da abolitio criminis. (...) HC 90995/SP, rel. Min. Menezes Direito, 12.2.2008. (HC-90995)

Entendeu-se que a vacatio legis especial prevista nos artigos 30 e 32 da Lei 10.826/2003 (Art. 30. Os possuidores e proprietrios de armas de fogo no registradas devero, sob pena de responsabilidade penal, no prazo de 180 dias (cento e oitenta) dias aps a publicao desta Lei, solicitar o seu registro apresentando nota fiscal de compra ou a comprovao da origem lcita da posse, pelos meios de prova em direito admitidos. Art. 32. Os possuidores e proprietrios de armas de fogo no registradas podero, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias aps a publicao desta Lei, entreg-las Polcia Federal, mediante recibo e, presumindo-se a boa-f, podero ser indenizados, nos termos do regulamento desta Lei.), no obstante tenha tornado atpica a posse ilegal de arma de fogo havida no curso do prazo que assinalou, no subtraiu a ilicitude penal da conduta que j era prevista no art. 10, 2, da Lei 9.437/97 e continuou incriminada, com mais rigor, no art. 16 da Lei 10.826/2003. Ausente, assim, estaria o pressuposto fundamental para que se tivesse como caracterizada a abolitio criminis. Ademais, ressaltou-se que o prazo estabelecido nos mencionados dispositivos expressaria o carter transitrio da atipicidade por ele indiretamente criada. No ponto, enfatizou-se que se trataria de norma temporria que no teria fora retroativa, no podendo configurar, pois, abolitio criminis em relao aos ilcitos cometidos em data anterior. HC 90995/SP, rel. Min. Menezes Direito, 12.2.2008. (HC-90995)

DISCUSSES: REVOGAO DA LEI 9437/97 E O DECRETO QUE A REGULAMENTAVA

O FATO DE NO TER SIDO REGULAMENTADO O ESTATUTO DO DESARMAMENTO PARA DEFINIR AS CONDIES EM QUE UM PORTE SE D EM DESACORDO COM O REGULAMENTO TORNA ATPICAS AS CONDUTAS DOS ARTIGOS 12, 14 E 16 NESSE PERODO?

SITUAO ANLOGA (DAMSIO)

ART. 19 LCP

ART. 10 DA LEI 9437/97 (20/02/97)

Decreto 2222/97 (08/11/97)

RHC

6726

SP

(STJ

TURMA

DJ

24/11/1997

p.

61252)

PENAL E PROCESSUAL PENAL. RECURSO ORDINARIO DE "HABEASCORPUS". PORTE ILEGAL DE ARMAS. LEI 9.437/1997. O ART. 19 DA LCP SO ESTARA REVOGADO APOS A ENTRADA EM VIGOR DO ART. 10 DA LEI 9.437/1997, INEXISTINDO QUALQUER LACUNA TEMPORAL QUE INDIQUE A ATIPIA DA CONDUTA AJUSTAVEL AO DISPOSITIVO CONTRAVENCIONAL. RECURSO DESPROVIDO.

RHC 7423 / SP (STJ 5 TURMA - DJ 15/06/1998 p. 140) "RECURSO ORDINARIO EM "HABEAS CORPUS". PORTE ILEGAL DE ARMAS. ART. 10, DA LEI 9.437/97. PERIODO DE "VACATIO LEGIS". REGISTRO DE ARMAS DEPENDENTE DE REGULAMENTAO, OCORRIDA EM 8/05/1997. VIGENCIA DO ART. 10 A PARTIR DE 8/11/1997. SUBSISTENCIA DA CONTRAVENO PENAL ANTES DA ENTRADA EM VIGOR DA LEI ESPECIFICA. PRECEDENTE DO STJ." - RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

ARTs. 21 ED Vedao de liberdade provisria e fiana

Art. 21. Os crimes previstos nos arts. 16, 17 e 18 so insuscetveis de liberdade provisria. (Vide Adin 3.112-1)

ADI 3112 / DF (STF - Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI PLENO - DJ 26-102007) EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI 10.826/2003. ESTATUTO DO DESARMAMENTO. (...) IV - A proibio de estabelecimento de fiana para os delitos de "porte ilegal de arma de fogo de uso permitido" e de "disparo de arma de fogo", mostra-se desarrazoada, porquanto so crimes de mera conduta, que no se equiparam aos crimes que acarretam leso ou ameaa de leso vida ou propriedade. V - Insusceptibilidade de liberdade provisria quanto aos delitos elencados nos arts. 16, 17 e 18. Inconstitucionalidade reconhecida, visto que o texto magno no autoriza a priso ex lege, em face dos princpios da presuno de inocncia e da obrigatoriedade de fundamentao dos mandados de priso pela autoridade judiciria competente. (...)

TJMG 1 FASE - 2009 (JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO)

Promotor de Justia - MPRN CESPE/UNB - 2009

PRINCPIO DA ALTERNATIVIDADE ENTRE TIPOS PENAIS DIVERSOS NO ESTATUTO E TEORIA DO CONTEXTO FTICO

HOMICDIO

Porte

Porte

HC 42153 / SP (STJ 6 TURMA - Relator(a) Ministro HAMILTON CARVALHIDO - DJe 22/09/2008) HABEAS CORPUS. DIREITO PENAL. HOMICDIO E PORTE DE ARMA DE FOGO. CONSUNO. RECONHECIMENTO. INVIABILIDADE. ORDEM DENEGADA. 1. Esta Corte Superior de Justia firme na compreenso de que o crime de homicdio absorve o de porte ilegal de arma de fogo quando as duas condutas delituosas guardem, entre si, uma relao de meio e fim estreitamente vinculadas. 2. Em se mostrando ajustada a acusatria inicial ao estatuto de sua validade, a classificao jurdica atribuda aos fatos pelo Ministrio Pblico no vincula o magistrado, devendo ser decidida no momento processual oportuno, sobretudo, se a quaestio relativa consuno de delito. 3. Ordem denegada.

HC 57519 / CE (STJ 5 TURMA - Relator(a) Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA - DJ 12/03/2007 p. 273) PENAL E PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. TENTATIVA DE HOMICDIO E PORTE ILEGAL DE ARMA. APLICAO DO PRINCPIO DA CONSUNO. ... 1. Consoante entendimento consolidado nesta Corte, aferir se o crime de tentativa de homicdio absorve ou no o delito de porte ilegal de arma de fogo, depende de uma atenta anlise do contexto ftico em que ocorreu o delito, a fim de averiguar se o porte da arma constituiu efetivamente meio necessrio ou normal fase de preparao ou execuo do homicdio, o que se afigura invivel na estreita via do habeas corpus, marcado por cognio sumria e rito clere.

DISCUSSO

POSSVEL RECONHECER ALTERNATIVIDADE ENTRE VRIAS CONDUTAS LOCALIZADAS EM TIPOS PENAIS DIVERSOS? EM SE TRATANDO DE POSSE E POSTERIOR PORTE OU DISPARO, CASO DE ALTERNATIVIDADE?

DOUTRINA

Corrente

PARA

ALTERNATIVIDADE

AS

CONDUTAS DEVEM ESTAR NO MESMO TIPO. 2 Corrente SCARANCE/DAMSIO MESMO EM TIPOS DIVERSOS.

2007.050.02033

APELACAO

CRIMINAL

DES. SERGIO DE SOUZA VERANI - Julgamento: 04/10/2007 - QUINTA CAMARA CRIMINAL PORTE DE ARMA (ART. 14 E 16, CAPUT, LEI 10.826/03). ARTEFA-TO EXPLOSIVO (ART. 16, PAR-GRAFO NICO, III, LEI 10.826/03). POSSE COMPARTILHADA. ATIPI-CIDADE. AUTORIA NO DE-MONSTRADA EM RELAO AOS TERCEIRO E QUINTO APELAN-TES. REDUO DAS PENAS QUANTO AOS PRIMEIRO, SE-GUNDO E QUARTO APELANTES, SENDO A PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE DOS DOIS LTIMOS SUBSTITUDA POR DUAS RES-TRITIVAS DE DIREITOS. (...) A denncia descreve que os rus

possuam conjuntamente as armas de fogo de uso permitido e restrito, alm de uma granada. Entretanto, os tipos dos artigos 14, 16, caput, e pa-rgrafo nico, inciso
III, Lei 10.826/03 - posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ou restrito e de artefato explosivo - constituem crimes de mera conduta, inadmissvel o porte compartilhado.

Trata-se, porm, de crime nico, e no de concurso formal, irrelevante, para a conduta tpica, o nmero de armas que o agente traz consigo. Reduz-se a penabase ao mnimo, pois fixada muito acima, sem ade-quada fundamentao.E substitui-se a pena privativa de liberdade por restritivas de direitos, aplicadas aos rus no reincidentes. Recursos providos.

TEMA

CRIMES EM ESPCIE

LEI 10826/03 Art. 5o O certificado de Registro de Arma de Fogo, com validade em todo o territrio nacional, autoriza o seu proprietrio a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residncia ou domiclio, ou dependncia desses, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsvel legal pelo estabelecimento ou empresa.

LEI 10826/03 Art. 10. A autorizao para o porte de arma de fogo de uso permitido, em todo o territrio nacional, de competncia da Polcia Federal e somente ser concedida aps autorizao do Sinarm. 1o A autorizao prevista neste artigo poder ser concedida com eficcia temporria e territorial limitada, nos termos de atos regulamentares, e depender de o requerente:

DECRETO 5123/2004 Art.22.O Porte de Arma de Fogo de uso permitido, vinculado ao prvio registro da arma e ao cadastro no SINARM, ser expedido pela Polcia Federal, em todo o territrio nacional, em carter excepcional, desde que atendidos os requisitos previstos nos incisos I, II e III do 1o do art. 10 da Lei no 10.826, de 2003 Art.24.O Porte de Arma de Fogo pessoal, intransfervel e revogvel a qualquer tempo, sendo vlido apenas com relao arma nele especificada e com a apresentao do documento de identificao do portador. (Redao dada pelo Decreto n 6.715, de 2008).

MODALIDADES DE PORTES

FUNCIONAL COMUM FEDERAL

Art. 6 ED Art. 46 D. 5123/04

TRNSITO DE COLECIONADOR Art. 30 p. 1 D. 5123/04 DE SUBSISTNCIA Art. 6 5 ED

ART. 12 ED Posse irregular de arma de fogo de uso permitido

Posse irregular de arma de fogo de uso permitido Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, em desacordo com determinao legal ou regulamentar, no interior de sua residncia ou dependncia desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsvel legal do estabelecimento ou empresa: Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa.

DISCUSSES

ESTE DELITO INCONSTITUCIONAL?

GILBERTO THUMS

DISCUSSES

1 SUJEITO QUE POSSUI UMA ARMA DE FOGO SEM AUTORIZAO RESOLVE ESTUPRAR A VIZINHA, RESPONDE PELO PORTE NA AMEAA? ABSORVIDO? E A POSSE? 2 ESPINGARDA DE CHUMBINHO ARMA DE FOGO? 3 QUAL A NATUREZA DESSE DELITO? 4 H CRIME NO CASO DO SUJEITO QUE COMPRA UMA ARMA E SE DIRIGE POLCIA FEDERAL PARA PEDIR O REGISTRO COM A MESMA? 5 CABE TENTATIVA NESSE DELITO? 6 H NECESSIDADE DE PROVA PERICIAL? 7 POLICIAL PODE COMETER ESSE CRIME?

HC 12280 / RJ (STJ 5 TURMA - DJ 04/12/2000 p. 79) CRIMINAL. HC. PORTE DE ARMA DE FOGO. FLAGRANTE. NULIDADE NO-VERIFICADA. CONSENTIMENTO DO MORADOR. NATUREZA PERMANENTE DO DELITO. ORDEM DENEGADA. I. No h ilegalidade na entrada em domiclio, ainda que sem mandado, se evidenciado efetivo consentimento do morador do imvel. II. O crime de porte de arma de fogo possui natureza permanente, restando caracterizado o estado flagrancial durante todo o perodo de guarda do objeto sem a devida autorizao. III. Ordem denegada.

Lei 9437/97 modalidade possuir

DISCUSSES

HA

CRIME

NO

SUJEITO

QUE

MOMENTANEAMENTE GUARDA A ARMA PARA UM AMIGO?

DOUTRINA

1 Corrente G. THUMS MANTER SOB GUARDA = TER EM DEPSITO - PRPRIA OU TERCEIROS

2 Corrente DAMSIO/CAPEZ MANTER SOB GUARDA TER EM DEPSITO TERCEIROS PRPRIA.

Corrente

NUCCI

ATPICO

MANTER

POSSE,

HABITUALIDADE.

PORTARIA No 36-DMB, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1999 Aprova as normas que regulam o comrcio de armas e munies. O CHEFE DO DEPARTAMENTO DE MATERIAL BLICO, no uso das atribuies que lhe confere o inciso VII, do Art. 4o, do Regulamento do Departamento de Material Blico (R-57), aprovado pela Portaria Ministerial no 597, de 18 de setembro de 1998, e de acordo com o previsto no Art. 263 do Regulamento para a Fiscalizao de Produtos Controlados (R-105), aprovado pelo Decreto no 2.998, de 23 de maro de 1999, e conforme determina a Portaria n 625, de 16 de novembro de 1999, do Sr Comandante do Exrcito, resolve: Art. 1o Aprovar as normas que regulam o comrcio de armas e munies. Art. 2 Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicao. Gen Ex MAX HOERTEL Chefe do DMB

PORTARIA No DE 1999 Art. 5

36-DMB, DE 09 DE DEZEMBRO

Cada cidado somente pode possuir,

como proprietrio, no mximo, 6 (seis) armas de fogo, de uso permitido, sendo: I II III - duas armas de porte; - duas armas de caa de alma raiada; e - duas armas de caa de alma lisa.

REsp

1106933

PR

(STJ

TURMA

DJe

17/08/2009)

... II - No se pode confundir posse de arma de fogo com o porte de arma de fogo. Com o advento do Estatuto do Desarmamento, tais condutas restaram bem delineadas. A posse consiste em manter no interior de residncia (ou dependncia desta) ou no local de trabalho a arma de fogo. O porte, por sua vez, pressupe que a arma de fogo esteja fora da residncia ou local de trabalho (Precedentes). III - Os prazos a que se referem os artigos 30, 31 e 32, da Lei n 10.826/2003, s beneficiam os possuidores de arma de fogo, i.e., quem a possui em sua residncia ou local de trabalho. Ademais, cumpre asseverar que, no tocante a tais prazos, deve se atentar para o seguinte: o interstcio se iniciou em 23/12/2003 e teve seu termo final prorrogado at 23/10/2005 (cf. medida provisria n 253/2005 convertida na lei 11.191/2005), no tocante posse irregular de arma de fogo ou munio de uso permitido e restrito ou proibido. Esse termo final acabou novamente estendido at 31 de dezembro de 2008, alcanando, na hiptese, todavia, somente os possuidores de arma de fogo de uso permitido (nos exatos termos do art. 1 da Medida Provisria n 417, de 31 de janeiro de 2008, convertida na Lei 11.706, de 19 de junho de 2008, que conferiu nova redao aos arts. 30 e 32 da Lei 10.826/03).

ART. 13 ED Omisso de Cautela

Omisso de cautela Art. 13. Deixar de observar as cautelas necessrias para impedir que menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa portadora de deficincia mental se apodere de arma de fogo que esteja sob sua posse ou que seja de sua propriedade: Pena deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa. Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorrem o proprietrio ou diretor responsvel de empresa de segurana e transporte de valores que deixarem de registrar ocorrncia policial e de comunicar Polcia Federal perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de arma de fogo, acessrio ou munio que estejam sob sua guarda, nas primeiras 24 (vinte quatro) horas depois de ocorrido o fato. Qualidade especial

DISCUSSO

1 O DELITO DO CAPUT CULPOSO OU DOLOSO? 2 QUAL O MOMENTO CONSUMATIVO DO CRIME DO CAPUT? 3 - O DELITO DO PARGRAFO CULPOSO OU DOLOSO? 4 DE QUEM A COMPETNCIA DO DELITO DO PARGRAFO?

DISCUSSO

O AGENTE QUE ADQUIRE UMA ARMA ILEGAL E PERMITE, POR FALTA DE CAUTELA QUE MENOR DELA SE APODERE COMETE QUAL (QUAIS) CRIME (S)?

DOUTRINA

1 Corrente G. THUMS S PELO ART. 12, 14 OU 16 2 Corrente DAMSIO CONCURSO MATERIAL DO 13 COM OUTRO.

DISCUSSO

O DELITO DO ART. 242 ECA SUBSISTE APS O ESTATUTO DO DESARMAMENTO (23/12/2003)

LEI 8069/90

Art. 242. Vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criana ou adolescente arma, munio ou explosivo: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos.

(Redao dada pela Lei n 10.764, de 12.11.2003)

ART. 14 ED Porte ilegal de arma de fogo

Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Pargrafo nico. O crime previsto neste artigo inafianvel, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente. (Vide Adin 3.112-1)

DISCUSSES

1 - CONFIGURA CRIME PORTAR UMA ARMA INEFICAZ? 2 SE UM AGENTE TEM UMA ARMA NO CARRO, EM CONDIES DE PRONTO ACESSO, MAS NO H MUNIO DISPONVEL, POSSVEL AO PROMOTOR DENUNCI-LO POR TRANSPORTAR?

HC 56358 / RJ (STJ 6 TURMA - DJ 26/11/2007 p. 250) PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. TRANSPORTE DE ARMA. 1. TRANCAMENTO DA AO PENAL. ARMA DESMUNICIADA, DESMONTADA E ARMAZENADA EM SACOLA NA CARROCERIA DE CAMINHONETE. IMPOSSIBILIDADE IMEDIATA DE DISPARO. IRRELEVNCA. ATIPICIDADE. INOCORRNCIA. 2. ORDEM DENEGADA. 1. Tratando-se de transporte de arma de fogo, desmuniciada e desmontada, armazenada em sacola, na carroceria de caminhonete, comprovadamente apta a efetuar disparos, no h falar em atipicidade tendo em conta a redao abrangente do art. 14 do Estatuto do Desarmamento. 2. Ordem denegada.

DISCUSSES

A ENTREGA DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO DELITO? A CRIANA CONFIGURA QUAL

LEI 8069/90

Art. 242. Vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criana ou adolescente arma, munio ou explosivo: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos.

(Redao dada pela Lei n 10.764, de 12.11.2003)

ARMA DE ARREMESSO OU BRANCA A CRIANA ART. 242 ECA

ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO A CRIANA

ENTREGA GRATUITA OU NO

VENDA NA ATIVIDADE COMERCIAL

ART. 16 p. nico V

ART. 17

DISCUSSES

POSSVEL

EXISTNCIA

DE

PORTE

COMPARTILHADO?

2009.050.02357 TERCEIRA

CAMARA

APELACAO CRIMINAL

DES. AGOSTINHO TEIXEIRA DE ALMEIDA FILHO - Julgamento: 24/11/2009 -

Apelao Criminal. Arts. 14 da Lei n 10.826/03 e 333 do CP. Preliminar de nulidade afastada. Competncia da Justia Federal regulada pelo art. 109 da CF/ 88, que no prev o julgamento dos crimes previstos na Lei n 10.826/06. Matria administrativa inserida na lei que no interfere na competncia, que da Justia Estadual. Porte compartilhado. Impossibilidade. Crime de mo prpria. A conduta deve ser atribuda a quem efetivamente detinha a arma em seu poder no momento do flagrante. Absolvio dos demais acusados. Atipicidade temporria relacionada to somente guarda ou posse da arma de fogo, e no ao seu porte, cuja tipicidade nunca foi suspensa. Pena-base desproporcionalmente exasperada. Recurso parcialmente provido. S.

2009.054.00256 CRIMINAL

EMBARGOS

INFRINGENTES

DE

NULIDADE

DES. SUIMEI MEIRA CAVALIERI - Julgamento: 17/11/2009 - TERCEIRA CAMARA Embargos Infringentes e de Nulidade. Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Corrupo de menores. Condenao do embargante pela prtica das condutas descritas nos arts. 14 da Lei 10826/03 e 1 da Lei 2252/54, n/f do art. 70 do CP. Apelao defensiva, provida parcialmente para alterar a dosimetria da pena, atenuando a resposta penal. (...) Verso ministerial confirmada pela prova oral colhida em Juzo. Circunstncias do flagrante que apontam para a caracterizao da figura do porte compartilhado, na medida em que o embargante e seu comparsa, adolescente infrator, tinham a arma ao seu alcance para pronto uso. Assim, deve ser mantida a condenao do embargante quanto ao delito previsto no art. 14 da Lei n 10.826/03, deferindo-se-lhe, contudo, em razo do preenchimento dos requisitos do art. 44 do CP, a substituio da pena corporal por duas restritivas de direitos, nas modalidades de prestao de servios comunidade e limitao de fim de semana. Corrupo de Menores. (...)Parcial provimento dos embargos.

(Majoritria) 200905006223 / 20090006396

DISCUSSES

PORTE DE ARMA DE FOGO ABSORVIDO PELO ROUBO E PELO HOMICDIO? E A LEGTIMA DEFESA, DESCARACTERIZA O PORTE?

DISCUSSES

A AMEAA ABSORVE O PORTE DE ARMA DE FOGO? E O CONSTRANGIMENTO ILEGAL? E A RESISTNCIA?

DISCUSSES

POSSVEL INGRESSAR EM LOCAIS PBLICOS (ESTDIOS ARMADO? DE FUTEBOL, BOATES, ...)

DECRETO 5123/2004 Art.26.O titular de porte de arma de fogo para defesa pessoal concedido nos termos do art. 10 da Lei no 10.826, de 2003, no poder conduzi-la ostensivamente ou

com ela adentrar ou permanecer em locais pblicos, tais como igrejas, escolas, estdios desportivos, clubes, agncias bancrias ou outros locais onde haja aglomerao de pessoas em virtude de eventos de qualquer natureza. (Redao dada pelo Decreto n 6.715, de 2008).
1oA inobservncia do disposto neste artigo implicar na cassao do Porte de Arma de Fogo e na apreenso da arma, pela autoridade competente, que adotar as medidas legais pertinentes. 2oAplica-se o disposto no 1o deste artigo, quando o titular do Porte de Arma de Fogo esteja portando o armamento em estado de embriaguez ou sob o efeito de drogas ou medicamentos que provoquem alterao do desempenho intelectual ou motor.

QUESTES RELATIVAS AO PORTE FUNCIONAL

DISCUSSES

O PORTE FUNCIONAL SE APLICA FORA DO TRABALHO? QUEM TEM PORTE FUNCIONAL E POSSUI UMA ARMA PARTICULAR SEM REGISTRO COMETE CRIME?

DISCUSSES

O PORTE FUNCIONAL DE MAGISTRADOS E MEMBROS DO MP AUTORIZA OS MESMOS A POSSUREM ARMA DE USO RESTRITO?

DISCUSSES

H CRIME NO PORTE EMBRIAGADO POR PARTE DE QUEM TEM PORTE FUNCIONAL?

HC 2009.02.01.007.626-7 (TRF 2 REGIO 1 TURMA ESPECIALIZADA) PROCESSO PENAL. HABEAS CORPUS. DENUNCIAO CALUNIOSA. PORTE DE ARMA EM ESTADO DE EMBRIAGUEZ. FATO ATPICO. TRANCAMENTO PARCIAL DA AO PENAL. ORDEM CONCEDIDA. I - Forte no entendimento jurisprudencial consolidado no sentido de no constituir nulidade ou ofensa ao art. 93, IX, da CRFB, o Relator do acrdo adotar como razes de decidir os fundamentos do parecer ministerial (STJ, HC 40.874/DF, ... , HC 32472/RJ, HC 18305/PE; e STF, HC 941 64/RS, ReI. Ministro Menezes Direito, Primeira Turma Julgado em 17/06/2008, Dje 22/08/2008) motivao per relationem desde que comportem a anlise de toda a tese defensiva, possvel adotar os fundamentos postos pelo representante do MPF para trancar parcialmente a Ao Penal, relativamente imputao ao Paciente do crime do art. 339 do CP, em razo de flagrante atipicidade da conduta descrita na exordial acusatria. II - No comete o fato tpico descrito no art. 339 do CP o Paciente que, supostamente, imputa a policiais a conduta de estarem portando armas em estado de embriaguez. III Concede-se a ordem de Habeas Corpus.

INTEIRO TEOR TESE DA IMPETRAO ... Os autos informam ter sido o Paciente denunciado como incurso nas sanes do art. 3, alnea j, da Lei n 4.898/65, por 2 (duas) vezes, na forma do art. 70 do CP, em concurso material com o art. 339, do Cdigo Penal, pelo fato de ter, na qualidade de Delegado de Polcia Civil, impedido o acesso armado de policiais federais na Boate 021, localizada na Barra da Tijuca, bem como dado causa instaurao de procedimentos juntos Corregedoria Regional da Polcia Federal e 16 Delegacia de Polcia do Estado do Rio de Janeiro, ao imputar aos referidos policiais a conduta criminosa de porte de arma em estado de embriaguez. ... Acrescentam que, mesmo considerando que o Paciente tenha, dolosa e falsamente, atribudo aos referidos agentes federais a conduta de porte de arma em estado de embriaguez, ainda assim, no restaria configurado o crime do art. 339, do CP, pois tal conduta no configura qualquer crime previsto no ordenamento jurdico ptrio, tratando-se de conduta irrelevante sob o ponto de vista penal ...

INTEIRO TEOR DECISO

... Ou seja, portar armas embriagado no , em si, um fato criminoso, e sim ter uma consequncia administrativa. Mesmo que, ao invs do Estatuto das Armas, consideremos os termos do decreto 5123/2004, citado pelo MPF na denncia, continua a ser atpica a conduta do paciente. Isso porque o decreto (praticamente repetindo os termos do Estatuto), limita-se a dizer (art. 26, 1o) que o portador encontrado em embriaguez ter seu porte de arma cassado e a arma apreendida. Assim, conclui-se que RMULO no afirmou a embriaguez dos agentes; mas, ainda que o tivesse feito, no cometeu fato tpico, porque no existe no Direito Brasileiro o crime de portar arma embriagado. ...

DISCUSSES

PORTE

DE

MUNIO

ISOLADAMENTE CRIME?

CONSIDERADA

Porte

Ilegal

de

Munio

A Turma iniciou julgamento de habeas corpus em que se pretende, por ausncia de potencialidade lesiva ao bem juridicamente protegido, o trancamento de ao penal instaurada contra denunciado pela suposta prtica do crime de porte de munio sem autorizao legal (Lei 10.826/2003, art. 14), sob o argumento de que o princpio da interveno mnima no Direito Penal limita a atuao estatal nessa matria. O Min. Eros Grau, relator, no obstante seu voto proferido no RHC 81057/SP (DJU de 29.4.2005), no sentido da atipicidade do porte de arma desmuniciada, indeferiu o writ por entender que a interpretao a ser dada, na espcie, seria diferente, uma vez que se trata de objeto material diverso: porte de munio, o qual crime abstrato e no reclama, para a sua configurao, leso imediata ao bem jurdico tutelado. Aps, o Min. Joaquim Barbosa pediu vista. HC 90075/SC, rel. Min. Eros Grau, 27.2.2007. (HC-90075)

AgRg no REsp 917040 / SC (STJ 6 TURMA - DJe 03/08/2009) PENAL. AGRAVO REGIMENTAL. PORTE ILEGAL DE MUNIO. IRRELEVNCIA CARACTERIZAO DA EFICINCIA DO DA DELITO. MUNIAO.

DESNECESSIDADE DE LAUDO PERICIAL. 1. Para a caracterizao do delito previsto no artigo 14 da Lei n 10.826/2003, que revogou a Lei n 9.437/1997, irrelevante se a munio possui ou no potencialidade lesiva, revelando-se desnecessria a realizao de percia. 2. Agravo regimental a se nega provimento.

HC 70544 / RJ (STJ 6 TURMA - Relator(a) Ministro NILSON NAVES (361) DJe 03/08/2009) Arma de fogo (porte ilegal). Arma sem munio (caso). Atipicidade da conduta (hiptese). 1. A arma, para ser arma, h de ser eficaz; caso contrrio, de arma no se cuida. Tal o caso de arma de fogo sem munio, que, no possuindo eficcia, no pode ser considerada arma. 2. Assim, no comete o crime de porte ilegal de arma de fogo, previsto na Lei n 10.826/03, aquele que tem consigo arma de fogo desmuniciada. 3. Ordem de habeas corpus concedida.

REsp 1113247 / RS (STJ 6 TURMA MIN. N. NAVES - DJe 30/11/2009) Munio (porte ilegal). Arma (ausncia). Potencialidade lesiva (inexistncia). Atipicidade da conduta (caso). 1.

A arma, para ser arma, h de ser eficaz; caso contrrio,

de arma no se cuida. Do mesmo modo, a munio necessita da presena da arma. 2. Assim, no comete o crime de porte ilegal de munio, previsto
na Lei n 10.826/03, aquele que, sem a presena da arma de fogo, carrega munio. Isto , no h potencialidade lesiva. 3. Recurso especial improvido.

ART. 15 ED Disparo de arma de fogo

Disparo de arma de fogo Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munio em lugar habitado ou em suas adjacncias, em via pblica ou em direo a ela, desde que essa conduta no tenha como finalidade a prtica de outro crime: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Pargrafo nico. O crime previsto neste artigo inafianvel. (Vide Adin 3.112-1)

DISCUSSES

1 O CRIME ADMITE TENTATIVA? 2 O DISPARO ACIDENTAL PUNIDO? E O ACIONAMENTO DE MUNIES SEM QUE SEJA ENCONTRADA UMA ARMA? 3 H DIFERENA ENTRE O DISPARO SER DE ARMA PERMITIDA OU RESTRITA?

LEI 10826/03 Disparo de arma de fogo Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munio em lugar habitado ou em suas adjacncias, em via pblica ou em direo a ela, desde que essa conduta no

tenha como finalidade a prtica de outro crime:

LEI 9437/97 Art. 10. ... 1 Nas mesmas penas incorre quem: ... III - disparar arma de fogo ou acionar munio em lugar habitado ou em suas adjacncias, em via pblica ou em direo a ela,

desde que o fato no

constitua crime mais grave.

PORTE E DISPARO DE ARMA DE FOGO

HC 94673 / MS (stj 5 turma - DJe 18/08/2008) I - Esta Corte vem entendendo que a absoro do delito de porte de arma pelo de disparo no automtica, dependendo, assim, do contexto ftico do caso concreto. Por conseguinte, em se tratando de contextos fticos distintos, h a possibilidade de configurao de delitos autnomos. II In casu, no h imputao de eventual fato delituoso pr-existente ao contexto ftico narrado na prefacial acusatria (contexto do disparo de arma de fogo). Vale dizer, a denncia no descreve fato anterior que esteja inserido em outro contexto ftico, de modo a possibilitar a configurao de delitos autnomos. Assim sendo, considerando a narrao contida na denncia, que descreve um nico contexto ftico, deve o delito tipificado no art. 14 da Lei n 10.826/03 (porte ilegal de arma de fogo) ser absorvido pelo disparo de arma de fogo (art. 15 do mesmo diploma legal). III - De outro lado, a conduta de quem se dirige at delegacia de polcia para entregar arma de fogo de uso permitido no pode ser equiparada ao delito de porte ilegal de arma de fogo e ser, por conseguinte, tida como tpica e ilcita, uma vez que este comportamento autorizado pelo Estado (artigos 30, 31 e 32, da Lei n 10.826/2003). Falta, portanto, a esta ao, antinormatividade. Ordem concedida.

DISCUSSES (G. THUMS)

A DISPARA SUA ARMA DE FOGO EM DIREO A RUA PARA COMEMORAR A VITRIA DO FLAMENGO CULPA)? NO TENDO O AGENTE INTENO COMO FICA SUA RESPONSABILIDADE PENAL? E ACABA MATANDO UMA CRIANA (DOLO EVENTUAL OU

DOUTRINA

1 Corrente G. THUMS PREVALECE O FIM. 2 Corrente CAPEZ - INCONSTITUCIONALIDADE.

PORTE DE ARMA E DISPARO

2009.050.04117 APELACAO DES. NILZA BITAR - Julgamento: 08/09/2009 - QUARTA CAMARA CRIMINAL PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DISPARO DE ARMA DE FOGO DELITOS AUTONOMOS CONCURSO MATERIAL EMENTA - CRIMES DE PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E DISPARO. Apelante que, em discusso numa festa, efetua disparo de arma de fogo, atingindo a mo de sua companheira. O exame pericial no necessrio em relao ao crime de porte de arma de fogo, eis que delito que no deixa vestgios. Quanto aos disparos, estes podem ser comprovados por outras provas que no a tcnica. Testemunhas que presenciaram os fatos e prestaram depoimentos esclarecedores, no conseguindo a defesa infirmar seus depoimentos. Acusado que se contradiz ao negar que houve disparos na festa. Verso defensiva que restou isolada nos autos. A Lei 10.826/03 criminalizou duas

condutas distintas: o porte ilegal de arma de fogo e o disparo de arma de fogo, no sendo aquele crime meio deste. So condutas e desgnios absolutamente autnomos, caracterizando o concurso material. Desprovimento do recurso.

DISPARO E LESO LEVE

EMENTA: APELAO CRIMINAL. RU DENUNCIADO E PRONUNCIADO POR TENTATIVA DE HOMICDIO SIMPLES. DESCLASSIFICAO PELO TRIBUNAL DO JRI, QUE ADMITIU QUE O RU EFETUOU DISPARO DE ARMA DE FOGO CONTRA A VTIMA, CAUSANDO-LHE LESO LEVE. O ART. 15 DA LEI N 10.826/03 IMPUTA O DELITO QUELE QUE DISPARAR ARMA DE FOGO OU ACIONAR MUNIO EM LUGAR HABITADO OU EM SUAS ADJACNCIAS, EM VIA PBLICA OU EM DIREO A ELA, DESDE QUE ESSA CONDUTA NO TENHA COMO FINALIDADE A PRTICA DE OUTRO CRIME. COMO J FOI DECIDIDO PELO JRI QUE O RU NO AGIU COM ANIMUS NECANDI, DECISO QUE TRANSITOU EM JULGADO PARA A ACUSAO, FICOU DEMONSTRADO QUE O DISPARO REALIZADO TINHA A FINALIDADE DE LESIONAR A VTIMA, IMPONDO-SE A CONDENAO TO-SOMENTE PELO ART. 129, CAPUT, DO CDIGO PENAL, NOS TERMOS DA LEI ESPECFICA. Apelo defensivo provido, por maioria. (Apelao Crime N 70020487039, Primeira Cmara Criminal, Tribunal de Justia do RS, Relator: Manuel Jos Martinez Lucas, Julgado em 21/11/2007)

2008.050.02250

APELACAO

DES. FATIMA CLEMENTE - Julgamento: 12/06/2008 - QUARTA CAMARA CRIMINAL EMENTA - CRIMES DE LESO CORPORAL LEVE E DE DISPARO DE ARMA DE FOGO EM VIA PBLICA - CONCURSO MATERIAL - CONDENAO - ... PROVA FIRME E SEGURA DA ACUSAO - AUTORIA COMPROVADA PELA PROVA ORAL E CONFISSO PARCIAL -ALEGAO DE DISPARO ACIDENTAL AGENTE QUE POLICIAL CIVIL - TESE ISOLADA NO CONJUNTO PROBATRIO - CRIME FORMAL DISPARO DE ARMA DE FOGO EM VIA PBLICA NO CRIME-MEIO PARA A CONSECUO DO CRIME DE LESO CORPORAL - DELITO MAIS GRAVE NO PODE SER ABSORVIDO POR OUTRO DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO DESPROVIMENTO DO RECURSO.

DISPARO E RESISTNCIA

2009.050.03492 CRIMINAL

APELACAO

DES. FRANCISCO JOSE DE ASEVEDO - Julgamento: 22/09/2009 - QUARTA CAMARA

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO COM NUMERAO SUPRIMIDA E RESISTNCIA, EM CONCURSO MATERIAL (ART. 16, PARGRAFO NICO, IV, DA LEI N. 10.826/03 E ART. 329, CAPUT, DO CDIGO PENAL, NA FORMA DO ART. 69, TAMBM DO CDIGO PENAL). APELANTE PRESO EM FLAGRANTE NA POSSE DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO COM NUMERAO SUPRIMIDA, SEM AUTORIZAO LEGAL, APS EFETUAR DISPAROS EM DIREO AOS POLICIAIS MILITARES. PRETENSO ABSOLVIO OU REDUO DA PENA IMPOSTA. IMPOSSIBILIDADE. PROVA SEGURA E INQUESTIONVEL QUANTO AUTORIA E AOS CRIMES, ESPECIALMENTE PELO AUTO DE APREENSO DE FLS. 11/12 E LAUDO DE FLS. 47/49, ALM DOS DEPOIMENTOS DOS POLICIAIS QUE EFETUARAM A PRISO. MAUS ANTECEDENTES E REINCIDNCIA A JUSTIFICAR O INCREMENTO NA PENA DO RU. DESPROVIMENTO DO RECURSO.

ART. 16 ED Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito

Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio de uso proibido ou restrito, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa.

D. 3665/2000 - Art. 3 XVIII - arma de uso restrito: arma que s pode ser utilizada pelas Foras Armadas, por algumas instituies de segurana, e por pessoas fsicas e jurdicas habilitadas, devidamente autorizadas pelo Exrcito, de acordo com legislao especfica;

DISCUSSES

1 O COMERCIANTE QUE ADQUIRE NESSA ATIVIDADE UMA ARMA DE USO RESTRITO RESPONDE POR ESSE DELITO OU PELO ART. 17?

DECRETO 3665/2000 Art. 16. So de uso restrito: I - armas, munies, acessrios e equipamentos iguais ou que possuam alguma caracterstica no que diz respeito aos empregos ttico, estratgico e tcnico do material blico usado pelas Foras Armadas nacionais; II - armas, munies, acessrios e equipamentos que, no sendo iguais ou similares ao material blico usado pelas Foras Armadas nacionais, possuam caractersticas que s as tornem aptas para emprego militar ou policial; III - armas de fogo curtas, cuja munio comum tenha, na sada do cano, energia superior a (trezentas libras-p ou quatrocentos e sete Joules e suas munies, como por exemplo, os calibres .357 Magnum, 9 Luger, .38 Super Auto, .40 S&W, .44 SPL, .44 Magnum, .45 Colt e .45 Auto; IV - armas de fogo longas raiadas, cuja munio comum tenha, na sada do cano, energia superior a mil libras-p ou mil trezentos e cinqenta e cinco Joules e suas munies, como por exemplo, .22-250, .223 Remington, .243 Winchester, .270 Winchester, 7 Mauser, .30-06, .308 Winchester, 7,62 x 39, .357 Magnum, .375 Winchester e .44 Magnum; V - armas de fogo automticas de qualquer calibre; VI - armas de fogo de alma lisa de calibre doze ou maior com comprimento de cano menor que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milmetros;

DECRETO 3665/2000 (...) VII - armas de fogo de alma lisa de calibre superior ao doze e suas munies; VIII - armas de presso por ao de gs comprimido ou por ao de mola, com calibre superior a seis milmetros, que disparem projteis de qualquer natureza; IX - armas de fogo dissimuladas, conceituadas como tais os dispositivos com aparncia de objetos inofensivos, mas que escondem uma arma, tais como bengalas-pistola, canetas-revlver e semelhantes; X - arma a ar comprimido, simulacro do Fz 7,62mm, M964, FAL; XI - armas e dispositivos que lancem agentes de guerra qumica ou gs agressivo e suas munies; XII - dispositivos que constituam acessrios de armas e que tenham por objetivo dificultar a localizao da arma, como os silenciadores de tiro, os quebra-chamas e outros, que servem para amortecer o estampido ou a chama do tiro e tambm os que modificam as condies de emprego, tais como os bocais lana-granadas e outros; XIII - munies ou dispositivos com efeitos pirotcnicos, ou dispositivos similares capazes de provocar incndios ou exploses;

HC 96532 / RS (STF 1 TURMA - Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI DJe-223 DIVULG 26-11-2009 PUBLIC 27-11-2009) EMENTA: HABEAS CORPUS. PENAL. ART. 16 DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI 10.826/03). PORTE ILEGAL DE MUNIO DE USO RESTRITO. AUSNCIA DE OFENSIVIDADE DA CONDUTA AO BEM JURDICO TUTELADO. ATIPICIDADE DOS FATOS. ORDEM CONCEDIDA. I Paciente que guardava no interior de sua residncia 7 (sete) cartuchos munio de uso restrito, como recordao do perodo em que foi sargento do Exrcito. II Conduta formalmente tpica, nos termos do art. 16 da Lei 10.826/03. III Inexistncia de potencialidade lesiva da munio apreendida, desacompanhada de arma de fogo. Atipicidade material dos fatos. IV - Ordem concedida.

Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorre quem: I suprimir ou alterar marca, numerao ou qualquer sinal de identificao de arma de fogo ou artefato; ... IV portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numerao, marca ou qualquer outro sinal de identificao raspado, suprimido ou adulterado;

Remisso: Art 144 CF + Art. 297 CP

DISCUSSES

1 O CRIME DO INCISO I ADMITE TENTATIVA? 2 O CRIME FORMAL OU MATERIAL? 3 A POSSE E O PORTE ANTERIOR SO ABSORVIDOS?

Porte Ilegal de Arma de Fogo sem Munio com Sinal de Identificao Suprimido - 3 Em concluso de julgamento, o Tribunal desproveu recurso ordinrio em habeas corpus interposto em favor de condenado pela prtica do crime de porte ilegal de arma de fogo com numerao de identificao suprimida (Lei 10.826/2003, art. 16, pargrafo nico, IV), no qual se pretendia a nulidade da condenao, por atipicidade da conduta, em face da ausncia de lesividade da arma desmuniciada apreendida ... v. Informativos 447 e 486. Entendeu-se que os fatos descritos na denncia amoldar-se-iam ao tipo previsto no art. 16, pargrafo nico, IV, da Lei 10.826/2003. Inicialmente, enfatizou-se que, nas condutas descritas no referido inciso, no se exigiria como elementar do tipo a arma ser de uso permitido ou restrito, e que, no caso, a arma seria de uso permitido, tendo sido comprovada a supresso do seu nmero de srie por abraso. Diante disso, concluiu-se ser impertinente a discusso acerca da inadequao da conduta descrita na denncia e tipificao pela qual fora o recorrente RHC 89889/DF, rel. Min. condenado. Crmen Lcia, 14.2.2008. (RHC-89889)

Porte Ilegal de Arma de Fogo sem Munio com Sinal de Identificao Suprimido 4 Quanto ao argumento de atipicidade da conduta em face da ausncia de lesividade da arma de fogo apreendida por estar ela desmuniciada e no haver, nos autos, comprovao de munio portada pelo recorrente, esclareceu-se que se teria, na espcie, hiptese diversa da analisada quando do julgamento do RHC 81057/SP (DJU de 29.4.2005), j que se tratara, naquela ocasio, do art. 10 da Lei 9.437/97, substitudo, no sistema jurdico, pela norma do art. 14 da Lei 10.826/2003. Afirmou-se que o tipo do inciso IV do pargrafo nico do art. 16 da Lei 10.826/2003 um tipo novo, j que, na Lei 9.437/97, punia-se aquele que suprimisse ou alterasse marca, numerao ou qualquer sinal de identificao de arma de fogo ou artefato. ...

(...) Assim, a nova figura teria introduzido cuidado penal indito do tema, tipificando o portar, possuir ou transportar a arma com a supresso ou alterao do nmero de srie ou de outro sinal de sua identificao, independentemente de a arma de fogo ser de uso restrito, proibido ou permitido, tendo por objeto jurdico, alm da incolumidade, a segurana pblica, nfase especial dada ao controle pelo Estado das armas de fogo existentes no pas, pelo que o relevo ao municiamento ou no da munio da arma que se pe nos tipos previstos no caput dos artigos 14 e 16 da Lei 10.826/2003 no encontraria paralelo no inciso IV do pargrafo nico deste ltimo dispositivo. 14.2.2008. (RHC-89889) RHC 89889/DF, rel. Min. Crmen Lcia,

Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa.

Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorre quem:

II modificar as caractersticas de arma de fogo, de forma a torn-la equivalente a arma de fogo de uso proibido ou restrito ou para fins de dificultar ou de qualquer modo induzir a erro autoridade policial, perito ou juiz;

DISCUSSES

1 O CRIME ADMITE TENTATIVA? 2 O CRIME FORMAL OU MATERIAL? 3 A POSSE E O PORTE ANTERIOR SO ABSORVIDOS?

Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa.

Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorre quem:

III possuir, detiver, fabricar ou empregar artefato explosivo ou incendirio, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar;

REMISSO: ART. 253 CP

Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa.

Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorre quem:

V vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessrio, munio ou explosivo a criana ou adolescente; e VI produzir, recarregar ou reciclar, sem autorizao legal, ou adulterar, de qualquer forma, munio ou explosivo.

DISCUSSES

A ENTREGA DE ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO DELITO? A CRIANA CONFIGURA QUAL

LEI 8069/90

Art. 242. Vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criana ou adolescente arma, munio ou explosivo: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos.

(Redao dada pela Lei n 10.764, de 12.11.2003)

ARMA DE ARREMESSO OU BRANCA A CRIANA

ART. 242 ECA

ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO A CRIANA

ENTREGA GRATUITA OU NO

VENDA NA ATIVIDADE COMERCIAL

ART. 16 p. nico V

ART. 17

ART. 17 ED Comrcio ilegal de arma de fogo

Comrcio ilegal de arma de fogo Art. 17. Adquirir, alugar, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depsito, desmontar, montar, remontar, adulterar, vender, expor venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, arma de fogo, acessrio ou munio, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico. Equipara-se atividade comercial ou industrial, para efeito deste artigo, qualquer forma de prestao de servios, fabricao ou comrcio irregular ou clandestino, inclusive o exercido em residncia. Qualidade especial

ART. 18 ED Trfico internacional de arma de fogo

Trfico internacional de arma de fogo Art. 18. Importar, exportar, favorecer a entrada ou sada do territrio nacional, a qualquer ttulo, de arma de fogo, acessrio ou munio, sem autorizao da autoridade competente: Pena recluso de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.

= Art. 334 CP (1 parte)

ARTs. 19 e 20 ED Causas de Aumento de Pena

Art. 19. Nos crimes previstos nos arts. 17 e 18, a pena aumentada da metade se a arma de fogo, acessrio ou munio forem de uso proibido ou restrito.

Art. 20. Nos crimes previstos nos arts. 14, 15, 16, 17 e 18, a pena aumentada da metade se forem praticados por integrante dos rgos e empresas referidas nos arts. 6o, 7o e 8o desta Lei.

También podría gustarte