Está en la página 1de 35

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

03 CAPTULO

Neste captulo voc ir compreender alguns conceitos importantes relacionados com o universo da FOTOINTERPRETAO. Esses conceitos sero de muito importantes para a resoluo dos exerccios prticos no final deste captulo. Os objetivos propostos para esse captulo so: Noes tericas de FOTOINTERPRETAO. Noes prticas de FOTOINTERPRETAO.

3.1 TONALIDADE FOTOGRFICA


Denomina-se tonalidade fotogrfica ao matiz ou nuance do cinza com que a imagem de um objeto aparece registrada em uma fotografia area pancromtica preto e branco. O critrio da tonalidade pode ser desenvolvido baseado no seguinte: A retina* do globo ocular humano possui clulas sensveis s CORES que so chamadas de cones (Figura 3.1).

Figura 3.1 As clulas sensveis s TONALIDADES so chamadas de bastonetes. Os CONES so sensveis ao VERMELHO, VERDE E AZUL. Os BASTONETES so sensveis s nuances do CINZA. As nuances do cinza nada mais so do que 10 matizes do cinzento (Figura 3.2). So dez tonalidades do cinza, tonalidades essas que podero ser observadas e estudadas nas aerofotos pancromticas preto e branco. Referidas tonalidades vo do BRANCO ao PRETO, sendo as cores branca e preta os extremos da nuance.

Figura 3.2 Pode-se, pois, registrar em uma aerofoto pancromtica preto e branco, essas 10 tonalidades, mediante as quais poder-se- fazer vrias interpretaes no que diz respeito a SOLO, GUA e VEGETAO. Evidentemente que o estudo das tonalidades que se faz em uma aerofoto ir depender de uma srie de fatores que podero afetar em muito na tonalidade fotogrfica. Dentre esses fatores, os principais so:

____________________________________________________________

87

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

FATORES DO TERRENO: esses fatores so: relevo, solo, rocha, tipo e colorao da vegetao, umidade e matria orgnica. A reflexibilidade luminosa do objeto um dos fatores mais importantes neste caso. FATORES DE ORDEM TCNICA: so as caracterstica dos materiais e equipamentos utilizados: tipo de filme, filtro utilizado nas cmeras; tcnicas de exposio e processamento de laboratrio. FATORES CLIMATOLGICOS E METEREOLGICOS: em que ir influir a estao do ano em que as aerofotos foram coletadas, e ngulos de elevao do sol.

3.1.1 FATORES DO TERRENO 3.1.1.1 TONALIDADE NA VEGETAO As diferentes caractersticas das associaes vegetais: densidade, espcie, altura, dimetro e forma da copa das rvores, so registradas nas aerofotos por graduaes de tonalidades. No muito difcil de fazer-se uma separao entre folhosas e conferas, em virtude de as folhosas tomarem uma colorao bem mais clara do que as conferas. Justifica-se a cor clara apresentada pelas pelas folhosas, devido a existncia de uma super reflectncia espectral que as mesmas apresentam, em virtude de seu parnquima lacunoso permitir um maior poder de reflexo dos raios emitidos pelo sol. O mesmo no acontecer com as conferas, pois o seu parnquima palidico absorve mais os raios luminosos solares (Figura 3.3).

Figura 3.3 Na Amaznia devido ainda grande densidade de vegetao natural existente, torna-se muito difcil a um fotointerprete fazer a separao dos inmeros tipos de vegetais aerofotografados. As associaes vegetais, por sua vez, esto tambm condicionadas s condies climticas da regio e ao tipo de aerofoto analisada. So as aerofotos PANCROMTICAS COLOTIDAS E INFRAVERMELHAS COLORIDAS em escalas de 1:800 a 1:5000, as que melhor identificam alguns espcimes arbustivos. PROPRIEDADES ESPECTRAIS DAS PLANTAS SUPERIORES As propriedades espectrais das plantas superiores dependem da: Morfologia das folhas; Estrutura interna das folhas; Composio qumica; Estado fisiolgico; Geometria das plantas (disposio espacial); Etapa de crescimento ou de desenvolvimento na qual encontra prticas culturais;
.

____________________________________________________________

88

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Condies climticas antes e durante o ciclo de vida das plantas.

As folhas absorvem, refletem e transmitem as radiaes incidentes seguindo o padro das clulas pigmentadas que contm solues aquosas. A refletividade das folhas (plantas superiores) atribuda estrutura interna das mesmas. Teoria de WILLSTATE & STOLL (1918): baseia-se na reflexo crtica da r.e.m. nas paredes celulares (reflexo especular) (Figura 3.4):

Figura 3.4. Esquema da teoria de WILLSTATER & STOLL.

Observao: Cutcula: difunde bastante e reflete pouco; Tecido palicdico: contm pigmentos (clorofila) e absorve as radiaes visveis; Mesfilo esponjoso: tm muitos espaos inter-celulares os quais refletem r.e.m. Nele acontecem trocas entre O2 e CO2 (fotossntese e respirao). Teoria de SINCLAIR: a refletividade no IV prximo (0,7 1,3 m) est relacionada com o nmero de espaos de ar existentes entre clulas. A refletividade maior quanto maior o nmero de espaos de ar porque as r.e.m. passam com maior freqncia das partes da folha que tem alto ndice de refrao para aquelas partes que tm baixo ndice de refrao (Figura 3.5).

Figura 3.5. Esquema da teoria de SINCLAIR. A r.e.m. atinge a parede celular e difundida em todas direes na cavidade inter-celular. Exemplo: As folhas de algodo durante o ciclo vital aumenta o nmero de espaos de ar, aumenta a refletividade e diminui a transmisso. A Figura 3.6 mostra a seo transversal de uma folha mostrando possveis trajetrias das radiaes eletromagnticas (GATES, 1970).

____________________________________________________________

89

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 3.6. Seo transversal de uma folha mostrando possveis trajetrias das radiaes eletromagnticas (GATES, 1970). 3.1.1.2 TONALIDADE NO SOLO As modificaes efetuadas pelo homem referem-se s reas de recente arao, escavaes de terra e terraplenagem, cujas tonalidades podero ser observadas em um cinzento no muito carregado, ou quase que totalmente esbranquiada. No caso de a rea trabalhada mostrar-se com um cinzento no muito carregado, significar que as aerofotos foram tomadas logo aps o trmino de remoo superficial da terra. Caso a rea trabalhada mostre-se com uma tonalidade totalmente esbranquiada, significar que as aerofotos foram tomadas muito aps os trabalhos de campo efetuados pelo homem. Justifica-se essa tonalidade totalmente clara, em virtude da total evapotranspirao superficial sofrida pela rea trabalhada (Figura 3.7).

Figura 3.7 Muitos destaques de TONALIDADES levam a analisar fatores do terreno nas aerofotos pancromticas preto e branco. Dentre tais destaques citam-se os de: A) TONALIDADE UNIFORME: mostra geralmente a cor CINZA CLARA, tendendo quase ao BRANCO. Essa nuance do cinza poder indicar os solos arenosos; cascalhos; cursos dgua rasos; estradas; reas de pasto natural, etc. B) TONALIDADE BANDEADA: essa tonalidade apresenta grande tendncia ao setor geolgico, caracteriza-se por partes claras alternadas por partes escuras. Esse bandeamento mostra os seguintes elementos: a- falha; b-diclase; c-fratura. A- falha: a falha geolgica geralmente motivada pelo fator EROSO. Referida eroso provocar a falha ou vale, local esse que costuma receber o acmulo de materiais frteis. O fundo da falha ou vale se caracteriza por uma mancha cinza escura. Lateralmente falha, formar-se-o os morros (Figura 3.8). Caso a rea seja destituda de vegetao de grande porte, o topo (cume) do morro tornar-se- claro, em virtude da lavagem erosiana que vai
____________________________________________________________ .

90

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

sofrendo. Na fotointerpretao, a falha observada estereoscopicamente pela altura existente entre os morros. Sempre uma parte ser mais alta que a outra. Ao dar-se um corte transversal na formao de uma falha, poder-se- observar da seguinte maneira.

Figura 3.8 B- diclase: na diclase, a separao das rochas feita de maneira que a largura do vale formado no bastante largo como o que foi observado na falha, e as alturas dos morros formados sero aproximadamente idnticas. Geralmente na diclase a formao decorrente de rochas eruptivas, em que ao sofrerem o esfriamento foram dotadas de uma contrao, rachando-se ao meio. Posteriormente com a eroso, as rochas formadas modelam-se, havendo a formao, entre as mesmas, de um vale no muito largo (Figura 3.9).

Figura 3.9 C-fratura: a fratura provocada por tectonismo de abalos ssmicos. Esses abalos ssmicos provocaro um vale profundo e estreito, permanecendo os morros formados em alturas aproximadamente idnticas (Figura 3.10).

Figura 3.10 C) TONALIDADE PONTILHADA: so minsculas pontuaes vistas estereoscopicamente nas aerofotos (Figura 3.11). Muitos so os elementos que podero aparecer nas aerofotos dotadas deste tipo de tonalidade. Como exemplo pode-se citar: Cercas divisionrias de estacas e moires; Cercas divisionrias de lotes; Formadas por rvores; Armao de montes de milho, trigo ou outros cereais durante a fase da colheita; termiteiros e murundus formados por insetos, dos quais pode-se citar formigas e cupins.

Evidentemente que para se decifrar esse tipo de tonalidade, necessrio ser que se faa uso de aerofotos, cujo valor da escala seja numericamente pequeno. So, por exemplo, as aerofotos coletadas de 1:3000; 1:5000 e 1:8000.

____________________________________________________________

91

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 3.11 D) TONALIDADE BRANCA NO SOLO: caracteriza o pousio, que significa, em termo espanhol, terra cansada. Muitas vezes esse pousio demonstra um aspecto financeiro em compras de terras, levando-se em considerao que terras cansadas valero menos. Alm do pousio, muitos outros elementos podero dar tonalidade branca no solo, tais como: Neve; Dunas de areia; Recifes de corais; Regio de calcreo, etc.

E) TONALIDADE CINZA ESCURO: Caracteriza a presena de solos midos; solos recentemente lavrados; solos pantanosos; solo trabalhado com matria orgnica; igaraps e rios estreitos (3.12).

Figura 3.12

3.1.2 FATORES DE ORDEM TCNICA Tais fatores so as caractersticas dos materiais e equipamentos utilizados no laboratrio (tipo de filme, revelao, copiagem, etc). O tipo de filme utilizado, bem como a tcnica de traspasse laboratorial do negativo para o positivo, demonstram a tonalidade fotogrfica de uma imagem coletada. Havendo esses fatores de ordem tcnica, poder haver varincia em tonalidade de uma aerofoto para outra aerofoto, sendo que algumas aerofotos mostram-se com uma tonalidade cinza correta, enquanto que outras podero se apresentar com uma tonalidade cinzenta bastante carregada. Isto bastante observado quando se monta o mosaico de uma rea aerofotografada. Muitas vezes em um mosaico, nota-se a diferena imediata no que diz respeito tonalidade de uma ou duas aerofotos. Tais aerofotos podero vir dotadas de uma tonalidade cinzenta carregada, destacando-se das demais aerofotos, ou, tambm, podero estar dotadas de uma tonalidade cinzenta bastante clara, tendendo ao branco. Normalmente essas diferenas de tonalidades, existentes nos positivos de aerofotos, ocorrem durante a passagem laboratorial do negativo para o positivo.

____________________________________________________________

92

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

3.1.3 FATORES CLIMATOLGICOS E METEREOLGICOS A hora de tomada da aerofoto um fator muito importante, pois, dependendo desta, haver uma variao no ngulo de inclinao do Sol e, por conseguinte, nas sombras projetadas pelos objetos aerofotografados. Tanto a hora do dia, como tambm o ms do ano, em determinadas regies podero afetar a tonalidade fotogrfica. Fotografias de uma mesma regio, tomadas em diferentes estaes, podem apresentar contrastes marcantes de tonalidade. A prpria posio relativa do Sol tambm afeta a tonalidade fotogrfica. Esta fator deve ser considerado, pois, devido s condies de tempo na tomada da aerofoto, podem ser registradas tons que no correspondem s caractersticas reais do solo. Como exemplo observa-se que, aps uma chuva, possvel que os materiais sempre registrados por uma tonalidade clara, em condies normais apresentem-se com tons cinza claro ou escuro, devido ao contedo superficial de umidade ainda presente.

3.2 CRITRIO DOS SISTEMAS DE DRENAGEM Este critrio um dos que fornecem maior nmero de informaes via aerofotogramtrica. Evidentemente que o estudo de referido critrio torna-se bastante vlido para os filmes pancromticos preto e branco. A gua est relacionada com a capacidade de campo, e a capacidade de campo nada mais do que o mximo possvel de reteno de gua no solo. Sabe-se que o solo retm o mximo de gua, sendo que o restante escoar por sobre a superfcie. Referido escoamento superficial provocar um fator erosional, fator esse que dir os vrios sistemas de drenagem existentes no solo, e que podero ser observados estereoscopicamente em pares de aerofotos pancromticas preto e branco. Em anlise fotointerpretativa, os sistemas de drenagem so enquadrados em: Bsicos: Modificados.

Os sistemas bsicos indicam caractersticas especiais de unidades litolgicas (estudo de pedras) e estruturais (estudo de morros e montanhas), que no sofreram modificaes durante o seu desenvolvimento. Logo, a drenagem que existia a 1.000.000 de anos em uma determinada regio permanece sem modificaes at os dias atuais. Existem 6 sistemas bsicos de drenagem (Figura 3.13), que so: Arborescente ou dendrtico Retangular Paralelo Parreira ou trelia Radial Anular

3.2.1 ARBORESCENTE OU DENDRTICO Dendrtico deriva do grego dendros, cujo significado rvore. Caracteriza-se por apresentar ramificaes semelhantes aos galhos de uma rvore. E o modelo mais comum nas nossas condies, sendo tpico dos climas tropicais midos. Este modelo de drenagem se forma na presena de rochas que oferecem resistncia uniforme na horizontal. Referido sistema de drenagem poder identificar a presena dos seguintes materiais (Figuras 3.14):

____________________________________________________________

93

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 3.13

Figura 3.14

3.2.2 RETANGULAR Caracteriza-se por apresentar um bom controle em sua drenagem, com muitos ou poucos ngulos de controle dos drenos so de aproximadamente 90 (Figura 3.15). O sistema de drenagem, sendo retangular, poder identificar a presena dos seguintes materiais:

____________________________________________________________

94

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 3.15

3.2.3 PARALELO Referido padro bsico de drenagem caracteriza-se pelo paralelismo existente entre seus afluentes (Figura 3.16). Este tipo de drenagem indicar sistema de falhamento ou diaclasamento; com montanhas distribudas em seqncia. um tipo de drenagem correspondente s rochas metamrficas.

Figura 3.16 3.2.4 PARREIRA OU TRELIA Referido padro de drenagem apresenta o aspecto de uma planta trepadeira (Figura 3.17). Este sistema de drenagem encontra-se em regies muito onduladas, regies essas em que existem muitas falhas geolgicas.

Figura 3.17 3.2.5 RADIAL caracterizado pela disposio com os quais os afluentes se mostram, partindo todos como se fosse de um s ponto central (Figura 3.18). Normalmente este aspecto radial de drenagem indica a presena de cones vulcnicos (rochas gneas); nas quais se nota a presena do granito.

Figura 3.18

____________________________________________________________

95

_________
3.2.6 ANULAR

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Tal padro de drenagem assemelha-se bastante ao padro radial, todavia, os afluentes do um aspecto de contorno, como se fossem anis (Figura 3.18). Geralmente este aspecto anular de drenagem caracteriza a presena de rochas sedimentares.

Figura 3.18

3.3 SISTEMAS MODIFICADOS DE DRENAGEM Para anlise fotointerpretativa, citam-se 4 sistemas modificados de drenagem (Figura 3.19): Subdendrtico Pincer like Sink hole Shalow hole

Figura 3.19 3.3.1 SUBDENDRTICO uma modificao do padro dendrtico, diferenciando-se deste pela diminuio de sua ramificao e um controle mais sinuoso em seu percurso (Figura 3.20). Desenvolve-se sempre em rochas sedimentares de estratos horizontais. So os solos arenosos.

Figura 3.20

____________________________________________________________

96

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

3.3.2 PINCER LIKE (formado por pina) Caracteriza-se por apresentar formatos de pinas em suas cabeceiras. Os afluentes tributrios deste sistema de drenagem apresentam-se no formato de semi-arcos (Figura 3.21).

Figura 3.21 3.3.3 SINK HOLE Tal sistema caracterstico de solos que se apresentam com infiltraes intensas. Neste sistema, existem vrias depresses concntricas em que a gua cai e afunda com grande facilidade (Figura 3.22). So os chamados poos de infiltraes. Geralmente este sistema modificado de drenagem define os solos sedimentares em que nos mesmos existem materiais solveis, como calcrio; gesso e gipsita.

Figura 3.22

3.3.4 SHALOW HOLE (BURACO RASO) Como o prprio nome indica, v-se neste sistema a presena de buracos rasos, pelos quais a gua tambm infiltra-se com facilidade (Figura 3.23). tambm caracterstico de rochas sedimentares, muito embora o principal sistema de drenagem que leva a identificar esse tipo de rocha seja o sistema arborescente ou dendrtico, j especificado nos 6 padres bsicos de drenagem.

Figura 3.23

____________________________________________________________

97

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

3.4 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAO DA REDE DE DRENAGEM SUPERFICIAL Tais fatores so os seguintes: Condies climticas Caractersticas fsicas do solo Tipo e densidade de vegetao

3.4.1 CONDIES CLIMTICAS Onde chove, h drenagem. Dependendo do tipo de solo da regio, a drenagem poder ser grande ou pequena. Evidentemente que a vegetao e a declividade que o solo apresenta influiro grandemente na formao da rede de drenagem na rea.

3.4.2 CARACTERSTICAS FSICAS DO SOLO Tambm so responsveis a formao da drenagem. Partculas consolidadas existentes no solo formaro um tipo de drenagem. Por sua vez, partculas no consolidadas daro um outro tipo de drenagem. Solos dotados de partculas consolidadas (solos argilosos) daro uma drenagem superficial densa (Figura 3.24).

Figura 3.24. Drenagem arborescente ou dentrtica (Solos argilosos) Solos dotados de partculas no consolidadas (solos arenosos) daro uma drenagem superficial suave (Figura 3.25).

Figura 3.25. Drenagem subdendrtica (Solos arenosos). 3.4.3 TIPO E DENSIDADE DE VEGETAO No que tange ao tipo de vegetao, pode-se encontrar 3 drenagens superficiais diferentes. DRENAGEM PARA GRAMNEAS Em virtude de as gramneas absorverem menor quantidade de gua, haver grande rede de drenagem superficial e, por conseguinte, um lenol fretico interno pequeno (Figura 3.26).
____________________________________________________________ .

98

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 3.26 DRENAGEM PARA ARBUSTOS Onde existem arbustos, a rede de drenagem superficial j ser menos intensa (Figura 3.27). Os arbustos, ao contrrio das gramneas, absorvero uma quantidade maior de gua, proporcionando, com isso, um lenol fretico interno um pouco maior.

Figura 3.27

DRENAGEM PARA RVORES Existindo rvores, o poder de absoro da gua ser bem maior, havendo, por conseguinte, pequena rede de drenagem superficial (Figura 3.28). Neste caso, o lenol fretico interno se apresentar com um maior volume dgua e mais prximo superfcie do solo.

Figura 3.28

3.5 ANLISE DE TIPOS DE ROCHAS Pela caracterstica da drenagem superficial existente em uma regio, poder-se- analisar tipos de rochas que formam respectiva regio. Cada tipo de rocha apresenta-se com uma tendncia especial formao de uma rede de drenagem. Assim que: Para rochas GNEAS a drenagem ser RADIAL (Figura 3.29).

Figura 3.29

____________________________________________________________

99

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Para rochas SEDIMENTARES a drenagem ser ARBORESCENTE ou DENTRTICA (Figura 3.30).

Figura 3.30 Para rochas METAMRFICAS a drenagem ser PARALELA (Figura 3.31).

Figura 3.31 A prpria composio mineral da rocha proporcionar a apresentao de um tipo de drenagem superficial. Rochas duras possibilitam uma drenagem superficial mnima, ou mesmo inexistente. o caso das rochas gneas. Para referido tipo de rocha, pode-se verificar a formao de um sistema de drenagem radial. Para os materiais aluviais a drenagem j se apresentar com maior intensidade e tomar um novo aspecto. o que se pode observar nos solos argilosos e solos areno argilosos, em que a drenagem apresenta-se como sendo arborescente ou dendrtica.

2.5.1 PRINCIPAIS CARACTERSTICAS QUE LEVAM A IDENTIFICAR OS 3 TIPOS DE ROCHAS: GNEA, SEDIMENTAR E METAMRFICA. 2.5.1.1 ROCHAS GNEAS DRENAGEM: Radial e Pincer like

Radial
Figura 3.32

Pincer like

RELEVO: 2 (dois) declives distintos (Figura 3.33). Ao observar-se estereoscopicamente as aerofotos, ver-se- montanhas ou morros de vrios portes e irregularmente distribudos.

Figura 3.33 VEGETAO: Poder haver uma vegetao uniforme ou uma vegetao de pequeno porte (Figura 3.34). Se estiver-se observando estereoscopicamente a vegetao em solos derivados de rochas gneas e, notar-se uma queda brusca em altura e densidade das rvores existentes
____________________________________________________________ .

100

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

em determinadas reas do terreno, poder-se- fazer uma anlise de que para essas reas, poder existir a presena do granito.

Figura 3.34

2.5.1.2 ROCHAS SEDIMENTARES DRENAGEM: Dendrtica (Figura 3.35); sub-dendrtica; parreira; anular; retangular; sink hole e shalow hole.

Figura 3.35 RELEVO: Os relevos em solos sedimentares apresentam-se em formatos de estratos; terraos; dunas e cones aluviais (Figura 3.35). Quando o relevo apresenta-se em formato de estratos, estes podero ser observados em formados ondulados ou plano horizontais. o que se pode observar nos desenhos abaixo tracejados.

Estrato ONDULADO

Estrato PLANO-HORIZONTAIS Figura 3.35

VEGETAO: Em solos sedimentares, poder existir vegetao de grande, mdio e pequeno porte. So vegetaes normalmente densas nos argilitos, em regies semi-ridas e tambm densas, nos arenitos, em regies temperadas e tropicais.

2.5.1.3 ROCHAS METAMRFICAS DRENAGEM: Paralela e retangular (Figura 3.36)

PARALELA
Figura 3.36

RETANGULAR

____________________________________________________________

101

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

RELEVO: Existe certa regularidade e seqncia em sua distribuio (Figura 3.37). As rochas formadas apresentam se em cadeia e bastante ponteagudas. No respectivo relevo, ao fazerse a juno das falhas nele existentes, elas se mostraro em formatos de ngulos quase que aproximadamente retos.

Figura 3.37 VEGETAO: Poder existir uma vegetao uniforme, com rvores de mdio ou pequeno porte.

ESTUDO DE CASOS a) Espiges: os espiges (pontas de cristas/cumeadas de morros) normalmente tm formas topogrficas convexas (Figura 3.38). Excees relacionam-se a regies com eroso glacial ou com veios ou camadas muito resistentes a eroso e com mergulhos fortes, originando cristas pontiagudas.

Figura 3.38. Representao esquemtica de um espigo. Vales em "V": a Figura 3.39 mostra um esquema representativo desta formao de relevo.

b) ]

Figura 3.39. Representao esquemtica de vales em V. c) Vales abertos e em "U": a Figura 3.40 mostra um esquema representativo desta formao de relevo.

____________________________________________________________

102

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 3.40. Representao esquemtica de vales abertos em U. d) Selas: a Figura 3.41 mostra um esquema representativo desta formao de relevo.

Figura 3.41. Representao esquemtica de selas. Morros redondos: a Figura 3.42 mostra um esquema representativo desta formao de relevo.

e)

Figura 3.42. Representao esquemtica de morros redondos.

EXERCCIO PRTICO 8: PERFIL TOPOGRFICO Para estabelecermos um perfil topogrfico traamos sobre uma carta ou mapa um segmento de reta, na direo desejada, que ser denominada linha de corte. (Segmento AB da Figura 3.43). Em segundo lugar estabelecemos as escalas horizontal e vertical. A escala horizontal poder ser a mesma da carta e a vertical ser estabelecida a partir de um critrio do observador, segundo a movimentao do relevo e o fim a que se destina o perfil. Para uma boa representao do perfil, pode-se adotar para a escala vertical um nmero 5 a 10 vezes maior que a escala horizontal (Ex: se H = 50.000 e V = 10.000, o exagero vertical ser igual a 5).
____________________________________________________________ .

103

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Estabelecida a linha de corte poderemos utilizar dois processos iniciais para lanar os pontos cotados que devero constar do perfil, medidas acumuladas e fita de papel. No primeiro tomamos as medidas das posies dos pontos cotados atravs de uma rgua, que dever ter sua origem zero colocada em uma das extremidades da linha de corte. A partir da tomamos as medidas acumuladas dos pontos correspondentes cota lida na carta. Este procedimento muito utilizado pois permite efetuar eventuais medidas de modificaes na escala horizontal com relativa facilidade (Figura 3.44). O outro processo de determinao utiliza uma fita de papel (colocada tangenciando a linha de corte) na qual marcamos todos os pontos onde a linha referida secciona as curvas de nvel, a hidrografia, rodovias, ferrovias, cidades, etc., sem deixar de anotar as cotas correspondentes (Figura 3.44). Utilizados quaisquer desses processos, traamos em seguida dois segmentos de reta: um horizontal com a mesma medida da linha de corte e outro vertical, perpendicular primeira linha traada, onde ser lanada a escala vertical. Com as medidas acumuladas ou a fita de papel com as cotas marcadas, transferimos para o segmento horizontal as distncias (Figura 3.45). Os pontos cotados que indicam as alturas sero marcados na linha vertical segundo uma escala previamente escolhida. Completada a operao unem-se todos os pontos cujas alturas foram determinadas atravs de um trao contnuo, formando uma linha curva polida (desenhada). Teremos assim o traado de um perfil topogrfico.

EXERCCIO PRTICO 9: PERFIL TOPOGRFICO PARA A BACIA HIDOGRFICA DO RIO TURVO SUJO, VIOSA, MG

____________________________________________________________

104

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

PRTICA 2: 2 Gerando o modelo numrico do terreno (MNT) para o quadrante qual a Bacia Hidrogrfica do Rio Turvo Sujo insere-se.
Abra o ArcMap e siga os passos a seguir, utilizando os arquivos disponibilizados pelo professor. 1. Clique no boto Add Data da barra de ferramentas Standard e adicione o shapefile curvasnivel_brts localizado no diretrio ProjetoBRTS (C:\ ProjetoBRTS) e clique sobre o boto Add.

2. Na tabela de contedos, clique com o boto direito do mouse sobre a layer curvasnivel_brts e, na janela de menu rpido, clique sobre a opo Open Attribute Table. Na tabela que se abrir, observe que o campo que contm a cotas altimtricas que desejamos interpolar para gerar o MNT chama-se ELEVATION. Ento, feche a tabela.

____________________________________________________________

105

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

3. Se o ArcMap no apresenta as barras de ferramentas Spatial Analyst e 3D Analyst, clique sobre o menu View, aponte para Toolbar e clique sobre estas barras de ferramentas para disponibiliza-las no ArcMap.

4. Clique sobre o menu 3D Analyst, aponte para Create/Modify TIN e clique sobre a opo Create TIN From Features.

5. Na janela Create TIN From Features, marque a layer curvasnivel_brts e no dropdow da opo Height Source (Origem da altitude), escolha o campo ELEVATION. No dropdown da opo Triangulate as escolha a opo mass point (pontuao em massa). Na caixa de entrada Output TIN, digite o nome mnt_tin dentro do diretrio de trabalho (C:\ProjetoBRTS\mnt_tin). Ento, clique sobre o boto OK.

Aps o processamento, voc dever visualizar o modelo numrico do terreno (MNT) para o quadrante qual a Bacia Hidrogrfica do Rio Turvo Sujo insere-se. Observa-se na legenda que a menor cota altimtrica 440 m e a maior 1000 m.

____________________________________________________________

106

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

OBS: Utilize a ferramenta Identify e clique em pontos alternados sobre o MNT e observe que qualquer ponto do mapa agora representado por uma cota altimtrica. Agora voc ir calcular o perfil topogrfico seguindo as seguintes etapas: 6. Na barra de ferramenta 3D Analyst, clique sobre a ferramenta Interpolate Line e, posteriormente, clique com o boto esquerdo do mouse sobre a parte de baixo da rea de estudo e arraste o mouse at a parte superior da rea e, ento, d um clique duplo para terminar a linha. 7. Na barra de ferramenta 3D Analyst, clique sobre a ferramenta Create Profile Graph Ento, observe o perfil topogrfico gerado. .

8. Clique com o boto direito do mouse sobre a barra de ttulo da janela Profile Graph Title e, na janela de menu rpido, clique sobre a opo Show on Layout. Logo, o perfil topogrfico ser exibido na pgina de layout.

____________________________________________________________

107

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

9. Feche a janela Profile Graph Title. 10. Feche a barra de ferramentas 3D Analyst.

9 10

Aps os conhecimentos adquiridos, prepare o layout final do mapa.

2.6. ANLISE E INTERPRETAO DA HIDROGRAFIA

2.6.1. INTRODUO O ciclo hidrolgico, se considerado de maneira global, pode ser visto como um sistema hidrolgico fechado, uma vez que a quantidade total da gua existente em nosso planeta constante. Entretanto, comum o estudo, pelos hidrlogos, de subsistemas abertos. A bacia hidrogrfica destaca-se como regio de efetiva importncia prtica devido a simplicidade de que oferece na aplicao do balano hdrico.

2.6.2. A BACIA HIDROGRFICA Segundo VIESSMAN, HARBAUGH e KNAPP (1972), bacia hidrogrfica uma rea definida topograficamente, drenada por um curso d gua ou um sistema conectado de cursos d gua, dispondo de uma simples sada para que toda vazo efluente seja descarregada.

2.6.2.1. DIVISORES DE GUA O primeiro passo a ser seguido na caracterizao de uma bacia , exatamente, a delimitao de seu contorno, ou seja, a linha de separao que divide as precipitaes em bacias vizinhas, encaminhando o escoamento superficial para um ou outro sistema fluvial. So 3 os divisores de uma bacia (Figura 3.46): Geolgico Fretico Topogrfico

____________________________________________________________

108

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Dadas as dificuldades de se efetivar o traado limitante com base nas formaes rochosas (os estratos no seguem um comportamento sistemtico e a gua precipitada pode escoar antes de infiltrar) e no nvel fretico (devido as alteraes ao longo das estaes do ano), o que se faz na prtica limitar a bacia a partir de curvas de nvel, tomando pontos de cotas mais elevadas para comporem a linha da diviso topogrfica.

Figura 3.46. Esquema de uma bacia hidrogrfica com o seu divisor topogrfico e fretico.

2.6.2.2. CARACTERSTICAS FSICAS DE UMA BACIA As caractersticas fsicas de uma bacia compem importante grupo de fatores que influem no escoamento superficial. A seguir, faremos, de forma sucinta, uma abordagem de efeitos relacionados a cada um deles, tendo como exemplo os dados da Bacia do Rio Turvo Sujo, pertencente bacia hidrogrfica do Rio Doce, compreendida entre as coordenadas geogrficas 42o40 e 43o00 de longitude Oeste e 20o39 e 20o55 de latitude Sul, abrangendo parte dos municpios de Viosa, Cajuri, Coimbra, Teixeiras e Guaraciaba, no Estado de Minas Gerais (Figura 3.47 e 3.48). Esta bacia foi utilizada pelo professor Alexandre Rosa dos Santos para a realizao de sua tese de Doutorado (Caracterizao morfolgica, hidrolgica e ambiental da bacia hidrogrfica do Rio Turvo Sujo, micro-regio de Viosa, MG).

2.6.2.2.1. REA DE DRENAGEM A rea de uma bacia a rea plana inclusa entre seus divisores topogrficos. obtida com a utilizao de um planmetro ou por meio de um SIG. A bacia do Rio Turvo Sujo tem uma rea de 406.437 Km2 .

2.6.2.2.2 FORMA DA BACIA Aps ter seu contorno definido, a bacia hidrogrfica apresenta um formato. evidente que este formato tem uma influncia sobre o escoamento global; este efeito pode ser mais bem demonstrado atravs da apresentao de 3 bacias de formatos diferentes, porm de mesma rea e sujeitas a uma precipitao de mesma intensidade (Figura 3.49) . Dividindo-as em segmentos concntricos, dentro dos quais todos os pontos se encontram a uma mesma distncia do ponto de controle, a bacia de formato A levar 10 unidades de tempo (digamos horas) para que todos os pontos da bacia tenham contribudo para a descarga (tempo de concentrao). A bacia de formato B precisar de 5 horas e a C, de 8,5 horas. Assim a gua ser fornecida ao rio principal mais rapidamente na bacia B, depois em C e A, nesta ordem. Exprimir satisfatoriamente a forma de uma bacia hidrogrfica por meio de ndice numrico no tarefa fcil. Apesar disto Gravelius props dois ndices:

____________________________________________________________

109

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

RIO TURVO SUJO

Figura 3.47. Localizao da bacia hidrogrfica do rio Turvo Sujo.

____________________________________________________________

110

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 3.48. Bacia hidrogrfica do Rio Turvo Sujo, micro-regio de Viosa, MG.

Figura 3.49. O efeito da forma da bacia hidrogrfica (Fonte: WILSON, 19569).

A. COEFICIENTE DE COMPACIDADE (KC) a relao entre os permetros da bacia e de um crculo de rea igual a da bacia:

Kc =

P 2r

eq.1

com,

____________________________________________________________

111

_________
r 2 = A

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao


A

r=

eq. 2

Substituindo eq.2 na eq. 1, temos:

Kc =

P A 2

Kc = 0,28

P A

eq. 3

Em que, P = Permetro (medido com o curvmetro ou um SIG e expresso em Km); A = rea da bacia (medida com o planmetro ou um SIG, expressa em Km2 ). Um coeficiente mnimo igual a 1 corresponderia bacia circular; portanto, inexistindo outros fatores, quanto maior o Kc menos propensa enchente a bacia. A bacia hidrogrfica do Rio Turvo Sujo apresenta os seguintes dados: A = 406,437 Km2 P = 140,930 Km2 Assim,

Kc = 0,28

P A

= 0,28

140,930 406,437

= 1,957

Concluiu-se, ento que esta bacia no susceptvel a enchentes.

B. FATOR DE FORMA (KF) a relao entre a largura mdia da bacia ( L ) e o comprimento axial do curso d gua (L). O comprimento L medido seguindo-se o curso d gua mais longo desde a cabeceira mais distante da bacia at a desembocadura. A largura mdia obtida pela diviso da rea da bacia pelo comprimento da bacia.

Kf =

L A , mas L = L L

eq. 4

Ento,

Kf =

A L2

eq. 5

Este ndice tambm indica a maior ou menor tendncia para enchentes de uma bacia. Uma bacia com Kf baixo, ou seja, com o L grande, ter menor propenso a enchentes que outra com mesma rea, mas Kf maior. Isto se deve a fato de que, numa bacia estreita e longa (Kf baixo), haver menor possibilidade de ocorrncia de chuvas intensas cobrindo simultaneamente toda a sua extenso. A bacia hidrogrfica do Rio Turvo Sujo apresenta os seguintes dados: A = 406,437 Km2 L = 145,857 Km
____________________________________________________________ .

112

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Assim,

Kf =

A L
2

406,437 145,857 2

= 0,019

Concluiu-se, ento que esta bacia no susceptvel a enchentes.

C. O SISTEMA DE DRENAGEM O sistema de drenagem de uma bacia constitudo pelo rio principal e seus efluentes; o padro de seu sistema de drenagem tem um efeito marcante na taxa do runoff. Uma bacia bem drenada tem menor tempo de concentrao, ou seja, o escoamento superficial concentrase mais rapidamente e os picos de enchente so altos. A Figura 3.50 os tipos de densidade de drenagem.

a. Esparsa.

b. Mdia.
Figura 3.50. Densidade de drenagem.

c. Densa.

Existe uma grande variedade de padro de drenagem, ocasionando assim uma grande confuso para sua classificao. Pode-se dividir os padres de drenagem em trs grupos diferentes (Figura 3.51): a) terrenos aluviais; b) zonas de eroso, onde se observa pouco ou nada da influncia estrutural sobre a rede de drenagem; c) zonas de eroso, onde a influncia estrutural evidente.

Figura 3.51. Os principais padres de drenagem.


____________________________________________________________ .

113

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

As caractersticas de uma rede de drenagem podem ser razoavelmente descritos pela ordem dos cursos d gua, densidade de drenagem, extenso mdia do escoamento superficial e sinuosidade do curso d gua.

D. ORDEM DOS CURSOS D GUA A ordem dos rios uma classificao que reflete o grau de ramificao dentro de uma bacia. Existe dois critrios para se determinar a ordem dos cursos dgua: a) Classificao proposta por HORTON (1945): nesta classificao os canais de primeira ordem no possuem tributrios, os canais de segunda ordem tm afluentes de primeira ordem, os canais de terceira ordem recebem afluentes de canais de segunda e podem receber diretamente canais de primeira ordem e assim por diante. Nesta classificao, a maior ordem atribuda ao rio principal, valendo esta designao em todo o seu comprimento, desde o exutrio da bacia at sua nascente (Figura 3.52).

Figura 3.52. Classificao hierrquica da rede de drenagem de acordo com o critrio de HORTON (1945). b) Classificao proposta por HORTON e modificado por Strahler: designam-se todos os afluentes que no se ramificam (podendo desembocar no rio principal ou em seus ramos) como sendo de primeira ordem. Os cursos d gua que somente recebem afluentes que no se subdividem so de segunda ordem. Os de terceira ordem so formados pela reunio de dois cursos d gua de segunda ordem, e assim por diante (Figura 3.53). A Figura 3.54 apresenta o mapa de hidrografia (classificao de HORTON, 1945) da bacia hidrogrfica do rio Turvo Sujo. Observa-se que o rio principal (ordem 6) aparece em destaque, sendo que seu movimento se d da direo Sudeste para Noroeste da bacia. A ordem do rio principal mostra a extenso da ramificao da bacia.

Figura 3.53. Classificao proposta por Strahler.

____________________________________________________________

114

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 3.54. Hidrografia da bacia hidrogrfica do rio Turvo Sujo, micro-regio de Viosa, MG.

E. DENSIDADE DE DRENAGEM (DD) A densidade de drenagem (Dd) o ndice que indica o grau de desenvolvimento do sistema de drenagem, ou seja, fornece uma indicao da eficincia da drenagem da bacia. A densidade de drenagem definida pela relao entre o somatrio dos comprimentos de todos os canais da rede e a rea da bacia. Segundo VILLELA & MATTOS (1975), este ndice varia de 0,5 km/km2 para bacias com drenagem pobre a 3,5 ou mais para bacias bem drenadas. Este ndice pode ser determinado utilizando-se da seguinte equao:

L Dd = t A
Em que, Lt = somatrio dos comprimentos de todos os canais da rede (Km). Para a bacia hidrogrfica do Rio Turvo Sujo, temos os seguintes dados: Lt = 1883,336 Km; A = 406,437 Km2. Ento,

eq. 6

L 1883,336 Dd = t = = 4,634 Km/Km2 A 406,437


Conclui-se que a bacia hidrogrfica do Rio Turvo Sujo apresenta uma boa densidade de drenagem.

F. CURVA HIPSOMTRICA DE UMA BACIA HIDROGRFICA Representa o estudo da variao da elevao dos vrios terrenos da bacia com referncia ao nvel do mar. Esta curva traada lanando-se em sistema cartesiano a cota versus o
____________________________________________________________ .

115

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

percentual da rea de drenagem com cota superior; para isto deve-se fazer a leitura planimtrica parceladamente. Os dados sero dispostos em um quadro de distribuio de freqncia. O Quadro 1 mostra os resultados dos clculos necessrios para a gerao da curva hipsomtrica da bacia hidrogrfica do Rio Turvo Sujo mostrada na Figura 3.55.

3.0. Exerccios prticos do captulo 3

EXERCCIO 1 Calcule o coeficiente de compacidade de uma bacia que apresenta rea de 300 km2 e permetro de 125 Km. De acordo com o resultado a bacia susceptvel ou no ocorrncia de enchentes. Explique.

Quadro 1. Curva hipsomtrica da bacia hidrogrfica. 1 COTAS 939 920 919 900 899 880 879 860 859 840 839 820 819 800 799 780 779 760 759 740 739 720 719 700 699 680 679 660 659 640 TOTAL 2 Ponto mdio (m) 930 910 890 870 850 830 810 790 770 750 730 710 690 670 650 3 rea (km2) 0,076 0,084 1,195 2,197 2,458 9,288 7,484 42,717 52,941 39,979 85,623 33,782 67,465 40,808 20,340 406,437 4 rea acumulada (km2) 0,076 0,160 1,355 3,552 6,010 15,298 22,782 65,499 118,440 158,419 244,042 277,824 345,289 386,097 406,437 5 % 0,019 0,021 0,294 0,541 0,605 2,285 1,841 10,510 13,026 9,836 21,067 8,312 16,599 10,040 5,004 6 % acumulada 0,019 0,040 0,334 0,874 1,479 3,764 5,606 16,116 29,141 38,978 60,045 68,356 84,955 94,996 100,000 7 Coluna 2 X Coluna 3 70,680 76,440 1063,550 1911,390 2089,300 7709,040 6062,040 33746,430 40764,570 29984,250 62504,790 23985,220 46550,850 27341,360 13221,000 297080,910

Altitude mdia =

297080,910 = 730,940 m 406.437

____________________________________________________________

116

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

940 920 900 880 860 840 820 800 780 760 740 720 700 680 660 640 0 10 20 30

Cotas (m)

Altitude mxima = Altitude mnima = Altitude mdia = Altitude mediana =

940 m 660 m 730,940 m 728 m

40

50

60

70

80

90

100

Porcentagem acumulada (%)


Figura 3.55. Curva hipsomtrica da bacia hidrogrfica.

EXERCCIO 2

Uma bacia hidrogrfica apresenta rea de 250 Km2 e comprimento do rio principal de 95 Km. Para estas condies, calcule o valor do coeficiente de forma desta bacia. De acordo com o resultado, a bacia susceptvel ou no ocorrncia de enchentes. Explique.

EXERCCIO 3

Classifique os cursos dgua abaixo de acordo com a hierarquia fluvial proposta por Strahler.

____________________________________________________________

117

_________
EXERCCIO 4

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Uma bacia hidrogrfica apresenta rea de 280 Km2 e comprimento total dos cursos dgua de 1300 Km. Para estas condies, calcule a densidade de drenagem desta bacia. De acordo com o resultado, a bacia susceptvel ou no ocorrncia de enchentes. Explique.

EXERCCIO PRTICO 10: PRODUO DE MOSAICO DIGITAL SEMI-CONTROLADO A PARTIR DE AEROFOTOS NO-CONVENCIONAIS PARA PLANEJAMENTO RURAL E URBANO Joanito A. Oliveira (1); Joo Luiz Lani (2); Elpdio Incio F. Filho (3); Srvulo B. de Rezende(2). (1) UFV/DEC. Curso de Eng. de Agrimensura, joanito@solos.ufv.br; (2) DPS/UFV, Viosa- MG, 36.570-000, Brasil, lani@solos.ufv.br (3) DPS/UFV, Viosa- MG, 36.570-000, Brasil, lpidio@solos.ufv.br Palavras chave: Mosaico semi-controlado, aerofotos no-convencionais, planejamento, Uso da terra

H relatos de que a aerofotogrametria j era realizada desde o sculo XIX, recebendo um grande impulso com a ocorrncia das Primeira e Segunda Guerras Mundiais, onde o reconhecimento areo era fundamental no planejamento das aes militares. A fim de melhorar a preciso do aerolevantamento, desenvolveram-se tecnologias fotogrficas para evitar a ocorrncia de deformaes nas imagens, tais como: tica com correo de esfericidade, plataforma giroscpica estabilizada, cmara de vcuo, registro das informaes de vo no prprio negativo e outras. As mquinas fotogrficas de pequeno formato tiveram uma grande evoluo nestes ltimos anos, passando a contar com ticas dotadas de correo de deformao de esfericidade (USM) e o surgimento de filmes de gro pequeno e de grande sensibilidade. As informaes geogrficas, obtidas pelas diferentes formas de mapeamento, do base realizao de anlises espaciais que se destinam compreenso e descrio da organizao e da gesto do territrio nacional (IBGE, 1996). Este trabalho tem como objetivo a obteno de um mosaico semi-controlado digital, utilizando fotografias areas no-convencionais de baixo custo, no intuito de auxiliar mais diversas atividades de planejamento, caracterizao, monitoramento e obteno de informaes sobre a paisagem . Como o recurso financeiro sempre escasso, torna-se pouco provvel para pequenas prefeituras almejarem um planejamento adequado para o desenvolvimento do municpio, em muitos casos, simplesmente, por desconhecerem seu prprio territrio. Assim, o mosaico poder ser um elemento eficaz e econmico ao desenvolvimento municipal e at regional. Nos ltimos anos tem-se tornado popular a obteno de fotografias areas de pequeno formato (FAPEF) para aplicaes relacionadas com meio ambiente, engenharia e planejamento DISPERATI (1991). Ele afirma que tais fotografias so utilizadas, analisadas e interpretadas para o trabalho de compilao de mapas topogrficos e, ou, temtico. A aplicao da FAPEF tem sido mais intensa no mapeamento temtico, em diversos assuntos relacionados geologia, uso dos solos urbano e rural, florestas, geografia, arqueologia e estudo de regies costeiras, etc. Todavia, j existem estudos procurando avaliar a potencialidade das FAPEF para mapeamento topogrfico, como meio de obteno de dados para sistemas de informaes geogrficas e produo de modelos digitais de terreno. A rea escolhida para executar o trabalho foi no municpio de Viosa, especificamente, no Campus da Universidade Federal de Viosa. Utilizou-se fotografias do levantamento areo, executado pelo NEPUT (Ncleo de Estudos de Planejamento e Uso da Terra), da Universidade Federal de Viosa em 1999. As fotografias em cores, escala 1: 10.000, foram obtidas a partir de uma cmara Hasselblad (modelo 553 ELX

____________________________________________________________

118

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

grande angular, abertura angular de 75 45, com uma lente de 50 mm de distncia focal e filme de 70 mm). A cmara foi acoplada fuselagem de um avio, modelo CESSNA 182Skylane. No auxilio da navegao foi utilizado o GPSMAP 190, GARMIN e para aquisio dos pontos de controle utilizou-se GPS, GARMIN III. Separou-se trs linhas de vo com oito fotos cada uma, que foram escaneadas com resoluo de 300 dpi. Para confeco do mosaico, utilizou-se o software PanaVue Visual Stitcher Version 2.0. A correo geomtrica do mosaico foi executada no software ArcInfo 8.1 e para a montagem do layout utilizou-se software ArcView 3.1.Para efetuar todo o trabalho foi utilizado um computador Pentium II 400 MHZ, com 12 GB de winchester e 256 MB de memria RAM. Foram efetuados sobrevos no municpio para a obteno das fotos com negativo colorido na escala de 1:40.000, que foram ampliadas e reproduzidas em papel na escala 1:10.000. No auxilio da navegao foi utilizado o GPSMAP 190, GARMIN. Aps a fase de campo, selecionou-se duas linhas de vo, 1 e 2, que cobrem parte da Universidade Federal de Viosa - MG. Os nmeros de fotos que compem cada linha de vo so os seguintes: linha 1 (nove), linha 2 (nove). No total, foram utilizadas 10 fotografias em cores, que se encontram na forma de copies (fotografia revelada atravs do contato entre o papel fotogrfico e o negativo, menores distores na revelao), com tamanho de 8,0 x 8,3 cm. Escaniou-se os copies num scanner Hp ScanJet 4C, com 300 dpi de resoluo, gerando arquivos com 1,7 MB de tamanho. As imagens foram trabalhadas no Adobe Photoshop, cortando-as lateralmente um cm, com o objetivo de diminuir a sobreposio, visto que o excesso de sobreposio prejudica elaborao do mosaico. Posteriormente, as imagens foram abertas no Visual Stitcher, que permite a confeco de mosaicos a partir de um conjunto de fotografias (Figura 1). Neste processo, as fotografias foram abertas em pares, uma ao lado da outra. O operador seleciona e marca dois pontos coincidentes entre as duas fotografias. Marcados os pontos coincidentes, o programa efetua a sobreposio das fotos e este processo normalmente deve ser repetido at que se encontre uma sobreposio de maior coerncia. Deste modo, iniciou-se a montagem das linhas de vo.

Figura 1.Esquema que permite a confeco de mosaicos a partir de um conjunto de fotografias Fez-se necessrio a unio das fotografias em blocos menores e depois agregou-se uns com os outros, at formar o mosaico final. Esses agregados foram esquematizados da seguinte maneira: Na linha de vo 1 utilizou-se fotografias no intervalo da segunda at a quinta, sendo que na linha de vo 2 o intervalo foi de primeira at a sexta fotografia (Figura 2). Com elas montadas, o prximo passo foi sobrep-las, sendo um processo demorado, devido algumas variaes de altitude da aeronave, podendo, possivelmente, encontrar certa diferena de escala nas fotos.
____________________________________________________________ .

119

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 2. Fotografias utilizadas na confeco do mosaico. O processo de correo geomtrica do mosaico iniciou-se com aquisio de 25 (vinte e cinco) pontos de controle, utilizando o mtodo de receptores Garmin 100 SRVYII (GPS diferencial). Aps essa fase, utilizou o software ARC INFO 8.1 (ESRI) para o georeferrenciamento. Dos 25 pontos de controle, 13 foram eliminados, pois acarretavam em erros elevados, provavelmente devido ao baixo sinal do satlite. Aps esta etapa, obteve-se o mosaico semi-controlado que serviu como uma base cartogrfica para confeccionar os diversos mapas digitais e impressos tais como: uso atual, solos, cobertura vegetal, reas de instabilidade, rede de drenagem, localizao de aterros sanitrios que sero teis no planejamento do municpio. Devido a algumas distores de cores e tonalidades, o mosaico foi processado no software Adobe Photoshop para fazer as reparaes. Com as ltimas reparaes efetuadas, foi utilizado o Arc View3.2 (ESRI) para fazer a montagem do layout (Figura 3). Quanto aos custos do trabalho de montagem do mosaico digital semi-controlado, utilizando fotos areas no-convencionais, pode-se dizer que varia de acordo com o tamanho da rea a ser sobrevoada. Este custo no cresce proporcionalmente com a medida da rea, pois existe um valor fixo de gastos, como, por exemplo, o deslocamento do avio at a rea que ser fotografada. Com o uso de fotografias em cores, o trabalho do fotointrprete facilitado, j que se conta com o critrio adicional da cor. Quanto ao filme, o tipo utilizado o reversvel, apresentando-se sensvel a todas as cores do espectro, reproduzindo quase que fielmente as cores vistas pelo olho humano. O filme reversvel, dependendo do processamento, pode produzir transparncias ou cpias e sua sensibilidade em relao ao espectro eletromagntico est entre 0,4 e 0,7m. A inovao do projeto foi a utilizao do software PanaVue Visual Stitcher Version 2.0, que apesar de no ter sido desenvolvido para trabalhar especificamente com fotografias areas, mostrou-se eficiente para tal, j que na maior parte do mosaico no se identifica a linha de unio das fotografias Sem uma base cartogrfica confivel torna-se invivel a aplicao da fotografia rea de pequeno formato em meio digital, a menos que sejam materializados e devidamente sinalizados pontos de controles, bem como a obteno de suas coordenadas.

____________________________________________________________

120

_________

___Captulo 2 Noes Tericas e Prticas de Fotointerpretao

Figura 3. Layout do mosaico utilizando Arcview 3.2


Referncias DISPERATI, A.A. Obteno e uso de fotografias areas de pequeno formato. Curitiba: UFPR/FUPEF, 1991. 290p. GARCIA, Gilberto Jos. Sensoriamento remoto: princpios e interpretao de imagens. So Paulo. Ed . Nobel. 1982. 334p IBGE. A DGC no contexto do IBGE plano de trabalho 1996. Rio de Janeiro: IBGE, 1996. 12p. IBGE. A DGC no contexto do IBGE plano de trabalho 1996. Rio de Janeiro: IBGE, 1996. 12p. REZENDE, S.B. de Levantamento de solo e uso atual, eroso e cobertura vegetal de trs microbacias, no vale do rio Turvo Sujo com a utilizao de aerofotos no-convencionais. Viosa, MG: UFV, 1986. 13p.

____________________________________________________________

121

También podría gustarte