Está en la página 1de 25

Escola de Administrao Fazendria

CONCURSO PBLICO BANCO CENTRAL DO BRASIL - 2002

Procurador
Nome:

a.3
INSTRUES

Gabarito 1
N Inscrio:
o

1 - Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2 - Verifique se o NMERO do GABARITO, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses NMEROS devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova cujo nmero do gabarito seja igual ao constante do seu CARTO DE RESPOSTAS. 3 - O CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo e deve ser assinado no seu verso. 4 - DURAO DA PROVA: 5h, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 5 - Neste caderno, as questes esto numeradas de 01 a 100, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opes (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e. 6 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 7 - No amasse nem dobre o CARTO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 8 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. 9 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois qualquer reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso no ser aceita depois de iniciada a prova. 10 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 11 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.8 do edital. 12 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 13 - Este caderno de prova est assim constitudo: Disciplinas Direito Constitucional Direito Administrativo Direito Civil Direito Processual Civil Direito Comercial Direito Internacional Pblico e Privado Direito Penal Direito Processual Penal Questes 01 a 15 16 a 30 31 a 45 46 a 60 61 a 75 76 a 80 81 a 90 91 a 100 Peso

1,5

Boa Prova

DIREITO CONSTITUCIONAL 01- Suponha que esteja em vias de ser objeto de deliberao na Cmara dos Deputados uma proposta de emenda Constituio, apresentada pelo Presidente da Repblica, que aparenta ferir uma clusula ptrea. vista disso, assinale a opo correta. a) Essa proposta pode ser declarada inconstitucional numa ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. b) Essa proposta pode ser objeto de ao declaratria de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, ajuizada pelo prprio Presidente da Repblica. c) A proposta, enquanto no for aprovada e no se transformar em ato normativo existente e eficaz, no pode ser objeto de controle pelo Judicirio. d) Essa proposta pode ser declarada inconstitucional num mandado de segurana preventivo ajuizado perante qualquer instncia do Judicirio, por qualquer pessoa que teme os efeitos da emenda sobre seus direitos. e) Essa proposta pode ser declarada inconstitucional num mandado de segurana impetrado, perante o Supremo Tribunal Federal, por Deputado Federal. 02- Uma Constituio Estadual estabeleceu que (1) a Assemblia Legislativa julgar as prprias contas e as dos Poderes Executivo e Judicirio. (2) os servidores de empresas pblicas estaduais, que tenham obtido seus empregos por meio de concurso pblico, e que nele estejam investidos, sem incorrerem em falta disciplinar, h pelo menos 3 anos, so considerados estveis para todos os efeitos legais. (3) o Governador, durante o seu mandato, somente poder ser processado por crimes a ele atribudos mediante licena da Assemblia Legislativa. (4) o Tribunal de Justia tem competncia para processar e julgar ao declaratria de constitucionalidade. (5) o Tribunal de Contas do Estado pode anular contratos administrativos celebrados pela Administrao Pblica estadual, desde que a deciso seja precedida de oportunidade de ampla defesa aos eventuais afetados pela medida.
Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

Quanto conformidade com a Constituio Federal dessas normas, correto dizer: a) Duas das normas referidas so constitucionais. b) Todas as normas referidas so constitucionais. c) Trs das normas referidas so constitucionais. d) Todas as normas referidas so inconstitucionais. e) Apenas uma das normas referidas constitucional. 03- Suponha que um projeto de lei, encaminhado ao Legislativo pelo Chefe do Poder Executivo, conceda vantagem financeira a uma dada categoria de servidores pblicos, deixando, porm, de concedla a outra categoria, em desacordo com as exigncias do princpio da isonomia. Assinale, vista disso, a opo correta. a) No mbito do Poder Legislativo, o projeto poder ser ajustado ao princpio da isonomia, por meio de emenda parlamentar que estenda a vantagem ao segmento do funcionalismo discriminado. b) No mbito do Judicirio, o tratamento diferenciado poder ser tido como inconstitucional, mas a vantagem no poder ser estendida ao segmento do funcionalismo discriminado. c) Se o projeto se transformar em lei, o Supremo Tribunal Federal, por meio de argio de descumprimento de preceito fundamental, poder estender a vantagem ao segmento do funcionalismo discriminado. d) Se o projeto se transformar em lei, qualquer juiz poder, proclamando, num caso concreto, a inconstitucionalidade da discriminao, estender a vantagem ao segmento do funcionalismo discriminado. e) Se o projeto se transformar em lei, o Supremo Tribunal Federal, por meio de ao direta de inconstitucionalidade por omisso, poder estender a vantagem ao segmento do funcionalismo discriminado.

Prova a.3 - Gabarito 1

04- Assinale a hiptese em que uma deciso do Supremo Tribunal Federal vincular o Banco Central, mesmo que ele no seja parte no processo: a) Caso em que o Supremo Tribunal Federal declara a inconstitucionalidade de uma lei federal num mandado de segurana impetrado contra ato do Presidente da Repblica. b) Caso em que o Supremo Tribunal Federal declara a inconstitucionalidade de um dispositivo normativo no bojo de uma reclamao. c) Caso em que o Supremo Tribunal Federal realiza uma interpretao conforme a Constituio de uma lei federal, num recurso extraordinrio. d) Caso em que o Supremo Tribunal Federal declara parcialmente inconstitucional uma lei federal sem reduo do texto, numa ao declaratria de constitucionalidade. e) Em qualquer caso em que o Supremo Tribunal Federal, em processos da sua competncia originria, afirma a constitucionalidade de uma lei federal. 05- Assinale a opo correta. a) A Constituio em vigor assegura o princpio da igualdade perante a lei e o da igualdade na lei, mas no adotou o princpio da igualdade real ou material. b) A adoo entre ns do princpio da igualdade na lei torna inconstitucional todo diploma normativo que institua caso de discriminao reversa. c) Fere o princpio da reserva legal que uma medida provisria aumente impostos. d) O princpio da igualdade dirigido apenas ao aplicador da lei, no vinculando o legislador. e) Por fora da reserva legal qualificada na norma constitucional que assegura a liberdade de comunicaes telefnicas, no pode o legislador autorizar a interceptao telefnica para investigaes de carter administrativodisciplinar.

06- A respeito dos direitos fundamentais, correto afirmar: a) os direitos sociais, por estarem submetidos clusula do financeiramente possvel, no dispem de eficcia jurdica, dependendo de desenvolvimento pelo legislador ordinrio para produzir efeito. b) pessoas jurdicas de direito pblico podem ser titulares de direitos fundamentais. c) no h norma constitucional definidora de direito fundamental individual que no tenha eficcia plena e aplicabilidade imediata. d) o princpio constitucional da autonomia da vontade impede que os direitos fundamentais tenham incidncia nas relaes entre particulares. e) no conflito de um direito fundamental com outro direito previsto na Constituio, aquele deve sempre prevalecer, por dispor de mais elevado status. 07- Suponha que uma lei exija, para que um particular recorra de uma multa aplicada aps um processo administrativo, o depsito de 30% do valor da multa, como condio de admissibilidade de recurso administrativo contra a penalidade. Assinale a opo correta. a) Essa lei inconstitucional, porque fere o princpio da presuno de inocncia, que somente admite a punio pelo Estado depois de escoados todos os meios de apurao dos fatos e depois de exauridas todas as oportunidades de o particular ver ponderadas as suas razes pela Administrao. b) Essa lei inconstitucional, por ferir o princpio do duplo grau de jurisdio, que se aplica tanto ao processo judicirio como ao processo administrativo. c) Essa lei constitucional, porque no existe a garantia do duplo grau de jurisdio entre ns. d) Essa lei deve ser considerada como vlida, desde que, por meio de interpretao conforme a Constituio, seja entendido que o depsito tem a sua exigibilidade restrita aos casos em que, por ato fundamentado, a autoridade administrativa revelar que o recurso tem carter meramente protelatrio. e) Essa lei inconstitucional, porque cria obstculo garantia constitucional do uso de todos os recursos inerentes ao direito de ampla defesa.
3
Prova a.3 - Gabarito 1

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

08- Suponha que tenha sido celebrado um compromisso de compra e venda em que se estipulou que a resciso importaria a perda de todas as quantias j pagas. Parta do suposto de que no havia irregularidade alguma nessa estipulao, ao tempo em que celebrada. Suponha, ainda, que depois de celebrado o negcio jurdico, tenha sido editada lei de proteo ao consumidor proibindo esse tipo de clusula. Em seguida a esta ltima lei, o contrato rescindido. Nessas circunstncias, correto afirmar: a) no nula e continua operante a clusula da perda de todas as quantias j pagas, porque a lei de proteo do consumidor no pode modificar os efeitos de ato jurdico perfeito anterior a ela prpria. b) como a lei de proteo ao consumidor foi editada antes da resciso do contrato, no h aplicao retroativa proibida dessa lei em se afirmar nula a perda das quantias j pagas. c) a perda das parcelas j pagas no poder acontecer, porque no ofende o princpio da proteo de o ato jurdico perfeito reconhecer eficcia retroativa mnima s leis. d) como a lei de proteo do consumidor de ordem pblica, depois que ela entrou em vigor, no pode haver a perda das quantias j pagas. e) no nula a clusula de perda de todas as quantias j pagas, porque o princpio constitucional da autonomia da vontade das partes no pode ser restringido por leis impeditivas de acordos que no ferem frontalmente a Constituio.

09- Suponha que um membro do Ministrio Pblico Federal, com atuao na primeira instncia da Capital Federal, pratique ato que ponha em risco a liberdade de locomoo do Presidente do Banco Central e do Ministro da Fazenda. Voc consultado sobre medida judicial a ser adotada contra o ato. Das opes abaixo, qual lhe parece ser a mais consentnea com a Constituio. a) Impetrar habeas corpus perante a Justia Federal de primeira instncia. b) Impetrar habeas corpus perante o Superior Tribunal de Justia. c) Impetrar habeas corpus perante o Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios. d) Impetrar habeas corpus perante o Tribunal Regional Federal em Braslia. e) Impetrar habeas corpus perante o Supremo Tribunal Federal. 10- Assinale a opo correta. a) De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal, o Presidente da Repblica e os Ministros de Estado respondem a aes populares perante o mesmo Supremo Tribunal Federal. b) A ao popular instrumento de defesa de interesses difusos e coletivos, que pode ser ajuizado por todo brasileiro e apenas por brasileiro. c) De uma deciso indeferitria de mandado de segurana impetrado originariamente perante Tribunal Regional Federal, cabe recurso especial para o STJ, se houver ofensa a lei federal, ou ao STF, se houver ofensa Constituio. d) O mandado de segurana coletivo protege tanto os direitos coletivos e difusos, quanto os direitos subjetivos. e) Atos de carter administrativo do Poder Judicirio so passveis de impugnao por meio de ao popular, no assim, porm, os atos de cunho jurisdicional.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

Prova a.3 - Gabarito 1

11- Um candidato a Deputado Federal, em discurso durante a campanha eleitoral, fez as seguintes promessas, para o caso de ser eleito: I. que iria apresentar projeto de lei para assegurar o direito de creche a todos os servidores pblicos federais. II. que iria criar, no Congresso Nacional, uma Comisso Parlamentar de Inqurito, com vistas a investigar casos de corrupo por parte de fiscais de tributos municipais na sua cidade natal. III. que iria propor projeto de lei para que toda despesa com educao pudesse ser abatida do imposto de renda das pessoas fsicas. IV. que, enquanto estivesse no desempenho do mandato, se viesse a ser processado criminalmente, ele o seria por Juiz de primeira instncia, porque abriria mo do foro de prerrogativa de funo. V. que no desempenho da funo da Cmara dos Deputados de autorizar operaes externas, de natureza financeira, de interesse da Unio e dos Estados, o seu voto ser afinado com as necessidades de austeridade fiscal. Quantas dessas promessas apresentam aspectos incompatveis com a Constituio Federal? a) b) c) d) e) trs duas uma quatro cinco

12- Assinale a opo correta. a) Tanto lei ordinria estadual como a Constituio Estadual podem criar Municpios. b) A lei estadual que cria um Municpio est sujeita a veto do Governador. c) Dois Estados-membros podem fundir-se, por fora de leis de ambas as unidades federadas que prevejam a fuso. d) Lei federal no pode interferir no processo de criao, fuso ou desmembramento de Municpio. e) A Unio pode autorizar, mediante convnio com Estados e Municpios, que estes legislem sobre questes especficas das matrias compreendidas no mbito da competncia legislativa privativa da Unio. 13- Assinale a opo correta. a) Pacificou-se na doutrina e na jurisprudncia que todo prejuzo sofrido por particular, decorrente de m-administrao por outro particular de atividade submetida fiscalizao do poder pblico, causa a responsabilidade objetiva do Estado. b) O regime da responsabilidade civil do Estado no se estende aos casos de atos praticados por concessionrios ou permissionrios de servios pblicos. c) Por ser objetiva a responsabilidade do Estado, irrelevante, para a sua verificao, a apurao da culpa do particular no caso concreto. d) A responsabilidade objetiva do Estado por danos sofridos por particular fica afastada pela prova de que o evento danoso decorreu de caso fortuito ou fora maior. e) A Constituio de 1988 tornou objetiva a responsabilidade do Estado por toda inao dos poderes pblicos que causa dano ao particular.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

Prova a.3 - Gabarito 1

14- Suponha que uma medida provisria, cuidando de matria de Direito Processual Civil, haja sido editada 15 dias antes da promulgao da Emenda Constitucional n 32/2001, que reformulou o regime constitucional desses instrumentos normativos. Quanto a tal medida provisria, que no foi at hoje apreciada pelo Congresso Nacional nem foi objeto de revogao por outra norma de semelhante status normativo-hierrquico, correto afirmar: a) como no foi convertida em lei antes da Emenda Constitucional n 32/2001, e uma vez que trata de assunto que essa emenda vedou regulao por meio de medida provisria, deve ser tida como revogada. b) deve ser considerada como estando em vigor, desde que tenha sido reeditada antes de vencido o prazo de 30 dias que faltava para perder a eficcia no sistema constitucional anterior. c) deve ser considerada como estando em vigor, mesmo no tendo sido reeditada depois do advento da Emenda Constitucional n 32/2001. d) no tendo sido convertida em lei antes da Emenda Constitucional n 32/2001, e versando assunto que, depois dessa Emenda, ficou proibido de ser regulado por meio de medida provisria, deve ser considerada inconstitucional. e) as normas da medida provisria continuam em vigor, uma vez que todas as medidas provisrias em vigor no momento da Emenda Constitucional n 32/2001 tornaram-se definitivas, estando sujeitas ao mesmo regime constitucional das leis ordinrias. 15- Num determinado Estado da Federao, surgiu uma dvida sobre se as disponibilidades de caixa do mesmo Estado e das empresas por ele controladas podem, em certos casos, ser depositadas em instituio financeira no-oficial. Assinale a opo que melhor responde a essa indagao. a) O depsito dessas quantias deve ser feito em instituio financeira oficial, podendo, entretanto, lei ordinria federal excepcionar certos casos dessa obrigao. b) O depsito dessas quantias deve ser feito em instituio financeira oficial, podendo, entretanto, lei ordinria estadual excepcionar certos casos dessa obrigao. c) O depsito dessas quantias deve ser feito em instituio financeira oficial, podendo, entretanto, lei complementar estadual excepcionar certos casos dessa obrigao.

d) Todas essas quantias devem ser depositadas, necessariamente, no Banco Central do Brasil. e) O depsito dessas quantias deve ser feito em instituio financeira oficial, podendo, entretanto, o Banco Central do Brasil excepcionar certos casos dessa obrigao. DIREITO ADMINISTRATIVO 16- Tratando-se da relao jurdico-administrativa, assinale a opo falsa. a) Nesta relao, uma das partes est em posio de supremacia em relao outra. b) A presuno de legitimidade dos atos administrativos decorre da natureza desta relao. c) Um ato de gesto de pessoal de uma fundao pblica de direito pblico, quanto a seu servidor, insere-se nesta relao. d) O fundamento da ao administrativa nesta relao , necessariamente, a realizao do interesse pblico. e) Para se configurar esta relao, basta que uma das partes seja pessoa jurdica integrante da Administrao Pblica Direta ou Indireta. 17- possvel a delegao de competncia de um rgo administrativo a outro, ainda que este no lhe seja subordinado, desde que no haja impedimento legal. Esta hiptese, legalmente prevista em nosso ordenamento jurdico, pode ocorrer quando a delegao for conveniente em razo de certas circunstncias estabelecidas na norma. Assinale, no rol abaixo, entre as naturezas das circunstncias que podem amparar tal procedimento, aquela no prevista na norma legal para esta delegao de competncia: a) b) c) d) e) de ordem tcnica de ordem social de ordem territorial de ordem poltica de ordem jurdica

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

Prova a.3 - Gabarito 1

18- Na sistemtica atualmente adotada na organizao da Administrao Pblica Federal Brasileira, agncias reguladoras e agncias executivas podem se distinguir quanto : a) natureza do regime jurdico ao qual se vinculam. b) espcie organizacional adotada. c) natureza do regime jurdico de seu pessoal. d) possibilidade de celebrao de contrato de gesto com o rgo supervisor. e) tipicidade pblica das atividades exercidas. 19- Tratando-se de ato administrativo, correlacione as duas colunas: 1- Ato administrativo imperfeito 2- Ato administrativo pendente 3- Ato administrativo consumado 4- Ato administrativo vlido ( ) O ato que est sujeito a termo ou condio para produzir os seus efeitos. ( ) O ato que no pode produzir efeitos porque no concluiu seu ciclo de formao. ( ) O ato que est de conformidade com a lei. ( ) O ato que j exauriu os seus efeitos. a) b) c) d) e) 2/1/3/4 1/2/4/3 2/1/4/3 1/2/3/4 1/3/2/4

d) quando necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servio, em face de verificao tcnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originrios. e) quando necessria a modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado. 21- No se configura como hiptese de dispensa de licitao: a) a contratao realizada por empresa pblica com suas subsidirias e controladas, para a aquisio ou alienao de bens, prestao ou obteno de servios, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado. b) a contratao de instituio internacional incumbida estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, desde que a contratada detenha inquestionvel reputao tico-profissional e no tenha fins lucrativos. c) a compra ou locao de imvel destinado ao atendimento das finalidades precpuas da Administrao, cujas necessidades de instalao e localizao condicionem a sua escolha, desde que o preo seja compatvel com o valor de mercado, segundo avaliao prvia. d) a aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos, de autencidade certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade. e) a contratao do fornecimento ou suprimento de energia eltrica com concessionrio, permissionrio ou autorizado, segundo normas da legislao especfica. 22- Conforme a doutrina, o poder de polcia administrativa no incide sobre: a) b) c) d) e) direitos atividades bens pessoas liberdades

20- O contrato administrativo pode ser alterado unilateralmente na seguinte hiptese: a) quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela legislao. b) para restabelecer a relao que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuio da Administrao para a justa remunerao da obra, servio ou fornecimento, objetivando a manuteno do equilbrio econmico-financeiro inicial do contrato, em virtude de supervenincia de fatos imprevisveis. c) quando conveniente a substituio da garantia de execuo.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

Prova a.3 - Gabarito 1

23- Quanto aos servios pblicos, assinale a opo falsa. a) Nas licitaes para concesso de servios pblicos, os autores dos projetos bsico ou executivo podem participar da licitao ou da execuo da obra ou servio. b) A Unio Federal pode, exceto para os servios de telecomunicaes, cobrar pelo direito de explorao de servios pblicos, conforme as condies do edital. c) assegurado a qualquer pessoa a obteno de certido sobre atos, contratos, decises ou pareceres relativos licitao ou s prprias concesses. d) O contrato de permisso de servio pblico tem natureza de contrato de adeso, caracterizando-se por sua precariedade e revogabilidade unilateral pelo Poder concedente. e) A empresa estatal que participe, na qualidade de licitante, de concorrncia para concesso de servio pblico, poder, para compor a sua proposta, colher preos de bens ou servios fornecidos por terceiros e assinar prcontratos, desde que licitados. 24- A critrio do Poder Executivo, podem ser cedidos, gratuitamente, bens imveis da Unio a determinados destinatrios, estabelecidos em lei. Assinale, no rol abaixo, a categoria que no pode ser destinatria destes bens, na condio acima descrita: a) pessoas jurdicas, com fins lucrativos, tratando-se de aproveitamento econmico do bem de interesse nacional. b) pessoas fsicas, tratando-se de interesse social. c) entidades sindicais, tratando-se de interesse da respectiva categoria. d) entidades sem fins lucrativos, de carter educacional ou cultural. e) Estados federados. 25- O artigo 35 do Decreto-Lei n 3.365/41, que trata da desapropriao, tem a seguinte redao: Art. 35 Os bens expropriados, uma vez incorporados Fazenda Pblica, no podem ser objeto de reivindicao, ainda que fundada em nulidade do processo de desapropriao. Qualquer ao, julgada procedente, resolver-se- em perdas e danos.

Este dispositivo relaciona-se diretamente com o seguinte instituto: a) b) c) d) e) afetao desapropriao indireta tredestinao investidura de rea remanescente retrocesso

26- No se insere no elenco de competncias do sistema de controle interno, constitucionalmente previstas: a) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. b) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da aplicao de recursos pblicos por entidade de direito privado. c) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. d) assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade. e) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual. 27- Tratando-se de responsabilidade civil do servidor pblico por dano causado a terceiro, assinale a opo correta. a) A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. b) O servidor responder perante a Fazenda Pblica por dano causado a terceiro, em ao regressiva, desde que tenha havido denunciao lide. c) A indenizao de prejuzo dolosamente causado ao Errio ser preferencialmente liquidada por meio de desconto na remunerao do servidor. d) A responsabilidade civil decorre exclusivamente de ato comissivo, doloso ou culposo. e) A responsabilidade civil do servidor independe da ocorrncia de dano ao Errio ou a terceiro.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

Prova a.3 - Gabarito 1

28- Jos, magistrado aposentado, graduou-se em jornalismo e pretende retornar ao servio pblico. Assinale no rol abaixo o cargo que ele pode exercer, acumulando os seus proventos de magistrado e a remunerao do novo cargo. a) b) c) d) e) Secretrio Municipal de Comunicao Juiz de Direito estadual jornalista efetivo do Dirio Oficial Procurador da Repblica cargo efetivo de Assessor de Imprensa estadual

DIREITO CIVIL 31- No mercado de Barretos (Estado de So Paulo), os negcios de gado, por mais avultados que sejam, celebram-se dentro da maior confiana, verbalmente, dando origem a: a) b) c) d) e) princpio geral de direito costume praeter legem costume contra legem desuso costume secundum legem

32- Assinale a opo falsa. 29- No mbito da legislao de procedimento administrativo federal, assinale a opo falsa. a) O interessado poder, por escrito, desistir totalmente do pedido formulado ou renunciar a direitos disponveis. b) O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida a sua finalidade. c) A desistncia ou renncia do interessado quanto ao pedido formulado acarreta a extino do processo. d) O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. e) Os atos que apresentarem defeitos sanveis podem ser convalidados pela Administrao, desde que esta deciso no acarrete leso ao interesse pblico ou a terceiros. 30- Assinale a opo falsa quanto prescrio para o exerccio de ao punitiva pela Administrao Pblica Federal. a) Quando o fato objeto da ao punitiva da Administrao tambm constituir crime, a prescrio reger-se- pelo prazo previsto na lei penal. b) A citao do indiciado ou acusado s interrompe a prescrio quando realizada pessoalmente ou por meio de correspondncia. c) No caso de infrao permanente ou continuada, a prescrio comea a contar da data em que tiver cessado a prtica do ato. d) A prescrio incide no procedimento administrativo paralisado por mais de trs anos, pendente de julgamento ou despacho. e) Interrompe-se a prescrio por qualquer motivo inequvoco, que importe apurao do fato.
Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

a) A responsabilidade, fundada no risco, consiste na obrigao de indenizar o dano produzido por atividade exercida no interesse do agente e sob seu controle, sem que haja qualquer indagao sobre o comportamento do lesante. b) A destruio de vidro de uma vitrina por um desordeiro dano indireto e o estrago causado pelas chuvas nos artigos expostos, em razo da falta de vidro, dano direto. c) Na responsabilidade subjetiva o ilcito o seu fato gerador. d) O proprietrio de um automvel, que vier a emprest-lo a um sobrinho, sem carta de habilitao, ocasionando um acidente, ter culpa aquiliana. e) A perda de coisa com valor afetivo dano moral indireto. 33- Uma galeria de quadros constitui: a) b) c) d) e) universalidade de direito coisa singular composta coisa singular simples universalidade de fato coisa singular

34- Venda realizada a terceiro para que transmita a coisa a descendente do alienante, a quem se tem a inteno de transferi-la desde o incio, suscetvel de ser anulada em razo de: a) b) c) d) e) simulao relativa subjetiva. dolo de terceiro. dolo de ambas as partes. simulao absoluta. simulao relativa objetiva.

Prova a.3 - Gabarito 1

35- A verificao feita pessoalmente pelo magistrado, quer examinando uma pessoa, quer verificando o objeto, com o escopo de colher dados para a prova, a (o): a) b) c) d) e) vistoria presuno simples exame arbitramento inspeo judicial

36- A posse do locatrio de coisa : a) b) c) d) e) indireta no derivada direta temporria natural ad usucapionem

c) clusula pela qual o vendedor se reserva o direito de reaver, em certo prazo, o imvel alienado, restituindo ao comprador o preo, mais as despesas por ele realizadas, inclusive as empregadas em melhoramentos do imvel. d) clusula inserida no contrato pelo qual os contratantes anuem que a venda se desfaa, caso o comprador deixe de cumprir suas obrigaes no prazo estipulado. e) clusula que subordina a contrato condio de ficar desfeito se o comprador no se agradar da coisa. 40- A doao de um bem feita por A a B, com o dever de este continuar a viver em companhia de uma pessoa doente, considerada: a) b) c) d) e) remuneratria condicional conjuntiva onerosa sob a forma de subveno peridica

37- O anticresista tem direito de: a) vindicar seus direitos contra o adquirente do imvel e credores quirografrios e hipotecrios posteriores inscrio da anticrese. b) exigir a conservao do prdio. c) reaver o imvel assim que o dbito se liquidar. d) pedir contas ao devedor anticrtico para verificar se no houve exorbitncia no exerccio de seus direitos. e) ceder ao credor o direito de perceber os frutos e rendimentos. 38- A deve a B R$ 50.000,00. C, amigo de A, pede ao credor que libere A, ficando C como devedor. Configurou-se, no caso: a) b) c) d) e) delegao novatria. novao subjetiva passiva por expromisso. novao subjetiva ativa. delegao sem efeito novatrio. novao subjetiva passiva por delegao.

41- A empreitada a preo fixo: a) contm clusula permissiva de variao de preo em conseqncia de aumento ou diminuio valorativa da mo-de-obra e dos materiais. b) no incompatvel com o parcelamento das prestaes, pois no deixar de ser forfaitrio o preo, pela circunstncia de se ajustar seu pagamento escalonadamente, desde que determinado em funo da obra como conjunto. c) compatvel com a empreitada por medida, na qual o pagamento feito proporcionalmente ao valor do custo da obra. d) estabelece um limite de valor que no pode ser ultrapassado pelo empreiteiro. e) a que, na fixao do preo, se atende ao fracionamento da obra, considerando-se as partes em que se divide. 42- O depsito, que recair sobre bem fungvel ou consumvel, o: a) b) c) d) e) regular miservel ordinrio legal irregular

39- Preempo : a) pacto adjeto compra e venda em que o comprador de coisa mvel ou imvel fica com a obrigao de oferec-la a quem lha vendeu, para que este use do seu direito de prelao em igualdade de condies, no caso de pretender vend-la ou d-la em pagamento. b) clusula em que o vendedor reserva para si a propriedade da coisa at o momento em que se d o pagamento integral do preo.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

10

Prova a.3 - Gabarito 1

43- Assinale a opo correta. a) O mandato plural conjunto ocorre se os vrios mandatrios puderem agir, independentemente da ordem de nomeao. b) O substabelecimento sem reserva de poderes, no havendo notificao do constituinte, isenta o procurador de responder pelas obrigaes do mandato. c) O mandante ter a obrigao de revogar ad nutum o mandato. d) O mandatrio, ao aceitar o encargo, passar a ter o direito de pedir ao mandante que adiante a importncia das despesas necessrias execuo do mandato. e) No mandato plural fracionrio, cada mandatrio poder agir na falta do outro pela ordem da nomeao. 44- Um pai tem seu filho seqestrado, paga vultosa soma de resgate, vendendo jias a preo inferior ao mercado, a quem tenha conhecimento do fato, aproveitando-se da situao, valendo-se do terror alheio. Tal venda ser suscetvel de anulao por: a) b) c) d) e) coao leso reserva mental dolo estado de perigo

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 46- Em matria de competncia, correto afirmar estar de acordo com a jurisprudncia dominante nas Cortes Superiores a seguinte assertiva: a) havendo cumulao, num mesmo processo, de pedidos de um mesmo servidor, envolvendo perodos de relao trabalhista e estatutria, cabe ao juzo onde primeiro foi intentada a ao, decidi-la na parte que lhe competir, declinando da competncia para o juzo prprio, quanto ao pedido remanescente. b) competente o foro da situao do imvel para a ao declaratria de nulidade da procurao utilizada na celebrao da compra e venda do referido bem. c) havendo conexo entre aes propostas perante o Tribunal de Justia e o Tribunal de Alada do mesmo Estado, prorroga-se a competncia deste, uma vez que se trata de norma especial em confronto com norma geral. d) permitida a cumulao de pedidos, ainda que no seja o juiz territorialmente competente para um deles, se o ru no oferecer a exceo cabvel, no prazo legal. e) em ao ajuizada, em Braslia, por um banco, contra muturio residente em Teresina (PI), predomina no eg. STJ o entendimento de que no pode o magistrado declinar, de ofcio, da sua competncia, por se tratar de caso de incompetncia relativa, que exige provocao do interessado.

45- O exerccio do poder expropriatrio, previsto no novo Cdigo Civil, pelo poder judicirio, poder dar-se se: a) o possuidor, contnua e incontestadamente, houver estabelecido, por 10 anos, no imvel sua morada ou nele realizado obras ou servios, independentemente de justo ttulo e boa-f. b) algum possuir, contnua e incontestadamente, por 5 anos, imvel que adquiriu onerosamente, com base em registro, posteriormente cancelado, nele estabelecendo sua morada ou fazendo investimentos scio-econmicos. c) houver posse ininterrupta e de boa-f por nmero considervel de pessoas, por mais de 5 anos, que realizou obras e servios de interesse social e econmico em extensa rea imobiliria reivindicada pelo seu proprietrio. d) houver posse contnua, sem oposio, por 5 anos de prdio urbano de at 250m2, por quem nele fixar sua morada ou a de sua famlia. e) algum possuir por 5 anos, continuamente e sem oposio, rea rural no superior a 50 hectares, tornando-a produtiva.
Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

11

Prova a.3 - Gabarito 1

47- Quanto s regras que disciplinam a competncia da Justia Federal, prevalece, nos Tribunais Superiores, o entendimento no sentido de que: a) ajuizada a ao civil pblica por danos, em comarca que no seja sede de Vara Federal, compete ao juiz estadual process-la e julgla, ainda que a Unio figure no processo, salvo se se tratar de relao de consumo e o dano for de mbito nacional ou regional, caso em que a ao dever ser ajuizada na Capital do Estado ou no Distrito Federal. b) ajuizada a ao civil pblica por danos, em comarca que no seja sede de Vara Federal, compete ao juiz estadual process-la e julgla, ainda que a Unio figure no processo, salvo se se tratar de relao de consumo. c) se, depois de proposta a execuo fiscal na Capital, pela Fazenda Federal, o executado transferir seu domiclio para o Interior, no poder o Juiz Federal da Capital, de ofcio, declinar de sua competncia, somente podendo faz-lo mediante regular provocao do interessado; neste ltimo caso, a declinao poder ser para o Juzo Estadual da comarca, se o municpio no for sede de Vara Federal. d) tratando-se de ao individual proposta contra a Unio, s pode o autor, residente no Interior, ajuiz-la na Capital do Estadomembro respectivo se inexistir Vara Federal em seu municpio e se no se subsumir o caso em uma das hipteses em que se permite o ajuizamento na Justia Estadual (art. 109, 3 da CF). e) tratando-se de ao individual proposta contra a Unio, pode o autor, residente no Interior, ajuiz-la na Capital do Estado-membro respectivo, ainda que exista Vara Federal em seu municpio; alm disso, tem ele a faculdade de ajuiz-la na seo onde ocorreu o ato ou fato que originou a demanda, ou onde est situada a coisa, ou, ainda, no Distrito Federal.

48- Proposta a ao de ressarcimento de danos pelo procedimento sumrio: a) proferida a sentena dez dias antes do incio das frias forenses, o prazo para apelar no se interrompe nem suspende nas frias. b) tendo em vista a celeridade do rito, no cabe cogitar de antecipao dos efeitos da tutela. c) se a parte pretender impugnar deciso interlocutria sobre matria de prova, ter que faz-lo sob a forma retida, salvo se houver risco de dano de difcil ou incerta reparao. d) no pode o ru valer-se da denunciao da lide, mas pode requerer ao juiz a converso da ao para o procedimento ordinrio, se houver base legal para isso, e, em seguida, fazer a denunciao pretendida. e) pode o ru, no bojo da pea contestatria, formular pedido em seu favor, desde que conexo com o pedido ou a causa de pedir do autor, ou com o fundamento de sua prpria defesa. 49- No que tange s partes, substituies e interveno de terceiros no processo, adequado afirmar que: a) s responde por perdas e danos, em caso de litigncia de m-f, aquele que for parte no processo ou terceiro interveniente. b) o adquirente da coisa litigiosa, quando no ingressa no feito, substituindo o alienante, nem intervm como seu assistente, assume a posio de substitudo processual. c) a oposio julgada obrigatoriamente em conjunto com a ao principal, cabendo ao juiz, para isso, sobrestar no andamento do processo, pelo tempo necessrio. d) a denunciao da lide deve ser requerida obrigatoriamente no prazo da contestao. e) a citao de ambos os cnjuges indispensvel nas aes possessrias, sob pena de nulidade.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

12

Prova a.3 - Gabarito 1

50- Quanto aos atos processuais, constitui entendimento que no contraria a orientao dominante no STJ: a) eventual erro quanto a prazo processual, nas informaes fornecidas, pelo juzo, via Internet, vindo a causar perda do prazo pela parte, no constitui justificativa suficiente para a restituio do mesmo (pargrafos do art. 183 do CPC), pois o procurador tem livre acesso aos autos, e por este meio que lhe cumpre acompanhar os prazos. b) os perodos de recesso forense e os feriados quando contnuos e contguos (antecedentes ou subseqentes) s frias, tm o mesmo efeito destas, suspendendo contagem dos prazos. c) a citao da pessoa jurdica privada, pelo correio, para ter validade, exige a entrega da carta a um dos seus representantes legais ou a procurador com poderes para receber citao. d) entregues os autos com vista na sede da Procuradoria e, ainda, feita a concluso ao Procurador, tem-se por atendida a exigncia legal de intimao pessoal do Ministrio Pblico, no se havendo de aguardar o dia em que o membro do Parquet aponha, nos autos, sua cincia pessoal, para iniciar-se a contagem do prazo. e) denegada a segurana pelo juiz de primeiro grau, e publicada a sentena quando faltavam 5 dias para o incio das frias forenses, intempestiva a apelao interposta 5 dias aps o final do ms de frias.

51- Quanto aos honorrios e s despesas processuais, correto afirmar que: a) pacfico o entendimento de que, aps o advento da nova lei da advocacia (Estatuto da OAB), no cabe a compensao, entre as partes, da verba honorria, nos casos de sucumbncia recproca, porque esse crdito pertence ao advogado. b) no pacfica na Corte Superior a tese de que o pedido de gratuidade judicial pode ser formulado e deferido por ocasio da execuo, desde que seus efeitos no interfiram com o j decidido no processo de conhecimento. c) a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia orienta no sentido de que, quando acolhida a exceo de pr-executividade e, em conseqncia, extinta a execuo, cabe condenar o credor em honorrios advocatcios; mas, quando rejeitada tal exceo, no cabe impor ao devedor esse encargo da sucumbncia. d) no uniforme a doutrina nem a jurisprudncia no sentido de que, complementando o autor, aps a contestao, o depsito inicial feito em ao consignatria e julgada procedente a ao, ser ele (autor) condenado nas despesas e honorrios advocatcios. e) unnime a jurisprudncia do STJ no sentido de que as empresas de fins lucrativos no tm direito a gratuidade judicial, ainda que declarem sua impossibilidade de arcar com as despesas e demonstrem estar em situao financeira crtica. 52- Concedida, pelo juiz federal, a segurana impetrada contra ato de dirigente do Banco Central, relativo correo monetria de valores retidos, e confirmada a deciso pelo Tribunal Regional Federal, em sede de apelao, por maioria de votos, poderia caber, em tese, contra esse acrdo: a) embargos infringentes. b) os mesmos recursos acima indicados, porm na forma retida. c) recurso especial e/ou extraordinrio. d) recurso ordinrio constitucional. e) reclamao por usurpao de competncia.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

13

Prova a.3 - Gabarito 1

53- Com referncia aos recursos especial e extraordinrio, pode-se sustentar, com respaldo na jurisprudncia consolidada, que: a) no cabe recurso extraordinrio de deciso de Tribunal Estadual em sede de Ao Direta de Inconstitucionalidade (ou Representao de Inconstitucionalidade, na linguagem do art. 125 da Carta Federal). b) os recursos referidos no enunciado, quando interpostos de deciso interlocutria que defere ou indefere liminar ou antecipao de tutela, no ficaro retidos nos autos, devendo ter processamento imediato. c) incabvel o pedido de medida cautelar para atribuir efeito suspensivo a tais recursos, antes de concludo o juzo de admissibilidade no tribunal a quo. d) os recursos referidos no enunciado, quando interpostos de decises interlocutrias, seja qual for a espcie ou fase em que se encontre o processo, ficaro retidos nos autos e somente sero processados se a parte os reiterar aps a deciso final. e) quando indeferido o processamento de tais recursos, na instncia a quo, e interposto agravo de instrumento para o STF ou STJ, as cpias das peas do processo que o instrurem devero ter sua autenticidade certificada pelo escrivo. 54- Com referncia Ao Rescisria, tem-se como certo que: a) atualmente, por expressa disposio legal em vigor, pode o tribunal, a qualquer tempo, conceder medida cautelar para suspender os efeitos da sentena rescindenda, nas rescisrias propostas pela Unio, Estados, DF, Municpios, suas autarquias e fundaes pblicas, desde que caracterizada a plausibilidade jurdica da pretenso. b) segundo entendimento atual do STJ, afastase a aplicao da Smula 343 do STF (no cabe ao rescisria por ofensa a literal disposio de lei, quando a deciso rescindenda se tiver baseado em texto legal de interpretao controvertida nos tribunais), sempre que a questo envolver matria de interpretao constitucional, e o STF vier a dar soluo diversa mesma questo, pois a Constituio no admite mais que uma interpretao.

c) o direito de propor Ao Rescisria somente nasce com o trnsito em julgado da totalidade da sentena ou do acrdo rescindendo; assim, enquanto couber recurso, ainda que parcial (como os Embargos Infringentes de parte no-unnime do julgado) no se inicia o prazo da rescisria, mesmo que se pretenda apontar vcio ocorrido na parte unnime. d) constitui pressuposto de cabimento da Ao Rescisria, entre outros, o prvio esgotamento dos recursos cabveis em face da deciso que se quer rescindir. e) segundo entendimento atual do STJ, somente se afasta a aplicao da Smula 343 do STF (no cabe ao rescisria por ofensa a literal disposio de lei, quando a deciso rescindenda se tiver baseado em texto legal de interpretao controvertida nos tribunais), se o STF vier a declarar a inconstitucionalidade (ou a constitucionalidade) da lei aplicada (ou deixada de aplicar) pelo acrdo rescindendo. 55- Proferida sentena condenatria ilquida: a) cabe ao credor, e no ao contador do juzo, providenciar os clculos aritmticos, quando apenas disso depender a execuo, mas permitido ao juiz, quando houver visvel excesso, mandar os autos Contadoria Judicial, para verificao e correo, procedendo-se execuo, nesse caso, pelo valor encontrado pela Contadoria, cabendo ao credor, se inconformado, valer-se do recurso de agravo de instrumento. b) nas aes coletivas, o juzo competente para as execues individuais poder ser o juzo que proferiu a sentena condenatria ou o juzo da liquidao. c) nas aes coletivas envolvendo interesses individuais homogneos, a liquidao pode ser promovida individual ou coletivamente, seguindo-se, no primeiro caso, a execuo tambm individual, e, no segundo, a execuo coletiva. d) nas aes coletivas, tal como nas aes individuais, o juzo competente para a execuo ser sempre o juzo que proferiu a sentena condenatria, seja ela lquida ou ilquida. e) havendo o juiz determinado a liquidao por artigos, que segue o rito comum do processo de conhecimento, cumpre ao autor promover a citao pessoal do ru.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

14

Prova a.3 - Gabarito 1

56- Com respeito s atuais regras que disciplinam a execuo civil, correto afirmar, sem afastar-se da orientao do Superior Tribunal de Justia, que: a) s h ilegalidade na penhora de dinheiro depositado em banco (dinheiro em caixa), na execuo movida contra a prpria instituio financeira, se a constrio recair sobre as reservas tcnicas existentes junto ao Banco Central. b) na execuo para entrega de coisa, fundada em sentena, os embargos podem ser oferecidos, alternativamente, em duas diferentes oportunidades: a) dentro de dez dias do termo de depsito da coisa, aps a citao; ou b) dentro de dez dias da juntada aos autos do mandado de imisso na posse ou de busca e apreenso. c) alegando o credor, na inicial da execuo por quantia certa, que desconhece outros bens do executado, e formulando requerimento expresso nesse sentido, pode o magistrado determinar a expedio de ofcio ao Banco Central para obteno de informaes sobre ativos financeiros em nome do devedor. d) a nota promissria regularmente emitida, vencida, no paga e no prescrita, ttulo executivo extrajudicial lquido, certo e exigvel, ainda que vinculada a contrato de abertura de crdito em conta corrente. e) a penhora de bens imveis, quando apresentada a certido da respectiva matrcula, realiza-se mediante auto ou termo, devendo o executado e seu cnjuge serem pessoalmente intimados para oferecer embargos, querendo, no prazo de dez dias. 57- Quanto antecipao dos efeitos da tutela e execuo provisria, certo afirmar: a) a cauo somente exigvel para o levantamento de dinheiro e para atos de alienao de domnio. b) a execuo provisria no pode ter incio se o credor no prestar cauo idnea. c) para efetivao da tutela antecipada que importe em entrega de coisa certa, pode o magistrado, de ofcio, impor multa por tempo de atraso no cumprimento da obrigao. d) dispensvel a cauo se o crdito no for superior a 60 (sessenta) salrios mnimos. e) dispensvel a cauo se o crdito tiver natureza alimentar.

58- A propsito das normas atinentes execuo contra a Fazenda Pblica e ao sistema de precatrios (art. 100 e pargrafos, da Constituio Federal, e arts. 730 e 731 do Cdigo de Processo Civil), pode-se afirmar, sem contrariar a jurisprudncia dominante nos Tribunais Superiores, que: a) no se aplica o sistema de pagamento por precatrio autarquia Banco Central, quando se tratar da execuo de sentena judicial que a condene devoluo de quantia ali depositada por outra instituio financeira. b) a sentena que rejeita os embargos execuo de ttulo judicial, opostos pelo Banco Central est sujeita a reexame obrigatrio (duplo grau). c) antes da expedio e pagamento de novo precatrio, com carter complementar, necessria nova citao da Fazenda Pblica para oferecer embargos, querendo, uma vez que pode ocorrer questionamento sobre os clculos de atualizao do dbito. d) os crditos resultantes de sentena judicial somente podem ser pagos independentemente de precatrio, pela Fazenda Federal, se atenderem, cumulativamente, s seguintes condies: a) forem inferiores a 60 salrios mnimos; e b) tiverem natureza alimentcia. e) aps a Emenda Constitucional n 30/2000, a entidade devedora restou obrigada a pagar correo monetria e juros moratrios sobre o perodo compreendido entre a expedio do precatrio judicial e seu efetivo pagamento, ainda que ele se faa at o final do exerccio financeiro seguinte expedio.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

15

Prova a.3 - Gabarito 1

59- Em tema de Ao Civil Pblica e Ao Popular, adequado afirmar: a) a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal tem assentado como inadmissvel e usurpador de sua competncia o manejo, por membro do Ministrio Pblico, da Ao Civil Pblica, nas instncias ordinrias, se, para o julgamento da pretenso, for necessria a apreciao, incidenter tantum, de alegao de inconstitucionalidade de lei, tendo em conta que a sentena, neste processo, faz coisa julgada erga omnes, na forma da lei de regncia, resultado que prprio da ao direta de inconstitucionalidade. b) nos ltimos dez anos, a partir da edio da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92), vm o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia, acolhendo Reclamaes por usurpao de sua competncia, em face do ajuizamento de Aes Civis Pblicas ou Aes Ordinrias de Improbidade, nas instncias ordinrias, quando se impugna ato acoimado de lesivo ao Errio, praticado por agente poltico submetido, em matria penal ou em sede de mandado de segurana, jurisdio originria daquelas altas Cortes. c) no cabvel, em Ao Popular, medida liminar, no juzo de primeiro grau, quando o objeto da impugnao for ato de Ministro de Estado. d) a multa cominada liminarmente em Ao Civil Pblica devida desde a data do descumprimento da deciso liminar, mas s exigvel aps transitar em julgado a sentena de procedncia. e) para o cabimento da Ao Popular, segundo orientao assente no STF, no basta a alegao de ilegalidade do ato impugnado, sendo indispensvel a imputao de ser ele lesivo ao Errio. 60- A Ao Monitria adotada em nosso sistema processual: a) presta-se veiculao de pretenso de pagamento de quantia, de entrega de coisa ou de obrigao de fazer, desde que baseada em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo.

b) resulta na constituio de um ttulo executivo extrajudicial, se o ru no embargar o mandado, ou na formao clere de um ttulo executivo judicial, se houver embargos rejeitados ou julgados improcedentes, por sentena. c) a Ao Monitria instruda com cheque prescrito no dispensa a demonstrao da causa debendi, segundo a jurisprudncia atual do STJ, apesar do dissenso doutrinrio que persiste. d) no sendo oferecidos embargos ao mandado monitrio, segue-se a execuo, contra a qual cabero embargos; mas, sendo oferecidos embargos ao mandado monitrio e sendo eles julgados improcedentes, pelo mrito, transitada em julgado a deciso, j no cabem embargos contra a execuo que se seguir. e) pode ser ajuizada contra a Fazenda Pblica, segundo j decidiu o STJ, sem embargo da celeuma que divide a doutrina no ponto. DIREITO COMERCIAL 61- Fundamento das regras de governana corporativa a busca de segurana na administrao das companhias, razo por que se considera conveniente: a) que se privilegiem esquemas de colaborao entre os acionistas, quando o interesse social puder ser afetado. b) a formao especializada em administrao de acionistas que componham o Conselho de Administrao da sociedade. c) a discusso e deliberao de matrias que possam afetar direitos de preferencialistas e contem com a expressiva participao destes. d) haver pessoas estranhas ao corpo social nos rgos colegiados de administrao da companhia com o que se reduzem os conflitos de interesse. e) a estipulao de regimento interno que fixe, com clareza, os limites da ao da diretoria.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

16

Prova a.3 - Gabarito 1

62- Nas sociedades limitadas possvel que, na organizao das relaes internas, se ajuste: a) a distribuio de lucros a alguns scios de forma prioritria. b) a criao de instrumentos ou esquemas de assessoramento de administradores que sirvam para controlar a ao administrativa impondo penalidades sem consulta aos scios. c) a irresponsabilidade do scio delegante da gerncia por atos do delegado que venham a causar prejuzos sociedade. d) a no-incidncia na deliberao de matrias que possam alterar a base do negcio, a regra da maioria. e) a aplicao de regras que limitem a responsabilidade individual de scios em relao s obrigaes sociais. 63- O exerccio do cargo de diretor de banco a) no pode ser obstado pelo Banco Central, a no ser em casos de condenao do interessado por crime contra o patrimnio ou de sonegao fiscal. b) sempre caracterizado pelo exerccio de direito e nunca pelo exerccio de fato. c) pode ser objeto de delegao, na forma da Lei das Sociedades Annimas, desde que autorizado pelo Estatuto Social. d) acarreta a possibilidade de responsabilidade pessoal solidria e ilimitada pelas obrigaes da instituio financeira. e) impede que o titular seja cliente da prpria instituio financeira, como forma de impedir o conflito de interesses. 64- O arrendamento mercantil tipo de contrato financeiro que: a) faculta que o bem objeto seja mantido sob posse e guarda do arrendatrio por tempo indeterminado. b) pode ser analisado como forma especial de venda e compra de bens. c) constitui mtuo travestido de locao de bens, sujeito, portanto, disciplina exclusiva daquele contrato. d) no admite reviso ainda com a obsolescncia do bem. e) pode recair sobre bens de consumo em geral.

65- O contrato de cmbio futuro pode ser classificado como: a) operao de hedge de interesse de importadores para minimizar o risco de flutuao da moeda domstica. b) contrato atpico disciplinado por normas do Banco Central. c) permuta mercantil. d) compra e venda mercantil. e) meio de pagamento de comrcio internacional. 66- A organizao do Quadro Geral de Credores na falncia visa a: a) garantir a igualdade absoluta entre credores ou a observncia da par conditio creditorum. b) respeitar as normas especiais no que concerne a crditos com garantia real que sero pagos preferencialmente sobre os demais crditos admitidos falncia. c) dar segurana aos credores de que seus crditos, figurando no quadro geral, sero pagos. d) facilitar a ordem de liquidao das obrigaes do falido. e) evitar perdas para crditos alimentares e indenitrios. 67- A legislao falimentar contempla, entre os procedimentos voltados para a integrao da massa ativa, as aes revocatria e revogatria que se distinguem por: a) destinar-se a revogatria recuperao de ativos que o falido tiver alienado sem contrapartida para si. b) atingir a revocatria atos do falido no plano da existncia e a revogatria nos da existncia e validade. c) atingir atos do falido no plano da eficcia para recompor a massa ativa, a primeira, enquanto a segunda visa a evitar que o falido seja favorecido por operaes irregulares de alienao. d) voltar-se a revogatria a impedir que terceiros se beneficiem de conluio com o falido por conta de negcio sinalagmtico, enquanto a revocatria visa s operaes unilaterais. e) visar a revocatria negcios realizados com o uso de artifcios que no se exigem na outra.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

17

Prova a.3 - Gabarito 1

68- A responsabilidade de contadores e auditores na elaborao de demonstraes financeiras de bancos comerciais deve ser classificada como: a) objetiva em virtude da importncia na fiscalizao que o Banco Central exerce sobre instituies financeiras. b) penal, quando encobrirem ou facilitarem a prtica de delitos contra a economia popular. c) profissional apurvel, em cada caso, segundo critrios definidos pelos rgos fiscalizadores do exerccio da profisso. d) subjetiva em que a apurao de culpa ou dolo fundamental para achamamento responsabilidade. e) concorrente com a dos administradores das sociedades para as quais prestem servios. 69- O sigilo bancrio tem como fundamento: a) a garantia do anominato dos clientes das instituies financeiras. b) a tutela individual como expresso da cidadania. c) a garantia de que, qualquer que seja o montante de recursos encontrados nas contas correntes dos clientes, as instituies bancrias observaro a igualdade de tratamento. d) reduzir a competio por clientes de posses pelas instituies financeiras. e) a preservao da intimidade dos clientes das instituies financeiras. 70- A aplicao da Lei do Consumidor (Lei n 8.078/1990) s operaes entre clientes e as instituies financeiras: a) vlida, uma vez que opera como microssistema jurdico que interpenetra em outros microssistemas no hermticos. b) decorre de interpretao analgica. c) implica que o consumidor mantenha, com a instituio, vnculo contratual. d) requer a aprovao pelo Banco Central do Brasil daquelas regras. e) incompatvel, em razo da especificidade das operaes do sistema financeiro e dos riscos que possa criar.

71- No exerccio do seu poder de fiscalizao, o Banco Central do Brasil a) pode decretar a liquidao de instituies financeiras, fazendo um inqurito prvio, que ser enviado ao Judicirio para procedimento da medida liquidatria. b) no pode aplicar penalidades a pessoas que no sejam administradores da instituio, seu controlador ou a seus auditores independentes. c) no pode fiscalizar o Banco do Brasil S/A e a Caixa Econmica Federal, por determinao expressa de lei. d) depende de autorizao do Conselho Monetrio Nacional para decretar medida interventiva em banco estadual. e) pode estender a medida interventiva a empresas que no integrem o Sistema Financeiro Nacional, desde que estejam presentes vnculo de interesse ou integrao de atividade com a instituio intervinda. 72- A opo feita pelo legislador de 1962 quanto ao ingresso de capital estrangeiro no pas tem como pressuposto: a) permitir que o Banco Central do Brasil mantenha o controle sobre o endividamento privado. b) buscar direcionar os recursos para investimento em atividade industrial. c) o favorecimento ao capital de emprstimo sobre o de risco. d) evitar remessas substanciais de dividendos estabelecendo, para tanto, o limite de 36% no trinio. e) facilitar o controle da movimentao de moeda estrangeira pela autoridade monetria. 73- As sociedades limitadas desenhadas pelo Novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/2001), como tipo de organizao do exerccio da empresa, so caracterizadas por: a) disciplinar de forma precisa a responsabilidade do scio remisso e os direitos dos demais. b) impor aos scios deveres mais estritos quanto prestao de contas em relao ao modelo vigente. c) dar aos scios poderes mais amplos no que concerne administrao da sociedade. d) apresentarem-se fundamentalmente idnticas s sociedades por aes, no seu esquema estrutural. e) determinar a responsabilidade individual dos scios pelas quotas sociais de forma distinta da que faz a norma em vigor.
18
Prova a.3 - Gabarito 1

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

74- Com a entrada em vigor do Novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/2001), o exerccio de atividade intelectual ser considerado empresarial desde que tenha elemento(s) da empresa que (so): a) economicidade e profissionalidade da atividade. b) atividade voltada para o mercado. c) continuidade da prtica de atos de intermediao. d) atividade em que o risco inerente busca de resultados. e) organicidade das operaes. 75- A determinao de que apenas os tipos em nome coletivo, comandita simples e limitada como so adequados ao exerccio da empresa, torna as sociedades simples disciplinadas no Novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/2001) como: a) tipo societrio irrelevante para o exerccio da atividade econmica. b) tipo societrio bsico dos contratos associativos. c) tipo societrio destinado s atividades agrcolas. d) supletivo para as demais formas codificadas. e) equiparveis s atuais sociedades civis. DIREITO INTERNACIONAL PBLICO E PRIVADO 76- Tendo em vista o tema tratados internacionais, correto dizer que: a) No Brasil, o tratado internacional s passa a vigorar internamente aps a publicao do decreto presidencial de promulgao. b) Os princpios do livre consentimento e da boaf, bem como a regra pacta sunt servanda, tm como limitador a soberania dos Estados. c) Uma reserva visa, to-s, a excluir o efeito jurdico de certas disposies do tratado em sua aplicao ao formulador da reserva. d) A Conveno sobre Direito dos Tratados (Viena, 1969) dispe sobre tratados entre os seguintes sujeitos de direito internacional: Estados e organizaes internacionais. e) Eventual conflito entre tratado internacional de direitos humanos e a Constituio resolvido pela prevalncia do tratado, de acordo com a orientao do Supremo Tribunal Federal.

77- Sobre o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), indique a opo errada. a) As decises do Conselho do Mercado Comum, rgo superior ao qual incumbe a conduo da poltica do processo de integrao, manifestase mediante decises que so obrigatrias para os Estados-partes. b) O tratado constitutivo do MERCOSUL (Tratado de Assuno, 1991) est aberto adeso, mediante negociao, dos demais pases membros da Associao Latino-Americana de Integrao. c) Tendo em vista as desigualdades entre os Estados-partes, o MERCOSUL no est fundado na reciprocidade de direitos e obrigaes entre eles. d) O MERCOSUL tem personalidade jurdica de direito internacional pblico independente daquela atribuda aos Estados-partes individualmente considerados. e) vista do que preceitua o Protocolo de Braslia para a Soluo de Controvrsias (1991), caso um Estado-parte no cumpra laudo do Tribunal Arbitral, o(s) outro(s) Estado(s)-parte(s) na controvrsia poder(o) adotar medidas compensatrias temporrias visando a obter seu cumprimento. 78- Em relao aos privilgios e imunidades de jurisdio e de execuo dos Estados estrangeiros, marque o item errado. a) O agente diplomtico gozar de imunidade de jurisdio penal do Estado acreditado. b) A imunidade de jurisdio de um agente diplomtico no Estado acreditado no o isenta da jurisdio do Estado acreditante. c) Considerando que no h jurisdio entre os pares (par in parem non habet judicium), o Poder Judicirio brasileiro no competente para resolver litgio envolvendo dois Estados estrangeiros. d) O art. 114 da Constituio Federal (1988) [Compete a Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo (...)] regra de competncia. Desse modo, o dispositivo no afasta a imunidade de execuo do Estado estrangeiro. e) O indivduo protegido pelos privilgios e imunidades consagrados na Conveno sobre Relaes Diplomticas (Viena, 1961) pode renunciar a tais imunidades, desde que o faa de modo expresso.
19
Prova a.3 - Gabarito 1

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

79- Aps considerar o seguinte trecho: O costume significa em sentido jurdico alguma coisa mais do que um simples hbito ou uso. Significa o uso que se segue com a convico de que obrigatrio, de que a sua inobservncia acarretar provavelmente, ou pelo menos deveria acarretar, qualquer forma de sano para o transgressor. (in BRIERLY, J. Direito internacional. 4 ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1979, p. 59, nfase acrescida), assinale o item correto. a) Demonstrada a uniformidade e generalidade da prtica, verifica-se o elemento temporal do costume, que deve ser imemorial. b) Um Estado pode se subtrair obrigatoriedade de um costume durante seu processo de formao. c) A parte que invoca um costume tem de provar (nus da prova) que esse costume est estabelecido, sendo desimportante saber se ele vincula a outra parte. d) Para o direito internacional pblico, o elemento material do costume deve vincular, de modo necessrio, a totalidade dos Estados. e) A convico de que obrigatrio o elemento subjetivo ou psicolgico do costume, que no est previsto no Estatuto da Corte Internacional de Justia j que ele no de fcil demonstrao. 80- Indique a opo correta. a) O art. 1 da Conveno para resoluo dos Conflitos Internacionais (Haia, 1907) dispe: Tendo em vista prevenir tanto quanto possvel o recurso fora nas relaes entre os Estados, as potncias contratantes concordam em envidar todos os seus esforos para assegurar a resoluo pacfica dos conflitos internacionais. Tal proposio permanece vlida nos dias de hoje. b) A resoluo judiciria de conflitos internacionais pressupe deciso fundada sobre consideraes jurdicas, produzida por rgo independente dos Estados em litgio, aps processo contraditrio (direito de defesa e igualdade das partes), e subordinada aceitao das partes. c) Os bons ofcios indicam a interveno de terceiro que oferece soluo para a controvrsia ou convidado a faz-lo. Na ltima hiptese, a soluo proposta obrigatria para as partes. d) O princpio da livre escolha dos meios de soluo pacfica de controvrsia pode ser afastado mediante invocao de compromisso anteriormente assumido pelas partes em confronto.

e) A Corte Internacional de Justia, principal rgo judicirio das Naes Unidas, tem competncia para resolver litgios envolvendo os sujeitos de direito das gentes reconhecidos pela comunidade internacional. DIREITO PENAL 81- No que se refere ao arrependimento posterior pode-se afirmar que: a) para que haja a reduo da pena, exige-se a completa reparao do dano ou a restituio da coisa, alm da necessidade da voluntariedade do ato realizado pelo agente. b) se trata de causa facultativa de diminuio de pena. c) s aplicvel caso a reparao do dano ou a restituio da coisa ocorra aps o recebimento da denncia ou da queixa. d) a reduo da pena neste caso atinge todos os crimes, inclusive aqueles cometidos com violncia ou grave ameaa pessoa. e) a reparao feita por um dos acusados no aproveita aos demais. 82- Em relao culpa lato sensu pode-se dizer que: a) a punio a ttulo de culpa stricto sensu a regra, enquanto a sano por dolo excepcional. b) no dolo eventual suficiente que o agente tenha-se conduzido de maneira a assumir o risco de produzir o resultado e, assim, no se exige que haja ele assentido com o resultado; j na culpa consciente o sujeito no prev o resultado, embora este seja previsvel. c) no crime culposo dispensvel haver nexo de causalidade entre a conduta e o resultado, pois este reprovvel pela desateno do agente ao dever de cuidado para evitar o previsvel. d) culpa prpria aquela que o agente prev e quer o resultado, mas sua vontade baseia-se em erro de tipo inescusvel ou vencvel; na culpa imprpria o sujeito no prev o resultado nem assume o risco de provoc-lo. e) se o agente no deu seu assentimento ltimo ao resultado, no agiu com dolo eventual, mas com culpa consciente.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

20

Prova a.3 - Gabarito 1

83- Um caador, no meio da mata, dispara sua arma de fogo sobre um objeto escuro, supondo tratar-se de um animal, e atinge um fazendeiro. Nesta hiptese, restou configurado: a) b) c) d) e) erro sobre a pessoa. erro de proibio. erro provocado por terceiro. erro de tipo. aberratio ictus.

e) admissvel a reabilitao no caso de ter sido decretada a extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva. 86- Em relao ao penal pode-se afirmar que: a) a ao privada subsidiria da pblica pode ser intentada para a apurao de delitos no includos na denncia formulada pelo Ministrio Pblico ou no seu pedido de arquivamento. b) no crime de estupro, praticado mediante violncia real, a ao penal pblica condicionada representao do ofendido. c) no crime de adultrio, no caso de morte do ofendido, o direito de oferecer queixa ou de prosseguir na ao passa aos ascendentes ou descendentes. d) a representao retratvel mesmo depois de oferecida a denncia. e) a representao do ofendido no considerada como condio de procedibilidade. 87- No crime de furto mediante fraude, previsto no artigo 155, 4, II, 2 figura, do Cdigo Penal: a) o agente obtm a posse da coisa pois esta lhe transferida pela vtima por ter sido induzida em erro. b) a fraude antecede o apossamento da coisa e a causa de sua entrega ao agente pela vtima. c) a fraude empregada para iludir a ateno ou vigilncia do ofendido, que nem percebe que a coisa lhe est sendo subtrada. d) configura-se o delito se o agente se faz passar por pessoa autorizada pela vtima para retirar aparelho deixado por esta em oficina. e) a fraude serve para iludir a vtima a entregar a coisa.

84- Quanto imputabilidade penal pode-se afirmar que: a) na hiptese de dvida sria e fundada quanto menoridade ou no do agente, deve-se optar pela responsabilizao penal. b) se considera alcanada a maioridade penal a partir do dia em que o jovem completa os 21 anos, independentemente da hora do nascimento. c) se considera alcanada a maioridade penal a partir do dia em que o jovem completa os 18 anos, independentemente da hora do nascimento. d) se na vspera de completar 18 anos um jovem atira em algum, e este entra em estado de coma, acabando por falecer meses depois, o autor do delito ser responsabilizado criminalmente, pois o resultado morte aconteceu aps a sua maioridade. e) ao jovem com idade inferior a 18 anos, que seja emancipado, no persiste a presuno legal de inimputabilidade. 85- A reabilitao a declarao judicial de que esto cumpridas ou extintas as penas impostas ao sentenciado. Em conseqncia disso, pode-se dizer que: a) esse instituto no assegura o sigilo dos registros sobre o processo e tambm no atinge outros efeitos da condenao. b) para concesso do benefcio necessrio que o condenado tenha tido domiclio no Pas no prazo de dois anos a contar do cumprimento ou extino da pena. c) a reabilitao no revogada se o reabilitado condenado, como reincidente, por deciso definitiva, pena que no seja de multa. d) mesmo no tendo havido prejuzo resultante do ilcito, como na hiptese de leso corporal leve, exige-se a reparao como pressuposto para que seja concedida a reabilitao.
Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

21

Prova a.3 - Gabarito 1

88- Quanto ao crime de falsificao de documento pblico, previsto no artigo 297 do Cdigo Penal, pode-se dizer que: a) o testamento particular no se equipara a documento pblico para efeitos penais. b) no caput do tipo penal trata-se de falsidade material do documento pblico, sendo que o que se frauda a prpria forma do documento, que alterada no todo ou em parte. c) no h aumento de pena quando o agente funcionrio pblico e comete o delito prevalecendo-se do cargo. d) configura o delito a alterao de chapa identificadora de veculo. e) configura o delito toda vez que o agente inserir no documento pblico declarao falsa ou diversa daquela que devia ser escrita com o fim de prejudicar direito. 89- A, funcionrio pblico, que o responsvel por estabelecimento hospitalar estadual, exige dos segurados pagamento adicional pelos servios prestados. Nesta hiptese, A responder por: a) b) c) d) e) corrupo ativa. apropriao indbita. corrupo passiva. concusso. extorso indireta.

d) as pessoas jurdicas que, em carter eventual, tenham como atividade acessria a captao, intermediao e aplicao de recursos financeiros de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, no precisam dispensar especial ateno s operaes que possam constituir-se em srios indcios dos crimes previstos nesta Lei. e) sujeitam-se obrigao de comunicao de operaes financeiras as pessoas fsicas ou jurdicas que comercializem jias, pedras e metais preciosos, objeto de arte e antigidades. DIREITO PROCESSUAL PENAL 91- D, desde a infncia, morava com o tio E, que o sustentava. J maior de idade, D, tendo acesso aos bens do tio por morarem juntos, apropria-se de alta quantia de E, para pagar dvida. A polcia, investigando, de ofcio, o fato e a autoria, logra demonstrar ambos, no obstante E jamais ter comparecido, nem manifestado interesse em ver o sobrinho processado, embora sempre soubesse que ele o havia lesado. Concludo o inqurito policial sete meses aps os fatos, os autos so remetidos a Juzo. Pergunta-se: a) o Ministrio Pblico deve requerer a extino da punibilidade de D, porque, em se tratando de ao penal pblica condicionada, E deixou transcorrer o prazo decadencial sem oferecer representao. b) o Ministrio Pblico deve requerer a devoluo dos autos autoridade policial, para que E seja ouvido, antes do oferecimento da denncia. c) o Ministrio Pblico deve requerer a extino da punibilidade de D, porque, em se tratando de ao penal de iniciativa exclusivamente privada, E no ajuizou queixa-crime no prazo decadencial. d) o Ministrio Pblico deve oferecer denncia, porque esto provadas a ocorrncia material do fato e a autoria. e) caso o Ministrio Pblico no oferea denncia no prazo legal, E poder ajuizar queixacrime subsidiria.

90- Em relao aos crimes de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores, previstos na Lei 9.613/98: a) no considerado efeito da condenao a interdio do exerccio de cargo ou funo pblica de qualquer natureza. b) as pessoas jurdicas que tenham, em carter permanente ou eventual, como atividade principal ou acessria a compra e venda de moeda estrangeira ou ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial no esto sujeitas a identificao de seus clientes nem mantero cadastro atualizado. c) no configura crime dissimular a localizao de bens provenientes direta ou indiretamente de crime contra o Sistema Financeiro Nacional.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

22

Prova a.3 - Gabarito 1

92- Em relao imunidade do vereador, certo afirmar-se: a) somente pode ele ser submetido a processo penal, nos casos em que no ocorrer a imunidade material, se houver prvia licena da Cmara dos Vereadores. b) ele inviolvel por opinies, palavras e votos, no exerccio do mandato e na Circunscrio do Municpio. c) a Constituio lhe assegura, de forma ampla e irrestrita, imunidade absoluta, tal como ocorre com os deputados e senadores. d) possui ele imunidade parlamentar processual, nos casos em que no ocorrer a imunidade material. e) ele inviolvel por opinies, palavras e votos, no exerccio do mandato e ainda que fora da Circunscrio do Municpio. 93- Aps regular processo criminal, A foi definitivamente absolvido da acusao de homicdio culposo contra B, tendo a sentena, transitada em julgado, reconhecido que A agiu em estado de necessidade. Os filhos de B pretendem ser indenizados dos danos. possvel afirmar que: a) os filhos de B devero pleitear a indenizao perante o juzo penal que proferiu a sentena absolutria. b) os filhos de B devero executar a sentena penal diretamente na esfera cvel em face de A, porque o reconhecimento do estado de necessidade possibilita dar incio liquidao da sentena proferida na esfera criminal. c) os filhos de B podero optar entre ajuizar ao de conhecimento ou executar a sentena proferida na esfera criminal em face de A. d) os filhos de B devero se habilitar, previamente, como assistentes da acusao no processo criminal, para posteriormente poderem litigar na esfera cvel em face de A. e) os filhos de B podero ingressar com ao de conhecimento, na esfera cvel, em face de A, porm no se discutir mais acerca do estado de necessidade. 94- Para a decretao do seqestro dos bens imveis adquiridos pelo indiciado com os proventos da infrao: a) necessrio que haja indcios veementes da provenincia ilcita dos bens, certeza da infrao e indcios suficientes de autoria.

b) necessrio que haja certeza da infrao e indcios suficientes de autoria. c) bastar a existncia de indcios veementes da provenincia ilcita dos bens. d) necessrio que haja certeza da provenincia ilcita dos bens e indcios suficientes de autoria. e) bastar a existncia de indcios suficientes de autoria. 95- F teve contra si decretada priso temporria pelo juiz, pelo prazo de 30 dias, para que a Polcia investigue sua participao no crime de extorso mediante seqestro, de que vtima G. a) A priso temporria poder ser prorrogada pelo juiz por mais 30 dias, em caso de extrema e comprovada necessidade. b) F pode recorrer em sentido estrito, para que a deciso seja revista pelo Tribunal. c) F pode pedir a revogao da priso temporria ao juiz que a decretou, alegando que o prazo mximo para a priso temporria no pode ultrapassar cinco dias. d) F pode requerer a concesso de liberdade provisria, para que aguarde em liberdade as investigaes. e) A priso temporria no poder ser prorrogada pelo juiz, em face da sua natureza excepcional. 96- H citado pessoalmente para a ao penal, cujo procedimento ordinrio. Deixa de comparecer ao interrogatrio e deixa de constituir defensor de sua confiana. Neste caso: a) o juiz deve suspender o processo e o prazo prescricional, at que H comparea ou constitua defensor. b) o juiz deve nomear defensor dativo para H e dar normal andamento ao processo, at final, sem a presena do acusado. c) o juiz deve suspender o processo e o prazo prescricional at o prazo mximo da pena em abstrato prevista para o crime. d) o juiz deve nomear defensor dativo para H e colher toda a prova testemunhal, suspendendo o processo e o prazo prescricional a partir da fase das alegaes finais, inclusive, at que o acusado comparea. e) o juiz deve suspender o processo e o prazo prescricional, at que seja nomeado defensor dativo para H.
23
Prova a.3 - Gabarito 1

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

97- Em procedimento dos Juizados Especiais Criminais, as partes no chegaram a acordo quanto composio civil dos danos na audincia preliminar. Tratando-se o crime de ao penal pblica incondicionada e sendo o autor do fato primrio e de excelentes antecedentes, o Ministrio Pblico dever: a) oferecer a denncia, se no for caso de arquivamento, e em seguida propor a aplicao de pena restritiva de direitos ou multa, a ser especificada na proposta. b) oferecer denncia, se no for caso de arquivamento, e em seguida propor a suspenso condicional do processo. c) requerer que os autos sejam remetidos ao juzo criminal comum, para a adoo do procedimento previsto em lei, porque no houve acordo quanto composio civil. d) propor, se no for caso de arquivamento, a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multa, a ser especificada na proposta; se esta no for aceita, oferecer a denncia. e) requerer ao juiz que d oportunidade de representao ao ofendido. 98- Em se tratando do procedimento criminal dos crimes contra o sistema financeiro, pode-se afirmar que: a) a ao penal pode ser promovida pelo Ministrio Pblico Federal ou Ministrio Pblico Estadual, dependendo da infrao penal. b) a ao penal deve ser promovida pelo Ministrio Pblico Estadual, perante a Justia Estadual. c) a ao penal deve ser promovida pelo Ministrio Pblico Federal, perante a Justia Federal. d) a ao penal pode ser promovida pelo ofendido quando o Ministrio Pblico no oferecer denncia no prazo legal. e) a ao penal pode, em alguns crimes, depender de representao do ofendido.

99- No processo penal, o chamado recurso de ofcio cabvel: a) b) c) d) e) do acrdo que conceder habeas corpus. da deciso que impronunciar o acusado. do acrdo que conceder reviso criminal. da sentena que negar habeas corpus. da deciso que absolver sumariamente o acusado.

100- O habeas corpus liberatrio: a) destina-se a libertar o paciente da priso ilegal. b) destina-se a libertar o paciente da ameaa liberdade de locomoo, quando houver fundado receio de que ele possa vir a ser preso. c) uma vez concedido d ensejo expedio de salvo-conduto. d) destina-se a libertar o paciente do constrangimento ilegal liberdade de locomoo j existente, independentemente de estar ele preso. e) pode ser concedido de ofcio pelo Tribunal, mas no pelo juiz de primeiro grau.

Procurador - Banco Central do Brasil - 2002

24

Prova a.3 - Gabarito 1

CONCURSO PBLICO PARA BANCO CENTRAL DO BRASIL - 2002 ESAF CARGO: PROCURADOR
GABARITOS (antes dos recursos) Prova - a.3 (aplicada em 21/12/2002 - Sbado)
PROVAS GABARITO 1 01 - E 51 - C 02 - A 52 - C 03 - B 53 - B 04 - D 54 - E 05 - E 55 - B 06 - B 56 - A 07 - C 57 - C 08 - A 58 - A 09 - D 59 - D 10 - E 60 - E 11 - C 61 - A 12 - B 62 - E 13 - D 63 - D 14 - C 64 - B 15 - A 65 - D 16 - E 66 - D 17 - D 67 - C 18 - B 68 - D 19 - C 69 - E 20 - A 70 - A 21 - B 71 - E 22 - D 72 - C 23 - E 73 - A 24 - C 74 - B 25 - E 75 - B 26 - D 76 - A 27 - A 77 - C 28 - A 78 - E 29 - C 79 - B 30 - B 80 - D 31 - C 81 - A 32 - B 82 - E 33 - D 83 - D 34 - A 84 - C 35 - E 85 - B 36 - C 86 - A 37 - A 87 - C 38 - B 88 - B 39 - A 89 - D 40 - D 90 - E 41 - B 91 - A 42 - E 92 - B 43 - D 93 - E 44 - E 94 - C 45 - C 95 - A 46 - D 96 - B 47 - E 97 - D 48 - A 98 - C 49 - B 99 - E 50 - D 100 - D GABARITO 2 01 - A 51 - D 02 - B 52 - D 03 - C 53 - C 04 - E 54 - A 05 - A 55 - C 06 - C 56 - B 07 - D 57 - D 08 - B 58 - B 09 - E 59 - E 10 - A 60 - A 11 - D 61 - B 12 - C 62 - A 13 - E 63 - E 14 - D 64 - C 15 - B 65 - E 16 - A 66 - E 17 - E 67 - D 18 - C 68 - E 19 - D 69 - A 20 - B 70 - B 21 - C 71 - A 22 - E 72 - D 23 - A 73 - B 24 - D 74 -C 25 - A 75 - C 26 - E 76 - B 27 - B 77 - D 28 - B 78 - A 29 - D 79 - C 30 - C 80 - E 31 - D 81 - B 32 - C 82 - A 33 - E 83 - E 34 - B 84 - D 35 - A 85 - C 36 - D 86 - B 37 - B 87 - D 38 - C 88 - C 39 - B 89 - E 40 - E 90 - A 41 - C 91 - B 42 - A 92 - C 43 - E 93 - A 44 - A 94 - D 45 - D 95 - B 46 - E 96 - C 47 - A 97 - E 48 - B 98 - D 49 - C 99 - A 50 - E 100 - E GABARITO 3 01 - C 51 - A 02 - D 52 - A 03 - E 53 - E 04 - B 54 - C 05 - C 55 - E 06 - E 56 - D 07 - A 57 - A 08 - D 58 - D 09 - B 59 - B 10 - C 60 - C 11 - A 61 - D 12 - E 62 - C 13 - B 63 - B 14 - A 64 - E 15 - D 65 - B 16 - C 66 - B 17 - B 67 - A 18 - E 68 - B 19 - A 69 - C 20 - D 70 - D 21 - E 71 - C 22 - B 72 - A 23 - C 73 - D 24 - A 74 - E 25 - C 75 - E 26 - B 76 - D 27 - D 77 - A 28 - D 78 - C 29 - A 79 - E 30 - E 80 - B 31 - A 81 - D 32 - E 82 - C 33 - B 83 - B 34 - D 84 - A 35 - C 85 - E 36 - A 86 - D 37 - D 87 - A 38 - E 88 - E 39 - D 89 - B 40 - B 90 - C 41 - E 91 - D 42 - C 92 - E 43 - B 93 - C 44 - C 94 - A 45 - A 95 - D 46 - B 96 - E 47 - C 97 - B 48 - D 98 - A 49 - E 99 - C 50 - B 100 - B GABARITO 4 01 - D 51 - B 02 - E 52 - B 03 - A 53 - A 04 - C 54 - D 05 - D 55 - A 06 - A 56 - E 07 - B 57 - B 08 - E 58 - E 09 - C 59 - C 10 - D 60 - D 11 - B 61 - E 12 - A 62 - D 13 - C 63 - C 14 - B 64 - A 15 - E 65 - C 16 - D 66 - C 17 - C 67 - B 18 - A 68 - C 19 - B 69 - D 20 - E 70 - E 21 - A 71 - D 22 - C 72 - B 23 - D 73 - E 24 - B 74 - A 25 - D 75 - A 26 - C 76 - E 27 - E 77 - B 28 - E 78 - D 29 - B 79 - A 30 - A 80 - C 31 - B 81 - E 32 - A 82 - D 33 - C 83 - C 34 - E 84 - B 35 - D 85 - A 36 - B 86 - E 37 - E 87 - B 38 - A 88 - A 39 - E 89 - C 40 - C 90 - D 41 - A 91 - E 42 - D 92 - A 43 - C 93 - D 44 - D 94 - B 45 - B 95 - E 46 - C 96 - A 47 - D 97 - C 48 - E 98 - B 49 - A 99 - D 50 - C 100 - C

También podría gustarte