Está en la página 1de 2

Doutrina do Direito Penal do Menor A doutrina do direito penal do menor teve vigncia na etapa penal de carter indiferenciado, isto

, a partir do surgimento dos primeiros cdigos penais. Naquele tempo havia apenas uma lei penal, que servia tanto para o adulto como para a criana e o adolescente. No Brasil, no incio do sculo XIX, a imputabilidade penal iniciava aos sete anos de idade. Em 1830, com o primeiro Cdigo Penal do Brasil independente, foi adotado o critrio biopsicolgico, baseado no discernimento, entre sete e quatorze anos. O Cdigo Republicano de 1890 continuou com o critrio biopsicolgico, entre os nove e quatorze anos de idade. Assim, com quatorze anos, o adolescente estava sujeito aos rigores da lei penal geral, aplicada aos adultos a qual podia retroagir at aos nove anos. Nesta etapa os menores so tratados praticamente de mesma maneira que os adultos Doutrina da situao irregular No Brasil, o primeiro juizado de menores foi implantado em 1923. Inicia-se a doutrina da situao irregular do menor, de carter tutelar, fundada no binmio carncia e delinquncia. As crianas e adolescentes no mais so tratados como os adultos, pelo rigor da lei penal, mas inicia outro mal: a criminalizao da pobreza e a forte tendncia institucionalizao. Em 1940, o Cdigo Penal declara a imaturidade dos menores de dezoito anos, implantando o princpio da imputabilidade penal nesta idade. Com o Cdigo de Menores de 1979, mesmo indo contra as diretrizes internacionais, a doutrina da situao irregular foi definitivamente implantada no Brasil. Previa o Cdigo de menores:
Para os efeitos deste Cdigo, considera-se em situao irregular o menor: I-privado de condies essenciais sua subsistncia, sade e instruo obrigatria, ainda que eventualmente, em razo de: a, falta, ao ou omisso dos pais ou responsvel; b, manifesta impossibilidade dos pais ou responsvel para prov-las; II- vtima de maus tratos ou castigos imoderados impostos pelos pais ou responsvel; III- em perigo moral devido : a, encontrar-se, de modo habitual, em ambiente contrrio aos bons costumes; b, explorao de atividades contrria aos bons costumes; IV- privado de representao ou assistncia legal, pela falta eventual dos pais ou responsvel; V- com desvio de conduta, em virtude de grave inadaptao familiar ou comunitria; VI- autor de infrao penal.

Doutrina da proteo integral A doutrina da proteo integral iniciou com uma nova etapa do direito juvenil, a chamada etapa de carter penal juvenil. No mbito mundial esta etapa iniciou em 1959 com a Declarao Universal dos Direitos da Criana. No Brasil ela s foi recepcionada oficialmente no ordenamento jurdico vinte e nove anos depois, em 1988, com a Constituio Federal, especialmente, nos seus artigos 226 e 227 e com o Estatuto da Criana e do Adolescente. Eles incorporaram a melhor legislao mundial, introduziram um novo paradigma, elevando a criana e o adolescente condio de verdadeiros cidados, como sujeitos de direitos e de deveres. a doutrina da proteo integral est fundada em trs princpios bsicos: crianas e adolescentes como sujeitos de direitos, em peculiar condio de pessoas em
1/2

desenvolvimento e prioridade absoluta. A criana e o adolescente no so mais objetos da norma jurdica, mas verdadeiros cidados, sujeitos de direitos fundamentais do art. 5o., 227, etc, da CF, mais os direitos especiais garantidos pela CF e pelo ECA.
Fonte de pesquisa: Bianchini, Edemir Nelson Doutrinas do Direito da Criana e do Adolescente

2/2

También podría gustarte