Está en la página 1de 231

CEFAPRO DE PONTES E LACERDA-MT 2013

O Olhar do Educador

Atualmente, existem no Brasil mais de um milho de funcionrios trabalhando nas escolas pblicas, federais, estaduais e municipais, os quais, como voc, tm a misso de oferecer educao bsica a 50 milhes de alunos. E, diante desses nmeros, talvez se sinta como um grozinho de areia numa imensa praia, algum sem a mnima importncia.

Para

os estudantes de sua escola, voc essencial ? tanto quanto o professor, o educador com quem os alunos contam, 200 dias por ano, para construir sua cidadania e sua felicidade?

Voc,

Vamos refletir sobre algumas realidades e alguns conceitos que foram ingredientes das histrias desses funcionrios que me educaram para a felicidade.

1- Escolas Pblicas, mantidas e administradas pelos governos (federal, estadual e municipal), sempre gratuita.

2 - Escolas Privadas, mantidas por pessoas ou empresas, onde, quase sempre, os alunos ou suas famlias pagam mensalidades.

3. Educao Bsica A primeira LDB do Brasil foi a Lei n 4.024, de 1961. Por ela, existiam :

o pr-primrio, que o o

inclua

os jardins de infncia;

curso Primrio, com durao de quatro a seis anos; curso Ginasial, de quatro anos;

o curso Colegial.

Este ltimo opes :

tinha

vrias

o cientfico; o clssico; o normal; o industrial; o agrcola; o comercial.


Para se ter acesso ao Ginsio havia um exame de admisso.

4. Escola Normal Os primeiros professores no Brasil eram religiosos com uma longa formao humanstica e didtica. Depois, passamos por uma poca em que as Cmaras Municipais recrutavam, para ser professores primrios, pessoas sem qualquer formao profissional.

Bastava saber ler , escrever e contar . Em 1834, foi fundada a primeira escola Normal no Brasil na cidade de Niteri, ento capital da Provncia do Rio de Janeiro, destinada formao de professores e professoras primrias.

Profissionalizao Compulsria

Com a Lei n 5.692, de 1971, tentou-se criar a profissionalizao compulsria em nvel de 2 grau, ou seja, a exigncia de que todos os cursos desse nvel inclussem obrigatoriamente uma habilitao ou terminalidade profissional.

Com isso, o curso normal se transformou em habilitao para o magistrio.

4. Inspetor de Alunos e Suspenso - Nas salas de aula, os alunos ficavam sob o olhar dos professores, que se sentavam em cadeiras, em nvel superior ao dos alunos. No restante do espao escolar, precisavam ser vigiados, como se faz nas penitencirias.

Em seu municpio existem pessoas que deixaram de estudar por maus-tratos na escola? Voc j sofreu alguma punio considerada desumana? Ser que ainda existem professores e funcionrios que admitem a suspenso, a expulso ou a transferncia compulsria?

Unidade 2

O que educao? Desenvolvimento pessoal, socializao, comunicao e formao.

Cinquenta milhes de alunos so educados pelos professores e funcionrios das escolas pblicas na educao bsica.
Joo Monlevade.

O ano de 1988 foi muito importante para o Brasil. Depois de mais de vinte anos de ditadura, o pas ganhou uma constituio democrtica. Ela assegurou aos cidados brasileiros novos e importantes direitos. No s de eleger prefeitos dos municpios, governadores dos Estados e presidente da Repblica.

Os trabalhadores tiveram reconhecidos e ampliados seus direitos a uma remunerao digna e a condies humanas de trabalho.

Em 1989, o formulou as primeiras propostas de cursos tcnicos para a profissionalizao de funcionrios. No Congresso de Aracaju (SE), em 1990, quando foi fundada a Confederao Nacional dos Trabalhadores em Educao (CNTE), que sucedeu a Confederao dos Professores do Brasil (CPB), incorporando aos professores os especialistas em educao e os funcionrios de escolas,

comeou a circular a tese de que os funcionrios no somente deviam ser considerados educadores, como deveriam ter uma formao especfica, em um primeiro momento por meio de cursos tcnicos em nvel mdio, e, no futuro, em nvel superior.

Depois de muita luta, conseguimos tanto na rede Estadual de Mato Grosso, como na rede municipal de Cuiab, a oferta de cursos de profissionalizao para os funcionrios de escola.

Em 1993, receberam o diploma de tcnicos em administrao escolar e multimeios didticos, foram trezentos funcionrios.

Pelo Projeto Arara Azul, mais de quatro mil funcionrios foram profissionalizados em todas as regies do Estado. No Distrito Federal e no Acre, ainda na dcada de 1990, centenas de funcionrios viram surgir diante deles a oportunidade de estudar mais, em nvel fundamental e mdio, e tambm de se

profissionalizar, ou seja, obter uma formao profissional por meio de habilitao em nvel mdio. Esses cursos de profissionalizao na rea de educao se constituem pela integrao de contedos tcnicos especficos de cada habilitao a um bloco de matrias pedaggicas.

Para isso, alm das matrias de estudo, concorrem trezentas horas de estgio supervisionado em ambientes escolares, e com isso, caracterizam seus concluintes como educadores.

Atualmente, por fora do Parecer n. 16/2005 da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao (CNE), podem ser organizados cursos tcnicos para quatro habilitaes:

Gesto escolar; Multimeios didticos;


Alimentao escolar
Manuteno de Infraestrutura;
e

Meio ambiente escolares.

Nos dias de hoje, quando se fala em educao, a gente pensa logo em escola. O ato pessoal de educar-se e a ao social de educar so anteriores a ela, ocorrem em outros espaos sociais.

Uma das formas de descrever a educao escolar a transmisso sistemtica da cultura de uma sociedade. Ora, a cultura compreende o acmulo de conhecimentos cientficos, artsticos,

tecnolgicos, bem como os valores de um povo. No caberia nos anos letivos e nos horrios escolares toda a cultura de uma sociedade.

Ento as autoridades escolhem determinados contedos e os organizam em matrias de ensino ou reas de estudo, a que se d o nome de currculo, ou seja, as partes da cultura que o aluno obrigado a percorrer.

Uma das grandes diferenas na organizao da educao escolar entre o perodo autoritrio e o democrtico inaugurado pela Constituio de 1988 e pela LDB de 1996 o formato de regulao jurdica da escola.

At 1988, a escola se estruturava e funcionava sob os dispositivos de um Regimento Interno, a maior parte das vezes de formato nico em cada sistema de ensino.

Suas regras, alm de elaboradas de fora para dentro, eram extremamente legalistas, de forma a inibir e abafar as decises de cada escola.

A escola em que voc atua Quem


Quais
conta com um PPP?

Foi aprovado pelo Conselho


Escolar?
so os representantes dos funcionrios no Conselho Escolar?

participou de elaborao?

sua

Voc

tem

experincia conselheiro(a)?

alguma como

As escolas pblicas, no Brasil, podem ser criadas, mantidas e administradas pela Unio, pelo Distrito Federal, pelos estados e pelos municpios. Existem mais de duzentas mil escolas pblicas no pas.

A educao escolar oferecida em etapas modalidades.

primeira etapa, a da educao infantil, desdobra-se em creches, para crianas com at trs anos, a pr-escolas, para estudantes de quatro e cinco anos.

O O

Ensino Fundamental dura nove anos. Ensino Mdio, em geral, oferecido em trs anos, mas costuma durar mais, quando integrado educao profissional (Decreto n 5.154, de 2004), como no caso da formao de tcnicos agrcolas e industriais.

Antigamente, at 1920 mais ou menos, os ensinos fundamental e mdio eram oferecidos em internatos, semi-internatos e externatos, sempre com o funcionamento de aulas e estudos em jornadas de sete a nove horas dirias. Era o que hoje se chama de tempo integral.

A ocupao, ou invaso, portuguesa no Brasil, que alguns chamam de descobrimento, aconteceu a partir de 22 de abril de 1500.

Depois de sculos de educao indgena, de ndio para ndio, muitos deles passaram a se submeter educao Lusitana Portuguesa, Europeia. Com a tecnologia, vieram as palavras como o trabalhodescanso; como o domingo - a missa. E, com os padres - a catequese.

Nesse processo, o desenvolvimento corporal e psquico das crianas se fez em outras bases de socializao e comunicao.

que aconteceu de importante na histria do Brasil em 1988? Precisamente, no dia 5 de outubro?

A Constituio de 1988, alm de assegurar direitos educao bsica, educao especial para os portadores de necessidades especiais, educao de jovens e adultos para os que no tiveram oportunidade na idade adequada, educao

superior segundo a capacidade dos cidados e educao profissional para enfrentar a nova realidade do trabalho, tambm estabelece princpios do ensino.

Art. 206 O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I Igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III Pluralismo de ideias e concepes pedaggicas e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; IV Gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais;

Valorizao dos profissionais do ensino, garantindo, na forma da lei, planos de carreira para o magistrio pblico, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos;

VI Gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei;

VII Garantia de padro de qualidade

VIII - Piso salarial profissional nacional para os profissionais da educao escolar pblica, nos termos de lei federal.

O maior referencial poltico para essa discusso a LDB.

Nossa primeira LDB foi a Lei n 4.024, de 1961, que regulamentava a Constituio democrtica de 1946.

Em 1996, aprovou-se a Emenda Constituio n 14, que instituiu o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorizao do Magistrio (Fundef), e em 6 de dezembro de 2006 foi aprovada Emenda Constituio que o transforma em Fundo de

Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao Bsica (Fundeb).

Se todos os artigos da LDB atual fossem realmente postos em prtica, estaramos muito prximos de uma escola pblica de qualidade.

Para tanto, a mobilizao dos professores e funcionrios decisiva, de forma que a Lei de Regulamentao assegure mecanismos no s de financiamento como de valorizao dos profissionais e qualificao da aprendizagem dos estudantes.

O Estado de Direito prev a gesto democrtica no ensino pblico, na forma da lei (art. 206). A Lei Federal n 9.394, de 1996, em seu art. 14, estabeleceu que a gesto democrtica nas escolas exercida pela atuao de um conselho escolar ou

ou equivalente, constitudo de representantes da comunidade escolar, ao qual cabem as decises administrativas e pedaggicas da escola.

O diretor seu membro nato, mas as decises do conselho s valem se forem aprovadas pela maioria de seus membros: professores, funcionrios, alunos, pais e outros representantes, conforme estabelecer a Proposta Pedaggica da Escola - (PPE) ou o regimento escolar.

um instrumento para o fortalecimento das aes e da participao poltica dos integrantes dentro da escola;

um documento terico-prtico que pressupe relaes de interdependncia e reciprocidade entre todos da comunidade escolar;

Elaborado coletivamente, com fundamentos polticos, filosficos e ticos que a comunidade acredita e deseja praticar.

Voc sabe qual a diferena entre ocupao e profisso? Ambas tm a ver com trabalho, no verdade? Qual delas a mais estvel, a mais valorizada, a mais universal? Se voc pensou profisso, acertou.

Nas escolas, os mestres eram os detentores de saber e poder; os outros tinham ocupaes de suporte, de auxlio aos mestres. Assim chegamos ao sculo XX no Brasil: os professores constituam-se numa profisso, para a qual se habilitavam pela concluso de um curso de nvel mdio (Normal) ou superior (Licenciatura).

Os outros, nas escolas pblicas, eram simplesmente funcionrios, ocupantes de funes mais simples, sem necessidade de habilitao profissional.

Hoje, as escolas no so mais somente instituies de ensino, mas de educao. E a educao escolar comporta vrios profissionais, alm dos professores.

A profissionalizao o movimento de transformao de ocupaes de apoio para profisses reconhecidas e regulamentadas por uma habilitao escolar em nvel mdio ou superior.

As associaes de trabalhadores existem h muitos sculos. Os professores pblicos, no Brasil, desde o incio do sculo XX, organizavam-se em associaes porque lhes era proibido fundar sindicatos.

Os funcionrios de secretarias, cantinas, bibliotecas, servios gerais, segurana eram menos organizados e filiavam-se a Associaes de funcionrios pblicos estaduais ou municipais.

Depois da ditadura militar , eles procuraram os professores e os especialistas em educao para organizarem sindicatos unificados. A esse movimento, que culminou, em 1990, com a fundao da CNTE, chamamos unificao.

Para ser um profissional de verdade, necessrio ter um diploma profissional.

Os primeiros funcionrios j estavam presentes na construo e no funcionamento da primeira escola, o Colgio dos Jesutas de Salvador , em 1550.

Nossos primeiros funcionrios de escolas trabalhavam como:


-cozinheiros;

-enfermeiros;
-sacristos;

-horticultores;
-bibliotecrios;

-vaqueiros; -administradores fazendas; - pilotos de navio; de

- construtores;
- pintores e em outras ocupaes mais ou menos relacionadas ao processo de ensino e centradas na materialidade da cultura.

Com o trabalho dos coadjutores, assegurava -se a qualidade da educao.

Em 1759, os jesutas foram expulsos do Brasil e das outras colnias de Portugal. Seus colgios, escolas e fazendas foram confiscados, seus bens mveis e imveis, incluindo os escravos, incorporados ao patrimnio da Coroa ou divididos entre os amigosdo Rei.

Para substituir os colgios e as escolas dos jesutas, o rei Dom Jos e seu primeiro-ministro, o Marqus de Pombal, instituram as aulas rgias.

Qualquer

pessoa alfabetizada ou que dominasse a gramtica e a aritmtica se apresentava ao presidente da Cmara para dar aulas.

Dava suas aulas, pelas quais recebia um pequeno salrio da Cmara Municipal, a qual, para isso, recolhia dos aougueiros e dos fabricantes de vinho e cachaa um tributo chamado subsdio literrio.

A educao praticamente ficava por conta de uma s pessoa: o professor . Quando muito, ele era auxiliado por um escravo ou escrava, que se incumbia de limpar a sala, oferecer gua aos alunos, dispor uma bacia e toalha para o asseio do professor .

Os registros escolares, a escriturao, a guarda e o manuseio dos livros eram tarefas do prprio professor , que ao fim do ano os entregava ao inspetor da provncia, para emisso dos certificados.

A figura dos funcionrios que antes contribuam para a educao dos estudantes se extinguiu.

De 1772, quando comearam as aulas rgias, at 1822, ano da Independncia do Brasil, no h registro da construo de uma escola sequer no Brasil, com exceo da Corte do Rio de Janeiro:

criao de escolas primrias, secundrias e universidades. Era o tempo das aulas rgias, que haviam reduzido a 2% o nmero de matrculas escolares em relao populao.

A coisa comea a mudar depois de 1834, quando a responsabilidade de oferecer escolas passou para as provncias.

A multiplicao de escolas primrias e a construo de prdios para esses estabelecimentos maiores, a que se juntaram as escolas normais no fim do Sculo XIX, motivaram uma mudana que muito nos

interessa, com o aparecimento de dois tipos de novos funcionrios, ambos assalariados.

Era necessria a contratao de funcionrios para a conservao e para as secretarias. secretarias. A esses, nos meados do sculo XX, juntaram-se as merendeiras. Nas escolas maiores, os bibliotecrios e outros auxiliares em laboratrios e operao de audiovisuais.

Aqui entra a questo da profissionalizao: os funcionrios precisam no somente saber fazer o que fazem, mas sistematizar e institucionalizar suas identidades funcionais.

Estamos num tempo de transio, construindo e organizando essas novas identidades, esses novos perfis.

Atualmente, quando se faz um concurso para algum cargo no docente nas escolas, na maior parte das vezes s se exige a proficincia em provas de conhecimentos gerais.

Proficincia em provas de conhecimentos gerais. Selecionam-se merendeiras com questes de lngua portuguesa, matemtica e conhecimentos gerais.

No se levam em conta as concepes atuais de educao, de educao escolar , a funo libertadora da educao e o papel emancipador da escola.

Estamos num momento de desconstruo e reconstruo de papis e identidades.


O Profuncionrio visa a construir , pelo menos, quatro identidades de funcionrios de escolas com profissionalizao em nvel mdio:

tcnicos em gesto escolar; tcnicos em multimeios


didticos; tcnicos em alimentao escolar; tcnicos em meio ambiente; manuteno de infraestrutura escolar.

Essas identidades iro pegar? Depende muito de voc, de seu sucesso neste curso e da forma como voc transformar e afirmar seu novo papel na escola e no sistema.

Uma merendeira, embora possa ser considerada na escola uma educadora, simplesmente uma executora, uma fazedora de merendas.

J a tcnica em alimentao escolar uma educadora profissional, que domina os conhecimentos da nutrio, que planeja, executa e avalia seu trabalho, como produtora dos mais saborosos cardpios e como educadora alimentar, integrada proposta pedaggica da escola. Assim tambm nas outras identidades.

Com a habilitao profissional, alm da competncia, haver um reconhecimento pblico: - limpar uma sala de aula uma ocupao; - fazer a manuteno da infraestrutura, - transformar os espaos das escolas em espaos educativos. Tudo isso, ser uma nova profisso.

Focalizemos agora mais quatro conceitos

A palavra formao, em relao educao, tem dois sentidos.

Em primeiro lugar, ela o diferencial da educao diante dos processos de desenvolvimento pessoal, socializao e comunicao.

O segundo sentido de formao, que se aplica muito propriamente formao profissional, formao de professores, formao de funcionrios, a escolha de contedos, mtodos e tcnicas que conduzem os estudantes a certo perfil de competncias, ou seja, de conhecimentos, valores e habilidades articulados.

Nesse segundo sentido, pode se dizer que uma merendeira, embora educada, no formada. J uma tcnica em alimentao escolar deve ser formada e preencher, no fim do curso, um perfil de competncias que correspondam sua habilitao profissional.

Voc se sente em processo de educao contnua, permanente? Como? Que conhecimentos e habilidades fazem parte de sua formao como profissional, que no impreterivelmente so necessrios em sua ocupao?

Se todos os brasileiros, atualmente, tm direito educao, ento toda a populao de seu municpio pode-se considerar clientela escolar?

A questo passa a ser de poltica pblica.

Voc sabia que a educao da maioria da populao brasileira nos sculos XVII e XVIII se fazia no na escola, mas numa priso?

que entre 60% e 80% da populao das cidades, vilas e fazendas eram constitudas de escravos negros, que moravam acorrentados em senzalas, e aos quais se negava qualquer tipo de estudo, de escola.

Ser que

alguns desses traos curriculares no acabaram entrando no cotidiano das escolas? j ouviu falar em palmatria?
cultura do silncio?

Voc
Em

Em

nota de comportamento?

Ser que os funcionrios

e as funcionrias de escola, principalmente os que reproduzem nela os trabalhos domsticos, no foram ou ainda so tratados como escravos e escravas alforriados(as)?

A educao, seja como orientao do desenvolvimento biolgico e psicolgico dos indivduos, seja como processo de transmisso e induo de cultura, que se d pela socializao e pela comunicao informadas

por valores, um fenmeno universal, em todas as sociedades e em todas as pocas. Quando comea e o que a educao escolar?

No Egito, na Mesopotmia e na Grcia nasceram as escolas, com professores e alunos, por iniciativa dos prprios grupos sociais e/ou por deciso do Estado, dos governantes.

Na Idade Mdia, as escolas eram instituies da Igreja.

Foi na Frana, com a Revoluo, que se deu a ruptura e se organizou a escola pblica laica.

Hoje, no Brasil, a sociedade como um todo educa pela mdia, pelas leis, pelas igrejas, pelas instituies familiares. a educao informal, no sistematizada.

Em

sua cidade emissora de TV? rdio?

existe

E de Em

que sentido elas educam os telespectadores e ouvintes?

Faa uma entrevista com o

responsvel pela emissora e destaque quais programas so educativos.

Em

sua cidade existem templos de quais religies? frequenta algum

Voc

deles?
percebe que o comportamento e o pensamento das pessoas na igreja so padronizados num certo tipo de educao?

Voc

Os padres Esses

e os pastores tm mais escolaridade que os fiis? aceitariam um chefe analfabeto?

Por qu?
Registre em seu memorial.

A educao formal dse pelas escolas, pblicas e privadas, na educao bsica, e pelas universidades e faculdades, na educao superior .

UNIDADE V

Funcionrios: em primeiro
lugar cidados.
Escolaridade bsica e superior.

Voc sabia que nas duzentas mil escolas federais, estaduais e municipais do Brasil trabalham mais de um milho de funcionrios no docentes?

Se somarmos os que trabalham em rgos dos sistemas de ensino (Ministrio da Educao, Secretarias Estaduais e Municipais, Diretorias Regionais, etc.) so quase 1,2 milho.

Estima se que os 1,2 milho de funcionrios estariam assim distribudos:

Escolarida de

Ed. Incomp.

Fundamen tal

Mdio

Profission al Mdio

Superior

Funcio nrios

250.000

350.000

350.0 00

50.000

200.00 0

A escolaridade entre os funcionrios de escola melhorou, mas talvez nem atinja tambm os nove anos. A categoria advoga que todos tenham a educao bsica completa, que corresponde a doze anos de escolaridade, ao ensino mdio concludo.

A educao bsica os funcionrios de escolas tambm tm de ter , como direito de cidadania e dever profissional:

Art. 22 -

A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Art. 32 O ensino fundamental obrigatrio, com durao de 9 (nove) anos, gratuito na escola pblica, iniciando-se aos 6 (anos) de idade, ter por objetivo a formao bsica do cidado, mediante:

o desenvolvimento da capacidade de aprender , tendo como meios bsicos o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo; II a compreenso do ambiente natural e social, do sistema poltico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III

o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisio de conhecimentos e habilidades e a formao de atitudes e valores; IV o fortalecimento dos vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de tolerncia recproca em que se assenta a vida social.

Art. 35 - O ensino mdio, etapa final da educao bsica, com durao mnima de trs anos, ter como finalidades:

a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II

a preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar , com flexibilidade, a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores;

III

- o aprimoramento do

educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico;

IV

a compreenso dos

fundamentos cientfico tecnolgicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prtica, no ensino de cada disciplina.

Para os atuais funcionrios que ainda no concluram o ensino mdio, a primordial reivindicao nas escolas onde trabalham viabilizar a matrcula na educao de jovens e adultos junto

secretaria de educao estadual ou municipal, de forma que, no menor prazo possvel, possam ter em seu currculo a educao bsica completa.

E, ento, concludo o ensino mdio, acabou a caminhada da cidadania?

No. So necessrios mais dois avanos: o da profissionalizao, ou seja, da matrcula em um curso profissionalizante de nvel mdio que capacite o funcionrio em uma das quatro identidades que j

que j conhecemos que so: tcnico em alimentao escolar; tcnico em gesto escolar; tcnico em multimeios didticos; tcnico em infraestrutura escolar). E o da formao em nvel superior .

Sem dvida a conquista da cidadania dos funcionrios passa pela educao permanente. Funcionrio de escola , para conquistar sua cidadania, ter a satisfao ou se sentir completo com a profissionalizao em nvel Mdio.

Para voc, o que seria qualidade na educao escolar? E o que seria qualidade do ensino? Uma criana pobre est condenada a receber uma educao de menor qualidade?

Por que sim ou por que no?


Eu, professor, e voc, funcionrio(a), podemos influenciar na melhoria da qualidade da escola onde trabalhamos?

Como?
Discuta com os colegas.

Passemos a mais quatro conceitos:

A palavra qualidade, hoje, usada em relao a todos os bens e servios. Por exemplo: Existe a manteiga de maior ou menor qualidade. A roupa. O feijo e o arroz so classificados em tipo 1, 2 e 3. O avio tem primeira classe e classe econmica, de acordo com a qualidade dos servios, o conforto da poltrona.

A atual LDB, Lei n 9.394/1996, foi objeto de grandes disputas ideolgicas entre 1989 e 1996. Ela se originou de um projeto do Deputado Octvio Elyseo, de Minas Gerais, que se inspirou em discusses acadmicas, principalmente do educador Dermeval Saviani.

A LDB regula as diversas etapas e as modalidades do ensino:

creches,
pr-escolas, ensino fundamental, ensino mdio, educao especial, educao de jovens e adultos, educao a distncia,

educao indgena,
educao superior .

A palavra coadjutor significa o que ajuda o outro a desempenhar uma ao. sinnima de auxiliar . prxima de suporte, apoio.

Os funcionrios de escola no so professores, nem seus substitutos, mas so educadores. Tm outras funes, para as quais os professores no esto preparados.

Voc percebe que muitas escolas funcionrios subalternos professores? Por qu? Aps responda: comportam funcionrios representam no Conselho

em os so aos

entrevist-los, como se os que a categoria Escolar?

Com independncia? Com criatividade? Voc j leu a PPE ou o PPP de sua escola? Participou elaborao? Registre memorial. de em sua seu

Os primeiros professores assalariados na histria do Brasil foram os das aulas rgias, depois da expulso dos jesutas. Mas, naquele tempo, os poucos funcionrios eram escravos e escravas.

Funcionrios assalariados s passaram a existir no tempo do Imprio, quando a Corte e as provncias instituram grandes

escolas, que precisavam de alguns auxiliares.

J no Sculo XX, comearam a ser admitidos milhares de funcionrios e funcionrias, por prticas clientelsticas ou meritocrticas.

Os funcionrios foram enquadrados em carreiras gerais dos servidores pblicos e, em alguns Estados e Municpios, na carreira unificada dos profissionais da Educao.

A unificao sindical com os professores tambm um passo para a valorizao geral dos educadores.

UNIDADE VI

Em primeiro lugar, so educadores porque so membros da sociedade humana, que essencialmente educadora. Reforam esse papel, em muitos casos, por serem pais e mes, a quem compete educar os filhos, coordenar a misso educativa da famlia.

Aos professores compete o papel de garantir a aprendizagem dos alunos, por meio das atividades de ensino.

s merendeiras, a educao alimentar; aos encarregados da limpeza e manuteno, a educao ambiental;

As auxiliares de bibliotecas, de laboratrios, de vdeos, a educao para a cultura, para a comunicao, para o lazer;

s que trabalham nas secretarias, a educao para a gesto democrtica, para a responsabilidade cidad.

No o diploma de professor que o torna educador, mas o seu compromisso com o aprendizado do aluno, a atitude diante dos valores, a percia em se atualizar constantemente no domnio de seus conhecimentos.

Ser funcionrio, como educador escolar, muito mais do que sorrir no atendimento aos alunos e aos pais, ser sensvel aos problemas das crianas e dos adolescentes, ser solcito no cuidado com os estudantes e com os diferentes espaos escolares?

Ser educador escolar, tanto como professor, como funcionrio, implica competncias mais complexas exatamente as que estamos tentando desenvolver com esse curso e que, certamente, voc precisar aperfeioar em sua escola, em sua vida e, se a educao brasileira evoluir como desejamos, voc ir discutir e aprofundar num futuro curso superior de graduao ou psgraduao.

Financiamento da Educao art. 212 da Constituio Federal diz que 25% dos impostos, compreendidas as transferncias, devem ser gastos com a Manuteno e o Desenvolvimento do Ensino (MDE).

Ora, o art. 69 da LDB acrescentou duas coisas: primeiro, que o percentual mnimo 25%, mas pode ser aumentado pela Constituio de cada estado ou pela Lei Orgnica de cada municpio;

Lei Orgnica de cada municpio; segundo, que esses impostos vinculados MDE s podem ser gastos no ensino pblico.

os funcionrios se integrassem Associao Mato-grossense de Profissionais de Educao (AMPE), eles ganhavam o salrio mnimo. Depois, com a unificao e a transformao da AMPE em Sintep/MT, os funcionrios conseguiram tanto na rede estadual, quanto na municipal de Cuiab duas grandes conquistas:

SINDICATO - Antes que

a profissionalizao, por meio dos quatro cursos agora ofertados pelo Profuncionrio, e o enquadramento na Lei Orgnica dos Profissionais da Educao, fazendo valer sua progresso funcional, com consequente melhoria salarial.

Constituio - Todos os pases tm

constituies. Elas so a Lei Maior , a Carta Magna, como foi chamada pela primeira vez, na Inglaterra, oito sculos atrs.

No Brasil, j tivemos seis Constituies:

a do

a da Primeira Repblica, a
de 1891;

Imprio, outorgada por D. Pedro I, em 1824;

de 1934, aps a Revoluo de 1930 e o Movimento Constitucionalista de So Paulo, em 1932;

1937,

chamada Estado-Novo;

do

de 1946, que restaurou a democracia aps a ditadura de Getlio Vargas; de regulou militar . 1967, que a ditadura

Atualmente, estamos na stima, a chamada Constituio Cidad, promulgada em 5 de outubro de 1988 e que j sofreu cinquenta emendas. Ela tem dez artigos especialmente dedicados educao: do 205 ao 214.

O 208 , talvez, o mais importante, porque dispe sobre as garantias do Estado: educao infantil para crianas at cinco anos; educao bsica obrigatria e gratuita para as crianas e adolescentes de 4 a 17 anos e para os que no a concluram na idade prpria;

educao especial para os ensino

portadores de deficincias; noturno regular e programas de material didtico, alimentao, transporte e sade para os alunos da educao bsica.

Educao Superior - No mesmo art. 208 da Constituio Federal garantese o acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um.

Depois da educao bsica, os cidados brasileiros contam com as instituies de educao superior , com cursos de graduao e ps-graduao (especializao, mestrado e doutorado).

Vamos discutir a questo da profissionalizao dos funcionrios no contexto das tendncias de terceirizao.

Comeamos para terceirizao.

Para entend-la, precisamos escutar alguns tericos que classificam as atividades de trabalho em atividades-fim e atividades-meio.

Uma administrao eficiente e eficaz se concentraria nas atividades-fim e poderia confiar as atividades-meio a terceiros, ou seja, a pessoas ou empresas que prestariam servios ao hospital mas no fariam parte de seu quadro permanente de funcionrios.

E a escola,
tambm ela tem

atividades-fim
e atividades-meio?

Na viso tradicional e na concepo tecnicista, sim. O ensino seria a atividade - fim, e todo o resto, atividades - meio, de suporte ou de apoio.

Em nossa forma de conceber a escola, no existem atividades fim e atividades-meio, porque o objetivo da escola no o ensino, mas a educao em sua totalidade.

Todas as atividades, desde que includas na proposta pedaggica, integram-se ao currculo e tornam-se atividades-fim.

Todas as atividades transformam-se em competncias profissionais e no em servios mais ou menos afins ao processo de ensinoaprendizagem.

Passemos a mais alguns conceitos:

Os conselhos de educao so constitudos por educadores que representam as diversas foras do estado ou do municpio:

universidades e privadas;

pblicas

sindicatos;

diretores

de escolas;

especialistas conselheiros

em educao, empresrios; escolares.

Raramente contam com representantes dos pais e dos alunos.

Aos Conselhos Estaduais ou Municipais compete atuar na elaborao e na avaliao dos respectivos planos de educao. Tambm o credenciamento das escolas e a autorizao dos cursos de profissionalizao dos funcionrios so de sua competncia.

Ningum recebe um diploma de curso profissional, como o Profuncionrio, sem que este seja reconhecido pelo respectivo conselho.

Constituio de 1988 propugnasse por uma poltica de incluso dos alunos da modalidade de educao especial em classes e escolas regulares das redes pblicas. Os artigos 58, 59 e 60 da LDB foram ainda mais explcitos.

Espera-se que a implantao do Fundeb incentive o acolhimento na educao escolar , no somente dos deficientes, como tambm dos superdotados desde a educao infantil, em vista de desenvolver com maior eficcia suas potencialidades e valorizar suas diferenas.

Primeiro, usou se a correspondncia postal. Milhares de jovens e adultos cursaram o Instituto Universal Brasileiro ou o Monitor , que oferecem, at hoje, cursos de qualificao profissional.

Depois, vieram os cursos por rdio : alfabetizao de adultos,; Projeto Minerva; Movimento de Educao de Base, etc.

Mais recentemente, apareceram os telecursos, sendo o mais famoso deles o Telecurso 2000, da Fundao Roberto Marinho. De uns anos para c, comearam a ser oferecidos cursos a distncia pela internet, incluindo cursos semipresenciais profissionais de nvel mdio e superior .

Essa modalidade contribui para a democratizao do acesso, tanto para as populaes das menores cidades, como para os jovens e adultos que j trabalham e no dispem de um perodo do dia ou da noite para frequentar os cursos regulares.

O Profuncionrio, que voc est comeando a fazer , mais um curso de educao a distncia, profissionalizante de nvel mdio.

Gesto o conjunto de aes que garantem, numa determinada instituio, a consecuo dos objetivos, que, por sua vez, correspondem s demandas ou aos direitos sociais.

Em geral, a gesto compe-se de: Planejamento : diagnstico; fixao de diretrizes; objetivos e metas; escolha de estratgias e aes; alocao de recursos; instrumentos de controle),. Execuo e avaliao.

A gesto de uma escola no isolada das funes educativas, principalmente do processo de ensino aprendizagem. Todos so educadores. E todos tambm so gestores, porque a gesto, hoje, no uma atividade-meio, ela intrinsecamente pedaggica.

Numa sociedade democrtica, a gesto deve ser democrtica, o que supe discutir os mtodos clientelsticos, meritocrticos ou eletivos de se escolher uma direo.

Como se d a gesto em sua escola? Existe uma Proposta Pedaggica? Um Regimento Escolar? Como so escolhidos o diretor e sua equipe? H um plano de gesto do mandato?

E o Conselho Escolar,

como composto, quando se rene, com que pautas?

Voc j participou do Conselho? voc representou ou como representado seu segmento?

Como

Cinco princpios da democracia na escola

1. supe

ruptura com prticas autoritrias, hierrquicas e clientelsticas.

2. participao dos atores em decises e na avaliao.

3. supe representao legtima dos segmentos.


4. da escola se baliza pelo Projeto PolticoPedaggico da Escola. 5. da escola se articula com administrao democrtica do sistema de ensino.

Pelo art. 14 da LDB, todas as escolas devem ter seu Conselho Escolar, ou seja, um rgo deliberativo, composto por representantes de professores, funcionrios, alunos e pais, com a atribuio de elaborar e acompanhar a proposta pedaggica do estabelecimento e tomar as decises pedaggicas e administrativas mais importantes, assim como assessorar a direo na resoluo dos problemas da escola.

Quais so os papis dos funcionrios na construo e na operao da gesto democrtica da educao?

Como eles e elas devem tecer os fios do poder escolar, que precisa se afirmar no rumo da Proposta Pedaggica da Escola e do projeto poltico do sistema de ensino?

Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrtico de direito e tem como fundamentos:

I a soberania;
II a cidadania; III a dignidade da pessoa humana; IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V o pluralismo poltico.

Pargrafo nico - Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou, diretamente, nos termos desta Constituio.

Empoderamento : a escola deve constituir uma identidade. Participao: a escola tem o papel principal de propiciar a educao dos estudantes

Representatividade: no processo de participao, principalmente no Conselho Escolar ou em outras reunies, cada um deve falar em funo do pensamento de seu grupo, de uma discusso prvia com os representados.

Autonomia : a escola federal, estadual ou municipal, mas, acima de tudo, esta escola, com um nome, com uma histria, com uma proposta. Transparncia : a escola democrtica aquela onde as informaes so pblicas.

Os

funcionrios
esto de

das
em de sua

escolas processo

reconstruo

identidade profissional.

O que significa dizer que sua prtica profissional contm os elementos que os distinguem entre os trabalhadores e, neste momento, buscam redefinir a sua posio e seu reconhecimento no mundo do trabalho, no campo da educao.

Mensagem: Eu Desisto

CEFAPRO DE PONTES E LACERDA

También podría gustarte