Está en la página 1de 4

FACULDADE DE CINCIAS EDUCACIONAIS FCG

Recredenciada pela Portaria n 344,DOU de 05/04/2012

Curso de Pedagogia

EDUCAO ESPECIAL: desafios enfrentados no Ensino Fundamental I da escola Joo Rodrigues no povoado de Itatiaia municpio de So Jos do Jacupe BA.

CAPIM GROSSO - BA 2013


ALINE SILVA SOUZA JOCENIL DE SOUZA SILVA

EDUCAO ESPECIAL: desafios enfrentados no Ensino Fundamental I da escola Joo Rodrigues no povoado de Itatiaia municpio de So Jos do Jacupe BA.

Projeto de Pesquisa apresentado Faculdade de Cincias Educacionais de Capim Grosso - BA, solicitado pelo orientador den de Castro, para fins avaliativos da disciplina de Pesquisa e Prtica Pedaggica II.

CAPIM GROSSO BA 2013 Projeto Interdisciplinar Ajudando o Meio Ambiente

Apresentao do projeto

A temtica lixo, reciclagem e reutilizao vm sendo bastante abordada, pois o futuro da humanidade esta sujeito relao entre a natureza e o homem, e como ele utiliza os recursos naturais disponveis. Neste projeto abordaremos a importncia da conscientizao e mudana de atitudes dos alunos, para que vivenciem isso em seu cotidiano. Utilizaremos uma metodologia interdisciplinar voltada a despertar, atingir os objetivos propostos. preciso fazer consideraes sobre o lixo como um importante arsenal de matria a ser aproveitado, como composto orgnico ou reciclada e o problema da produo de materiais no degradveis. (PCNs, 2001)

Justificativa

A necessidade de desenvolver esse projeto trabalhar desde a infncia essa temtica, para que possa haver uma conscientizao na gerao que esta crescendo. preciso que haja uma contribuio tambm da escola, pois o trabalho

com informaes e conceitos por si s no so suficientes. Que disponham de matrias para que o professor esteja desenvolvendo seus trabalhos com qualidade para que seja mais atrativo, que conquiste os alunos. de suma importncia que esta entre com a formao de valores, a conscientizao primeiramente dos professores, da escola que parte o exemplo das atitudes, para que o aluno veja este exemplo e queira se espelhar.para uma formao de cidados com conscincia, que se preocupem com a vida, com a preservao do meio ambiente para uma melhor convivncia da sociedade no planeta, e que isso seja vivenciado no decorrer do cotidiano dos educandos. Que passe de simples aulas de conscientizao, para lies que eles levaro consigo por toda vida.

Objetivo geral

Motivar e despertar nos alunos a cidadania consciente, tornando os assim aptos a atuarem na realidade socioambiental, comprometido com seu bem estar, mas tambm e o das pessoas ao seu redor, que seja um colaborador e por meio de pequenas atitudes que iram gerar grandes resultados. Que , por exemplo, a reciclagem, reutilizao e reduo do lixo.

Objetivos especficos

Despertar a conscientizao a respeito do Meio Ambiente e o reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem. Levar o aluno a refletir sobre a preservao do meio ambiente, da proteo da fauna e flora atravs da confeco de cartazes. Refletir sobre o significado e a atuao do ser humano no planeta e sobre a formao da cidadania; Utilizar a arte como meio sensibilizador. Reconhecer a importncia dos materiais reciclados atravs da confeco de alguns.

Metodologia

A proposta foi estar com a classe trabalhar com atividades, assim como participar das aulas, de forma que tivssemos conhecimento dos mtodos que eram usados para passar as atividades que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade dos alunos de modo que acontea uma mudana de atitude. As atividades sero trabalhadas de forma ldica para que possa cativar tanto o aluno como o professor nesta atividade

Portugus

Leituras de historias infantis sobre o meio ambiente; letras de msicas como: Herdeiros do Futuro (Toquinho) e como pode um peixe vivo e caa-palavras sobre o tema. Produo de texto coletivo

Cincias

Passeios ecolgicos para observar como esta a nossa cidade.

Artes

Desenhos sobre o tema meio ambiente; Confeces de cartazes para expor na sala de aula;

También podría gustarte