Está en la página 1de 12

1

Modificaes ou Notas de uma pesquisa sobre imprensa e travestis em Fortaleza nas duas ltimas dcadas do sculo XX Veras, E. F. Programa de Ps-Graduao em Histria Cultural Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Bolsista CAPES Palavras-chave: travestis; imprensa; Michel Foucault

RESUMO: No presente texto apresento os desdobramentos iniciais da pesquisa de doutorado: Alm do paet: prticas discursivas e subjetividades travestis em Fortaleza (1970-2000), partindo das modificaes do projeto de pesquisa original. Destaco, particularmente, a anlise da produo discursiva sobre o sujeito travesti, observada na imprensa de Fortaleza (CE), especialmente as notcias veiculadas nos jornais impressos O Povo e Dirio do Nordeste, durante os anos de 1980 e 2000. A partir da anlise da mdia impressa possvel escavar as prticas discursivas sobre o sujeito travesti, assim como fazer uma genealogia das mltiplas travestilidades constitudas historicamente. Nesse sentido, a imprensa percebida como acontecimento, que no aponta para uma realidade possvel de ser reconstituda em sua totalidade, mas para as condies de visibilidade e dizibilidade que instauram o real, que objetivam sujeitos e prticas, que constituem identidades. Os trabalhos do filsofo francs Michel Foucault assumem importncia significativa na minha anlise. Nos jogos de verdades instaurados pelos dispositivos de poder a imprensa pensada neste artigo como um dispositivo de poder o sujeito travesti constitudo como ser abjeto, no humano, homo sacer; ao mesmo tempo, ele/ela tambm profana as normas sagradas da heterormatividade, parodia as normas binrias de gnero e faz da sua vida obra de arte, vida digna de ser vivida.

Modificaes
De que valeria a obstinao do saber se ele assegurasse apenas a aquisio dos conhecimentos e no, de certa maneira, e tanto quanto possvel, o descaminho daquele que conhece? Existem momentos na vida onde a questo de saber se se pode pensar diferentemente do que se v, indispensvel para continuar a olhar ou a refletir. (FOUCAULT, 2009, p. 15)

O trecho acima, escrito pelo filsofo francs Michel Foucault, encontra-se nas primeiras pginas do volume II (O uso dos prazeres), da Histria da Sexualidade, publicado em 1984. Foucault deixava claro o deslocamento terico que marcava aquele volume, assim como as modificaes em relao ao projeto original, inaugurado oito anos antes, com a publicao do volume I (A vontade de saber). Na introduo de Uso dos Prazeres, mais precisamente no tpico Modificaes, Foucault afirmava queles para quem trabalhar mantendo-se em reserva e inquietao equivale demisso (FOUCAULT, 2009, p. 14) que assumia os riscos e os perigos das mudanas. Foucault novamente surpreendia. Novamente se reinventava. Novamente exercitava sua prtica de liberdade. Ao retomar o pensamento greco-romano, modificando desse modo o seu projeto inicial (Histria da Sexualidade), o filsofo nos apontava outras prticas de subjetividades. Segundo Foucault, sua inteno era sempre (...) dentro do mesmo projeto geral, estudar a formao dos procedimentos pelos quais o sujeito levado a se observar, se analisar, se decifrar e se reconhecer como campo de saber possvel. Trata-se, em suma, da histria da subjetividade (FOUCAULT, 2006, p. 236). No presente texto apresento os desdobramentos iniciais do projeto de pesquisa Alm do paet: prticas discursivas e subjetividades travestis em Fortaleza (19702000), desenvolvido no Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), partindo das modificaes do projeto original. Destaco, particularmente, a anlise da produo discursiva sobre o sujeito travesti, observada na imprensa de Fortaleza, especialmente as notcias veiculadas nos jornais impressos O Povo e Dirio do Nordeste, durante os anos de 1980 e 2000. A partir da anlise da mdia impressa possvel escavar as prticas discursivas sobre o sujeito travesti e fazer uma genealogia das mltiplas travestilidades constitudas historicamente.

Gostaria de destacar, de maneira breve, algumas questes presentes no verbete Foucault, escrito no incio da dcada de 1980 pelo prprio filsofo para um dicionrio de filosofia francs. Penso que este seja um pequeno grande texto, pois nele o filsofo tentou sistematizar sua trajetria intelectual, seus problemas, seus mtodos, sua abordagem. Nele Foucault escreveu como gostaria de ser lembrado. Penso tambm que o verbete, escrito originalmente como introduo dos volumes I e II da Histria da Sexualidade esclarece as aproximaes que busco firmar entre o ltimo Foucault e as minhas problemticas de pesquisa. No verbete, Foucault filiava-se filosofia crtica de Kant e nomeava a sua obra Histria Crtica do Pensamento. Segundo ele, a questo principal da sua obra era determinar o que deve ser o sujeito, a que condies ele est submetido, qual o seu status, que posio deve ocupar no real ou no imaginrio para se tornar sujeito legtimo deste ou daquele tipo de conhecimento; qual era, enfim, o seu modo de subjetivao, mas tambm de objetivao, ou seja, em que condies algo pode se tornar objeto para um conhecimento (FOUCAULT, 2006, p. 235). Os jogos de verdade resultariam da relao entre subjetivao e objetivao. A emergncia dos jogos de verdade, nos quais o prprio sujeito colocado como objeto de saber possvel, uma questo da arqueologia do saber. Quais so os processos de subjetivao e de objetivao que fazem com que o sujeito possa se tornar, na qualidade de sujeito, objeto de conhecimento? E ainda,

Atravs de quais jogos de verdade o homem se d seu ser prprio a pensar quando se percebe como louco, quando se olha como doente, quando reflete sobre si como ser vivo, ser falante e ser trabalhador, quando ele se julga e se pune enquanto criminoso? Atravs de quais jogos de verdade o ser humano se reconheceu como homem de desejo? (FOUCAULT, 2009, p. 13)

Como estava explcito no projeto de pesquisa, pretendia investigar as experincias das travestis, a correlao dessas experincias com campos de saber, tipos de normatividade e formas de subjetividades na cidade de Fortaleza nas trs ltimas dcadas do sculo XX. Pretendia, ainda, interrogar acerca de como essas experincias articularam-se com o processo de transformaes urbanas e a ocupao de novos lugares na cidade; com o surgimento do vrus HIV e a publicizao dos primeiros casos

de Aids; tambm com a institucionalizao da travestilidade. Para isso, objetivava analisar/problematizar os discursos construdos pela imprensa sobre as travestis, articulando-os com outras fontes, como as narrativas orais, a literatura (autobiografia e crnicas) e documentos institucionais (relatrios, panfletos, documentrios e pesquisas quantitativas). O objetivo geral da pesquisa permanece o mesmo, ou seja, investigar as prticas discursivas sobre o sujeito e as subjetividades travestis. As fontes utilizadas tambm permanecem as mesmas: jornais impressos e narrativas orais. Todavia, tomando certa distncia em relao ao projeto original, diria que a abordagem terica e metodolgica que se apoiava, implicitamente, numa perspectiva epistemolgica da histria social de inspirao thompsoniana - referncia ao historiador ingls E. P. Thompson -, principalmente no que se refere ao emprego da categoria e xperincia na anlise histrica das travestilidades, sofreu um deslocamento terico aproximo-me agora, de modo mais explcito, de uma perspectiva foucaultiana, desconstrucionista (Jacques Derrida) e Queer (Judith Butler). A perspectiva terica inicial sugeria a existncia de um real apreensvel, conhecvel, recupervel, do qual o/a historiador/a se aproximaria a partir da anlise crtica das fontes. Inicialmente, pensava que ao analisar os jornais de Fortaleza me aproximaria das experincias das travestis, ou seja, experincias e sujeitos seriam autoevidentes. Acreditava que, por mais que as notcias sobre as travestis estivessem impregnadas de preconceitos e distores, meu olhar (de historiador social) e a leitura a contrapelo dos documentos revelariam as experincias tais como elas aconteceram. As modificaes apontam agora para questes foucaultianas relacionadas s prticas discursivas dos/sobre os sujeitos e sobre as sexualidades, sexualidade como dispositivo de poder, arqueogenealogia como metodologia de pesquisa. Outras questes pertinentes so a travestilidade pensada como performance e desativao das normas de gnero, de inspirao butleriana referncia filosofa americana Judith Butler , e o carter profanatrio que constitui as prticas de determinados sujeitos, de inspirao agambeana referncia ao filsofo italiano Giorgio Agamben. Desse modo, se antes buscava analisar as experincias das travestis, agora busco perceber como se deu a produo discursiva sobre o sujeito travesti e como as travestis subjetivaram/subjetivam esses discursos sobre elas mesmas. Em que momento histrico,

na cidade de Fortaleza, o sujeito travesti foi constitudo como sujeito e objeto de conhecimento de um saber-poder? Nesse sentido, a imprensa percebida como acontecimento, que no aponta para uma realidade possvel de ser reconstituda em sua totalidade, mas para as condies de visibilidade e dizibilidade que instauram o real, que objetivam sujeitos e prticas, que constituem identidades.

Notas de pesquisa

Sr. Editor: Depois que a Policia Militar do Cear colocou nas ruas centrais de Fortaleza, no horrio noturno, a partir das 22 horas, a cavalaria e os ces amestrados, diminuiu bastante o nmero de roubos, assaltos a mo armada, saques e incndios nas lojas, praticados pelos mirins e travestis, no somente portadores do defeito moral da pederastia, mas finssimos ladres. E a prova de que os travestis so periculosos sociedade que os mesmos ficam diariamente na rua duque de Caxias com Senador Pompeu e tambm na Praa do Ferreira, em grande grupo, assaltando pessoas indefesas. A PMC deve fazer busca de arma nos travestis que andam armados com giletes, navalhas etc e so um perigo, sobretudo para os turistas desprevenidos. (Jornal O Povo, Fortaleza, 16 de janeiro de 1990).

Desconheo a biografia do leitor Eduardo Carlos que, em 16 de janeiro de 1990, escreveu o depoimento, cujo trecho destaquei acima, sesso Opinio do jornal O Povo, da cidade de Fortaleza (CE), agradecendo polcia militar do Cear pela presena da cavalaria e dos ces amestrados nas ruas centrais da cidade a fim de controlar os assaltos a mo armada, saques e incndios nas lojas, praticados pelos mirins e travestis. possvel que Eduardo Carlos, leitor comum, que teve sua carta publicada na mesma pgina das opinies especializadas no fosse um leitor real. Para mim, importa menos a identidade do leitor e mais as consequncias de verdade produzidas pelo seu discurso reproduzido nas pginas do jornal. No restavam dvidas quele leitor. Os travestis eram periculosos sociedade ficando os mesmos diariamente no cruzamento da Rua Duque de Caxias com Senador Pompeu, e tambm na Praa do Ferreira, em grande grupo, assaltando pessoas indefesas. Quantos leitores do jornal O Povo, ao lerem a carta de Eduardo Carlos devem ter compartilhado da mesma sensao de felicidade e de segurana pela

proteo policial contra aqueles sujeitos portadores do defeito moral da pederastia e finssimos ladres? Lembro que as reportagens dos anos de 1980 e 2000 - mas tambm algumas reportagens atuais empregam o substantivo travesti como pertencente ao gnero gramatical masculino. No presente artigo o substantivo travesti, ora aparecer na flexo masculina, ora na flexo feminina. Meu objetivo, ao utilizar o o e o a historicizar e problematizar, a partir das fontes, ou seja, dos jornais e das entrevistas orais, mas tambm dos prprios estudos acadmicos sobre travestis, as continuidades e rupturas que marcam a constituio histrica a linguagem uma prtica cultural localizada historicamente - do sujeito travesti e das mltiplas travestilidades. Lembro ainda, que alguns estudos etnogrficos recentes sobre travestis utilizam o termo na flexo feminina, pois afirmam, que deste modo, esto valorizando o processo de construo do gnero feminino nas subjetividades travestis, assim como tambm esto reconhecendo a afirmao do gnero feminino como uma das principais reivindicaes dos movimentos organizados das travestis e transexuais. (BENEDETTI, 2005; VALLE, 2005; KULICK, 2008; PELUCIO, 2009). A leitura da carta de Eduardo Carlos insere-se em uma matriz discursiva observada nos textos da imprensa de Fortaleza que, ao longo das ltimas trs dcadas do sculo XX, parece ter reduzido e limitado as experincias dos sujeitos travestis prtica da prostituio, relacionando-as a toda sorte de perigo: assassinatos, roubos, Aids. Matriz ainda, que definiu o sujeito travesti como sendo um homossexual que se vestia de mulher para fazer sexo por dinheiro. Dois dias antes de publicar a carta de Eduardo Carlos, ou seja, em 14 de janeiro de 1990, o mesmo jornal trazia a reportagem Travestis: nem AIDS preocupa os que fazem ponto em Fortaleza, na qual ficava explcita a associao entre travestis, prostituio e AIDS:
O centro de Fortaleza palco de inmeras transas no perodo da noite. [...] Em busca de clientes, mulheres e travestis lutam pela madrugada na tentativa de adquirir o po de cada dia em troca de prazer. [...] Cruzamentos de ruas como a So Paulo com Floriano Peixoto, transformam-se em verdadeiras passarelas. Aps as 21 horas, comea o jogo da seduo. [...] O difcil distinguir quem realmente homem ou mulher. (O Povo, Fortaleza, 14 de janeiro de 1990).

A reprter Ana Quezado iniciou sua reportagem com o depoimento da garota Alcione, de 26 anos, que dizia estar bom o mercado para travestis em Fortaleza, embora ainda fosse fraco se comparado com os do Sul e Sudeste. O termo garota, assim como o pronome ela foram empregados no texto jornalstico entre aspas. Afinal, pessoas como Alcione, no passavam para o discurso jornalstico, de homens vestidos de mulher. Alcione foi apresentada na reportagem como uma falsa-mulher e a utilizao do nome feminino que constitui parte do seu processo de travestilidade foi interpretada pela jornalista como uma tentativa de disfarar o seu verdadeiro sexo. Como lembra Arajo, o sujeito travesti desnaturaliza normas sociais binrias, nas quais o masculino e o feminino teriam seus lugares e condutas permitidas ou no. Na medida em que os sujeitos vivenciam essa experincia, so considerados fora das normas de gnero. Aquele que se traveste est de certa forma, invadindo territrio alheio, desestruturando a noo de papis, invertendo regras ludicamente (ARAUJO, 2006, p. 12). Desse modo, embora Alcione j tivesse iniciado seu processo de transformao corporal, afirmasse reprter detestar roupas masculinas, e ainda se considerasse sempre uma mulher e por sinal bastante feminina, o nome masculino, Sergio de Carvalho, empregado no texto jornalstico, que parece legitimar as declaraes daquele sujeito. O Centro de Fortaleza, mais especificamente, a Praa do Ferreira, era um dos espaos da cidade ocupados pelas travestis que praticavam a prostituio. Situada na regio central comercial e simblica da capital cearense, a praa at hoje o carto postal de Fortaleza. pblicos. Em 23 de setembro de 1988 o jornal Dirio do Nordeste publicou uma reportagem denunciando a represso policial aos travestis no centro da cidade e nas boates localizadas na Passarela, na Avenida Duque de Caxias, outro importante espao ocupado pelos travestis. Segundo a matria, a Passarela era o maior reduto dos homossexuais na cidade. A matria foi ilustrada por uma foto na qual aparecem duas travestis tendo ao fundo o outdoor com a imagem de um policial e as seguintes frases: Para voc este um rosto amigo. Para os marginais a face da lei. O outdoor fazia parte de uma As manifestaes pblicas de travestilidade na Praa do Ferreira eram acompanhadas de violentas estratgias de controle e coero por parte dos poderes

campanha do Governo do Estado do Cear para melhorar a imagem da polcia perante a opinio pblica. Todavia, o tom adotado na matria era de condenao violncia dos policiais contra os homossexuais. Segundo a reportagem: [...] no centro da cidade, os homossexuais, enfrentam uma verdadeira caada, principalmente por parte da polcia militar. Nessa briga vale tudo, todos os tipos de humilhaes, agresses fsicas e at extorso de dinheiro. Nesse momento, o discurso jornalstico no diferenciava os travestis dos homossexuais masculinos. Alis, como j assinalei, o travesti, segundo essas reportagens, era um homossexual que se vestia de mulher para fazer sexo por dinheiro. Essa representao produzida pela imprensa, mas tambm por outros campos do saber e, de certo modo, compartilhada pelo senso comum, ser desconstruda pelos movimentos organizados de travestis, num momento de afirmao poltica, de diferenciao. Uma das travestis fotografadas e entrevistadas para a reportagem foi Tina Tunner, poca Miss Simpatia 88, e atualmente, presidente da Associao de Travestis do Cear ATRAC. Em entrevista pesquisadora Juliana da Frota Justa Coelho, Tina elegeu sua priso, em 1988, como marco para o seu ingresso na luta pelos direitos das travestis no Cear. Tina McGyver, que aquela altura j abandonara o sobrenome Tunner do tempo dos shows de transformismo nas boates do centro da cidade, - atualmente Tina usa o sobrenome Rodrigues - afirmou: em 1988, aqui em Fortaleza, eu fiquei, como que se diz, fui vtima de um preconceito muito forte, eu estava em uma boate, e fui presa, entendeu? Vrias travestis, transformistas presas. [...] Fiquei chocada, ento fui no jornal junto com uma amiga e denunciamos. (COELHO, 2006, p. 65). O aparecimento do HIV e a publicizao dos primeiros casos da Aids no Brasil e no Cear no inicio dos anos 80, reforaram a imagem negativa que predominava no discurso jornalstico sobre os homossexuais, particularmente sobre o sujeito travesti. Ao mesmo tempo, contribuiu para o processo de mobilizao e de organizao poltica/institucional das travestis no Brasil. Nesse sentido, a associao feita por Tina entre sua entrada na militncia e a sua priso significativa para a compreenso do momento histrico da emergncia de respostas efetivas dos movimentos homossexuais e mais tarde das travestis - epidemia da Aids.

Como lembra Larissa Pelcio, as travestis se viram logo associadas rede semntica da Aids em que homossexualidade, desvio e doena se relacionam. Nesse momento as travestis passaram a compor um dos grupos de risco mais perseguidos e menos visados pelas agencias de sade. As travestis, segundo a pesquisadora, no so um problema de sade pblica, mas, via Aids, acabam sendo tratadas como tal. O que o discurso preventivo parece no considerar, continua Larissa Pelcio, que o problema das travestis o estigma e no a Aids. Assim, as medidas de preveno dirigidas a elas no se efetivam porque o entorno em que elas vivem permanece o mesmo. O que as coloca em permanente risco no uma doena que pode levar at dez anos para se manifestar, mas a dor do estigma que as expulsa de casa, fecha a porta da escola e, consequentemente, limita as possibilidades no mercado de trabalho. (PELUCIO, 2009, p. 132). Em Fortaleza as travestis ocuparam novos lugares e assumiram outras visibilidades por meio da sua organizao em ONGs. Esse primeiro momento, de institucionalizao, corresponde a uma necessidade poltica de construo de uma identidade que se traduziria em conquistas de espaos pblicos. Em entrevista ao antroplogo Alexandre Fleming Cmara Vale, Janaina Dutra, travesti militante falecida em 2004, lembra que:
Em meados dos anos 80, na cidade de Fortaleza, ainda no se conhecia bem a Aids. A Igreja tripudiou em cima, o Estado tripudiou em cima, disseram que era cncer gay. E tudo isso foi desmitificado e hoje o pessoal luta pela parceria civil, as travestis passaram a ser convocadas para falar, para ajudar na conscientizao em relao a doena. Uma forma de poltica j existia antes, mas estava mais ligada com a cultura do glamour, mas com a Aids, j se v uma forma mais ligada as reivindicaes junto s leis do Pas. (VALE, 2005, p. 241)

Janana

Dutra

foi

uma

das

principais

militantes

do

movimento

homossexual/travesti cearense. Desde 1991 fazia parte do Grupo de Resistncia Asa Branca - GRAB fundado em 1989, em Fortaleza. travestis. A insero de sujeitos travestis no campo de luta pelos direitos, como Janana Dutra e Tina Rodrigues, possibilitou a ocupao de outros lugares e produo de outras prticas discursivas sobre a travestilidade. A afirmao, a partir dos anos de 1990, por parte dos movimentos organizados de travestis e de transexuais de uma identidade de A trajetria de Janana Dutra est ligada histria da luta contra AIDS no Cear, no Brasil e da luta pelos direitos das

10

gnero feminina como estratgia poltica e de reivindicao de direitos, busca, entre outras questes, desconstruir a representao do sujeito travesti como homossexual que se veste de mulher para se prostituir. A utilizao da palavra travestilidade, pelos movimentos de travestis e pelos estudos acadmicos mais recentes sobre travestis, que alarga aspectos da categorizao identitria do termo travesti e sugere a multiplicidade das subjetividades travestis, ligada construo e desconstruo dos corpos, (PERES, 2005; PELCIO, 2009), significa que mais do que se travestir, esses sujeitos, se constituem subjetivamente a partir do embaralhamento do modelo binrio dos gneros.

Travesti e imprensa algumas consideraes

O que as arranca da noite em que elas teriam podido, e talvez sempre devido, permanecer o ENCONTRO COM O PODER: sem esse choque, nenhuma palavra, sem dvida, estaria mais al para lembrar seu fugidio trajeto. O poder que espreitava essas vidas, que as perseguiu, que prestou ateno, ainda que por um instante, em suas queixas e em seu pequeno tumulto, e que as marcou com suas garras, foi ele que suscitou as poucas palavras que disso nos restam; seja por se ter querido dirigir a ele para denunciar, queixar-se, solicitar, suplicar, seja por ele ter querido intervir e tenha, em poucas palavras, julgadas e decidido. Todas essas vidas destinadas a passar por baixo de qualquer discurso e a desaparecer sem nunca terem sido faladas s puderam deixar rastros breves, incisivos, com freqncia enigmticos a partir do momento de seu contato instantneo com o poder. (FOUCAULT, 2006, p. 207-208)

As fontes produzidas sobre o sujeito travesti em Fortaleza so resultado desse encontro com o poder, do qual fala Michel Foucault, no trecho acima. Sejam as fontes jornalsticas, mdicas, policiais, sejam mesmo as narrativas orais. Mesmo a importncia de recorrer em minha pesquisa s narrativas orais das prprias travestis que vivenciaram esse momento, no obscurece o fato de que essas narrativas tambm esto impregnadas de poder, tambm so, de certo modo, resultado da memria dividida, esquecida, silenciada, subjetivada nesse encontro com o poder. Nesse sentido, atento para o contexto de produo que marca o discurso jornalstico sobre os/as travestis, os peridicos selecionados constituem-se em uma importante fonte de pesquisa, na medida em que espreitaram, perseguiram, prestaram

11

ateno, ainda que por um instante, nas queixas, nos pequenos tumultos amplificados. A imprensa suscitou as poucas palavras sobre a intensificao da ocupao travesti na cidade, seja quando interveio, julgou e decidiu, seja quando foi usada como instrumento de denncia pelas prprias travestis. Desse modo, a imprensa se torna til pesquisa por fazer parte da construo dos discursos sobre como a presena do sujeito travesti foi percebida e problematizada por diferentes sujeitos que interagiram com elas na cidade. Nas pesquisas (ainda iniciais) realizadas nos jornais impressos da cidade de Fortaleza algumas constantes foram observadas sobre as travestis, ou como so apresentados nos textos dessa poca, os travestis. Grosso modo, nas reportagens da dcada de 70 predomina a associao entre travestis, criminalidade e prostituio. Nas reportagens dos anos 80, os travestis vo aparecer ligados ao surgimento da Aids, enquanto que nos anos 90 as matrias daro espao para organizao poltica e para a luta por direitos. As subjetividades das travestis parecem estar atravessadas por essas prticas objetivantes e subjetivantes. Nos jogos de verdades instaurados pelos dispositivos de poder a imprensa pensada neste artigo como um dispositivo de poder esses sujeitos so constitudos como seres abjetos, no humanos, homo sacer; ao mesmo tempo, elas tambm profanam as normas sagradas da heterormatividade, parodiam as normas binrias de gnero e fazem da sua vida obra de arte, vida digna de ser vivida.

12

Referncias bibliogrficas

AGAMBEN, Giorgio. Profanaes. So Paulo: Boitempo, 2007. ARAJO Jnior, Jos Carlos de. A metamorfose encarnada: travestimento em Londrina (1970-1980) / Jos Carlos de Arajo Jnior. Campinas, SP: [s.n.], 2006. BENEDETTI, M.R. Toda feita: o corpo e o gnero das travestis. Rio de Janeiro: Garamond Universitria, 2005. BUTTLER, Judith. Problemas de Gnero: Feminismo e subverso da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. ___________. Cuerpos que inportan. Sobre los lmites materiales y discursivos del sexo. Buenos Aires: Paids, 2002. COELHO, Juliana Frota da Justa. Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta: uma compreenso fenomenolgica da travestilidade a partir de narrativas. Monografia de concluso do Curso de Psicologia, Universidade Federal do Cear, 2006. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 19 ed. So Paulo: Edies Loyola, 2009. __________________. Histria da sexualidade 2 o uso dos prazeres. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2009. KULICK, Don. Travesti: prostituio, sexo, gnero e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. NECKEL, Roselane. Pblica Vida ntima: a sexualidade nas revistas femininas e masculinas (1969-1979). 2004 Teses (Doutorado em Histria do Brasil). So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. PELCIO, Larissa. Abjeo e Desejo Uma etnografia travesti sobre o modelo preventivo de aids. So Paulo: Annablume-FAPESP, 2009. PERES, Wiliam Siqueira. Subjetividade das Travestis Brasileiras: da vulnerabilidade da estigmatizao construo da cidadania. Tese de Doutorado PPG em SadeColetiva/Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2005b SILVA, Hlio. Travesti. A inveno do feminino. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1993. VALE Alexandre. Fleming C.. O Vo da Beleza: travestilidade e devir minoritrio. Fortaleza/CE: Programa de Ps-Graduao em Sociologia. Universidade Federal do Cear. (Tese de Doutorado). 2005.

También podría gustarte