Está en la página 1de 30

Alfabetizao e Letramentoo: Das cartilhas aos livros didticos

RESUMO

Este projeto tem como objetivo apresentar as mudanas que ocorreram no mtodo de alfabetizao ao longo dos anos, bem como discutir a relevncia do conceito de letramento para o ensino e a aprendizagem de lngua materna, e sua importncia para o novo cenrio da alfabetizao. Pretende-se apresentar a histria da alfabetizao desde o uso das cartilhas ao uso dos livros didtico, e o esse mtodos acrescentaram ao processo de alfabetizao. Apresentarei posteriormente como os livros didticos buscam preencher todas as lacunas que as cartilhas traziam em seu contedo, e como esse mtodo propicia aos educadores a possibilidade de concili-los com outras metodologias, desde as ldicas s de cunho estritamente tericos, a partir da anlise de alguns livros e cartilhas. A partir deste estudo ser possvel responder a uma questo: ser realmente necessrio o uso de um material didtico, livro ou cartilha, para alfabetizar?. certo que a mudana dos mtodos de alfabetizao das cartilhas para os livros didticos propiciou uma melhoria no ensinoaprendizagem das crianas, uma vez que os educadores passaram a ter maior autonomia para trabalharem os contedos programticos em sala de aula, e a partir dos PCNs, as metodologias de ensino ganharam uma base curricular comum, que considera as diferenas culturais, regionais e polticas, bem como a variedade lingustica, alm de indicar um caminho a ser seguido no que condiz com o processo de alfabetizao.

Palavras-chave: Alfabetizao, Letramento, Cartilha, Livros Didtico, PCNs. INTRODUO

No novo cenrio educacional brasileiro, muitos so os pesquisadores que se dedicam a explorar conceitos e mudanas essenciais para o processo de alfabetizao de crianas, jovens e adultos. A busca cada vez maior por uma vida melhor, fez com que a procura por escolas, por uma educao escolarizada se tornasse maior. Para compreendermos melhor do que se trata a alfabetizao e suas implicaes para a constituio e aquisio do conhecimento, apresento inicialmente o conceito de alfabetizao proposto por Magda Soares que considera a alfabetizao como o processo de aquisio do cdigo escrito, das habilidades de leitura e escrita, levando aprendizagem de uma relao fonemas-grafemas, especificidades morfolgicas e sintticas, autonomia de recursos de articulao do texto e estratgias prprias de expresso e compreenso. Essa mesma autora diz que atribuir um significado nico para o processo de alfabetizao seria negar as suas especificidades, uma vez que a conceituao de alfabetizao no a mesma em todas as sociedades, e dependem das funes atribudas por cada uma lngua e a escrita, dependendo assim de caractersticas culturais, econmicas e tecnolgicas de cada sociedade. Diferindo em quatro perspectivas: a) psicolgica; b) psicolingustica; c) sociolingustica; e d) Lingustica do Processo. necessrio enfatizar tambm que os estudos no mbito dessas perspectivas deram suporte

para a importncia das prticas sociais de leitura e de escrita, enfocando as diferenas entre as modalidades lngua oral e lngua escrita revelando como muitas crianas se apropriam da linguagem escrita atravs do contato com diferentes gneros textuais. Assim, a multiplicidade de abordagens se justifica por ser a alfabetizao um processo complexo, e que necessria uma articulao desses diversos enfoques numa teoria coerente da alfabetizao que possa conciliar resultados considerados incompatveis com o processo. Para Soares (2005), os condicionantes para processo de alfabetizao so os fatores sociais, econmicos, culturais e polticos, e repercutem no problema dos mtodos de alfabetizao, do material didtico para a alfabetizao, da definio de pr-requisitos e da preparao para a alfabetizao. Mortatti (2004) destaca que a partir de 1980 a alfabetizao escolar no Brasil comeou a passar por novos questionamentos, sendo que o foco das discusses centrou-se na emergncia de novas concepes de alfabetizao, baseadas em resultados de pesquisas na rea da psicologia cognitiva e da psicolingustica, que apontavam para a necessidade de se compreender o funcionamento dos sistemas alfabticos de escrita e saber utiliz-lo em situaes reais de comunicao escrita, propondo-se a pensar em mtodos que guiassem os alunos no somente a desempenhar habilidades bsicas do ler e do escrever, mas que, a partir desse aprendizado, eles se tornassem capazes de fazer uso da linguagem escrita nos diferentes meios da vida social.

Nesse sentido, destaca-se que a alfabetizao no apenas adquirida, mas tambm reconstruda no processo de escolarizao. Assim, pode-se afirmar que a alfabetizao uma apropriao individual e social, sendo que, nesse processo, exercem papis relevantes tanto o contexto da escola como aquele que se desenrola fora dela.

Quando se focaliza a dimenso individual, (...) visto como um atributo pessoal, referindo-se posse individual de habilidades de leitura e escrita. Quando, ao contrrio, se focaliza a dimenso social, referindo-se a um conjunto de atividades sociais, que envolvem a lngua escrita, e a um conjunto de demandas sociais de uso da lngua escrita. (SOARES, 2005, p. 30).

As implicaes da complexidade do processo de alfabetizao e seus condicionantes sociais para o ensino da lngua partem da necessidade de se considerar as diferenas entre os mtodos de alfabetizao, seja no material didtico para a alfabetizao, como na operacionalizao do mtodo, na definio de pr-requisitos e na preparao da alfabetizao, proporcionando a ampliao da viso do processo, a organizao de programas de preparao para a alfabetizao, e a formao do alfabetizador, que deve

saber operacionalizar as diversas facetas em mtodos e procedimentos de preparao para e da alfabetizao. Assim, os mtodos escolhidos para a alfabetizao devem considerar, primeiramente, a diversidade da turma, no priorizando este ou aquele aluno, esta ou aquela variedade lingustica. Os mtodos escolhidos para esta proposio de trabalho so o mtodo das cartilhas considerado antigo e o mtodo dos livros didtico, considerando os mtodos sintticos e os mtodos analticos. A escolha deste tema partiu de consideraes levantadas durante discusses nas aulas de Alfabetizao e Letramento e de Lingustica aplicada ao ensino de lngua materna, alm de considerar que no Brasil, o problema da alfabetizao antigo. Garantir a todos a igualdade de acesso aos bens culturais e econmicos, inclusive a garantia da alfabetizao e do domnio da lngua escrita, tem sido dificuldade persistente em nosso pas. Porm, mesmo que lentamente, a percentagem de indivduos alfabetizados cresceu. fundamental frisar que, medida que se ampliou o acesso ao mundo da escrita, novas expectativas em relao alfabetizao tambm foram surgindo, em consequncia aos novos problemas apresentados pelo contexto contemporneo. Assim, no se considera mais alfabetizado aquele indivduo que apenas possui habilidades de codificao e de decodificao, mas fundamentalmente aquele que capaz de fazer uso da leitura e da escrita no sentido de participar de prticas sociais em que a escrita necessria, a partir dessa concepo de alfabetizao, o conceito de letramento fora desenvolvido.

Na elaborao deste trabalho partiu-se, inicialmente, para uma reviso bibliogrfica dos fundamentos tericos que perpassam os mtodos de alfabetizao e, atualmente, as concepes sobre letramento. Essa reconstruo terica possibilitou compreender que, conceituar alfabetizao e letramento no uma tarefa fcil, especialmente se considerarmos sua natureza complexa e multifacetada, assim como o grande nmero de pesquisas, dos diversos campos do conhecimento, que vm contribuindo para o seu redimensionamento.

OBJETIVO O objetivo deste trabalho apresentar os conceitos de alfabetizao e letramento proposto por Kleiman (2005, 1995), Soares (2005, 2004, 2000) e Street (2010), a apresentao dos mtodos de alfabetizao de Cagliari (1998), Carvalho (2002) e Mortatti (2004), a importncia do uso dos PCNs para o ensino de leitura e escrita em sala de aula de Marcuschi (2008), Neves (2003) e Rojo (2009, 2000). Pretende-se expor o mtodo empregado pelas cartilhas, e o desenvolvimento da educao at alcanar o nvel do uso dos livros didticos e a constituio de um parmetro curricular comum que orientasse os educadores no processo de alfabetizao dos seus alunos, alm de verificar como o aparecimento de um novo enfoque terico, no caso o letramento, repercute no cotidiano dos professores e na prtica de sala de aula.

HIPTESES As hipteses que pretendo indagar neste projeto so: qual a real importncia de um mtodo para o processo de alfabetizao? Como as mudanas ocorridas no cenrio brasileiro influenciaram nos mtodos de alfabetizao? Com a finalidade de desenvolver esta pesquisa, pretendo analisar alguns livros didticos e algumas cartilhas para confirmar, ou no, tal importncia. A constituio de um currculo bsico comum para a educao propiciou a interveno do governo no processo de aquisio do conhecimento, mas em contrapartida se tornou um documento que podepromover o preconceito. A partir dessas possibilidades, este projeto visa construir uma trajetria da educao no Brasil, considerando no s os livros didticos e as cartilhas a serem analisadas, mas tambm pesquisas realizadas acerca da alfabetizao e do letramento, com as metodologias e prticas apresentadas pelos educadores nestas pesquisas.

PROBLEMATIZAO Os materiais didticos escolhidos para esta pesquisa no podem ser analisados sem serem relacionados com a postura do professor dentro da sala de aula, ou com as exigncias

existentes nos Parmetros Curriculares Nacionais. Aliados, esses trs elementos se tornam importantes para a apropriao da linguagem oral e escrita, dessa forma a pesquisa ser realizada atentando para estas trs pontas do que considero como a trade para a aquisio do conhecimento da lngua (dita) culta, far-se- essas anlises sem desconsiderar os conceitos de letramento, onde o contexto cultural da criana considerado como ponto inicial para o aprendizado.

JUSTIFICATIVA Justificar a escolha do tema significa, portanto, aliar razes puramente pessoais s pesquisas recentes acerca da alfabetizao e letramento. Magda Soares considerada uma das maiores pesquisadoras acerca da alfabetizao e do letramento, bem como com relao aos mtodos utilizados para alfabetizar. Para essa autora letramento a habilidade do indivduo de fazer uso competente e frequente da leitura e da escrita. O letramento muito mais que a alfabetizao, este envolve prticas sociais de leitura e escrita, que significa muito mais do que (de) codificar um texto. Letrar mais que ensinar a ler e a escrever, ensinar a fazer uso destas duas tcnicas. Para a autora, h uma diferena entre saber ler e escrever e viver na condio de quem sabe fazer uso do ler e escrever. Letramento o resultado da ao de ensinar (ou

aprender) a ler e a escrever, a consequncia que o individuo que se apropriou da escrita e da leitura sofre. Apropriar-se da escrita diferente de aprender a ler e a escrever, para Soares, aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em lngua escrita e de decodificar a lngua escrita; e apropriar-se da escrita tornar a escrita "prpria", ou seja, assumi-la como sua "propriedade". Ela ainda afirma que um indivduo pode no saber ler nem escrever, mas ser de certa forma letrado, como por exemplo, pessoas que so analfabetas ou ainda as que no foram escolarizadas que ditam uma carta ou ainda que conseguem compreender, extrair informaes e interpretar um texto ou uma histria. Sendo assim, esta autora ser tomada como base para esta pesquisa, aliada a outros autores e outras teorias, para ilustrar as muitas facetas da alfabetizao, articulando concepes e prticas, Soares aborda questes ligadas busca de um mtodo de alfabetizao, e diz que a busca por esse mtodo seria o principal problema da alfabetizao. Como ela explicita, os mtodos foram objeto de estudo durante muitos anos, e que os pesquisadores deixaram lacunas nas questes que envolvem as facetas desse processo. Como afirma a autora, a concepo de um novo mtodo expressa uma radical mudana de paradigma na concepo do processo de alfabetizao (Soares, 2004a, p.90). Frente a essa concepo, ela apresenta os estudos acerca das anlises da psicognese da aprendizagem da leitura e da escrita. A autora diz que no preciso ter medo do mtodo,

frente ao fracasso escolar. E que o mtodo escolhido deve partir da valorizao do processo de alfabetizao sob uma perspectiva psicolgica, lingustica, social e poltica, e que tenha como resultado aes, procedimentos, tcnicas compatveis com esses objetivos e com essa opo terica (Soares 2004a, p.96).

FUNDAMENTOS TERICOS

Segundo Gaffney e Anderson (2000, p. 57 apud Soares, 2004b), as ltimas trs dcadas assistiram a mudanas de paradigmas tericos no campo da alfabetizao que podem ser assim resumidas: um paradigma behaviorista, dominante nos anos de 1960 e 1970, substitudo, nos anos de 1980, por um paradigma cognitivista, que avana, nos anos de 1990, para um paradigma sociocultural. Segundo os mesmos autores, se a transio da teoria behaviorista para a teoria cognitivista representou realmente uma radical mudana de paradigma, a transio da teoria cognitivista para a perspectiva sociocultural pode ser interpretada antes como um

aprimoramento do paradigma cognitivista que propriamente como uma mudana paradigmtica.

No Brasil, os conceitos de alfabetizao se misturam aos conceitos de letramento, uma vez que saber ler e escrever se refere ao indivduo alfabetizado, enquanto que o que diz respeito ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita se refere ao termo letramento. O termo letramento entrou em contexto brasileiro, na metade da dcada de 1980, simultaneamente a outros processos socioculturais, no na mesma perspectiva, que ocorreram em diversos pases como Frana, onde o termo em uso illettrisme, e em Portugal, em que se nomeia a este fenmeno de literacia (SOARES, 2004a). A juno desses conceitos gerou a perda da especificidade do processo de alfabetizao, contribuindo para os fracassos escolares ocorridos durante o processo de alfabetizao. Assim, faz-se necessrio alfabetizar letrando, de forma a reconhecer e privilegiar as especificidades de cada um desses fenmenos sociais, bem como valorizar as caractersticas socioculturais dos alunos (SOARES, 2004a). Portanto, a abordagem sobre alfabetizar letrando aponta para um trabalho com leitura e escrita na alfabetizao, tomando os contextos sociais locais como ponto de partida, por j dominarem os gneros informais da vida cotidiana. Reconhecer os contextos sociais locais, colabora para o conhecimento das prticas de leitura e escrita que so locais.

Segundo Rojo (2009) os contextos sociais locais tm sua origem no cotidiano, ou seja, nas culturas locais, sendo elas, muitas vezes, descriminadas pela cultura dominante. Essa cultura dominante ocorre nos meios escolares, acadmicos, entre outros, que preveem agentes como os professores, escritores de livros didticos, pesquisadores valorizados culturalmente. Assim, observar e conhecer as variaes e as diferenas nos modos de fazer deste grupo de alunos resultar no ensinar a ler e escrever a partir do contexto das prticas sociais, tornando o indivduo, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado como indica Soares (2000). Para a autora, alfabetizao e letramento so processos distintos de naturezas diferentes, processos que se diferem muito devido s necessidades e exigncias contidas em cada um deles, ser alfabetizado no significa que o individuo tambm letrado e viceversa, pois um indivduo alfabetizado e letrado aquele que alm de conhecer, compreender as letras e as prticas da leitura e escrita capaz ainda de desenvolver novas formas de compreenso e desenvolvimentos das prticas para que atenda as condies e requisitos que lhes so solicitados na sociedade na qual convive. Alfabetizao o processo pelo qual se adquire a tecnologia da escrita, isto , o conjunto de habilidades e tcnicas necessrias para a prtica da leitura e da escrita. Letramento o exerccio efetivo e competente dessa tecnologia. a habilidade de interpretar e produzir diferentes tipos e/ou gneros textuais. Assim,

no so

processos

independentes,

mas

interdependentes,

indissociveis: a alfabetizao desenvolve-se no contexto de e por meio de prticas sociais de leitura e de escrita, isto , atravs de atividades de letramento, e este, por sua vez, s se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relaes fonemagrafema, isto , em dependncia da alfabetizao (SOARES, 2004a, p.90).

Para Kleiman (2005, p.5) letramento foi um conceito criado para referir-se aos usos da lngua escrita no somente na escola, mas em todo lugar. Nesse contexto de letramento, Carvalho (2002) diz que os alunos, ao ingressarem na escola j viram muitas coisas escritas, e que essa deve ser a base para o ensino aprendizado no primeiro ano de alfabetizao. Considerar os aspectos sociais em que o aluno est inserido alm de valorizar todas as situaes sociais dos alunos, sem privilegiar esta ou aquela situao, apresenta uma maneira mais acessvel de aprendizado. Cabe ao professor, ento, buscar meios de inserir os alunos em contextos sociais diferentes daqueles que esto inseridos. Street (2010) considera que a variao de prticas de letramento so realizadas por sujeitos e grupos sociais. Em suas pesquisas etnogrficas, o autor destacou que os grupos

sociais se apropriam, valorizam e, sobretudo, praticam mltiplos letramentos, sendo estes influenciados e norteados por determinadas vises de mundo, ideologias, aspectos socioeconmicos e culturais, sendo orientados pela perspectiva da pluralidade das prticas de letramento, porque os diferentes grupos sociais desempenham certos papis sociais e no outros, porque nas prticas sociais acionamos os letramentos em diferentes modalidades de linguagem podendo ser verbal ou no verbal. Segundo Soares (2004a), letramento um conjunto de prticas socialmente construdas que envolvem a leitura e a escrita, criadas por processos sociais mais amplos, e responsveis por reforar ou questionar valores, tradies e formas de distribuio de poder presentes nos contextos sociais. Dessa forma Street (2010) conclui que no pode haver apenas um tipo de letramento, mas sim de vrios tipos de letramento, pois eles esto inseridos em contextos sociais reais. E, a partir de um novo estudo sobre letramento, o autor diz que compreende que as prticas de leitura e de escrita so entendidas como prticas sociais mediadas pela linguagem, sendo alteradas no s pela cultura como tambm pela ideologia do contexto em que est inserida, assim, ele apresenta dois tipos de letramento: a) o letramento autnomo, onde a escrita autossuficiente, pois independe de seu contexto de produo e de uso. A escrita representaria mais uma habilidade cognitiva de cunho individual do que uma prtica social; e o letramento ideolgico, que oferece uma viso mais crtica das

prticas de letramento, estas compreendidas a partir do contexto sociocultural onde so produzidas. Para Street (2003) o modelo ideolgico de letramento apresenta uma perspectiva cultural das prticas de letramento, variando de um contexto para outro. Esse modelo prope que o letramento uma prtica baseada no social e no contexto onde as pessoas ento inseridas. Assim, segundo o autor, pessoas de diferentes culturas tero tambm diferentes formas de se relacionar com a leitura e escrita, por estarem, justamente, inseridas em diferentes contextos e, portanto, envolvidas em diferentes prticas e eventos locais de letramento que lhes proporcionam um sentido. Considerando estes dois tipos de letramento apresentados por Street (2010), Kleiman (1995), aponta algumas falhas deste modelo de letramento, uma vez que este modelo se apresenta como discriminatrio contra o iletrado e por ser baseado em textos escritos em detrimento da oralidade, sem considerar o contexto social em que o individuo est inserido. Assim como Kleiman (1995), compactuo com este mesmo pensamento. Deve-se considerar que, os alunos, ao entrarem na escola, j dominam certo padro de fala e escrita, que foram adquiridos em seus contextos sociais, seja em casa, na igreja, no trabalho, ou na rua (Street, 2010), e a escola o local onde os alunos desenvolvero esses padres e aprendero novos padres. Dessa forma, como afirma Neves (2003, p. 24-25)

(...) quando vai para a escola, a criana domina o padro coloquial de seu grupo, que mais, ou menos, prximo do padro culto, dependendo do grupo socioeconomicocultural do qual ela provm. Da que, sem uma educao formal que a ponha em contato com a lngua-padro, quanto mais desfavorecido em termos de letramento o ambiente do qual ela provenha, mais desfavorecida no desempenho ela continuar, porque a escola, no geral, o nico espao em que a criana ter suporte para entrar equilibradamente na posse de conhecimentos que lhe possibilitaro adequao sociocultural de enunciados, em que ela ter suporte para transitar na competncia natural do coloquial (mais distante, ou menos distante, do padro) para uma posse ampla e segura que lhe permita adequar seus enunciados, nas diversas situaes de interao.

Segundo Soares (2004a), entre alfabetizao e escolarizao existe um vinculo natural e inquestionvel, pois na escola que se ensina e que se aprende a tecnologia da escrita. E como o letramento pode ser aprendido em instncias no escolares, o vinculo entre letramento e escolarizao no se mostra to natural quanto o vnculo entre alfabetizao e letramento, pois ao final do processo de alfabetizao pode-se concluir a eficincia do processo de escolarizao, como se o processo tivesse um fim, j o processo

de letramento no tem um fim propriamente almejado, o sujeito se torna letrado ou iletrado, sendo considerado alfabetizado ou analfabeto, porm, ao contrrio do senso comum, seus antagnicos analfabetismo e iletrado so distintos: de acordo com Soares (2000), analfabeto o ser que fora privado do alfabeto, ou ainda que lhe falta alfabeto, isto que no sabe ler ou escrever. J o iletrado aquele que, por mais que seja alfabetizado, no consegue fazer o uso social da leitura e escrita. Soares (2000) diz que analfabetos podem ter certo nvel de letramento: no tendo adquirido a tecnologia da escrita, utilizam-se de quem a tem para fazer uso da leitura e da escrita. Pode parecer contraditrio, mas fundamental ressaltar que o processo de alfabetizao, seja escolar ou no, extremamente relevante para o processo de letramento. Isso porque ambas se complementam o indivduo j alfabetizado tem mais facilidade para por em prtica o uso da leitura e escrita. Contudo, existe uma diferena entre saber ler e escrever e estar na condio de quem saber ler e escrever. Considerando, ento, que alfabetizao desenvolve-se no contexto de e por meio de prticas sociais de leitura e de escrita, ou seja, atravs de atividades de letramento, conforme afirma Soares (2004a), deve-se ento respeitar o conhecimento da criana, as hipteses construdas sobre o que escrita uma vez que a criana est em constante contato com inmeras representaes escritas, esse contato se d por diferentes formas, seja por cartazes e placas de ruas, nos jornais, nas embalagens de alimentos e de remdios (Carvalho, 2002, p. 13), que deve ser levado em considerao para no haver um descompasso entre a escola e o aluno em fase de alfabetizao, assim importante que a

escrita se d de forma contextualizada com as prticas sociais dos alunos. Buscando, neste contexto, ensinar a leitura no apenas como uma decodificao do texto, mas fazer relaes entre a linguagem oral e o texto escrito. De acordo com os PCNs (BRASIL, 1998) cabe escola promover o contato do aluno com os textos, ensinando-os a produzi-los e a interpret-los, fazendo com que o aluno seja capaz de compreender conceitos; de apresentar informaes novas; de descrever um fato ocorrido; de comparar diferentes pontos de vista; e de se posicionar a favor ou contra a uma determinada hiptese. Nesta perspectiva, o aluno desenvolve capacidade do domnio do discurso no mundo da escrita, possibilitando interao social, pois so os textos que propiciam reflexo crtica e o exerccio de formas mais elaboradas contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento letrado do aluno. Assim, os PCNs apontam para o domnio da expresso e comunicao por meio da produo de textos com o objetivo de levar os alunos a pensarem sobre a linguagem e assim, compreend-la e a utilizarem adequadamente. Esse domnio os levaria a uma participao social mais efetiva e consciente, uma vez que, por meio dela que se expressa e defende pontos de vista, constri suas vises de mundo, produz conhecimentos. Os PCNs apontam tambm para o domnio da leitura, uma vez que ter esse domnio favorece o processo de produo textual por desenvolver a capacidade crtica em relao sociedade e na sua forma de escrita.

Este documento recente frente s discusses acerca da alfabetizao no cenrio brasileiro. Os primeiros mtodos de alfabetizao eram as cartilhas, livros que continham o b-b-bi-b-bu(Cagliari, 1998), e que, com as mudanas no que concernem as bases educacionais, se modificaram na tentativa de oferecer meios de ensinar as crianas de forma efetiva, uma vez que a escola consolidou-se como lugar necessariamente institucionalizado para o preparo das novas geraes, com vistas a atender aos ideais do Estado republicano, pautado pela necessidade de instaurao de uma nova ordem poltica e social. Assim, a universalizao da escola assumiu importante papel como instrumento de modernizao e progresso do Estado-Nao, como principal propulsora do esclarecimento das massas iletradas (Mortatti, 2006).

Os caminhos da alfabetizao no Brasil

Tomando por base a trajetria da alfabetizao no Brasil, especialmente a partir do sculo XIX, Mortatti (2004) apresenta quatro momentos cruciais para os processos de alfabetizao no pas, momentos que se caracterizaram por disputas relacionadas entre as antigas e as novas explicaes para o fracasso escolar nas primeiras etapas de alfabetizao. A autora diz que a associao entre escola e alfabetizao passou a ser

questionada pela dificuldade de concretizao dos efeitos da escola sobre o cidado. Para ela, o fracasso escolar na alfabetizao no privilgio da nossa poca, a diferena que hoje existem muitas pessoas que esto empenhadas em reverter este quadro, investiram na elaborao de novos mtodos de alfabetizao, outros defendiam com mais veemncia os mtodos antigos, e de um tempo pra c, os mtodos, sejam os inovadores ou os antigos, passaram a ser considerados tradicionais. Os quatro momentos para o processo de alfabetizao so: 1) a metodizao do ensino da leitura entre 1876-1890, corresponde ao final do perodo imperial. De acordo com a autora, para o ensino da leitura, utilizavam-se, nessa poca, mtodos de marcha sinttica (da "parte" para o "todo"): da soletrao (alfabtico), partindo do nome das letras; fnico (partindo dos sons correspondentes s letras); e da silabao (emisso de sons), partindo das slabas. Quanto escrita, esta se restringia caligrafia e ortografia, e seu ensino, cpia, ditados e formao de frases, enfatizando-se o desenho correto das letras. Neste perodo, o mtodo das cartilhas eram o mais utilizado, pois partia do mais fcil para o mais difcil, a cartilha mais utilizada era a Cartilha Maternal ou Arte da Leitura Mtodo de Joo de Deus , baseava-se na moderna lingustica da poca, onde o ensino da leitura deveria ser ensinado pela palavra, para depois analis-la a partir dos valores fonticos das letras. Sobre este aspecto Cagliari (1998, p.81) diz que

Cada lio trata apenas de uma unidade silbica. (...) No fim, apresenta-se um resumo, em que o alfabeto pode estar ou no presente. Geralmente a cartilha acaba num texto, considerado teste final de leitura e modelo de escrita para introduzir o aluno na etapa seguinte, que o uso de textos que o aluno dever saber escrever e ler por conta prpria.

2) a institucionalizao do mtodo analtico ocorreu entre 1890-1910, o ensino da leitura deveria ser iniciado pelo todo, para depois se proceder anlise de suas partes constitutivas. No entanto, as intervenes no mtodo foram se tornando diferentes, dependendo do que seus defensores consideravam o todo: a palavra, ou a sentena, ou a "historieta" conjunto de frases relacionadas entre si por meio de nexos lgicos, como ncleo de sentido e ponto de partida para o ensino da leitura (MORTATTI, 2006, p.7). As cartilhas passaram a ser baseadas programaticamente no mtodo analtico. Nesse perodo, iniciou-se, uma acirrada disputa entre defensores do mtodo analtico 1 e os adeptos do mtodo sinttico2, especialmente o da silabao. tambm ao longo desse momento, j no final da dcada de 1910, que o termo alfabetizao comea a ser utilizado para se referir ao ensino inicial da leitura e da escrita (MORTATTI, 2006, p.8).

3) a alfabetizao sob medida ocorreu entre 1920-1970, passaram-se a utilizar: mtodos mistos ou eclticos (analtico-sinttico ou vice-versa), considerados mais rpidos e eficientes. A disputa entre os defensores dos mtodos conhecidos at o momento foi diminuindo, devido preferncia crescente dos educadores da poca pelo mtodo global. A importncia do mtodo de alfabetizao passou a ser relativizada, secundarizada e considerada tradicional. As cartilhas passaram a se basear nos mtodos eclticos, e vinham acompanhadas de manuais do professor. Embora com outras bases tericas, permaneceu a funo instrumental do ensino e aprendizagem da leitura, enfatizando-se a simultaneidade do ensino de ambas, as quais eram entendidas como habilidades visuais, auditivas e motoras (MORTATTI, 2006, p. 9). 4) alfabetizao: construtivismo e desmetodizao ocorreu a partir de 1980, em decorrncia de novas urgncias polticas e sociais que se fizeram acompanhar de propostas de mudana na educao, e assim, o fracasso da escola na alfabetizao de crianas passou a ser questionado. O pensamento construtivista, resultante de pesquisas sobre a psicognese da lngua escrita desenvolvidas por Emlia Ferreiro, passou a ser considerado substancial para a alfabetizao. Deslocando o eixo das discusses dos mtodos de ensino para o processo de aprendizagem da criana, o construtivismo se apresenta, no como um mtodo novo, mas como uma revoluo conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e prticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetizao e se questionar a necessidade das cartilhas.

Nesse momento, tornam-se hegemnicos o discurso institucional sobre o construtivismo e as propostas de concretizao decorrentes de certas apropriaes da teoria construtivista. E tem-se, hoje, a institucionalizao, em nvel nacional, do construtivismo em alfabetizao, verificvel, por exemplo, nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), dentre tantas outras iniciativas recentes (MORTATTI, 2006, p. 11).

METODOLOGIA

Inicialmente buscou-se teorias que firmassem o proposto neste trabalho, bem como perspectivas de outros tericos que apresentam outros mtodos de alfabetizao que utilizam as cartilhas ou os livros didticos apenas como base, e que apresentam atividades complementares ao ensino. Fica claro que os livros didticos so exemplares concretos dos interesses educacionais. Podemos presumir, por intermdio dos livros didticos, as condies pelas quais os alunos foram submetidos para se chegar ao resultado da alfabetizao.

Por quase um sculo, esses esforos se concentraram, sistemtica e oficialmente, na questo dos mtodos de ensino da leitura e escrita, e muitas foram as disputas entre os que se consideravam portadores

de um novo e revolucionrio mtodo de alfabetizao e aqueles que continuavam a defender os mtodos considerados antigos e tradicionais. (MORTATTI 2000, p. 3)

De um lado estavam os conservadores, que defendiam o mtodo tradicional, o sinttico. Pregavam a cultura escolar como sendo uma tradio a ser transmitida. De contra partida, os defensores do mtodo analtico difundiam um conceito inovador na alfabetizao, mesmo que seu efeito fosse lento. De acordo com Soares (2004b), enquanto as prticas inspiradas nos mtodos sintticos e analticos enfatizavam apenas uma das facetas da alfabetizao a decodificao , aquelas que se baseavam na psicognese da lngua escrita, davam grande nfase ao processo de construo do conhecimento do sistema de escrita, ou seja, a faceta psicolgica. Nesta ltima proposta, os mtodos, as cartilhas, a prontido so substitudos por mediao do objeto do conhecimento e pelas fases de evoluo conceitual por que passam o aluno at compreender o nosso sistema de escrita. Era priorizado o trabalho com diferentes suportes e portadores de textos reais que circulavam na sociedade. Analisarei as propostas contidas nos PCNs do 1 e 2 Ciclo a fim de buscar passagens que justifique a alfabetizao a partir dos textos, e no das palavras ou dos sons das letras como sugeriam as cartilhas. Casagrande (2006) diz que:

O livro didtico uma ferramenta importante no processo de ensinoaprendizagem (PCNs, 1998). Muitas vezes o nico livro que estudantes e professores tem acesso. Ele assume o status de autoridade e o contedo por ele transmitido pode ser adotado por professores/as e alunos/as como a expresso da verdade. Ele acompanha a criana e o adolescente por toda sua vida escolar e desta forma contribui para a formao das alunas e dos alunos como cidads e cidados (p. 6).

O governo em 1985, com o decreto n 91.542, proporcionou aos professores a possibilidade de escolher os livros que iriam trabalhar, deixando claro que tais livros no seriam mais descartveis, passando um tempo de utilizao de no mnimo trs anos. As ferramentas de ensino tambm assumem papel importante nesta busca. O livro didtico assume papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem e, geralmente, acompanham as crianas desde o incio do processo de alfabetizao, podendo ser o nico livro ao qual professores/as e alunos/as tm acesso. Proponho-me a analisar os caminhos utilizados pelas cartilhas no processo de aquisio do conhecimento das crianas, e os gneros textuais presentes nos livros didticos que sero utilizados como objetos de

pesquisa para este projeto, pois, os gneros ali representados, muitas vezes, servem de modelo para que os alunos construam e definam suas identidades.

REFERNCIAS INICIAIS

BRASIL. Constituio dos Estados Unidos do Brasil (de 10 de novembro de 1937) Disponvel em: . Acesso em: 09 abr. 2013.

________. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: lngua portuguesa /Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997

________. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: introduo aos parmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia : MEC/SEF, 1997.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao e lingustica. So Paulo: Scipione, 2010

__________. Alfabetizando sem o b-b-bi-b-bu. So Paulo: Scipione, 1998.

CARVALHO, Marlene. Guia Prtico do alfabetizador. 4 Edio. So Paulo: tica, 2002.

CASAGRANDE, Lindamir S.; CARVALHO, Marlia G. (2006). Educando as novas geraes: representaes de gnero nos livros didticos de matemtica. Disponvel em: . acessos em 09 abr. 2013.

KLEIMAN, ngela B.. Preciso ensinar letramento No Basta ensinar a ler e escrever?. Braslia: Ministrio da Educao, 2005.

__________; (Org.). Os significados do letramento. Campinas - SP: Mercado das Letras, 1995.

MARCUSCHI, Luiz Antnio. Produo Textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola Editorial, 2008.

MORTATTI, Maria Rosrio L. Histria dos mtodos de alfabetizao no Brasil. In: Educao e Letramento. So Paulo: Ed. UNESP, 2004.

__________. Cartilha de alfabetizao e cultura escolar: Um pacto secular. Caderno CEDES v.20 n.52 Campinas, nov.2000.

NEVES, Maria Helena de M. Que gramtica ensinar na escola? So Paulo: Contexto, 2003

ROJO, Roxane. Letramentos mltiplos, escola e incluso social. So Paulo: Parbola Editorial, 2009.

_________ (Org.). A prtica em sala de aula: praticando os PCNs.Campinas, SP: Mercado das Letras, 2000.

SOARES, Magda. Alfabetizao e Letramento. 3 Edio. So Paulo: Contexto, 2005.

_________. Letramento no Brasil, reflexes a partir do INAF 2001.Organizao Vera Massagi Ribeiro. 2 Edio. So Paulo: Global, 2004 (a).

_________. Letramento e alfabetizao: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, abr. 2004 (b) . Disponvel em . acessos em 09 abr. 2013.

_________. Letramento: um tema em trs gneros. 2 Ed. , 2 reimpr. Belo Horizonte: Autntica, 2000.

STREET, Brian V. Os novos estudos sobre letramento: histrico e perspectivas. In: Cultura escrita e letramento. Marildes Marinho, Gilceinei Teorodo Carvalho, Org. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

________. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Paper entregue aps a Teleconferncia Unesco Brasil sobre Letramento e Diversidade, 2003. Disponvel em: . acessos em: 09 abr. 2013.

También podría gustarte