Está en la página 1de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CEAR CAMPUS SOBRAL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA

PRTICA 06: REGISTRADORES DE DESLOCAMENTO PRTICA 07: MQUINA DE ESTADOS FINITOS


RELATRIO N 6

Aluno: Antonio Jefferson Cavalcante Arajo Matrcula: 310021

Disciplina: Eletrnica Digital Turma: A

Sobral, Maio de 2012 INTRODUO

Prtica 06 Como se sabe os flip-flops e latches so elementos de memria capazes de armazenar um bit, entretanto, para algumas aplicaes como em circuitos de interface ou controle de mquinas de estado, necessrio armazenar um nmero maior de bits. Para solucionar tal problema, os flip-flops podem ser associados para a construo de dispositivos chamados registradores de deslocamento. Como o prprio nome sugere, os registradores de deslocamento deslocam a informao de um flip-flop para outro, sendo este deslocamento provocado por um pulso de clock. Os flip-flops podem ser construdos com flip-flops JK em configurao mestreescravo ou com flip-flops tipo D. Como forma de simplificao, neste trabalho so abordados apenas registradores construdos com flip-flops tipo D. Geralmente, os registradores possuem uma entrada serial, uma entrada de clock e n sadas paralelas, conforme mostra a Fig. 01, alm das entradas clear e preset dos flipflops.

Fig. 01 Esquema bsico de um registrador de deslocamento

Tipos de registradores Os registradores podem ser classificados de acordo com seus dados de entrada e sada, que podem ser em srie ou em paralelo. Desta forma existem quatro tipos bsicos de registradores, conforme mostra a Tabela 01. Entrada Serial Serial Paralela Paralela Sada Serial Paralela Serial Paralela

Tabela 01 Classificao dos registradores conforme tipos de dados de entrada e sada

1. Entrada serial e sada serial

Neste tipo de registrador, a entrada fornecida por meio da entrada serial e a sada fornecida por uma da n sadas paralelas, geralmente a sada Q0.

2. Entrada serial e sada paralela Neste tipo de registrador, fornecida uma sequncia de n valores por meio da entrada serial e a sada fornecida pelas n sadas paralelas. 3. Entrada paralela e sada serial Neste tipo de registrador, a entrada fornecida por meio das entradas clear e preset e a sada fornecida por uma da n sadas paralelas, geralmente a sada Q0. 4. Entrada paralela e sada paralela Neste tipo de registrador, a entrada fornecida por meio das entradas clear e preset e a sada fornecida pelas n sadas paralelas.

Prtica 07 Mquina de estados finitos Uma mquina de estados finitos consiste em um modelo matemtico que pode ser utilizado para representar circuitos lgicos. Intuitivamente, trata-se de uma mquina abstrata que deve estar em um de seus estados finitos. A mquina encontra-se em um nico estado por vez, chamado de estado atual, sendo que este armazena informaes do estado passado, assim como o estado futuro armazenar informaes do estado atual. Uma transio indica uma mudana de estado e descrita por uma condio que precisa ser realizada para que a transio ocorra. Geralmente esta condio consiste em uma entrada que deve ser inserida no sistema. Mquinas de estado finito podem modelar um grande nmero de problemas, entre os quais a automao de design eletrnico, projeto de protocolo de comunicao, anlise e outras aplicaes de engenharia. Na biologia e na pesquisa da inteligncia artificial, mquinas de estado ou hierarquias de mquinas de estado so, por vezes, utilizadas para descrever sistemas neurolgicos e em lingustica para descrever as gramticas das linguagens naturais. OBJETIVOS

Familiarizao com os circuitos digitais sequenciais (prtica 06) Analisar a utilizao de mquinas de estado (prtica 07) MATERIAL NECESSRIO

protoboard resistores LEDs 74174 (flip-flop tipo D) e 74132 (porta NAND) (para ambas as prticas), e CI 7404 (porta NOT) e 7408(porta AND) (somente para a prtica 07) fonte de alimentao CC

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Prtica 06 Parte 1 Registrador de deslocamento para a direita .Inicialmente montou-se o circuito do registrador de deslocamento para a direita, conforme mostra a Fig. 02.

Fig. 02 Circuito de um registrador de deslocamento para a direita

Esse tipo de registrador, ao realizar o deslocamento, realiza uma diviso do nmero atual por dois por 2. Por exemplo, considerando as sadas Q 3 = 1, Q2 = 1, Q1 = 1 e Q0 = 0, tem-se o nmero 0111 = (14) 2. Quando ocorre o deslocamento, obtm-se Q3 = 0, Q2 = 1, Q1 = 1 e Q0 = 1, que consiste no nmero 0111 = (7) 2. De forma anloga, o registrador de deslocamento para a esquerda realiza uma multiplicao do nmero atual por 2. A Tabela 02 ilustra esta diviso por 2 realizada pelo registrador de deslocamento para a direita. Q3 1 0 0 0 Q2 0 1 0 0 Q1 0 0 1 0 Q0 0 0 0 1 Decimal correspondente 8 4 2 1

Tabela 02 Comportamento do registrador de deslocamento para direita aps o 1 pulso de clock

Parte 2 Registrador de deslocamento genrico A Fig. 03 se tem o circuito de um registrador de deslocamento genrico, que pode possuir entrada e sada de dados em srie ou paralelo.

Fig. 03 Circuito de um registrador de deslocamento genrico

Para a manipulao de dados em srie, o dado deve ser inserido na entrada D do primeiro flip-flop, a entrada Clear deve receber nvel alto e a entrada Enable nvel baixo (um nvel baixo nessa entrada coloca o nvel alto nas entradas preset dos flip-flops). Para a manipulao de dados em paralelo, deve-se inicialmente colocar nvel lgico baixo na entrada Clear, limpando as sadas dos flip-flops. Aps isso, essa entrada deve ser colocada em nvel lgico alto para permitir o funcionamento normal do registrador. Deve-se tambm colocar a informao nas entradas E 3, E2, E1 e E0, que sero as responsveis pela entrada de dados, e habilitar a entrada Enable. Com isso, onde a informao for 1 ir gerar um nvel lgico baixo na entrada preset do flip-flop, ativando-o. Depois disso, a entrada Enable deve receber nvel lgico baixo para permitir o funcionamento do registrador. Parte 3 Registrador de deslocamento em anel A Fig. 04 se tem o circuito de um registrador de deslocamento em anel. Esse tipo de registrador de deslocamento utilizado para controlar eventos que devem ocorrer numa sequncia rigorosa de tempo, isto , deve ocorrer o evento A, depois o B, depois o C e assim por diante at voltar novamente no evento A.

.
Fig. 04 Circuito de um registrador de deslocamento em anel

Prtica 07 Em laboratrio projetou-se um mquina de estados finitos que possua as seguintes especificaes: Entradas: x(t) {a,b,c}; Sadas: z(t) {0,1}; Estados: s(t) {A,B,C,D}; Estado Inicial: s(0) = A;

Fig. 05 - Funo de transio de sadas e estados da mquina proposta

Codificando as estradas e estados em cdigos binrios, obteve-se a Tabela 03. Codificao das entradas x a b c x1 0 1 1 x0 1 0 1 Codificao dos estados s A B C D y1 0 0 1 1 y0 0 1 0 1

Tabela 03 Codificao das entradas e dos estados

Aps a codificao, a funo de transio de sadas e estados passou a ser conforme mostrado na Fig. 06.

Fig. 06 - Funo de transio de sadas e estados da mquina proposta codificada em binrio

A partir desta funo, obtiveram-se os mapas de Karnaugh mostrados na Fig. 07 para os bits dos estados e das sadas.

Fig. 07 Mapas de Karnaugh para os bits dos estados e sadas

A partir dos mapas k mostrados acima, obteve-se as seguintes expresses para Y0, Y1 e z. Y0 = y0x1+ y1y0x1 + y0x1x0 Y1 = y1x1+ y1x1 + y0x0 + y0x1x0 Z = y1x0 + y1x1x0 A partir das quais se pde montar o circuito combinacional mostrado na Fig. 08.

Fig. 08 Circuito combinacional da mquina proposta

RESULTADOS OBTIDOS Parte 1 Registrador de deslocamento para a direita Aps ter sido montado em laboratrio, o circuito do registrador de deslocamento para a direita foi simulado no software Proteus, conforme Fig. 09, e obtiveram-se as formas de onda mostradas na Fig. 10.

Fig. 09 Circuito de um registrador de deslocamento para a direita simulado no Proteus

Fig. 10 Forma de onda registrador de deslocamento para a direita

Parte 2 Registrador de deslocamento com dados em paralelo Foi simulado no software Proteus, um registrador de deslocamento genrico que trabalha com dados em paralelo. O circuito deste registrador mostrado na Fig. 11.

Fig. 11 Circuito de um registrador de deslocamento genrico que trabalha com dados em paralelo

Aps a simulao, obtiveram-se as formas de onda mostradas na Fig. 12.

Fig. 12 Forma de onda de um registrador de deslocamento genrico que trabalha com dados em paralelo

Parte 3 Registrador de deslocamento em anel Foi simulado no software Proteus, um registrador de deslocamento em anel. O circuito deste registrador mostrado na Fig. 13.

Fig. 13 Circuito de um registrador de deslocamento em anel

Aps a simulao, obtiveram-se as formas de onda mostradas na Fig. 14.

Fig. 14 Forma de onda de um registrador de deslocamento em anel

Prtica 07 Foi simulado no software Proteus, o circuito combinacional da mquina de estados finitos proposta neste trabalho. O circuito desta mquina mostrado na Fig. 15.

Fig. 15 Circuito da mquina de estados finitos proposta

CONCLUSO

A prtica 06 permitiu um aprofundamento no estudo dos registradores de deslocamento, alm de salientar a importncia destes circuitos em dispositivos de memria. Alm disso, no caso dos deslocadores para direita e para a esquerda, pde-se observar a utilizao deste tipo de circuito na realizao de operaes aritmticas, neste caso diviso e multiplicao respectivamente. A prtica 07, por sua vez, possibilitou uma melhor compreenso do funcionamento das mquinas de estados finitos, at ento abordadas apenas em estudos tericos, alm de ressaltar a importncia dessas mquinas em diversos projetos de engenharia. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] GARCIA, Paulo Alves, MARTINI, Jos Sidnei Colombo. Eletrnica Digital: teoria e laboratrio. 2 Edio. rica. [2] CAPUANO, Francisco Gabriel, IDOETA, Ivan V. Elementos de Eletrnica Digital. 30 Edio, rica. [3] MONTEBELLER, Jos Sidney. Apostila Eletrnica II - Faculdade de Engenharia de Sorocaba. [4] Mquinas de estados finitos. Disponvel em: pt.wikipedia.org/wiki/Mquina_de_estados_finitos. Acesso em: 23/05/2012.

También podría gustarte